Cinismo da mídia faz gol de placa na Copa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Do Portal LN

Sucesso da Copa no Brasil expõe ao mundo o cinismo da imprensa brasileira

Por Michel Arbache

O Jornal Nacional (1) de quinta-feira (26/06/2014) destacou a má-vontade da mídia internacional em relação a Copa 2014 no Brasil nos dias que antecederam o início do campeonato da FIFA. Na matéria, o apresentador William Bonner diz: “os jornais estrangeiros eram especialmente ácidos nas críticas”. A matéria que segue no JN faz o telespectador desavisado ficar com um misto de ironia e revolta em relação a má vontade da mídia estrangeira que desdenhou da capacidade do Brasil de organizar grandes eventos, como a Copa do Mundo. 

O que o Jornal Nacional (e quase toda a mídia brasileira além da Globo, como SBT, Band, Abril, Folha, Estadão etc) “esquece” de dizer é que a imprensa internacional se baseou exatamente na imprensa brasileira para emitir a impressão catastrófica sobre a Copa do Mundo no Brasil. Tal sentimento de derrotismo (ou vira-latice, como diria Nelson Rodrigues) contagiou celebridades nacionais como Ney Matogrosso (que desdenhou o Brasil e a Copa numa TV portuguesa) (2) e Paulo Coelho, que, após usar seu prestígio internacional como lobby para trazer a Copa ao Brasil, escreveu um artigo (3) dizendo-se arrependido e prevendo que a Copa no Brasil seria uma vexame para o país. Sem contar o gol contra de Ronaldo “Fenômeno”, escalado para ajudar a organizar a Copa, dizendo-se “envergonhado” com a Copa; ou do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), prevendo em 2013 que a Copa no Brasil traria prejuízos irrecuperáveis ao país (4); e finalmente o ponta-de-lança do jornalismo da Globo, Arnaldo Jabor, prevendo que a “Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência”. (5)

Ante todo esse cinismo da mídia brasileira, o escritor Ruy Castro, sem papas na língua, não poupou críticas ao que classificou como “espírito de porco”. No programa ‘Redação SportTV’ (Globo), Ruy lembrou que a “má vontade” da mídia internacional em relação a Copa no Brasil (antes desta começar) era absolutamente normal, pois espelhava o que saía na imprensa do Brasil. Aliás, o próprio programa ‘Redação SportTV’ fez galhofa com a organização da Copa do Mundo cinco meses antes do início desta. (6)

Fontes:

1- Jornal Nacional do dia 26/06/2014 ironiza imprensa internacional.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/06/clima-festivo-e…

 

V2- Ney Matogrosso detona o Brasil e a Copa em TV portuguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=c-q5nwCE-l

3- “Copa será um desastre” – Premonição do mago da ABL, Paulo Coelho.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/19/paulo-coe..

4-“Copa no Brasil trará legado de prejuízos ao país” – Álvaro Dias.

https://www.youtube.com/watch?v=SlilfQhuz6

5- “A Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência” – Arnaldo Jabor, da Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=nYteyzzp_O

6- “Imprensa brasileira teve espírito de porco antes da Copa” – Ruy Castro.

https://www.youtube.com/watch?v=EgsdW3_06iw

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguns outros cinismos

    1) Participação no golpe militar;

    2) Edição do último debate Collor X Lula;

    3) Mostrou, inclusive com entrevista de grande especialista, que a bolinha de papel em Serra tratava-se um perigoso petardo;

    4) A cobertura das manifestações, e as conhecidas mudanças de lado;

    Se os comentaristas deste Blog fizerem um levantamento dos cinismos da Globo dará para publicar um livro.

    1. CINISMO

      ASSIS.

      Gosto muito dos seus textos e concordo plenamente com sua idéia de lançar um livro ‘OS CINISMOS DA GLOBO’ com coletânea de suas reporcagens inclusive a do DARF.

  2. Isso é crime contra o país e seu povo.

    Essa gente endinheirada e bem paga não tem o direito de fazer isso com o Brasil e seu povo. Devem pagar caro por crime de lesa pátria.

    A indignação só aumenta quando tentam nos fazer de otários.

    Essa gente tem que pagar pelo que fez. De alguma forma devem ser responsabilizados. Isso nâo pode ficar impune. É muito grave para ficar na dissimulação.

    Se aceitarmos essa situação sem resposta firme ela vai se repetirar em proporções ainda mais graves.

    Essa gente só tem compromisso com seus próprios interesses embora se utilizem de concessão estatal.

    Está na hora de um basta.

  3. Seja qualquer resultado do

    Seja qualquer resultado do jogo hoje, vamos continuar fazendo o nosso papel de melhor  e mais carinhoso povo do mundo, recebendo e tratando bem os turistas na nossa casa. 

    1. é verdade..

      …até a final, a imprensa brasileira tem muita besteira para fazer, já que foi desmascarada, não é mesmo ?

       

      …mudando de assunto para descontrair:

      Piada pronta! Depois reclamam de quem fala da vida íntima do candidato…

       

        1. Esse gordo, quando era

          Esse gordo, quando era presidente da Assembléia Legislativa do GOVERNO de Minas, teve avião apreendido por transportar drogas. Isso te faz lembar alguma coisa?

    2. “Terroristas” engravatados.

      Eles vão tentar algum ato “terrorista”. Toc toc toc.

      Vão tentar arranjar um Rubens Vaz para Dilma. 

      Está na essência dessa gente o golpe.

  4. O PiG é completamente… ridículo!

    O PiG desdenha da inteligência de seus leitores. Trata sua própria militância como um bando de imbecis.

    Apostaram contra o Brasil pensando em favorecer aécio neve… e quebraram a cara!

     

    Chupa, PiG!

    1. Cada um na sua

      O PIG não existe pra vocês que não compram jornais da direita. O PIG tem   seus clientes(assinantes) que não são os simpatizantes da suposta esquerda. Conheço um montão de pessoas que elogiam e são leitores fiéis dos quatro do apocalipse.Observem a torcida brasileira presente nos estádios da copa.São os maiores beneficiados pela nova ordem econômica finnanceira, e eles querem mais, muito mais.São insaciáveis.  Os apupos da “gente branca” é um forte indício desta suposta usura de milhões de brasileiros , filhotes do  capitalismo selvagem.A propósito, vê-se poucos negros nas arenas. Tal detalhe provocou o ato falho do ministro.

       

  5. Se quisermos podemos aplicar

    Se quisermos podemos aplicar sobre eles o mesmo modo da representação posterior de interesses profundos, em que atribuimos neles a evolução num sentido sempre oposto; no qual as suas dificuldades intelectuais os fez esbarrar na propria incompetência para se armonizarem entre emanações de uma cadeia de esforços, aos fins mais elevados do nosso país.

  6. É dura a vida de quem só pode

    É dura a vida de quem só pode escrever/falar o que o patrão manda. Como não tem mais caráter algum, nem se ruborizam. Pelo que vi, até o William Hommer está jogando a culpa na mídia internacional…

  7. ….e o mundo não se acabou……

    Empresarios que acreditaram em miriam leitão, veja, globo, folha e estadão, estão amargando prejuízos uma vez que não  se prepararam para a alta demanda, principalmente bares e restaurantes e perderam  dinheiro.

     Talvez, agora, vejam a realidade com seus próprios olhos e percebam como foram manipulados pela midia.

     

  8. ….e o mundo não se acabou……

    Empresarios que acreditaram em miriam leitão, veja, globo, folha e estadão, estão amargando prejuízos uma vez que não  se prepararam para a alta demanda, principalmente bares e restaurantes e perderam  dinheiro.

     Talvez, agora, vejam a realidade com seus próprios olhos e percebam como foram manipulados pela midia.

     

  9. Fábio,o gordo da foto é o

    Fábio,o gordo da foto é o atual governador de Minas, Alberto Coelho. Mas o El Cid chamou a atenção para o pornô- bordão criado para a campanha: vai dar, Aécio Neves! Quem terá sido o jênio?

  10. Não são brasileiros! PONTO!

    Não precisa ser nenhum gênio para saber diferenciar uma crítica construtiva ou uma preocupação legítima de uma descarada torcida contra.

    Esse pessoal torceu contra. Não tem atenuante. Não tem desculpa. É isso e pronto.

    Mas a Copa não é do PT. No site da FIFA não está escrito “Copa do Mundo do PT”. A Copa é do Brasil. Quem torceu contra a Copa só por causa da sua preferência política, torceu contra o Brasil.

    E “brasileiro” que torce contra seu país não merece respeito. Outro dia falou-se sobre alguns hábitos positivos dos brasileiros e que os estrangeiros poderiam adotar. Mas temos um hábito que é inédito no mundo e que ninguém vai querer copiar: torcer pelo pior.

    Quando os EUA invadiram o Iraque, algumas vozes criticaram essa atitude. Hoje está mais do que claro que eles tinham razão. Mas mesmo quem foi contra a invasão não torcia contra suas tropas. Nunca soube de algum americano dizendo que desejava o maior número possível de soldados mortos.

    Aqui, não. Se foi o PT que fez, PRECISA dar errado. DANE-SE O BRASIL. Que tipo de gente é essa?

    Todo produto/serviço tem defeitos. A Coca Cola é gostosa, mas engorda, causa problemas aos dentes, faz mal se consumida em excesso. Mas eu nunca vi um único comercial de nenhum produto falando dos defeitos, mas sim ressaltando as qualidades.

    Se a Copa é do Brasil, devíamos ressaltar as qualidades, não os defeitos. Se os brasileiros não fazem isso, quem vai fazer? Os espanhois?

    1. Cara, é bom que façam e

      Cara, é bom que façam e pessimistas também, altas expectativas são uma porcaria, porque faz com nos decepcionemos. Eles, sem querer, ajudaram no grande sucesso dessa copa, e por isso estão p. da vida.

  11. O jornal Guardian ironiza as

    O jornal Guardian ironiza as previsões fracassadas dos viralatas brasileiros.

    Para o jornal inglês, a única decepção desta Copa foi o desempenho mediocre da Seleção Inglesa que os tirou da festa bem cedo.

     

    World Cup 2014: five things they said would go wrong in Brazil

     

    There were gloomy predictions aplenty, from transport chaos to boring football – but at the halfway point only one has come true Stadium in Manaus under construction There were fears that not all the new stadiums, such as the Arena da Amazônia in Manaus – here shown under construction in April 2013 – would be ready in time. Photograph: Sringer Brazil /Reuters

     

    Friday 27 June 2014 23.22 BST

     

    Transport wasn’t chaotic

    Given the huge distances between host cities, expanded from eight to 12 for political reasons, and the crazy decision to abandon the practice of grouping the opening round in geographic clusters, there were widespread predictions of transport chaos. Some airports were not finished on time – in Manaus, for example, row upon row of brand-new check-in desks lay unused – but fears that fans and teams would end up stranded or delayed have simply not materialised.

    A last-ditch push by the government to force carriers to open more routes appears to have paid off and travel has, to date, been smooth and stress-free. “Airports have complied with the demands and pressures that an event of this dimension. The traffic hasn’t been too different from what we see daily and the fans have been able to reach the stadium without any problems,” said Brazilian sports minister Aldo Rebelo on Friday. “The World Cup is coming along very nicely, not only on the pitch but outside the stadium.”

    Stadiums were ready

    One of the biggest concerns for Fifa was the readiness of the stadiums. As Fifa secretary general Jérôme Valcke cranked up the pressure, there was a spate of deaths among construction workers as organisers battled to be ready in time.

    In Sao Paulo, Manaus, Curtiba and Cuiaba work continued right up to the wire. And while there were still some rough edges, with exposed wires and some areas covered up with temporary hoardings, the brand new arenas have been packed and willing volunteers have helped maintain goodwill. The atmosphere inside the grounds has been good, even if Fifa’s corporatism can be overbearing. Crowds have been largely white and middle class but Rebelo said ticket prices were not out of the ordinary for big sporting events in Brazil.

    Protests were low key

    The graffiti artist Paulo Ito caught the mood in Brazil ahead of the World Cup with his picture of a hungry child with only a ball to eat. Widespread anger at perceived underspending on public services at a time when $11bn (£6.46bn) was being poured into hosting the World Cup manifested itself in mass demonstrations on the streets of Brazilian cities during last year’s Confederations Cup.

    But they have not been repeated during the World Cup, partly because the protest movement has fractured since the summer of 2013 and partly because there is a desire to focus on the football. There has also been a clampdown by police.

    The political situation is complex. President Dilma Rousseff was booed and subjected to obscene chants during the opening match, but that was as much due to a moneyed Sao Paulo crowd protesting against her socialist policies. Meanwhile unions and protest groups have used the World Cup as a platform. Things could change if Brazil go out, but for now protests in Sao Paulo, Porto Alegre and elsewhere have remained small and the mood is largely celebratory.

    Beyond the stadiums underlying tensions remain but Ito has again caught the mood with his latest work: a family, including a protestor with a “fuck Fifa” banner, crowded around the television watching the Selecao.

    The football hasn’t been boring

    “This World Cup will remain one of the best ever when we are talking about the football,” Valcke said on Friday at a press conference to mark the end of the group stages. The stodgy, boring fare on offer in South Africa four years ago prompted much handwringing about the future of international football in an age when club competitions seem to take precedence. But almost every game in Brazil has been a thrilling feast of attacking football averaging almost three goals a game. Established stars such as Lionel Messi and Neymar have performed, while a host of new names have come to prominence as Costa Rica, Chile and Colombia have surprised the pundits. Fifa and the organisers will hope the trend continues into the knock out phase.

    But England did go out

    While the carnival continues in Brazil, England’s footballers flew home early on Wednesday having won just a single point and straight into the usual swirl of Premier League transfer hype. Their early exit, all but confirmed after just two matches, has prompted the usual inquest into everything from Roy Hodgson’s tactics and team selection to whether the Premier League’s dominance is strangling the chances of young homegrown players. Hodgson has insisted he will learn the lessons of an underwhelming campaign as he attempts to mould his young players into a coherent team. But former FA chairman David Bernstein has warned that without major changes to the structure of English football, nothing will change.

     

     

  12. Copa 2014 Sucesso total

    Nassif,

    Cinismo é um substantivo bastante ameno, para definir o gigantesco esforço feito pelos lesa pátrias de plantão para fulminar a Copa 2014.

    Naquele prédio da Lopes Quintas,reconhecido reduto de cretinos, oportunistas e entreguistas sem qualquer pudor, o JN de Bonner e patricinha arremessou, como sempre faz, péssimas notícias sobre o evento quase que diariamente – mesmo sem assistir aquela porcaria há anos, não creio que tenham dado qualquer notícia francamente positiva desde 2012.  

    A matéria selecionou quatro de mais de trinta críticos de araque, dentre eles diversos pulíticus de oposição, fora aqueles que só estavam esperando pela primeira falha grotesca prá descerem do muro com paus e pedras. E Lobão, e Miriam Leitão, aquele coitado do Sardenberg, a sempre irresponsável ECantanhede, aquele pilantra endinheirado que sentiu vergonha e agora não sente mais, cadê estes colunistas de vento?

    O massacre midiático certamente entulhou o cérebro de milhões com aquele lixo, agora resta aguardar a próxima caravana do fracasso, quem sabe quando a reforma do marco regulatório das Comunicações chegar ao ponto de não retorno – não me surpreendo se o JN passar a elogiar a reforma e tal e coisa. 

    Só senti falta dos protestos dos “naoquerocopa”, dos blequibloquis, do Ronaldinho boçalóide fenômeno, da massa de manobra dos “odinheirodeviateridoprasaudeeeducacao”, mas tenho certeza que logo eles aparecem com o “naoquerooilmpiada”

    E a Copa 2014, um êxito retumbante, uma marca de elevado nível de competência que o país espalhou pelo mundo inteiro.

  13. De todos esses comentários

    De todos esses comentários pessimistas, apenas dois acertaram na mosca:

    O Álvario Dias dizendo: “Copa no Brasil trará legado de prejuízos ao país”, ele tem completa razão, de fato, para eles esse copa trará prejuízos impossíveis de recuperar. Depois da copa a oposição perdeu a sua última bandeira, a do terror.

    e o Arnaldo Jabor: “A Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência” , esse não poderia ser mais profético, deveria inclusive mudar de profissão, eu estou espantado até agora com sua análise e premonição, não é que aconteceu. O mundo todo descobriu a nossa incompetência, afinal fizemos previsões de catástrofe faltando apenas um mês para início da copa, a uma semana ainda dizíamos que aeroportos não ficariam prontos, quer maior incompetência que isso? Parabéns Jabor pela previsão, realmente o mundo descobriu como vocês são incompetentes.

    1. Parece que o espírito da Mãe

      Parece que o espírito da Mãe Dinah está se desdobrando em centenas de reencarnações. Somente esse fenômeno para explicar as teses desses catastrofistas. 

  14. De fato, o Arnaldo Jabá tem

    De fato, o Arnaldo Jabá tem toda razão. Temos a mídia mais incompetente do planeta. Não soube, uma vez que estava extremamente decidida a melar a Copa, achando que com isso prrejudicaria o PT ( o país que se fod., queremos é derrubar o PT), avaliar isentamente se ao fim e ao cabo a Copa teria sucesso.

    Agora, ficam brincando de iludir seus convertidos que a campanha negativa foi feita pela imprensa internacional. O pior é que muitos papagaios de telejornal vão acreditar nisso.

  15. recapitulando

    A glob(ao), estadão, folhão, e outros ao, sempre apresentaram as mesmas manchetes negativas sobre o evento. Os títulos garrafais proclamavam da necessidade dos chutes no traseiro para nós os Brasileiros, da certeza que não ia ter copa, da necessidade de mandar a Presidenta ….,

    Sabe-se que a imprensa de fora, aparelhada ou menos não pode se permitir correspondentes no País, a crise morde urbi et orbi, portanto eles os estrangeiros que fazem as traduções dos press releas da imprensa nativa para o seu publico são os culpados do clima negativo e desinformação!. Lendo jornais disponibilizados on line da imprensa francesa italiana e de comentários de familiares lá morando é impressionante a coincidência dos fatos reportados, sempre os mesmos de mesmo teor e quase que no mesmo dia.

    Neste ponto eu também concordo plenamente nas culpas deles ou no mínimo são coparticipes, afinal quem mandou não verificar a falta credibilidade das fontes; agora comodamente o glob(ão)  faz o resumo das manchetes dos jornais de fora, completamente por fora e a verdade, tal qual estatísticas e números torturados dizem o que se deseja.

    Do glob(ao) apenas as novelas são criveis, no mundo da fantasia tudo é verdade, quanto ao jn deveria ter como subtítulo a alcunha de entretenimento.

  16. Síndrome do que? Ou marketing ultrapassado.

     

    Não vejo cinismo algum, a mídia internacional repercutiu a mídia nacional e esta repetiu a insatisfação popular que vinha num crescendo, a bem da verdade ninguém previu onde poderia chegar aquela insatisfação que eclodiu em junho de 2013. Ninguém, quanto isto não tem inocente algum nesta questão.

    Os artistas e os as celebridades apenas repetiram o que fez a classe artística na ditadura, e não era isto que se esperava da classe artística naquela ocasião?

    Querer fazer acreditar que o movimento popular de junho de 2013 foi orquestrado por interesses abscuros, não tem fundamento nem credibilidade. Querer fazer acreditar que o culpado foi a mídia, seja ela qual for, pelo clima de repulsa que tomou conta do país é de uma falta de coerência que não vai conseguir mudar os eventos históricos vividos.

    Outra coisa que não cola é insistir em imputar nas forças ocultas, que o sentimento de insatisfação que brotou na população e que porventura tenha contagiado as celebridades, foi  algo orquestrado ou planejado, ta na cara, todo mundo sabe que isto não aconteceu, não adianta insistir em criar uma versão de complô, o clima de insatisfação surgiu espontaneamente, a insatisfação aconteceu gradativamente, os políticos se distanciaram do povo, e este não se considerava mais representado por ninguém.

    Quando o povo tomou de assalto as dependências externas do congresso nacional, só não aconteceu um golpe de estado por simples falta de interessados, estavam todos do mesmo lado. E o povo do outro.

    E querer usar a copa como motivo de sabotagem é outra coisa que não cola. A copa foi apenas mais um dos motivos que refletiu a insatisfação popular com o descaso das autoridades, possa se defender o governo quanto queira, mas uma coisa não se pode negar, pelo menos a comunicação do governo com o povo foi desastrosa, o cidadão estava sem voz, se não fosse a internet o mudismo seria muito maior e talvez as conseqüências também.

  17. O Terrorismo Midiático em Imagens

    ACORDA BRASIL!  | ter, 10/06/2014 – 14:12  |  jns

     

    O Terrorismo Mundial em Andamento

    O terrorismo e o clima de derrotismo internalizado e introjetado pelas pessoas – que dispensam comentários – são comandados, pelo lado do negro da força, através de operações psicológicas, desta forma:

     

    THE NEW YORK TIMES

     

    Brazil on Edge as World Cup Exposes Rifts

     JUNE 9, 2014

     

    Subway workers meeting at their union headquarters in São Paulo on Saturday, when they decided to continue their strike. CreditMauricio Lima for The New York Times

    A family assembled a tent at an occupation called “Copa do Povo,” or “People’s Cup,” set up near Itaquera stadium in São Paulo, where the World Cup opening match will take place.CreditMauricio Lima for The New York Times

    Commuters waited for a bus at a terminal attached to a subway station in São Paulo, during a strike by subway workers. CreditMauricio Lima for The New York Times

    The police at a São Paulo subway station Monday. Officers dispersed striking subway workers.CreditMauricio Lima for The New York Times

    http://www.nytimes.com/2014/06/10/world/americas/apprehension-and-apathy-compete-with-excitement-in-world-cup-host-brazil.html?_r=0

     

    THE GUARDIAN

     

    Brazil’s anti-World Cup street art – in pictures

    With the World Cup starting in Brazil this week, we look at some of the street art that shows that not everyone is looking forward to The Greatest Show on Earth

    Jonathan Jones: pictures filled with scepticism and rage

    theguardian.com, Monday 9 June 2014 18.48 BST

    Graffiti over a mural featuring Neymar, has been modified to make the Barcelona striker look like a member of the Black Blocs, which have been active in Brazil's ongoing protest movement against the World Cup.

    Graffiti over a mural featuring the Brazilian player Neymar. Photograph: Hassan Ammar/AP

    Brazil graffiti 1

    A piece by the Brazilian artist Cranio depicting a man flushing money down a toilet bowl. Photograph: Nacho Doce/Reuters

    Brazil graffiti 2

    A motorcyclist passes anti-World Cup graffiti. Photograph: Christophe Simon/AFP/Getty Images

    Brazil graffiti 3

    Graffiti referencing the World Cup in São Paulo. Photograph: Paulo Whitaker/Reuters

    Graffiti painted by Brazilian street artist Paulo Ito of depicting a starving child with nothing to eat but a football.

    Graffiti by Brazilian street artist Paulo Ito depicting a starving child with nothing to eat but a football. Photograph: Nelson Almeida/AFP

    A man stands next to graffiti referring to the 2014 World Cup in Sao Paulo.

    Graffiti referring to the World Cup in São Paulo. Photograph: Nacho Doce/Reuters/Corbis

    A boy prepares to fly a kite next to a graffiti by Brazilian artist Cranio depicting an indigenous man, in reference to the 2014 World Cup.

    A piece by the Brazilian artist Cranio. Photograph: Nacho Doce/Reuters

    Graffiti depicting the 2014 World Cup mascot Fuleco the Armadillo pointing a rifle at a message that reads 'We Want Education' and 'Not Repression'.

    Fuleco the Armadillo, the 2014 World up mascot, pointing a rifle at a message that reads: ‘We Want Education’ and ‘Not Repression’. Photograph: Sergio Moraes/Reuters

    Ryan, 9, eats in front of graffiti painted by members of OPNI n the Vila Flavia of Sao Paulo

    An intricate mural in São Paulo. Photograph: Nacho Doce/Reuters

    A graffiti depicting Tatubola, the mascot of the upcoming FIFA World Cup on a wall of the Maracana metro station.

    Graffiti depicting Fuleco, the World Cup mascot, and a pig. Photograph: Yasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

    A child looks out from the window of his home painted with graffiti by members of OPNI.

    A scene depicting children in Brazil strips being held at gunpoint. Photograph: Nacho Doce/Reuters

    http://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2014/jun/09/brazils-anti

     

    THE GUARDIAN

     

    Brazil braces for uneasy start to World Cup as strikers’ protests hit São Paulo

    Teargas fired by police at transport workers as mood about hosting tournament remains sour among many

    Jonathan Wastts in Rio de Janeiro | The Guardian | Tuesaday 10 June

    Demonstrators run from tear gas fired by police outside Ana Rosa subway station in Sao PauloDemonstrators run from teargas fired by police on the fifth day of a subway strike in São Paulo, which will host the first World Cup match. Photograph: Reuters

    Anti-World Cup graffiti near São Paulo's Arena Corinthians, which was marched on by activists

    Anti-World Cup graffiti on a building near São Paulo’s Arena Corinthians, which was marched on by about 10,000 activists. Photograph: Mario Tama/Getty

    http://www.theguardian.com/world/2014/jun/09/brazil-uneasy-start-world-c

     

     

    THE INDEPENDENT

     

    World Cup 2014: Brazilian worker killed in accident at Sao Paulo monorail project just two days before opening match

     

    Domestic troubles threaten to eclipse the ‘Greatest Show on Earth’

    Com apenas dois dias para o início da Copa de 2014 em São Paulo, um acidente nas obras de construção do metrô na maior cidade do Brasil já matou um trabalhador.

    O incidente ocorreu perto do mais movimentado aeroporto doméstico do Brasil, onde as greves do setor público, agitações e atrasos incapacitantes ameaçam ofuscar o início do maior evento do futebol mundial nesta quinta-feira.

    O projeto do metrô é em si um exemplo de uma infra-estrutura enorme que o governo brasileiro disse que seria um legado positivo de sediar a Copa do Mundo.

    Mas, em 2011, apenas um ano após a construção ter iniciado, as autoridades já haviam declarado que não estaria pronto a tempo.

    Autoridades disseram que um homem foi morto e outro ficou ferido ontem quando uma grande estrutura de apoio em concreto caiu de uma seção em construção no km 17,7 km do metrô.

    http://www.independent.co.uk/news/world/americas/world-cup-2014-brazilian-worker-killed-in-accident-at-sao-paulo-monorail-project-just-two-days-before-opening-match-9520091.html

     

    LE FIGARO

     

    Brésil : la grève du métro, suspendue 2 jours, menace toujours la Coupe du monde

    Caroline PiquetAFP agence | Mis à jourle 10/06/2014 à 15:34

      

     

    VIDÉO – Les grévistes du métro de Sao Paulo ont suspendu lundi soir leur grève tout en menaçant de la reprendre le jour du coup d’envoi du Mondial de football si leurs collègues licenciés ne sont pas réintégrés.

    http://www.lefigaro.fr/international/2014/06/10/01003-20140610ARTFIG0013

     

    HUNFFINGTON POST

     

    Brazil World Cup Excitement Darkened By Public AngerAP  | By By BRADLEY BROOKS | 06/10/2014 1:59 am

     

    BRAZIL WORLD CUP

    A police officer pepper sprays strikers and protesters during a clash with riot police in front of the Ana Rosa metro station, in an ongoing subway strike by operators, in Sao Paulo, Brazil, Monday, June 9, 2014. Authorities are deeply worried about the strike because the subway is the main means of transportation for World Cup fans scheduled to attend Thursday’s opening match when Brazil takes on Croatia. | ASSOCIATED PRESS

    http://www.huffingtonpost.com/2014/06/09/brazil-world-cup_n_5475009.html

     

    LA REPUBLICA

     

    Brasile 2014, due giorni di stop a sciopero metro San Paolo, ma inaugurazione ancora a rischio

    10 giugno 2014

     

    Brasile 2014, due giorni di stop a sciopero metro San Paolo, ma inaugurazione ancora a rischio

    Domani i lavoratori voteranno per decidere se riprendere l’agitazione giovedì, giorno di Brasile-Croazia. Agitazione potrebbe allargarsi a Rio de Janeiro. Un altro operaio morto nei cantieri

    http://www.repubblica.it/speciali/mondiali/brasile2014/2014/06/10/news/b

     

    RUSSIAN TODAY

     

    Brazil countdown: Get me to the World Cup on time!

    Published time: June 09, 2014 12:16

    A street busker throws a soccer ball in the air outside the Maracana stadium in Rio de Janeiro ahead of the 2014 World Cup, June 6, 2014. (Reuters/Paul Hanna)

    A street busker throws a soccer ball in the air outside the Maracana stadium in Rio de Janeiro ahead of the 2014 World Cup, June 6, 2014. (Reuters/Paul Hanna)

    “Emerging from a bulletproof SUV into a trendy Japanese restaurant where she is greeted like Madonna, my good friend Barbara Gancia – arguably Brazil’s top social critic – went for the jugular:“There will be protests until Neymar strikes the first goal. Everybody, no exceptions, will root for the national team. And then, even if Brazil wins the Cup, the protests will pick up again.”

     

    A view of the unfinished exterior of the Dunas Arena soccer stadium in Natal, June 7, 2014. (Reuters/Leo Carioca)

    A view of the unfinished exterior of the Dunas Arena soccer stadium in Natal, June 7, 2014. (Reuters/Leo Carioca)

    Members of the Brazilian Army, Navy and Air Force attend a presentation of Defence and Security personnel and equipment that will be used during the 2014 World Cup in Brasilia, June 8, 2014. (Reuters/Ueslei Marcelino)

    Members of the Brazilian Army, Navy and Air Force attend a presentation of Defence and Security personnel and equipment that will be used during the 2014 World Cup in Brasilia, June 8, 2014. (Reuters/Ueslei Marcelino)

    Demonstrators protest against the 2014 World Cup in front of a major bus terminal in Brasilia, May 15, 2014. (Reuters/Felipe Costa)

    Demonstrators protest against the 2014 World Cup in front of a major bus terminal in Brasilia, May 15, 2014. (Reuters/Felipe Costa)

     

    http://rt.com/op-edge/164756-world-cup-countdown-brazil/

     

    EL UNIVERSAL

     

    Pelé pide no mezclar “corruptelas” con imagen de la selección

    EFE | El Universal | 08:56 | Sao Paulo | Martes 10 de junio de 2014

     

    El ex futbolista brasile�o Edson Arantes do Nascimento y el ministro de deportes de Brasil, Aldo Reb

     

    El ex futbolista brasileño Edson Arantes do Nascimento y el ministro de deportes de Brasil, Aldo Rebelo. (Foto: EFE )

     

    http://www.eluniversal.com.mx/deportes/2014/protestas-brasil-pele-1016070.html

     

    TROCANDO EM MIÚDOS

     

    O mundo inteiro pensou que o estrago estava feito e o Brasil teria dificuldades para reverter a mácula associada à sua imagem como um país corrupto, atormentado por problemas sociais e que estava à beira do caos.

  18. Agora é um show de “eu não

    Agora é um show de “eu não disse o que eu disse”. Ronaldo está com “vergonha de ter sentido vergonha do Brasil”. E até a Band adotou o slogan criado pelo governo. Eu vi, numa propaganda da emissora, em letras garrafais”A Copa das Copas”.

    É mole? O que fazer agora com os vira-latas jogados nas ruas, que encapuçados de preto, ou de máscara anonymous estão mordendo até poste? O Edu colocou no blog dele que a polícia está botando todos no canil, ops, na cadeia, porque ninguém quer saber deles.

    Quem vai adotar os vira-latas?

  19. Os desdobramentos da realização da copa do mundo
    Creio que em função da penetração do tema futebol, infinitamente maior dos que os temas de economia e política, é muito provável que haverá uma significativa redução do poder de influência da maior parte grande mídia, principalmente nas próximas eleições.Pode ter sido um erro fatal de avaliação.  

  20. Na mosca

    O único que acertou na mosca com sua previsão foi o Jabor: “Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência”. Só quem tem muita má vontade, como o Michel, é que se recusa a entender que o “nossa” aí se refere ao próprio e à sua patota direitista. Haja incompetência, aliás. Do candidato deles, então…

    1. Exatamente.

      “Nossa”, entre aspas. Incompetência lá deles, tucanos da mídia corporativa. Será que depois de mais essa derrota eleitoral a dita cuja vai continuar a garantir os altos salários desses fracassados?

  21. copa

    Brasileiros e Brasileiras ( como Sarney começava seu discurso) :

    voces  estão repetindo  o comportametno e atituders daqueles que reclamaram da copa.

    ou seja, voces  estão alimentando  o FLA X FLU.

    Não acho isso proveitoso para ninguem. A intensidade da  resposta  mostra  o quanto    os comentarios iniciais  tinham   sentido.

    Agora, se vangloriar do ‘ sucesso’  da copa   tem o mesm sentido das  ‘ reclamações ‘. Mesmo porque o que se ressalta é a ‘ docilidade ‘ do brasileiro, que não tem nada com a copa.

    A midia do PT deve  entender  que as manifestações não foram contra a copa em si: foram contra as decisões politicas de se  alocar recursos nesse projeto ao inves de alocar onde a população esta mais carente.

    Logicamente  esse  raciociniio não interessa  aqueles que defendem  o governo federal.

    E vamos para o Fla x FLU.

    Temo que aquela passividade dos brasileiros  vai terminar.

     

  22. Esta elite arrogante e

    Esta elite arrogante e desconectada da realidade brasileira precisa começar a estudar história da França e da Russia. Caso contrário acabará sendo exterminada como a elite francesa em 1789 ou russa em 1917. Ha, ha, ha… Pequena perda, diremos.

  23. Meu sentimento em relação a isso é de tristeza

    Este é o quadro: Um pais que é uma das maiores economias do mundo tendo uma mídia retrógrada e atrasada, a economia e o povo brasileiro poderiam estar em situação melhor se tivessem acesso a um jornalismo de qualidade e, não tendo, o resultado é esse: Pessoas pagando estrondosos micos, vejo isso no comportamento de parentes próximos que, apesar de terem melhorado de vida, e reconhecem isso, falam que se antes não era possivel, hoje viajam de avião, tem carro, etc. Apesar disso, repetem o discurso de Poder Verbalizador prá lá de mafioso

    1. Prezado IV AVATAR

      Sobre a vontade dessas pessoas em adiantar o “pensamento”, entendo ser muito arriscado fazer previsões.

      Fico com os comentaristas de futebol, que “após o lance” emitem sua opinião ou o interpretam. Fácim, fácim!

      Minha velha mãe dizia: se você não sabe o que  falar, cale a boca!

  24. política, arte, ciência

    Excelente matéria, mostrando claramente o baixo nível do jornalismo brasileiro, sempre movido pelos interesses das classes dominantes. O cinismo da Globo  é cruel, sempre pronto a dar a volta por cima. Estão loucos que algo saia errado para que possam ter a chance de voltar suas baterias contra a presidente Dilma. Se o Brasil perder essa Copa a Globo vai colocar a culpa no Governo e usar o fato para eleger o candidato do PSDB. Chega a ser primário e ridículo. Agora fale em regulamentar a mídia que surgem os arautos da democracia. Pura falácia!

     

    1. A mídia, lacaia do poder

      A mídia, lacaia do poder econômico de quem lhe financia, distorce o conceito de democracia. Para eles, democracia tem um significado muito conveniente, pois só existe quando eles tem o poder, falam, mandam e ditam as regras, quando tem que ouvir e obedecer, aí vira ditadura e censura. A mídia brasileira é um dos maiores resquícios da ditadura, estão só acostumados a bater, não estão acostumados a apanhar, ser contrariados, não estão acostumados ao direito de resposta, a réplica, tréplica., tão comuns numa democracia. Liberdade de expressão não dá direito a ninguém de mentir, manipular, editar e omitir sobre pessoas e instituições. A mídia tem que arcar legalmente com as consequência daquilo que propaga. É preciso votar e decretar a Lei da regulação e democratização dos meios de comunicação, só assim poderemos continuar avançando e desenvolvendo esse país com as reformas políticas, tributárias e outras muitas reformas que o povo desse país tanto necessita. A mídia é sempre contrária aos avanços democráticos de fato, pois tem receio de perder privilégios, o oligopólio e ter velhos esquemas escancarados ao longo de toda sua história.

  25. Na mesma hora que eu vi a

    Na mesma hora que eu vi a reportagem do Jornal Nacional, era o canal que estava ligado no restaurante, eu comentei com os amigos no facebook dizendo da escrotisse desta Rede Globo que sempre foi a primeira a meter pau no Brasil e fez a reportagem colocando a culpa nos jornais estrangeiros….é uma piadaaaaa!

  26. A Copa

    Legado da Copa é ‘decepcionante’, diz cientista político Pesquisador norte-americano afirma que vitória da seleção influenciará a percepção dos brasileiros sobre o evento Para acadêmico, Brasil foi mais um país que correu para terminar estádios e adiou outros projetos essenciais PATRÍCIA CAMPOS MELLO DE SÃO PAULO A vitória da seleção na Copa será decisiva para a percepção dos brasileiros sobre as vantagens de terem sediado um Mundial. Porém, dificilmente haverá um legado. Essa é a avaliação do cientista político Jules Boykoff, professor da Pacific University, nos EUA, e estudioso do impacto das Copas e da Olimpíadas nos países-sede. O pesquisador, que já jogou como meio-campo da seleção olímpica norte-americana, é autor de livros como “Capitalismo de Celebração e os Jogos Olímpicos” (2013). “Se a seleção ganhar, todo mundo encarará a Copa como um sucesso. Mas isso representar receita ou legado de obras, Copas anteriores mostram que é muito difícil”, diz Boykoff, que também é colunista do “Guardian”.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/174666-legado-da-copa-e-decepcionante-diz-cientista-politico.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador