Juíza afronta Constituição e institui censura prévia contra jornalista mineiro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Henrique O

Do Blog do Marcelo Auler 

Curtas: Censura prévia vira moda novamente12 de maio de 2015

Por Arnaldo César 

Marco Aurélio Carone

Foi preso, na última segunda-feira (dia 11/05), em Belo Horizonte, o jornalista Marco Aurélio Carone. Ele é diretor do site de noticias “Novo Jornal”. É acusado de pertencer a uma quadrilha especializada em “difamar, caluniar e intimidar adversários políticos”. Seu crime foi ter tornado público a relação de notórias figuras mineiras que se envolveram com o repasse de R$ 40 milhões dos cofres de Furnas para o “Caixa 2” do PSDB. Trata-se do famigerado “mensalão mineiro”.

Uma encrenca da pesada. Suspeita-se que os figurões apontados pelo jornalista também estariam envolvidos com o assassinato da modelo e garota de programas Cristiana Ferreira, em meados de 200. Vamos nos abstrair, contudo, das paixões políticas que envolvem escândalos deste quilate. Fixemo-nos, única e exclusivamente, na prisão do profissional da imprensa. O motivo apresentado pela juíza Isabel Fleck, da 1º Vara Criminal de Minas Gerais, para mandar trancafiar Carone é o de que, se ele ficar solto, poderá vir a fazer novas divulgações sobre o caso.

Ou seja, a Sra. Fleck, no uso de suas atribuições, praticou censura prévia. Exatamente, como se fazia, nos “anos de chumbo” da ditadura militar. Os organismos dedicados à proteção da liberdade de expressão deveriam prestar mais atenção em sentenças como a desta magistrada. Desgraçadamente, a censura prévia voltou à moda nos tribunais deste País.

Do Blog

Conceição Lemes, do Viomundo, entra em contato para informar que não ocorreu a prisão e Carone continua livre.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estarrecedor este caso. Quem

    Estarrecedor este caso. Quem deveria ser presa é a Juíza por abuso de poder e censura prévia. Esta turma tucana é da pesada.

  2.  “O motivo apresentado pela

     “O motivo apresentado pela juíza Isabel Fleck, da 1º Vara Criminal de Minas Gerais, para mandar trancafiar Carone é o de que, se ele ficar solto, poderá vir a fazer novas divulgações sobre o caso”.

    Se a moda pega vão mandar prender todas as redações de toda a imprensa do país com receio de novas mentiras serem divulgadas. Se cuida Veja, Época, Folha,Estadão…Ou… Taí uma boa juiza a ser procurada para denuncuiar essas publicações, se ela manter a coerencia vai faltar cela no país. 

  3. Imagine se a cada denúncia

    Imagine se a cada denúncia contra políticos um jornalista fosse preso por ordem de algum juiz. Esse tipo de juiz só existe para alisar os coros de tucanos, enquanto os petistas, acusados pela VEJA e GLOBO, mesmo sem nenhuma prova, vão sumariamente pra cadeia, com os jornalistas exaltados pelas denúncias, de mãos dadas com os parlamentares de oposição, e até dos juizes. Destes, alguns, sem nenhum critério e responsabilidade pelo cargo assumido, ainda se entregam ao luxo de aparecerem recebendo prêmios da Globo. Se amnhã Joaquim Barbosa e Sérgio Moro forem candidatos a algum cargo político sabem que podem contar com o apoio explícito dessa organização jornalística criminosa.

  4. Essa juiza talves nem saiba o

    Essa juiza talves nem saiba o que é censura prévio, sua sentença pode ter sido dado por outros motivos….

  5. De novo?

    Uai, isso, se ocorreu, é recorrente. Prende-se o suspeito de sempre? Acho que essa é do início do ano de 2014. Pessoal do GGN verifiquem aí.

    1. 11 de maio de 2014!

      Como o 11 de maio de 2014, foi no domingo e não, como em 2015, numa segunda feira, a reportagem se refere, certamente a este ano.

      E mesmo que se fosse há um ano…

       

  6. Com estes atos faz vergonha a

    Com estes atos faz vergonha a imprensa Brasileira e a justiça mineira, que também não julga o mensalã tucano.

  7. Acho que os “coleguinhas” da

    Acho que os “coleguinhas” da imprensa vendida deveriam prestar mais atenção no que diz  este jornalista mineiro. Em Minas prenderam este jornalista durante toda a campanha para que ele não atrapalhasse a eleição do Aécio, se bem que não adiantou nada, agora prendem outra vez por conta do que ele poderia escrever, é mole? Que domocracia é esta?

  8. O JORNALISTA PRESIDENCIA.
    Minas Gerais está caminhando rumo à Idade Média. Como é que pode uma juíza dar uma sentença com um argumento desses? A esquerda ter chegado ao poder foi de suma importância para se descobrir como nossa justiça pratica injustiça.

  9. Quais os nomes

     

    Quais os nomes daquelas entidades “representativas” que a Globo/Folha/Veja, vivem citando diaramente em nome da “liberdade de expressão”, quando um dos seus, são acusados de alguma coisa?

    1.  
      A prisão da

       

      A prisão da prisão!

      ##########################

      Delator do mensalão tucano e jornalista foram soltos em Belo Horizonte

      publicado em 04 de novembro de 2014 às 19:21

      Por conspícua jornalista Conceição Lemes

      Por volta das 11h desta terça-feira 4, foram postos em liberdade, em Belo Horizonte (MG), Nilton Monteiro e o jornalista Marco Aurélio Carone.

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/delator-mensalao-tucano-e-jornalista-foram-soltos-hoje-em-bh-irma-de-carone-diz-que-ele-foi-para-isolamento-quando-comecou-o-2o-turno.html

  10.  
    O MATUTO INVESTIGADOR!
    Um

     

    O MATUTO INVESTIGADOR!

    Um dos motivos para a nova prisão do jornalista Marco Aurélio Carone

    ########################

    “Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade”

    publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

  11.  
     
     
     
    Rogério Correia

     

     

     

     

    Rogério Correia discursa sobre a prisão [prévia] do jornalista Marco Aurélio

    Caronehttps://www.youtube.com/watch?v=Ouyjuu9yXcc

     

     

     

     

  12. Representação no CNJ e
    Representação no CNJ e incidente de suspeição. Esta juíza é suspeita e não quer cumprir a CF/88. Já forneceu prova escrita do seu interesse especial em silenciar o jornalista.

  13. Esse cara deve saber das

    Esse cara deve saber das coisas. Ele que se cuide, para não amanhecer com a boca cheia de formigas, como aconteceu com a modelo.

    E a “justiça” mineira, hein? Trem louco, sô!

  14. Um absurdo do tamanho do

    Um absurdo do tamanho do Universo.

    O que choca é saber que um grande numero de pessoas que condena ( acertadamente ) isso aqui neste espaço, ignora que isso é o padrão da justiça Venezuelana e ainda vive dizendo que deviamos imitar aquilo…

    1. Liberdade de Imprensa

      Oh! Neide.

      Neste logradouro se praticou algum dia a tua tão aclamada liberdade de imprensa?

      Alguém deve ter discordado dos abusos desinformativos que você chama de liberdade de imprensa.

      O que a gente faz com a liberdade de expressão? Chama o Beto Richa pra resolver?

      1. Neide não sabe que a própria

        Neide não sabe que a própria Globo contratou jagunços para preparar o cenário e tirar a foto, jogando a culpa em Petistas.

    2. Oneide bolivariana

      Onada de mudar de assunto! Desse jeito, o colega Leonidas vai achar que de liberal cê virou comuno-bolivariana. Logo, alguém contra a liberdade de expressão. O que cê acha da prisão do Carone por quase um ano, por essa juíza aí, sem julgamento, a mando da turma do playboy-ex-coroné de Minas? Acrescente-se que Carone ficou preso, com sérios problemas de saúde, por esse tempo todo. Por CENSURA POLÍTICA. Responda aí, liberal de mentira, o que acha disso.

  15. Muito simples: divulgue as

    Muito simples: divulgue as denúncias fora das minas e fora do alcance dessa (e de outros) juízes… quem sabe um blog no Paraguay, nas Bahamas ou na Indonésia?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador