Hoje tem ‘Nos Batuques do Carimbó’ com Silvan Galvão em São Paulo

Espetáculo GRATUITO na Casa de Cultura Butantã apresenta um dos ritmos mais populares da região norte do país

Marcelo da Costa

O cantor, compositor, percussionista, banjista e mestre de carimbó Silvan Galvão encerra o Carnaval com espetáculo gratuito Nos batuques do Carimbó no dia 21 de abril, às 17 horas, na Casa de Cultura Butantã. Com repertório autoral e de parceiros, o show explora o ritmo e dança de origem indígena e nortista, além de apresentar um panorama gêneros da cultura popular da Amazônia, tanto em formações instrumentais contemporâneas (com bateria, guitarra e baixo), quanto em formação “pau e corda” (banjo, percussão e sopro).

Canções cheias de significado serão apresentadas, como “Casa suja, chão sujo”, música que brinca com o costume de entrar em casa de pés descalços para não trazer a sujeira da rua, enquanto os tambozeiros acentuam o ritmo, as mulheres dançam fazendo menção ao varrer do terreiro de casa.

O Carimbó tem origem no estado amazônico do Pará. A dança traz referências das lendas dos seres encantados, com personagens como o homem-boto, que seduz com sua maneira de dançar. Já as mulheres giram com grandes saias que ondulam no ar. Ao som das flautas e toque do banjo, as letras das músicas falam sobre cotidiano dos povos indígenas, ribeirinhos e os personagens que vivem perto dos rios.

Silvan Galvão é um mestre de família indígena que tem firmado seu nome por pelo Brasil difundindo a cultura nortista e tradicional no Pará. Nascido em Santarém-PA, Silvan foi escolhido pela Associação de Mestres do Oeste do Pará para divulgar a cultura tradicional do carimbó no Sudeste e hoje lidera o movimento Amazônia de Pé que reúne diversos artistas nacionais para a preservação das florestas e culturas tradicionais do nosso Brasil.

Para conhecer: https://www.youtube.com/@SilvanGalvao

SERVIÇO: “Nos Batuques do Carimbó”

Data e Horário: 21 de abril, às 17 horas 

Local: Casa de Cultura Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo – Tel. (11) 3742.6218

Duração: 90 minutos

Indicação: livre

Espetáculo gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador