Manchetes de jornais enviesam percepção do brasileiro, eis o saldo da pesquisa Ibope

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por João de Deus

Da Rede Brasil Atual

Povo vai bem, mas noticiário o induz a achar que o país vai mal

Segundo Ibope, avaliação do governo Dilma sobe e maioria (76%) se diz satisfeita com a vida. E se 30% pensam que a economia vai mal, como pode 68% acharem que sua vida estará melhor em 2015?

por Helena Sthephanowitiz
 
REPRODUÇÃO
crise.jpg

Como pode o povo estar otimista com o futuro e ao mesmo tempo acreditar que a economia vai mal?

Na pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (26), Dilma Rousseff (PT) subiu dois pontos na espontânea, chegando a 27%. Marina Silva (PSB) teve 18%, e Aécio Neves (PSDB), 12%. A pesquisa espontânea é aquela que reflete melhor a firmeza do voto, porque apenas pergunta em quem o eleitor votará, sem mostrar nenhuma lista de nomes. Responde quem já tende a ter definido o candidato de sua preferência.

Na sondagem estimulada, feita em seguida, mostra-se um disco com as opções de candidatos, e o pesquisado escolhe um dos nomes. Quem só responde diante do disco de opções tem queda por aquele candidato naquele momento da sondagem, mas é mais incerto se a intenção declarada se converterá em voto na urna.

Na simulação de primeiro turno estimulada, segundo o Ibope, Dilma cresce pouco em cima da espontânea. Sobe de 27% para 34% no primeiro turno e para 36% no segundo turno. Nota-se que 34% corresponde a quem avalia o governo da presidenta com bom e ótimo, o que pode representar seu piso de votos, abaixo do qual ela dificilmente cai. Há outros 36% que avaliam seu governo como regular, e pelo menos uma parte destes votará em Dilma, coisa que a pesquisa não captou, mas significa que a campanha da presidenta tem todo este segmento do eleitorado para explorar e crescer. Se apenas um terço de quem avalia o governo como regular, com viés positivo, votar em Dilma, a probabilidade de vitória da presidenta continua alta.

Marina sobe de 18% na espontânea para 29% na estimulada no primeiro turno e para 45% num eventual segundo turno. Seu momento eleitoral é o melhor possível. Mas algo próximo de certeza de votos mesmo ela só tem de cerca de 18% dos pesquisados. Os demais ela ainda precisa convencer o eleitorado a converter em intenção em voto. Marina tem o nome conhecido por ter participado das eleições de 2010 com boa votação, mas não tem propostas bem conhecidas.

É uma faca de dois gumes. Ela pode tanto consolidar votos como perdê-los, quanto mais suas propostas (ou falta delas) forem conhecidas. Uma coisa é simpatia por uma imagem abstrata de novidade, como uma roupa que parece bonita na vitrine de uma loja. Outra coisa é o conhecimento mais profundo da candidata e avaliar o que ela pode fazer de fato nos próximos quatro anos, se vencer. É como experimentar a roupa da vitrine para decidir se compra. Pode não vestir bem no corpo da pessoa como parecia na vitrine.

Dilma sobe de 27% na espontânea para 36% no segundo turno, sempre segundo o Ibope. Marina salta de 18% para 45% na mesma simulação. Dilma sobe só um terço de seus votos firmes na sondagem do princípio ao fim do processo eleitoral. Marina mais do que dobra, subindo uma vez e meia. É improvável que ao longo da campanha eleitoral Dilma conquiste tão poucos novos votos e Marina conquiste tanto sozinha. Seria necessário Dilma fazer tudo errado e Marina tudo certo para isso acontecer.

Aécio é quem está em maiores apuros. Tem 12% de votos firmes na espontânea e 19% na estimulada de primeiro turno, e corre o risco de ver sua candidatura esvaziar-se mais se consolidar a polarização entre Dilma e Marina. Precisa provocar uma difícil reviravolta para voltar ao jogo.

Na prática, mesmo na simulação de segundo turno que é apenas uma sondagem pouco confiável nesta fase da campanha, se for para levar a sério os números do Ibope, o que se pode concluir é que as intenções de votos declaradas em Dilma estão próximas de seu piso, batendo com as avaliações de bom e ótimo de seu governo. As em Marina estão próximas de seu teto. Logo, Dilma tem espaço, e muito, para crescer. Já Marina tem que se esforçar para não cair.

A própria pesquisa mostra a avaliação do governo Dilma subindo. Mostra também uma coisa inusitada. A grande maioria dos brasileiros (76%) diz estar satisfeita com a vida atual que leva. E 43% acham que sua própria situação econômica está boa ou ótima. Só 13% acham que está ruim ou péssima. Outros 68% estão otimistas acreditando que sua própria vida estará melhor em 2015. Quando perguntados sobre a economia do país, a situação se inverte: 30% dizem estar ruim ou péssima, contra 24% dizendo que está boa ou ótima. Mesmo assim, 45% acham que a economia do Brasil estará melhor no ano que vem contra apenas 13% que acham que estará pior.

Como pode o povo se sentir bem economicamente, estar otimista com o futuro e ao mesmo tempo acreditar que a economia “do país” vai mal? Só o efeito do noticiário extremamente negativo sobre a economia, descolado da realidade, explica. Colar as duas realidades é, talvez, o maior desafio da campanha de Dilma. Para alegria de seus correligionários, é relativamente fácil explicar o óbvio: que o Brasil é exatamente o mesmo país onde o povo brasileiro vive, e não o das manchetes alarmistas que mais parece um país estrangeiro, que nada tem a ver com onde vivemos.

Aquela história de votar com a mão no bolso, de acordo com a sensação de bem-estar social, favorece Dilma, mas ainda não está refletida nas intenções de voto, por uma abstrata visão negativa do país propagada no noticiário, como se os brasileiros não vivessem nele. É muito improvável que esse quadro permaneça até o fim das eleições. Esse é o maior desafio da campanha de Marina Silva, além de contradições sobre a tal “nova política”, a começar por suposto uso de empresas laranjas, com indícios de caixa dois, para bancar despesas de campanha da chapa Eduardo-Marina, no caso do jatinho.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif
    Como já escrevi aqui

    Nassif

    Como já escrevi aqui diversas vezes; culpa do Lula que acabou com a oposição mas deixou seus representantes, a mídia.

    Dona Dilma caiu no “canto da sereia” nos dois primeiros anos de mandato e não retirou da gaveta o projeto da regulação da mídia que o Franklin deixou pronto, mesmo com o Lula limpando a Area para ela.; agora sofre…..

  2. Quando faço essa pergunta

    Quando faço essa pergunta para os que não querem votar em Dilma, me dizem que tudo está mal, mas, para eles, para a vida deles, tudo está melhor. É o faceburro dando às ordens. Essa ferrmenta só emburreceu mais ainda o analfa político. Limitou-o a se informar só ali, onde nada é informação, conhecimento, é apenas fofoca. Temos uma geração de fofoqueiros.

  3. Para as obras do PAC só mancheteiam o que falta

    Se a obra foi concluida mais da medade, o que interessa ao pig que sabe muito bem usar pessoas inocentes, é a parte que falta, o copo “meio vazio” e não ‘meio cheio”, por isso a impressão que muita gente tem é de que as obras estão paradas, que o PAC não existe. Como uma imprensa que é concessionaria de serviço publico pode fazer isso.

    1. Quase te dou razão ao

      Quase te dou razão ao escrever que só se noticia o que falta.Mas não posso.

          Sabe por que isso acontece?

              Porque estourou o prazo prometido pela presidente.– falando do Pac 1 ( exemplo,pode ser outro,mas o conceito é o mesmo) que ainda não entregou no tempo prometido, e já está no PAC 3..4…5… 90 000 ….

               Entendeu o espírito da coisa?

          

  4. Tem um amigo meu que soh sabe

    Tem um amigo meu que soh sabe repetir que o PT eh o Diabo rsrsrsrss.

    E o piro que a gente nem pode chamar de coxinha, reaca e nada pq segundo alguns aqui do Blog o PT nao pode r”eagir

    assim”.

     

  5. Mas a imprensa é isso

    Mas a imprensa é isso mesmo.Nos paises evoluidos o jornal escancara seu candidato na capa,em editorial e pros 4 cantos do mundo.

    A imprensa brasileira tbm tem os partidários petistas.São revistas menos lidas,mas tem.Assim como há muitos infiltrados nos grandes jornais.E tbm os descarados como Janio de Freita,Ricardo Melo,Marcelo Coelho etc.

     Mas chamo a atenção como é possível essa manchete dada por um cara de muitos anos de estrada:

                 

    Lei da Anistia faz 35 anos hoje; a impunidade dos torturadores persiste

           Pois bem ,foi anistia ou não? 

                Mario Magalhães

    http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2014/08/28/lei-da-anistia-faz-35-anos-hoje-a-impunidade-dos-torturadores-persiste/

  6. A lógica lulodilmista do cinismo e da hipocrisia

    Os petistas, que agora se aliam a tucanos e à grande imprensa, por eles chamada de “PIG”, os mesmos que compraram apoio político na Câmara dos Deputados ao pagarem MILHÕES DE REAIS a líderes dos partidos da base governista de Lula, por meio do esquema chamado “mensalão”, crime que foi confessado como sendo, no mínimo, CAIXA 2 de campanha eleitoral, mesmo quando muitos pagamentos foram feitos em período não eleitoral, agora querem criticar Marina Silva porque Eduardo Campos e asseclas supostamente usaram laranjas para comprar um jato no qual ele viajaria.

    É a “lógica” lulodilmista da falta de vergonha na cara, da hipocrisia e do cinismo.

    Eles podem pagar milhões de reais a líderes dos partidos políticos da base aliada do Governo Lula, que eles consideram “caixa 2” de campanha, mas Marina tem que ser acusada como desonesta porque o ex-candidato a presidente, Eduardo Campos, e seu grupo político, supostamente usaram “laranjas” para comprar um jato que serviria de meio de transporte aéreo da candidatura do PSB e, ainda, teriam se valido do serviço de forma que supostamente contraria a legislação eleitoral brasileira. Quanto a este último ponto, segundo o tendencioso e não digno de credibilidade Tijolaço, a “ilegalidade” eleitoral residiria no fato do jato ter sido fornecido por uma empresa que não presta serviço de taxi aéreo e, ainda, não teria havido a prestação de contas, mesmo quando o prazo para prestar contas perante a Justiça Eleitoral está em pleno andamento.

    Quer dizer, quando confrontados com um autêntico e inegável escandaloso esquema de corrupção como o mensalão, os lulodilmistas confessam expressamente caixa 2 de campanha. No entanto, agora, os lulodilmistas querem sacrificar Marina por fatos acerca dos quais ela não têm qualquer eventual responsabilidade, responsabilidade essa sequer comprovada, pois até aqui não restou caracterizada nenhuma ilegalidade eleitoral no uso do jato por parte da candidatura de Eduardo Campos.

    Pode isso, eleitor brasileiro, esses argumentos completamente absurdos, incoerentes, sem pé nem cabeça de quem, no mínimo, confessou caixa 2 de campanha, numa situação muito mais grave?

    1. Pode isso eleitor

      Pode isso eleitor brasileiro?

      tripudiar e passar o sabao no mensalao do PT com ares de verdade absoluta e depois dizer que o PT nao pode pode agir da mesma maneira?

      Pode isso eleitor brasileiro?

      Quer dizer que  a primazia de acusar cabe a “pura” Marina e os petistas nao pode falar nada?

      Pode isso isso eleitor brasieliro?

      r que Andre Vargas por coisa muito similar  teve o pedido de cassacao aberto com ajuda do PSB, mas se Andre Vargas questionar os dois pesos e duas medidas eh hipocrisia?

      Pode isso eleitor brasileiro?

      Pelo visto o que mais se solidificou na mente dos odiadores eh que quem acusa o PT estah sempre mais proximo da verdade e jamais poderah ser questionado pelo PT. Como se na politica tivesse alguem com essa moral.

      Pode isso eleitor?

      Sim, pode.

      1. Francy, esse pessoal se

        Francy, esse pessoal se “esquece” que a Osmarina estava no PT quando ele “pagou milhões” para outros partidos. Então, se o PT é culpado no “mentirão”, a Osmarina também o é. Simples assim.

        1. Duplamente errada.

          Você está duplamente errada.

          Primeiro, Marina acusa o mensalão como corrupção. Essa é a principal diferença entre ela, Dilma, Lula, Dirceu, e os demais lulodilmistas que dizem não ter nada demais no mensalão,que seria “mero” caixa 2 de campanha.

          Segundo, quem disse antes que o “caixa 2 de campanha” em que se traduziria o mensalão não era nada demais foram os lulodilmistas que agora acusam Marina de estar fazendo justamente “caixa 2”, quando isso nem está comprovado e muito menos está comprovada a participação de Marina em qualquer eventual ilegalidade envolvendo o jato em que viajava Eduardo Campos.

          Portanto, você está duplamente errada.

          Marina em nenhum momento disse que o mensalão não era corrupção ou que não tinha nada demais fazer caixa 2. Ela está fora disso.

          1. caixa 2

            Marina voo na caixa 2 também

            Seu problema é ideológico. Moralismo só estraga o processo eleitoral e político

          2. E você está redondamente

            E você está redondamente “enganado”. Quando foi que você ouviu a Osmarina dizer que o “mensalão” é corrupção enquanto ela esteve no PT? Heim? Heim? Enquanto a Osmarina esteve no PT, e acalentava o sonho de ser indicada pelo Lula e saiu vendendo azeite porque o Lula indicou a Dilma, quando foi que você ouviu a Osmarina ao menos criticar o PT?

          3. Quando foi?? Hã?

            Marina vem dizendo que o mensalão é corrupção pelo menos desde a campanha de 2010 ou antes!!

          4. Negativo.
            Antes do

            Negativo.

            Antes do julgamento, em 2012, ela dizia apenas que se punissem os culpados e absolvessem os inocentes. E mais, afirma que saiu do PT, em 2009, não por questão ética, mas política. Posição que até hj reafirma.

            Após o julgamento, ela se limitou a afirmar que não eram presos políticos, não fazendo qualquer afirmação sobre esquema de corrupção ou caixa 2.

             

             

          5. E precisa dizer?

            Marina sabe que aquilo é corrupção. É só perguntarem a ela. No mais, Marina vem acusando o mensalão como corrupção desde pelo menos 2010.

            Ela é amiga pessoal de Heloísa Helena e esta afirma isso sempre que pode. Você acha que Marina pensa diferente? Hahahahaha, eu me divirto com essa gente…

          6. kkkk, amiga pessoal(sic) que

            kkkk, amiga pessoal(sic) que fala pela candidata.

            Claro, claro, uma canditata à Presidência da República tem uma amiga que faz a crítica por ela. Que coisa mais absurda.

            A Dilma tem que condenar veementemente, mas para Marina basta uma amiga (sic) dizer que é condenável.

            Vc diz com todas as letras que Marina tinha condenado com certeza, antes de 2010, confrontado, diz agora que basta perguntar p/ Marina que ela vai responder.

            Tá sertinho amigo.

          7. Em relação ao mensalão, a verdade é uma só

            Quem é condescendente com a corrupção do mensalão é a tua candidata, Dilma Rousseff. Tanto é assim que ela testemunhou favoravelmente a José Dirceu nos autos da AP 470. Ou seja, Dilma é testemunha de defesa num processo de corrupção escandaloso. Precisa dizer mais alguma coisa?

            Marina, além de nunca ter testemunhado favoravelmente a ninguém dentre os acusados, considera o mensalão aquilo que ele realmente é: um escandaloso, vergonhoso, absurdo esquema de corrupção.

          8. Me dê uma única declaração de

            Me dê uma única declaração de Marina afirmando que se tratou de corrupção. Se não trouxer sua ‘defesa’ ética de Marina cai por terra. Não basta da Heloisa Helena tá bom? A Marina sabe falar tb.

             

             

          9. Sobre o depoimento de Dilma

            Sobre o depoimento de Dilma na AP 470, o que ela disse foi usado pelo Joaquim Barbosa dentro de sua lógica acusatória, não em  ‘defesa’ dos acusados.

            “Em depoimento prestado nestes autos a Excelentíssima Sra. Presidente da República Dilma Rousseff, na condição de testemunha, disse o seguinte: disse ter ficado surpresa com a rapidez com que foi aprovada, por exemplo, na Câmara dos Deputados, o marco regulatório do setor energético naquele período. Disse ela: que acredita que o deputado José Janene ocupou a presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados; que no período foi votado o novo modelo do setor elétrico elaborado em 2003 e editado por duas medidas provisórias no dia 11 de dezembro de 2003, votado e aprovado no dia 15 de março de 2004 e teve o seu decreto de regulamentação editado em 30 de julho de 2004. Que se surpreende vendo com os olhos de hoje com a rapidez da aprovação do projeto.

            Pode-se assim avaliar a dimensão das atribuições dos parlamentares, que funcionaram como verdadeira mercadoria em troca dos pagamentos milionários de quantias vistas nestes autos e explicitadas em meu voto.”

            Voto – Joaquim Barbosa – AP 470.

          10. Toma aí o que você queria

            Eu esfrego na cara:

            http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/marina-diz-que-nao-foi-conivente-com-mensalao-1.425551

            E mais recentemente o artigo que Marina Silva escreveu na Folha de São Paulo, acusando a existência do “mensalão da Internet”, o “mensalet”, caracterizado pela participação dos cachorros loucos pró-governo, regiamente pagos e financiados, para atuar em nome do PT e do Governo do PT. Quer mais?

            TRECHO ARTIGO DE MARINA SILVA, PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO, EM MAIO DE 2014:

            “Na eleição de 2010 já era visível essa militância dirigida, que depois se profissionalizou. Várias organizações mantém as suas brigadas digitais, com “editores” dos debates e notícias cujos critérios são os interesses de seus patrões. Uma investigação detalhada poderia mostrar essa espécie de “mensalão da internet”, uma indústria subterrânea da calúnia.

            Pessoas melhor informadas não se enganam, especialmente quem viveu o tempo da censura e viu os casos de manipulação da mídia. Mas ainda há muita gente que não verifica as fontes e se assusta com os boatos.

            Enquanto esses esquemas não se tornam mais visíveis, vamos navegando e cultivando a democracia como um abiente de aprendizado, de persistência em busca da verdade. Só ela pode honrar a liberdade que lutamos para conquista.”

            Grifos e negritos por minha conta.

            Chamou de “militância digital”, que seria “profissionalizada”, usou termos como “organizações”, “brigadas digitais”, “editores” que responderiam a “patrões” (quem paga o dinheiro), “mensalão da internet” (sic), tudo isso a fomentar uma “indústria subterrânea da calúnia”.

            Ou seja, Marina usou o termo “mensalão” para se referir a isso, a uma organização criminosa que estaria atuando na Internet, deixando claro o que pensa sobre o mensalão original e de onde parte o mensalão digital, o “mensalet”, também citado por Aécio Neves no mesmo espaço da Folha de São Paulo, uma semana depois.

            Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marinasilva/2013/05/1283947-mensalet.shtml

          11. KKK. A ‘condenação’ de Marina

            KKK. A ‘condenação’ de Marina à AP 470 se limita a uma INFERÊNCIA sobre a militância virtual. Realmente patético.

            Dilma tem que condenar, veementemente, e em rede nacional de televisão, já para Marina basta um artigo mequetrefe em que o leitor tem que fazer inferências sobre o que ela afirma.

            Continuo aguardando a declaração clara e direta de Marina tachando, com a palavra CORRUPÇÃO, a AP 470. Sem inferências ok?

             

          12. Piada

            O que Marina quis dizer com Mensalão? Pediu “investigação”, chamou de “organização”, “esquema’. Organização de quê? Criminosa, é claro. Afinal, “calúnia subterrânea” não é exemplo de ação legal, ética e digna rsrsrs.

            Só o sentido usado na expressão “mensalão da internet”, vinculado à prática organizada de crimes virtuais, mediante prévio pagamento, já deixa claro o que ela pensa do mensalão original.

            Qualquer pessoa é capaz de entender isso. Não precisa de mais nada hahahaha.

          13. Poxa cara, os eleitores da

            Poxa cara, os eleitores da Marina merecem um pouco mais do que uma pobre inferência sobre militância virtual’. A mesma exigência que vale para Dilma, em rede nacional de televisão, SEM INFERÊNCIAS, vale tb para Marina.

            Continua procurando, talvez vc consiga achar alguma coisa um dia.

          14. Está se fazendo de

            Está se fazendo de desentendido, o que eu falei foi: enquanto a Osmarina esteve dentro do PT, ela não abriu a boca para dizer lhufas. Agora você vem com um artigo de maio de 2014 e condenando um tal de “mensalão da internet”?

          15. Marina

            Por falar nisso, de que vive a Marina? De fundo partidário não é pois não tem partido e há mais de 4 anos não tem emprego e nem ONG prá dar uma ajeitada na renda.

          16. Nova política

            Argolo,

             

            concordo com sua revolta, em relação a corrupção, contudo tem que perceber que nesse meio é todo mundo farinha do mesmo saco, ninguém se salva. Se ficarmos apontando o dedo um para o outro de quem é mais corrupto não conseguiremos trazer um debate político voltado para propostas que possam melhorar o nosso país. Agora está comprovado  que no governo Lula/Dilma que a polícia federal realizou 2200 operações contra corrupção. A receita federal descobriu várias sonegações fiscais, isso é corrupção, de várias empresas privadas, Globo, Natura, Itáu e deve ter muito mais.  

            O que me deixa com raiva da Marina são suas contradições, e não estou falando do caso do avião. Ela está propondo uma “nova política” tendo como aliados políticos da “velha política’ e seus assessores de economia também já declararam que tomaram medidas iguais do governo anterior do Lula. 

             

            Nossa democracia é muito jovem, mas, na minha opinião, o Brasil está caminhando no rumo certo, é claro, que precisamos de ajustes. Votar nesse momento no Aécio e Mariana é retroceder as consquistas do povo brasileiro.

              

             

          17. Não

            Nem todo mundo no meio politico é farinha do mesmo saco e nem todos os partido são absolutamente iguais. Isso é um sofisma. Eh claro que, por tudo o que vemos ou pensamos ver, ficamos com essa sensação/impressão.

            Quanto ao Argolo. A questão não é “o PT esta fazendo a festa” com o caixa 2 do PSB. O ‘no gordio’ é que o PT foi o unico partido condenado pelo uso de caixa 2, tendo todos esses que também praticam apontado o dedo e condenado. Pois bem. Estamos numa disputa eleitoral, nesse momento ha uma candidata que diz ser o novo, o diferente, uma nova via e se coloca bem claramente em oposição à politica praticada pelos outros partidos. E agora, apesar de não ser ela diretamente, sabe-se que o partido em que se engajou e pelo qual disputa a presidência esta em apuros, devendo muitas explicações sobre a compra de um avião, qual vai ser a atitude dos partidos concorrentes ? Eles vão exponenciar essa questão ao maximo, como faria o PSB se fosse com outro partido concorrente, e o PSB tem todo o direito e o dever de bem explicar essa situação.

            E esse avião, pelo enredo, parece ser apenas uma ponta do iceberg. 

             

  7. Pode isso, eleitor brasileiro?

    A presidenta da república, Sra. Dilma Rousseff, integrante do PT, comparece ao Jornal Nacional da Rede Globo e, exibindo condescendência e omissão com um escandaloso esquema de corrupção, silencia sobre a pergunta que falava da reação do partido dela em relação aos condenados pelo mensalão que são do PT, mas agora, os seus correligionários, apoiadores e eleitores, os lulodilmistas, querem atacar Marina por fatos que, no máximo, estão vinculados às pessoas que transitavam ao redor de Eduardo Campos e com ela não possuem qualquer relação?

    1. Caro Argolo
      Nós temos algo em

      Caro Argolo

      Nós temos algo em comum ,mas reagimos diferente.

      Ambos detestamos o PT .A diferença é que vc se exaspera e eu tiro um sarro dessa quadrilha que dominou o país ,sem nenhum pudor se aliou ao que há de mais podre na política, colocou bandidos em cargos relevante em estatais,mente acintosamente,nunca ”sabe de nada”,protege os ”aloprados” e até os promovem.

            Péra aí…estou escrevendo como vc. 

                 Eu: O Papa Lula está se sentindo injustiçado.Ele se sente humilhado com tal cargo.Ele não pensa que é Deus.

                                  TEM CERTEZA!

                                Abraços!

      1. Trabalhei 30 anos numa das

        Trabalhei 30 anos numa das maiores emissoras de TV do Brasil.

        Fui uma espécie de super-controller me reportando ao nível máximo de todo o grupo de comunicação. Uma vez ao acompanhar a gravação do jornal noturno, percebi que havia sido inserida uma notícia escandalosamente inverídica. 

        Perguntei ao Diretor de Jornalismo se ele não se importava com a possibilidade de perda de credibilidade do Jornal, pois matéria era flagrantemente mentirosa.

        Ele me olhou e com ar de pena, disse: “Meu filho, você está há tempo aqui e não percebeu que se nós noticiarmos que fezes de boi fazem bem à saúde, amanhã haverá um tumulto de pessoas buscando adquirir isto?”

        E ainda emendou: “Você pode ser um grande administrador mas em matéria de televisão é completamente inocente”.

        Já contei este pequeno fato, dentre os mais deiversos casos de corrupção, mas as pessoas mais esclarecidas ainda não acreditam.

         

         

         

    2. Argolo, não sei se já

      Argolo, não sei se já disseram sobre você aquilo que vou dizer: Cabra, você é um chato! O caso mensalão está muito bem documentado na Internet. Leia sobre tudo aquilo que aconteceu nesse julgamento e reflita: Dilma deveria falar sobre isso? São águas passadas. Houve ali uma tentativa de golpe contra o governo. Dilma não pode se interpor entre os demais poderes. Ela se referiu sobre isso, dizendo que não falaria sobre questão atinente ao Poder Judiciário. E está corretíssima ao tomar essa atitude.

      Você é do tipo que gosta de procurar pêlo em ovo com uma lupa, ou melhor, com um microscópio super potente. Por que você não cozinha os seus ovos? Seria muito mais interessante para você. Seus ovos cozidos para que você os coma com um pouco de sal e algumas gotas de limão ou vinagre ficarão deliciosos. Deguste os seus ovos com uma cachacinha, é uma boa combinação. É até um ritual ir quebrando as casquinhas, temperando e ir comendo aos poucos com a caninha. Experimente.

      1. Pela sugestão

        Vejo que você é acostumado, como bom puxa-saco que deve ser, a comer muitos ovos cabeludos por aí, ornamentados com uma estrela vemelha…

         

        1. Conforme eu já disse, quem

          Conforme eu já disse, quem está acostumado a procurar cabelos em ovos é você. Aliás, percebe-se pelos seus comentários que você não faz outra coisa além disso. E você entendeu mal o que eu disse sobre ovos, confundindo com os seus próprios, o que ficou muito engraçado. Os ovos aos quais me referi são aqueles que você procura encontrar pêlos. Sobre eu ser ser puxa-saco, você está muito enganado. Observe que fiz o meu comentário citando quase textualmente as palavras de Dilma. Acho que é assim que se deve argumentar para um comentário isento. Enquanto eu mencionava os argumentos de Dilma, você os omitia, procurando criar um clima desfavorável para a atuação dela durante a entrevista. Procure ser mais benevolente sem ser partidário. É assim que me esforço para ser, embora eu, de fato, seja partidário de Dilma, o que muito me orgulha.

          1. Meus (você falou “seus”) ou não os “ovos”, isso é irrelevante

            O meu comentário é pertinente tomando como base as acusações dos petistas de que Marina estaria envolvida com caixa 2 em relação ao jato em que viajava Eduardo Campos (e ela eventualmente usou também).

            Você acha isso certo, considerando que os lulodilmistas dizem que o mensalão era caixa 2 e que isso não é nada demais, é uma besteira, algo sem importância? Você não acha incoerente, mesmo quando não tem nada provado ainda contra Marina? Não acha uma safadeza típica de quem exibe desespero eleitoral?

             

             

          2. Mais do mesmo

            A questão, Argolo, é que Marina Silva garante que é precursora de uma nova política.

            Mas a candidata que está no PSB é apenas um engodo porque não está inovando nada na política e vocês, reacionários, que viviam apontando os dedões sujos para Lula e o acusando de nunca saber de nada deveriam agora fazer o mesmo com Marina Silva. 

            Claro que esperar coerencia de gente de tua laia é querer muito, mas nada nos impede de mostrar o quanto vocês da direita porca são malandros.

          3. Safadeza é depois de ver

            Safadeza é depois de ver pessoas sendo condenadas e presas por conta de Caixa 2 travestido de outros crimes e passar o julgamento justificando tudo, aparecer dizendo que caixa 2 é besteira. Ou é ou não é… Não tenha a ilusão de que eu torço para que Marina seja denunciada pelo Caixa 2 de campanha; eu quero que não seja para deixar EVIDENTE o que o STF fez com os réus da AP 470. Eleição, Alessandre, a gente acaba resolvendo de uma forma ou de outra. Decisão judicial, não. A histeria coletiva que se abateu sobre o STF e que, agora, ninguém quer mais ouvir falar, teve consequências gravíssimas para uma agremiação partidária. Agora, até um dos mais empolgadosno julgamento do Mensalão acusa o TSE e, olhe que foi o grande articulador do registro da Rede, hein! É nazismo mesmo! Queriam fazer um julgamento fraudulento, que fizessem, condenassem, apenassem mas cassar os direitos políticos de um cidadão, nunca! O direito de votar e ser votado, diz respeito a um candidato e seus eleitores. De qq forma, agradeço por vc manter viva a chama do mensalão pq não podemos esquecer que ainda temos um encontro marcado com o STF mais a frente. Não interessa se no governo de Dilma, Marina, Aécio, Pastor Everaldo, etc.. O STF tem que pagar muito caro pelo que fez ao Partido dos Trabalhadores. Veja aí o desespero que estão os eleitores de Marina e tente avaliar o que tivemos que passar ao longo de 10 anos e estamos passando até hoje… E, tão dando ataques de barriga cheia pq nem mídia, nem MPE e TSE querem saber do que aconteceu nesse acidente. E, se um dia chegasse ao STF, a denúncia não seria aceita. Tá vendo aí o que a farsa montada pela mais alta corte de justiça fez a um partido? Valeu-se de seu poder para oferecer munição contra pessoas, eternamente… Até quem não teve nada a ver com a AP está obrigado a responder por ela. O debate dos presidenciáveis foi aberto por uma das candidatas com o nome de José Dirceu… Vc mesmo, tentando proteger o cambalacho do PSB, usa a AP 470 e individualiza condutas. Foi o morto; não foi a Marina… Mas no caso do Partido dos Trabalhadores, foi o PT; o Mensalão do PT… André Vargas, era do PT, voou num jatinho e foi atacado pelo PSB… O STF pode ter feito bem o trabalho sujo de criminalizar um partido mas militantes tb sabem fazer o seu e não aparecem apenas durante as campanhas. 

          4. Quando Marina disse que “caixa 2 era besteira”??

            Desafio você a trazer para cá uma única declaração de Marina Silva que tenha dito isso.

            E mais, desafio você a trazer para cá alguma declaração de Marina em que ela tenha dito que o mensalão era caixa 2 de campanha.

            Se você provar isso para mim, eu lhe dou razão e chamo Marina de uma picareta corrupta.

            Só não chamei Dilma disso ainda porque não vi nenhuma declaração em que ela tenha dito que não houve corrupção no mensalão ou que aquilo foi caixa 2 de campanha e que caixa 2 não é nada demais.

            Se ela pensa assim, sinto muito, mas a Dilma é uma corrupta safada e escrota, que não merece estar na presidência da república.

            É só isso o que eu penso desse assunto, seja quem for o candidato a presidente que defende que o mensalão não foi corrupção ou que caixa 2 de campanha “não é nada demais”.

            Não voto em ladrão e em político safado, de saias ou não, isso não muda nada para mim. Um ladrão de saias faz tão mal ao país quando um ladrão de calças.

          5. Ninguém disse que Marina

            Ninguém disse que Marina disse nada. Aqui no Blog é que estão acusando os petistas de entenderem caixa 2 como uma bobagem para os petistas e, na hora em que é caixa 2 do PSB, tratarem como algo sério. Na verdade é o que vc estava tentando fazer e desistiu e aí saiu-se com esse comentário. Marina, acusou sim, todos nós de crimes que não cometemos baseada na denúncia fraudulenta e sabia que estava fazendo isso. Sabia que tratava-se caixa 2 e não teve qq pudor em tratar Caixa 2 como outros crimes ( como vc mesmo postou ); agora, vcs querem que nós tratemos caixa 2, como caixa2. Não vai acontecer… Ou melhor, vai sim, vamos tratar o caixa 2 do PSB, como foi tratado o caixa 2 do PT, ou seja, travestido de crimes bem maiores para que MPE, Mídia e TSE/STF tenham que ficar em silêncio assumindo a canalhice que fizeram.  

          6. Confessou a desvantagem moral

            Confessou, com todas as letras, a desvantagem moral em relação a Marina. Disse que ia tratar o “caixa 2 do PSB” como foi tratado o mensalão, um autêntico esquema de corrupção, chamado por você de “caixa 2 do PT”.

            Não sei como conseguiu fazer isso, mas fez a comparação absurda: pagar milhões de reais a deputados líderes dos partidos da base do Governo Lula é igual a viajar num jato e supostamente não declarar isso, quando ainda existe o prazo da prestação de contas da atual campanha para presidente.

            A desvantagem moral é evidente: primeiro, um caso nem de longe se compara ao outro (os pagamentos milionários do mensalão nem em campanha eleitoral eram feitos); segundo, o caso do jato nem esclarecido está ainda, não havendo como se falar em “caixa 2” nesta altura dos fatos; terceiro, Marina sequer está envolvida, não existem provas de que ela tenha cometido alguma ilegalidade; quarto, confessa, no comentário acima, que as acusações feitas contra Marina são feitas de má-fé e para desgastar sua imagem e não porque se tem compromisso com o que é ético e legal.

            O teu comentário é simplesmente uma prova cabal da razão pela qual Dilma perderá essas eleições presidenciais.

            Não merece vencer. Se esse pensamento é o que “legitima” as ações da campanha petista, a derrota de Dilma passa a ser uma questão de interesse público e de pura e simples justiça.

             

          7. Dilma perdendo ou ganhando,

            Dilma perdendo ou ganhando, como eu já disse, continuarei correndo atrás de provar a inocência de meus companheiros.

            Quem puxou o Mensalão para a campanha da Marina, foram vcs e eu achei ótimo.

            Caixa 2 é caixa 2, e, hoje qq pessoa com 2 neurônios sabe que o “mensalão” foi uma fraude, não do PT mas do STF. os Era caixa 2 mesmo, assim como o da Marina e terá de minha parte o mesmo tratamento.

            Parece que já descobriram que o avião era mesmo do Eduardo Campos e que Marina inventou na entrevista do JN que er alugado e que pagariam depois. Ou seja, se o avião não caísse, iam ficar caladinhos com um avião sem dono voando pelos céus do Brasil com candidatos probos à Presidência da República.

          8. Só mais um detalhe; não é

            Só mais um detalhe; não é voar num avião é não declarar. É voar numa aeronave sem dono e matar pessoas.

          9. Morrer num acidente aéreo é bem diferente

            De morrer sequestrado e torturado, como dois prefeitos do PT foram, num curto espaço de tempo. E o acidente ainda está sendo investigado. Talvez tenhamos novidades sobre as verdadeiras causas do acidente antes do fim das eleições.

            Sem falar que aviões, vez ou outra, caem. Dilma anda de avião também. Não está livre de morrer de acidente aéreo e a queda do avião dela pode igualmente matar pessoas, tanto os passageiros e tripulação quanto as pessoas em terra. No caso de Campos, quem morreu foram apenas os passageiros e a tripulação. Ninguém da vizinhança onde o avião caiu morreu. O acidente aéreo nada tem a ver com eventual caixa 2. São eventos aparentemente independentes, salvo se ficar provado que a tripulação era mal preparada tecnicamente e isso, de alguma forma, foi consequência do eventual esquema de caixa 2. É bom lembrar que ninguém do mensalão, por exemplo, morreu por ser comprovadamente corrupto, pelo menos até aqui. Nunca se sabe. Marcos Valério disse que tinha medo de morrer por causa do mensalão e eu acredito nele.Tem que investigar as causas do acidente, apesar da caixa preta estranhamente não conter as gravações do vôo.

          10. Acho que não teremos notícias

            Acho que não teremos notícias sobre esse acidente, nunca. Como muito do que vem acontecendo de uns tempos para cá, nada tem digitais. Nada foi ninguém… Mas de qq forma, já que vc tocou no assunto, o assassinato dos perfeitos do PT foram atribuídos ao PT; então vamos atribuir os assassinatos em função da queda ao PSB, né isso? até pq, em última análise, sempre se procura o maior beneficiário… Taí, concordo com vc. Viu como a gente colocando o mesmo peso e a mesma medida acaba chegando a um acordo.

          11. Obrigado, Bispo. Se o Argolo

            Obrigado, Bispo. Se o Argolo não omitisse fatos e não trouxesse argumentos tortos e sem sentidos, com o único propósito de prejudicar Dilma e confundir os leitores em relação a Marina, procurando fazê-la passar por inocente, eu não o teria chamado de chato e nem teria dito para ele comer os próprios ovos, conforme ele achou que eu havia dito.

        2. Argolo o Mensalão não foi no

          Argolo o Mensalão não foi no governo Dilma ela não estava envolvida,no governo dela houve a punição doe-se a quem doe-se.essa é resposta que ela deveria ter dado corrupção comigo é punida não escondida e engavetada,

          E marina e uma hipocrita usando o discurso do novo tentando se eleger através de um partido que  usa o esquema velho de caixa 2 de campanha,ela pode não saber da patranha do avião ,mais ela sabe muito bem do caixa 2 que e usado nas eleições.e vamos para de ser hipocritas e cobrar punição do trensalão ,mensalão tucano,mafia de fiscais,..

          não é por que foi abafado signifique que não houve corrupção !

           

           

          1. Eu sei que não foi no governo dela e sei que ela não se envolveu

            A questão é: por que quando perguntaram a ela, em cadeia nacional, sobre o mensalão, ela mudou de assunto, negou-se a responder?

            Era exigível que ela condenasse o mensalão enquanto esquema de corrupção. Ela não tem o menor direito de dizer que pagar milhões de reais para líderes da base aliada do Governo Lula é normal ou que é caixa 2 e, pior de tudo, que o tal caixa 2 não seria nada demais.

            É isso o que se espera de um presidente da república e não condescendência com corrupção, como ela exibiu no Jornal Nacional quando se negou a condenar o mensalão para o país.

            Todo mundo assistiu. Aí, depois que cai nas pesquisas e Marina avança, os lulodilmistas ficam desesperados e passam a atacar Marina com factóides.

            Claro: em cadeia nacional, no mais assistido programa jornalístico da televisão brasileira, Dilma se omite na hora de condenar o mensalão com toda as letras e de forma clara.

            Você acha que ela vai se eleger com essa postura? Vai nada. Vai perder, é claro. Tá na cara isso.

          2. Quantos milhões foi mensalão?

            Quantos milhões foi mensalão? voce participou?,

            Quantos milhões custou o jatinho ?quem Pagou da onde veio o dinheiro?isso foi só começo da campanha e os

            outros caixa 2?

            Mensalão foi punido! e Dilma não é hipocrita não revelou sua opinião pessoal,mais um ponto para eu votar nela tem convicção. a postura dela é! errou tem pagar tai a prova.

            estou aguardando a mesma postura dos marinados quando for a vez deles

      2. O Argolo é

        o Avatar do  – nããããooo! Avatar, não! Descupa Avatar! -, quero dizer, um “heterônimo” do rapaz-do-chapéu-que-anda-sem-chapéu e foi contratado pelo blog para fazer o contraponto! Só pode!

        P.S.:  O gajo da pauta me lembra uma das piadinhas meio sem graça que meu contava dia sim, dia não, da mulher que acusava o marido de ter piolhos. Um dia ele se enfezou e deu uma de agente daquele nosso passado não tão distante: enfiou a cabeça dela dentro de um balde com água e disse: – Repita, agora, que tenho piolhos! E ela, sem poder falar, levantou as duas mãos e começou a estalar as unhas do polegar…

    3. Esse caso do avião é mais

      Esse caso do avião é mais escândaloso que qualquer outra coisa. A Marina  tem que condenar veementemente o PSB e não ficar exibindo condescendência e omissão com um escandaloso esquema de corrupção.

        1. Boa resolução!

          Se estiveres fazendo campanha para algum cargo eletivo, é uma boa resolução! Evita dores de cabeça mais tarde! Já te imaginou enfrentando a banca do JN?

          1. Não gostei da bancada do JN

            Não gostei da bancada do JN pra nenhum candidato.

                Me lembrou o livro/filme o Nome da Rosa.

                    No meu entender,o mais importante seriam suas propostas pro futuro do país, e não o que fizeram ”no verão passado”.Ou inquisição.

                     Ou um programa mais longo pra sabermos as duas coisas.

                       Nesse festival da Globo não soube nada que os candidatos pretendem

                       Só reviveu ”encrencas” que estava cansado de ler,sem acrescentar um fato novo.

                          O Avião de Marina,o rolo na Petro e porto ”Claudio” foi divulgado a exaustão.

                           E foi isso que Bonner fez: Requentou o feijão( e sequer colocou mais uma colher de água)

                                   Assim sendo,a entrevista foi melhor pra Marina que não tem porra nenhuma pra apresentar como programa( os outros 2 tem, gostemos ou não)

                                 Marina só está aonde está,porque Campos não deve ter raciocinado direito.

                                   Não há nenhuma lógica, e não faz sentido algum, Campos aceita-la como barco salva vidas pra depois abandona-lo à deriva.Era e é isso que ia  acontecer .Antes com Campos,agora com o Psb.

                             Pensando bem…bem mesmo…Marina é uma oportunista desbaratinada.

                                    Ou isso chama-se ética,nova política?

                                      Dá um tempo,Marina.

      1. Marina disse que vai esperar a apuração

        Dilma, ao contrário, se negou a responder, mesmo quando tudo está provado na AP 470. Nem dizer que não estava provado ela disse. Nem poderia fazer isso, a bem da verdade, pois os milhões de reais pagos aos líderes da base aliada do Governo Lula estão provados por documentos, inclusive. É corrupção com recibo.

        Será que Dilma concorda em pagar milhões de reais aos líderes dos partidos da base aliada, como fez Dirceu, Delúbio, Marcos Valério etc, durante o Governo Lula?

        Eu posso dizer tranquilo que Marina discorda disso. Já Dilma…

  8. A “sensação midiática” na Era FHC era o contrário de hoje

    O salário minimo era de 70 dólares, mas o povo tinha a “sensação midiática” de que o pais estava em boas mãos, sonhávamos com um SM de 100 dólares, hoje é mais de 330 dólares e a “sensação midiática” eh a de que o pais vai mal. 

    1. Quem sonhou com SM de 100

      Quem sonhou com SM de 100 dólares foi o língua presa Vicentinho,quando era alta patente na cut( LULA exterminou com ela.E Dilma pisou em cima)

           Coloque o produto essencial que vc preferir.Desde sabonete, feijão,carne,frango  ajuguel(este é covardia)  água( não se pagava conta abaixo de 15 dólares), e verifique quantas x mais valiam os 70 dólares em 1994 com os 330 dólares de hoje,

                   Só por brincadeira( sem briga) pesquise e compare.

                  PS: Aonde andará o ex presidente da CUT Jair Meneghelli que queria invadir as indústrias de automóveis e quebrar todos os carros? Pessoa fina hein?

                  O PT foi isso no passado.E hoje é mesmo com verniz 

                        Escrevi alguma novidade ?

    2. Deve ser pq o povo não se

      Deve ser pq o povo não compra nada abaixo de 1 dólar, gasolina, pão, maionese, carne de frango, porco, peixe, 

       

       

    1. O texto pode ser excelente

      O texto pode ser excelente mas msn é ruim.

                Vc pergunta:

      E se 30% pensam que a economia vai mal, como pode 68% acharem que sua vida estará melhor em 2015?

      Eu respondo: Ignorância pura e cristalina.E isso com qualquer governo.

           Até as paredes sabem que é necessário corrigir o que ficou preso no governo Dilma. A saber: Preço da gasolina.transportes,Luz,pgto da gigantesca dívida interna, errros ou ”erros” na Petro e outras, crescimento pífio,investimento nulo em estradas,economia parada de investimentos( não se iluda porque em 2015 irá saltar aos olhos)projetos inexistentes,rumo a deriva e incontáveis barbaridades que este governo prometeu

              A vida nem sempre é justa.Lula cheira e transmite suor por todos os poros sua desonestidade( evidente que não posso provar.Mas tenho nariz ) Dilma transmite  aroma honesto. E o primeiro deu certo e o segundo,não. Coisas da vida.

                 Assim como tem o analfabeto funcional,tem o pobre endivididado otimista feliz .

                         Pros dois: Sabe nada,inocentes.

  9. O problema é que as campanhas

    O problema é que as campanhas foram engessadas até chegar ao ponto em que chegamos; a mídia faz campanha sozinha. QQ um que se aventure um pouco mais e não esteja abençoado pela mídia-sionista, é denunciado pelo MPE que fará vista grossa se o candidato for do seu esquema. O TSE, por sua vez, escuda-se no surrado conceito de liberdade de imprensa para eximir-se de qq responsabilidade acerca de abuso de poder econômico, manipulação da vontade de eleitor, etc… Os campanhas estão proibidas de fazer showmícios mas as emissoras tem a liberdade total para fazer sua campanha, em novelas, reportagens, programas de humor, etc… mesmo durante o período eleitoral, 24h/dia. As campanhas tem limitados, agora, até o tamanho dos adesivos; os jornalões, simulando matéria jornalística estão liberados para matérias de qtas páginas inteiras desejarem; último caso denunciado por um deputado estadual do PSOL/RJ, quatro páginas inteiras de O Globo encartando o jornal, ou seja, o jornal foi distribuído envolto em propaganda eleitoral de quatro páginas. Impossível para qq partido dar conta dessa máquina, que resolve, dado o alcance nacional, inclusive o problema de locomoção dos candidatos. QQ candidato que não conte com Mídia/MPE/TSE, terá que correr o Brasil ( no caso de presidenciáveis ) inteiro em pouquíssimo tempo. Além da Presidenta da República, que, por razões óbvias, tem como deslocar-se, os demais ( exceto o abençoado) não tem como disputar nada. Ou seja, a partir do engessamento, sempre serão, apenas dois candidatos, o que está eleito e o que a mídia escolher. Com o financiamento travado no STF, o MPE escolhe quem vai poder valer-se do abuso de poder econômico para atender seus interesses. No caso específico dessas eleições, precisam apear o trabalhismo e o candidato que apresentar condições de fazer isso estará liberado da campanha que ficará a cargo da estrutura midiática-eleitoreira. Vejamos o que tem acontecido nos últimos dias com as pesquisas; todas elas apontam o surgimento e crescimento absurdo de um dos candidatos, como isso poderia acontecer se todos os demais candidatos estão em campanha há mais tempo e presos aos mesmos limites? Nem preciso explicar isso e, portanto, passemos adiante… Como o post indica, há uma forte dissociação entre a percepção da sociedade e o que a mídia veicula; talvez isso explique as pesquisas ( só isso já deveria servir de alerta para o TSE; a tranquilidade para delinquir é tanta e a certeza da impunidade, tamanha, que se dão ao luxo de explicar como a bandalha funciona ) mas, no debate dos presidenciáveis, absolutamente TODOS os candidatos estiveram nos TT’s o tempo todo com destaque merecido para menos pontuados como Eduardo Jorge e Luciana Genro; em maior ou menor escala, estavam todos ali. A candidata que mais cresce, por alguma razão, não. Tampouco, no FB… Nas entrevistas da Globo, a menor audiência ficou, justamente, para a candidata que mais cresce nas pesquisas e o tempo do horário eleitoral que bate todos os recordes de audiência e que é apontado como um dos fatores que pesam na escolha do eleitorado, é muito pequeno para justificar tamanha alavancagem. Portanto, quem faz a campanha da candidatura que mais cresce? E, pq razão, os demais candidatos tem tanto pudor com essa candidatura? Se a todos eles, é tão natural falar em caixa 2 do PT ( O mensalão do STF ); qual a razão para, sequer, questionarem a origem das verbas, por exemplo?  No caso de Marina e Aécio, é óbvio que existe um acordo, do tipo, não fale do meu avião que eu não falo do seu heicóptero/aeroportos ( tb desimportantes p/ o MP )… Dilma, como Presidente da República, fica numa situação um pouco mais complicada pq estaria colocando sob suspeição a ação das intituições e os demais candidatos precisam do tempo que tem de exposição nos debates para poderem apresentar suas propostas. Portanto, estamos reféns da campanha midiática; eles escolhem quem canonizar e quem demonizar sob a proteção da Justiça Eleitoral. A única chance para as campanhas é o horário eleitoral que ao fim e ao cabo, é uma mina de ouro para os grupos de comunicação. Eleição é um negócio da China para esses grupos; recebem uma fortuna do contribuinte para veicular o programa dos candidatos por alguns minutos e fazem campanha pelo seu o resto do dia. A nós resta resistir e usar ao máximo as redes sociais, enquanto der.

  10. A resposta é simples.
    O povão

    A resposta é simples.

    O povão sente vergonha de admitir que sua vida ficará pior em algum momento. O brasileiro sempre procura manter a aparência, sempre procura manter o “de bem com a vida”. Os publicitários já sabem disso há muito tempo e exploram isso o tempo todo. Essa é uma pergunta que não adianta fazer, porque a resposta será sempre otimista, não importa o quão ruim o país vá.

     

  11. Eu acho engraçado!

    O post é sobre a percepção do brasileiro criada pela imprensa e vem gente defender a marina no caso muito nebuloso sobre o avião. Chamar a dilma e seus correlegionários de tudo e mais um pouco pode. Suspeitar dos atos do partido onde a pobrezinha da marina está hospedada não pode. Acusar a Dilma de tudo que é pejorativo, pode, a mínima suspeita em relação a outra é pecado contra a santinha. Sem falar de outro mal intencionado que disse que o PAC já está em 90 mil e todas as obrasa atrasadas. Venha com dados concretos sobre o PAC 1 aí sim merecerá consideração, do contrário é só mais um órfão da direita esquizofrênica.

  12. Para quem quer saber a opinião de Marina sobre o “mensalão”

    É corrupção sim, é esquema criminoso sim, é organização criminosa sim. Essa é a opinião de Marina Silva.

    Eu esfrego na cara:

    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/marina-diz-

    E mais recentemente o artigo que Marina Silva escreveu na Folha de São Paulo, acusando a existência do “mensalão da Internet”, o “mensalet”, caracterizado pela participação dos cachorros loucos pró-governo, regiamente pagos e financiados, para atuar em nome do PT e do Governo do PT. Querem mais?

    Vejam que ela comete o “pecado”, para os lulodilmistas, claro, de usar a famigerada palavra “mensalão” para se reefrir a um esquema criminoso. Marina não chama o “mensalão” de “mentirão” nem diz que ele “não existiu”, como dizem os lulodilmistas. Ao contrário, usa o termo “mensalão” com o exato significado inventado pelo PT e batizado pelo Bob Jeff hehehe.

    TRECHO ARTIGO DE MARINA SILVA, PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO, EM MAIO DE 2014:

    “Na eleição de 2010 já era visível essa militância dirigida, que depois se profissionalizou. Várias organizações mantém as suas brigadas digitais, com “editores” dos debates e notícias cujos critérios são os interesses de seus patrões. Uma investigação detalhada poderia mostrar essa espécie de “mensalão da internet”, uma indústria subterrânea da calúnia.

    Pessoas melhor informadas não se enganam, especialmente quem viveu o tempo da censura e viu os casos de manipulação da mídia. Mas ainda há muita gente que não verifica as fontes e se assusta com os boatos.

    Enquanto esses esquemas não se tornam mais visíveis, vamos navegando e cultivando a democracia como um abiente de aprendizado, de persistência em busca da verdade. Só ela pode honrar a liberdade que lutamos para conquista.”

    Grifos e negritos por minha conta.

    Chamou de “militância digital”, que seria “profissionalizada”, usou termos como “organizações”, “brigadas digitais”, “editores” que responderiam a “patrões” (quem paga o dinheiro), “mensalão da internet” (sic), tudo isso a fomentar uma “indústria subterrânea da calúnia”.

    Ou seja, Marina usou o termo “mensalão” para se referir a isso, a uma organização criminosa que estaria atuando na Internet, deixando claro o que pensa sobre o mensalão original e de onde parte o mensalão digital, o “mensalet”, também citado por Aécio Neves no mesmo espaço da Folha de São Paulo, uma semana depois.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marinasilva/2013/05/1283947-mensale

    1. Pois é…  e é uma pessoa que

      Pois é…  e é uma pessoa que faz esse tipo de acusação que se acha no direito de não dar explicações qdo a coisa é com ela…

  13.  
    Eu, buscando discutir

     

    Eu, buscando discutir ideais com um amigo no Facebook. Ai entra um troglodita e diz  assim “Vai tomar no C* vc e Dilma”. 

    Nessas horas eu dou graças a Deus por hoje ser vidraça e não pedra.

  14.  
    Não vou me manifestar.

     

    Não vou me manifestar. Muito menos puxar orelhas de entes, que na realidade, necessitam mesmo é de carinho e de serem devidamente vacinados.

    Sempre é bom lembrar que, o que abunda não faz falta. Portanto, é bom alertar: sem estar vacinado,  num descuido do cuidador, o paciente em crise morde o próprio braço e puft!  Fudeo-se.

    Ai, lá vai a TV Bobo em seu jornal, esculhambar com o SUS

    Orlando

  15. O Datafolha é uma máquina de produzir notícias

    A fantástica fábrica de manchetes do Dr. Frias

    Pesquisa eleitoral deveria vir com um anúncio bem grande, igual ao dos maços de cigarro:

    O ministério da Saúde adverte: esta pesquisa pode comprometer a saúde de todo mundo.

    As pesquisas, como os remédios, tem contraindicações e efeitos colaterais.

    Não devem ser ingeridas sem recomendação profissional. A concentração e posologia têm que ser respeitadas.

    Uma amiga – grande conhecedora de matemática financeira e estatística – me alerta para a pesquisa Datafolha, feita no dia seguinte ao acidente que matou Eduardo Campos.

    Aquela em que Marina faz Aécio aterrizar em Cláudio.

    Enquanto as manchetes da Folha alardeavam aos quatro ventos que Marina havia dobrado a intenção de votos no PSB de uma dia para o outro, os dados escondidos no final da pesquisa colocavam essa certeza em dúvida:

    “Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de nenhum nome aos eleitores, 24% apontam Dilma como nome para a Presidência, índice similar ao registrado em pesquisa realizada nos dias 15 e 16 de julho, quando 22% citavam a petista. As menções a Aécio também tiveram oscilação positiva no período, de 9% para 11%. O nome de Marina foi apontado por (5%), e metade do eleitorado (49%) não mencionou nenhum nome espontaneamente.”

    Assim como aqueles anúncios que apresentam uma oferta incrível, seguida de uma nota de rodapé em letras miúdas que contradizem todas as vantagens anunciadas.

    Ou seja, se as eleições fossem hoje – como devem esclarecer as pesquisas – o candidato eleito poderia ser qualquer um, por que a maioria iria decidir na cabine de votação.

    Um resultado que dispensa qualquer pesquisa.

    Pesquisa espontânea é aquela em que o entrevistado diz em quem vai votar sem olhar uma lista de opções. As pesquisas estimuladas partem do princípio que o eleitor escolhia seu candidato entre os nomes contidos nas antigas cédulas de votação.

    A partir da introdução das urnas eletrônicas, todo voto passou a ser espontâneo, e não estimulado.

    Além do ministério da Saúde e da justiça eleitoral, as pesquisas precisam ser fiscalizadas também pelo Conselho de Autoregulamentação Publicitária.

    Mas o melhor fiscal continua sendo você.

    Já que elas não são acompanhadas de uma bula aprovada pela Anvisa, o remédio é você produzir a sua.

    Medicamentos e pesquisas de opinião não são feitos por leigos e não deveriam ser utilizados por leigos, exatamente pelos perigos que isso representa.

    As pesquisas de opinião surgiram para orientar especialistas que sabem como elas são feitas e como utiliza-las.

    Elas são um elemento para se avaliar opiniões, e não defini-las ou influencia-las.

    Mas foram transformadas numa máquina de produzir manchetes que só existe no Brasil.

    Quem inventou essa máquina é um notório usuário dela.

    Nos anos 80, quando era editorialista da confiança de Otávio Frias na Folha, o eterno candidato a presidente José Serra sugeriu a criação do Datafolha e indicou o sociólogo Vilmar Farias – professor da FGV de São Paulo, seu amigo e assessor de confiança de FHC – como consultor.

    Vilmar foi o autor das pesquisas que viriam a constituir as bases do programa Bolsa Escola no governo FHC. Hoje, Bolsa Família.

    Frias aprovou o projeto e a Folha ganhou a sua fantástica máquina de manchetes, que até o ex-concorrente Estadão foi obrigado a copiar e citar como fonte.

    A Folha é – até hoje e mais do que nunca – um caso inusitado de jornal que produz notícias.

    Não conheço outro exemplo no mundo. Nem nos EUA, a pátria das campanhas de relações públicas e publicidade.

    O New York Times nunca teve essa idéia, e nem poderia. Nem o Pravda, o Granma e nem mesmo Rupert Murdoch.

    Recentemente perdemos o professor Marcus Figueiredo que dedicou a vida tanto às pesquisas de opinião quanto à redação de suas bulas.

    Figueiredo foi professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – o Iuperj – e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj – o Iesp.

    No Iesp, criou um laboratório de pesquisas em comunicação política opinião pública – o Doxa, ou “opinião” em grego.

    O Doxa produz o Manchetômetro – que se dedica a analisar exatamente as manchetes que as fábricas de manchetes produzem.

    O Manchetômetro permite perceber claramente quem é o candidato de cada jornal, mesmo que eles não declarem ou mesmo escondam.

    A partir do trágico desaparecimento de Eduardo Campos em 13 de agosto, o Manchetômetro foi obrigado a criar o Marinômetro, só para medir o comportamento da grande imprensa em relação a sua vice, Marina Silva. A confusão foi tal que até a metodologia de pesquisa foi alterada, com a substituição dos critérios de valor das opiniões veiculadas por matéria pelo das tendências de cada jornal em relação à nova candidata.

    Marcos Coimbra – outro sociólogo, presidente do Instituto Vox Populi e colunista de Carta Capital – também se dedica às pesquisas e às bulas.

    Diz ele em sua última coluna na revista:

    ‘Recordar é viver. Muitos se esqueceram, outros nem souberam, mas a realidade é que a “grande imprensa” formulou com clareza um projeto de intervenção na vida política nacional.

    Não é teoria conspiratória. Quem disse que os “meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste País, já que a oposição está profundamente fragilizada”, foi a Associação Nacional de Jornais, por meio de sua presidenta, uma das principais executivas do Grupo Folha. Enunciada em 2010, a frase nunca foi tão verdadeira quanto de 2012 para cá.”

    E conclui:

    É assim que a população brasileira tem sido servida de informações desde quando começou o ano eleitoral. É isso que faz a mídia para exercer o papel autoassumido de ser a “oposição de fato”.

    O pior é que a influência dessas empresas ultrapassa o noticiário. Elas contratam as pesquisas eleitorais que desejam e as divulgam quando e como querem. E organizam os debates entre candidatos.

    “Está mais que na hora de discutir a interferência dessa mídia no processo eleitoral e, por extensão, na democracia brasileira.”
    Enquanto essa droga não for proibida ou controlada, só há um remédio: prestar atenção nas bulas e evitar a automedicação.

    Vamos começar a ler as bulas?

     

     

  16. Fábrica de idiotas num mundo informatizado = falência

     

    Vou ser repetitivo… Mais uma vez.

     

    A velha e carcomida imprensa brasileira faz  “jornalismo” para idiotas, incautos e imbecilizados cativos. 

  17. sempre que me aventuro a ler

    sempre que me aventuro a ler os comentários vejo dois tipos de defesa ao Governo. 

    a primeira é por parte daqueles que, como eu, tem simpatia por aqueles que governam esse país a 12 anos. alguns mais criticos, outros nem tanto.

    a segunda é por parte daqueles que atacam o governo. sistematicamente. com argumentos que cabem em uma chicara de café. e ódio. muito ódio. sangue nos olhos.

    tamanha falta de educação, analise e filtro só pode ser uma defesa travestida de ataque. 

    esse argolo por exemplo. se eu fosse eleitor da marina e ouvisse o que esse cara tem a dizer, mudaria meu voto.

    gênio!

  18. No blog CONTEXTOLIVRE com

    No blog CONTEXTOLIVRE com essa matéria:

    A pesquisa do Ibope diz muito mais coisas que a gente pode imaginar


    Analisando a pesquisa do Ibope veiculada nesta terça-feira (26) dá pra tirar boas informações e provar que muita água vai passar por baixo dessa ponte:
    55% dos pesquisados acreditam que Dilma será reeleita e apenas 17 % apontam para Marina;67 % dos pesquisados se dizem satisfeitos com a vida que levam e 9 % estão muito satisfeitos;27 % dos pesquisados acreditam que a melhor campanha é da presidenta Dilma e apenas 13 % de Marina e 14 % de Aécio;Quando perguntado por qual partido o eleitor tem mais simpatia o PT dá de lavada com 19 % e em segundo lugar o PMDB com 4%.
    Confira na íntegra a pesquisa aqui.
    No Tomando na Cuia

     Postado por às 23:00 Marcadores: 

    ASSINE NOSSO FEED

    Feed

     

    Posts Relacionados

    É preferível um Aécio na mão que duas Marinas voando

    Ibope: Dilma tem 38% das intenções de voto contra 16% de Marina

    As traições de Marina. Bem que avisei!

    Jornal da Globo perde para A Praça É Nossa e Roberto Cabrini

    Marina e a opção da ligação direta com o eleitor

    Dez especulações sobre Marina Silva

    Após início da campanha e debates, Tarso sobe 4 pontos e Ana Amélia cai mais um

    Pesquisas Estaduais DatafAlha

    O resultado do Ibope e o Brasil teimoso

    IBOPE: 2 + 2 = 3; e Serra dispara na rejeição

    Pesquisa Ibope cai em contradição sobre votos de Aécio

    De seus 10 principais programas, Globo perde ibope em 8

    Ibope perde monopólio… na Argentina!

    Verdades e mentiras no debate eleitoral

    Comando tucano em alerta por pegadinha do Ibope

    A Pesquisa e a Tecnologia no Brasil

    DatafAlha e SoneGlobo apresentam seu trabalho. Quem acredita nesses números?

    Datafolha e as distorções da mídia

    Copa frustra o Datafolha, Dilma derrota o “caos” anunciado

    Pesquisa Ibope mostra vitória de Dilma em primeiro turno

     

  19.  Usando o bom senso nos

     Usando o bom senso nos índices do Ibope e Datafolha, bem simpes e objetivo. A LÓGICA: Duas pesquisas divulgadas semana passada e ontem sobre a avaliação do governo da Presidenta Dilma: 
    Ontem , no Ibope, mostra que 36% avaliam como ótimo/bom o governo e 36% como regular.
    Considerando, pelo bom senso, que quem considera ótimo/bom vota na Dilma e considerando que apenas 30%(índice ponderado) dos 36% que consideram regular votariam em Dilma, poderemos considerar então, que o índice de votos para Dilma seria algo em torno de 45%.
    Na pesquisa Datafolha da semana passada, mostrou que 38% consideram o governo de Dilma ótimo/bom e 38% consideram regular.
    Fazendo o mesmo procedimento anterior, com a pesquisa do Ibope, a Dilma teria de votos os 38%(ótimo/bom) e mais 10% dos que consideram o governo regular, totalizando um índice de votos em 48%.
    Isso seria o mínimo da lógica.

  20. Na Bahia é um exemplo de como

    Na Bahia é um exemplo de como está no Brasil em outros estados:Dilma vence Marina (21) e Aécio (11) com 54% na Bahiahttp://brasil247.com/+1w8pg A entrada de Marina Silva (PSB) na disputa pela presidência da República já mudou o cenário também na Bahia; pesquisa divulgada nesta quarta pelo instituto Bahia, Pesquisa e Estatística ainda revela larga vantagem da presidente Dilma Rousseff na preferência dos baianos; ela aparece com 54% das intenções de voto; Marina disparou e aparece à frente de Aécio Neves (PSDB), com 21%, contra 11% do tucano

    Dilma vence Marina (21) e Aécio (11) com 54% na Bahia
    brasil247.com

    Dilma vence Marina (21) e Aécio (11) com 54% na Bahiahttp://www.brasil247.comA entrada de Marina Silva (PSB) na disputa pela presidência da República já mudo…Ver mais

     

  21. se nem a  ciencia é

    se nem a  ciencia é neutra,

    uma pesquisa eleitoral que se diz cientifica como a do ibope e datafolha tb não  poderia ter neutralidade,

    logo,  credibilidade probabilidade

     suspeita-se que o ibpe atenda aos interesses de quem o  contrate e pague.

    e a   questão não é  só  crediblidade da pesquisa,

    é a sua divuilgação….

    numa sociedade onde a grande mídia golpísta é hegemonica,

    o ódio fascista com que ela criminaliza o governo trabalhista e os movimentos poulare]s é tão evidente que nem a direita mais rançosa  mega isso.

    o espeljho dessa grande mídia preconceituosa são representados por  aqueles animais ferozes que espumam de raiva em sua tautologi medievl inquisitória sem desconfiarem que foram insuflados  por esse tal do pig.

    quando percebem, estão odiando a raça humana e a si mesmos, o que dá pena.

    se for para abrigar o ódio interior que sentem por si mesmos e pelo inimigo que escolheram são capazes de adorar o hitler, stalin e até o demo.
     

  22. um amigo meu me contou uma

    um amigo meu me contou uma história que acho intreressante.

    estavam discutindo ele e outro conhecido sobre uma pesquisa e o papo tava legal, números pra cá e pra lá, se aabordagem da pesquisa cientifica, neutra, etc e tal. .

    aí surge um outro conhecido de vista  e já entra criticando a política, todo mundo é corrupto,etc e tal.

    e o assunto durou um tempão, quase saíram os dois a tapa.

    e questão principal foi esquecida.

    lamentável.

  23. E eles dizem que são a nova

    E eles dizem que são a nova política!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Entre os “melhores” da lista dessa nova política marineira, está o serra, que diz que receber propina é muito normal. A marieneira milagrosa, diz que avião fantasma não é com ela(mas, os seus futuros ministrecos, estão até o pescoço na malandragem   do finado avião). Mas isso é política nova para os faceburros. Faceburro vai decidir as eleições e vai para a “nova política” dos banqueiros sonegadores, empresários devedores e “agente” do agronegócio será seu vice da milagreira. Muito novo, tudo, né? Por isso, digo, não é a corrupção o motivo de faceburro votar na marina, é analfabetismo político mesmo e mais o ódio disseminado pela velhaca mídia contra o PT. É isso! Apenas isso! Nada mais do que isso!!!!!! Eles não tem a menor idéia do programa de governo da marina e tampouco querem saber. Esse é o voto da marina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador