Firehosing: a estratégia de disseminação de mentiras usada como propaganda política

Jornal GGN – Na edição após a eleição presidencial de outubro de 2018, o Le Monde Diplomatique Brasil publicou um vídeo e reportagem abordando o conceito de “firehosing”, que está associado à estrutura de comunicação que dissemina notícias falsas nas redes sociais, usada à exaustão por Jair Bolsonaro e família. A tática foi estudada por pesquisadores a partir da rede de informação utilizada pelo governo Putin, há anos. Depois é que foi reproduzida e “aprimorada” por Donald Trump e, agora, Bolsonaro. Para os estudiosos do tema, é possível que os leitores contaminados pelas notícias falsas dificilmente tenham acesso ou aceitem a informação correta e apurada. Assista ao vídeo abaixo.

Do Le Monde Diplomatique Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=Xf1y3kdaVAk width:700 height:394

2 comentários

  1. Compartilhe

    Taoquei, criado por Putin, na guerra da Criméia.  Estes programas, digo, aplicativos, que consomem fábulas em datacenters, redes de suporte e pessoal,  que sai gratúito para o usuário, são neutros. Bom saber que posso confiar na segurança de-mails depositados no exterior, que os likes não são chaves de rastreamento de afinidades e preferências.

    Nada disto  foi subsidiado  pelo nosso departamento de estado. Que programas de datamining surgem naturalmente, e não para vasculhar o bigdata gerado pelos aplicativos de redes sociais. Tudo isto, igual hollywood, era perfeito e isento,  até surgir o Putin planejando invadir a Crimeia. E tudo isto passou a ser empregado para o mal. Vou compartilhar

  2. explicação interessante sobre

    explicação interessante sobre as origens das mentiras bolsignaras infames….

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome