Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Globo entrega os anéis e espera salvar os dedos, por Fernando Horta

Globo entrega os anéis e espera salvar os dedos

por Fernando Horta

Muitos estão perguntando o porquê da Globo fazer o que fez. Vou tentar lançar luz aqui.

Quem trabalha com publicidade em SP sabe que há anos a Globo vem no vermelho. Seus custos são muito altos e desde que surgiu google, facebook e netflix ela não recebem mais quase 80% da verba de publicidade. A verba destinada à Globo vem caindo e cada vez mais rápido toda vez que se mostra que as pessoas ficam mais tempo no computador do que vendo televisão.

A JBS é a terceira maior anunciante da Globo. Sem o dinheiro da JBS a globo não paga as contas do mês. Quando da operação a “Carne é Fraca” a JBS perdeu algumas centenas de milhares de dólares e seu dono percebeu que estaria correndo risco. Secretamente ele foi à procuradoria fazer delação sabendo que com Moro ele não a teria.

Percebendo que mesmo com a delação a JBS seria cobrada por mais de 700 milhões de prejuízo do BNDS (que corrigidos e com multa ia para algo dos 3 bi) e ainda seria preso (como foram Odebrecht e Eike). O dono da JBS largou a delação para vários meios de informação. Quem desse o furo levava. A Globo poderia tentar segurar mas perderia o seu terceiro maior anunciante e quando outras emissoras ou mesmo as redes mostrassem a delação ficaria impossível (até para os mais tapados) deixar de reconhecer a globo como acobertadora de corruptos.

A Globo internamente julgou que o menor prejuízo dela seria colocar o governo Temer abaixo e agora tentar uma coalizão política para não deixar o país afundar na crise. A Globo precisa de uma coisa urgente: uma mudança de lei. Ela está falida mas a lei brasileira não permite a venda de empresas de telecomunicações a grupos estrangeiros (os únicos com grana para comprar a globo). Então ela precisa desta mudança. Lula não precisa fazer nada para ferrar a globo, basta vetar a lei que permitiria venda a grupo estrangeiro.

Diante da sinuca de bico que a JBS colocou a globo, ela escolheu tentar sair de heroína, imaginando que poderá manobrar sua legião de zumbis para TENTAR se salvar. Com o que fez hoje, a globo entrega os anéis e espera salvar os dedos.

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Globo – inimiga do Brasil

    Se for eleito um Presidente para reconstruir o Estado Democrático de Direito, sua PRIMEIRA tarefa precisará ser ELIMINAR o poder político da Globo. Se não fizer isso, será dominado. A Globo é incompatível com a Democracia.

  2. A corrupção e os traidores da pátria

    Em 1818, Henry Koster – um viajante inglês – concluiu, ao visitar e observar nosso país, que o Brasil havia deixado de ser uma colônia de Portugal para se tornar uma colônia do Reino Unido. 

     

    Em 1824, Felisberto Caldeira Brant e Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa assinaram, em nome do Estado Brasileiro, um contrato de empréstimo com banqueiros da City: o empréstimo teve o valor de 1 milhão de libras e tipo de 75 – isto significa ficamos devendo 1 milhão, mas recebemos apenas 750 mil libras, uma vez que os 250 mil restantes foram distribuídos aos contratantes do empréstimo (incluindo os já mencionados senhores Felisberto Caldeira e Manuel Rodrigues). 

     

     

    A corrupção sempre esteve intimamente relacionada às operações de traição à Pátria, sendo o Golpe de 2016 o mais recente exemplo de tais operações, mas não é, de forma alguma, a mais importante delas. 

     

    O golpe de 2016 só foi viável porque aqueles que operaram a mais importante de tais operações ficaram impunes, assim como o discurso ideológico que a suportou continua vivo e corrente no imaginário do nosso povo. 

     

    A grande operação de traição à Pátria – a maior que já houve até aqui – foi, obviamente, os processos de privatização dos anos 90, liderados pelo FHC. São os protagonistas daquela operação, desempenhando o papel que um dia foi desempenhado pelos senhores Felisberto Caldeira e Manuel Rodrigues, que viabilizaram o Golpe de 2016 – a grotesca situação na qual nos encontramos agora.   

     

     

    E tais protagonistas são corruptos. Extremamente corruptos.

     

     

    Nesse momento, a corrupção é o que mais mobiliza e enfurece o imaginário popular e assim o é graças aos mestres imediatos dos operadores do Golpe de 2016 – o ódio contra a corrupção se tornou a força emocional mais poderosa do país, mas assim não será para sempre porque essa força pode ser usada contra aqueles que a nutrem.  

     

    E alguns argumentariam que assim não deveria ser para sempre porque o mais importante é discutir um projeto de país – e eles estão certos. 

     

    De fato, a verdadeira causa subjacente aos nossos males, incluindo a própria corrupção, é a ausência de um projeto econômico-cultural de país que seja suficiente para criar reais laços afetivos de seus habitantes para com sua terra, seus compatriotas e sua(s) própria(s) identidade(s). Somente tal projeto pode nos dar a coesão necessária para perseguirmos objetivos comuns que irão, em última instância, reduzir o sofrimento do nosso povo – sofrimento este que sempre aumenta impiedosamente quando são realizadas as grandes operações de traição à Pátria. 

     

     

    O que nós temos é um imaginário popular irado e tomado de indignação contra a corrupção – a força emocional mais poderosa de nosso povo neste momento. Onde queremos estar é em um país completamente envolvido em uma grande discussão de projeto de país para que possamos realizar a grandeza a qual nossa diversidade – natural e cultural – nos destinou. No caminho, temos os traidores da Pátria mais corruptos da nossa história.  

     

    A questão é: como usar o que temos para chegarmos a onde queremos estar? 

     

  3. Teria sido bem pior para essa

    Teria sido bem pior para essa empresa se outra empresa desse a notícia. Imagina a Record, por exemplo, dando a notícia antes da Globo: “Temer e Aécio, protegidos da firma ‘Globo’, são todos criminosos com prova cabal e tudo.”, ou algo assim. A empresa que publicou a notícia só o fez por falta de opção, por não ter outra saída.

    Interessante notar, também, que a notícia não é um furo de reportagem. Não foram os empregados da firma que descobriram que as provas contra Temer, Aécio e cia. tinham sido entregues ao Ministério Público e sim o Ministério Público que entregou as provas àqueles empregados, como teria entregue a empregados de qualquer outra firma de comunicação social. Furo de reportagem, sim, é, por exemplo, a série “Xadrez” daqui, deste GGN e do Nassif, em que se divulga o que nenhum outro site publica: os bastidores – e realmente determinantes – do poder, divulgações estas que furam não apenas o que o poder tenta esconder mas também – e talvez principalmente – ideias ingênuas sobre “bonzinhos e malvados” de quem acompanha o site.

    Enfim, poder econômico não apenas não significa qualidade do produto como muito comumente substitui qualidade de produto por publicidade, levando incautos à compra pela imagem e não pelo produto.

  4. PODE SER, MAS…

    É, pode até ser, Fernando.

    Mas eu continuo com uma pulga em cada uma das minhas duas orelhas: continuo achando que o alvo permanece o mesmo: Lula.

    A propósito, o mestre Santayana escreveu hoje sobre isso: Lula continua sendo o objetivo central dessa raça.

    Com o desempenho brilhante dele semana passada frente ao imparcial de Curitiba, essa gente estava perdida, precisava de algo para virar o disco, além de posarem de vestais da imparcialidade (já tem gente falando: aí, petistas, viu como “a coisa” é pra pegar todo mundo?). É a senha para legitimar a prisão do ex-Presidente.

    Aguardemos.

  5. Dúvida de fonte

    Olá Fernando,

    Seu texto respondeu às minhas perguntas quando soube da notícia que envolvia a JBS e Temer, mas minha dúvida é em relação à fonte que assegura a JBS ser a maior anunciante da rede globo, pq de fato esclarece a dúvida, conforme escreveu que vazaria a notícia por outras fontes e a globo seria colocada em questionamento por seus seguidores, visto que tem sido colocada como a heroína da corrupção e empresa séria de comunicação.

    Pois bem, pesquisei fontes dos maiores anunciantes e em nenhuma de minhas buscas apareceram a JBS ou às marcas da companhia, apenas apareceu a SEARA, mas na posição 13º no ano 2015/2016. Como faço para ter acesso a esses dados?

    Agradeço pelo texto.

    Camila

  6. Fernando Horta dizendo que a

    Fernando Horta dizendo que a Globo quis se salvar publicando primeiro. Acho que é até sustentável o que ele diz, com uma ressalva: a Globo recebeu milhões do PT e, como várias empresas grandes brasileiras, sempre tentará receber dinheiro do governo que estiver, como fazem várias grandes empresas brasileiras. Acontece que o GGN TAMBÉM vivia do dinheiro da Dilma e o Temer foi lá e cortou. O blog GGN se comportou como a Globo, ao abdicar de sua independência e aceitar dinheiro em forma de publicidade estatal. Entenderam? Todos chupando nosso dinheiro. A legitimidade ética desse blog e do articulista é ZERO por aceitar propaganda de um governo da mesma ideologia política. ZERO. Trabalhem em algo sem ligação com o Estado e escrevam nas horas livres e sobrevivam com doações. É assim que blog ético tem que fazer.

  7. Só não sei baseado em que a

    Só não sei baseado em que a Globo estaria no vermelho. 

    Pelo que sei em 2015 ou 2016 houve um lucro de 3 bilhões, lucro líquido. 

    E baseado em que ela estaria a venda para o Carlos Slim ?

    É preciso mais dados para a estória se tornar verossímil. 

  8. Sucessão de Temer: guerra civil nas instituições? Ou acordão?

    O “jogo” da sucessão de Temer: guerra civil nas instituições? Ou acordão?

    Bate-bola do Núcleo Duro (versão editada):

    – Análise (a várias mãos) do terremoto político desta semana.

    – E mais de todas as “réplicas” do sismo até aqui.

    – Quem ganhará a queda de braço Globo + Casta Jurídica do Estado (“República dos Concursados”) vs. direita da classe politica (Temer e aliados)?

    – Esta guerra é em dois fronts, já que a dobradinha Globo + Casta Jurídica também voltou suas baterias – como sempre… – contra Lula e a esquerda.

    – Será que vai ter “vencedor”?

    – Em havendo, é por nocaute (“tudo ou nada”) ou por pontos?

     

    LEIA MAIS >>

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador