4 de junho de 2026

Globo continua cerco a Genoino

Por Assis Ribeiro
 
A chocante perseguição da Globo a Genoíno
 
Do Tijolaço
 
Por Miguel do Rosário
 
 
Tantos fatos políticos acontecendo no Brasil, e o jornal O Globo continua obcecado em perseguir um homem doente e já condenado pela Justiça. O jornal publica hoje matéria de quase uma página inteira apenas para informar que Genoino “mudou de endereço” em Brasília.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 
 
Genoino estava hospedado na casa de um amigo em Guará, um apartamento minúsculo onde moravam mais de cinco pessoas. O Globo não publicou nenhuma foto, porque não queria transmitir a imagem de “pobre”. O Globo também jamais publicou a foto da casa de Genoíno em São Paulo, pelas mesmas razões.
 
E agora, que Genoino mudou-se para uma casa num condomínio de classe média, pertencente ao sogro de uma de suas filhas, o jornal entendeu que poderia obter uma fotografia melhor para prejudicar ainda mais a imagem pública do ex-deputado. E, de quebra, perseguir a sua família.
 
A matéria revela a perseguição de Barbosa, e da Globo, à Genoino.
 
Confira esses trechos:
 
“Na sexta-feira passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do mensalão, rejeitou o pedido de transferência de Genoino para São Paulo e deixou claro que, se o ex-deputado quisesse fazer consulta particular com Kalil, teria que convidar o médico para realizar os exames em Brasília. Segundo o advogado Luiz Fernando Pacheco, Genoino não tem dinheiro para bancar as despesas com viagens de Kalil e, por isso, decidiu se consultar com médico local.
 
— O Genoino não teria como pagar essas despesas — disse.”
 
Ou seja, ao proibir Genoíno de cumprir prisão domiciliar em seu próprio… domicílio, conforme manda a lei, Barbosa mais uma vez ataca a saúde do parlamentar, porque impede-o de se tratar com seu médico.
 
A reportagem não menciona a denúncia do advogado de Pacheco, o qual informou que Barbosa compara Genoíno a Fernandinho Beira Mar ao negar a sua transferência para seu estado natal. Nem sei como comentar isso. Beira Mar é um preso de altíssima periculosidade, que, suspeita-se, ainda controla o tráfico de dentro da cadeia e sempre fugiu da autoridade. Genoíno se entregou à Justiça voluntariamente e foi condenado a regime semi-aberto. Não oferece perigo nenhum à sociedade. É um herói político por sua luta contra a ditadura e foi um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional. Hoje é um homem alquebrado pela tortura midiática que lhe foi inflingida, num processo viciado e político, segundo a opinião de vários juristas importantes, como Celso Bandeira de Mello.
 
Mais um trecho da matéria:
 
“Procurado pelo GLOBO, o ex-deputado não respondeu ao pedido de entrevista. Uma mulher, que estava na área externa da casa no momento da chegada da equipe de reportagem, disse que o ex-deputado está proibido de falar com jornalistas.
 
— Ele está cumprindo silêncio obsequioso, uma punição típica do Santo Ofício — disse Pacheco.
 
Um dos vizinhos do ex-deputado disse ao GLOBO que uma única vez viu Genoino fazendo exercícios físicos nos fundos da casa. Janelas e portas da casa estão sempre fechadas.
 
— Não tenho visto ele sair. Ele está recluso — disse o vizinho, que pediu para não ter o nome publicado no jornal.”
 
Genoíno está “proibido” de dar entrevistas. Por aí se vê o apreço que o Judiciário – e a mídia, que dá a notícia sem trazer uma crítica –  tem pela liberdade de expressão. Marcos Pereira, acusado de estupro, pode dar entrevistas à vontade. Outro dia revi Crime Real, filme de Clint Eastwood, interpretado pelo próprio, que faz um jornalista que descobre, no dia da condenação à morte de um prisioneiro, que ele é inocente. O condenado dá entrevistas normalmente ao principal jornal da cidade.
 
Genoíno, não. Ele não pode dar entrevistas porque Joaquim Barbosa, que trocou o juiz responsável pelos réus do mensalão por um outro, mais obediente e mais tucano, tem medo do que Genoíno possa dizer. Barbosa parece fazer de tudo para que Genoíno não sobreviva às humilhações midiáticas constantes que ele tem lhe imposto, a começar pela prisão sensacionalista, num feriado de 15 de novembro, e seu translado para um presídio em Brasília, a milhares de quilômetros de sua residência. E ao mantê-lo em regime fechado, quando a sua sentença determinava a prisão em regime semi-aberto.
 
A troco de quê o Globo entrevista vizinhos da casa onde está Genoíno? Qual o interesse em saber se as janelas da casa estão abertas ou fechadas? Não está claro que isso constitui mais uma perseguição, porque constrange não apenas o condenado mas todos os seus parentes que lhe deram abrigo? Não é mais uma razão para a Justiça autorizar que ele vá para seu domicílio, e cumpra lá a sentença de prisão domiciliar, conforme manda a lei e conforme se permite a todos os condenados nesse regime?

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

12 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jossimar

    5 de janeiro de 2014 11:09 am

    O que eu gostaria de saber é

    O que eu gostaria de saber é porque o governo do PT continua dando dinheiro para a Globo?

    Esta empresa é uma sonegadora confessa de impostos. Como pode uma sonegadora receber dinheiro do governo?

    Deve ser por isso a correção da tabela do IRPF abaixo da inflação, de novo. O governo tira dos trabalhadores para compensar o que não pagam os sonegadores.

    Dilma, vamos rever esta festa de isenção nos dividendos recebidos. Chega de sacrificar os que pagam na fonte.

    Chega de raspelar os velhinhos com o fator previdenciário.

    Vamos tributar mais quem pode pagar mais e ter um pouco de pena dos que tem menos.

  2. Jossimar

    5 de janeiro de 2014 11:11 am

    Se os repórteres da globo

    Se os repórteres da globo querem uma matéria, porqure não vão investigar a compra do apartamento em Miami. Tenho certeza que daria uma ótima matéria.

    E o helicóptero então?

    PIG de merda.

  3. renato batisteli pinto

    5 de janeiro de 2014 11:45 am

    O que eu não percebo é como

    O que eu não percebo é como ninguém poem cobro ao aviltamento da lei praticada pelo JBatman. Não há o que fazer senão resignar-se? Não há instancia superior a que recorrer? Não podemos fazer nada, um abaixo assinado, uma moção? Sei lá, qualquer coisa?. É triste essa impotencia.

  4. Luiz C. Benevides

    5 de janeiro de 2014 11:58 am

    Onde andam os nossos

    Onde andam os nossos acovardados congressistas? Alguem precisa conter tais desmandos psicopatas.

  5. Jair Fonseca

    5 de janeiro de 2014 12:20 pm

    E o resto da grande mídia vai atrás

    Vi essa matéria em outros jornais e sítios de notícias. Acho que todos os jornais mineiros, a começar pelo Estado de Minas, puseram isso na primeira página de ontem.

  6. lenita

    5 de janeiro de 2014 1:37 pm

    Falar mais o que, deste omi

    Falar mais o que, deste omi que se tornou um ditador do Brasil? Falar mais o que deste grupo de imprensa que se sente um verdadeiro comandante de tudo no país? E para completar, falar mais o que dessas agências reguladoras que só regulam o interesse das empresas ?

    Uma vontade de me tornar uma vândala (?) e sair por aí quebrando tudo tb.

    Pobre Genuíno. Que Deus lhe dê forças para continuar vivendo nesse país de tantas injustiças, que me deixam injuriada.

  7. lenita

    5 de janeiro de 2014 1:38 pm

    Minha única esperança é que a

    Minha única esperança é que a Dilma seja reeleita e volte botando prá quebrar.

  8. José Anacleto

    5 de janeiro de 2014 2:23 pm

     
    E a OAB continua

     

    E a OAB continua calada…

    Por isso eu tenho nojo dessa OAB.

    Ela não passa de mais um parido político.

     

  9. Obelix

    5 de janeiro de 2014 5:12 pm

    Genoíno e Maranhão: A Falência do Estado-Juiz brasileiro.

    Prezados e prazadas,

    Por mais diferentes e distantes que pareçam as situações descritas acima, onde poderíamos adicionar outras, como Carandiru, ou os ataques do PCC de 2006 em SP, a violência implícita nos fatos assombrosos de São Luís, onde ataques ocorrem por ordem de grupos criminosos encarceirados, e o suplício de Genoíno guardam uma tragédia comum: expressam a vocação criminosa do Estado-juiz brasileiro.

    Não é à toa que todas as organizações criminosas, que merecem este nome, surgiram de dentro para fora das cadeias, como estranha manifestação da dialética da violência: se aviltam e massacram presos para puni-los, eles nos devolvem com mais e mais violência, só que aleatória, portanto, mais perigosa, do ponto de vista social.

    Já mencionamos aqui que as penas evoluíram do conceito da vingança (olho por olho), da visão religiosa (direito penal saxão), quando colocavam a sobrevivência dos réus a suplícios subordinada a uma “absolvição divina”, portanto, inquestionável, mas de fato, ninguém sobrevivia a ser jogado de um precipício, passando pelos modelos inquisitoriais, com a pena após a pena (esquartejamento, fogueiras, degola, desterros permanentes, etc), e a noção de publicização de seu rito de humilhação nos autos de fé, até o que temos hoje, isto é, modelos quase que universais de restrição da pena a um proporcionalidade, pessoalidade restrita, impedimento de duplicidade, devido processo, etc.

    No entanto, também sabemos que estas estruturas penais não se disseminaram de forma linear, ou seja, se olharmos o sistema penal inglês ou alemão, e os latinoamericanos, teremos diferentes e convergências comuns a situação geopolítica de cada nação no sistema global, ou: países mais ricos e com menor desigualdade sempre têm sistemas penais mais justos e humanos, enquanto a barbárie penal fica quase sempre adstrita a pobreza, salvo o caso de Guantánamo, que é outra coisa.

    Autoridades governamentais, juízes, promotores, policiais, a elite, junto com a classe média, nunca resistiram a tentação de aniquilação do apenado, da completa impossibilidade de sua reinserção, ou da expectativa fatcível de sua morte por outros dentro do cárcere.

    Como responsabilização penal e pena no país sempre respondeu a um ajuste entre classes (aos ricos o direito, aos pobres, a lei), agora adicionando a categoria preso políticos, estes setores nunca se incomodaram e nunca se incomodarão com a situação de presos ao redor do país.

    Talvez poucos de nós nos déssemos ao trabalho de falar do assunto até a prisão de Genoíno, mas tudo bem, antes tarde do que nunca.

    É esta faceta que está impressa na ação do juiz Joaquim Barbosa no caso Genoíno, com a certeza mais confortável que o sofrimento dele (Genoíno) não resultará em problemas e convulsões sociais como no Maranhão, mas até aplausos e mais aplausos pelo seu público fiel.

    Também as autoridades maranhenses, assim como as paulistas, sabiam e sabem desde muito tempo o que estava por vir, mas maquiavelicamente esperaram a explosão criminosa para justificar seus atos de mais selvageria como justificativa para impor “a ordem”.

    Infelizmente, Genoíno é mais uma vítima deste imenso paradoxo brasileiro (e talvez estadunidense, em Guantánamo, ou de ouros países): O Estado que comete crimes mais  graves para punir seus criminosos condenados.

     

  10. Maria Carvalho

    6 de janeiro de 2014 1:32 am

    e-mail.

    Por que não “empanturramos” a caixa de e-mail desse, que escreve o artigo, cobrando-lhe reportagens sobre o comportamento que a mídia promove em relação a outros condenados na mesma ação? (Roberto Jerferson, por exemplo).

    Jailton de Carvalho – [email protected]

  11. Severino Fernandes

    6 de janeiro de 2014 4:46 am

    Toda essa perseguição contra
    Toda essa perseguição contra José Dirceu e contra José Genoíno não são gratuitas… Elas apenas indicam o que já temos denunciado à exaustão: que Dirceu e Genoíno são presos políticos em plena “meia-democracia” (meia democracia porque não há democracia plena em um país onde uma mídia de direita e vinculada aos interesses do poder econômico faz o que quer e bem entende de forma covarde e impune).Lula e o PT chegaram ao governo pelas regras políticas e eleitorais do establishment brasileiro. Mas as elites que se viram surpreendidas pela chegada dos trabalhistas ao governo dentro das regras que eles próprios fizeram para (se possível) evitar que isso ocorresse, logo trataram de mostrar quem de fato tem o poder no país.O recado é mais ou menos o seguinte: vocês tem o governo e o governo de forma transitória (porque existem as eleições – e também a possibilidade de golpes para abreviar mandatos), mas nós (que temos dinheiro e mídia) é que temos o poder de fato…Após fracassar a tentativa de golpe contra Lula, com o mesmo “mensalão” que nunca existiu no formato em que a mídia o construiu, só restou a esse mesma mídia e as elites endinheiradas, reacionárias e de direita (que ela vocaliza e representa) trabalhar pela desmoralização total do Partido dos Trabalhadores e pela criminalização de alguns de seus principais expoentes (os escolhidos foram José Dirceu e José Genoíno – por razões obvias: foram combatentes contra a ditadura militar, a mesma ditadura militar que a Globo e outros veículos de informações ultra-conservadores de direita apoiaram com entusiasmo).Mas para a mídia direitista realmente não basta apenas que Dirceu e Genoíno tenham sido condenados (sem provas) e presos (covarde e injustamente). Eles tem que ser humilhados, execrados, espezinhados, dia e noite… noite e dia…Na impossibilidade de levá-los à pena de morte (se pudessem – e houvesse pena de morte oficial no país – o fariam com prazer) a lógica é da morte moral através da execração permanente…O governo, covarde e leniente (incapaz de bancar uma lei de regulação da mídia para evitar esse estado de coisas – tal como foi feito na Inglaterra e na Argentina) assiste a tudo isso com o rabo entre as pernas.O mesmo governo que colocou  no STF, aliás, elementos influenciáveis por essa mídia e até vinculados a adversários políticos (seguindo um republicanismo tosco e masoquista…) e que não tinham estatura moral ou credenciais intelectuais para estar lá (gente até reprovada em exames médicos e psicológicos para assumir o cargo de diplomata).Dessa forma a tese da mentira e da manipulação vai prevalecendo sobre mentes e cabeças desinformadas ou cínicas… Sabe-se lá até quando venham a ser desmascaradas… o que pode demorar muito tempo…O problema é que isso tem resvalado no desrespeito a uma pessoa que está doente, alquebrada… O que denota a mais absoluta falta de humanidade e falta de respeito aos direitos humanos mais elementares…Mas infelizmente é esse tipo de mídia que alguns, de forma doentia ou irracional aplaudem. E que o governo finge que não é com ele…, continuando com o rabo entre as pernas…

  12. Stefan Mantu

    6 de janeiro de 2014 8:05 am

    A criminalização dos movimentos sociais e dos que lutam

    Enquanto um trabalhador que sempre esteve presente em todas as importantes lutas de nosso povo quero deixar claro que nunca esperei que fosse diferente a postura criminosa da justiça brasileira (?) que busca criminalizar o Partido dos Trabalhadores e todos os instrumentos de luta que construímos no Brasil.
    É o papel reservado à burguesia em defesa de sua classe … nenhuma novidade.
    O que mais me envergonha nesse momento é o silêncio conivente dos principais dirigentes de nosso partido que se calam ou fazem pronunciamentos envergonhados em defesa de nossos companheiros.
    Afinal…. quem está atualmente dirigindo/determinando as ações ou a falta delas nesse processo ?
    Seriam os marqueteiros ???
    Vamos às ruas lutar pela imediata libertação de nossos companheiros e sem demora.

Recomendados para você

Recomendados