A carta aberta de José Dirceu

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO
 
15 nov 2013/0 Comentários/ Blog do Zé /Por Zé Dirceu
 
O julgamento da AP 470 caminha para o fim como começou: inovando – e violando – garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.
 
A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de San Jose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político.
 
Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça.
 
É público e consta dos autos que fui condenado sem provas. Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha – contra a qual ainda cabe recurso – com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF.
 
Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento.
 
Ignoraram-se provas categóricas de que não houve qualquer desvio de dinheiro público. Provas que ratificavam que os pagamentos realizados pela Visanet, via Banco do Brasil, tiveram a devida contrapartida em serviços prestados por agência de publicidade contratada.
 
Chancelou-se a acusação de que votos foram comprados em votações parlamentares sem quaisquer evidências concretas, estabelecendo essa interpretação para atos que guardam relação apenas com o pagamento de despesas ou acordos eleitorais.
 
Durante o julgamento inédito que paralisou a Suprema Corte por mais de um ano, a cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados – violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República.
 
Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca  fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político.
 
Esta é a segunda vez em minha vida que pagarei com a prisão por cumprir meu papel no combate por uma sociedade mais justa e fraterna. Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites.
 
Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma.
 
Ainda que preso, permanecerei lutando para provar minha inocência e anular esta sentença espúria, através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais. Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania.
Luis Nassif

82 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GRANDE JOSÉ DIRCEU

    Ao Sr as minhas singelas homenagens e todo o meu RESPEITO.

    Aos corruptos e maus brasileiros que produziram este julgamento farsesco meu mais veemente repúdio.

    O Brasil é maior do que estes “magistrados” desonestos e esta mídia venal e corrupta, além é claro, bem saberá a tempo cabal, jogar no limbo da história esta corja corrupta que realizou mais esta INJUSTIÇA.

    Força e Saúde é o que desejo a ti grande Zé Dirceu, neste momento. Que Deus de abençoe !

    1. Dirceu, um exemplo de Brasileiro

      É apenas uma batalha, nesta guerra contra o imperialismo, pela soberania nacional, pela auto determinação dos povos, por um pais mais justo socialmente, voce é um homen imprescendível

  2. Por mais que se queira,

    Por mais que se queira, jamais irão denegrir a biografia maravilhosa deste grande líder brasileiro, que lutou e ainda continua lutando pela liberdade.

    Não posso conceber, de forma alguma, a prisão de José Dirceu.

    É uma página vergonhosa na história de nosso País.

     

  3. Neste anos, os réus já foram devidamente condenados pela mídia

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=0_i0lLEg924%5D

    Pior do que isso já ocorreu: O linchamento midiático. Vejam que no caso Escola Base as vítimas do linchamento foram absolvidas pela Justiça e até foram indenizadas, no entanto as marcas do linchamento midiático foram bem piores, não apenas a vida de réus inocentes estão sendo destruidas mas a de familias inteiras, filhos, pais, avós, amigos. Justiça boa é justiça justa, e não foi isso que vimos neste processo desde seu início, a forma como foi montada a farsa, inclusive com a participação de Cahcoeira com seu velho modus operandi de ajudar seus amigos do peito. 

    SOBRE INJUSTIÇAS COMETIDAS POR UMA IMPRENSA CONCENTRADA NAS MÃOS DE POUCOS – Como não é proibida a propriedade cruzada na área da comunicação, recurso que existem em muitos paises, nos EUA por exemplo, aqui um grupo vai acumulando tudo quanto é possível: Portais de internet, revistas, rede de tv, rádio, e junto com a Globo formam um pool, e ainda dizem que por aqui há liberdade de imprensa, de empresa sim, de imprensa não, daí que temos uma mídia tão poderosa que foi capaz de criar a versão para um crime que não existiu (não estou falando da Escola Base e sim do mensalão) e instalaram um tribunal de exceção para que, com base num crime que não foi cometido, impor pesadas penas aos réus. E ainda há quem aplauda essa bandalheira. Este vídeo remete a agluns erros da imprensa, dentre eles o “mensalão”, só para termos idéia do quanto é danoso uma imprensa que funciona em forma de pool, de oligopólio, sem diversidade e concorrência entre os veículos de comunicação, o que torna fácil a manipulação das massas na hora de condenar inocentes.

     E olhe lá que do caso Escola Base só participaram a mídia e a policia, enquanto que para sustentar o mentirão convergiram 4 grandes e poderosas forças, o bando dos quatro: Oposição, mídia, STF e PGR 

     

  4.  
    De maneira que não há

     

    De maneira que não há dúvida que os homens são piores inimigos que os demônios. 

     

    SERMÃO NO SÁBADO QUARTO DA QUARESMA  EM LISBOA. ANO DE 1652

          Padre Antônio Vieira

     

     

    Que os homens sejam maiores inimigos que os demônios, é verdade que eu tenho muito averiguada. Busque cada um os exemplos em si, e achá-los-á: por agora, baste-nos a todos o de Cristo. Depois de trinta anos de retiro, houve Cristo de sair a tratar com os homens, ou a lidar com eles. E porque não basta ciência sem experiência, nem há vitória sem batalha, nem se peleja bem sem exercício, antes de entrar nesta tão perigosa campanha, quis-se exercitar primeiro com outros inimigos. Parte-se o Senhor, depois de batizado, ao desterro, e diz S. Marcos que estava e vivia ali com as feras: Eratque cum bestiis (Mc. 1, 13). Passados assim quarenta dias, seguiram-se as tentações do demônio: Et accedens tentator (Mt. 4, 3); tentado Cristo no mesmo deserto, tentado no templo, tentado no monte. E depois destas duas experiências, então finalmente saiu e apare­ceu no mundo, e começou a tratar com os homens: Exinde caepit praedicare (Ibid. 17). Não sei se reparastes na ordem destes ensaios. Parece que primeiro se havia de exercitar o Senhor com os homens, como racionais e humanos; depois com as feras, como irracionais e indômitas; e ultimamente com os demônios, como tão desuma­nos, tão cruéis e tão horrendos. Mas não foi assim, senão ao contrário. Primeiro com as feras, depois com o demônio, e ultimamente com os homens. E por quê? Porque o exercício e ensaio há de ser do menor inimigo para o maior, e os homens não só são inimigos mais feros que as feras, senão mais diabólicos que os mesmos demô­nios. Vede-o na experiência. Que aconteceu a Cristo com as feras, com o demônio, e com os homens?  As feras nem  lhe quiseram fazer mal, nem lho fizeram; o demónio quis-lhe fazer mal, mas não lho fez; os homens quiseram-lhe fazer mal, e fizeram-lho. Olhai para aquela cruz. As feras não o comeram, o demônio não o despenhou; os que lhe tiraram a vida foram os homens. Julgai se são piores inimigos que o demônio! Do demônio defendeis-vos com a cruz; os homens põem-vos nela.

    De maneira que não há dúvida que os homens são piores inimigos que os demônios. 

    ….. quais são os maiores e piores tentadores: os homens ou os demônios? A questão é muito alta e muito útil; e para que não gastemos o tempo em esperar pela conclusão, digo que comparada (como se deve comparar) astúcia com astúcia, pertinácia com pertinácia, e tentação com tentação, piores tentadores são os homens que os demônios.

     

    Os homens, piores inimigos que os demônios. As tentações do demônio, ven­cem-se com um sim ou um não; as tentações dos homens são como os laços de que fala Isaías, escondidos debaixo de pedras…

    Vieram os escribas e fariseus, como dizíamos, ao Templo, que contra o ódio e a inveja humana não lhe vale sagrado à inocência. Presentaram diante de Cristo a adúltera tomada em flagrante delito, e alegaram o texto, que é do capítulo vinte do Levítico, em que a lei mandava que fosse apedrejada: … Pois se a lei era expressa, e o delito notório, se no caso não havia dúvida de feito, nem de direito, por que não executam eles a lei? …Mas não o fizeram assim, diz o evangelista, porque o seu intento não era castigar a acusada, senão acusar a Cristo: Ut possent accusare eum. Traziam uma acusação, para levar outra. Vede a maldade mais que infernal, e a astúcia mais que diabólica. O demônio, no juízo universal e no particular, há-me de acusar a mim, para me condenar a mim, e há-vos de acusar a vós, para vos condenar a vós: porém estes tentadores não só acusavam um para condenar outro, mas acusavam a pecadora, para condenar o justo; acusavam a delin­qüente para condenar o inocente.

     

    Mas como havia isto de ser, ou como queriam que fosse? Como tinham urdido a trama? Onde estava armado o laço? Onde vinha escondida a tentação?

    …………………………………………………………………………………………………………………….

     

    Logo, ou diga que se execute a lei, ou que se não execute, ou que seja apedrejada a delinqüente, ou que o não seja, sempre o temos colhido, porque não pode escapar de um laço sem cair no outro.

     

    Outra tentação semelhante urdiram os mesmos escribas e fariseus contra Cris­to sobre o tributo de César, … e depois de uma longa prefação de louvores falsos, propuseram esta questão: Mestre, é lícito dar o tributo a César, ou não? – Notai a apertura dos termos. O que pediam era um sim, ou um não: é lícito, ou não é lícito? E por que com tanta formalidade e com tanto aperto? O evangelista o disse: …Porque com qualquer destas duas respostas, ou Cristo dissesse sim, ou disses­se não, sempre ficava encravado. Se dizia não, era contra a regalia do imperador: se dizia sim, era contra a liberdade e imunidade da nação; se dizia não, crucificava-o César: se dizia sim, apedrejava-o povo. E de qualquer modo, diziam eles, se perde, e o temos apanhado e destruído. Isto é o que se maquinou e resolveu naquele conse­lho injusto, ímpio e tirânico: Consilium inierunt, ut caperent eum in sermone…Houve algum dia demônio que urdisse tal tentação e metesse um homem em tais talas? Nem houve tal demônio nunca nem o pode haver, porque não há nem pode haver tentação nenhuma do demônio, da qual vos não possais livrar facilmente, ou com um sim, ou com um não. Ora vede.

     

     De maneira que das tentações do demônio, basta um sim ou um não, para ficar livre; mas das tentações dos homens, como estas, nem basta o sim, nem basta o não para me livrar, porque vão armadas com tal astúcia, e maquinadas com tal arte, e tecidas e tramadas com tal enredo, que ou digais sim, ou digais não, sempre ficais no laço. Se dizeis que se apedreje a adúltera e que se pague o tributo, incorreis no ódio do povo, e hão-vos de apedrejar a vós; se dizeis que se não apedreje, nem se pague, incorreis no crime da lei e na indignação do César, e hão-vos de pôr em uma cruz. E ainda que o tentado seja Jesus Cristo, sempre os tentadores hão de ter um cabo por onde lhe possam pegar, e lhe possam pegar: Ut possent accusare eum.

     

    Ninguém me pode negar que é muito verdadeira e muito certa esta doutrina, mas parece que eu também não posso negar que é muito triste e mui desconsolada. O homem é animal sociável, nisso nos distinguimos dos brutos, e parece coisa dura, que havendo necessariamente um homem de tratar com homens, se haja de guardar de todos os homens. Não haverá um homem com quem outro homem tratar sem temor, sem cautela, e sem se guardar dele?

     

     

    http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=28709 grifei

  5. Consumatum est ! A mídia pode

    Consumatum est ! A mídia pode se esbaldar por dias, semanas meses. Todos podem receber suas recompensas prometidas Mas ninguem pode calar as consciências´dos traidores e nos impedir de gritar: Prenderam nossos heróis mais uma vez!

    Obrigado Dirceu, Genuíno

  6. Que todos usem a

    Que todos usem a possibilidade do  domínio do fato” ao extremo, vamos abarrotar a justiça.

    A OAB lavou as mãos uma forma vergonhosa.Qualquer cidadão que se ultrajado via mída

    memso sem provas..que use a jurisprudência.

     

  7. A direita não sabe o que é

    A direita não sabe o que é viver pelo ideal…

     “O ideal vale mais que a vida. A vida vale a vida.” (Bispo Pedro Casadáliga)

  8. Força José Dirceu, o povo

    Força José Dirceu, o povo brasileiro está com você. A história mostrará que esse foi um julgamento de exceção, que uniu a mídia, a elite econômica e, infelizmente, o STF,  nessa peça de ficção, com o objetivo de impedir que governo do PT com o apoio do povo transforme o Brasil um país realmente livre, soberano e justo. Mas não importa o que eles façam, o Brasil vai seguir em frente, como seguiu em 2006 e 2010, não será diferente em 2014.

  9. Indnação e revolta.

    Este  é meu sentimento. Triste é a sina do povo brasileiro assistir a infames homens sem valor mandar para a prisão herois da nossa resistência numa condenação sem prova nenhuma. Estou me sentindo como se retornasse ao horror de 64. O show midiático continua agora com artistas do stf.Fim de novela, seu barbosa pode ir descansar em Miame, de preferência sem volta

  10. Show midiatico
    Pode ser mas

    Show midiatico

    Pode ser mas quando o Show midiatico serviu para tirar o Collor do Poder ele era bom e confiavel para o PT certo?

    Quando o STF aprovou Raça como criterio para definir ” direitos ” atropelando a constituiçao, rasgando ela de cima abaixo essa mesma esqsuerda aprovou dizendo que o STF estava fazendo historia ao ignorar descaradamente o texto legal

    mais uma vez isso era louvavel só porque convinha ao interesse dela, agora como era de se esperar , ele fez o mesmo no caso do mensalao

    a vida é assim mesmo, dai a importancia de sermos coerentes e torcer pelo que acreditamos mas nunca apoiar a distorção em nome disso …

    1. É isto mesmo Leonidas.
      Tudo é

      É isto mesmo Leonidas.

      Tudo é PIG…. quanta ingenuidade….

      Por  que os ministros quase todos promovidos pelo PT não quiseram bancar a inocencia dos membros do partido?

  11. Bela tentativa do Dirceu de

    Bela tentativa do Dirceu de fundir sua condiçao com o PT

    E hilaria a ideia de transformar a democracia que temos hoje inclusive com o PT no governo em uma ditadura da midia

    E tudo a midia, nao o STF

    A midia fez com ele o que fez com Sarney e o que fez com o Collor ( nao me lembro dele defender o Collor à epoca dos fatos ) agora como a coisa trata da pele dele ta fazendo Show querendo creditar a midia sua condenaçao

    Sobre a lisura de sua vida pregressa, isso nao vem ao caso, condenaçao nao leva em conta o que a pessoa fez anteriormente ela se baseia no ato ilegal supostamente cometido

    Ele poderia (  e deveria ) questionar o STF, mas essa historia de creditar a Midia tudo isso é só show para agradar plateia… 

    1. os cães ladram e a caravana passa.

      Boa noite, Leônidas. Desculpe, mas eu eu soubesse quem você é, não teria lido. Pois quase vomitei no meu lindo teclado sem fio. Seres como você abundam na internet. Collor roubou sim, o que a imprensa falou DEPOIS foi pouco. Mas até Collor de Mello foi inocentado pelo STF. E a compra de votos para a reeleição, que sequer foi investigada? E por que o PGR nomeado por FHC era chamado de “engavetador geral da república”? Dirceu não roubou, não prevaricou nem comprou deputados. Mas você, que vem a este blog para nos agredir, deveria cuidar dos seus iguais, os fiscais de prefeitura nomeados pelo homem de confiança de José Serra, aquele que deu aulas de Economia na UNICAMP sem ter diploma de economista. Issão não é crime? Para sua imprensa, não é, porque ninguém fala nisso.
       

      1. O Senhor devia se envergonhar

        O Senhor devia se envergonhar de ter a presunçao de declarar que o Collor roubou quando foi inocentado de todas as acusoes

        Se o senhor tem provas do roubo praticado pelo Collor as apresente e va as autoriadades competentes

        Do contrario é apenas um lunatico falando abobrinha sem ter a noçao do ridiculo que é acusar alguem inocentando e falar ao mesmo tempo estar sendo agredido devido pessoas inocentes terem sido condenadas…

  12. Preso político, mais uma vez.

    Preso político, mais uma vez. Nossa resposta virá das urnas em 2014. Quanto aos togados vão ser demitidos logo, pois entregaram a encomenda e não tem mais serventia. Adeus holofotes e loas.

    Recomendo o filme “Sobral – o homem que não tinha preço”.  Fica parecendo ficção científica, se compararmos com o que assistimos hoje em termos de direito. 

  13. vergonha alheia.

    Aprendi mais uma expressão, “vergonha alheia”. Foi o que senti pelo ministro Joaquim Barbosa. Excelência, quando olho sua figura com aquela capa preta que me lembra o Batman da infância, sinto uma profunda vergonha por algo que não fiz.

  14.  
        A distância não separa

     

        A distância não separa o homen de seus feitos,agora e sempre teremos que conviver com tudo que foi construido para a historia, para que possamos sempre dá um passo a frente.

     

    Força Dirceu,

    confia em Deus.

  15. Eu quero saber o que devemos

    Eu quero saber o que devemos fazer:

    Seja nas ruas

    Seja na frente do pIG

    Seja na frente do PJ (Partido do Judiciário)

    Agora deveria começar a politização da farsa chamada mensalão.

    Este é o momento.

    1. Prezado Paulo

      Prezado Paulo Henrique

       

      Quanto às prisões, a princípio, não há nada que possamos fazer. Mas acredito que o mínimo que possamos fazer é campanha incessante pela reeleição de Dilma e de outros candidatos próximos ao governo dos trabalhadores. Não podemos deixar, em hipótese alguma, que a prisão (injusta) destes bravos companheiros seja em vão. Temos que honrar o seu esforço pela construção der uma nação justa, igualitária e que dê prioridade aos que precisam. Espero que consigamos manter acesa a chama que carregam consigo para no final das contas, ao olharmos para trás, possamos dizer: os pobres de espírito e de caráter não consguiram nos vencer. Os ideais de JD e Genoíno permanecem vivos apesar deles não estarem próximos a nós nesta luta.

  16. Suprema injustiça!

    A Dirceu e Genoíno, meu reconhecimento pelo que fizeram pelo país e pela dignidade com que se comportam na pior adversidade.  São mais dignos que muitos que os condenam.

  17. Mais uma vez, como tantas em
    Mais uma vez, como tantas em nosso passado, a direita vai jogar a imagem do Brasil no lixo. As cortes internacionais vão mais uma vez, como já aconteceu no caso da Anistia, demonstrar que nosso STF é digno de uma republiqueta de bananas.

  18. Interessante a posição

    Interessante a posição ambígua de quem diz o mesmo tempo quem diz que a lei foi violada na condenação e que vai cumprir a Constituição cumprindo a Constituição. É duro defender um sistema que se acusa de ser injusto. A esquizofrenia de querer mudar o Poder por dentro dele.

  19. Ao Dirceu um grande abraço,

    Ao Dirceu um grande abraço, minha total solidariedade.

    A joaquim barbosa (et caterva) desprezo, nojo.

    josé maria

  20. Embora já fosse esperado, não

    Embora já fosse esperado, não tenho palavras para a minha indignação.

    Nossa resposta se dará nas urnas no ano que vem!!!!

    Jamais trabalhei em nenhuma campanha política. Ia lá depositava meu votinho e ia para casa. 

    Vocês não tem a NOÇÃO  da vontade que estou de sair as ruas, discutir, ganhar votos, trabalhar voluntária e apaixonadamente, para varrer de vez essa mídia venal e essa oposição corrupta deste país.

    Torço de coração para Joaquim Barbosa testar sua popularidade nas urnas. Candidate-se Ministro, venha ver o que o povo acha do Sr. 

    Dispa-se da sua toga, e compareça aos debates com seus adversários, sendo obrigado a OUVIR, e não só falar do seu púlpito,  no seu monólgo autoritário.

    E vamos cobrar desta justiça PORCA  que aplique o mesmo critétio no mensalão tucano, no trensalão tucano, no Isszão e ipteusão tucano.

    Passada a novela do mensalão, cobremos destes juízes e seus asseclas na imprensa, em cada lugar que os encontrarmos, em cada blog, em cada ocasião em que seja possível.

    Coloquemos na pauta desse pessoal, não tem mais José Dirceu, Genoíno e mensalão como cortina de fumaça. Façamos o feitiço virar contra o feiticeiro:

    JOAQUIM, CADÊ O JULGAMENTO DO MENSALÃO TUCANO?

    CNPP, CADÊ SUA RESPOSTA AO RODRIGO DE GRANDIS?

    IMPRENSA VENAL, CADÊ O JULGAMENTO DO AZEREDO?

    MARCOS VALÉRIO, NO MENSALÃO TUCANO AINDA DÁ PARA FAZER ACORDO DE DELAÇÃO: ABRA A BOCA, RAPAZ.

     

     

     

    1. indignação

      Também estou indignada. Compartilho com a proposta de enviar mensagens diarias cobrando o julgamento do mensalao mineirto, privataria tucana, etc… Da vergonha  essa justiça….E apenas para denegrir o PT…

  21. stf e ZÉ DIRCEU

     

    Aninha Ornellas

    “O STF e a direita vão começar a entender que não é fácil prender homens como José Dirceu e José Genoíno.
    Num determinado momento muita gente mal informada ou omissa vai na onda, como sempre acontece na história.
    Mas depois vem a luta e a moral da verdade que sempre colocam as coisas no devido lugar.
    Os companheiros estão no coração e nas mentes de muitos.
    Todos nós sabemos exatamente o que foi que aconteceu, e nenhum de nós vai abandonar a luta.
    O tempo vai medir a força moral de cada lado.
    Vamos continuar fazendo o que fazemos todo tempo.
    Somos incansáveis. Aguardem.”

    1. Vão cair nesta armadilha de

      Vão cair nesta armadilha de judiciário, vocês nao percebem que a justiça é um partido, de direita, que defende os corruptos, ricos, desonestos, etc. Que o objetivo principal do judiciário é defender a propriedade privada e também inviabilizar a esquerda, perseguir os adversários/inimigos

      Vocês vão insistir nesta ingenuidade de que eles vão julgar alguém deles? mesmo que julguem, vocês não percebem a diferença que faz entre um Dirceu e um Azeredo, um Genoino e um Valério, não tem nem comparação.

      Tanto é que a imprensa só deu destaque à prisão dos petistas, mais ninguém foi preso nos jornais do PIG.

      O que temos é: o que fazer daqui para frente, temos de esperar a decisão do partido, porém, podemos fazer algumas atividades paralelas, como por exemplo, filiação em massa, exatamente como uma resposta política.

      O problema é político, logo, a resposta tem de ser política.

  22. DIRCEU E GENUINO SÃO PRESOS POLITICOS DA DITADURA DO STF!

    A DEFESA DE GENUINO(ex-Presidente Nacional do PT) DIRCEU(ex-ministro Chefe da Casa Civil do governo Lula) E A RESISTENCIA DA ESQUERDA À JUDICIALIZAÇÃO E MORDAÇA DA DITADURA DO STF CONTRA OS QUE LUTARAM PELA LIBERDADE E DEMOCRACIA NOS ANOS DE CHUMBO!

    No julgamento do “mensalão petista” criado pelo STF sobre forte direcionamento e manipulação do ministro, Joaquim Barbosa, prevaleceu o julgamento politico e imoral para fazer o jogo da mídia e elite golpista e corrupta. A justiça brasileira não pode julgar com os vicios e sinistros do preceito politico acima dos instrumentos juridicos, o julgameto do “mensalão petista” é a maior farsa e injustiça cometida no periodo da nova república pós-ditadura, mas caberá aos militantes e intelectuais de esquerda, a historia politica do Brasil e ao povo brasileiro livre lutar contra a mordaça da ditadura do STF, Joaquim Barbosa, para que não venham a cometer nenhuma injustiça, jamais!

    Os braços erguidos de José Genuino (Militante, intelectual, ex-Presidente Nacional do PT, Deputado Federal) e José Dirceu são símbolos de resistência, luta e mostra-nos que é preciso continuar LUTANDO e ENFRENTANDO os regimes autoritários em defesa do fortalecimento da Democracia e do Povo Livre. Seu olhar sereno e firme traz-nos a ideia de que deve urgir em nossas mentes a cereteza de lutar contra um sistema opressor politico que serve à elite do Brasil, figurado na Suprema Corte de Justiça e nos oligopólios da mídia nacional(GLOBO, VEJA, FOLHA) que golpeiam nossa liberdade, identidade e espirito nacional em sermos brasileiros dignos.

    É preciso olhar para a tática adotada pela direita brasileira e ver além das divergencias politicas-ideologicas-programaticas da propria esquerda nacional (PSTU, PCO, PCB, PSOL x PT), para compreender qual papel cumpre atualmente o STF como corte da justiça que faz oposição ao governo Dilma. O STF faz oposição ao governo num falso discurso de combate a corrupção, mas joga para debaixo dos tapetes e egnora os grandes escândalos de CORRUPÇÃO envolvendo o P$DB: PRIVATARIA 1OO BILHÕES, TUCANODUTO 500 MILÕES… ATÉ QUANDO A ESQUERDA VAI FAZER DISCURSO ANTI-ESQUERDA E NÃO FAZER O ENFRENTAMENTO IDEOLOGICO E dicutir o papel que cumpri a suprema corte brasileira!! Até quando???

    O que está por traz do STF é objetivo de desmoralizar, enfrentar e aprisionar a luta politica dos militantes e dirigentes de esuqerda em um falso discurso ANTICORRUPÇÃO, mas é preciso que a ESQUERDA NACIONAL compreenda que se o STF há de fazer JULGAMENTO POLITICOS a partir dessas premissas estala-se uma nova mordaça ANTIDEMOCRATICA e INJUSTA num dos poderes da republica e que principalmente ninguem esta livre e seguro diante de posturas tão inescrupulosas.

    O mérito da questão para os militantes de Esquerda é IDEOLOGICO: INSTALA-SE UM NOVO PERIODO DE DITADURA NUM DOS PODERES DA REPUBLICA, E QUE NINGUEM E NENHUMA INSTITUIÇÃO(PARTIDOS POLITICOS) esta livre de ser INJUSTAMENTE CONDENADO PELOS SUPRASSUMOS MINISTROS, DENTRE ELES, JOAQUIM BARBOSA!!

    http://www.viomundo.com.br/politica/petistas-e-simpatizantes.html

    #GenuinoLivre!

    #Genuino Vive!!

    #DirceuLivre!

    #DirceuVive!

    #LulaEresistenciaNaDemocracia!

    #LiberdadeAosPresosPoliticosDaDitaduraDoSTFnaDemocracia!

    1. Bob Jeff?

      Aí que voce se engana. O Dirceu não é nenhum Jeff. Ele preso vai incomodar mais a direita do que se estivesse em casa esperando os embargos. 

      Os dois presos, agora é o capenga judiciário brasileiro que estará na berlinda.

  23. Grande Zé Dirceu!!!! Segura

    Grande Zé Dirceu!!!! Segura firme aí! Valeu tudo a postura de vcs, hoje. Sensacional, perfeito… semblante, sem óculos escuros, punhos erguidos… Orgulho para todos os brasileiros. Vamos a luta pq essa é só mais uma. Só pela cabeça de um insano passaria a ideia de que a prisão de homens como vc e Genoíno, pudesse não ter consequências. Venceremos!

  24. Acho pouco…

    Acho pouco td isso! Falta o Lula nessa levada! Muito feliz com essa miséria de punição! O pior é que vão continuar vagabundos sendo sustentados pelos meus impostos.

    1. Mari, vai lá no Tio Rei, é lá

      Mari, vai lá no Tio Rei, é lá onde os anti-“petralhas” estão fazendo a festa desde ontém… agora o troféu de você se chama Luís Inácio?

      Lula, como sabemos, é o Santo Graal da redenção dos canalhas?

      Triste sina essa de vocês: dizerem obviedades pra defender a insanidade.

  25. A pior das injustiças…

    A chegada do companheiro Genoíno, à sede da P.F em São Paulo, foi certamente uma das cenas mais tristes e paradoxalmente, uma das mais patrióticas, que este velho militante petista, que acompanhou a vida política do Genoíno, assim como a do companheiro Dirceu, ví em toda a minha vida, e da qual jamais esquecerei.

    Assistir repórteres “urubús” tentando tirar uma casquinha, de um político vitimado pela maior de todas as injustiças, a cometida pela justiça, foi deprimente e envergonhante, pois alí diante das câmeras, estavam os maiores responsáveis, pelo Estado de Direito, que hoje vivemos, e pela democracia(mesmo relativa) que hoje conhecemos.

    Tão deprimente, quanto ver aquilo ocorrendo, foi perceber a desesperada luta do Pres. do STF, de evidenciar-se nos meios de comunicação, e especialmente no dia da comemoração da proclamação desta “republiqueta de bananas” de modo a sobrepujar as manchetes sensacionalistas sobre o assassinato cruel, de uma criança cujo nome é igual ao seu, e que dominava as matérias jornalísticas.

  26. Seria bem interessante que o

    Seria bem interessante que o efeito mensalão fosse nivelado
    por cima e não somente por baixo. Os que agora estão sendo condenados, com seu total merecimento, os considero apenas um cachorro que caiu da mudança. Quem dirige o caminhão está por ai rindo à toa.#ReformaPolíticaeEleitoralJÁ

  27. Genoino e José Dirceu

    Não há maior corrupção do que a um Juiz que não vê os crimes cometidos pelos amigos e inventa crimes para punir os inimigos.

    Vamos ter que criar uma nova COMISSÃO DA VERDADE para punir os torturadores de almas: os arqubilionários e seus lacaios de luxo.  Os lacaios de lixo podem ser esquecidos a remoer sua inveja e pequenês.

  28. porque não deixam só o

    porque não deixam só o Lesmandouisque, o Teori, e os outros indicados pelo PT no STF, assim ninguem iria preso!!!!

    1. Esses cumprem uma função mais

      Esses cumprem uma função mais nobre. Ajudam a esclarecer o que a mídia e parte do judiciário tentam embolar para que aconteça, exatamente isso que aconteceu com a Maria José, aí de baixo. Portanto, além de coragem, precisam ter sabedoria e inteligência para, ao mesmo tempo, cumprirem suas funções como magistrados, evitar armadilhas e o mais nobre, didaticamente, oferecer um  fio para que nós não nos percamos no labirinto em que ficou a Maria José.

      Nesse sentido, ao contrário, de vc, somos gratos, a esses ministros que, abrindo mão das facilidades e vantagens, oferecidas e garantidas pelo poder e pelo cargo, optaram por agir como homens e mais do que facilitar entendimentos, ensinaram que ser voz isolada qdo se acredita no que está fazendo é um ato de coragem. Independente de resultados, o que aprendemos com eles, é nosso e ninguém pode tirar da gente, nunca mais. O que  foi muito difícil pra gente,teria sido impossível sem eles.

      Só para que fique claro, já que seu comentário faz referência as indicações do PT, existem três homens naquele plenário e, dois foram indicações do PT. Caráter e dignidade não tem legenda e nem vem com as indicações.

  29. Ele quer ser Presidente

    O Joaquim Barbosa vislumbrou com a estoria  mentirosa do mensalão a possibilidade de vir a ser Presidente do Brasil.Ele quer  o poder máximo do Basil. Quem ainda vai ser Presidente desse Brasil vai ser o Jose Dirceu. JOSE DIRCEU SAIBA QUE TU ESTÁ NO CORAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. PT CONTA COM O VOTO DD POVO BRASILEIRO. VOU ME FILIAR AO PARTIDO SEGUNDA FEIRA DIA 19.11.2013.

    1. Muito bem! um monte de gente

      Muito bem! um monte de gente perguntando como fazer para filiar-se. No início do “mensalão” foi a mesma coisa! Já disse e vou repetir, o STF é o melhor cabo eleitoral que o PT já teve. Cada ataque de Creuza de JB e GM, são mais filiações ao Partido dos Trabalhadores. valeu a força aê, Ministrada! Dilma e Lula vão nessa leva ou na próxima?

  30. Bem, Joaquim Barbosa e Janot

    Bem, Joaquim Barbosa e Janot seguiram direitinho o scrip de Merval, da Folha, da Rede Globo e do resto nojento do PIG e mandaram pro calabouço José Dirceu e José Genoíno, dois josés que lutam até hoje pela nossa plena democracia e pleno estado de direito democrático… os coxinhas e as dondocas de i-phone em punho podem dormir com tranqüilidade e cientes do dever cumprido após 15 de Novembro de 2013: a corrupção foi duramente castigada finalmente no Brasil e provavelmente varrida do mapa… sim… é só no PT, segundo a ótica do STF, que faz cara de paisagem com a roubalheira do PSDB nos anos de ouro de FHC e Cia, é que existem facínoras e ladrões impiedosos… apesar de Daniel Dantas, Cachoeira, Serra e Demóstenes Torres (e outros pilantras menos cotados) estarem ainda soltinhos, leves e fagueiros… e com uma folha de pagamentos que incluí até ilustre juízes e outros tantos procuradores e ex-procuradores.

    Agora queremos o resto senhores Joaquim Barbosa e Janot, já que a tônica é passar esse país a limpo, e podem começar pelo DARF da Globo.

  31. Um julgamento que faz uso da

    Um julgamento que faz uso da ‘jabuticaba do fato’ ( porque domínio do fato é que não foi segundo a opinião do próprio Claus Roxin) merece o repúdio de toda pessoa decente e esclarecida.

    Aos que estão comemorando esta lambança jurídica que não fiquem magoados quando o próprio ou um familiar cair nas garras da (in)justiça. Dirceu e Genoíno são considerados vítimas de um julgamento farsesco até por juristas de direita como Yves Gandra. Pobre de simples desconhecidos que cairem nas garras da ‘jabuticaba do fato’.

    Força Dirceu, força Genoíno, a história lhes dará razão. Mais vale a consciência tranquila do que o peso de subjugados da máfia-midiática.

  32. Os gestos de Genoíno e

    Os gestos de Genoíno e Dirceu, ao se entregarem à PF, vai fazer o vinho caro de Joaquim, Merval e Sardenberg se transformar num inidigesto vinagre podre.

    1. os gestos de Genoino e Dirceu

      Mão erquida, punhos fechados e sorriso, apesar da dor, da humilhação de ser condenado porum tribunal politico, em plena democracia, Genoino e Dirceu são guerreiros, sabem que ésó uma batalha. É duro, ver uma  Barbosa heroi, quem não passa deum exibicionista.Salve quem nãose dobra para esta gente.  

       

  33. Vontade de Vomitar

    Assisti agora pouco a cobertura que a Globo (MG) deu às prisões. Deu vontade de vomitar.

    É incrível a parcialidade e a seletividade histórica dos fatos, do tipo: tudo começou em 2005, no Governo Lula, e por aí vai. Estamos hoje de luto, mas também em guerra, contra esses poderes sem voto que querem usurpar, do PT e do povo, o direito de governar e de planejar o desenvolvimento de uma nação justa e fraterna.

    Fossem os tucanos sendo julgados (perdoem a minha ingenuidade) já estaríamos com dezenas de ladrões (sim, ladrões mesmo) fazendo acordos de delação premiada ou matando testemunhas (como aquela “modelo” de Belo Horizonte). Que medo para o PIG e para o STF!

     

    1. e o que dá mais nojo na Globo

      e o que dá mais nojo na Globo MG é que escondem a informação de que tudo começou AQUI EM MINAS, no governo mineiro, bem antes de 2005… era informação de interesse público nacional e, muito mais, regional. Mas não. Nojento!

    2. Tb estou muito chateada com essa fanfarra que fizerra com com Di

      Tb estou muito chateada com essa fanfarra que fizerra com o Z’e Dirceu, Genuino e os outros. Qdo Dirceu esteve em Curitiba, aonde moravam, eu fui ve_lo, fiquei ouvindo o que ele dizia e a solidariedade dos companheiros. Tinha muita gente. E me emocionei, como estou agora. Ninguem respeita mais ninguem. Isso me deixa mortificada. Quero fazer uma ressalva: a TV Globo ‘e manipuladora, etc, por’em a Veja ‘e a mais s’ordida de todos os ve’iculos de comunicacao desta pa’is. Essa revista ‘e uma cobra venenosa a destilar seu veneno por onde passa: mal’igna, simplismente vil.

       

       

       

       

  34. Carta aberta do José Dirceu

    Sinceramente não sei dizer se o julgamento foi ou não justo;  a lei e seus meandros foram feitos de modo a impedir a compreensão total por parte dos leigos.

    Sei que perdi totalmente minha fé e crença no PT. Mesmo que Zé Dirceu, Genoíno e outros continuem alegando a tese de um linchamento político alguns fatos me chamaram a atenção. O afastamento de líderes e fundadores do PT não deixou dúvidas quanto à existência de algo muito errado. A postura de recolhimento do Genoíno, quando da divulgação dos fatos, e sua expressão facial, nas poucas vezes em que veio a público, transmitiam os sentimentos de culpa e vergonha.  

    Dizer que Zé Dirceu e Genoíno atuaram heroicamente no passado não diminui a gravidade dos erros cometidos no presente. Dizer também que outros partidos e políticos foram corruptos não serve como atenuante da corrupção atual. Como eleitora do PT, na época, me senti envergonhada. Hoje, como ex eleitora do PT, continuo sentindo vergonha. Gostaria de não ser obrigada a votar nas próximas eleições.

    1. Não me admiro…

      A postura de recolhimento do Genoíno, quando da divulgação dos fatos, e sua expressão facial, nas poucas vezes em que veio a público, transmitiam os sentimentos de culpa e vergonha.  

      Sinceramente, pra quem é capaz de cometer um “julgamento FACIAL” de alguem, provavelmente através de parcas imagens na TV e fotos e concluir que eram sentimentos de culpa e vergonha demonstra que a senhora precisa menos ainda de evidências e fatos que o STF.

      Nunca te ocorreu que Genoíno podia estar demonstrando semblante abatido e desânimo diante do que estava passando, justamente por antever o jogo desigual de poder frente à mídia?

      Dizer que Zé Dirceu e Genoíno atuaram heroicamente no passado não diminui a gravidade dos erros cometidos no presente.

      Ok, qual a gravidade dos erros do Genoíno mesmo? Ele foi condenado por que mesmo? O que foi que ele fez de concreto para ser acusado de formação de quadrilha, corrupção ativa, etc…

      Se você é leiga, basta ler. As informações estão por aí. E olhe bem, nem precisa procurar a defesa de Genoíno, nos textos de seus advogados, ou artigos de blogs que o defendem. Basta ler os textos acusatórios repetidos na grande imprensa. Eles dão prova da fragilidade das acusações.

    2. Hoje estou sem nenhuma

      Hoje estou sem nenhuma paciência.

      A dona Zezé, aí de cima, está mais

      por fora do que mão de afogado.

      Vá ler, dona Zezé, informe-se bem e

      depois volte aquí. O fato de a senhora

      não querer votar nas próximas eleições

      já diz muito.  Talvez lendo mais e se informando

      mais a senhora mude radicalmente de opinião. Tente.

    3. Hoje estou sem

      Hoje estou sem nenhuma

      16/11/2013 – 14:42

      Hoje estou sem nenhuma paciência.

      A dona Zezé, aí de cima, está mais

      por fora do que mão de afogado.

      Vá ler, dona Zezé, informe-se bem e

      depois volte aquí. O fato de a senhora

      não querer votar nas próximas eleições

      já diz muito. Talvez lendo mais e se informando

      mais a senhora mude radicalmente de opinião. Tente.

       

  35. Dura Lex Sed Lex

    Que se corrija a partir de agora os erros apontados para que cada vez mais o processo democrático, o Estado de Direito e o bem estar do povo e da Nação possam ser respeitados.

    O julgamento não acabou e pelo impeto da imprensa, se estão como de costume, fazendo cortina para algo de muito grave que não pode e não deve ser revelado ao distinto público, vêm chumbo grosso por ai.

    Não vão falar depois que não avisei rsrsrsrsrsrsss……

  36. ditadura democratica
    um ministro do supremo deveria ter ao menos maturidade pra nao se deixar levar pelo orgulho do aplauso publico, uma vez que dela nao depende a sua estabilidade profissional .

  37. O que eu diria, de forma

    O que eu diria, de forma resumida, a Maria José que perdeu a fé, acima, é que o que eu sugeriria que perdesse é a ingenuidade. A ingenuidade fez o PT perder várias eleições. Hoje ele tenta jogar o jogo e por isto tem vencido. Vencer, jogando o jogo, significa, no poder, poder aplicar o que  idealmente julgou ser correto para um partido politico. A redução de juros, a aplicação dos recursos gerados para combater a miséria e a fome são resultados concretos. É uma equação de custos/beneficios. Para uma imensa parcela da população, que sequer sabe o que é ingenuidade, a relação é altamente vantajosa. Para outra parcela da população, muito menor, a relação é totalmente desvantajosa. Quem, durante anos, recebeu rendimentos nas aplicações em papeis do governo, em média, quinze por cento acima da inflação,tinha muito dinheiro e por isto ganhava sempre mais,  a relação custo-beneficio é altamente desvantajosa. Estão hoje, freneticamente, apoiando e incentivando a grande imprensa contra “os viloes” desta situação, os grandes “corruptos” do Brasil, que agora “estão indo para a cadeia”.

  38. 0 Zé Dirceu é um dos maiores

    0 Zé Dirceu é um dos maiores responsaveis pelo que está acontecendo no Brasil, em termos de redistribuição de renda e melhoria de vida de milhoes de brasileiros. Isto é algo espetacular e na mesma proporção perigoso. Desafia-se dia a dia, em cada decisão dos governos Lula e Dilma, interesses poderosos e estabelecidos desde o inicio da colonização do Brasil. A politica de juros, destes governos, baixando as taxas de juros a niveis decentes e desviando dinheiro do bolso de rentistas para bolsas familia, educação etc provoca, entre os antigos privilegiados,  um sentimento muito grande de vingança. As politicas para as minorias, os médicos para quem não tem acesso a saude,  da mesma forma.A midia, com seus donos do mesmo clube dos privilegiados, está trabalhando incansavelmente para mudar esta situação. Dirceu  e todos os outros que lutam na boa direção nunca terão descanso. É uma luta nobre em que todos que tem esta sensibilidade estão e estarão engajados. Não estão sozinhos Dirceu, Genoino e outros. Lembremo-nos de Mandela e a certeza de que esta situação é temporária aparecerá. Vai passar, disse o Chico Buarque uns tempos atras.

  39. O Zé Dirceu pra mim é um

    O Zé Dirceu pra mim é um traidor, porque foi eleito com o Lula, compromentedo-se com sua militância em defender a democracia direta, mas não ergueu um dedo para isso. Ele é cínico, porque defendeu o voto secreto no Congresso para certas ocasiões; quando todos sabem que os corruptores, que compram votos no Congresso a preço de ouro, exigem que os corruptos filmem seus votos com microcâmeras. Ou seja, somente o povo é que não fica sabendo em quem eles votaram.

    Mas não é por isso que podemos admitir a perseguição política no Brasil, muito menos a condenação e prisão de pessoas sem provas, e de inocentes. 
     

    ONDE ESTÁ O MAIOR FOCO DE CORRUPÇÃO DO PAÍS?

    PORQUE AINDA NEM INICIARAM O JULGAMENTO DO:

    __MENSALÃO TUCANO

    __LISTA DE FURNAS

    __BANESTADO

    __REELEIÇÃO DO FHC

    __?

    Que tipo de justiça é essa?

    Será possível que nossos juízes não têm a mínima vergonha na cara?

    Que tipo de partido é o PT e seus aliados, que enfiaram o rabo no meio das pernas, e não fizeram nada contra essa vergonhosa perseguição?

    Onde está a PEC 33?

    Eu tenho vergonha da justiça brasileira, do STF, e de seus juízes; que pra piorar ainda mais a situação, acabam de anular a lei já sancionada, que dava o direito do povo ao VOTO IMPRESSO, para conferir seu voto. Não há absolutamente nada a comemorar, isso não é uma questão partidária. O Brasil está entrando numa ditadura do judiciário. Precisamos reagir.  

    Essa irresponsável aventura do STF pode ter um preço muito alto. O Pizzolato não era político, nem dirigente partidário; era apenas um funcionário de carreira, que tinha de especial apenas o fato de ser petista. Ou seja, ele e sua família sofreram todo esse transtorno, com sua condenação de ir pra cadeia, apenas por estar ligado a um partido político. 

    Esse senhor está de parabéns, e fez exatamente o quedeveria. Não sei porque mais pessoas não fizeram o mesmo. Aparentemente os reus políticos devem ter a consciência pesada com suas traições, e acabaram aceitando a prisão numa boa. 

    O Pizzolato foi responsável por autorizar a campanha da VISA NET, uma empresa particular, com o Marcos Valério. Foi ela que abasteceu o mensalão com seu dinheiro. Coisa que nossas empresas fazem há séculos, desde que o povo começou a votar no Brasil. 

    Mas o pior e mais imoral de tudo não é isso. Os outros dois diretores, que também são responsáveis pela transação, mas são do PSDB, nem chegaram a ser processados. 

    Os juízes que o condenaram, e expidiram sua ordem de prisão, perderam completamente a vergonha na cara, não tem mais nenhum pudor. Obrigando um cidadão brasileiro, que não deve absolutamente nada à justiça, a pedir asilo político na Itália, para não ser preso.

    Sr. Pizzolato, parabéns!

    O SR. NÃO COMETEU UM CRIME

    O SR. É UM PERSEGUIDO POLÍTICO

    E DEIXOU ISSO BEM CLARO AO MUNDO INTEIRO

    Agora, por causa dessa absurda injustiça, a opinião pública poderá ser novamente mobilizada contra a justiça, e seremos obrigados a ver os petistas eleitos novamente, como esse sujeito abaixo:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=342261375909531&set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3&theater

    SAIBA MAIS:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=366766130125722&set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304885659647103&set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=367004333435235&set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3&theater

     

  40. Tb estou muito chateada com essa fanfarra que fizerra com com Di

    Tb estou muito chateada com essa fanfarra que fizerra com com Dirceu, Genuino e os outros. Qdo Dirceu esteve em Curitiba, aonde moravam, eu fui ve_lo, fiquei ouvindo o que ele dizia e a solidariedade dos companheiros. Tinha muita gente. E me emocionei. Recebam meu abraco de estimulo e confianca que a justica sera alcancada. Muito obrigada por tudo que fizeram e por terem colaborado em diminuir a multidao de mortos de fome, que estao vivendo agora bem melhor. Valeu companheiros. E olha que nao sou PT. Sou filhote do Brizola.

  41. josé dirceu

    Como legítima representante do povo brasileiro, já que brasileira sou, dispenso sua luta espúria pela nossa emancipação e soberania e desejo ardentemente que você nunca mais chegue perto de um cargo público. Você e sua corja de ladrões.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador