Aquiles Rique Reis
Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.
[email protected]

A renovação de Mauricio Pereira, por Aquiles Rique Reis

A renovação de Mauricio Pereira

por Aquiles Rique Reis

“Saído da dupla Os Mulheres Negras, da qual também participou André Abujamra, Maurício Pereira não perdeu a verve. Muito menos deixou de lado a musicalidade que lhe dá asas à imaginação.” Com essas palavras eu saudei Maurício Pereira quando do lançamento do seu CD Pra Marte.

Inquieto, a música está sempre fervilhando em sua cabeça. Nada o prende a regras nem a facilidades. Tendo ao lado os “Pereirinhas”, seus filhos Manuela Pereira, Chico Bernardes e Tim Bernardes, foi justamente um deles, Tim, que sugeriu “chamar um cara especial para produzir o disco”.

E foi assim que, para gravar o recém-lançado Outono no Sudeste (Tratore), Maurício traçou um caminho que incluiu um convite ao “especial” Gustavo Ruiz para produzir o trabalho.

De fato, a sonoridade do CD atual é diferente da ouvida em seus discos autorais anteriores (também comentados aqui): o já citado Pra Marte, de 2007, e Pra Onde Que Eu Tava Indo, de 2014. Tim estava certo ao sugerir ao pai que buscasse caminhos ainda não pisados por ele, sejam melódicos ou harmônicos. Os arranjos das doze músicas (das quais três são só dele e nove com parceiros) foram inicialmente feitos coletivamente por MP, Tonho Penhasco e os instrumentistas do grupo. Foi a partir desse trabalho grupal que Ruiz chegou a arranjos com levadas tão pop quanto contemporâneas – e, de bom grado, a música de Pereira deixou-se impregnar por elas.

Plena de criatividade, a tampa abre: “A Mais (Rubião Blues)” (MP e Dr Morris”). Graças ao bombardino (Amilcar Rodrigues) soando junto com a guitarra (Tonho Penhasco), encorpados por uma levada reforçada pelo baixo (Henrique Alves) e por alguns rufos da batera (Gabriel Basile), a intro realiza a proeza de ser, ao mesmo tempo, poética e enérgica. Proeza que se repete ao longo da música e, inclusive, num intermezzo da guitarra. Novas entradas do bombardino fecham a tampa. Bom início.

“Cartas Pra Ti” (MP) vem com um acorde dos sopros que inclui saxes soprano, tenor e barítono, tocados por Pereira. Com eles uma tabla eletrônica acalora o ritmo. Canção arritmo, com acordes cheios acentuando os tempos fortes. Além dos saxes, vêm trompete e bombardino. O arranjo veste com zelo o belo poema curto.

“Outono no Sudeste” (MP e Daniel Szafran) dá título ao CD. Com detalhes da guitarra com distorção e do teclado, é uma bela canção lenta, que Pereira canta emocionado. Sua voz é personalíssima – não há quem cante sequer parecido com ele. Um intermezzo do trompete, reforçado pelo baixo, chama o fim.

 “Maldita Rodoviária” (MP) tem uma intro longa e poderosa. Acordes se sucedem diante de uma levada pop, reproduzida no intermezzo. Maurício bisa algumas vezes os versos finais: “(…) Seco/ Mais um pária/ Nessa maldita rodoviária/ Vou procurar abrigo em algum ônibus”.

Antes de terminar, reafirmo: a capacidade criadora de Maurício Pereira não teme o novo, ao contrário, vai a ele com a sofreguidão dos famintos, como confirma cada novo trabalho seu.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador