

Reprodução da arte de Kleber Sales/CB/D.A Press
Pela terceira vez, o jornalista Kleber Sales, do Correio Braziliense, ganhou o prêmio do Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi), uma iniciativa da prefeitura de Porto Alegre-RS e que já está em sua 25ª edição. Desta vez, Sales ganhou na categoria ilustração editorial, com o trabalho Morte de Fidel, capa do jornal impresso em 28 de novembro de 2016. A caricatura traz um Fidel pensativo, trajando sua tradicional farda de guerra verde, e fumando um charuto cubano. A fumaça que se forma é o símbolo do comunismo, ideologia política e socioeconômica que o revolucionário, morto aos 90 anos por causas naturais, defendeu até seu último dia.
“Considero um prêmio importante, principalmente porque prestigia o jornal impresso. Esse retrato eu fiz no plantão de fim de semana, correndo entre uma ilustração e outra para fechar o jornal. O desenho gira em torno da figura icônica do Fidel e a fumaça se esvaindo simboliza a tanto sua vida acabando como também sua ideologia”, afirmou o desenhista que, em 2017, completa 20 anos de Correio Braziliense. Como em todos os seus trabalhos, o desenho foi feito à mão e em aquarela, e depois digitalizado para as páginas do jornal.
Leia as últimas notícias do Brasil
Kleber Sales também já foi premiado pelo Sidi em 2011, quando retratou outro ícone internacional, o pai da psicanálise, Sigmund Freud, para a capa da Revista do Correio. O retrato mostra o médico sisudo também fumando um charuto, mas, desta vez, a fumaça faz alusão a um cérebro. E ainda foi contemplado com a premiação em 2015, quando ilustrou o não menos icônico Gabriel Garcia Márquez, no trabalho O homem que viveu para contar, também na ocasião de sua morte. No desenho, o colombiano sorri sentado confortavelmente em sua poltrona-máquina de escrever.
O objetivo da premiação é estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa por meio de exposição e atribuição de premiações em cinco categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.
Todos os trabalhos estão expostos em uma mostra de 62 obras, que pode ser visitada até 9 de março de 2018, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, na Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico – Porto Alegre.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Um mestre