“Felicidade Fechada” aborda os abusos da mídia na prisão de Genoíno

Miruna Genoíno reflete sobre os momentos difíceis enfrentados após condenação do pai e como a família se saiu fortalecida 
 
 
Jornal GGN – “A única coisa que meu pai pediu foi: ‘não se envergonhem, não abaixem a cabeça, e não parem a vida de vocês”. A filha é a pedagoga Miruna; e o pai é o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno. A frase foi dita em meio a um dos momentos mais difíceis vividos pela família, que foi a prisão do ex-guerrilheiro, no dia 1º de maio de 2014, a pedido do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. 
 
Meses antes, no dia 15 de novembro de 2013, o STF condenava o ex-presidente do PT a quatro anos e oito meses em regime semiaberto, na Ação Penal 470 (mensalão), num processo que acabou sendo extinto pelo próprio Supremo, em março de 2015, por decisão unânime entre os ministros, que acataram um pedido feito pela defesa, para que ele fosse enquadrado nos requisitos do indulto natalino.  
 
No livro “Felicidade Fechada”, previsto para ser lançado em março, Miruna reconta a história de como a família enfrentou a prisão e detenção de Genoíno, a maneira como a grande imprensa invadiu a privacidade da casa de classe média, no bairro Butantã, em São Paulo, e a resistência que o ex-presidente do PT transmitiu aos filhos em meio ao turbilhão e linchamento público. 
 
O lançamento está sendo possível graças uma campanha de financiamento coletivo, que Miruna abriu na internet para arrecadar recursos em três meses. A meta foi alcançada em apenas nove dias. A obra foi composta com as cartas trocadas com o pai, e o título foi inspirado pela neta de Genoíno e filha de Miruna, Paula, quando disse à mãe que o avô era a felicidade da família, naquele instante encarcerada no Complexo Penitenciário da Papuda – Distrito Federal.  
 
“Foi muito difícil, não só pela angústia [dias antes da prisão], mas principalmente por conta da mídia. O que conto no livro é o quanto a mídia é muito perversa quando deseja crucificar alguém. Eles acamparam na frente da nossa casa, o portão era até vazado, então a gente tinha que fechar as cortinas. Eu tenho dois filhos pequenos, e pedia para eles não gravarem as crianças. Eles falavam: ‘não, a gente não vai publicar, porque eles são menores de idade, mas a gente vai gravar’”. 
 
O desespero da família se aprofundou após Joaquim Barbosa determinar a prisão de Genoíno. Miruna relembra que a imprensa ficou sabendo da decisão antes mesmo do advogado da família, no dia 13 de novembro. “Até que no dia 15 chegou para nós a notícia oficial”. 
 
Outro agravante era o estado de saúde. Em 2013 o ex-presidente do PT havia se submetido a uma cirurgia delicada, dissecção da aorta. “É a cirurgia mais séria dentro da cardiologia, ele tinha 10% de chance de sobreviver”. Mesmo com todos os laudos médicos do Hospital Sírio Libanês comprovando a fragilidade do estado de recuperação, Joaquim Barbosa manteve a prisão.
 
“Foi uma situação de muito desespero, no momento em que eles vão leva-lo. E o meu irmão, que tem uma cabeça muito mais racional, consegue parar e pegar os remédios do meu pai, que eram muitos, e anotar num papel. Quem já tomou, sabe que esses remédios são muito complicados, qualquer coisa altera a coagulação sanguínea, e foi o que aconteceu na Papuda, porque eles não davam uma alimentação correta e o índice dele foi chegando em níveis alarmantes”.
 
Miruna conta que o médico pessoal de Genoíno não tinha acesso livre na Papuda e que o pai foi acompanhado por um detento que tinha formação em enfermagem. “Serei sempre grata a ele”. Nesse momento, mais uma vez a imprensa mostrou seu lado desumano reforçando o sensacionalismo enquanto o quadro clínico do ex-presidente do PT piorava. Enquanto a família tentava entrar no complexo penitenciário, para saber o estado de saúde dele, veículos de comunicação divulgavam que estavam tentando furar o bloqueio das visitas, entrevistando familiares de outros presos. 
 
Larissa Feitosa, gerente de Saúde Prisional do Distrito Federal, e enteada do ministro do STF Gilmar Mendes, interferiu solicitando o encaminhamento urgente de Genoíno ao hospital, negado pela Vara de Execuções Penais. Foi então que Larissa fez o inesperado: saiu da Papuda carregando Genoíno clandestinamente.
 
No hospital os médicos confirmaram a gravidade do caso. “Ele estava com o sangue que eles chamam de superfino. Se ele fizesse o mínimo de corte corria o risco de ter uma hemorragia”, relembra a filha. 
 
Naquele instante a esperança da família era de que a Justiça concedesse prisão domiciliar, mas o Supremo determinou a reclusão domiciliar por apenas um mês, mesmo com os laudos médicos. “Ali eu tive uma grande crise dentro do hospital e disse ‘eles estão querendo matar meu pai’”. 
 
Como se não bastasse, Joaquim Barbosa solicitou laudos de uma nova junta médica. O ministro do Supremo, aliás, foi a figura que ficou mais à frente de todo o processo. 
 
“Uma coisa muito importante que meu pai fala para nós é que devemos evitar a fulamização. Porque a gente sabe que ele [Joaquim Barbosa] tomou a frente, mas tinha muita gente por trás, alimentados fortemente pela mídia, por esse circo de tornar um juiz pop star, e que a gente está vendo nos dias de hoje no que pode dar. Todo mundo está gostando desse lugar”.
 
Os principais trechos da entrevista concedida por Miruna Genoíno ao jornalista Luis Nassif, está na última edição do programa Na sala de visitas, que você poderá acompanhar aqui
 
Assinantes do Jornal GGN têm acesso ao conteúdo na íntegra. Acesse aqui.   
 
 
Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma vitima do bandistismo  da

    Uma vitima do bandistismo  da midia quadrilheira,

     

    assim como Gushiken, ainda vou viver para ver todos os canalhas que perseguiram inocentes pagarem pelo servilismo nauseabundo ao capital, que o mesmo sofrimento que inflingem ao povo recaia sobre suas cabeças, desculpe, comecei o ano sem paciencia…..

  2. 1313

    1313 sempre foi o número do Genoino quanto este disputava cargos a deputado federal pelo estado de São Paulo, e este foi sempre o meu candidato, sempre me identifiquei.

     

    Mas eu sou só mais um que não acreditou na história de que ele assinou aqueles empréstimos bancários sem saber o que estava fazendo!

     

    Eu não lamento pelo julgamento, mas sim pela mancha em sua história, passos seguintes são decorrentes do mês.o ato… 

     

    Vida longa ao Genoino, mas não mais me identifico com ele e com o que ele defendia.

    1. amigo, você não entendeu

      amigo, você não entendeu nada, ou se entendeu…está de má fé. estou com Genoíno até a morte…minha ou dele. o

      1. Acho que entendi

        Oi Dulce, acho que entendi sim,

         

        Entendi o julgamento, li sobre o caso, ouvi as duas partes e conclui por me afastar dele.

         

        Na minha cabeça é inadimissivel um cara ser deputado federal, presidente de partido e ministro e não saber o que assinou, se voce sintetizar a condenação dele é por crime de responsabilidade, e de responsabilidade ninguem pode fugir ou eximir-se de culpa.

         

        Quando se coloca para fora as opiniões, gostem ou não estamos expostos e entendo sua motivação, e espero que entendas a minha.

         

        Abracos

        1. Ponderação e bom senso sempre são bem-vindos.

          Caro João Carlos Campos,

          Respeito tua opinião e tua boa argumentação, ponderada e polida. Mas discordo de ti.

          Façamos uma breve reflexão. Quantos jabutis Eduardo Cunha, Romero Jucá e outros das bancadas da bala, empresarial, agropecuária, evangélica, etc. conseguiram enxertar em Medidas Provisórias e Projetos de Lei apresentados pelo Executivo, para serem apreciados no Congresso Nacional? Uma parcela desses jabutis foi vetada, mas vários deles acabaram sendo incorporados ao texto aprovado e passram a integrar as leis aprovadas pelo parlamento e sancionadas pelo(a) presidente da república. Isso ocorreu em TODOS os governos, seja nos dos Fernandos (Collor e Cardoso), seja nos de Lula e Dilma. Podemos, portanto, acusar os ex-presidentes e a presidenta de terem cometido algum crime de responsabilidade em virtude desses jabutis que foram enxertados nas MPs e PLs?

          O caso da assinatura de Genoíno sobre os empréstimos guarda similiaridade com o que acabei de relatar.

          As críticas que faço a FHC e Collor não têm relação alguma com esse tipo de procedimento, assinar documentos, portarias, decretos, sancionar leis. Criminalizar Genoíno pela assinatura dos empréstimos é o mesmo que criminalizar um chefe de Executivo por assinar liberação de verbas e essas não serem aplicadas ao fim que se destina; essa criminalização não deixa de ser uma versão da mesma teoria usada para condenar José Dirceu, a do domínio do fato, já que nem a polícia, o MP e os juízes dio STF conseguiram reunir provas concretas de prática criminosa por parte do ex-ministro da Casa Civil.

           

          1. Caro João

            Muito obrigado pelo debate em otimo nivel e sem revanchismo pessoal.

            Por vezes tenho vontade de me manifestar nestes foros por amor ao debate, mas sinto me reprimido.

            Sim eu sou um EX-PETISTA (este tipo de gente existe, apesar de ter amigos que descordam), já fiz campanhas e carreatas, mas minha decepção com o MENSALÃO foi enorme, que nem desejo me manifestar aqui para não despertar indevidos comentarios.

            Não tenho votado desde então…

            A minha orientação politica diz que NÓS, O POVO temos o dever de avaliar os nossos POLITICOS e NÓS, O POVO, determinar que devemos JULGAR em quem votamos.

            A sua analogia, é perfeita, e acredito que os organismos responsaveis para investigar se um signatario de determinado documento tem poderes e cobertura para tal. No caso que voce ilustra, temos a PGR e MPF além dos tribunais da administração publica, não vou fazer leitura de teorias da conspiração neste caso sobre se olha uns e não se olha outros, minha maturidade me impede.

            No caso do Genoino, ele como presidente do PT, ou seja, uma instituição privada deve se submeter aos organismos de vigilancia das organizações privadas.

            E ele como presidente de uma instituição privada, pede emprestimos em um BANCO sem o devido faturamento ou entrada de capital para honrar tal emprestimo, sendo que o Duda Mendonca esclarece que este pagamento seria saldado no exterior. Ele jamais poderá ou poderia alegar desconhecimento, é uma coisa de simples leitura e analise, mesmo para quem não é da area financeira sabe que precisara ter recursos para honrar seus compromissos assumidos e contratados

            Observe que a sintese da condenação dele é esta.. tão somente esta.

            Como não tinha votado em mais ninguem, não acompanhei outros processos do MENSALÃO, este eu acompanhei e por ser da area de economia, concordei com a condenação, fiz questão de ler todas as milhares de paginas do processo disponivel para download.

            Eu votei no Candidato a Deputado Federal Jose Genoino numero 1313 e anteriormente Candidato a Governador de São Paulo 13.

            Não sou capaz de avaliar outros processos.

            Mais uma vez obrigado pela oportunidade de debate sem paixões que apagam as razões.

            Abraços

          2. Apenas uma observação final.

            Prezado João Campos,

            Também acompanhei o processo – não tão de perto como acabaste de descrever. Embora ainda não vigorasse a ‘lei da delação premiada’, Duda Mendonça foi pressionado a incriminar José Genoíno. Se Duda não fizesse isso, provavelmente também seria condenado; isso era uma desconfiança séria – dentre muitas outras que eu tinha em relação ao processo e julgamento da AP-470. Quando recentemente li a carta aberta de Eugênio Aragão a Rodrigo Janot, o que era desconfiança passou a ser certeza, pois Aragão demonstrou cabalmente que José Genoíno era inocente e que Roberto Gurgel e Rodrigo Janot sabiam disso. Note que Janot não teve coragem de dizer uma só palavra, retrucando, contestando ou desmentindo Aragão. A inclusão de Genoíno foi apenas para completar um quarteto de líderes petistas e assim o stf poder condená-los por formação de quadrilha e levá-los a cumprir pena em regime fechado, logo após condenação.

            Entendo tua decepção e desencanto. Podemos considerar que José Genoíno foi imprudente ou menos rigoroso que deveria, mas daí acusá-lo de corrupção, compra de apoio parlamentar, lavagem de dinheiro, evasão de divisas ou outros crimes de maior gravidade vai uma enorme distância. Todos sabemos que José Genoíno jamais usufruiu de recursos ilícitos para ele próprio ou para a família. A conduta dele como parlamentar é irrepreensível. Decanos do jornalismo, como Jânio de Freitas, que sempre acompanharam a trajetória política de José Genoíno afirmam isso catègoricamente.

            O assassinato da reputação de Luís Gushiken, que teve a morte abreviada e só depois de falecido teve reconhecida a inocência, a condenação do executivo Matheus Coutinho, da OAS, pelo juiz sérgio moro (que mentiu descaradamente, alegando possuir provas contra Coutinho, para condená-lo e encarcerá-lo), o que resultou na perda do emprego e do casamento para o profissional, depois absolvido por unanimidade em segunda instância, exatamente por não haver qualquer prova de que tivesse cometido os crimes de que fora acusado, a delação fraudulenta do ex-diretor da Andrade Gutierrez, Otávio de Azevedo, que prestou falso testemunho e mentiu em juízo, com o objetivo combinado com o MPF e com o TSE, visando incriminar a presidenta Dilma por irregularidades no financiamento da campanha presidencial, dentre outros casos graves de coação e tortura psicológica contra pessoas investigadas, para incriminar quem os investigadores desejam e assim confirmar a narrativa por eles construída a priori, tudo isso me faz ser extremamente cético e crítico em relação às condutas da PF, do MPF e do Judiciário. A defesa da presidenta Dilma provou cabalmente que o cheque de R$1 milhão foi nominal a michel temer, então candidato a vice-presidente da república. Se Dilma não apresentasse essa prova documental, seria hoje considerada criminosa. O mais grave é que essa trama criminosa foi urdida pela PF, pelo MPF e pelo TSE, presidido por gilmar mendes. Tão surreal e vergonhosamente criminosa tem sido a atuação do chamado sistema de justiça (PF, MP e PJ) que mesmo Otávio Azevedo tendo cometido esse crime de falso testemunho não teve cancelados os benefícios da delação premiada nem cancelado o acordo de ‘colaboração’. Azevedo foi agraciado com a oportunidade de prestar novo depoimento, em que alegou ter cometido um ‘equívoco’. Tu achas que alguém se equivoca quanto ao destinatário de um cheque de R$ 1 milhão? Azevedo cometeu crime de falso testemunho; os procuradores que o induziram ou estimularam a cometer esse crime e que o coonestaram, aceitando a esfarrapada desculpa de que o ex-diretor da empreitera ‘equivocou-se’, também cometeram crime.

            Portanto é fundamental percebermos que realmente desde que Lula foi eleito para o primeiro mandato, a burocracia estatal estava/está empenhada em derrubar o governo do PT e criminalizar os líderes do partido. Percebendo isso, as agências e departamentos de espionagem e inteligência dos EUA (FBI, NSA, CIA, DOJ, etc) cooptaram a PF, o MP e grande parcela do PJ para aplicarem o golpe de Estado, derrubando o governo nacionalista, implantando no lugar dele o ultraneoliberalismo privatista e entreguista. Mais do que isso eles municiaram a burocracia estatal cooptada com informações roubadas por meio de espiongem, de modo a incriminar e encarcerar as maiores lideranças do PT, numa guerra declarada, para exterminar esse partido. sérgio moro nada mais é do que um preposto a serviço dos EUA; o mesmo se pode dizer dos procuradores da Fraude a Jato e dos policiais federais que atuam na força-tarefa. A PGR é  o alto comando nacional do golpe. O STF por omissão, cumplicidade, conivência e ação é ator partícipe do golpe. Os demais atores são as oligarquias políticas, empresariais, financeiras, agropecuárias e midiáticas. 

            Pelo exposto acima podemos concluir que não se pode ficar lamentando, pensando de forma idealizada, apedrejando aqueles que não corresponderam ao ideal de perfeição que pensamos para os agentes políticos. Dos que se declaram ex-petistas, a maioria foi tomada pelo ódio e se voltou contra o partido; outros, como tu, deixaram de votar e participar da escolha dos governantes e legisladores. Mas essas opções satisfazem apenas ao interese da Direita, que é o da despolitização ou da disseminação do ódio e criminalizaçaõ da atividade política. Conheço pessoas que vestiam a camisa do partido e que hoje estão cegadas pelo ódio nazifascistóide. Jamais fui do tipo militante chato, que colocava o nome do partido em qualquer conversa; eu não vestia a camisa nem empunhava bandeira, embora votasse nos candidatos do PT. Saí em defesa do partido quando ele, a democracia e o governo de inclusão social e que dava oportunidades aos secularmente excluídos passaram a ser perseguidos e criminalizados. E dessa luta não saí e não saio, até que a Democracia seja restabelcida em noso País.

            Abraço.

    2.  
      Incrível como funciona bem

       

      Incrível como funciona bem o trabalho sujo da imprensa. Em especial, quando se volta a desmantelar a biografia de um homem digno como o brasileiro José Genuíno.  Ainda há pouco tempo, uns  criminosos  de um conluio Imprensa/Polícia, destruíram a vida de alguns educadores. Naquele escabroso caso,  também fraudulento, da Escola Base.

      Observando essas coisas, compreendemos a importância de nos manter mais atentos ao trafegar sob esse tipo de nevoeiro.  Aqueles que já estão enredados nos experimentos do fisiologista russo Ivan Pavlov, clandestinamente aqui aplicados. Infelizmente, nestes casos nada pode ser feito.  No entanto, quando o caso decorre da falta de nitidez daqueles mais calorentos e, ou, preguiçosos, aqueles que adoram andar na sobra, sempre procurando uma bruma ou o escurinho de um socavão pra se proteger do sol. Ai  velho, recomenda-se desligar o foco-automático.

      Somente se ajustando manualmente o diafragma do cérebro. Do contrário meu caro, as fotos vão estar sempre desfocadas, borradas, não dá pra enxergar nada. É sempre aquele desgosto, a descrença. Isso, quando não ocorre ficar à deriva, ao feitio daquele cão  que caiu do caminhão da mudança, ninguém viu, e, bicho saiu abestado, talhado a seguir o primeiro malafaia que lhe estalar os dedos.,

      Orlando

      1. Por achar

        Orlando por acreditar na historia dele eu votei nele para deputado federal algumas vezes e uma para governador de SP.

        Minha avaliação não é decorrente de acompanhar o caso pela imprensa.

        Tive a oportunidade de ler o processo e acompanhar o depoimento de Duda Mendonça.

        A minha decepção foi maior que a minha admiração.

        Se voce tivesse tambem esta oportunidade e não se pautasse pela imprensa, talvez chegasse a mesma conclusão que eu… ou não…

        Mas enfim… abraços..

         

         

  3. Peço desculpas à família de

    Peço desculpas à família de Genoíno é à sua memória mas como assim, “evitar a fulanização”? Ainda mais de Joaquim Barbosa, o personalista? Mas fosse quem fosse, se não for punida em vida a pessoa que ordenou o afastamento de Genoíno dos médicos, exatamente o sr. Joaquim Barbosa, a história se encarregará de execrar sua figura, como faz com tantos outros traidores covardes da pátria.

  4.  Tudo que estamos passando

     Tudo que estamos passando hoje começou com este AP 270 (mensalão) e o estrelato de Joaquim Barboza.

    Na verdade o tal mensalão foi um ensaio que deu certo. em cima disso  se promoveu o  pesadelo do impeachment e tudo que veio depois dele.

    1. Concordo com voce, Ritinha.

      Concordo com voce, Ritinha. Alguns afirmam que o golpe começou em 2013 (onde está o movimento passe livre?), mas na verdade começou no julgamento do mensalão.

      A falta de combatividade do PT, que assisitiu passivamente a degola de seus maiores líderes, depois do Lula,  incentivou a direita a continuar com seu projeto de criminalizar o petismo.

      De Joaquim Barbosa e Genoíno a Moro e Lula foi um pulo. Agora reagem, mas pode ser tarde

  5.  Tudo que estamos passando

     Tudo que estamos passando hoje começou com este AP 270 (mensalão) e o estrelato de Joaquim Barboza.

    Na verdade o tal mensalão foi um ensaio que deu certo. em cima disso  se promoveu o  pesadelo do impeachment e tudo que veio depois dele.

    1. Ali começou o fim do governo.

      Ali começou o fim do governo. A presidente e o ministro da justiça assistiram estáticos o show de casuismo no julgamento. Ainda hoje acho muito suspeita essa atitude. Poderiam ter convocado o Conselho da República, mas nada fizeram.

  6. Comido pelos leões que alimentou.

    O sofrimento do companheiro Genoíno é coisa  atroz…Nada justifica.

    Mas ele não pode reclamar da mídia, explico:

    Genoíno, quando entrei no PT, ainda atuava sobre os restos do PCBR, falange de ultra-esquerda que se abrigou no Partido dos Trabalhadores, junto com a Convergência (Socialista) e outras menores, mas não menos barulhentes, como O Trabalho.

    Desde então, o bravo companheiro veio mudando completamente sua orientação ideológica, caindo na DR, Democracia Radical, a tendências mais a direita do PT, muito mais que a Articulação, então hegemônica.

    Nessa época eu simpatizava com a Articulação de Esquerda.

    Ficávamos putos com o Genoíno, porque toda vez que ele perdia a luta política dentro do Partido, ele usava a mídia para fazer pressão de fora para dentro.

    A Globo e a mídia comercial o adoravam porque ele era o petista que mais batia na “radicalidade” do PT, e lógico, no próprio PT.

    Foi assim que o Genoíno construiu seu enorme trânsito nos círculos, digamos, mais civilizados da direita, incluindo aí os militares.

    Bem, tinha também o fato de que o Genoíno tinha uma discilplina rigorosíssima, e era nosso melhor parlamentar, sabia o regimento da Câmara de cabeça para baixo e trás para frente.

    Essa é a essência de seu capital político, que paradoxalmente, conviveu com um caráter acima de qualquer suspeita, diga-se.

    Eu nem sei dizer se o Genoíno foi ingênuo, ou se os resultados do autoritarismo quebraram um pouco seu espírito ao longo do tempo, fazendo-o crer que poderia, de fato, construir uma aliança nacionalista, tendo a mídia e alguns setores do capitalismo nacional como interlocutores desse projeto.

    Acho que foram as duas hipóteses.

    A postura do Genoíno é diferente do Zé (Dirceu). Zé (Dirceu) era cínico, pragmático, que sabia que os caras da globo & Cia eram canalhas, mas resolveu apostar na sua tese de que o Estado tem condições de domar esse monstro (mídia). Achava que a questão era só controlar os caras pela grana. Esqueceu das questões de classe. Esqueceu que há muito mais grana disponível para derrubar um governo como o nosso.

    Errou feio.

    O Genoíno não, ele acreditava piamente na possibilidade de reformulação (por dentro) da natureza entreguista da mídia, com uma espécie de “foquismo reformista”.

    Bem, agora, para os dois, faz pouca diferença.

    Força Zés.

    1. Genoino nunca esteve no PCBR.

      Genoino nunca esteve no PCBR. Foi quadro histórico do PCdoB e saiu pela dissidência da Ala vermelha, indo fundar, no início dos anos 80, o PRC, que juntou desde Tarso Genro até Cláudia Costin, passando por Aldo Fornazzieri. 

      Genoino é uma vítima de suas decisões e de seus rumos políticos. O partido de gabinete, que deixou a rua e a mobilização,  deu nisso.

      1. Sopa de letrinhas

        Sérgio, de fato, podes ter razão, embora isso altere pouco a natureza do meu texto, que busca explicitar o trajeto dele, desde a ultra-esquerda até a direita do PT.

        Meu filho, não confunda governo e partido.

        Na década de 80/90 tínhamos esse debate de partido de massas e de quadros.

        Com a gradual chegada do PT aos mais variados níveis de governo, até o federal, realmente, boa parte dos quadros do partido foi chamada a tarefa de governar.

        Mas a tarefa de mobilização cabia só ao PT?

        Uai, não era essa a oportunidade para os “puros” da esquerda “alice” assumirem as mobilizações e o contato com as massas?

        Cadê esse pessoal na História?

         

  7.  ‘não, a gente não vai

     ‘não, a gente não vai publicar, porque eles são menores de idade, mas a gente vai gravar’”. 

    Se fossem filhos meus não gravavam, mas não gravavam mesmo. Chegou a hora confrontar o pig e não é só no discurso na internet.

  8. Outro dia vi fotos diversas

    Outro dia vi fotos diversas da casa de Sérgio Cabral, na qual uma piscina parece se confundir com o mar. É um luxo indescritível. Nem sou muito de detonar contra uma pessoa por sua riqueza, até porque não conheço a origem de Cabral, como por exempo, se o pai, também Cabral, jornalista credenciado, respeitado, e de uma história de vida exemplar, não teria condições de ter lastredo a vida de seu filho, como todo bom pai faz, dividindo sua riqueza. 

    Quero dizer que, tanto no caso de Genoíno, quanto no relacionado a Lula, e Dilma também, claro, até o presente não houve um órgão da imprensa capaz de, por meios esúreos, fotografar as residências deles. Isto porque são todos homens de vida normal, comum a todo cidadão brasileiro. Vimos, sim, na imprensa, que a frente da casa de Genoíno é tão simples, que, por isso mesmo, nem valeria filmar seu interior, pois talvez lá encontrassem panelas de alumínio, copos de geléias, e outras coisas que ricos jamais manteriam em seus lares.

    Que eu me recorde, o maior crime de Geoíno, foi, por indicação não sei de quem, mandar a esposa retirar do Banco Rural a quantida de 50 mil reais, parte do chamado caixa-2 de campanha. Aliás, todos os políticos presos naquela ação foram presos em primeiro plano pelo uso de caixa-2, fato corriqueiro, sistemático, em todas as campanhas, desde que empresários podiam contribuir com seus candidatos preferidos. 

    A prisão de Genoíno foi um verdadeiro escárnio, uma afronta a todos os direitos humanos, senão pelo crime de bagatela, mas sobretudo pelo estado de saúde precário do petista, que, como se refere a filha, era de morte iminente, não fosse ele ter ido ao hosital clandestinamente. Nem isso Joaquim Barbosa viu, e sentiu. 

    Joaquim Barbosa não foi o único ministro maldito a tomar a decisão de acabar com o PT, mas sem ele, certamente, a história daquele julgamento teria sido distinta. Foram os holofotes da imprensa que o animaram a se tornar ums selvagem na ccorrida contra suas presas. 

    Pouco se fala da condução que JB deu àquela ação, mas ainda veremos, um dia, quem sabe, alguém colocá-lo no seu devido lugar. Tão sacana que vivia no Plenário do STF fazendo voltas no corpo como se fora mesmo um homem muito doente que trabalhava por amor ao ofício. Tanto isso não era verdade, que o vimos em outras instâncias, como num bar, bebendo álcool, ou no Macaracanã ao lado de Tiaguinho e esposa, luciano e Angélica, lépido e fagueiro. 

    Não sinto ódio desse juiz ordinário, mas se pudesse, não veria mais sua cara em nenhum site na internet.

      1. O julgamento do “mentirào”
        O julgamento do “mentirào” foi uma grande farsa em que um conluio midiatico penal condenou pessoas sob a alegaçao de que congressistas foram comprados para se aprovar as reformas de Lula, mesmo se sabendo que tais reformas foram apoiadas tambem pelos partidos de oposiçao…e até hoje nao apareceu sequer um parlamentar que tenha sido comprado, ja na compra de parlamentares para a compra da reeleicao de FHC as provas eram irrefutaveis mas nao vinham ao caso…interessante se notar que os emprestimos contraidos pelo PT foram devidamente quitados, nao houve compra de parlamentares e sim apoio financeiro a base aliada, que o Barbosa chamava “projeto de poder”…como o caixa 2 não era crime, a saida foi crminalizar o caixa 2…ja na Lava Jato nao houve caixa 2 do PT e sim caixa 1, que tambem foi crminalizado…somente o do PT, ja o do PSDB foi bondade pro “Santo”…

        O crme de Genoino foi năo usar a politica para se enriqecer…

        http://www.viomundo.com.br/entrevistas/genoino-nao-tenho-patrimonio-nem-riqueza-material.html

  9. O show nāo pode parar…
    O show não pode parar…Sérgio Moro fez treinamemto no julgamento da AP 470 transmitida ao vivo na telinha da Globo com Merval Pereira atuando como ministro do STF e dando ordens e incitando a turba ….Moro, assessor de Rosa Weber, formulou o famoso voto Nao tenho provas contra Dirceu mas a Globo sic literatura me manda condenar entao eu condeno…o mesmo Moro continua dando as cartas no lawfare* anti-petê e está prestes a condenar Lula a mando da mesma “literatura”…Moro quer presos para chamar de seus, sempre petê, o que é compreensivel, uma vez que, como apontou o embaixador Samuel Pinheiro, a Lava Jato é uma operaçao do PSDB…jå o mensalão tucano com um caminhao de provas, como por exemplo um cheque nominal de 100 mil reais sacado por Azeredo, bem como a constatação de que, contrario do que se viu na AP 470, houve desvio de dinheiro publico de estatais como Furnas e Cemig, caiu no esquecimento…q blz ser tucano nesse pais em que as Insttuicoes sao usadas para vingança politica e para dar golpes de Estado

    https://www.instagram.com/p/BO5zNW8Ab7v

    *lawfare = Direito Penal do Inimigo

    Sobre este tema publicamos bons artigos no GGN…busque por Direito Penal do Inimigo, da Alçada a Lava Jato

    1. Uma correção, Spin

      Os cheques de R$100 mil a que você se refere foram depositados na conta de Pimenta da Veiga, não de Eduardo Azeredo.

      Aécio Cunha e José Janene compartilhavam esquema de propina em Furnas, tendo a Bauruense como operadora. Há fartas provas disso, como aquela famosa lista, que Aécio e sua cupincha nas polícias, MP e judiciário mineiros acusou de falsa, mas que duas perícias da PF atestaram como verdadeiras. Além disso há o caso dos aeroportos construídos com dinheiro público em fazendas da família de Aécio; há suspeitas de que tais aerportos sejam usados por aeronaves que transportam entorpecentes. O helicóptero apreendido com 445 kg de pasta-bas e de cocaína na cidade de afonso Cláudio, interior do ES, em meados de 2013, é propriedade da família Perrella; o senador Zezé Perrela é amigo pessoal de Aécio Cunha. Sem fazer qualquer investigação sobre a origem da carga apreendida e sobre os responsáveis, a PF e o MP declararam a família Perrela inocente e liberaram a aeronave poucos dias depois da apreensão da carga. A mídia criminosa abafou o assunto. Tanto a PF como o MP e o PJ fingem que o caso está encerrado e ninguém mais toca no assunto.

      Ademais Aécio Cunha tem contra si várias delações, apontando que ele recebeu milionária propina de empreiteiras, como a AG, na construção da Cidade Administrativa, nova sede do governo de MG. A ‘comissão’ do grupo de Aécio é estimada em 3% do valor total da obra, que ultrapassou R$1 bilhão.

  10. Não tem como fugir, o

    Não tem como fugir, o republicanismo infantil do PT contribuiu muito para essa condenação, além de outras do grupo.

    Sinceramente, enquanto a esquerda não mudar o entendimento do que é realmente o poder, nunca mais vai governar ninguem.

    1. O errado é que está certo?

      A falha está nesse suposto chamado “republicanismo” do PT ou na falta de vergonha na cara, de quem se vende,descumpre sistemáticamente as leis vigentes e despreza as regras estabelecidas pelos princípios republicanos para agradar a choldra inflamada pela GLOBO/Mossack-Fonseca?

      Se um partido para qualificar-se para exercer o poder ao gosto do judiciário tem que se constituir de bandidos como Temer, Quadrilha, Moraes, Gatinho Angorá e tantos outros, não seria melhor debater melhor essa questão de democracia de aparências?

  11.  
    Joaquim Barbosa contraiu o

     

    Joaquim Barbosa contraiu o pesado carma. Moro está no mesmo caminho, contraindo também um carma pasadíssimo ao jogar o país no abismo. 

    Se não pagarem aqui, vão pagar no além. Não é vingança, é a lei da natureza.

    1. Atė ser cooptado pela troupe
      Atė ser cooptado pela troupe golpista que ai está, Barbosa sofria pesada campanha de desgaste por parte da midia, tendo sido alvo de reportagem do Estadao numa denuncia de uso de falsos atestados mėdicos pra ficar de bar em bar tomando umas biritas enquanto processos se acumulavam na sua gaveta profunda…no entanto passou a ser querinho da midia ao entrar no jogo sujo do conluio nidiatico penal abti petê…alias, Barbosa deveria ter renunciado ao cargo de ministro, uma vez que ele se tornou ministro por conta do tal “projeto de poder” do PT, ou serå que um FHC ou outro bacana da Casa Grande o indicaria para tal cargo algum dia

      Recordar ė viver: a reaçao da midia ă indicacao de Barbosa ao STF, em 2003

      https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-reacao-da-midia-a-indicacao-de-barbosa-em-2003

  12. Solidariedade

    Pelo menos houve uma corrente solidária para o pagamento da injusta multa que o judiciário impôs ao digno José Genoíno e depois à sua filha Miruna para denunciar em seu livro a perseguição e a tortura infligidas ao seu pai, desde a fraudulenta AP470. Tenho a satisfação pessoal de ter participado das duas correntes.

  13. O caso Genoino foi parte de um enredo
    Livro bem vindo…e de livro em livro serå possivel se pegar o fio da moeda sic meada que levou ao golpe de Estado. O que não dá para aceitar é o povo brasileiro continuar tendo acesso apenas ao que dá no JN…ta vindo ai o livro do Cancella sobre o Chicago Boy Sérgio Moro…que esta biblioteca sobre este periodo em que o Brasil ousou ser um grande pais mas que foi devorado pelas famosas “forças ocultas” sirva de base para um filme, já que a Globo está produzindo um com sua versão mentirosa partidarizada.

    O julgamento, bem como o tratamento dispensado a Genoino pela midia e Instituições năo foram um caso isolado, muito pelo contrário, fizeram parte de um contexto maior, essa psicose coletiva construida como parte essencial ao golpe de Estado e a destruiçao deste pais.

    Importante se notar que o julgamento farsesco do “mentirão” veio num momento em que a ultradireita havia emergido das trevas, o que ocorreu no 5o ato do MPL, em 2013, quando o MBL pirateou a marca MPL e, como grupo mercenario 4.0 ajudou na instauração da Primavera do Mercado no Brasil, a qual resultou no golpe de Estado.

    Mino Carta: 2016, o ano do asno

    https://www.google.com/amp/www.cartacapital.com.br/revista/933/o-ano-do-asno-pomposo/@@amp

    O julgamento farsesco da AP 470 foi parte desta psicose coletiva em que defensores da ditadura militar invadiram o Congresso numa cena bizarra: uma moça em estado de pânico ao ver a bandeira do Japão como um sinal de que o comunismo havia tomado de conta.

    No video abaixo, o exato momento em que, em 2013, essa turba de psicöticos teleguiados, devidamente autorizada e até incentivada pela midia e policia tomou as ruas nas tardes de domingo para satisfaçao da Cooptação Internacional, a qual viu que o pais estava pronto para ser devorado pelo Mercado Sanguinário com a ajuda de Instituicões mantidas pelo povo brasileiro, com o apoio de uma turba de asnos.

    https://www.vice.com/pt_br/article/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2

  14. CONGRATULAÇÕES E AGRADECIMENTOS

    Reverentes congratulações e agradecimentos a Miruna Genonoíno por este lindo gesto de amor inexorável e de resistência altaneira. Parabéns pelo belíssimo exemplo de força moral e de inteligência emocional materializado na iniciativa de produzir este livro, que há de ser eternizado como um libelo contra a opressão, a injustiça e a crueldade de uma estrutura arcaica de poder, que mostra sua face horrenda no fascismo midiatizado.

    O relato pungente e indelével das perversas, ilegais e abjetas arbitrariedades praticadas contra José Genoíno haverá de constituir um referencial poderoso e transformador para o enfrentamento do fascismo no Brasil. As inúmeras violações de direitos cometidas por autoridades do judiciário e pelos asseclas da mídia hegemônica contra Genoínio e seus familiares precisam ser denunciadas, para um dia serem investigadas e coibidas.

    E os atos de solidariedade humana de todos os que auxiliaram na superação deste cerco orquestrado e criminoso, que colocou em risco a vida de Genoíno e a saúde emocional de seus amigos e familiares, devem ser divulgados, para que inspirem e impulsionem a sociedade no caminho da democracia e da harmonia, para reverter a disseminação do ódio e promover a superação dos retrocessos, através do inexorável amor fraterno.

  15. Relato emocionante.

    Prezados,

    Há tempos tenho escrito, mostrado e demonstrado que a mídia comercial brasileira é criminosa, além de golpista, oligárquica, plutocrática, cleptocrata, privatista, entreguista e anti-nacional. Sobre o que foi o farsesco e midiático “mensalão do PT” e o julgamento da AP-470 dele decorrente sentenciei: foi a maior aberração jurídica já ocorrida no Brasil. Sobre joaquim barbosa eu e muitos outros o comparamos a Torquemada, a um capitão-do-mato. Mais do que uma pessoa rude, grosseira, cheia de ódio e ressentimento, e vingativa, este relato de Miruna Genoíno mostra que JB é ainda pior do que pensávamos: ele é um criminoso vil, cruel, insensível, incapaz de perceber o sofrimento daqueles que julgou e mandou encarcerar.

    Conclamo os jornalistas e analistas indenpendentes a escrever sobre os abusos, arbitrariedades, crueldades e crimes cometidos por joaquim barbosa e outros do stf (além do torquemada paranaense, é claro) contra José Dirceu e Henrique Pizzolato. Por que nenhum jornalista ou blogueiro independente vai até o presídio onde estão encarceradas essas pessoas e as entrevista? Antes que José Dirceu ou Pizzolato morram, é preciso conhecer as agruras, sofrimentos, humilhações e torturas por que têm passado, desde que o farsesco e midiático julgamento da AP-470 lhes privou de liberdade. sérgio moro confiscou a casa em que mora Dona Olga Guedes da Silva, um dia pós ela ter completado 96 anos de idade.

    Essas monstrusidades cometidas pelos veículos de mídia, por procuradores do MP, juízes federais e ministros do STF têm de ser denunciadas, de forma que as gerações futuras saibam dos horrores que os meios de comunicação e as instituições do chamado ‘sistema de justiça’ foram capazes de fazer por razões ideológicas e polítco-partidárias. Não bastam reportagens esparsas em blogs ou veículos impressos ou pequenas entrevistas e declarações em vídeo. É preciso registrar esses fatos em livro, com boa edição e revisão. Juristas, advogados e mesmos juiízes garantistas devem ser ouvidos. Cientistas Socias e Políticos, além de Filósofos e Historiadores devem ser entrevistados e colhidas suas análises sobre as barbaridades cometidas naquele episódio e julgamento, bem como os crimes que têm sido cometidos de forma continuada pelos integrantes da Fraude a Jato, que colaboraram de forma decisiva para o golpe de Estado, que derrubou o governo legítimo e instalou essa barbárie que hoje impera em nosso País.

     

  16. Mais uma vez emoção.

    Miruna , mais uma vez você me trás emoção. A luta familiar para manter a integridade de Genoino, tão ameaçado pela infame perseguição de joaquim barbosa inflada pela mídia calhorda capitaneada pela groubo, será sempre conhecida como heroica. Não há como desvincular a criminosa atuação de nosso judiciário na injusta condenação de Genoino , palavras de Eugênio Aragão, conhecedor das entranhas desta tramoia, a  AP470. Agora estamos purgando nossa inércia assistindo a destruição do estado brasileiro executada pela camarilha golpista. Castigo !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador