A revanche do velho jornalismo, por Luís Nassif

Essa onda contra Márcio Pochmann foi apenas uma tentativa de reposicionamento da velha guarda, saudosa dos tempos em que agitava o gado com gritos

Redação antiga – via Portal dos Jornalistas

Há muitas maneiras de interpretar essa onda jornalisticamente desmoralizante do linchamento de Márcio Pochmann. Há um aspecto psicológico que não pode ser minimizado.

Depois de um amplo período de desmoralização, começou a renascer, aos poucos, uma nova geração de jornalistas recuperando os princípios básicos do jornalismo: objetividade, apuração de fatos e contextualização.

A nova era é de jornalistas que vão atrás de fatos, conversam incessantemente com suas fontes, graças aos recursos de mensagens e outras formas digitais de contatos. Ainda impera um amplo achismo mal informado, de repetidores de bordão. Mas é possível identificar a nova elite do jornalismo.

Esse modelo tornou anacrônico o estilo anterior, de pontificações ideológicas e de agitadores de torcida organizada – que marcou profunda e negativamente o jornalismo de 2005 a 2020. Os antigos gurus passaram a segundo plano.

Essa onda contra Márcio Pochmann foi apenas uma tentativa de reposicionamento da velha guarda, saudosa dos tempos em que agitava o gado com gritos de guerra ideológicos e incitamento ao linchamento do “inimigo”.

Espero que esse episódio não sufoque o rejuvenescimento do primeiro time do novo jornalismo. Que os que se consolidaram nos últimos anos, recuperando princípios básicos de jornalismo e de disputa civilizada, não entrem no canto de sereia dos chefes de torcida, querendo a volta do velho jornalismo de esgoto.

O jornalismo merece sair vencedor. Linchamentos como o de ontem são o último vagido de um sub-jornalismo que precisa ser sepultado.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada melhor que usar a arma do reconhecimento aos verdadeiros Jornalistas brasileiros
    Os autênticos profissionais, sempre o farão por merecê-los

    “Jornalista”

    Olhos da sociedade
    Imagem de esperança
    Esteio da verdade
    Fiel que não balança
    Arrisca-se na mensagem
    Ser alvo do perigo
    Estandarte da coragem
    Braços do abrigo
    Ícone do respeito
    Marco idealista
    Estado de direito
    Profissão jornalista
    (romoal)

  2. E hoje, num editorial da folha:
    Alerta no IBGE-https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/07/alerta-no-ibge.shtml
    A mesma “cantilena” do Pochmann “comunista comedor de criancinha” e sobretudo Ideológico…Parece que os economista/jornalistas do mercado/neoliberal não são Ideológicos mas seguem a verdade absoluta,…pensando bem ja passaram de ideologicos, ja estão proximos do dogmátismo da inquisição…Na verdade, tudo a ver com lavajato e Sergio Moro.Mas voltando ao editorial da folha, o mais interessante é que a grande maioria dos comentarios ao dito cujo são de criticas a posição do jornal…Tipo o editorial desagrada a maioria de seus leitores…coisa muito curiosa

  3. Talvez, uma das possibilidades da tentativa de linchamento contra Márcio Pochmann pode estar no desespero e pavor dos golpistas da oligarquia do atraso. Estão percebendo que a qualidade da equipe, das indicações e das prioridades, que vão do bom para melhor, acarretará maus momentos para esse grupo do atraso. Começam a perder força e chegam mais perto da linha divisória da delinquência, a qual os levará em direção ao balcão de contas a pagar e ajustar com a lei.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador