“Lula deve morrer”, escreve colunista da IstoÉ

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Uma publicação na noite desta sexta-feira (10) viralizou pelo tom agressivo: “Lula deve morrer”, intitulou o colunista Mário Vitor Rodrigues na IstoÉ. No texto, a publicação defende que é “uma verdade incontestável” que se o ex-presidente “continua sendo capaz de liderar pesquisas e inspirar militantes Brasil afora, então Lula precisa morrer”.

Ao longo do texto, Mário Rodrigues ameniza o tom literal, descontruindo para a morte da figura política, e defende que Lula seja derrotado nas urnas: “bom mesmo será ter a chance de ver Lula sucumbir politicamente. Só assim o espantalho do mártir poderá ser sepultado de uma vez”, conclui.
 

Sugerido por Webster Franklin

Colunista prega morte de Lula e PT vê incitação à violência

Do Brasil247

“Pelo bem do País, Lula deve morrer. Eis uma verdade incontestável. Digo, se Luiz Inácio ainda é encarado por boa parte da sociedade como o prócer a ser seguido, se continua sendo capaz de liderar pesquisas e inspirar militantes Brasil afora, então Lula precisa morrer”, escreveu o colunista Mário Vítor Rodrigues; nas redes sociais, a reação foi imediata e o PT o acusou de incitação à violência; “Alguém escreveu que John Lennon deveria morrer antes que outro matasse. Alguém escreveu morra Luther King e outro o matou”, lembrou a deputada Maria do Rosário

Em artigo publicado neste fim de semana na revista Istoé, o jornalista Mário Vítor defendeu a morte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Pelo bem do País, Lula deve morrer. Eis uma verdade incontestável. Digo, se Luiz Inácio ainda é encarado por boa parte da sociedade como o prócer a ser seguido, se continua sendo capaz de liderar pesquisas e inspirar militantes Brasil afora, então Lula precisa morrer”, afirmou.

Mais adiante, de forma sutil, ele sugeriu que tratava da morte política de Lula. “Feitas todas as ressalvas e noves fora o dever que a polícia e o judiciário têm de cumprir as suas funções, não importando a relevância histórica ou política de quem estiver em dívida com a comunidade, insisto, bom mesmo será ter a chance de ver Lula sucumbir politicamente”, pontuou.

No PT e nas redes sociais a reação foi imediata. Muitos, como a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o acusaram de incitação à violência.

“Alguém escreveu que John Lennon deveria morrer antes que outro matasse. Alguém escreveu morra Luther King e outro o matou”, lembrou a deputada Maria do Rosário. Confira abaixo seu tweet:

 

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Escreve mal.

    O cara eh bem ruim de metafora!  Colar de melancia lindo, mas…  nao sabe escrever.

    “ameniza o tom literal, descontruindo para a morte da figura política, e defende que Lula seja derrotado nas urnas: “bom mesmo será ter a chance de ver Lula sucumbir politicamente. Só assim o espantalho do mártir poderá ser sepultado de uma vez”, conclui”

    A ultima vez que ouvi falar era um pouquinho diferente…  a morte eh o que fazia o martir.

    Vai ver o judiciario ja estragou isso tambem!

  2. O pouco que faltava para que

    O pouco que faltava para que esse lixo jornalístico chamado ISTO É alcançasse o fundo do poço finalmente surge com um dos textos mais infames jamais escrito na imprensa brasileira. Em termos legais, cometeram, o autor e a revista, um delito capitulado no art. 286 do CPB: o de incitar, publicamente, a prática de um crime. E de sangue! 

    Não interessa para o caso se lá adiante o irresponsável dê a entender que se trata de força de expressão ou de sentido figurativo quando remete a uma “morte política”. Se não o fez, de pronto, logo a seguir à conclamação inicial isso não desmerece um eventual processo. 

    Afinal, o que acontecendo com nosso país? Em que estamos nos transformando? Aonde vai parar tudo isso? Numa convulsão social? Numa guerra civil? Por que o processo civilizatório resolveu dar uma pausa por essas bandas? A quem recorrer para sustar ou ao menos suavizar esse clima de ódio;  de guerra de todos contra todos? 

    O certo mesmo é nosso conceito junto à Comunidade Internacional deve estar mais baixo que peito de peba. 

  3. Título retorico …

    Título retórico , fosse a Carta Capital e Aécio aqui teria um artigo defendendo a liberdade de expressão , tal liberdade dá direito de ser idiota , como eu eo missivista da Quantoé , perdão Istoé…

  4. Título retorico …

    Título retórico , fosse a Carta Capital e Aécio aqui teria um artigo defendendo a liberdade de expressão , tal liberdade dá direito de ser idiota , como eu eo missivista da Quantoé , perdão Istoé…

  5. Barbárie

    Imagina se isso fosse dito por petistas para o juiz Moro?

    Ele já estaria preso e sua família seria linchada e sua casa pichada e incendiada!

    Desembargadores, juízes e ministros do STF pediriam punições severas e o jornalismo global iria “repercutir” a fala com parlamentares do PSDB, DEM e PMDB que achariam a fala abominável e iriam colocar a “casa” para rever o PT como legenda!

    Seria capa de todos jornalões!

    Por muito menos o Cabral iria parar longe, pertinho do PCC numa penitenciária federal!

    Ah! se não fosse o gilmar…

    Esse gilmar…

    Isso sim – “Eis uma verdade incontestável.”

    Ele aponta para um fato incontestável.

    O Brasil está criando violência sem freio, trazendo os loucos para a vida pública!

    Qualquer piração tem vez e é levada a sério – o PIG já fez isso com o “caos aéreo”!

    Os jornalistas esportivos da globo dizem que por exemplo na Inglaterra a televisão corta cenas de qualquer atitude que não seja de futebol, pois isso incentiva a violência!

    Então isso é premeditado e se um doido tentar fazer o nosso querido judiciário irá desvincular a ação do público com a liberdade do jornalismo!

    Agora o que é fato?

    Todos estamos vendo isso acontecer, nós e os bandidos do asfalto – os que degolam dentro das cadeias!

    Eles estão vendo politicos roubar milhões e ficarem soltos com cobertura judicial!

    Só os muito burros não vão enxergar nisso uma possibilidade de roubar sem ser presos!

    E advinhem com quem eles vão se associar?

    Com o PT ou o PSDB?

    Chantagear o PT ou chantagear o judiciário?

    Isso vai acabar com as famílias no Brasil…

    Eles estão chamando a barbárie para governar!

  6. É de dar pena.
    A mídia

    É de dar pena.

    A mídia doméstica, em estado falimentar, exige que seus “calunistas” briguem entre si pelo trofeu de maior fascista. Só os mais “alinhados” sobreviverão ao próximo passaralho.

  7. Eu venho escrevendo

    há muito tempo que o Lulinha paz e amor corre risco de morte e muitas gente acha que é teoria da conspiração. Não, não é. é as pura realidade. Os fascsitas não dram o golpe em 2016 para entregar o poder ao  Lulinha paz e amor. Muiito fácil matarem o Lulinha paz e amor e depois o PIG fazer uma novela mostrando que a morte do Lulinha paz e amor foi um acidente e o povo vai acreditar, pois o povo adora novela.

     

  8. É um dos casos em que a gente
    É um dos casos em que a gente não sabe o motivo maior de perplexidade e desespero…… se pela matéria, absurda, odiosa, ou se pelo fato de termos em nosso país, tantos, que a assinariam alegremente…….

    1. O mito político Lula não pode

      O mito político Lula não pode ser politicamente odiado, mas o negro pode ser espinafrando empiricamente, sociologicamente e moralmente e não pode expor sua indignação, pois será tido como ”odiento”. Perfeito… 

      1. Pregar a morte de alguém como

        Pregar a morte de alguém como “solução” é algo que vai além do “ódio político”. E no meu texto sobre o caso do Waack deixei claro que as manifestações contra o gesto dele eram legítimas e necessárias, desnecessário era o ódio visto em algumas delas.  

    2. O mito político Lula não pode

      O mito político Lula não pode ser politicamente odiado, mas o negro pode ser espinafrando empiricamente, sociologicamente e moralmente e não pode expor sua indignação, pois será tido como ”odiento”. Perfeito… 

  9. Lula, quando comentou em

    Lula, quando comentou em conversa telefônica que o stf havia se acovardado, (o que se comprovou), o “mundo veio abaixo”, até o decano ficou ofendidíssimo.Isso, porque não foi um comentário “público”, agora, com esse “artigo”(??), ninguém se manifesta. Se agora quer justificar que seria morte política, que o dissesse no início do artigo. Do jeito que está este país, isso se parece mais com “apologia ao crime”. Carmem lucia assim como os demais do stf, com toda certeza não irão fazer qualquer tipo de manifestação. E assim caminha o país, sem nenhum tipo de limite.

  10. Se alguém dissesse que mario

    Se alguém dissesse que mario vitor rodrigues (em minúsculas mesmo) deve morrer seria o que? Pregação de ódio ou sugestão de limpeza da humanidade? Para esse energúmeno pensar.

  11. Caro Nassif
    A esquerda é

    Caro Nassif

    A esquerda é babaca, mesmo a dita ultra esquerda.

    Mas o mesmo não posso dizer da direita, eles não tem escrupulos para nada.

    Esse dito jornalista está, corrento risco de vida.

    Com a mesma sutileza que mataram Teori e Daniel, entre outros, podem matar o jornalista, e nesse clima de confronto, a esquerda será acusada do crime. 

    O exército ja tem as  leis que o protege, em caso de “confronto”.

    Saudações 

  12. Li no 247 que o tal colunista

    Li no 247 que o tal colunista da quanto é pediu proteçaõ policial porque sofreu ameaças. Ki lindo! ele cria a senha pros fanáticos anti-Lula despejarem seu ódio e , Deus nos livre, até suas ações e depois se faz de coitadinho. É a tipica reação dos extremistas de direita. Tentar jogar nas costas da esquerda o ódio que só eles tem. Se o tal colunista tivesse um pouquinho de cérebro pra enxergar a barbaridade que propôs (e não me venha com esta história de morte política do Lula porque o que vale pro fanatismo é a manchete e não a matéria ) era só colocar no Lugar do lula um nome popular do momento, e pode ser um nome dos reis do holofotes da tal operação vaza jato e pergunto ao colunista e aos que vão receber a denúncia do Pt por incitação ao crime: Aí seria ou não incitação ao crime?

    1. Os próprios Anti-Lulistas ameaçam o Calunista Anti-Lulista

      Para queimar o filme do Lula e dos Lulistas, os próprios Anti-Lulistas ameaçam o Colunista Anti-Lulista de morte. E são capazes de matá-lo a fim de culpar o Lula.

      Coxinhas são como Aécio: se necessário, matam até o laranja para queimar arquivo.

  13. Lula

    Lamentável!

    Desejar a morte que qualquer ser humano já prova que não há mais humanidade na pessoa.

    Lamento muito que nós chegamos a esse ponto.

     

     

  14. Lula

    Lamentável!

    Desejar a morte que qualquer ser humano já prova que não há mais humanidade na pessoa.

    Lamento muito que nós chegamos a esse ponto.

     

     

  15. O autor tenta buscar os seus

    O autor tenta buscar os seus minutos de aparecimento. Já Lula, ele estará na memória do Brasil para sempre, como bom ou mal. E os cinco minutos do autor se foram…E amanhã ninguém mais lembra quem ele é….

  16. Quando a turba for para as

    Quando a turba for para as ruas, quebrando tudo inclusive cabeça de coxinha, vão se lembrar de quem incitou primeiro a violencia. Isso não está longe de acontecer, as pessoas andam nas ruas com sangue nos olhos. Bastará uma fagulha para o Brasil pegar fogo, e aí então saiam da frente, todos os golpistas, venham de onde vierem, se arrependerão amargamente de seus atos.

     

    1. Afirmo que os golpistas não

      Afirmo que os golpistas não correm o menor perigo.

      As polícias militares, as forças armadas e o judiciário estão aí mesmo para protegê-los.

  17. A semeadura do ódio

    É fruto da inveja, do medo e da admiração secreta que direita tem por Lula.

    Lula é o maior estadista vivo. É muito maior que qualquer outro possível candidato a presidência em 2018. Seu governo fez mais pelo país que 500 anos de governo das elites.

    É o único em condições de reconstruir pela via da legalidade o país que essas mesmas elites destruíram pela via do Golpe, com apoio da classe média. Daí o medo, a inveja suicida.

  18. Pois eu não tenho pudores.

    Pois eu não tenho pudores. Por mim exterminaria toda a direita tupiniquim. E com arroubos de crueldade. Não os considero seres humanos, portanto, não devem ser tratados como tais.

  19. 15 minutos…

    …de fama. Muita gente faz fama em cima do Lula.

    Não sei e não faço questão de saber quem é esse jornalista que usou a pegadinha rasteira do título. 

    Mas Lula, eu sei quem é, o povo sabe e sempre saberá.

  20. POis eu acho que o colunista

    POis eu acho que o colunista e os seus patrões é que deveriam morrer, a pessoa física deles e não a imagem.

    Deveriam morrer pelo mal que causam a este país há mais de setenta anos.

  21. “Lula deve morrer”, escreve colunista da IstoÉ

    Em se tratando da imprensa GOLPISTA BRASILEIRA o ditado bíblico adaptado descrito abaixo DIZ TUDO.

     

    Diga PARA QUEM TRABALHAS e eu direi QUEM TU ÉS!

     

    Colunista mário vitor rodrigues VOCÊZINHO e seus PATRÕES são uma LATA de LIXO.

  22. Direita extremista e pessimista

    Quando o racismo começou, duante as eleições, pressenti quando afogariam nordestinos, a história começa a se repetir e infelizmente, sob a ditadura do judiciário e manipulação da mídia. Eu continuo dizendo que o país tem muito mais pobre que rico, e muitos desses pobres estão ficando pobres por causa da ditadura.

    Acredito que a Globo já foi derrotada pelo próprio partido golpista que ajudou a colocar, mas não contava com tanta informação para mostrar suas intensões.  O golpe está se desmanchando pela fraqueza da Globo em derrubar o PMDB antes que o PSDB caia junto. O cenário político realmente é terrível nos ninhos tucanos: Minas Gerais de Aécio; Paraná de Richa; São Paulo de Alckmin e Dória. 

     

  23. QUEM ERA O BORRA-BOTAS?

    Bom.. até sexta-feira ninguém sabia quem era o ilustre desconhecido da QUANTOÉ.. Então, o reaça, teve uma ideia. “Se eu falar alguma merda envolvendo o Lula, vão saber quem eu sou”. É isso! O jornalista trapalhão só queria estes minutinhos de fama. Conseguiu. Agora, o medroso se borra e diz que está recebendo ameaças! Será? Ou quer que acreditemos que ele um sujeito tão importante, desde sexta, que está recebendo até ameaças … Né? 

  24. Detalhes do artigo

    Para quem não leu a curta coluna daquele Mário Vitor, seguem abaixo algumas das suas citações, que demonstram o ódio contra Lula:

    “Capaz de sapatear em cima de qualquer um. Até mesmo na memória da falecida esposa”

    “Ao indivíduo, criminoso que é, restou apenas escapar da cadeia”.

    “Ter comandado o esquema de corrupção mais perverso na história da República”.

    “Corolário de narrativas que serviram para forjar a imagem de guardião do povo em alguém especialmente dedicado a ser o seu pior inimigo”.

    “Só assim o espantalho do mártir poderá ser sepultado de uma vez”.

    “E Luiz Inácio, então, encontrará o destino que fez por merecer”.

    Sinceramente, acho que a chamada em relação à morte do Lula, além de não passar de uma provocação e levantada de IBOPE para a sua coluna, não é tão grave como as frases ditas pelo colunista, que mostram um enorme desprezo e desconhecimento das enormes transformações positivas que o Brasil viveu no período de governo do PT.

    A direita faz de tudo para “matar” a imagem do Lula, tentando colocar para ele frases como as citadas acima e que, se não tivessem o nome do Lula no título, a gente acharia que o sujeito está falando do Temer, do Aécio ou de qualquer outro conhecido.

    Lula tem que ser culpado, para que a direita corrupta possa dormir em paz e falar com os seus filhos: “Tá vendo filho, o seu pai não é o único corrupto deste país, até Lula também é!”

  25. Não duvido que muitos pensam

    Não duvido que muitos pensam da mesma forma, e muitos desses são malucos a ponto de cometer este ato de loucura.

    Mas os loucos não são os piores. Os donos do poder, esses são os mais perigosos. Se eu fosse o Lula só andaria fortemente patrulhado e ficaria longe de avião.

  26. jornalista?!!

    Será que este rapaz sabe como o jornalista Carlos Lacerda morreu? aquele do “mar de lama”? Quando não serviu mais aos poderosos da época morreu em situação bastante suspeita num hospital de ponta no Rio de Janeiro. Naquele caso, o feitiço virou contra o feiticeiro.

  27. Temer tinha letreiro na testa. Destarte, Lula deve ser linchado

    Discutia com alguns Coxinhas da classe mérdia. Perguntei a eles porque eles batiam panelas contra a Dilma, que nenhum crime praticou, e não batem contra o Temer e o Aécio Neve$, que foram flagrados com a boca na botija do Joe$ley Bati$ta. Eles dizem que a culpa das maracutaias do Temer é do Lula, que o escolheu como vice-presidente. Assim, de acordo com os tais Trouxinhas, são os Petistas, e não o Temer, que devem ser linchados.

    Na cidade onde eu moro, uma criança foi estuprada e morta pelo seu padrasto. A população está revoltada com o estuprador e assassino, querendo linchá-lo. Eu então digo aos Trouxinhas que culpar o Lula e os Petistas pelos crimes do Michel Temer, pelo fato do Lula ter indicado o Temer como vice-presidente, equivale a culpar a Mãe da criança estuprada e assassinada pelos crimes de estupro e assassinato. Os Coxinhas retrucam que a Mãe da vítima não tem culpa, já que o estuprador e assassino não tinha letreiro na testa. Aí eu pergunto a eles: O Temer tinha letreiro na testa?

  28. O problema é que Lula já teve o seu momento

    Lula já teve o seu momento, e o cenário que se oferece agora não é favorável. Se for de novo presidente, periga ser uma decepção. Além disso, sua proeminência fora de época também assinala a incapacidade do PT de se renovar e apresentar novos líderes.

    1. Quem sabe faz a hora

      Mundim, tu nunca tiveste teu momento. Porque agora não seria a tua hora?

      Ora, amigo, quem sabe faz a hora e a eleição do Lula é justamente para fazer o cenário favorecer os excluídos e deserdados, em vez de favorecer os parasitas sociais.

    2. O prazo de validade do Lula tá vencido. Então…

      Segundo o Pedro ABBM, o prazo de validade do Lula tá vencido. Em sendo assim, o problema não é o seu assassinato, mas o vencimento do seu prazo de validade.

      Eis aí um exemplo clássico da falácia Espantalho. Discute-se acerca da ameaça de morte do Lula e o Sujeito cria um espantalho para justificar essa ameaça de morte.

       

      John Barleycorn must die – Traffic

  29. Istoé e Veja , não servem nem para limpar a BUN..!
    Não sou um leitor assíduo de revistas, mas ultimamente tenho ficado espantado com tantas besteiras e discursos de ódio que certos jornalistas “intelectuais” e politicamente alfabetizados, veem indiscriminadamente escrevendo em suas colunas. É fato que existiam “forças ocultas” e que deixaram de ser ocultas com seus discursos tão infames e estúpidos. Eu com meu pouco conhecimento e com minhas simples palavras, fiquei espantado com as declarações deste lunático, Mario Vitor Rodrigues “istoé” um câncer na nossa sociedade, distilando ódio e falando besteira, seguido por elitistas os mesmos que foram para a rua vestidos de patos e que como ratos fugiram do país ou estão como patos desempregados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador