O vertiginoso mergulho da carreira de Lobão, por Marcelo Moreira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Enviado por Gilson AS

Do Combate Rock

Lobão se afunda vertiginosamente ao trocar música por desrespeito

É triste quando um artista parte para irrelevância de forma deliberada, planejada. Só isso pode explicar o vertiginoso mergulho da carreira de Lobão para o fundo do poço. Sua apresentação solo, sozinho no palco, ontem em São Paulo, explicitou sua decadência de forma contundente, ao abandonar a arte e partir para o show de stand up, contando piadas sem graça e abusando dos palavrões contra o PT e a presidente Dilma Rousseff.

Transformado em cronista pela revista Veja, decidiu trocar sua prosa inteligente e sua versatilidade intelectual pelo ranço moralista e ideológico, buscando argumentos sofríveis e de pouco apelo numa tentativa de se tornar uma “voz política e de engajamento” em um meio artístico supostamente “bovino” e “apalermado”. Consegue apenas ficar falando sozinho dentro de sua classe e para uma plateia que ocupou apenas metade do teatro onde tocou.

CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO DO UOL COM O RELATO DO SHOW DE SÁBADO QUE LOBÃO FEZ EM SÃO PAULO.

O cantor e guitarrista perdeu uma de suas boas qualidades como roqueiro iconoclasta: a sátira contundente, ainda que de mau gosto em algumas vezes. Era mestre em encontrar tiradas bem interessantes sobre vários assuntos – e com isso ridicularizou vários colegas artistas e deixou sem fala políticos e adversários.

Lobão se mudou para São Paulo anos atrás e partiu para o ataque sem fazer questão de pensar no que diz. Sempre se achou revolucionário e sagaz, capaz de mobilizar multidões com sua prosa antes refinada e irônica e com versos incendiários de rara sensibilidade.

De forma bisonha e triste, conseguiu mostrar a todos que perdeu o bom senso e a dignidade, ao julgar pelas “pérolas” que perpetrou contra a presidente da República. Está desesperadamente tentando transformar desrespeito em argumento.

Gostar ou não gostar do PT e da presidente Dilma é um direito – ambos jamais estiveram livres das críticas, muito pelo contrário. No entanto, querer transformar o ódio biliar e figadal em “dever” não somente é de mau gosto como de baixo nível, revelando despreparo, intolerância e, no fundo, desespero diante de certa irrelevância artística na atualidade.

De alguma forma o cantor parecia estar de distanciando, lentamente, da turba irada e intransigente que foi às ruas pedir o impeachment de uma presidente eleita nas urnas legitimamente. O ranço antipetista foi mantido, mas pelo menos a questão do impeachment parecia ter desaparecido do horizonte.

No evento de sábado à noite, Lobão dissipou qualquer esperança de retomada do bom senso. O desrespeito foi a tônica do espetáculo de stand up sem graça, com palavrões, expressões chulas e insinuações inacreditáveis feitas por um artista de sua estatura, em uma autossabotagem poucas vezes tão bem-sucedida. O que leva um cantor outrora relevante a se atirar no abismo e jogar a carreira no esgoto?

Seus hits vão sobreviver, assim como o artista inconformado e inteligente que fugia do óbvio nos anos 80 e 90. O Lobão “paulistanizado”, no pior sentido da palavra, continuará se apresentando para poucos, tocando e cantando cada vez menos e contando piadas sem graça e xingando cada vez mais. Quando o desrespeito vira argumento, é hora de trocar o CD/DVD/LP.

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No show desse infeliz haviam

    No show desse infeliz haviam uns 400 aloprados.

    No local cabiam umas 1.700 pessoas.

    Normalmente chamaríamos isso de um retumbante fracasso.

    Mas devido essa postura “esperta” do agora Lobinho, ele conseguiu mídia em toda a imprensa corporativa e nos blogs progressistas.

    Ele soube transformar uma carreira decadente em notícia e ainda permanecer em evidência.

    Lobão não é tão burro assim. Percebeu que pode dar uma sobrevida na carreira graças a Diilma e o PT.

    Está dando certo como dá para perceber….

    1. FUNDO DO POÇO

      Não está dando certo não, Marco. A mídia tem lhe dado espaço (inclusive a progressista) desde antes desse show e ele consegue só uns gatos pingados. Mas não tenho nenhuma satisfação de pensar assim, apenas uma enorme pena. Lobão está no fundo do poço e creio que jamais sairá. Parece tratar-se de problema psiquiátrico.

  2. Quando

    Quando concebeu Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses), o compositor alemão Richard Wagner pretendia dar uma forma musical ao passado germânico conferindo-lhe, além disto, um status épico. Não há nada de épico no crepúsculo deste nóia brasileiro que se diz compositor e há muito tempo vive de seu passado. Wagner sempre será lembrado, Lobão já foi esquecido. RIP. 

  3. La Patetique

    Eu trabalhava em um restaurante uma vez e um cara chamou perguntando pelo emprego de recepcionista;  eu disse pra ele que o emprego ja tinha sido tomado alguns dias antes e o cara deu um chilique no telefone:  mas como foi tomado se eu estou esperando esse emprego ha 6 meses?, berrava ele.  Exigiu falar com o dono…  mas nao conseguiu o emprego.

    Mais tarde contei a historia pr minha colega e ela imediatamente chegou ao ponto:  “Seis meses esperando esse emprego de recepcionista de restaurante?  Patetico!”.  O camarada nem constatava que a confissao so o fazia patetico.

    Qual era o assunto mesmo?  Ja esqueci!  Ah, sim, falando em Aecio…  nao, nao era isso…

  4.  
    O rapaz anda desesperado

     

    O rapaz anda desesperado depois de constatar que, de lobo, o animal não tem absolutamente nada. No fundo, o coitado não passa de um reles vira-latas, sarnento e raivoso.

    Orlando

  5. Sinceramente acho que essa

    Sinceramente acho que essa guinada reacionária do Lobão rendeu muito mais frutos a ele do que imaginamos.

    Alguns ficam com saudades do antigo Lobão, mas se esquecem que ele já era um artista decadente há muito tempo, tanto que as músicas que são usadas como referência da boa fase de Lobão são dos anos 80, algumas do começo dos 90.

    Se ele não tivesse virado esse pateta estaria em ostracismo maior do que está agora, fari shows para menos pessoas do que faz agora, mas pelo menos manteria uma imagem apagada, melhor do que uma borrada.

    1. Concordo plenamente!

      Se não tivesse se abraçado aos cães raivosos e golpistas da extrema direita ele não teria hoje empregos de “colunista” no “detrito sólido de máre baixa”, nem de animador de auditório em programinhas de quinta, mantidos por canais de TV de terceira. No máximo cantaria em bares, a troco do whisky e da batata frita. Afinal, alguém aí conhece mais que o refrão de alguma de suas “maravilhosas músicas”?!

  6. Vive-se hoje no Brasil um

    Vive-se hoje no Brasil um fenômeno chamado “obsessão coletiva” contra o PT. Trata-se de uma sintonia mental de ódio, atraso e niilismo do qual é difícil se subtrair. Todas as qualidades que fazem o brasileiro um povo único mundo se desfazem no contato com esse universo mental: nossa alegria de viver, nossa criatividade, nossa suave despreocupação, nossa facilidade de fazer amigos, nossos sonhos de uma vida melhor. Tudo que tanto encantou os estrangeiros que aqui vieram para a Copa do Mundo, inclusive os alemães que nos bateram nas semifinais, a delicadeza e a beleza da nossa alma, tudo se perde no grande rodamoinho dessa terrível obsessão coletiva.

    Por outro lado, chutar um cachorro quase morto como Lobão não é caridoso. Decerto, escolheu esse rumo por conta própria. Mas, diferente de mal-intencionados como Olavão e Reinaldo Azevedo, na condição de artista sensível, antena de seu tempo, Lobão catalisa e vive plenamente em si todas as nuances dessa obsessão. O que deve lhe fazer um mal horrível, com o agravante de possuir um histórico pessoal e familiar de suicídio.

    Por isso, de Lobão só consigo sentir pena, não raiva.

    1. Então…………………….

      mcn, me permita discordar. Somos o que vc listou e muito mais, e não será estes dublês de brasileiros que irão nos tirar estas virtudes que voce cita.

      Iremos continuar sendo o que somos e a buscar nossas realidades querem eles ou não !!

      Não desanime, como eu também não o farei, e estarei sempr a postos para estimular a criatividae de nosso povo.

      Um brinde À NAÇÃO BRASILEIRA  e aos verdadeiros BRASILEIROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  7. Eu até que ia vê-lo em Recife

    Desisti. Me lembro do excelente programa de tv Saca-Rolha, e umas poucas entrevistas: via um cara super bem humorado, super-sacativo sobre a vida social, a moral vigente, o modismo “original” ( a múscia “É Tudo Pose” já foi postada por aqui noutra seção adequada): é uma pena que tá misturando as coisas em show, arte e política (Ele tem direito, como cidadão, de ter a visão que quiser, e de expressá-la, mas agora misturar é não só um estrago em matéria artística como uma demagogia tanto quanto os que crêem que o artista tem de ir aonde o povo está”).

    1. P.S. 1 e P.S. 2

      P.S. 1 – Saca-Rolha era um papo entre a linda Mariana Weickert também uma super-cabeça e se percebia (ou eu sentia nela) uma rarissimamente autenticidade e espontaneidade, ela, Lobão e Marcelo Tass (este que parece tomar o mesmo caminho de Lobão). / /  P.S. 2 – Compartilho com os que vêem e concebem arte pela arte, e  não como “mensagem”. Claro que pode haver uma mescla, mas é essencialmente multiplicidade de sensações, de interpretações, de fruições, de “viagens”, e de “inutilidade” (pra plagiarmos o admirável Oscar Wilde no seu “Prefácio” a “O Retrato de Dorian Gray”, também autor de “A Alma do Homem Sob O Socialismo”, e de belíssimos contos de fadas “O Rouxino e a Rosa”, “O Gigante Egoista”, p. ex.)

      1. Concordo com

        Concordo com tudo.

        “Compartilho com os que vêem e concebem arte pela arte, e  não como “mensagem””:

        Nem isso.  A modalidade escolhida eh arte de “ataque ad hominem”, sapato que exige pes artisticos um pouco maiores do que os de Lobao.

  8. Tomemos cuidado…

    … para não virar patrulheiros, como o Lobão. 

    Optar por um show solo ou formatos de apresentação não evidencia nenhuma decadência. É escolha. 

    O nível dos ataques élamentável.

    Lobão é politicamente um equivocado. Mas uma coisa é a obra; outra, o autor. 

    Cresceu nos jardins da família Marinho. O pai era motorista de Roberto. Na época, os familiares faziam de tudo para botar o pródigo no caminho: ” João, toma jeito!”

    E eis que o filho à casa torna.

     

  9. A bronca

    A bronca dos roquistars é ver  outros artistas ocupando o espaço midiatico que eles pensavam serem deles , nos anos 90 com a ascençao do pagode, sertanejo e ritmos regionais como o axé music e as musicas do calipso, viviam criticando a falta de espaço para o rock nacional , depois critcavam os artistas e o publico que os prestigiava chamando os de burros depois  xom a explosao de consumo da classe C e a solidificaçao do  genero partiram pra cima do PT .   

    1. prezado companheiro participante, Ataíde

      só vi hoje seu post. Umas ob:s (viva se tivermos diferenças, sou adepto da pluralidade, claro que cada veículo tem sua linha editorial, seu público, e é mantida, mas ás vezes uma linha editorial vai se estreitando, então, contribuamos com alguns posts (comentários) como o seu, por exemplo. 1 – O público do Lobão não é, nem ele quer perder espaços (é minha impressão, meu achismo). 2 – Ele tem um apersonalidade forte (acho isso muito bom, vai contra as correntes seguras, concordemos ou não com o posicionamento dele misturando sua arte com política. 3 – “Não partiram pra cima do PT”, isso é enaltecer demais os acertos do PT, é até uma posiçáo de vítimas coitadas sofredors de ataques.

      1. … Continuando

        Acho inegável algumas ou muitas decepções não só de artistas, mas de inteletualide, e do próprio partido PT, e oposições ao PT veem muito de suas facçõs internas às vezes mais oposioonistasd do que as oposições que agem – como o PT antes fez muito – oposição por oposição – está tomando seu próprio remedio, ou veneno. 4 – Eu não iria fazer uma 4ª obs, mas algumas pessoas podem de modo ligeiro e superficial, apressadamente, interpretarem o que eu não digo ou que digo:

        1. Miltâncias, Intenções, Palavras e Ações de caserna

          Hoje em dia respeito simpatias e filiações, e militâncias – ainda que eu aas veja com algumas viseiras, a fé, a emoção, uma visão e atuação que até no vocabulário “militância” , não à-toa, lembra linguagem de caserna. Por vezes, turvam nosso senso crítico que deve ser permanente. Já me dizia um jovem e prestigiado militante do PCC (P. Cubano)quando lá estive por 25 dias livremente andando e falando com divesas opiniões, claro totalmetne por fora de ag~encias turísticas e de guias cubanos: “Aqui” – lá – “não tem inocentes”. Nos partidos únicos entraram toda a sorte de caráteres, dá no que deu: A corrupção na Rússia veio à tona e veio de parte dos filiados de alto a baixo na hierarquia, supostos membros do ideal utópico.

  10. Ainda não tive tempo de

    Ainda não tive tempo de sentir raiva dos governos do PT. Ainda sinto muito ódio das patifarias dos bicudos sociofacistas.

  11. Soube outro dia de uma

    Soube outro dia de uma história interessante. No começo da década de 80, Lobão era baterista da Bltiz. A banda ainda não era sucesso, e ele resolveu sair. Mas descobriu que haveria uma matéria de capa no Caderno B do JB com a banda. Na época isso era um passo para o sucesso certo. Daí ele voltou atrás e ficou. Depois da matéria, onde quis aparecer mais que o Evandro Mesquita, saiu fora. 

    Essa história mostra o que é o sujeito. Ela faz qualquer coisa para se manter em evidência. Por isso, é a ultima vez que comento alguam coisa a respeito do dito cujo. A partir de agora, passo batido. Lobão? Aquele do Chapeuzinho Vermelho?

  12. No fundo acho que o Lobão é

    No fundo acho que o Lobão é coerente como cantor de rock de terceira: cria polêmica pra ganhar atenção e comer gente, e tem pessoas que  estão levando ele a sério…

    Lobão tentou cantar MPB e samba nos anos 90 e 00 e não ganhou nem para o táxi, agora virou filósofo e palestrante fascista, se não der certo ainda tem o Gospel, a música Sertaneja…

  13.  
    Em vídeo, Lobão tenta

     

    Em vídeo, Lobão tenta justificar grosserias, mas não convence

    29

    Combate Rock

    13/07/2015 13:56Compartilhe Imprimir Comunicar erro

    Marcelo Moreira

    O cantor e guitarrista Lobão não se satisfaz apenas em trocar a música pelo desrespeito quase generalizado em seus shows, que na verdade se tornaram espetáculos de stand up sem graça – músicas de menos, piadas e comentário esparsos demais.

    Depois da repercussão negativa dos xingamentos e das paródias desrespeitosas no show do último sábado (11), espalhou pela internet, inclusive em vídeo, de que nada houve demais na apresentação que justificasse a celeuma. Insiste que não houve nada de anormal no espetáculo e que tem o direito de falar de política e sobre o que quiser em “seu palco”.

    As justificativa surgiram após a publicação pelo portal UOL de dois textos a respeito do referido show, que não teve o público esperado, segundo a reportagem do repórter Rodrigo Bertolotto. Em seguida, com base no relato, eu escrevi um artigo crítico onde lamentava a troca da música pelo desrespeito por parte do artista.

    CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO DE RODRIGO BERTOLOTTO, COM O VÍDEO ONDE LOBÃO XINGA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF E FAZ PARÓDIAS DESRESPEITOSAS.

    CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO “LOBÃO SE AFUNDA E TROCA A MÚSICA PELO DESRESPEITO”.

    O texto crítico em nenhum momento entra no mérito político da questão, ou seja, não tocou no fato de Lobão se posicionar contra o governo do PT e de Dilma Rousseff.

    A questão passou bem longe disso, por mais que os fã e seguidores fanáticos (e alguns lunáticos) insistissem em enxergar uma posição favorável à presidente, ao seu governo e ao seu partido.

    O problema foi o comportamento desagradável do artista em relação a figuras públicas e a quem defende ideias políticas contrárias. Lobão tem todo direito de deizer o que quiser no palco, fora dele, em sua casa, na rua ou na internet. Só não pode achar que estará imune a críticas – como artista veterano, jamais poderia se esquecer disso.

    Independente de suas posições políticas, critico a forma desrespeitosa ao se referir a adversários e desafetos, além dos ataques desnecessários e grosseiros a quem discorde de suas teses. De artista relevante e diferenciado no rock dos anos 80, Lobão passou a trovador histriônico e hidrófobo, ranzinza e rancoroso, com uma necessidade incontrolável de criar factoides fora do ambiente muscial.

    FOTO: DIVULGAÇÃO

    FOTO: DIVULGAÇÃO

    Nesta segunda-feira (13), Lobão gravou e publicou no YouTube um vídeo de quatro minutos onde faz um rápido comentário sobre a repercussão de seu show do dia 11 e das grosserias e xingamentos que perpetrou no palco.

    Tranquilo e articulado, tentou intepretar, a seu modo, o que aconteceu no final de semana. Pouco ou quase nada explicou. Deveria ser uma justificativa, mas preferiu zombar do acontecimento e reclamar da suposta “má intenção” da imprensa e da mídia, que teria “distorcido” e “interpretado de forma enviesada” o seu espetáculo.

    O cantor tratou os incidentes (se é que pdoemos chamar assim) como se fossem bastante normais, e acontecessem com frequência em shows de vários artistas.

    E, para não perder a ocasião, de novo vociferou contra políticos e contra o PT, com um elogio ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), além de tecer seus confusos comentários sobre suas confusas teses sobre polítíca. O vídeo está no final do texto.

    Lobão não foi o primeiro artista a perder a linha e perpetrar grosserias e ataques desrespeitosos e além dos limites a figuras públicas. No entanto, talvez tenha sido a figura pop mais proeminente a cometer tais atos.

    Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Nacional, fez protestos políticos no Rock in Rio 2013, quando fez ataques a fugiras como o senador José Sarney (PMDB-AM) – mas não houve xingamento nem desrespeito.

    No final dos anos 90, os Ratos de Porão tocavam no circo Voador, no Rio de Janeiro, no dia da eleição para prefeito do Rio de Janeiro. O vencedor na época foi Eduardo Conde.

    Sem saber do evento de punk rock no Circo Voador, Conde e sua equipe foram ao local para comemorar a vitória. O confronto foi inevitável, com troca de palavrões e ameaças de agressão entre as turmas. Os punks venceram e enxotaram os políticos do então PFL, em uma cena que não foi bonita – e totalmente desnecessária.

    E o que dizer então dos iconoclastas Garotos Podres? Embora totalmente dentro de seu contexto punk de protesto e do então posicionamento de esquerda (graças ao vocalista Mao), o quarteto gravou a música “Fernandinho Viadinho” no comecinho dos anos 90, canção que foi logo associada ao então presidente Fernando Collor de Mello.

    Chula e apelativa (mas devidamente contextualizada), a música virou trilha de vários protestos, inclusive nos vários que culminaram no impeachment de Collor. Os Garotos Podres, espertamente, nunca afirmaram que a canção se referia a Collor. de forma sagaz, também nunca negaram.

    Seja como for, não dá para deixar de constatar: foi uma postura deselegante e desrespeitosa para com um presidente da República, embora totalmente esperado diante do histórico de carreira e de comportamentos das bandas punks.

    Nenhum dos artistas citados, no entanto, tem a proeminência no Brasil que Lobão adquiriu. Não é espantoso somente a forma grosseira e desrespeitosa como o cantor age atualmente: surpreende pela profunda mudança de atitude e de comportamento ao longo dos anos.

    Lobão nunca deixou de falar de política em sua carreira, mas o fez de forma contundente – e até com certa dose de agressividade – sem apelar para o baixo nível e para a grosseria.

    Nos anos 80 e 90, costumava destroçar adversários, com argumentos, sarcasmo e uma ironia cortante, como um esgrimista elegante e habilidoso. Mais de 20 anos depois, o esgrimista deu lugar a um lutador de rua, tosco e apelativo, do tipo que joga areia nos olhos do oponente.

    O Combate Rock reafirma todos os pontos do texto original e lamenta que Lobão tenha se tornado uma paródia de sim mesmo, optando pelo desrespeito e deixando a música em segundo plano.

    VEJA ABAIXO O VÍDEO PUBLICADO POR LOBÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA

    https://www.youtube.com/watch?v=TmbQG2adx7o

    http://combaterock.blogosfera.uol.com.br/2015/07/13/em-video-lobao-tenta-justificar-grosserias-mas-nao-convence/

  14. Bom………………….

    Depois de toda pressão para que o CAÊ e GIL não fossem a Israel, e mesmo assim não o cancelaram tendo o primeiro dito em entrevistas que não achava que o cantor tivesse que ser progressista.

    Assim, não se surpreendam com o que dizem e fazem estas velharias, pois  com estas declarações e atitudes estão apenas pedindo que lhes joguem uma PÁ DE CAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  15. Vejam essa matéria de

    Vejam essa matéria de 2012:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2012-12-21/bernardo-vilhena-sobre-lobao-nao-fez-mais-musica-comigo-e-nao-tocou-mais-no-radio.html

    Um trecho:

    “Lobão odeia as pessoas que amou”

    Entre tantas parcerias bem-sucedidas, Vilhena guarda uma história sem final feliz: o rompimento com Lobão. “O Lobão odeia as pessoas que ele amou. Esse é um problema dele, não é meu. No dia em que ele fizer um show sem música minha, aí eu passo a respeitar a opinião dele. Quando a gente resolveu não fazer mais músicas juntos, falei para ele: ‘Então, cara, vou fazer o seguinte: a gente não faz mais música e você não toca mais no rádio’. Parece que a profecia…”, deixa no ar.

     

  16. Lobão é de carne e osso, é humano – vocês sabiam?!…

    Hoje, mais postzinhos que coloquei abaixo de um visitante mais abaixo.

    E Lobão é de carne e osso, é humano – ô, pessoal !…

  17. Fazer o que? As pessoas mudam…

    É tão chato não ter outra saída a não ser abominar quem um dia você gostou tanto.

    Lobão não nos deixa escolha. Lamentável.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador