A autoria de A Jardineira

UM VÍDEO RARO DE UMA MARCHINHA POLÊMICA: “A JARDINEIRA”

“ORLANDO SILVA” a imortalizou, mas ………. até hoje, a dúvida: QUEM, de fato, a criou ???

Observações de quem inseriu o Vídeo no Youtube ( – criado em 06/06/2009):

A Jardineira” é uma marchina de carnaval composta por Humberto Porto + Benedito Lacerdaem 1938, gravada por Orlando Silva no carnaval de 1939.

Quando “A Jardineira” despontou como uma das favoritas para o carnaval de 39, apareceram na imprensa reportagens contestando a autoria de Benedito Lacerda e Humberto Porto. Na verdade, “A Jardineira” é um antigo tema popular, originário da Bahia, que os dois adaptaram para lançar como marchinha. Segundo o jornalista Jota Efegê (em artigo publicado em O Jornal, em 23.01.66) foi o legendário Hilário Jovino Ferreira quem introduziu “A Jardineira” no carnaval carioca, através do rancho homônimo, em 1899. Jovino aprendera a música com os ternos de reis que desfilavam na Bahia.

Com o fato corrobora uma declaração do baiano Humberto Porto, que afirmara ter recolhido o refrão original na localidade de Mar Grande (BA) em dezembro de 37. Porto incluiria, ainda, nas primeiras edições da partitura, uma breve nota poética que aludia a uma certa “jardineira triste” que desfilava nos “Ternos da Bahia”.

Mas, voltando ao carnaval carioca, o tema fez sucesso não apenas no rancho de Jovino, sendo adotado por outros – como “A Flor da Jardineira”, “As Filhas da Jardineira” “O Triunfo da Camélia” – que o tornaram muito conhecido ao final da primeira década do século. Essa popularidade estendia-se a vários estados, onde a música recebeu edições, conforme apurou Almirante em investigação que realizou para o seu programa “Curiosidades Musicais”. Apareceu até um outro “adaptador” do tema, o velho Candinho, que Jota Efegê identificou como um tradicional folião carioca, ligado a diversos ranchos.

A Jardineira (marcha/carnaval, 1939) – Benedito Lacerda e Humberto Porto

Oh jardineira
Por que estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia
Que caiu do galho
Deu dois suspiros
E depois morreu
Vem jardineira
Vem meu amor
Não fique triste
Que este mundo é todo teu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu ……
______________________________
Curiosidade: Este vídeo foi gravado em 08 de outubro de 1973 – Orlando Silva acompanhado por Miranda e seu Regional

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora