Pílulas Musicais de Baden Powell

Com a parceria de Vinícius de Moraes, Baden Powell compôs dezenas de músicas, entre elas “Apelo”, que chegou a ser interpretada por Norma Bengell. Assista

Reprodução Capa de Livro

Baden Powell de Aquino, conhecido popularmente como Baden Powell, marcou a história da música brasileira pela virtuose no violão. Com um estilo próprio e inconfundível, misturando elementos da música clássica, do jazz e da música brasileira, entrou lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, na categoria “Mestres Acústicos“, da revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

Seu primeiro parceiro importante foi Billy Blanco, com quem compôs, por exemplo, a famosa música “Samba Triste“, gravada pela primeira vez pela cantora Rosana Toledo. Mas sua parceria mais famosa foi com Vinícius de Moraes. Juntos, eles compuseram dezenas de músicas, entre elas “Apelo”, que chegou a ser interpretada por Norma Bengell. Confira:

Filho do violinista, sapateiro e escoteiro Lilo de Aquino e Adelina Gonçalves, Baden Powell nasceu em 6 de agosto de 1937, em Varre-Sai, no Rio de Janeiro. Seu nome foi uma homenagem ao general britânico criador do escotismo Robert Stephenson Smyth Baden Powell, de quem seu pai era fã. 

Músico nato, ele começou a tocar violão com sete anos de idade, aprendendo com seu pai alguns acordes básicos. No ano seguinte, começou a ter aulas com Jayme Florence, o Meira, violonista integrante do Regional Benedito Lacerda. 

Aos 10 anos, incentivado por seu mestre, se apresentou pela primeira vez no programa de calouros da Rádio Nacional, Papel Carbono, tocando “Magoado“, de Dilermando Reis. Também por influência de Meira, conheceu grandes músicos do samba e choro da época, entre eles Donga, Ismael Silva e Pixinguinha.

Na adolescência, Baden se apresentou em diversos bailes, casas noturnas e programas de rádio no Rio, tornando-se um dos músicos mais requisitados em bandas e rodas de choro pela cidade. Posteriormente, se formou na Escola Nacional de Música fluminense.

Parte de uma família musical, é primo do violonista João de Aquino e pai do pianista e tecladista Philippe Baden Powell e do violonista Louis Marcel Powell.

Baden Powell foi internado, em agosto de 2000, vítima de uma pneumonia. Morreu em setembro daquele ano, aos 63 anos, devido a uma infecção generalizada. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Ouça sua obra:

Com informações do Gemini IA.

Leia também:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador