Hoje: PT convoca atos em apoio a Lula em São Paulo e Curitiba

Parlamentares destacam que nova condenação surge no momento em que Lula pode ser eleito Nobel da Paz

da Rede Brasil Atual

PT convoca atos em apoio a Lula em São Paulo e Curitiba nesta quinta

Manifestações vão reafirmar que ex-presidente é “refém do judiciário brasileiro”. Na ausência de provas, delator Leo Pinheiro foi transformado em duas pessoas para corroborar delação, em mais um episódio de perseguição

por Redação RBA

São Paulo – O PT convoca lideranças políticas e militantes para manifestação em defesa da democracia e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta à mais uma condenação, motivada pela perseguição política promovida pela operação Lava Jato. As mobilizações  ocorrerão em São Paulo, na sede nacional do partido, e também na Vigília Lula Livre, em Curitiba, ambas nesta quinta feira (7) a partir das 17h.

“Mais uma vez, Lula é condenado sem provas. O presidente que mais fez pelo povo brasileiro hoje é preso político, refém de um Judiciário que rasga a lei diariamente para manter em cativeiro aquele que teria sido eleito novamente pelo povo. Vamos à luta, vamos às ruas! Por #LulaLivreJá!”, diz a convocatória para os atos, nas redes sociais.

Nesta quarta-feira (6), a juíza Gabriela Hardt, substituta do ex-juiz Sérgio Moro no comando da operação, condenou o ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão, no processo que envolve o chamado sítio de Atibaia. A defesa de Lula recorrerá da decisão.

Leia também:  Procuradores usaram denúncia do sítio contra Lula para desviar foco de Temer e Janot

O advogado Cristiano Zanin Martins, que integra a defesa do ex-presidente, alega que a juíza não apresenta qualquer ato cometido por Lula para justificar a condenação, baseada apenas nas palavras do delator Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, desconsiderando provas, laudos, depoimentos e documentos que atestam a sua inocência.

“Chega-se ao ponto de a sentença rebater genericamente a argumentação da defesa de Lula fazendo referência a “depoimentos prestados por colaboradores e co-réus Leo Pinheiro e José Adelmário”, como se fossem pessoas diferentes, o que evidencia o distanciamento dos fundamentos apresentados na sentença da realidade”, afirma o advogado. José Aldemário Pinheiro Filho é o nome verdadeiro do ex-executivo e delator Leo Pinheiro.

Parlamentares do PT também criticaram a decisão. “Uma vez mais, o presidente Lula é vítima dessas condenações seletivas perpetradas pela Operação ‘Farsa a Jato’. O lawfare no Brasil segue a plenos pulmões. É escandaloso que, às vésperas de o STF se debruçar novamente sobre a aberrante abolição do princípio da presunção de inocência, o juízo de 1ª grau se precipite para condenar, pela segunda vez, um homem que já é vítima de prisão política. A sanha persecutória a Lula parece não ter fim”, afirmou o senador Humberto Costa (PE).

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e o senador Paulo Rocha (PA) destacaram que essa nova condenação vem justamente no momento em que cresce a possibilidade do ex-presidente Lula ser indicado ao prêmio Nobel da Paz.

Em São Paulo, a manifestação em apoio a Lula ocorrerá no diretório nacional do PT, que fica na Rua Silveira Martins, 132, Sé, região central da capital. Já a Vigília Lula Livre está localizada na Rua Sandália Monzon, 164, no bairro de Santa Cândida, nos arredores da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso politicamente a mais de 300 dias.

Leia também:  Para Globo, STF vai mudar prisão em 2ª instância e Lula será solto

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

7 comentários

    • Maria Luisa, você conseguiu acessar sua conta no GGN?
      Estou há dois dias tentando. Entro no endereço para recuperar a senha (https://jornalggn.com.br/recuperar-senha/), lá é pedido o nome do usuário ou e-mail e não funciona nenhum dos dois.
      O pior que meu nome de usuário foi “rebatizado”, agora é ‘Almeida Almeida’, entro com meu “rebatismo” e também não adianta.
      Sumiu também a aba de acesso aos blogs.
      Se você puder me dar alguma informação de ajuda, agradeço. Um beijo.

  1. Boa tarde.

    Também acho que a apresentação piorou.

    Antes os artigos tinham ordem cronológica, agora é difícil colocar os artigos em perspectiva cronológica, notícias novas e antigas aparecem lado a lado.

    Só não está como o site do 247, o do 247 é impraticável.

    Luciana Mota

  2. Moro libera venda de armas o porte e a posse para quem assim desejar. Por outro lado autoriza a matar suspeitos armados desde que se sintam ameaçados. Entenderam o moral da história?

    • E aumenta as penas por homicídio, e degrada as exigências probatórias dos processos. O resultado é o desejado: mais encarceramento, até que a sociedade, apavorada, peça a privatização das cadeias. A qual abrirá amplas oportunidades de lucro aos picaretas nacionais e estrangeiros.

  3. Também não consigo mais fazer login. E sinto falta do “ver todos” dos Últimos Conteúdos.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome