O jornal anti-nacional exibido à noite pela Tevê Globo, por J. Carlos de Assis

O jornal anti-nacional exibido à noite pela Tevê Globo

J. Carlos de Assis*

Em artigo anterior expus os vícios praticados pelos noticiaristas e comentaristas da Globo na cobertura distorcida do noticiário nacional. Agora vou acabar o serviço fazendo uma análise sumária do noticiário internacional. Este é o campo preferido de William Wack, onde, com seus esgares característicos, ele nada de braçadas, ora vocalizando os interesses do Departamento de Estado americano, ora fulminando com a política de integração sul americana iniciada na gestão de Lula e aprofundada no governo Dilma.

As duas mais brilhantes conquistas da diplomacia brasileira há décadas, a construção da Unasul e o apoio decidido à organização dos BRICS, pareceram à Globo um passo insignificante ou nulo para os interesses brasileiros objetivos. Por puro viés ideológico, ela desmereceu o momento político mais positivo da região, em décadas, criado por afinidades democráticas entre os presidentes da América do Sul. E relegou a Arnaldo Jabor a tarefa de caracterizar a Unasul como uma entidade ideológica esquerdista e insignificante.

A motivação óbvia é o descompasso potencial entre Unasul e os interesses norte-americanos, defendidos diligentemente por Jabor, algo que ficou ainda mais explícito com a organização dos BRICS. Neste caso, ao interesse econômico concreto, a diplomacia brasileira adicionou um aspecto adicional geoeconômico e geopolítico, tendo em vista a aproximação política do Brasil com a China e, principalmente, com a Rússia – o grande rival nuclear pós-Guerra Fria dos Estados Unidos no plano mundial. A atitude da Globo aqui não foi principalmente de oposição mas de omissão ou desmerecimento.

Talvez o fato mais significativo em outro nível, a subserviência da Globo à política racista americana pró-Israel e contra os muçulmanos, tenha sido a cobertura pela tevê  da iniciativa do Governo Lula no sentido de uma solução para a questão nuclear iraniana. Com prévio conhecimento de Obama, Brasil e Turquia propuseram um caminho ao Irã e aos Estados Unidos para se chegar a um acordo aceitável para as partes. Israel ficou contra, e obrigou os Estados Unidos a voltarem atrás e abortar a iniciativa. Obama se comportou, portanto, como um mau-caráter servil aos belicistas, e o Jornal de Wack tomou o lado dos belicistas.

A Globo regozijou-se com o mau resultado da legítima tentativa do Brasil, como membro temporário do Conselho de Segurança da ONU, de tentar ajudar no encaminhamento pacífico do mais prolongado e difícil conflito no mundo contemporâneo. O comentarista Arnaldo Jabor festejou o que teria sido um monumental fracasso brasileiro, condenando publicamente a interferência de Lula num jogo político que lhe parecia ser destinado exclusivamente aos “grandes”. Não houve uma única referência ao fato de que, pela primeira vez nas negociações dos Estados Unidos (ou, como querem, do “ocidente”) com o Irã, chegou-se muito próximo de um acordo por uma audaciosa e oportuna intervenção brasileira e turca, quebrando o gelo das negociações.

Não posso imaginar nenhuma televisão no mundo que se coloque tão abertamente contra iniciativas diplomáticas abertas de seu país, em especial quando se trata de iniciativas de paz, como a rede Globo. Claro, para Wack e Jabor mais vale uma gracinha na mão que um noticiário responsável voando.  A parcialidade em favor da direita anti-palestina de Israel, assim como da direita norte-americana salta à vista. No caso do Irã, assim como foi anteriormente no caso do Iraque, o interesse norte-americano vem descaradamente coberto por um ente de razão chamado “ocidente”, como se houvesse uma real coligação de países ocidentais coordenados pelo hegemon decadente. O que se tem, hoje, na Europa é apenas medo da pressão diplomática e econômica norte-americana.

Não fossem a internet e as redes sociais, jamais saberíamos que o avião derrubado na Ucrânia o foi provavelmente por forças radicais do governo de Kiev, e não pelos insurgentes russófilos; que o assassinato de Allende foi orquestrado pelo Departamento de Estado; que o golpe brasileiro teve o patrocínio direto americano; que a direita belicista israelense sequestrou corações e mentes americanos; que o noticiário vindo dos Estados Unidos está contaminado por uma visão parcial da história mediante o controle direto pelo aparato de informação da notícia distribuída pelas agências.

Os repórteres da Globo enviados para o exterior, com raríssimas exceções – posso citar Renato Machado, com medo de prejudicá-lo no meio da mediocridade e da negatividade -, absorvem a cultura local pela ótica norte-americana, e não pela brasileira. Em matéria de política e de economia o que vale é o que agrada o Tio Sam. Em geral, são mal formados, porque a Globo dá atenção máxima à forma, não ao conteúdo. De qualquer modo, as meninas bonitas da Globo defendem suas promoções seguindo rigorosamente a cartilha de direita extremada da emissora.

Conheci Wack décadas atrás, na cobertura de uma reunião dos Sete Grandes em Bonn, na Alemanha. Na época, a cobertura política tinha total precedência sobre a econômica, pois o neoliberalismo ainda não estava plenamente instalado no mundo.  Wack se revelou contente de me entregar a parte econômica da cobertura porque, dizia ele, não sabia nada de economia. Fiz minha parte. Testemunhei o que foi a completa capitulação da França e da Itália socialistas ao credo neoliberal defendido por Reagan e Thatcher no comunicado final. Claro, Wack e a maioria dos jornalistas políticos não tiveram ideia do que estava acontecendo.

Como isso aconteceu em 1985, teria bons motivos para acreditar que, desde então, aprendera alguma coisa de economia. Não é, porém, o que revela nos comentários. Na verdade, ele trava uma tremenda guerra com Jabor, outro fundamentalista da superficialidade, para saber qual dos dois é o mais raivoso, mais insolente, mais anti-nacional. A propósito, Wack fez uma longa pesquisa militar na Alemanha e na Itália para produzir um livro em que pretendeu demonstrar cabalmente que a FEB fez verdadeiro fiasco na Segunda Guerra, e que Monte Castelo foi um vexame. Bons, mesmo, verdadeiros heróis foram os norte-americanos!

*Jornalista, economista, professor, doutor pela Coppe/UFRJ, autor de mais de 20 livros sobre Economia Política, entre os quais “A Razão de Deus”.

Redação

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não assisto a esse jornal

    pelo simples fato de não assistir também a nenhum programa dessa rede. 

    Motivo: discordo radicalmente de todo o ideário desse PARTIDO POLÍTICO, portanto não dou importância a nada do que leem nos TPs, nem divulgam em seus pronunciamentos diários em rede nacional.

    1. Tumor maligno

      Também não assisto a Globo há uns 25 anos.

      Mas acho benéfico qualquer artigo, denúncia ou comentário contra que venha a contribuir com a derrocada desse tumor.

       

      “#Globo É difícil se livrar da dependência química? Claro, principalmente se você cresceu consumindo #VivaSemGlobo #PIG”

  2. O exato oposto, o avesso,

    O exato oposto, o avesso, quando o governo é neoliberal….

     

     

    Jornalista que denunciou Peña Nieto é demitida no México

    UOL A jornalista mexicana Carmen Aristégui (Foto:  AP)

    A jornalista mexicana Carmen Aristégui (Foto: AP)

    De todos os países da América Latina que oferecem riscos e obstáculos para o exercício da profissão de jornalista, o México é, de longe, o caso de maior gravidade. O número de profissionais mortos devido a denúncias feitas a líderes de cartéis ou políticos e empresários envolvidos com o narcotráfico é de 97, entre 2010 e 2015. Mas a pressão sobre a imprensa, que no interior é realizada de modo sangrento, na capital do país se exerce de modo mais engenhoso e político. Um desses movimentos causou a demissão da veterana jornalista Carmen Aristégui da rádio MVS, onde mantinha um programa diário de mais de quatro horas.

    Aristégui, 51, é a jornalista mais famosa do México, e possui também um programa de comentários de notícias da América Latina na rede CNN. Em 2014, foi eleita mulher mais poderosa do país pela “Forbes”. Também no ano passado, revelou que a mulher do presidente Enrique Peña Nieto, a atriz Angélica Rivera, havia comprado uma casa de valor estimado de US$ 7 milhões de um empresário beneficiado pelo governo em obras de infraestrutura. A denúncia de Aristégui desencadeou uma verdadeira novela em torno da chamada “Casa Blanca”, um dos pontos altos foi o vídeo que a primeira-dama gravou em resposta à jornalista, no qual defendeu com evidente hipocrisia que a propriedade havia sido comprada com seu salário de atriz televisiva.

    Na tarde de sua demissão, centenas de pessoas rodearam a sede da emissora com faixas que diziam: “Eu sou Carmen” e “Fora, Peña!”, enquanto uma campanha online arrecadou mais de 200 mil assinaturas pedindo sua reintegração. A jornalista vinha sendo uma das vozes mais engajadas em pedir justiça pelos 43 estudantes desaparecidos de Ayotzinapa. Aristégui disse que sua demissão era resultado do “vendaval autoritário” que julga estar por trás do silêncio dos meios de comunicação.

    A emissora justifica a demissão dizendo que era impossível responder ao ultimato dado pela apresentadora para que voltassem atrás na demissão de outros dois jornalistas de sua equipe. Irving Huerta and Daniel Lizarraga haviam colaborado com Aristégui para realizar a denúncia. Mas acabaram demitidos. “Eles deveriam ser premiados, não mandados embora”, disse a jornalista em pronunciamento após a demissão. A emissora ainda acrescenta que Aristégui fazia propaganda indevida de seu projeto, o Mexicoleaks, em seu programa. A plataforma digital dedica-se a receber denúncias anônimas de escândalos políticos no país.

    A demissão de Aristégui chega num momento em que o presidente Enrique Peña Nieto enfrenta uma queda de popularidade, hoje por volta dos 25%, devido à propaganda negativa do país no exterior por conta da violência e aos maus resultados na economia. Apesar de haver proposto uma elogiada reforma energética, Peña Nieto não tem sabido lidar com as consequências da queda do preço do barril de petróleo. A previsão de crescimento do país em 2015 é pelo menos 2% menor do que anunciava o governo no fim do ano passado. Com a aproximação da eleição de meio de mandato, onde o PRI pode perder a maioria de apoio que hoje possui no Congresso, Peña Nieto e seus aliados tentam fazer com que os 43 estudantes desaparecidos desapareçam dos noticiários.

    Os grupos Azteca e Televisa têm pactos informais com o governo, para evitar veicular notícias negativas com relação à violência no país. Nesse sentido, Aristégui era uma espécie de voz solitária, junto a algumas publicações, como a revista “Proceso”, a expor casos de corrupção que envolvem esferas superiores, assim como o encobrimento de vários crimes cometidos pelo narcotráfico e por políticos envolvidos com o comércio ilegal de drogas. Aristégui diz que não vai se calar, e continuará com o projeto online e com seu programa diário na CNN. Sua voz, ainda que contestada por colegas que a consideram muito vaidosa e sensacionalista, será mais do que necessária nesse momento de transição no país.

     

  3. Nunca me decepciono com os

    Nunca me decepciono com os textos de J. C. de Assis. Mas, como Odonir, não assisto aos programas da Globo e outros pigais. Prefiro me informar nos blogs sujos, que são muito mais limpos e honestos em termos de jornalismo. Tempos difíceis esses que estamos atravessando. Obrigada, Assis, pela lucidez de seus escritos, cuja leitura só não dá prazer em virtude dos aspectos nefastos que você aborda tão bem.

  4. Jornal anti-nacional

    Quando a presidente Dilma,cara a cara com Obama na ONU,denunciava ao mundo a espionagem americana no Palacio do Planalto,o que fez a Globo??

    Ao contrario do mundo ,aqui nosso JAN ,passou 3 minutos ,falando sobre criaçao de tilapias.

    Quando o gencida Adolf,invadiu e assassinou milhares de velhos e crianças na Palestina,nada foi falado.

    Mas ,se o netinho da rainha Elisabeth soltar um peido……ai tem Ediçao Extra-ordinaria.

    Como diz o nordestino:é assim que é.

  5. Assis,

    Acima do teor de seu excelente artigo, existe algo mais sério. Tal qual: os maleficíos que a TV Globo causa ao Brasil. Ela curva o país aos seus desígnios. Qual desígnio?

    O golpe.

    A Globo dissemina  golpe em tudo. Claro, tecer comentários sobre esses personagizinhos de meia pataca é válido e necessário (se é!) mas o fulcral e palmar da história é a apologia golpista e anti-brasileira diária e bélica da TV Globo. Isso não pode continuar. Isso é criminoso. Uma bala perdia mata um. A Globo mata a sociedade, a cidadania, a nacionalidade, o verde amarelo, o BRASIL!   

    … e não vai presa?! 

     

  6. Esse Waack é um

    Esse Waack é um sabujo.

    Entretanto, nem a embaixada leva as “análises” dele à sério, como mostrou o vazamento dos “cables”.

  7. Fazia tempos que não via do

    Fazia tempos que não via do William Waak.

    Ontem ao término do jogo do meu Atlético Mineiro, ainda sem sono não é que comecei a assistir seu mal estar biliar.

    Desliguei logo e fui dormir, porque ouvir tanto pessimismo dele e do Jabour faria com que eu estivesse acordado até agora.

  8. O PIG “Gera” a esquizofrenia

    O PIG “Gera” a esquizofrenia e espalha violência, além do que o “Jeitinho Brasileiro” é reflexo social do 2 Pesos e 2 Medidas da Justiça!

    As mazelas brasileiras tem pai e mãe!

      1. Ele é jornalista, não é só

        Ele é jornalista, não é só apresentador. Quem já assistiu ao Painel sabe, mesmo que não admita abertamente, por discordar de seu ponto de vista, que ele é um dos mais inteligentes e preparados.

        1. “Jornalista”, hahhahaha!
          Não

          “Jornalista”, hahhahaha!

          Não passa de um militante político antiesquerdista. Sim, todo exesquerdista tem essa mania de acertar contas com o passdo eternamente. Escreveu um livro sobre o levante comunista de 35 e se acha o campeão do combate ao “comunismo internacional” até hoje.

          E os “meninos do William Waack”, sempre os mesmos, estão ali porque cumprem o mesmo papel: fazer propaganda política pura e simples, e não jornalismo nem, tampouco, análise do cenário internacional.

  9. GLOBO e ABRIL

    Excelente artigo. Hoje não sabemos, entre Globo e Abril, qual  trabalha mais fortemente pelos interesses americanos aqui no Brasil. Acho que dá empate. Na verdade trabalham em conjunto.

    1. Globo, Abril, OESP, Estado de

      Globo, Abril, OESP, Estado de Minas, Folha, etc… os membros do Instituto Millenium, edição repaginada do IPES/IBAD.

  10. Assisti uma parte do Bom Dia

    Assisti uma parte do Bom Dia Brasil hoje no café da manhã.

    Do que eu vi: críticas ao pacote da Dilma, dizendo que é requentado e não resolve nada, seguido de alguém do PSDB dizendo que não esperam pacote, mas “atitudes”. Só não disseram qual atitude (dissolver o congresso, talvez?).

    Em seguida entrou uma denúncia de uma propina a um prefeito do PT com flagrante da PF, em alguma cidade pequena. 

    Aí eu mudei o canal, mas DU-VI-DO que tenham falado algo sobre a prisão do primo do Beto Richa. E a divulgação da propina do prefeitinho aí (antes que venham com argumentozinho: se recebeu, ferro nele) derruba o argumento de que (batem na Dilma mas não no Alckmin porque a Dilma é nacional e o Alckmin regional).

    Me pareceu que o Bom Dia Brasil ficou com a cara do Jornal da Globo. O império está realmente assanhado com a possibilidade de derrubar a Dilma e perdeu qualquer resquício de verniz de sobriedade.

    Faltou algo no pacote da Dilma: envolvidos em corrupção ou sonegação, concessionários de serviços públicos deveriam perder a concessão. Entram aí as concessões de rodovias, parques nacionais, portos, aeroportos, e….canais de televisão.

  11. Que esta rede é um “enclave”,

    Que esta rede é um “enclave”, todo mundo sabe. O ridículo é que ainda tem gente que a defende, os tradicionais puxa-sacos…

  12. Lavagem cerebral americanista

    Me lembro bem da última viagem do Barack Obama a Israel noticiada nos telejornais na Band e na Globo e a diferença entre uma e a outra. Enquanto na Band também foram mostradas a imagens de fotos do presidente americano sendo queimadas junto a bandeiras do seu país, na Globo, o que se viu foram criancinhas lindas agitando bandeirinhas americanas e o aceno messiânico do Obama. 

    Esse tipo de observação só é possível se as pessoas também optarem por, pelo menos, ter uma segunda opinião ou visão sobre os fatos.

    Também me recordo da ironia estampada no rosto de William Bonner ao dizer que o Irã deseja varrer Israel do mapa. Me pergunto como um sujeito que tem a responsabilidade de editor chefe do  telejornal mais visto de um país, se limita a repetir uma tradução mal feita pela Reuters sobre a fala de um líder religioso de um país que não se envolve em guerra voluntariamente numa região conflituosa como é o oriente médio.

     

    Até quando o povo se submeterá ao controle desses facínoras?

    1. A cobertura da Grobo na

      A cobertura da Grobo na visita de Obama ao Brasil dava a impressão de que o Presidente norte-americano era o Messias…

  13. Globo,
    Somente pelos casos

    Globo,

    Somente pelos casos Proconsult e debate Lula x Collor, nos Estados Unidos, o Roberto Marinho teria pego prisão perpétua.

    A Globo é um câncer entreguista  no cérebro dos brasileiros.

    Aos defensores da liberdade de imprensa fica a pergunta: Uma rede televisa como a Globo seria possível na “terra da liberdade”, os EUA? 

    1. Denominação perfeita!

      Perfeita denominação! A globo é como um câncer a corroer o tecido vivo da nação há muito tempo. Abomino tudo o que leva a marca globo. E também de seus pares subdesenvolvidos: abril, band, sbt, uol e por aí vai.

  14. Opinião

    Acho uma grande besteira (na falta de um adjetivo melhor) tentar idiotizar a grande maioria do povo brasileiro somente por assistir a programação de uma tv aberta (ja que nem todos os brasileiros possuem recursos de sobra para pagarem por tvs fechadas) isso como se deixar de assistir transformasse alguém em intelectual ou o seja de alguma forma um diferencial entre conhecimento e ignorância. Pura hipocrisia! Balela de alguem se orgulhar por dizer “não assisto a globo há 25 anos” poderia até apostar se isso é verdade, mas não preciso chegar a isso. Odeio esse termo que vou usar mas infelizmente não encontrei outro melhor: ELITISTAS E HIPÓCRITAS e o que são esses ditos jornalistas engajados e subservientes as idéias anacrônicas de um partido que está se esfumaçando pelos inúmeros escândalos que estamos vendo. Acordem pelo Brasil e pelas pessoas humildes que aqui moram e tentam ganhar a vida. E é só.

    1. Sou petista e nacionalista

      Sou petista e nacionalista desde sempre e nunca gostei da retórica comunista. Dito isto tenho que a maior parte dos profissionais liberais, eu entre eles (sou advogado) somos elitistas, somos porque somos uma pequena parte da população que teve oportunidade de alcançar um maior entendimento do mundo (maior amplitude de visão) e temos o dever de ajudar os demais membros da sociedade a elevar o seu grau de conhecimento e entendimento das coisas do mundo; é nisso que se esgota o elitismo, mais que isso é soberba e arrogância.

      Hipocrisia, no caso, é a pessoa sabedora da verdade (realidade) distorcê-la para enganar as outras pessoas, e, de quebra, assume um ar de superioridade em relação aos demais.

      Sou nacionalista e entendo que acordar pelo Brasil seja entender e divulgar que as coisas são e estão do jeito que estão é porque o nosso processo democrático já não atende as nossas necessidades e a mudança necessária é no rumo de uma menor desigualdade, o que implica na elevação do nível de vida dos menos favorecidos e eqipáração dos “privilégios” de classe, o que desagrada aos estamentos existentes que insistem em ter exclusividades nos favores e benesses do poder público.

      1. Quero crer

        Amigo, quero crer que a parcela da população que pensa em nivel elevado igual a você esteja crescendo com o advento da internet, mas… confesso que estou bem pessimista. O que salta aos olhos para uns é motivo para outros colocarem para fora a besta-fera adormecida dentro de si. 

    2. 50 anos alienando

      Meu filho,

      Me criei no exterior e quando aqui cheguei com meus 18 anos, em meados dos 80, conheci a TV Globo.
      Então pois, não vejo a Globo há muito tempo, mas quando tive oportunidade, há 25 anos, a programação a partir do meio-dia, era mais ou menos assim:

      Jornal local (de uma superficialidade de dar sono)
      Jornal (idem)
      VideoShow (falando de… atores, assuntos e programas da… Globo
      Vale a Pena ver de Novo (novela)
      Enlatado americano ou da Globo
      Malhação (novela adolescente)
      Novela 1
      Jornal local (superficial)
      Novela 2
      Jornal (manipulador, tendencioso e pró americano)
      Novela 3
      Mini-serie Nacional (novela curta) ou programete da Globo
      Jornal da noite (manipulador, tendencioso e pró americano)
      Jõ Soares (acaba quando morrer, como o Chacrinha que foi substituido pelo Faustão há 30 anos)
      Enlatado americano ou pornochanchada

      Isso naquele tempo. Hoje mudou? Se vc não viveu naquela época, pergunte aos pais ou avôs.
      Continua mediocre… 06 ou 07 novelas e 04 telejornais fajutos…

      É ou não alienante, emburrecedora? Não se preocupe, foi feita pra isso mesmo….

      Naquele tempo assistir o JN era sinonimo de estar informado. permitame uma risada…

      Ah, Você nunca deve ter visto nenhuma televisão aberta no exterior, sentiria a diferença.

      “#Globo É difícil se livrar da dependência química? Claro, principalmente se você cresceu consumindo #VivaSemGlobo #PIG”

      1. Aqui em casa é tv por assinatura…

        Não sei o porquê das causas divinas, mas este canal de televisão não pega aqui em casa.

        Já tem 2 anos isto aí.

        Feliz demais!

  15. Pra se ter uma ideia do que

    Pra se ter uma ideia do que esta acontecendo,  passei ultimo final de semana no  litoral de SC no AP de um amigo empresario, paulista,  foi  Globonews direto na vêia,  ficou fascinado com o que viu na av.paulista,  repetindo sempre, mexeram com a gente agora ela cai,  vou depositar meus impostos em juizo pra ferrar esse governo, vou demitir funcionarios….e por ai vai. e  nos intervalos só canais onde passam as maravilhas americasa.  Sorte minha que ele gosta de camarão e lagosta regado à cerveja miller, improtada claro.

     

     

    1. No meu caso, passo este tipo de f.d.s para outros

      até gosto de lagosta mas a cerveja miller é horrível, e groboniuze um ataque frontal a minha inteligência.

    2. Prezado Cezar:
       
       
      Depois


      Prezado Cezar:

       

       

      Depois desse relato voce se arrisca a perder o amigo.

      Como um consolo deverá manter os camarões e a cerveja. rsrs

    3. Não se deixe corromper,

      Não se deixe corromper, cesarT. O prazer de comer camarão e tomar cerveja, tenho certeza, vc pode manter sem o patrocínio ao seu “amigo”. Sei que ser amigo de empresário paulista é algo que tem lá seu grau de sedução. Mas não pense que ao comer de seu camarão ou de sua cerveja você o estará enfraquecendo e menos ainda ajudando-o a pensar melhor. Sua história me lembrou o que o EUA fazem com povos dos países sobre os quais desejam poder geopolítico: seduzem alguma liderança local a se tornar ditador, senão com camarões e cerveja, com dinheiro, armas e promessas de “vida boa” para, no frigir dos ovos, acabarem enforcando-o sob o pretexto de “implantar a democracia”. E olha que a maioria desse líderes locais pensava que estava espertamente se aproveitando da riqueza dos EUA.

  16. idiotice coletiva.
    Um certo dia, no facebook, um desses infelizes seguidores da globo e veja disse a seguinte frase:
    “este país é um prostíbulo” eu respondi ao apedeuta que a sua mãe nasceu no pais, portanto, o sr. é uma grade filho da ….

  17. O pior não não são as ações da direta raivosa

    porque isso nunca vai cessar, o pior é o governo desde do Lula não se defender e para piorar a Dilma  insiste em manter o Zé da Justiça e defende a tese do controle remoto. Sem falar na péssima comunicação com o povo. Estou cansado com esse governo que não se defende. Ou será rabo preso mesmo?

  18. Um velho amigo de infância é

    Um velho amigo de infância é primo do Waak. Já estive com ele pessoalmente, num ambiente informal. Isso na década de 80. Na época ele morava na Alemanha e seu interesse era cobrir a oposição aos regimes comunistas, na chamada “Cortina de Ferro”. Escreveu um livro sobre o “Solidarnosk” do Lech Walessa.

    Infelizmente para ele, em termos de líder sindical o Lula mostrou-se muito maior que o polonês. Me parece que Waak queria ver o triunfo de um trabalhador sobre a ditadura do proletariado, em sintonia com o livre mercado das democracias ocidentais. Não é bem assim, não seria o Waak, competente jornalista, mas não um pensador como acha que é, que enterraria Marx e Engels, através de líderes sindicais da Europa do leste, que foram rapidamente cooptados pelos EUA.

    De qualquer forma, ele continuou nesse filão. Assossiar democracia e liberdade com ocidente, livre mercado, e estado mínimo. O que não for isso para ele é autoritário. Antes comunismo, agora “bolivarianismo”. Uma agenda simples que encaixa com perfeição na Globo, para onde foi e não saiu mais. Felizes para sempre.

  19. Bondade tem limite

    Não consigo crer que a Globo e William Waack sejam subservientes aos interesses “deles”, dos EUA e de Israel, isso os colocaria numa posição de subalternidade e poderia causar em algumas pessoas de mais generoso coração a esperança de que um dia, talvez, quem sabe, talvez por algum tipo de iluminação divina, tanto a emissora quanto o âncora possam recuperar suas consciências, suas independências e interromperem o terrorismo que praticam contra o Brasil. Isso não vai acontecer: tanto a Globo quanto Waack não são subservientes a “eles”, são os próprios “eles”. De outra forma, quando penso em “nós, brasileiros” não consigo incluir nem essa firma nem esse seu funcionário.

  20. A grande rejeição ao PT está

    A grande rejeição ao PT está nas classes A e B, que  tem acesso à TV Fechada, Internet e por aí vai. Por outro lado, onde o PT é mais forte, a grande maioria só tem acesso à TV Aberta, ou seja, são os que mais assistem a Globo. Tendo achar que estão atacando o alvo errado, quem está destruindo o PT, são suas próprias lideranças que venderam a alma pela tal “governabilidade”, agora estão parindo o mostro que criaram.

  21. Wack poderia ler Joel Silveira…

    Não custaria nada.A serpente de Chateubriand era menos peçonhenta que esse rapaz. Acho que a única coisa boa, ou boa intenção, ou desejo, de William Wack foi a paixonite pela Fabiana Scaranzi.

  22. Sempre assisti o jornal nacional. . .

    Sempre assisti o jornal nacional, hoje como aposentado assisto o jornal do meio dia da Globo, o jornal nacional e  às vezes o jornal da meia noite do “William Haak”,apesar de ser petista, sempre achei que temos que saber o que o inimigo fala da gente, mas estou disposto a deixar de assistir a todos. Percebe-se claramente um direcionamento em “malhar o PT”, de forma desleal e suja, é uma ordem da direção da Globo, não há isenção alguma, isso não pode ser chamado de jornalismo.

    Chegou a um ponto que, peguei “nojo” de Bonner e de William Haak, especialmente deste último que é uma das figuras mais nefastas do jornalismo televisivo do Brasil.

  23. Globo é lixo americano…

    e como tal, desde quando foi criada, só faz sujar a nossa História………………….

    suje a história de um país e ele jamais conseguirá se livar do passado

    e sempre fez isso trabalhando com resultados falsos, já decorados e, por isto, sempre imediatos

    Globo foi criada para esconder propósitos

  24. Deveriam todos assistir a TV
    Deveriam todos assistir a TV Brasil!
    A estatal gasta milhões e exibe uma excelente novela angolana, com seus cenários de isopor.
    Já que é clássica a incapacidade da esquerda em produzir algo que preste, ficam aí de churumelas contra a Globo.
    O PT deveria produzir algo que preste, em contraponto ao que considera ruim, ao invés de ficar chorando pelos cantos pela escrita de terceiros…
    O que impedede a TV PT de ter audiência além da própria incompetência?

    1. O que impedede a TV PT de ter

      O que impedede a TV PT de ter audiência além da própria incompetência?

      Mas aí como é que eles iam culpar a TV Globo pelos desacertos do governo???

    2. Deveria ampliar sua visão de mundo

      Se o “algo que preste” a que você se refere são fofoquinhas de BBB, telejornais medíocres, filmes estadunidenses racistas e as novelas que só ensinam a enganar, iludir e golpear… sinto muito, mas pra mim esses programas são tão vazios quanto o seu comentário.

      Isso não é competência, é oportunismo. Uma emissora criminosa que gasta BILHÕES e se aproveita de facilidades e sonegações que nenhuma outra no mundo tem.

    3. Gostaria de esclarecer a

      Gostaria de esclarecer a você, M.C., e a outros leitores que pensam como você, que não sou, nunca fui nem pretendo ser do PT; que tenho sido, nos últimos 12 anos, um dos mais ácidos críticos da política econômica dos governos do PT; que fui, durante toda a minha vida, um jornalista e economista independente; que ataquei, quando isso era ainda perigoso, o regime militar, praticamente fundando o jornalismo investigativo em matéria econômica no Brasil. Poderia destilar outros predicados, como o fato de ter estourado vários escândalos finaceiros nos anos da ditadura, o que me valeu processo pela famigerada Lei de Segurança Nacional – o qual enfrentei, fazendo a prova da verdade. Entretanto, paro por aqui. Essas credenciais me autorizam a fazr uma avaliação imparcial do jornalismo da TV Globo: é smplesmente um lixo ideológico, não propriamente em relação ao PT, mas em relação ao Brasil. Gente como Jabor sequer sabe o que é jornalismo; é um cronista cínico. Sardenberg e William Wack produzem um jornalismo incompetente e enviesado. Para sintetizar, a Globo, no Brasil, foi fundada e continua sendo um instrumento do imperialismo americano contra nós. E você, se não acredita nisso, não passa de um ingênuo. Finalmente, se você quiser me classificar pelo que sou, e não pelo que escrevo, assinale aí: não sou da direita nem da esquerda; sou pela Justiça Social. Talvez o Partido do Papa Francisco, embora também não seja católico nem religioso!

      1. Uma parcela da nossa

        Uma parcela da nossa população tem bastante dificuldade em aceitar que:

         

        1 – A corrupção do que é público pelo privado correu solta durante os anos em que a iniciativa privada mandou no Brasil de forma absolutista e escudada pelas armas do próprio país. Não fosse pela contribuição de suas reportagens, que lhe renderam inclusive prêmios de Jornalismo, professor, talvez muitos dos casos de desvio de dinheiro público para fins privados nem tivessem sido descobertos. E…

        2) A ditadura, apesar de ter sido mantida em sua execução por armas militares, foi promovida pela iniciativa privada, tanto estrangeira quanto a nacional. O que teria sido da ditadura sem, por exemplo, o IPES e o IBAD? E se se observar com atenção, os grupos financeiros que agiram aqui para que se viabilizasse o golpe de estado em ’64 estão por aí no mundo – e aqui também – promovendo as injustiças sociais e as desigualdades até hoje. Ok, suas empresas mudaram de nome, fundiram-se, fecharam umas e abriram outras, mas as pessoas são as mesmas que hoje aplicam um golpe nos estados democráticos desde 2008. Assim privatista tomando conta do que é público, estatal, é sempre a raposa tomando conta dos ovos… corrupção na certa. Se não um punhado de dólares, a corrupção da natureza pública, democrática do estado.

         

        Difícil falar de ditadura “militar”, apenas.

         

        Parabéns, José Carlos de Assis, pelo seu trabalho!

  25. Faltou dizer

    que o PT e as esqerdas tem uma relação de amor e ódio da Globo:

    É sua fonte primordial de matérias para blogs e redes sociais

    É o inimigo que amam odiar, sem o qual não teriam mais o que fazer na politica

    É a rede de notícias que sonham em ter, para execer exatamente a mesma influência que ela exerce na população.contra as esquerdas.

     

    e assim vai…

     

    E ao tirar a Globo do mercado de notícias, vai sobrar o que? Record? Band? Pelo amor de Deus…

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador