The Hollies

THE  HOLLIES 

é uma banda britânica de rock and roll formada em meados de 1962.

O grupo foi criado pelos amigos de infância Allan Clarke, vocalista, e Graham Nash. Em seguida juntaram-se Don Rathbone na bateria , Eric Haydock no baixo e Vic Steele na guitarra-solo. Steele foi rapidamente substituído por Tony Hicks. Em 1963, quando o grupo começou a fazer um certo sucesso, Don Rathbone passou ao posto de “roadie” e foi substituído por Bobby Elliot.

Eles foram contratados pela Parlophone em 1963 como colegas de selo dos Beatles, e lançaram seu primeiro álbum nos EUA em 1964 durante a primeira leva da “invasão britânica”. Eles são comumente associados a Mancherter, pois vários de seus integrantes originais vinham da cidade e de comunidades vizinhas.

Apesar de normalmente não ser lembrada como uma das principais bandas de rock dos anos 1960, os Hollies emplacaram diversos sucessos e se tornaram, ao longo da década, o segundo grupo de maior sucesso da Grã-Bretanha em termos de vendagem de discos, atrás apenas dos Beatles. O grupo se caracterizou por impecáveis trabalhos vocais, duplos ou triplos, com Clarke, Nash e Hicks. Entre as canções mais populares do conjunto, destacam-se: Long Cool Woman in a Black DressStayStop In The Name Of LoveBus Stop,Look Through Any WindowSorry SuzanneJennifer EcclesThe Air That I Breathe, além da antológica He Ain’t Heavy, He’s My Brother, várias delas com versões em português, escritas ou gravadas por diversos artistas da Jovem Guarda.

Apesar das diversas mudanças na formação, o grupo continuou a gravar e a fazer concertos durante os anos 1970 e 1980. O Hollies ainda apresenta-se esporadicamente, com apenas dois de seus integrantes originais.

Em 2010 a banda entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.

* * *

Texto extraído e adaptado/resumido de   http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Hollies

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador