Hoje: Letícia Sallorenzo lança “Gramática da Manipulação” em São Paulo

 
Jornal GGN – A jornalista e linguista Letícia Sallorenzo – a Madrasta do Texto Ruim – e a Quintal Edições convidam para o lançamento do livro “Gramática da Manipulação: como os jornais trabalham as manchetes em tempos de eleições (e em outros tempos também)”, em São Paulo. O evento será promovido pelo Jornal GGN, no Armazém do Campo (SP), amanhã, dia 17 de outubro, às 18h.
 
A obra é resultado de um trabalho minucioso de Sallorenzo, com mais de vinte anos de carreira no jornalismo, que decidiu estudar 340 manchetes de grandes jornais, durante as eleições 2014, para comprovar pela ciência linguística que a manipulação está deflagrada na construção das poucas palavras de um título.
 
Essa análise da parcialidade e da tomada de decisões nas manchetes pelos jornais foi apresentada na sua dissertação de mestrado, em março deste ano, no Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. E que, agora, virou o livro publicado pela Quintal Edições. 
 
“Gramática da Manipulação”, de Letícia Sallorenzo, traz o prefácio do jornalista Franklin Martins, e é uma aula minuciosa e divertida que promete fazer o leitor nunca mais ler uma manchete da mesma forma.
 
 
 
***
Serviço – Lançamento “Gramática da Manipulação”
Por Letícia Sallorenzo
Quando: Quarta-feira, 17 de outubro
Onde: Armazém do Campo – Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos/SP
Horário: Das 18h às 21h
 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2018-10-17 11:59:33

Infelizmente não posso ir ao

Infelizmente não posso ir ao lançamento de "Gramática da Manipulação: como os jornais trabalham as manchetes em tempos de eleições (e em outros tempos também)". Só posso comparecer a um compromisso por semana. E ontem fui ao lançamento do livro da Marilena Chaui. Espero que a obra de Letícia Sallorenzo faça sucesso e contribua para desfazer a "fumaça da guerra" que se espalha tornando tudo, inclusive as notícias, turvo e confuso.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador