Categories: Mídia

O jornalismo da Record

Do Grupo de Mídia da Comunidade do Blog

A TV Record faz um Jornalismo Independente?

* Posted by Jair Alves

Sim e não! Mas, isso nem parece ser o mais importante, conta a seu favor ter em seu quadro de funcionários ao menos cinco jornalistas-repórter, tidos como “donos do próprio nariz” (Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Carlos Dorneles, Rodrigo Viana e Celso Freitas), além de ser a única Rede não endividada no mercado financeiro. É provável que resida nesse último componente à resposta para outra pergunta, aí sim mais importante: a TV Record faz o melhor jornalismo para a Sociedade Brasileira? (continua)

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Sinceramente, para a mim a
    Sinceramente, para a mim a Record News é bem melhor que suas concorrentes, inclusive, as de TV por assinatura. Bem mais plural.

  • Claro que não é isento o
    Claro que não é isento o jornalismo da Record, mas, os jornalistas que ela tem fazem a diferença e deixam o jornalismo das outras longeeeeeeeeeee.
    A estrategia do Bispo Macedo lembra-me a da Folha na decada de 70, quando resolveu derrubar o Estadão do pirmeiro lugar, utilizando-se para isto de um jornalismo mais isento e mais à esquerda, com jornalistas do nivel de um Kotscho, por exemplo.

  • se voce reescrever a frase:
    se voce reescrever a frase: "a TV Record faz o melhor jornalismo para a Sociedade Brasileira?"

    dessa forma: "a TV Record faz o menos pior jornalismo para a Sociedade Brasileira?"

    Responderiamos sim.

    Depois de ter dado gancho ao Boris, essa emissora perdeu qualquer credito q poderia ter na sociedade.

  • Particularmente, não acredito
    Particularmente, não acredito que jornalistas comp PH Amorim e Azenha sejam isentos (basta ver o site do primeiro). Os outros jornalistas mencionados ... nem os conheço.

    O jornalismo da rede Record é uma cópia (mal feita) do jornalismo da Rede Globo. Os jornalistas desse canal, se, de fato isentos, deveriam fazer reportagens sobre o charlatanismo dos 'bispos' da igreja universal, que dentre outras coisas, fazem apologia à cura de Aids em seus templos (mediante pagamento de dízimo e contribuições financeiras 'voluntárias').

    Aliás, os jornalistas da rede record são, indiretamente, pagos com o dinheiro oriundo dos fiéis desta seita, cujos programas de TV são a principal fonte de receita da emissora.

    (...)

    A Record já é auto-suficiente.

  • Jamais devemos confundir alho
    Jamais devemos confundir alho com bugalho. Os jornais da globo são direcionados contra a realidade, a favor daqueles que eles pensam que o favorecerão no futuro, tirando a globo da crise, criada por ela para aterrorizar o povo brasileiro. Nota zero para a Globo. O jornal da Record até os meus netos assistem, é leve, solto e verdadeiro. Tem poucos economistas de plantão. Nota dez para a Record em toda a sua programação. A Globo não nos serve nem como despertador, para não acordarmos aterrorizados.

  • É uma ponta de 1 Grupo
    É uma ponta de 1 Grupo Financeiro...
    Logo, em curto espaço de tempo, estará mais claramente à serviço do dono (não conseguiu eleger Marcelo Crivella dessa vez...)
    O problema não são os "jogadores" e sim as regras do jogo !
    O Sistema Político está podre, senhores !!
    Ele, hoje, serve p/ os Grupos Financeiros patrocinarem sua bancada em nível estadual e federal. E seus "políticos" legitimarão seus interesses assim que assumirem seus postos, nas Assembléias Legislativas e no Congresso !!
    É muito simples!!
    É aqui que nós perdemos a luta do BEM contra o MAL !
    É assim que a Amazônia será devastada e nada efetivo será feito !
    SOLUÇÃO :
    -Concurso Público p/ Deputado Estadual/Federal/Senador.................
    (acabo de postar esse "discurso" no assunto de hoje do Gilmar Mendes : http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/01/07/as-duas-faces-do-supremo-gilmar/ )

    Att.

    Martin

  • Nassif:
    Acredito que o
    Nassif:
    Acredito que o jornalismo ainda não é o melhor para a sociedade, mas breve virá a sê-lo, basta fazer algumas modificações nos seus horários e também nos apresentadores e repórteres. Vejo por exemplo, a reporter Cristina Lemos faz tudo ou quase tudo que a Delis Ortiz (Até as expressões faciais)faz, enquanto a Adriana, no dia que for ela mesma, será em dúvida uma grande ancora. Quanto ao fato do fanatismo relogioso, não devemos nos esquecer que pior do que fanatismo religioso, é fanatismo por poder, que é o caso da Globo, que se aliaria até ao diabo para não perdê-lo.

  • dUVIDO MUITO DESSA
    dUVIDO MUITO DESSA INDEPENDÊNCIA, MESMO PORQUE ESSES PROFISSIONAIS DE RECONHECIDA POSTURA ÉTICA NÃO ASSUMEM POSIÇÕES FUNDAMENTAIS DENTRO DO JORNALISMO DA TV RECORD. A EXEMPLO DO PHA, QUE EM VEZ DE DESENVOLVER A ATIVIDADE QUE LHE É MAIS APROPRIADA (JORNALISMO POLÍTICO E ECONÔMICO), APRESENTA UM PROGRAMA DE VARIEDADES QUE NÃO INCOMODA NINGUÉM.
    MAS É COMPREENSÍVEL. TODOS NÓS TEMOS NOSSOS MICOS A PAGAR.
    AINDA ASSIM, PARABÉNS, PHA POR ESSA TRINCHEIRA QUE É SEU BLOG.

  • Gosto muito da tv record,
    Gosto muito da tv record, seu jornalismo não tem o rabo preso, e uma tv com cara de nova.Percebo que no jornal da noite.faz a notícia e argumenta em cima na hora sem olhar o que esta escrito.Muito diferente da globo, onde tem 2 bonecos que falam olhando o que roda , esqueci o nome.

  • O que me entusiasma na Record
    O que me entusiasma na Record é a gana que ela tem em desbancar a Globo. Para quem sofre há décadas com o reinado dos Marinhos, vendo-os influenciando a classe mérdia, fazendo a cabeça de emergentes, caluniando adversários políticos, bajulando banqueiros, fazendo um Jornal das 8:00 hs insuportável, saber que uma outra rede de televisão disputa a primazia das audiências, com chances reais de sucesso, é animador.

    A Olimpíada de Londres, monopolizada pela Record, vai ser um evento que poderá significar uma virada. Para sustentá-la é necessário que a Record consiga o futebo brasileiro, mas isso depende também da CBF.

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

57 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

1 hora ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

2 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

3 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

4 horas ago