20 de junho de 2026

Zé Ramalho sobre Dilma: “É um governo voltado para o social-comunismo”

Enviado por Nilva de Souza

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Do Estadão

A volta do que não foi

Zé Ramalho foi um dos últimos a saber de sua própria morte. No ano passado, dias depois de ele ter sido submetido a um cateterismo, espalhou-se na internet o boato de que ele tinha morrido. Na ocasião, o cantor e compositor paraibano, que estava prestes a se apresentar em Salvador, usou seu perfil em redes sociais para desmentir as fofocas. Hoje, ele diz não guardar mágoas do episódio e cita Zé Limeira, o poeta do absurdo, para ironizar o ocorrido: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”.

Em 2014, quando Zé Ramalho completa 65 anos, sendo 40 de carreira, o plano imediato é de seguir com a turnê de seu disco mais recente, Sinais dos Tempos (2012). Mas também há outros projetos, como o de um show com Fagner e o de um disco dedicado à obra de Marinês e sua Gente, “artista contemporânea de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro mais importante da música nordestina”.

Na primeira entrevista após sua “morte”, Zé Ramalho fala dos 40 anos da gravação de um de seus discos mais cultuados, Paêbirú, e de projetos futuros, elogia músicos da geração atual, como o violonista Yamandu Costa, e critica o governo Dilma e as manifestações contra a Copa do Mundo no Brasil. Para ele, a seleção de Felipão, “apesar de boa, não será campeã”.

Você vinha numa toada de interpretar e de fazer versões para canções de grandes nomes da música. Lançou os discos cantando Bob Dylan, Jackson do Pandeiro e Beatles, depois veio Sinais dos Tempos. O que te motivou a lançar um disco de inéditas?

Zé Ramalho – A pressão e cobrança dos fãs por um disco de inéditas era grande. A desconfiança e dúvida idem, vindas através de e-mails, recados no meu site e redes sociais em geral. Além disso, eu mesmo achava que depois dessa “toada” realmente merecia me dedicar a um projeto de inéditas. E foi o que me moveu, pois reuni todas as ideias que estavam anotadas, pedaços de canções inacabadas e letras que estavam rabiscadas em vários papéis.

Quais os planos para 2014?

Zé Ramalho – Há uma possibilidade, que não é certa, de realizar um projeto com Raimundo Fagner. A Sony Music tem nos procurado para a gravação de um show intimista, ao vivo. Isso ainda está em andamento. Quanto a composições inéditas, não seria esse o caso. Esse show seria de sucessos individuais de cada um dos artistas, cantados pelos dois ao mesmo tempo. Vamos ver no que vai dar…

Há algum músico consagrado com quem você gostaria de trabalhar? Em relação a novos músicos, há alguém no cenário brasileiro que chama sua atenção?

Zé Ramalho – Um cantor ou compositor consagrado, não tenho. O Fagner já preencheria essa resposta. Quanto aos novos músicos, há uma renovação permanente. O Yamandu Costa, por exemplo, é um fenômeno de habilidade. Não é comum aparecerem músicos dessa qualidade. Perdemosum dos maiores sanfoneiros que já existiu, Dominguinhos, que fazia parte dessa seleta dimensão musical. Armandinho é outro fenômeno. Mais dois dos maiores músicos do nosso país e talvez do mundo, com quem tive o privilégio de conviver e a felicidade de tê-los tocando para mim, foram Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Como você vê a música brasileira hoje?

Zé Ramalho – A minha geração, que surgiu no final dos anos 70, e a que me antecedeu são de altíssima qualidade, há um padrão das arquiteturas musicais, em todos os estilos, principalmente no que se chamou MPB. Não vejo uma sequência de geração com a mesma qualidade. Os próprios mercados sertanejo, de pagode e de música baiana transformaram-se em desesperados autores à procura de um espaço para tocar suas músicas malfeitas e com letras chinfrins. Estou falando isso porque você me perguntou, não ando dizendo essas coisas de graça.

Qual avaliação faz de Sinais dos Tempos?

Zé Ramalho – Ele me deu um retorno muito grande de alegria dos fãs por perceberem que a minha veia criativa continuava jorrando. A tal crítica especializada “babou” ante as minhas novas composições! E a função dele, como disco, foi cumprida. Isto é, a extensão do meu trabalho como autor, compositor e cantor está ali. Eu não trabalho obrigado por ninguém, nem por nada! É pura satisfação e destino.

Em 2014, você completa 65 anos e 40 anos de carreira. Há algum projeto comemorativo?

Zé Ramalho – Em 1974 realizei o disco Paêbirú; em 1975, toquei com Alceu Valença na sua banda e o ajudei a galgar o seu início de carreira; e, em 1977, estreei o meu disco Avôhai, que considero a data mais pessoal para falar de carreira individual. Até lá, até 2017, pretendo realizar um show celebrativo, com os sucessos e todas as fases da minha carreira.

Sobre Paêbirú: há algoplanejado? Qual a avaliação que você faz hoje do disco? Qual a importância dele na sua vida?

Zé Ramalho – Sobre este disco, não falo quase nada. É complicado, para mim, falar hoje em dia deste disco. E é claro que eu não farei nenhum disco, nenhum show comemorando os 40 anos de Paêbirú. Até porque, o outro artista (Lula Côrtes, 1949-2011) já faleceu e não gosto de falar nesse assunto mesmo não. Pena é que há 40 anos, quando ele surgiu, a tal “crítica” não falou nada! Ninguém disse nada, nem sequer tocou em nenhuma rádio, mostrando assim a incompetência e falta de sensibilidade de todos que se achavam críticos musicais no nosso país.

Em junho, você criticou de maneira dura boatos veiculados na internet e na imprensa sobre seu estado de saúde. Chegaram a dizer que você tinha morrido. Ainda guarda mágoas daquele episódio? E o que de fato aconteceu? Como está sua saúde hoje?

Zé Ramalho – Eu não guardo mágoa. Isso é um fenômeno dos tempos em que vivemos. Ridículo é a pessoa ler uma notícia desse tipo e não checar com a fonte verídica! Ora, quando deram esta notícia de que eu tinha morrido, eu estava fazendo show em Salvador. Estava em uma turnê pelo estado da Bahia e vi a aflição dos empresários de locais onde eu iria me apresentar para desmentir e confirmar a minha presença. Cito aqui o grande poeta do absurdo, Zé Limeira, que disse: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”. Hoje estou completamente recuperado, gozando de saúde plena, fazendo minha turnê e planejando todos esses eventos dos quais falamos.

Você teme a morte?

Zé Ramalho – Não sei. Não sei se sentir medo da morte é estar na frente de um assaltante com uma arma apontada, ou estar dentro de um edifício em chamas. É um conceito humano, o medo. Agora, esperar essa passagem final com consciência é uma outra história. E não seria medo, seria mais a saudade e a tristeza de deixar entes queridos. Essas coisas nos fazem querer ficar vivos. E o prêmio maior é morrer durante o sono, como Carlitos, que morreu dormindo, Carlos Drummond de Andrade e outros que mereceram fazer a passagem sem saber que a estavam fazendo.

O que você costuma fazer quando não está compondo, gravando ou fazendo shows?

Zé Ramalho – Medito, escuto música eletrônica e vejo alguns filmes com minha mulher, depois das 23h. Meu hobby é estar com a família, ver os filhos crescerem e avançarem na sociedade e ter prazer e alegria em contemplar essas simples coisas.

Em 2013, houve debate em relação à autorização prévia de biografados. De um lado, os editores e autores de livros; do outro, alguns artistas, representados pela organização Procure Saber. Alguém desse grupo te procurou? O Procure Saber te representa?

Zé Ramalho – Nunca! Nunca procurei saber de nada. É arrogante e equivocado esse posicionamento. Nenhuma reivindicação será unânime! Os artistas têm cabeças diferentes. Alguns podem pensar parecido, mas ninguém jamais verá unanimidade nestas questões. Hoje em dia, pode-se quase tudo. Em tempos de internet, onde o anonimato é uma arma para se criticar, derrubar, execrar, não se pode cobrar dos artistas, como a imprensa fez, essas posições. Eu corri por fora dessas questões, porque eu já sabia, antes de procurar! Em 2013, Henri Kolliver, escritor e psicólogo francês, escreveu um livro sobre mim, mistura de biografia e entrevistas, Zé Ramalho – O Poeta dos Abismos (Editora Madras). Ele teve minha autorização. Mas tenho também livros que escreveram sobre mim sem a minha autorização. Fazer o quê? Difícil é se comprar livro, hoje em dia. Difícil é ter alguém pra ser biografado e alguém se interessar por aquela vida.

Você é a favor da autorização prévia para biografias?

Zé Ramalho – Quem quiser escrever sobre mim, pode me pedir autorização ou não. Agora, quem vai ler ou comprar é o que importa. Imagine uma pessoa comprar um livro biográfico cheio de mentiras e fatos que nunca ocorreram! Se é isso que vai fazer sucesso e virar best-seller, estarão comprando um pacote de mentiras, ou seja, estarão sendo enganados.

Em 2013, houve ainda debate sobre o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Artistas foram a Brasília reivindicar que o órgão fosse fiscalizado. Você foi convidado? O Ecad deve ser fiscalizado? Você recebe corretamente por suas músicas?

Zé Ramalho – É um assunto complexo, com que também nunca me envolvi, apesar de ter sido convidado para ir à Brasília. Mas, fazer o quê lá? Chegar de terno e gravata e fazer fotos com os deputados? Há muito dinheiro em jogo, o Ecad existe há quase 40 anos, por que só agora estão querendo fiscalizar? Eu é que não vou me desgastar, tentando indagar e fazer justiça financeira para tanta cobiça. Recebo, através da minha arrecadadora, meus direitos autorais e, se não são o que deveriam ser, também não vou sair reclamando do que não conheço bem. Até porque, que órgão fiscalizador revelaria o verdadeiro valor bruto mensal de que o Ecad dispõe? É complicado.

As manifestações populares também geraram debates em 2013. E têm voltado em 2014, em grande parte contra a Copa do Mundo. Como avalia esse cenário?

Zé Ramalho – Esses protestos têm um quê de razão. Mas tornam-se panfletários, agressivos. Protestar contra a realização da Copa do Mundo é uma idiotice. Porque todos os que estão protestando estarão no estádio assistindo. É uma mesquinhez, um pensamento mesquinho, escolher este motivo para protestar contra gastos do governo.

Como avalia o governo da presidente Dilma?

Zé Ramalho – É um governo chato, voltado para o social-comunismo do século 21. Comunismo é um estado social chato, querem que tudo seja dividido igualmente e o governo é demagogo quando questionado sobre segurança pública, emprego e a lástima que é a saúde pública. Acho uma m… andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva, é pra tudo ser igual. Fazer uma viagem comendo um kit Bauducco, enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

62 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. roberto43

    5 de março de 2014 10:13 pm

    Graças a Deus O “povão” esta

    Graças a Deus O “povão” esta andando de avião ,mesmo com o “eugenismo”  e “arianismo social” deste, moribundo artista reacionário e insensível socialmente.

    1. morallis

      5 de março de 2014 10:24 pm

      O Zé não é reacionário , é

      O Zé não é reacionário , é apenas mais um que cresceu lutando e discursando afins

      de uma igualdade distante, qualquer possibilidade possível de igualdade por mínima  que

      seja lhe quebra o discurso. Ele tem seu valor artistico garantido e como ele mesmo diz  a 

      cabeça deles não  é uma coisa só. Contrapartida é Alceu Valença, da mesma cepa  mas 

      melhor poscionado.

      1. Francisco Rodrigues Do nascimento

        1 de outubro de 2021 4:44 pm

        Porque você, Maria Rita e outros 4 abandonaram Sérgio Reis no seu projeto de reuni amigos ,simplesmente o AbDonaram por ideologia política ou ou por quem paga mais ,Sérgio Reis é ícone e vocês aspirantes

    2. Sergio Saraiva

      5 de março de 2014 10:47 pm

      Doido de rocha.

      Roberto, se você se chateia com as opiniões do maluco Zé Ramalho da Paraíba, imagino o que sentiria na década de 70 quando Glauber Rocha filiou-se a ARENA, apoiava o General Médice e chamava o General Goubery de gênio da raça.

      Esse era doido de pedra. Perto dele Zé Ramalho é maluco beleza.

      1. Miguel Zibboni

        6 de março de 2014 2:13 am

        Errata

        Glauber nunca filiou-se a ARENA, nem apoiou Médici.

        1. Sergio Saraiva

          6 de março de 2014 11:02 pm

          década de 70.
          Eu estava lá

    3. Válber Almeida

      6 de março de 2014 1:26 am

      Rapaz, é só o complexo de

      Rapaz, é só o complexo de Danusa Leão que acometeu o nosso querido Zé. Freud explica! Depois, não se preocupe, o Zé está longe de ser um formador de opinião, é um homem simples, com uma grande criatividade com as palavras, mas sem grandes méritos intelectuais. Falou isso, com certeza, por puro consumo de habitus de classe que não passou pela depuração de uma consciência crítica.

  2. Carlos Wagner

    5 de março de 2014 10:23 pm

    Mais um a reclamar dos voos

    Mais um a reclamar dos voos populares. Todos queremos primeira classe!!!rsrsrs

     

  3. roubrdario diniz valerio

    5 de março de 2014 10:24 pm

    jose ramalho e o transporte aéreo

    Acho que as empresas aérea brasileiras estão perdendo a chance de criar uma “primeira classe” nos vôos dométicos. Não faltarão idiotas que se disporá ser “esfolados” por um status perdidos com a democratização do transporte aéreo.

  4. Rui Daher

    5 de março de 2014 10:28 pm

    Pouco papo

    Que política, coisa nenhuma. Outro dia, ouvi na corajosa USP FM ele interpretando Zé do Caixão. Morreu sim. Está entre aqueles que não foram avisados.

  5. Ivan de Union

    5 de março de 2014 10:28 pm

    Nao sabia que ele eh esse

    Nao sabia que ele eh esse cranio nesses assuntos politicos tampouco!

    Da proxima vez que eu ver o problema da presenca da gravidade nos spins de photons em relacao aos seus vizinhos relativistas, eu vou contactar Ze Ramalho tambem!!!!!  Quem sabe ele resolve isso tambem?!

    Ate la…  cala a boca, seu merda.

  6. morallis

    5 de março de 2014 10:31 pm

    Vida de gado..povo marcado

    Vida de gado..povo marcado povo feliz..no avião!

  7. nadja

    5 de março de 2014 10:34 pm

    Lástima um cantor de alta

    Lástima um cantor de alta qualidade, nordestino achar chato um governo que “divide tudo”, bom seria os anos de 70 onde ele galgava o sucesso e centenas de jovens tinham seus olhos e orelhas arracados nos porões militares, enquanto ela canta va muitos gemiam e muitas mães choravam.

    1. Sandro Morais

      7 de abril de 2014 9:54 pm

      Divide?

      Se antes era ruim, pior hoje onde os “políticos” que deveriam ir presos, são financiados pela militância, pelos camaradas. Se a tortura era física, hoje é moral. Respeitem as opiniões, mesmo que seja de um nordestino (como foi ironizado). ABAIXO A DITADURA DO COMUNISMO!

  8. Franbeze

    5 de março de 2014 10:37 pm

    Que decepção com o Zé Ramalho

    Zé Ramalho eu sou nordestino (passei muita fome, creio que você nem sabe o que é isso) como você e sei muito bem o quanto o Nordeste melhorou a partir do Lula no poder. A minha decepção com você é astronômica, pois você está sendo extremamente egoísta. Seria muito bom que o povo nordestino soubesse do seu egoismo.

    Para finalizar: você não sabe o que é comunismo (procure ler sobre) e é bem provável que você é mais um papagaio do PiG.

     

  9. Rogério Ferraz

    5 de março de 2014 10:51 pm

    E desconforto em avião é

    E desconforto em avião é culpa do governo federal? Por que ele não reclama com os donos da Gol, Azul, Tam etc?

  10. Marcos Antônio

    5 de março de 2014 10:52 pm

    “É um governo chato, voltado

    “É um governo chato, voltado para o social-comunismo do século 21. Comunismo é um estado social chato, querem que tudo seja dividido igualmente e o governo é demagogo quando questionado sobre segurança pública, emprego e a lástima que é a saúde pública. Acho uma m… andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva, é pra tudo ser igual. Fazer uma viagem comendo um kit Bauducco, enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes.”

    Não deixou nem espaço para eu defender…

  11. Luís CPPrudente

    5 de março de 2014 11:21 pm

    Zé Ramalho é um grande compositor…e mais nada

    Zé Ramalho é um grande compositor. Parece que ele parou no tempo (ou será que morreu e não sabe?) e foi buscar informações nos órgãos do PIG.

    Quando ele voltar a se inteirar da realidade (e perceber que está vivíssimo da silva), com certeza ele dirá que estava morto e falou besteira quanto ao Governo social-comunista de Dilma Roussef.

  12. JB Costa

    5 de março de 2014 11:25 pm

    Uma ironia certamente. 

    Uma ironia certamente. 

  13. Truth

    5 de março de 2014 11:28 pm

    A Dilma implantando

    A Dilma implantando social-comunismo? Dilma é trabalhista, nunca foi Petista! O que estão fazendo é se aproveitar de suas ausencias enquanto trabalha para inserir manifestos e cartilhas em orgãos chaves, principalmente ligados ao meio rural. FUNAI e INCRA são dois belos exemplos! A Presidenta é uma técnica, está politica por necessidade, mas não tem a minima ideia de que estão querendo botar fogo no campo – a mina de qualquer revolução bolchevique!

    Quem está tentando implantar o proletarismo, aquele em que todos são iguais, todo mundo comendo pão, margarina e cafe com leite de manhã, nivelando todo mundo por baixo é o PT!

    1. Marcos Antônio

      6 de março de 2014 12:35 am

      Essa foi pior que o Zé

      Essa foi pior que o Zé Ramalho…

      Muito alucinógeno na cabeça dá nisso! Embaralha as idéias…

      Se voce chegar na Russia e falrar em “revolução Bolchevique” eles vão RIR DE VOCê!

      E na China então?

      O MAIOR MERCADO DE CARROS DE LUXO DO PLANETA!

      Revolução do proletariado só se fala no Brasil quando o PSDB quer fazer propaganda eleitoral contra o PT…

      1. peregrino

        6 de março de 2014 1:03 am

        haja a vista o que o Zé considera como chatice e desconforto…

        deixa claro que se tivesse tudo aquilo de que sente falta, pagaria por tudo com o maior prazer

    2. Sérgio T.

      6 de março de 2014 1:01 am

      Sempre aparece um…

      O legal desse blog é que quando você pensa que já leu um doido de pedra, sempre aparece um pior…

      Aimeujesuscristinho!

      1. MarcoPOA

        6 de março de 2014 1:15 am

        Censura!

        O legal desse blog é que até um anonimo(a), com civilidade, pode dar sua opinião. O dono aceita o contraditório, não censura, ao contrario de alguns comentaristas que se julgam acima do bem e do mal!

        Nós bons, eles malvados – nada presta do outro lado!

  14. Louco por Futebol

    6 de março de 2014 12:02 am

    O que fazer se não existe 3ª classe?

    E eu pensava que Zé Ramalho tinha o seu próprio avião particular, assim como a Ivete Sangalo e Paul McCartney. Não tem? Mas que pobreza!

    E o homem é daqueles que veem comunista debaixo de tudo quanto é cama. Se um dia ele encontrar um comunista debaixo da cama dele, eu não sei não.

    Ele reclama que os voos domésticos brasileiros não dispõem mais de primeira classe, “o  que é uma vergonha”, como diria o famoso apresentador de telejornal que não gosta de garis.

    E eu pergunto: Zé, porque com todo o seu prestígio você não envia uma carta para as companhias aéreas nacionais reclamando desta falta de consideração e respeito pelos grandes artistas brasileiros?

    Mas eu vou logo lhe adiantando uma informação, Zé: nem na Europa existe mais primeira classe em voos domésticos ou mesmo internacionais. Principalmente depois da crise econômica que vem afetando vários países europeus e depois que a Tap foi privatizada.

    Zé, você já viajou de avião entre Lisboa e Paris ou Londres no mês de julho? Se viajou, sabe que não existe lugar para ser ocupado nem por uma mosca, por causa do espaço exíguo entre as poltronas e porque todas elas estão ocupadas. E a comida servida nas aeronaves europeias não é muito diferente daquela servida pelas companhias brasileiras. Tá certo, eles servem um copo de vinho de vez em quando, mas tão refinado quanto o tradicional Sangue de Boi encontrado nos supermercados brasileiros.

    Zé, tenha paciência com o povo brasileiro, esse povo que gosta tanto de suas músicas e que até hoje ainda assiste aos seus shows. Eu entendo que o povo não usa perfume francês, mas é exatamente por isso que é “um  povo marcado, um povo feliz”.

    PS: Zé, você conhece a piada do coronel nordestino milionário que só andava de trem e de segunda classe.Um dia ele encontrou um conterrâneo que lhe cumprimentou da seguinte maneira: “mas coronel, o senhor um homem tão rico andando de trem e de segunda classe!?”

    Ao que o coronel tranquilamente respondeu: “mas meu filho, o que eu posso fazer se não existe terceira?”

     

     

     

    1. Jorge Marques

      6 de março de 2014 12:35 am

      Meu caro,
      Parabéns. Seu

      Meu caro,

      Parabéns. Seu comentário ficou melhor que a própria entrevista. Assim como Caetano, as opiniões conservadoras que exprimem não ipedem que eu continue os adimirando como músicos.

      Abraços.

    2. Eduardo Santana

      1 de julho de 2017 2:04 am

      Kkkkkkkk… Essa piada do
      Kkkkkkkk… Essa piada do coronel é ótima! Quanto a Zé Ramalho… Típico sujeito deslumbrado que acha que virou “elite” porque ganhou dinheiro. Que lástima!

  15. Gilberto .

    6 de março de 2014 12:05 am

    social-comunismo do século 21?

    Ele deve estar circulando pela Rede e batendo muito papo com a Marina.

    Deu um nó nas idéias…

  16. Francy Lisboa

    6 de março de 2014 12:13 am

    Creio que o último período

    Creio que o último período foi uma ironia bm boa, pois causou espécie em alguns. Se não for…opinião dele que não bate com a minha, só isso.

  17. Sônia Bulhões

    6 de março de 2014 12:14 am

    Zé Ramalho

    Não esperava que esse Zé fosse um reaça. Pena.

  18. Mauro Segundo 2

    6 de março de 2014 12:29 am

    Afff…quanta ignorância.Zé,

    Afff…quanta ignorância.
    Zé, as cadeiras apertadinhas, iguaizinhas e desconfortaveizinhas com kit bauduco, são consequência das calculadoras das companhias aéreas: eles fazem as contas e vêem que ganham mais grana assim…..isso não tem nada de “social-comunismo”…(pausa pra rir)….tem tudo a ver com lucro, capitalismo, essas coisas…infelizmente aqui não dá pra desenhar, tá?

  19. Tamára Baranov

    6 de março de 2014 12:32 am

    A resposta para a última

    A resposta para a última pergunta foi de uma infantilidade absurda. Custo a acreditar que ela foi dada pelo compositor de Chão de Giz. 

     

     

    1. Sergio Saraiva

      6 de março de 2014 1:00 am

      Cartesiano

      É inútil aplicar a lógica formal com o Zé.

      É difícil saber o que sobrou da capacidade de raciocínio depois de tanto “giz”, não sei se você me entende?

      Mas mesmo antes ele já havia pegado um taxi para a estação lunar.

      Algumas perguntas do jornalista eram armadilha, o Zé nem percebeu.

      1. Elvys

        6 de março de 2014 2:44 am

        “É difícil saber o que sobrou

        “É difícil saber o que sobrou da capacidade de raciocínio depois de tanto “giz”” kkkkkkkkkkkkkk Essa tirada foi muito boa!!! Vamos ser bonzinhos, são coisas da idade, alguns acham tudo chato mesmo…

  20. JC SOUZA

    6 de março de 2014 12:40 am

    Zé Ramalho saia candidato

    Zé Ramalho saia candidato pelo PSDB com a proposta de restaurar a primeira classe nas viagens aéreas para o seu publico dos shows , quem sabe de certo .

  21. peregrino

    6 de março de 2014 12:40 am

    não é do artista, mas pode ser da idade…

    acredito que para todo artista não existe nada mais legal do que envelhecer como suspeito de estar desmentindo toda a sua juventude e suas ideias no auge da carreira

    tudo é chato nessa idade

  22. edsontadeu

    6 de março de 2014 1:43 am

    Bom   parece  que  Ze

    Bom   parece  que  Ze  Ramalho perdeu a opolrtunidade  de  morrer, porque  abriu a boca pra  falar merda, Será que ele  esta  puxando o saco da rede  globo  so para  divulgar  seus   discos.? é  certamente é  essa a jogada  do funebre  Ze  Ramalho, MISTERIOS DA MEIA NOITE. para mim  o cara  ja morreu . 

  23. taturanous

    6 de março de 2014 1:49 am

    quero crer

    Que ele explique-se melhor rapidinho,loguinho,pois me da nojo so de pensar

    que vive do dinheiro do povao e faz uma declaraçao podre desta,ai ai ai

    no aguardo…….

     

     

  24. E.Jorge

    6 de março de 2014 2:22 am

    Birutou de vez, e tornou-se um cabra alienado…:P

    Além de confundir capitalismo selvagem (são as companhias aéreas que determinam as poltronas em suas aeronaves e não o Gov.. Federal), só falta mesmo ele dizer que o transito tá uma “M” porque tudo quanto é pobre tem carro hoje em dia! Daí pra ele começar a sentir saudades da ditadura militar é um pulinho… Tipico do pobre que ascendeu socialmente e começa recita o mantra dos alienados porque não quer que os outros tenham a mesma oportunidade.

    O mais interessante desse pessoal que venera os E.U.A., é que parecem desconhecer que os Estados Unidos chegaram ao patamar de hoje, graças a serem conhecidos como o País das oportunidades, em que um imigrante pode chegar lá somente com a roupa do corpo e se tornar um milionário…

    COMPLEXO DE VIRA LATAS É FD!

  25. lenita

    6 de março de 2014 3:09 am

    O mal desses caras é “tomar”

    O mal desses caras é “tomar” todas e mais algumas. Não há cabeça que aguente, quando a idade chega. Um excelente compositor ! Mas a vida cobra, como anda acontecendo e aconteceu com vários artistas, que se transformaram e se tornaram uns “direitistas”. Ou será que já não eram ?  Quando simplesmente não era moda. Vai entender esse povo !

  26. Gardenal

    6 de março de 2014 9:22 am

    Danuza Ramalho, avorrái que o

    Danuza Ramalho, avorrái que o parta!

  27. Nilva de Souza

    6 de março de 2014 11:04 am

    Erraram meu nome. É Nilva.

    Erraram meu nome. É Nilva.

  28. tiao

    6 de março de 2014 11:30 am

    ” Zé Ramalho,pare de falar

    ” Zé Ramalho,pare de falar bobagem e vá fazer o que voce sabe(música) !

  29. Paulo Quadros

    6 de março de 2014 11:43 am

    Zé!

     Pobre zé!!!!!!

    Perdeu a chance de ficar calado.

  30. Emilio GF

    6 de março de 2014 1:35 pm

    ESTÁ SEM EMPREGO? O TALENTO O ABANDONOU?

    Não consegue fazer uma música de sucesso? A criatividade ficou no passado? Você está esquecido pelos antigos fãs?

    OS SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!! FALE MAL DO PT!!!

    A Veja ou a Folha te dá uma coluna. A Globo começa a falar de você! Ganhe uma entrevista no Saia Justa ou Programa do Jô!!!

    1. RENATO ARAUJO

      17 de março de 2014 11:28 pm

      Zé Ramalho está se achando.

      Zé Ramalho está se achando. Precisa meditar mais para eliminar este ego. Ele prefere andar de avião na classe especial?  Chique, né?  Zé, leia um pouco sobre Francisco de Assis e perceba a grandeza de um espírito iluminado. Mesmo assim ainda gosto de suas músicas, tem qualidade. Ninguém é perfeito, né?

       

    2. Luiz Robert

      12 de fevereiro de 2017 3:35 pm

      Parece que nunca teve

      Parece que nunca teve criatividade. Conta-se que é um plagiador de cantores de feira e da literatura de cordel.

  31. roberto43

    6 de março de 2014 2:35 pm

    Esta seguindo Lobão , a

    Esta seguindo Lobão , a decadência vai torna-lo um analista  reacionário fascista da VEJA, GLOBO NORDESTE OU SBT AO LADO DA NAZISTA SHERAZHADE. 

  32. Danilo Morais

    6 de março de 2014 2:45 pm

    Conclusão: para o finado Zé

    Conclusão: para o finado Zé Ramalho ser “igual” é chato, pq o legal é ser “superior”. Pensamento reacionário em estado bruto. Mesmo assim, parabéns pela sinceridade direitista, pois muita gente que crítica os govs. Lula/ Dilma pensa o mesmo, mas fica tentando justificar sua posição com sofismas.

  33. Pedro Costa

    6 de março de 2014 3:06 pm

    Já faz muiiito tempo que

    Já faz muiiito tempo que deixei de respeitar essa caricatura de cantor; corre à boca pequena entre a classe que ele se projetou no meio musical se apropriando do trabalho de artistas populares nordestinos (geralmente cantadores de feira de tradição oral, cordelistas), de plagiar texto de história em quadrinhos e, de não aceitar a reedição do disco Pâebiru só por que o nome de Lula Côrtes vinha em primeiro lugar na capa original. De resto, dá para ver que é um analfabeto político.

  34. Edison Valadão

    6 de março de 2014 4:14 pm

    Zé, compre um jatinho

    Ouço Zé Ramalho desde moleque e sempre achei que fosse inteligente, me enganei.

    Zé, compre um jatinho,rsrs…

  35. Vandirson

    6 de março de 2014 5:24 pm

    Ai que saudades da Amélia

    como diria Ataulfo Alves “Ai que saudade da Amélia”…

    Chama a enfermeira… Chama o Hospício, não bastassem os bacanas e os lambe botas da grande mídia nacional, agora até ícones da MPB não suportam o povo andando de avião

    Zé Ramalho – Acho uma m… andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva, é pra tudo ser igual. Fazer uma viagem comendo um kit Bauducco, enquanto a presidenta, o ministério e demais poderes andam nos seus jatinhos, pagos com o dinheiro dos contribuintes.

    Longe de Mim patrulhamento ideológico de outros tempos, enquanto a elite seja ela intelectual ou financeira do país reclama da ascensão popular e que está causando incômodos, cada um defende e vê seu lado no mundo globalizado, só que Zé Ramalho só mostra que Vida de Gado é uma sopa letras… O “poeta” esqueceu desses sentimentos, pois, o gado tá andando de avião… Que conversa é essa! Fosse uma critica mais contundente seria de boa, agora um cabra admirado por muitos como Zé fazer esse tipo de comentário, ta certo que ele não faz nada produtivo faz tempo e já gravou até Chitãozinho e Chororó, isso por si só já diz muita coisa… Além de reclamar que não morreu, parece que ele não esta compreendendo que tá matando a obra… Já fez isso quando usou a obra de Raul e foi acusado por Marcelo Nova (um critico ao PT, só que autentico… no melhor estilo Joey Ramone que apoiava os republicanos… simpatizar com bush é de lascar… apesar de Punk). Zé ramalho não gosta de bolachas e se constrange com a igualdade, como diria Ataulfo Alves “Ai que saudade da Amélia”…

  36. Doney

    6 de março de 2014 5:47 pm

    “Acho uma m… andar de avião

    “Acho uma m… andar de avião com todas as cadeiras chapadas, não há mais primeira classe, executiva”.

    Triste demais ler isso.

    1. LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA

      11 de setembro de 2017 1:37 pm

      Zé Ramalho não gosta de viajar ao lado de pobre farofeiro

      Eu era fã desse cara, se sente superior só porque tem melhores condições financeiras. Compra um jatinho se não quer se misturar com pobre. nojo de gente soberba

       

       

  37. Julio Magalhaes

    8 de março de 2014 10:36 pm

    Zé Ramalho

    Não se trata de Direita, Esquerda, Rede Globo, Arena ou coisas do ramo….trata-se apenas de mais um “famoso” que começa  a cair  no esquecimento do povão ( pela própria incompetência) e que, de forma indelicada, procura ser notícia a qualquer custo. Lamentável. Perdeu mais um fã (que comprava disco….). Viva o Brejo do Cruz.

  38. RENATO ARAUJO

    17 de março de 2014 11:34 pm

    Zé, medite mais um pouco para

    Zé, medite mais um pouco para eliminar o ego. Leia sobre Francisco de Assis. Baixe a bola. É bom andar com o povão, como disse Gonzagão. “Não se esqueça do povão, meu filho”

  39. RENATO ARAUJO

    17 de março de 2014 11:34 pm

    Zé, medite mais um pouco para

    Zé, medite mais um pouco para eliminar o ego. Leia sobre Francisco de Assis. Baixe a bola. É bom andar com o povão, como disse Gonzagão. “Não se esqueça do povão, meu filho”

  40. AlexandredeAlmeidaFrança

    2 de julho de 2014 7:35 pm

    Fator de honra pessoal

    O que eu vejo na maioria desses comentários é um bando de gente ignorante pedindo educação, respeito e apoio às suas próprias ideologias ridículas, porém, os autores desses mesmos comentários não sabem nem o que é respeito ao dizer tanta besteira em relação ao Zé. Primeiro, se ele disse algo que contrário sua opnião ou que frustou seus sentimentos em relação ao cantor, é uma pena e acredite que não foi o primeiro a ter opiniões contrárias às suas e nem será o último, portanto se vc quer respeito, aprenda a respeitar também e não fazer comentários ridículos pelo simples fato de que não concordou com o que foi dito.

    1. Luiz Robert

      12 de fevereiro de 2017 3:32 pm

      Ideologias ridículas? Se ele

      Ideologias ridículas? Se ele contrariou nossas expectativas apresentando uma opinião preconceituosa e coxinhesca é porque não esperávamos outra coisa do compositor de Admirável Gado Novo. Não esperávamos esse tipo de posicionamento a julgar pela obra que ele construiu. O que se infere disto? Das duas uma: ou ele não entendeu a própria obra, ou é um hipócrita. Ele demonstrou não saber nem o que é comunismo!!

  41. Phaeton Caetano

    2 de julho de 2014 7:45 pm

    Abram os olhos

    O que vejo nesses comentário é apenas um bando de pobres sem dinheiro pra pagar até a classe economica criticando alguem por ter uma condição melhor que a sua querer prestigiar uma viagem mais confortável.

    É por isso que o Brasil não muda, está cheio de gente dando piteco na vida dos outros sem preceber que suas próprias vidas já são uma mer…

  42. J. C. Santos

    27 de dezembro de 2015 12:36 pm

    Zé Ramalho

    Agora, dezembro de 2015, dá para compreender e concordar com tudo que o Zé Ramalho falou aqui. É só ler os jornais.

  43. André Anlub

    26 de julho de 2016 11:28 am

    Zé ruela

    A vida imita a arte (e versa vice) – tornou-se gado – e se entregou (ou sempre foi entregue) ao Sistema. Alguns podem dizer que foi sincero, outros – que acham que todos só pensam em si próprio – dirão que não é hipócrita… de um modo ou de outro, é notório que ele é extremamente egoísta. 

Recomendados para você

Recomendados