2019 é o segundo ano mais quente já registrado, alerta Organização Meteorológica Mundial

Análise também aponta que o ano anterior encerrou a década mais quente. Uma das principais causas das altas temperatura é a emissão de gases de efeito estufa

Foto: Lukas Coch/AAP Images via Reuters

Jornal GGN – Uma análise da Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que 2019 foi o segundo ano mais quente já registrado. Os dados alertam para uma tendência de eventos climáticos ainda mais intensos. A emissão de gases de efeito estufa é um dos principais responsáveis pelo cenário mundial. 

O estudo da OMM, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, analisou um conjunto de dados internacionais, incluindo levantamentos da Nasa e do serviço nacional de meteorologia do Reino Unido. 

As medições sobre o clima global começaram em 1850. Desta vez, a OMM também concluiu que o ano passado encerrou a década mais quente. 

“O ano de 2020 começou onde 2019 parou — com clima de alto impacto e eventos relacionados. A Austrália teve o ano mais quente e seco já registrado em 2019, estabelecendo o cenário para os enormes incêndios florestais que foram tão devastadores para pessoas e propriedades, vida selvagem, ecossistemas e meio ambiente”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

De acordo com  a Agência da ONU para o Clima, em 2019, a temperatura média global foi 1,1°C mais quente do que no período pré-industrial. Mas, 2016 ainda é considerado o ano mais quente. Na época, sob o impacto do aquecimento do evento de El Niño foram registrados 1,2°C acima da média . 

Desde 1980, cada nova década é mais quente do que a anterior. Segundo Taalas,  “no caminho atual das emissões de dióxido de carbono, estamos seguindo para um aumento de temperatura de 3 a 5 graus Celsius até o final do século.”

“Infelizmente, esperamos ver muitos eventos climáticos extremos ao longo de 2020 e nas próximas décadas, alimentados por níveis recordes de gases de efeito estufa na atmosfera”, apontou Taalas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora