A relação dos Beatles com o futebol

Enviado por Mara L. Baraúna

football

Futebol e rock: uma simbiose puramente inglesa. Destrinchar os Beatles neste assunto resulta em uma trilha de inúmeras notas e interpretações.

Os Beatles e a paixão secreta pelo futebol, do The Beatles Report

O ponto de partida é a dupla apresentação de Paul McCartney no Recife, cinco meses após o show de Ringo Starr na capital pernambucana. Astros remanescentes da maior banda de todos os tempos. Considerando o quarteto, com John Lennon e George Harrison, qual seria a relação dos meninos de Liverpool com o futebol? O show business deixou espaço para isso? Até hoje, a resposta é cercada de incertezas, mesmo com a cidade natal da turma do ié-ié-ié sendo uma das mais tradicionais no esporte em toda a terra da Rainha.

Entre 1960 e 1970, período de ouro do Fab Four, os dois clubes da cidade, Liverpool e Everton, conquistaram quatro títulos nacionais, em uma época de domínio esportivo e cultural. De acordo com o jornal Liverpool Daily Post, Paul McCartney sempre se mostrou bem reservado sobre o assunto, mas teria sido “flagrado” na multidão do Everton em 1968, no estádio de Wembley, em plena final da tradicional Copa da Inglaterra. O time azul acabou derrotado pelo West Bromwich Albion por 1 a 0. Há pouco tempo, Sir Paul revelou, admitindo ir contra as “regras” das arquibancadas, que gostava tanto do Everton, por causa dos seus pais, quanto do Liverpool, devido ao tom vermelho.

“Eu gostava de futebol na rua, mas pelo pouco tempo que joguei ficou claro que eu não era muito bom. Gosto de assistir às partidas de futebol na televisão e vou ocasionalmente para algum jogo”, admitiu ao Daily Post, evitando qualquer rusga entre os fanáticos de Everton e Liverpool. Um Paul político.

Também é curiosa a linha futebolística de Ringo, que torce pelo londrino Arsenal por causa do padrasto, natural da capital inglesa. Apesar disso, ele também tem simpatia pelo Liverpool. Os seus filhos sempre vão a todos os jogos dos Reds. Já George e John não eram muito ligados em futebol. O filho de George Harrison, falecido em 2001, é fã do Liverpool, na única dica sobre o pai famoso. Lennon e o futebol seguem como um mistério, tudo por causa de um desenho do gênio, aos 11 anos.

A imagem foi utilizada em 1974 no seu álbum solo Walls and Bridges. Era um retrato de Arsenal x Newcastle, sobre a final da Copa da Inglaterra de 1952. O desenho foi feito um mês após a partida, vencida pelo Newcastle por 1 a 0. O tal jogador com a camisa alvinegra de número 9 – o número preferido de Lennon, citado em várias canções – é Jackie Milburn, autor de 177 gols pelo Newcastle entre 1943 e 1957. Lennon jamais falou sobre a preferência, entre Arsenal ou Newcastle, apesar da obviedade da pintura. Portanto, eis os supostos uniformes beatlemaníacos: Liverpool, Everton, Newcastle e Arsenal. Apesar da rivalidade entre os quatro times, o mesmo não ocorria nos Beatles, em relação ao esporte bretão. O forte, em todos os aspectos, era mesmo a música.

Uma lenda bem conhecida entre os beatlemaníacos brasileiros diz que os Beatles foram barrados quando tentou visitar a concentração da Seleção Brasileira, que se hospedava em Liverpool durante a Copa de 1966. O caso nunca foi bem esclarecido, apesar de Pelé confirmar até hoje. Mas neste post AQUI nós fazemos uma análise bem realista do caso, encontrando uma razão para o boato.

Por mais que os Beatles tenham uma relação discreta com o futebol, fica claro o convite à banda para um show a cada arquibancada lotada, como em 1964, durante a conquista do título nacional do Liverpool após dezessete anos de jejum. A torcida, enlouquecida com o 5 a 0 sobre o Arsenal, cantou “She Loves You”, ecoando em todo o estádio Anfield. O convite não ocorre só em Liverpool. O Arruda e a Ressacada que o digam.

Leia também:

Pelé lembra que Seleção vetou show dos Beatles na Copa de 66

Seria Pelé um mentiroso? Não creio!

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bola de raspão nos Beatles.

    A bola pega os Beatles muito de raspão. Rod Stewart jogou no Brentford Football Club e Elton John foi diretor do Watford Football Club – ambos da segunda divisão. Muitos roqueiros ingleses são chegados a uma pelada em campos de verdade, e fizeram canções sobre futebol, inclusive o Pink Floyd, que tem um verso irônico em “Money”: “Think I’ll buy me a football team”. 

     

    1. Indo mais longe, nessa

      Indo mais longe, nessa “perola” do floyd a torcida de fundo é a do “Liverpool”

      que aliás adotou-a como uma ” espécie de hino”:

      [video:http://youtu.be/uCgQuj8v2gg%5D

       

      Robert Plant , outro fanático

            

      Opa! Esse não é do do rock..mas é goleador!

  2. Não confundir

    Gosto muito e acompanho os posts de Tamara Baranov, mas sou Mara L. Baraúna mesmo!  

    Não confunda Mara com Tamara, nem Baraúna com Baranov!

    Abraços

     

    1. A Baranov esta sumida,

      A Baranov esta sumida,  brinquei com a quase simetria dos nomes,

      futebol-Beatles é do nível .Parabens pelo bom gosto e pelo estado de

      espirito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador