Livro discute as eleições desafiadoras de 2022

O Observatório das Eleições, cujo trabalho deu origem ao livro, é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT/IDDC)

do Observatório das Eleições

Livro discute as eleições desafiadoras de 2022

O processo eleitoral de 2022 foi um dos mais desafiadores e complicados que o Brasil viveu desde a redemocratização, com uma destrutiva combinação de intensa desinformação, grande desrespeito às regras do jogo democrático e muitos casos de abusos de poder. Esse é o cenário retratado pelo livro “Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil”, que será lançado amanhã (14/02) em Brasília. A publicação é o resultado do trabalho intenso desenvolvido pelos pesquisadores do Observatório das Eleições e da Democracia durante o processo eleitoral, que se dedicaram a analisar o que estava ocorrendo no país durante as eleições, em várias perspectivas.

Para compartilhar todas essas questões com a sociedade brasileira no momento em que se inicia um novo ciclo democrático, o livro foi produzido em tempo recorde – apenas três meses desde a concepção até o lançamento. A obra, organizada pelo professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Observatório das Eleições, Leonardo Avritzer, e pelas pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto, propõe uma abordagem  transdisciplinar para estabelecer uma conexão entre as eleições de 2022, o resultado eleitoral e a governabilidade nos próximos quatro anos, a partir da perspectiva dos desafios para a reconstrução democrática no Brasil.

O livro esta dividido em quatro partes: Erosão democrática e processo eleitoral (com a abordagem centrada na forte continuidade entre o processo de degradação da democracia, a polarização política e as eleições); Redes sociais e o ecossistema de desinformação (que traz o ecossistema de desinformação e o cenário obscuro da disputa nas redes sociais); Democracia em dois turnos (com artigos que abordamquestões centrais que irão definir a representação política nos próximos anos no Brasil); e Governabilidade e futuro da democracia (que aborda o desafio que será a governabilidade para Lula e aponta para os diferentes jogos políticos possíveis no Congresso Nacional).

O Observatório das Eleições, cujo trabalho deu origem ao livro, é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT/IDDC) e existe desde 2018, produzindo análises sobre as questões centrais envolvidas nos processos eleitorais. Nas eleições de 2022, contou com um amplo leque de parceiros que envolveu 14 veículos de imprensa, e foram publicados quase 200 entre os meses de agosto e outubro de 2022.

Foram produzidos 25 artigos para o livro, com a participação dos seguintes autores:

Andressa Zanin Rovani

Alexandre Arns Gonzales

Amanda Mota

Ana Luísa Machado de Castro

Beatriz Rey

Bia Calza

Carla Rosário

Carlos Machado

Carlos Ranulfo F. Melo

Danusa Marques

Eduardo Barbabela

Eliara Santana

Fabiano Santos

Fábio Kerche

Fabíola Brigante Del Porto

Felipe Nunes

Flávia Biroli

Francisco W. Kerche

Gustavo Paravizo

Helena Dolabela

Helena Martins

João Feres Júnior

Leonardo Avritzer

Marisa von Bülow

Leonardo Barros Soares

Luciana Santana

Maria Alice Silveira Ferreira

Marjorie Marona

Marta Mendes da Rocha

Otávio Zilioli Catelano

Pedro Paulo de Assis

Priscila Delgado de Carvalho

Priscila Zanandrez

Rachel Callai Bragatto

Thomas Traumann

Valéria Cabrera

Viviane Gonçalves Freitas

Observatório das Eleições

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador