Globo desmoraliza combate aos abusos no caso Garotinho

O Globo mostra que o uso do cachimbo entorta a boca, e continua praticando o direito penal do inimigo.

Confira o paradoxo.

Têm-se, de um lado, a imprensa combatendo as ameaças ao estado de direito, às arbitrariedades, à truculência, às ameaças aos direitos representadas por Bolsonaro.

Mas O Globo mostra que o uso do cachimbo entorta a boca, e continua praticando o direito penal do inimigo.

O grupo tem rixa histórica com o ex-governador Garotinho. Nos últimos tempos, Garotinho foi alvo de quatro prisões preventivas. Ele tem, entre seus adversários, a própria Globo e o desembargador Luiz Zveiter, de ampla influência sobre a Justiça no Rio, cujo escritório de advocacia da família atende o grupo Globo.

É evidente que quatro prisões preventivas sucessivas configuram perseguição política, atropela qualquer princípio justificador das prisões.

O casal Garotinho consegue um habeas corpus do desembargador Siro Darlan, conhecido no Rio por suas posições garantistas e por suas críticas às mordomias do Tribunal de Justiça do Rio. O que faz O Globo? Imediatamente providenciar uma reportagem com ataques a Siro. Toda vez que Siro toma uma medida que contraria o império, é alvo da mesma reportagem.

Pergunto: não é de uma extraordinária burrice estratégica recorrer aos instrumentos de abuso da imprensa em um momento em que se combate os instrumentos de abuso do Executivo e que as próprias prerrogativas da imprensa estão sob ameaça?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  As estranhas bandeiras da família de Ernesto Araujo, por Luis Nassif

13 comentários

  1. Para o Clã Midiático Marinho, o problema é o Desembargador, não o Garotinho.

    O Professor perguntou a um aluno quanto era 2 + 2. O Aluno respondeu que é 4. Outro Aluno diz: “Ei, tu tiraste 3 na última prova de matemática”. O outro Aluno retruca: “Ora, só porque eu tirei 3 na prova de matemática, significa que 2 + 2 não é igual a 4?”

    Isso é um argumento falaciososo denominado ‘ad hominem’. Em vez de refutar a fundamentação da decisão do Desembargador, o Clã Midiático Marinho faz ataques ao próprio Desembargador.

  2. Fernando Brito, em “Prisão de casal Garotinho não foi juridica, foi publicitária” [1], mostra também a seletividade da organização criminosa Globo ao noticiar apenas sobre o desembargador, pois o juiz de piso Glicério de Angiólis Silva, que decretou a última prisão do casal Garotinho, “foi afastado, pelo Conselho Nacional de Justiça, de suas funções em fevereiro deste ano, em razão de dez acusações, como assédio sexual contra duas estagiárias, falta de urbanidade com advogados e servidores e remoção irregular de servidores.” [2] E que “Glicério está exercendo a função amparado por liminar de outro juiz garantista, Ricardo Lewandovski, do STF, que não concordou com o afastamento preventivo de suas funções, antes de provadas as acusações.”
    – – – – – – – – – – – – – – – – –
    [1] http://www.tijolaco.net/blog/prisao-de-casal-garotinho-nao-foi-juridica-foi-publicitaria/
    [2] https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/cnj-afasta-juiz-acusado-de-assedio-sexual-no-rio-de-janeiro/

  3. A Globo tb persegue Siro Darlan há muito tempo. O maior câncer deste país é o grupo entreguista Globo.

  4. O Grupo Globo faz o que é melhor pra eles. Se isso significa foder o país, azar do país. E se tudo der errado (afinal um dia tudo acaba ), não tem problema = os Civittas já mostraram o caminho de levar um vidão com a herança do papai e do vovô enquanto os funcionários morrem sem receber seus direitos. Aliás, não seria exagero pensar que muitos profissionais do jornalismo estão saindo da Globo quando surge uma proposta ( como Monalisa Perrone e CNN ) justamente pra não ficarem sem seus direitos quando a Globo der uma queda – afinal sem dúvida nenhuma Bolsonaro é o presidente mais hostil a Globo e, portanto, não piscaria um segundo se tiver a chance de golpear o grupo ( Lula poderia ter tentado passar uma lei de mídia pra evitar a propriedade cruzada, uma aberração em democracias sérias, que é um fator crucial pro poder imenso dos Marinhos. Mas Lula achou que se alimentasse o escorpião ele nunca se voltaria contra ele. Ingenuidade ao cubo de uma cela de prisão em Curitiba – enquanto Cristina Kirchner, que fez isso com a Globo de lá, o Clarin, está com um pé e meio de volta ao poder ).

  5. Siro Darlan não um garantista qualquer, é do tipo que causa alergia na globo, nos sedizentes “liberais”, nos fascistas e nos inocentes do Leblon: garante Direitos dos mais pobres, mais vulneráveis…

    Ou seja, é algum “esquerdista”, na visão da turma antissocial. Não é de hoje, portanto, não é por causa de Garotinho que ele é patrulhado pela famiglia globo.

    Ideologia é isso aí, Nassif: agem até contra interesses em nome de “princípios”. O maior exemplo é que passaram décadas fazendo elegias aa internet e às redes sociais, como maravilhas do capitalismo. Quando se deram conta, a bases da sua audiencia estavam corroídas. Aí, pararam de falar Facebook, Twitter, etc…Passaram a falar “numa rede social…”

    Nunca antes face do oeste um meio de comunicação estabelecido fez propaganda do que surgia, pelo contrário. Mas, a ideologia…

  6. Para você ter uma ideia do abuso, vamos imaginar que fosse o Lula. O Lula também foi alvo da lista do Fachin Odebrecht. Todos estão respondendo no Ministério Público Federal. De repente, o Ministério Público Estadual usa reportagens de site jornalístico que fala sobre a delação da Odebrecht, ou seja, não pede a transferência dos documentos do MPF para o MP. Usando reportagens, abre uma ação criminal na Justiça Estadual e manda ofício para o atual prefeito abastecer o inquérito. Foi isso que aconteceu.

  7. Caramba, Nassif! Adoro você nos áudios, mas quando você escreve….
    Nao entendi o útimo parágrafo. Também não entendi as crases no 1o parágrafo. É preciso editar os textos antes de publicá-los ! isto se aplica a outros jornalistas do blog também… Desculpe pela crítica. É construtiva!

  8. o darlan é velho inimigo das organizcações tabajara.. teve uma época q ele cuidava de menores e encrespou com as crianças as novelas

  9. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome