Heitor dos Prazeres – Um Artista Polivalente

Heitor dos Prazeres (23/9/1898 – 4/10/1966) foi um homem multifacetado: músico, compositor e artista plástico. Criado nos redutos da Praça Onze e do Mangue em contato com os “chorões” e os bambas do samba como seu tio Hilário Jovino, um dos ícones da cultura popular do Rio de Janeiro, de quem ganhou um cavaquinho.

Compôs com grandes nomes como Noel Rosa, Herivelto Martins, Paulo da Portela, André Filho, J Cascata, entre outros.

Nos anos 50, durante a Mostra de Arte Latino Americana, em Londres, sua pintura foi considerada “simplesmente extraordinária” pela Rainha Elizabeth II que, também, comentou o rótulo de pintor primitivo dizendo: “Não é primitivo é muito mais que isso”.

Em 1998, por ocasião dos cem anos do seu nascimento o Museu Nacional de Belas Artes (RJ) realizou uma exposição com telas, desenhos, ilustrações, discos, partituras, figurinos e fotos suas. Em 2004, Alba Lira e Heitor dos Prazeres Filho (seu herdeiro musical), lançaram a biografia “Heitor dos Prazeres – sua arte seu tempo”.

Como nossa MPB é rica e repleta de figuras lendárias que com o passar do tempo, infelizmente, vão sendo esquecidas pelo grande público, tornando-se inacessíveis às novas gerações.

Laura Macedo

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pedido de autorização

    Cara Laura Macedo,

     

       Vamos editar um livro didático da limgua portuguesa  ¨Na Ponta da Lingua¨. obra das autoras Natércia Rossi e  Regina Carvalho, destinada ao 6º ano do ensino fundamental, para o próximo ano letivo de 2015.

       Nessa obra, gostariamos de inserir uma figura da pintura do querido Heitor dos Prazeres, “Samba do criolo doido¨’, com a sua devida autorização.

        Pedimos orientação de como proceder, visto que constará da obra os créditos necessários do Autor, bem como enviaremos um exemplaredo livro para comprovação.

     

    Atenciosamente, 

    Marcel Jourdan

    AccessEditora

    Rua Pinheiro Guimarães, 87 – Botafogo =- RJ – Tel. (21) 2535-1724

  2. Olá, estou realizando uma pesquisa sobre o artista e gostaria muito de saber qual a referência bibliográfica usada para a citação em nome da Rainha Elizabeth II direcionada a obra do artista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador