Joel Pinheiro da Fonseca, o colunista que mente

Em geral evito entrar nesse bangue bangue de personalizar críticas. Mas Joel Pinheiro da Fonseca, da Folha, agride qualquer norma de honestidade intelectual.

A sofisticação de um polemista se mede por sua capacidade de dar uma interpretação criativa a fatos de conhecimento  geral. Tanto na esquerda quanto na direita há bons exemplos de polemistas corretos e talentosos. O que os une é a capacidade de não adulterar os fatos, de conseguir lutar no campo das ideias, as narrativas, mesmo quando caminham pelas estradas inóspitas de fatos reais adversos.

Com Joel, não. Se os fatos prejudicam as ideias, que se mudem os fatos.

A última coluna de Joel, Carnaval Político (clique aqui) é escandalosa não apenas um atentado ao bom senso, mas à inteligência dos leitores, por adulterar fatos de conhecimento geral.

A razão é simples. Recentemente investiu contra o politicamente correto, considerando como uma censura às manifestações populares. De repente, explode a maior manifestação popular dos últimos anos, o desfile da Tuiti. Como encaixar esse tiro contrário na sua retórica?

Diz ele, sobre o desfile da Tuiuti:

A política está sambando na avenida. Não consigo me lembrar de um escola ridicularizar um presidente de maneira tão direta quanto a Paraíso do Tuiuti fez com o vampiro neoliberalista, cuja reforma trabalhista seria uma reedição da escravidão. Discordâncias políticas e econômicas à parte, é sinal de liberdade de expressão que se possa falar mal do governo Temer publicamente sem receio de intimidação; algo que definitivamente não era o caso sob Dilma.

Dilma é a presidente que foi chamada de filha da puta por colegas de Joel, encastelados em camarotes especiais no estádio do Corinthians. Foi alvo de todas as ofensas imagináveis, de memes na Internet a manifestações de rua, de críticas políticas a manifestaçoes da pior misoginia.

Os únicos manifestantes ameaçados, e que apanharam da Polícia Militar, foram os que saíram à rua contra o impeachment. Há 18 rapazes e moças sendo criminalizados pela Justiça paulista pela intenção de participar de uma passeata contra o impeachment. Coincidentemente, sendo julgados por uma juíza de sobrenome Pinheiro da Fonseca.

O Conselho Nacional da Justiça puniu juízes que foram a manifestações contra o impeachment, enquanto o site da Ministério Publico Federal enaltece uma certa procuradora, por ter sido a recordista de assinaturas pelas 10 Medidas, conseguidas durante as passeatas, das quais ela era participante assídua e entusiasmada. Está lá, na biografia pública da moça em pleno site do MPF-SP, colocando como grande feito de sua carreira de procuradora o recorde na obtenção de assinaturas pro-10 medidas.

Como é possível tamanha distorção dos fatos em um jornal que se pretende sério?

O Brasil que todos conhecemos é aquele em que uma exposição de arte foi proibida em Porto Alegre e montou-se um carnaval com outra, acusando os autores de pedofilia.E tudo isso partindo de grupos ligados a Joel. Procuradores conservadores entraram com denúncias em várias cidades tentando proibir reuniões até em campus acadêmicos. E o que diz Joel:

Ao lado da politização expansiva e bem-humorada vem também uma nova política da repressão. Não é o governo, mas movimentos da esquerda identitária que ameaçam reprimir a alegria e a criatividade popular na hora de pensar fantasias. A causa que os move é banir fantasias que ofendam membros de minorias. Da noite para o dia, fantasias tradicionais (índio, muçulmano, japonês, nega maluca e até mulher) foram proscritas.

Joel é de uma família de figuras públicas, todos com posição político-partidária. Mas todos ganharam o respeito, inclusive dos adversários, porque batalham no campo das ideias, sem recorrer a mentiras evidentes.

Como jornalões se pretendem o porto seguro contra fake news abrigando articulista desse nível?

 

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornalisfantoche
    A idéia mais brilhante do desfile da Tuiuti foi a denominação do ativista do golpe: manifestoche.
    O articulista da folha mostrou a face jornalística do manifestoche.

  2. O joel e o jornal

    Nassif, dois pontos de discordância. O primeiro: a folhadesaopaulo não pretende ser um jornal serio. Segundo: ela é e será um porto seguro para as fakes news, nunca contra. Os fabrica desde de que me conheço por gente.

  3. Jornalistas hoje em dia, são

    Jornalistas hoje em dia, são raros. “Talvez”, um em cada grande jornal. Se não for assim, fica difícil a grande(???) mídia poder manipular o povo. Já pensou se fosse permitido, na imprensa(???), o contraditório?? É só observar que nos “programas de entrevistas, tanto na tv como no rádio”, as vozes são únicas, todos de acordo com o roteiro. Nos jornais é a mesma coisa. E assim, segue o gado ou os manifantoches. Até quando?????  

  4. Na Era da Internet…

    Nunca antes na Historia deste Pais houve dois governos tão comprometidos com a democracia e com o sentido de Republica que os governos Lula e Dilma. Se sair com essa de que não se podia criticar publicamente o governo Dilma sem ser intimidado não passa no teste do Facebook, blogs e outros canais da Internet. Teve até pro-petista morto.

    No mais é querer desqualificar o desfile politizado da Tuiutu por questões [ideologicas] que não vêm ao caso. A Tuiutu não inventou nada, ela escancarou o tamanho do problema social-moral-politico pelo qual o Brasil vive. Tem quem prefira que nada mude e que o povo continue sendo alienado por esses mesmos jornalistas

  5. Ei, Joel Pinheiro, você aí,

    Ei, Joel Pinheiro, você aí, vai tomar no tuiuti ! 

    Normalmente o Nassif é bastante claro mas não entendi a indireta : “Como é possível tamanha distorção dos fatos em um jornal que se pretende sério ? “. A que jornal ele se refere, seria o NYT ? 

  6. Acabou, meu filho. O brasil

    Acabou, meu filho. O brasil não tem executivo e legislativo que foram mortos a tiros  de canhão disparados pelo judiciário, via imprensa. Não tem judiciário, pois este ganha milhões através de salários e penduricalhos para ser funcionário da imprensa. E não tem imprensa, pois o jornalismo pronto e acabado do momento pode ser resumido neste caboclo oco da folha que atende pela alcunha de joel pnheiro da fonseca. Babau, ja foi, já era. Só permaneço nesta terra de ninguém porque os compromissos com amigos e familiares me prendem, senão já teria ido pro paraguai. Lá pelo menos o golpe custa bem mais barato à nação. 

  7. Infelizmente, o padrão na

    Infelizmente, o padrão na mídia corporativa é a mentira, a deturpação e a manipulação por ânimo politico-ideológico. 

    Há profissionais bons, sim, que honram a profissão. Mas são minoria. 

    Chamar de mentiroso esse articulista ainda é elogio. 

  8. Ontem

    em viagem, ouvindo uma radio, não sei qual é. o comentárista:

    Quem fez o Temer vampiro na Tuiuti foi um professor universitário de história da PUC do RIO.

    Daí passou ao sotque carioca, se fazendo passar pelo professor dizendo que era marxista leninista, etc

    Uma baixaria completa

     

  9. Desconta Nassif: entrar num jornal decadente na decaída imprensa

    não vai ser da melhor categoria de pensador. É um erudito com sobrenome. Ser formado em curso de filosofia não aplica a sabedoria por si só em alguém. A folha ainda subsiste um pouco pois ainda lhe restam vivos poucos nomes dos seus últimos bons ventos. Ele escre justamente para os que foram também criticados pelo enrredo: os midiotizados. Sorte dele, ainda há um bom público no Brasil atual, mas cada vez menos como leitores de jornais. Certamente que seu texto lá na folha seria apenas mais um a ter de ocupar um certo espaço físico no jornal. Vai ter um pouco de vulto por algumas horas a mais, pois um jornalista sério e renomado acabou dando espaço em seu portal. 

  10. O alívio é que o carnaval deste ano é da Tuiuti. A mais lembrada

    O portal da grupo folha, o “uó” zerou o placar popular segundo o DCM: A Paraíso do Tuiuti aparecia ontem à noite com 94% dos votos na enquete realizada pelo UOL para saber a opinião dos leitores sobre a melhor escola na primeira noite do desfile no Rio de Janeiro. Se você entrar na enquete agora, vai ver que a votação caiu para 18,5% e está atrás da Mangueira

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/denuncia-uol-zerou-enquete-para-impedir-tuiuti-de-vencer/

    1. Variações de porcentagem são

      Variações de porcentagem são normais, basta que em algum momento os votos para a Tuiuti tenha parado de crescer, enquanto outras escolas dispararam.

      O dado que importa, de fato, é o número absoluto de votos. Esse não pode cair nunca (voto dado não é revogável).

      1. Boa tentativa

        Boa tentativa, amiguinho. Mas eles realmente cancelaram os votos dados até a madruguada do domingo para a terça, pois eu consegui votar outra vez do mesmo computador, coisa que não é possível nas enquetes do UOL.

  11. O sujeito não entendeu. Quem

    O sujeito não entendeu. Quem foi ridicularizada foi a rede globo e seus comentaroches, pegos de surpresa, naqueles 45 segundos de silêncio. Foi a maior humilhação que já vi a globo passar na minha vida. Ou será que entendeu e está só bajulando os marinhos?

  12. Hijo de…

    Discordâncias políticas e econômicas à parte, é sinal de liberdade de expressão que se possa falar mal do governo Temer publicamente sem receio de intimidação; algo que definitivamente não era o caso sob Dilma.

    Nassif, entendo a indignação que te moveu a entrar no bang bang ! Quando leio o trecho acima lembro das críticas que Dilma recebia da esquerda por dizer : “Somos contra a censura, a autocensura, as pressões, os lobbies e os interesses não confessados que podem coibir o direito à livre manifestação e à liberdade de imprensa ” ,  mesmo quando o governo dela era massacrado pela mídia todos os dias. Do que esse cara está falando ?

  13. Nassif, concordo que tenhamos

    Nassif, concordo que tenhamos de combater esses cretinos, mas, não estaríamos dando asas aos corvo que é e que representa? O cara é idiota-por-conta-de-jabás.

  14. Esqueceu dos delegados aecistas, fdp?

    Nassif, esse artigo do Joel Pinheiro da Fonseca é de causar ânsia de vômito. É um aprendiz de Carlos Lacerda. Mais do que desonestidade intelectual, trata-se de um bom f.d.p. Dilma com seu republicanismo manteve os delegados aecistas da operação lava-jato, que em 2014, fizeram manifestações contra ela. Qual o governante com caneta na mão que manteria isso, seu canalha? Ao lado do seu inepto minstro da justiça nem concluiram grampo na cela do Youssef. Segue breve post do Auler sobre esses fatos para resgatar a memória desse Joel canalha. 

     

    Aécio, o queridinho dos operadores da Lava Jato

    Marcelo Auler, em seu blog

    Outubro de 2014, no Facebook, acima de diversas fotos do candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, rodeado de vistosas mulheres, o delegado de Polícia Federal, Igor Romário de Paulo, chefe da Delegacia Regional do Combate ao Crime Organizado (DRCOR) no Paraná, apontado pelo agente Dalmey Fernando Werlang como autor da ordem para instalar um grampo ilegal na cela que receberia o doleiro Alberto Youssef, postou em um grupo fechado:

    “Este é o cara!”.

    Dias depois, às vésperas do segundo turno que reelegeu Dilma Rousseff, do PT, o delegado federal encarregado das investigações da Operação Lava Jato, Márcio Anselmo Adriano, comentou a notícia na qual Luiz Inácio Lula da Silva dizia que Aécio não era “homem sério e de respeito”. Márcio Anselmo escreveu:

    “O que é ser homem sério e de respeito? Depende da concepção de cada um. Para Lula realmente Aécio não deve ser“.

    Não demorou muito e o delegado Mauricio Moscardi Grillo, que em sindicância concluiu que o grampo na cela de Alberto Youssef era inoperante, apesar de ele ter registrado 263 horas e 41 minutos de conversas – leia em Armação Federal II: “indisciplinas” do DPF Moscardi -, também deixou sua digital na campanha de Aécio. Abaixo do comentário de Márcio Anselmo, postou uma propaganda eleitoral do tucano segundo a qual Lula e Dilma sabiam de toda a corrupção do esquema da Petrobras, acrescentando:

    “Acorda!”.

    As postagens vieram a público em 13 de novembro daquele ano, já com a eleição definida. Foram reveladas na reportagem de Júlia Duailibi, em O Estado de S. Paulo: Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede

  15. Quem repara no bestialógico

    Quem repara no bestialógico desse Joel, uma espécie de Kim Kataguiri de pedigree, quando se tem Clóvis Rossi há tanto tempo mais na Folha?

     

  16. FOLHA: ATIROU NO QUE NÃO VIU E NÃO ACERTOU EM NADA

    Eu sempre reclamei da Dilma ter aguentado calada todo tipo de baixaria contra ela. Acusá-la de repressora vai contra qualquer senso de realidade. E, convenhamos, ser chamado de vampiro da política é bem menos ofensivo que ser chamado de puta, ou ter a imagem defenestrada perante o mundo. A Tuiuti pegou muito leve com o Temer. Não dá pra comparar com o que fizeram com a Dilma.

    Se o colunista quisesse criticar alguma attide autoritária durante o Governo Dilma deveria ter mencionado o papel das UPP’s ou a Lei antiterrorismo, ou a atuação da ABIN. Mas, tais coisas não dizem respeito ao almofadinha da Folha. Não foi ele que sofreu  com tais expedientes autoritários. Isto diz respeito aos que jamais chamaram a Dilma de puta. Este autoritarismo foi direcionado a quem nunca pensou em dar golpe. A mão pesada do Governo Dilma (que não é a Dilma) desceu contra quem nada tinha contra ela. É estranho, difícil de entender.

  17. A Desesperança em Dias Melhores muda tudo,,,
    Nassif, um rapaz com trinta e dois anos que se diz economista e filósofo por ter se formado nessas disciplinas e não esconde o desejo de seguir a carreira política só pode fazer o que Pinheiro da Fonseca faz: manter-se na FSP caluniando, difamando e enxovalhando Dilma, Lula e o PT, bem como a inteligência de quem o lê. Como hoje começa o ano, vai investir raivosamente nessa linha, pois poderá ser convidado a auxiliar Bolsonaro – caso Lula não seja impedido de disputar a eleição – ou ajudar o seu pai Eduardo Gianetti a alavancar a dobradinha Joaquim Barbosa e Marina Silva para a presidência. Como membro do Instituto Milênio e adepto da meritocracia, ele não merece o destaque que você lhe proporciona (assim como a moribunda FSP), mas, sim, a indiferença, pois acredito que algum Reinaldo Azevedo se encarregará de redigir o obituário de mais esse aspirante ao tucanato, igualmente em decomposição na cova rasa da história corrente. Por falar nesta última, até a Globo foi obrigada a reconhecer no JN de hoje que este foi o Carnaval do Protesto contra a situação política pós golpe que vivemos, com a impunidade dos bandidos comprovadamente apanhados em flagrante com malas e caixas repletas de dinheiro. Os 3% que apoiam Temer deixam entrever que há pelo menos 97% de eleitores descontentes, assim como a foto da faixa estirada à frente da favela da Rocinha, avisando que o morro vai descer em peso caso Lula seja molestado, é um retrato dessa Nação que começa a cair em si ante o retorno da miséria e, sobretudo, da desesperança em dias melhores. Não é o “ruim com ele, pior sem ele”, mas sim “o pior sem ele vai acontecer”, pois não há PIG, marketing ou ditadura togada capazes de enfrentar a conscientização política advinda de bolsos vazios…

  18. O mais patético é ver a velha

    O mais patético é ver a velha imprensa, a grande responsável e maior produtora de falsidades do Brasil, criticando as fake news.

    Mas é tão contraditório que chega a ser cômico.

  19. A Tuiutí bombou e incomodou os golpistas!

    Queiram ou não os bajuladores dos golpistas, a Tuiutí é a mais falada das escolas de samba dentro e fora do Brasil, pela sua crítica aberta e inteligente aos que foram manipulados para apoiar um golpe antidemocrático e entreguista. Podem chorar, espernear, mentir, omitir, esconder imagens, mas a Tuiutí continuará sendo a mais lembrada deste carnaval e durante muito tempo mais.

  20. Kim Kataguiri com grife

    Que me lembre, um dos primeiros artigos deste cidadão na FSP foi em 14 Abril de 2015 chamado ” O momento liberal” . É um Kim Kataguiri com grife, uma tentativa da FSP de dar uma roupagem uspiana na pregação ultraliberal.

    A FSP é canalha.

    Mas atentem para esse nome: pode ser um balao de ensaio para uma candidatura, talvez nao para agora, mas para 2022 ou 2026, se a humanidade sobreviver até lá.

  21. Mas esse Joel é só mais um! A

    Mas esse Joel é só mais um! A mídia tá infestada desse tipo de gente e faz horas.

    Aqui na gloriosa Provínicia de São Pedro do Rio Grande do Sul, lugar em que “sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra” temos a RBS (dona de 80% e 90% da audiência) que é infestada desse tipo de gente intelectualmente despreparada, superficial e desonesta. Cito um: o David Coimbra, que faz a mesma coisa que o Joel e é chamado de “jenio” pelos leitores.

    Jornalismo desonesto e tendenciono deixou a muito de ser a exceção, hoje em dia é a norma.

  22. O mais engraçado é que este

    O mais engraçado é que este nóia da Folha não percebeu que a politização do carnaval se tornou irrelevante justamente por causa da carnavalização da Justiça promovida pelos juízes golpistas. Toca em frente… não vou polemizar com um idiota. 

  23. G.R.E.S. Acadêmicos da Folha

    A diferença entre a Folha e as escolas de samba é que estas têm Comissão de Frente, a Folha tem Comissão do Retrocesso, que desfila o ano inteiro. Seo Joel é destaque, fantasia-se de comentarista sério.

  24. Para que dar importância a

    Para que dar importância a este pseudo polemista reaça? Ele merece boas bolachas na cara paa deixar de escrever asneiras.

  25. bom post

    Assim como o Nassif também estou indignado com esse propagandista. 

    Chama-lo de jornalista ou colunista seria um insulto aos verdadeiros.

    Como sempre digo:  

    Não é problema nenhum ser conservador, liberal, etc, não precisa ser desonesto intelectualmente.

    É o que  tal de Joel faz.

  26. A batalha da imprensalona não

    A batalha da imprensalona não e contra as fake news, mas sim, contra qualquer notícia que ela não possa controlar.

    Ao contrário do que o rapaz falou, quem cercea o acesso aos fatos são os empregadores dele. 

  27. A Folha “Vejou”.

    Leio a Folha há mais de 30 anos. Ultimamente tem se tornado induportável a tarefa. Padrão Veja. Com as notáveis exceções de Jânio de Freitas, Gregório Duvivier e poucos outros, só restou lixo. Elio Gaspari, por quem eu ainda tinha algum respeito, saiu recentemente com um artigo dizendo, no título, que Lula poderia fugir por asilo político para, no corpo da matéria, reconhecer que não havia nada que indicasse a intenção dele nesse sentido. Isto prova que até jornalistas de renome são contaminados pela adesão ao golpismo por parte da direção do jornal. Imagina alguém insignificante como esse tal Joel.

  28. Não é sò esse colunista, o

    Não é sò esse colunista, o jornal adotou o discurso pronto da extrema direita, não se trata de discurso contra o autoritarismo porque já começa partidarizado, tenta restringir o “pc” a um lado mas junto com o moralismo e puritanismo em baixo do braço, se trata do próprio PC (partidarizadamente correto pra mídia) com tática nazista (acusar o inimigo daquilo que se faz). A pesquisa de oxford mostrou que o “fake news” é um fenômeno de direita, a imprensa ta atras desse fenômeno.

  29. FSP: De rabo preso com o patrocinador

    Houve um tempo que ler a FSP foi uma delícia, ainda que me lembre claramente, que durante a eleição de 1989, a FSP apoiou descaradamente Collor. Só mudou a linha editorial, após a desastrada busca e apreensão contra o jornal, que resultou numa campanha ferossíssima contra Collor.

    Ainda assim havia gente de quilate intelectual que não se prendeu à sanha e pode escrever com sobriedade e elegância sobre aquele triste governo.

    Pois que nos últimos anos, a FSP resolveu ser a Veja diária. Trouxe gente despreparada, mal intencionada, rústicos, cujas ideias balbuciantes se prendem ao deus Hayek e seu profeta Mises, deitando as mais absurdas pregações como verdades reveladas. Tenha paciencia.

    Por isto, deixei de assina e recuso-me a assinar o uol em seu conteúdo (ou falta de) e não pretendo mais depois de gente como o desqualificado por si mesmo, e exposto por Nassif.

    DEsonestidade intelectual é o mote dos “jornalistas” dos jornalões. Empáfia e brutalidade. Falsidade e mercenarismo.

    Ah, em tempo e o “grande” Fernando Rodrigues, do Panama Papers, ou seria Panamá Papelão . Graças a Deus foi demitido, porque não teve nem a coragem de ser jornalista.

  30. Por causa dessa midia

    Por causa dessa midia com sua mão manipuladora,  que mente na maior cara de pau, SP se tornou centro do golpe de estado e celeiro de manifestoches….mãos que fazem malabarismos para enganar a população, foram expostas na avenaida pela Paraiso do Tuiuti, cujo enredo, uma impagável crônica visual, deu um tapa na cara dessa elite do atraso.

    Conheça o relato dessa manifestoche que mudou de lado ao se mudar de SP para a Suiça…

    Brasileira que vive na Suíça conta como saiu do país xingando Dilma e agora percebeu que foi manipulada a acreditar que o PT inventou a corrupção

     

    http://www.socialistamorena.com.br/eu-vi-luz-leitora-do-site-conta-como-deixou-de-ser-coxinha/

  31. Politicamente correto,

    penso que no meu artigo aqui publicado hoje trato sobre esse assunto, contrapondo-me a Joel. de forma até acadêmica, mas pedir seriedade à Folha, é inútil. De curioso, o senhor Joel, fisionomicamente, parecer-se com o bom jornalista Marcelo Beraba, que lá trabalhou. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador