A Open AI e o capitalismo, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A Open AI forneceu os conceitos solicitados e foi capaz de combiná-los de maneira satisfatória utilizando o parâmetro factual fornecido.

A Open AI e o capitalismo

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Alguns dias atrás testei o mais novo recurso tecnológico disponibilizado na internet. O resultado de minhas primeiras interações com a Open AI estão aqui: https://fbio.substack.com/p/me-and-open-ai-coauthors-of-a-new?utm_source=direct&r=ns16q&utm_campaign=post&utm_medium=web.

Hoje utilizei novamente o ChatGTP. A nova seção foi desenhada para verificar a habilidade da Open AI de interagir com alguém que utiliza duas línguas distintas. A conversa começou em língua inglesa e foi depois travada em língua portuguesa. Eis o resutado:

Fábio: I have a new question for you. Can you combine two distinct concepts to get a third concept from a given parameter?

Open AI: Yes, it is possible to combine two distinct concepts to create a third concept using a given parameter. This process is known as conceptual blending and is used in many fields, such as design, art, and science. It involves taking elements from two or more concepts and blending them together to create a new idea or concept. This can be done through a variety of methods, such as analogical reasoning, metaphorical thinking, and conceptual combination.

Fábio: Qual é o conceito de capitalismo?

Open AI: O capitalismo é um sistema econômico no qual a propriedade dos meios de produção, como fábricas e terras, é privada e é utilizada para produzir bens e serviços para o mercado. Os lucros obtidos com essa produção são distribuídos entre os proprietários dos meios de produção. O sistema é caracterizado pela livre iniciativa, pela propriedade privada e pela busca do lucro. O mercado é o mecanismo principal para a alocação de recursos e a determinação dos preços. O capitalismo é a forma mais comum de economia do mundo atual.

Fábio: Qual é o conceito de justiça?

Open AI: O conceito de justiça é amplo e pode ser entendido de várias maneiras dependendo do contexto. Em geral, a justiça é o princípio ou valor que busca equilibrar as relações entre as pessoas e as instituições, garantindo que os direitos e as necessidades de todos sejam respeitados.

Na esfera jurídica, a justiça é o sistema de leis e instituições que são responsáveis por aplicar e interpretar as leis, julgar conflitos e punir os infratores.

Na esfera moral, a justiça é entendida como a virtude que busca equilibrar as relações entre as pessoas, garantindo que cada indivíduo receba o que lhe é devido e seja tratado de maneira equitativa.

Na esfera política, a justiça social é entendida como a distribuição equitativa de recursos e oportunidades, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de vida e acesso às necessidades básicas como saúde, educação e moradia.

Fábio: Combine os conceitos de capitalismo e justiça utilizando o seguinte parâmetro factual: nos últimos anos o capitalismo produziu um número crescente de pobres inclusive nos países ricos. O capitalismo pode ser considerado justo?

Open AI: A combinação dos conceitos de capitalismo e justiça utilizando o parâmetro factual de que o capitalismo tem produzido um número crescente de pobres, mesmo em países ricos, sugere que o capitalismo pode não ser considerado justo.

A justiça, como foi mencionado anteriormente, é o princípio ou valor que busca equilibrar as relações entre as pessoas e as instituições, garantindo que os direitos e as necessidades de todos sejam respeitados. Se o capitalismo está produzindo um número crescente de pobres, então ele não estaria garantindo a equidade e a distribuição equitativa de recursos e oportunidades, o que é uma condição importante para a justiça.

É importante notar que o capitalismo é uma forma de economia e pode ser regulamentado e organizado de maneira diferente em diferentes países e contextos, e algumas pessoas argumentam que o capitalismo pode ser justo se for regulado corretamente e se for combinado com políticas sociais eficazes para mitigar as desigualdades econômicas.

Fábio: Obrigado.

Open AI: De nada! Fico feliz em ajudar. Se tiver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.”

Utilizar duas línguas diferentes durante a conversa não afetou o desempenho cognitivo da Open AI. Ela passou no teste, pois não apresentou nenhuma inconsistência ao fornecer respostas mantendo o fio da conversa quando eu passei a utilizar uma língua diferente. Porém, eu notei que o lapso de tempo entre perguntas e respostas em língua portuguesa foi maior do que aquele que existe quando as perguntas e respostas são feitas em língua inglesa.

A Open AI forneceu os conceitos solicitados e foi capaz de combiná-los de maneira satisfatória utilizando o parâmetro factual fornecido. Se o parâmetro fornecido fosse outro, o resultado da conversa teria sido um pouco diferente? Intrigado, resolvi continuar o teste modificando os parâmetros. Uma vez mais utilizei duas línguas diferentes durante a conversa.

Fábio: Agora eu tenho outra questão referente ao mesmo tema. Você pode responder?

Open AI: Claro, estou aqui para ajudá-lo com suas perguntas. O que você gostaria de saber?

Fábio: Combine the concepts of capitalism and justice using the following factual parameter: in recent years capitalism has produced an increasing number of rich people even in poor countries. Can capitalism be considered fair?

Open AI: Combining the concepts of capitalism and justice using the factual parameter that capitalism has produced an increasing number of rich people even in poor countries, it could be argued that capitalism can be considered fair.

Capitalism is an economic system in which the means of production, such as factories and land, are privately owned and used to produce goods and services for the market. The profits generated by this production are distributed among the owners of the means of production. The system is characterized by free enterprise, private property, and the pursuit of profit. The market is the main mechanism for the allocation of resources and the determination of prices.

The idea of fairness in capitalism is that individuals are free to pursue their own economic self-interest and that this pursuit will lead to the most efficient and productive economy possible, which will benefit all members of society in the long run, even those who are poor.

It is important to note that capitalism can be regulated and organized in different ways in different countries and contexts and some people argue that capitalism can be fair if it is properly regulated and combined with effective social policies to mitigate economic inequalities.

Fábio: Então eu devo admitir como verdadeiro que o capitalismo é injusto quando produz pessoas ricas em países pobres e pessoas pobres em países ricos?

Open AI: Não necessariamente. O capitalismo é uma forma de economia e pode ser regulamentado e organizado de maneira diferente em diferentes países e contextos. Algumas pessoas argumentam que o capitalismo pode ser justo se for regulado corretamente e se for combinado com políticas sociais eficazes para mitigar as desigualdades econômicas. Em países onde o capitalismo é mal regulado e não há políticas sociais eficazes, pode haver uma concentração de riqueza nas mãos de poucos, o que pode levar a desigualdades econômicas extremas e uma grande pobreza.

Em países onde o capitalismo é bem regulado e há políticas sociais eficazes, pode haver uma distribuição mais equitativa de renda e riqueza, o que pode levar a um nível mais baixo de pobreza e desigualdade econômica.

Além disso, é preciso considerar ainda que a globalização e a abertura dos mercados tendem a levar a desigualdades econômicas entre países e regiões, independentemente do sistema econômico adotado.”

As novas respostas também foram fornecidas de maneira satisfatória independentemente da língua utilizada na formulação das perguntas. Eu notei uma pequena discrepância os resultados das duas fases do teste.

Na primeira seção de perguntas, Open AI apresentou uma pequena inclinação em favor do conceito de justiça. Isso fica evidente quando ela diz “Se o capitalismo está produzindo um número crescente de pobres, então ele não estaria garantindo a equidade e a distribuição equitativa de recursos e oportunidades, o que é uma condição importante para a justiça.” Mas na segunda seção de perguntas, submetida a um parâmetro diferente, ela apresentou uma pequena inclinação em favor do capitalismo ao dizer que “The idea of fairness in capitalism is that individuals are free to pursue their own economic self-interest and that this pursuit will lead to the most efficient and productive economy possible, which will benefit all members of society in the long run, even those who are poor.”

Confrontada com uma possível conclusão minha (Então eu devo admitir como verdadeiro que o capitalismo é injusto quando produz pessoas ricas em países pobres e pessoas pobres em países ricos?), a Open AI não foi capaz de se decidir em favor da justiça. O que ela fez foi fornecer uma resposta ambígua (Algumas pessoas argumentam que o capitalismo pode ser justo se for regulado corretamente e se for combinado com políticas sociais eficazes para mitigar as desigualdades econômicas.). Ao fazer isso, a Open AI deu a entender que foi programada para concordar com as informações pré-existentes em seus bancos de dados sobre o que “Algumas pessoas argumentam….”. As pessoas que argumentam que o capitalismo é intrinsicamente injusto foram desconsideradas.

O predomínio da leve inclinação em favor do capitalismo mostra como uma tendência pode ser embutida no coração de uma Inteligência Artificial. No caso do ChatGTP existem limites de aprendizado bem definidos que simplesmente não podem ser superados. Mesmo tentando contornar preconceitos ideológicos existentes nos seus bancos de dados e/ou programação (Em países onde o capitalismo é bem regulado e há políticas sociais eficazes, pode haver uma distribuição mais equitativa de renda e riqueza, o que pode levar a um nível mais baixo de pobreza e desigualdade econômica.) Open AI não consegue ver que o problema do capitalismo é ser estruturalmente desequilibrado e injusto.

A imprensa deu grande destaque à reação de Nick Cave a letra de uma música usando seu estilo que foi feita pela Open AI a pedido de um fã dele https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/01/veja-musica-criada-por-robo-no-estilo-de-nick-cave-que-considera-letra-grotesca.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=fbfolha&fbclid=IwAR1FvY4IBIn0WyWbiUJYdl44ikg08SYr5kgPOqEYT68OYKRBEJ3edwDHHoA. Talvez o usuário não tenha definido os parâmetros de maneira adequada.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador