A Ciência Espírita
por Marcos Villas-Bôas
Como já mencionamos em dois textos publicados aqui no Jornal GGN[1], o Espiritismo tem três vertentes: científica, filosófica e moral ou religiosa, que estão intimamente interligadas.
“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações”.[2].
No item 8, do Capítulo I, do Evangelho segundo o Espiritismo[4], Kardec sustenta que a inteligência humana separou indevidamente ciência como o estudo da matéria e religião como o estudo do que é metafísico, mas que é preciso religar essas visões, interpenetrá-las.
“A ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.””[5]
Como lembra Haroldo Dutra Dias[6], a lei da natureza é uma só. O que se chama de “moral” é apenas uma forma humana de expressar aquilo que diz respeito ao bom agir, mas é consequência das mesmas leis que definem, por exemplo, a atração, vista como uma lei natural. Mas, se agir com amor leva à atração de mais amor e, portanto, de outros seres humanos dispostos a amar e a serem amados, como separar o moral do natural, se não for apenas para efeitos didáticos?
Para cumprir a tarefa dada por Jesus aos espíritas de difundir a Boa Nova, que é claramente lembrada em toda a obra de Kardec, sobretudo no Evangelho segundo o Espiritismo[7],é preciso desenvolver melhor as vertentes científica e filosófica do Espiritismo, buscando conversar com cada pessoa conforme a sua bagagem moral e intelectual.
É preciso falar mais sobre Espiritismo para quem não é espírita, utilizando, como propunha Kardec no início do Livro dos Médiuns[8], o discurso mais apropriado para cada tipo de destinatário. Pode ser mais difícil convencer um fanático religioso a mudar de religião do que a acreditar em fenômenos suportados pela ciência, assim como pode ser mais fácil convencer um religioso cristão com coração aberto e pouco conhecimento científico por meio de aspectos morais e da doutrina de Jesus, com base em argumentos racionais, do que por engenhosas teorias científicas, como a quântica.
“55. Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em que ela se produz, é que, apoiando-se em fatos, a doutrina tem que ser, e não pode deixar de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. Pela sua substância, alia-se à ciência que, sendo a exposição das leis da natureza, com relação a certa ordem de fatos, não pode ser contrária às leis de Deus, autor daquelas leis. As descobertas que a Ciência realiza, longe de o rebaixarem, glorificam a Deus; unicamente destroem o que os homens edificaram sobre as falsas ideias que formaram de Deus.
O espiritismo, pois, estabelece como princípio absoluto somente o que se acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação. Entendendo-se com todos os ramos da economia social, aos quais dá o apoio das suas próprias descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, desde que hajam assumido o estado de verdades práticas e abandonado o domínio da utopia, sem o que o espiritismo se suicidaria. Deixando de ser o que é, mentiria à sua origem e ao seu fim providencial. Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”.
Agradecimentos a Marcília Brito, Fábio Roque Araújo e Laíze Lantyer pelos comentários ao texto.
[1]https://jornalggn.com.br/noticia/espiritismo-sociedade-economia-e-politica-por-marcos-de-aguiar-villas-boas e https://jornalggn.com.br/noticia/a-fisica-quantica-e-as-evidencias-da-existencia-de-espiritos-por-marcos-villas-boas
[2] http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/o-que-e-o-espiritismo.pdf
[3] http://www.febnet.org.br/ba/file/Downlivros/revistaespirita/Revista1868.pdf
[4] http://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf
[5] http://www.institutochicoxavier.org.br/wpcontent/uploads/2015/01/oconsolador.pdf
[6] https://www.youtube.com/watch?v=PvsFXc-itw8
[7] http://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf
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Já que virou post
Vou pedir esclarecimento.
“Claramente, a vertente moral do Espiritismo, por ser o seu cerne e por exigir menos conhecimento intelectual no seu entendimento superficial, se desenvolveu muito mais no Brasil.”
Onde o desenvolvimento da vertente científica do espiritismo se desenvolveu mais?
No Brasil tambem. A “elite
No Brasil tambem. A “elite intelectual” do Brasil espirita ja estava fazendo miserias nos anos 70, das quais voce nunca ouviu falar, evidentemente. Mas… eu vi. Evandro, tem terreiro de umbanda e candomble hoje e agora dos quais voce nunca ouviu falar que estao milhares de quilometros aa frente de todos “nosoutros” e que tem mais proto-telepatas por metro quadrado do que voce jamais vai encontrar na sua vida inteira em qualquer recinto.
Yeah… nos existimos. E voces normais nao nos interessam.
Caro Ivan
Devia interessar, somos a maioria acho. Assim como hoje há uma preocupação de toda ordem com as minorias, desprezar a maioria não é de bom tom.
é impressão minha ou o autor
é impressão minha ou o autor chamou-nos de burros????
Doutrina dos Espíritos
O Livro dos Médiuns é uma obra científica, obviamente restrita aos conhecimentos da época (186x) e gradativamente ampliados pela evolução das ciências naturais e médicas desde então.
O próprio Evangelho segundo o Espiritismo atém-se ao ensinamento “moral” do Cristo, descartando discussões dogmáticas e aspectos relacionados às diferenças encontradas nos Evangelhos Canônicos no que diz respeito à vida de Jesus, que do ponto de vista da religião e das construções religiosas que visam controle social fazem diferença. Para o espiritismo o foco é a mensagem crística e a base moral/filosófica que restou de “Roteiro” para a caminhada evolutiva do espírito em humanidade – reconhecer-se, conhecer-se e modificar-se na busca do Bem Viver e Conviver.
Em “O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, 4”, Kardec pontuou “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.” Esta transformação é a base da Doutrina dos Espíritos, mas não se restringe ao “espírita”. O ESE não é obra exclusiva; direcionada aos espíritas por trazer enfaticamente a Lei de Reencarnação, a Lei do Progresso e a Lei de Causa e Efeito requer esforço maior para pessoas de outras religiões que acreditam numa destinação diferente quando se trata da “Vida Futura”.
Se fizermos nosso “dever de casa” em algum momento no futuro não haverá necessidade de “ismos”: catolicismo, hinduísmo, espiritismo. A religião universal será o Amor. A Mensagem Crística pura e mais sublime: amarmo-nos e respeitarmo-nos como partes do mesmo Todo; não há mais significativa forma de agradecer.
espiritismo , doutrina criminosa.
Enquanto se apresenta como religião o espiritismo adquire alguma legitimidade, como mais uma doutrina das crendices e da fé. Ao se apresentar como ciência o espiritismo comete crime ao sugestionar os ingênuos e despreparados que não entendem corretamente e muitas vezes mistificam a ciência. Não se deixe enganar. Se houvesse algo remotamente cientifico no espiritismo as evidencias seriam abundantes e provavelmente já teriamos entrevistas na televisão e programas de rádio ancorados por espiritos. A ciência necessariamente pode reproduzir controladamente seus fenomenos, qualquer coisa menos que isto desconfie; é charlatanismo. Falar de filosofia e ética de quem não mede escrupúlos para distorcer e se aproveitar da ignorancia alheia flerta perigosamente com a má fé.
Clichee ambulante, nos ja
Clichee ambulante, nos ja passamos da sua fase. “Nos” ja estamos desenvolvendo a prototelepatia abertamente, ok?
So outra porta que eu arrombei.
Tem 15 anos que apresentei os fundamentos. Ate hoje, ninguem achou um erro. E nos NAO estamos aqui pra dar explicacao pra mumias.
Espiritismo
Acho difícil Marcelo o Espiritismo ao falar de Filosofia querer chantagear os incrédulos Porque o Espiritismo ainda é uma religião de poucos seguidores, pelo seu alto nível intelectual.A linguagem de Kardec é difícil e precisa haver intérpretes que a tragam pata o linguajar de hoje. E é necessário palestras, estudos para entender o básico do Espiritismo.70% dos epíritas tem curso universitário.Meu orientador do Livro de André Luiz Evolução em Dois Mundos, levou esta semana um vídeo de um físico americano explicando a movimentação dos elétrons em torno do Núcleo e como a ciência ainda não sabe explicar como um elétron muda de órbita depois de ativado.A Ciência ainda sabe pouco…
alguma evidencia ?
Marcia, com todo este “nível intelectual”, com todos estes universitários e mais de 200 anos de existencia o espiritismo nunca produziu uma evidencia que lhe confira credibilidade. Este tipo de doutrina que prescinde de evidencias é conhecido como religião até nos meios academicos menos exigentes. Levar as pessoas a confundir religião com ciência é má fé , é crime.
“Levar as pessoas a confundir
“Levar as pessoas a confundir religião com ciência é má fé , é crime”:
Mais crime ainda eh ser clichee ambulante igual voce. Eu me suicidaria se fosse voce.
Va aa merda, pra casa do caralho, e pros putos quintos dos infernos tambem, ok?
Ah, voce nunca esteve em 3 lugares ao mesmo tempo, indigente terraqueo?
Sorry…
“Quando Emmanuel se referia a
“Quando Emmanuel se referia a essa importância da religião, pelo que se pode entender, talvez estivesse pensando no mesmo que Kardec quando tratava da relevância do estudo da moral espírita por meio da filosofia”:
Nao, acho que Emmanuel era mesmo espiritolico e inaugurou a “seita” do judeu morto dentro do espiritismo. Mas ainda esta um pequeno degrau acima dos espiritelicos, esses sao… tristes!
“pode ser mais fácil convencer um religioso cristão com coração aberto e pouco conhecimento científico por meio de aspectos morais e da doutrina de Jesus, com base em argumentos racionais, do que por engenhosas teorias científicas, como a quântica”:
Ok, gente, vamos combinar o seguinte: voces ficam com o clean up religion pros espiritolicos e espiritelicos que eu vou ali arrazar um cientista ou dois, ok?
Oia que vou mesmo, heim?
Tou indo.
AAAAAAAAAh, vou…
J’accuse!
Ja que apareci, continuo:
“Essa é uma noção limitada que foi difundida na sociedade humana ocidental a partir, por exemplo, de personagens de filmes, da literatura e até de quadrinhos, como o Professor Pardal”:
Ninguem jamais menciona o junk science e junk philosophy daquela merda de “X Files”. Campeao mundial de hipocrisia televisiva, ta entre os 10 programas mais hipocritas da historia da galaxia e ninguem acusa abertamente!
Espirítismo: farsa científica.
o conceito de ciência de Alan kardec não é o mesmo da tradição ocidental.
Em breve palavras ciência, criação ocidental, é: 1°) relação sujeito e objeto, um exterior ao outro – Aristóteles (Órganon);
2°) relação sem julgamento de valores e moral; 3°) uso de hipotéses para solucionar ou explicar certos problemas, ou criar tecnologia e produtos (Locke e Bacon); 4°) dados empíricos – aos quais se submetem as hipotéses (Aristóteles e Locke); 5°) metodos experimentais diferentes e distintos; 6°) teorias mediado a relação entre as hipóteses e os dados empíricos ou objeto (kant e Hegel); 6°) confirmação por falseabilidade (Popeer).
A definição de Kardec é outra: “O Espíritismo é, ao, mesmo tempo, uma ciência da observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relação que se estabelem entre nós e os espíritos…”
Esta definição de Kardec é definição de religião como nome de ciência, pois:
1°) não definiu observação – não esta indicada como conjunto de procedimentos metodógicos, secundados por procedimentos empíricos, afirma que é observação, sem precisar o que entende por isso. Sequer diz se é observação pelos sentidos ou pela alma;
2°) é apenas “relação entre nós e os espíritos”, ou seja: não se usa hipóteses, não se indica métodos de colheita de dados e observação; não recorre a hipotéses; não recorre a teorias ou conceitos;
3°) o sujeito do conhecimento cientifico seria o medium – “nós” -, e o objeto os espiritos? Ou coisas que revelam? Ou qualquer espírita, mesmo que não seja medium é o cientista do espiritismo. Contudo, tudo isso atenta contra “A Objetividade do conhecimento nas ciências socias” de Max Weber, pois envolve julgamentos morias e de valores – bom, mal, pecador, salvação. Sigmundo analisou a alma, que não é a cristã, sem esses julgamentos de valores.
Mais uma vez os espiritias se esforçam para não serem confundidos com macumbeiros.
Viva Exu e a Pomba Gíria!!!
Bobagens mil!
“A ciência foi criada para se distinguir do estudo leigo e do misticismo da Idade Média”.
Nunca vi tanta bobagem, superficiadade e generalidade numa frase!!!
Bobagens mil!
“A ciência foi criada para se distinguir do estudo leigo e do misticismo da Idade Média”.
Nunca vi tanta bobagem, superficiadade e generalidade numa frase!!!
Espiritismo científico?
Para se ter um “espiritismo científico”, primeiro tem que provar que esse blá-blá-blá de “alma” ou “espírito” existe.
a Torá não fala em “alma”, tem o “sopro da vida”.
“alma” é da filosofia grega, porque se tudo é feito de terra, ar, fogo e água, porque algumas coisas tem vida e outras não?
Porque algumas teriam “alma”, que vem da palavra latina “anima”, “que dá vida”.
Mas tudo isso é blá-blá-blá de filósofo grego, sem prova nenhuma.
Provem.
Falta de criatividade. 🙂
Falta de criatividade. 🙂
sobre o texto
Depois de ler com mais atenção o texto vejo que se trata de um show de sofismas e falácias. Muito dificil comentar pois consegue a proeza da falta de rigor cientifico, filosófico e religioso.
Dois problemas apenas
Usar a bíblia, que é um livro sabidamente editado, vindo de varias fontes e com propósito especifico
E
Acreditar que a figura de Jesus existiu, não reconhecendo que foi uma invenção de Constantino para controlar o povo por volta do século IV (Flavio Josefo, único historiador que citaria Jesus, não o fez – o texto foi inserido depois pois um historiador não cristão jamais definiria alguem histórico com termos como “messias”)
Tirando isso a doutrina espirita é infinitamente superior aos neopentecostais, evangélicos da esquizofrenia do pecado e demais supostos seguidores de Cristo, fundamentalistas religiosos que se acham certos em tudo, no direito de exterminar quem não concorde e usar quaisquer meios possíveis para atingir esses objetivos
Ah, e não pedem dinheiro nas sessões.
Pra qualquer matéria ser
Pra qualquer matéria ser considerada científica, tem que fazer uso do método científico, tem que se basear em fatos verificáveis em experiências repoduzíveis por equipes científicas independentes. Se não utilizar o método científico não é científico, por mais que se tenha simpatía pela teoria.
Espiritismo: é religião sim.
Kardec afirmou: “a própria religião é inseparável do culto”, para dizer que o espiritismo não é religião. Quanta dissimulação, pois hoje no Brasil o espiritismo é religião sim. Senão vejamos:
1°) possui livro sagrado – O Evangelho segundo o espiirtismo: assim como os cristãos e judeus tem a Bíblia e os muçulmanos têm o Alcorão;
2°) tem sacerdote – os mediuns: assim como os católicos têm os padres, os protestantes têm os pastores e o judeus têm os rabinos;
3°) tem igrejas (prédios) – os centros espíritas: assim como os católicos têm as catedrais e os protestantes têm seus templos;
4º) possui culto – os encontros matinais nos centros espíritos são cultos: como a missa católica e o culto evangelico, embora com caracteristicas diferentes;
5°) é religare dada por revelação – mediuns são mensageiros de espíritos avançados: assim como os santos são alçados a Jeová, e os pastores recebem revelações jeovaninas;
6º) possui doutrina – inúmeros livros de espiritas mediuns – assim como São Tomás de Aquino escreveu a Suma Teológica, Lutero escreveu Tratado sobre a Liberdade cristã, e Calvino escreveu A Instituição da Religão Cristá;
7°) possui fieis – espiriticas como Marcos Villas-Bôas, que também é pregador/evangilazador da doutrina, disfarçado de cientista e filósofo.
LIVRO ESPÍRITA TÍTULO: A
LIVRO ESPÍRITA TÍTULO: A GRANDE SÍNTESE
CAP 1 . CIÊNCIA E RAZÃO – O ESPÍRITO começa assim ” AQUI FALO À INTELIGÊNCIA, Á RAZÃO CÉTICA, À CIÊNCIA SEM FÉ…” isto é para os que não tem fé ou incapacidade de orientação para compreender. Para eles estes caminhos, feitos de ousadias e POTÊNCIA DE PENSAMENTO.
Se negam o mundo espiritual e seus habitantes interagindo de maneira ininterrupta com os encarnados e reencarnação apenas por ORGULHO, por acharem que foram criados tendo direitos acima dos demais ou por não admitir uma Inteligência Suprema criadora do Universo que esta acima deles, faltará a eles HUMILDADE, a capacidade de ver as coisas como são e então a POTÊNCIA DE PENSAMENTO. Que diz que se o Universo for apenas o meu CONCEBÍVEL, e ele já provou que não é ao longo das eras, quão medíocre ele seria.
Potência: apropriação indevida!
O conceito potência é de Aristóteles, está na Metafísica!
A potência precede o ato, e depende de matéria, afirma Aristóteles.
Faculdade de pensar
Faculdade de pensar dependendo de matéria. Cara que que isso.
Pseudociência espírita
Kardec criou o espiritismo porque “espíritos falavam” com as pessoas usando mesas girantes.
As falácias e a desonestidade intelectual são típicas dos propagadores de negacionismos, pseudociências e pós-verdades. O autor do post seleciona suas “fontes”, obviamente publicadas pela federação espírita. São tão dignas de crédito quanto as dos católicos sobre milagres de seus santos.
– Pseudociência
Hansson, Sven Ove, “Science and Pseudo-Science”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.), forthcoming URL = <https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/pseudo-science/>.
– Pseudociência espírita
PAULO, M.; BUENO, D. O.; KOTZ, F. T. O ESPIRITISMO KARDECISTA E SUA BUSCA DE AUTOLEGITIMAÇÃO POR MEIO DO (PARA)CIENTIFICISMO. Anais do XIV Simpósio Nacional da ABHR Juiz de Fora, MG, 15 a 17 de abril de 2015. p. 1813–1826.
HESS, D. Religion, Heterodox Science and Brazilian Culture. Social Studies of Science, v. 17, n. 3, p. 465–477, 1987.
Ajudando os ignorantes
Para o pessoal que comenta aí cheio de ódio e que, claramente, não sabe nada da teoria, nem da experimentação da Ciência Espírita, pois nunca frequentou, por exemplo, sequer uma reunião mediúnica, vou colocar aqui três vídeos bem didáticos, que podem ajudá-los:
https://www.youtube.com/watch?v=4JxukHvGVzE&t=1203s
https://www.youtube.com/watch?v=q-OE6hL8SKA&t=2843s
https://www.youtube.com/watch?v=3iLwUxdeF4w