A aposentadoria por capitalização é o maior MITO de todos os MITOS.

 

A aposentadoria por capitalização é o maior MITO que por incrível que pareça ninguém dá destaque a sua TOTAL E COMPLETA INVIABILIDADE. Repito o que já disse e é extremamente simples de demonstrar. OS SISTEMAS POR CAPITALIZAÇÃO SÃO INVIÁVEIS E NO MÍNIMO MUITO MAIS CAROS QUE OS SISTEMAS POR SOLIDARIEDADE.

Num sistema por solidariedade quem está trabalhando paga a aposentadoria dos que estão aposentados, num sistema por CAPTAÇÃO QUEM ESTÁ TRABALHANDO, CONTINUA TENDO QUE PAGAR POR OUTRAS VIAS OS APOSENTADOS E AINDA TEM QUE CAPITALIZAR PARA SI MESMO!

A base de toda a teoria do sistema por capitalização é que as pessoas investem em fundos de capitalização, que por sua vez vão investir em empresas que não vão falir nem desaparecer por estarem fabricando máquinas de escrever. Feito isto, quando chegar ao futuro os aposentados vai viver do LUCRO LÍQUIDO que estas empresas produzem. Como o lucro líquido dessas empresas é dado pela diferença entre receita-despesa menos os impostos (mesmo que pequenos, sempre existirão), o reinvestimento e outros custos farão. Os trabalhadores destas empresas que estão na ativa terão que produzir um lucro líquido que sustente os aposentados e ainda VÃO TER QUE RECOLHER DINHEIRO PARA SEU FUNDO DE PENSÃO.

Os sistemas por solidariedade são mais justos simplesmente porque o trabalhador terá que sustentar o mesmo número dos aposentados que tem no sistema de captação, porém não terão que fazer a sua capitalização para poder receber no futuro, e as taxas para a aposentadoria podem ser transmitidas diretamente para os aposentados sem os necessários custos de administração (e os desvios fraudulentos) dos fundos de investimento, ou seja, mesmo que ele tenha que pagar a aposentadoria de um número maior do que um aposentado ele pagará até a METADE DO QUE NO SISTEMA POR CAPITALIZAÇÃO.

Leia também:  Brasil vai levar 15 anos para retornar ao patamar de pobreza de 2014

Não tem sanduíche de graça, nem no sistema por solidariedade nem no sistema por capitalização, o problema é que os liberais não sabem fazer contas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome