A democracia na Venezuela está ameaçada?, por Ignacio Ramonet

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Luciano Prado

Os golpistas de sempre com os “apoios” de sempre

da Folha

IGNACIO RAMONET

A democracia na Venezuela está ameaçada?

NÃO

Técnicas de manual

A Venezuela passou por quatro eleições decisivas recentemente: duas votações presidenciais, uma para governos estaduais e uma para prefeituras. Todas foram vencidas pelo bloco da revolução bolivariana. Nenhum dos resultados foi impugnado pelas missões internacionais de observação eleitoral.

A votação mais recente aconteceu apenas dois meses atrás e resultou em clara vitória para os chavistas. Desde que Hugo Chávez assumiu a Presidência, em 1999, todas as eleições demonstram que, sociologicamente, o apoio à revolução bolivariana é majoritário no país.

Na América Latina, Chávez foi o primeiro líder progressista –desde Salvador Allende– a apostar na via democrática para chegar ao poder. Não é possível compreender o que é o chavismo se não for levado em conta o seu caráter profundamente democrático. A aposta de Chávez, ontem, e a de Nicolás Maduro, hoje, é o socialismo democrático. Uma democracia não só eleitoral. Também econômica, social, cultural…

Em 15 anos, o chavismo conferiu a milhões de pessoas que não tinham documentos de identidade por serem pobres a situação de cidadãos e permitiu que votassem. Dedicou mais de 42% do Orçamento do Estado aos investimentos sociais. Tirou 5 milhões de pessoas da pobreza. Reduziu a mortalidade infantil. Erradicou o analfabetismo. Multiplicou por cinco o número de professores nas escolas públicas (de 65 mil a 350 mil). Criou 11 novas universidades. Concedeu aposentadorias a todos os trabalhadores (mesmo os informais). Isso explica o apoio popular de que Chávez sempre desfrutou e as recentes vitórias eleitorais de Nicolás Maduro.

Por que, então, os protestos? Não nos esqueçamos de que a Venezuela chavista –por possuir as maiores reservas mundiais de hidrocarbonetos– sempre foi (e será) objeto de tentativas de desestabilização e de campanhas de mídia sistematicamente hostis.

Apesar de se haver unido sob a liderança de Henrique Capriles, a oposição perdeu quatro eleições consecutivas. Diante desse fracasso, sua facção mais direitista, ligada aos Estados Unidos e liderada pelo golpista Leopoldo López, aposta agora em um “golpe de Estado lento”. E aplica as técnicas do manual quanto a isso.

Na primeira fase: 1. Criar descontentamento ao tirar do mercado produtos de primeira necessidade. 2. Fazer crer na “incompetência” do governo. 3. Fomentar manifestações de descontentamento. E 4. Intensificar a perseguição pela mídia.

A partir de 12 de fevereiro, os extremistas ingressaram na segunda fase: 1. Utilizar o descontentamento de um grupo social (uma minoria de estudantes) a fim de provocar protestos violentos e detenções. 2. Montar “manifestações de solidariedade” aos detidos. 3. Introduzir entre os manifestantes pistoleiros com a missão de provocar vítimas de ambos os lados (a análise balística determinou que os disparos que mataram o estudante Bassil Alejandro Dacosta e o chavista Juan Montoya, em 12 de fevereiro, em Caracas, foram feitos com a mesma arma, uma Glock calibre 9 mm). 4. Ampliar os protestos e seu nível de violência. 5. Redobrar a ofensiva da mídia, com apoio das redes sociais, contra a “repressão” do governo. 6. Conseguir que as “grandes instituições humanitárias” condenem o governo por “uso desmedido da violência”. 7. Conseguir que “governos amigos” façam “advertências” às autoridades locais.

É nesta etapa que estamos.

Portanto, a democracia venezuelana está ameaçada? Só se for, uma vez mais, pelos golpistas de sempre.

IGNACIO RAMONET, 70, é diretor do jornal “Le Monde Diplomatique” em sua versão espanhola e autor de “Fidel Castro: Biografia a Duas Vozes” e “Hugo Chávez, Minha Primeira Vida”, que será lançado em maio no Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Itamaraty

    e o Brasil,

    apóia a contento a democracia bolivariana da Venezuela?

    o que o governo do Brasil está fazendo para aprender com os fatos ocorridos na Venezuela?

    quando teremos uma Telesur (tv) ?

    quando se implantará aqui o sistema de votação da Venezuela (o melhor do mundo)?

     

     

  2. Eleições por si só não

    Eleições por si só não garantem democracia. Beneito Mussolini foi legalmente eleito Primeiro Ministro da italia em 31 de outubro de 1922 e tranformou-se depois em ditador. Adolf Hitler foi eleito legalmente dentro da Constituição de Weimar Chanceler da Alemanha em 30 de janeiro de 1933 e virou ditador. Getulio Vargas foi eleito Prsidente da Republica legalmente no ambito da Constituinte deruvada da Revolução de 30, em 17 de julho de 1933, com 70,58% dos votos, depois virou ditador.

    Maduro pode-se se manter no poder graças ao apoio do Exercito e das milicias fortemente armadas, inclusive com carros blindados e da policia secreta cubana na Venezuela, mais de 30 mil  mas nada disso evitará o afundamento da economia venezuela, manter-se-á assim o CHAVISNO NA RUINA ECONOMICA. Bashar Assad apos dois anos de guerra civil continua se mantendo no poder e está progamando sua reeleição. Maduro poderá se manter no poder sobre as ruinas

    de um Pais outrora prospero. Terá sempre o apoio de intelectuais de esquerda como Rouanet e muitos outros.

    1. Tanto Mussoilini quanto

      Tanto Mussoilini quanto Hitler chegaram ao poder por meio de acordos palacianos, Mussolini militava com suas marchas fascistas, como faz(e sempre fez)a direita brasileira, Hitler chegou à chancelaria quando o partido nazista já estava em decadência, e os conservadores procuraram um acordo porque temiam o crescimento dos socialistas nas eleições.

      Em ambos os casos, só mesmo o historiador de botequim para dizer que o autoritarismo em Itália e Alemanha da década de 20 foi culpa da “Democracia”: a República de Weimar nasce da derrota alemã na Primeira Guerra, uma Alemanha arrasada pelos encargos impostos pelo Tratado de Versalhes e que nunca teve qualquer prática democrática. A Itália pior ainda, um reino nada democrático e dividido desde a unificação.

      Maduro e o chavismo se mantêm no poder graças suas vitórias no jogo democrático, para o horror de defensores de ditaduras como Motta Araújo, que não acredita serem certos “povos inferiores” aptos para a Democracia, devendo apenas ele(que, por motivo incompreensível, se julga intelectualmente superior)e seus “iguais”, aquele pessoalzinho que marcha pela Avenida Paulista pedindo a remoção de certos tipos de pessoas.

      1. Republica de Weimar “”que

        Republica de Weimar “”que nunca teve uma pratica democratica”

         

        http://en.wikipedia.org/wiki/German_federal_election,_1920

        Uma das mais vigorosas democracias do periodo imediatamente posterior à Primeira Guerra. Foi um perido curto, 12 anos

        mas vibrante com grandes nomes disputando eleições, um Presidente socialista historico, Friedrich Ebert, nomes de alta expressão como Gustav Streseman e Walther Rathenau. O fato de que uma democracia vigorosa pode descambar para o autoritarismo é exatamente a tese que expus em meu comentario.

        1. Repetir meu comentário:
          “a

          Repetir meu comentário:

          “a República de Weimar nasce da derrota alemã na Primeira Guerra, uma Alemanha arrasada pelos encargos impostos pelo Tratado de Versalhes e que nunca teve qualquer prática democrática.”

          A ALEMANHA nunca teve qualquer prática democrática até o surgimento da República de Weimar.

          Agora Motta Araújo pode incluir o analfabetismo funcional a sua já monstruosa ignorância, não consegue nem entender o que diz uma simples frase. Ou pode ter sido mais uma de suas frequentes distorções desonestas, prática habitual no arsenal de desonestidade intelectual de Araújo, que simplesmente não consegue agir de boa-fé, nem por um segundo que seja.

          Além disso, bom ressaltar a mais completa debilidade institucional da República de Weimar(que o historiador de botequim exalta como “democracia vibrante”), herdeira das instituições autoritárias do Império alemão, economicamente destruída pelo ônus imposto pelo Tratado de Versalhes, radicalemnte fragmentada por movimentos radicais da esquerda – inspirados pela revolução boçchevique – e da direita espartana, que se valiam de assassinatos e violência como arma política, exemplo da “democracia vigorosa” segundo o historiador de botequim.

        2. Não se pode deixar passar

          Não se pode deixar passar batido, também, o fato de Motta Araújo citar o Partido Nazista – com seus grupos paramilitares – como exemplo de prática democrática, o que é bastante ilustrativo do que o historiador de botequim entende por “democracia vigorosa”.

  3. Venezuela

    Estou preocupado com a situação da Venezuela, que reflete em toda a américa latina. Num momento tão interessante, que estamos passando, de váiros governos progressistas estamos carecendo de uma liderança que una essas forças na defesa da Venezuela, contra o retrocesso e contra o EUA., que certa mente financiam a oposição. No Brasil, não vejo manifestações significativas dos partidos de esquerda  dos movimentos sociais.

     

     

     

  4. Maduro é um boçal novidade

    Maduro é um boçal novidade nenhuma nisso

    A unica informaçao boa é qeu o Chavismo se auto destruira pois a Venezuela ira cair de podre, como foi com a Russia e o leste Europeu

    A China estuprou o marxismo para poder ter dinheiro e ser o que é hoje

    Somente os ridiculos de sempre apoia esse palhaço do Maduro

    Aqui como sempre foi nao ha classe politica digna desse nome em nenhum pais mas o Chavismo vem para mostrar que nada é tao ruim que nao possa piorar

    Dar saude , educaçao, segurança para a populaçao ( ainda que com medicos cubanos ) nao tem relaçao alguma com as DEMENCIAS do finado militar golpista chamado de Chavez ou desse tal de Maduro

    Mas como o negocioé o poder, os caras vao solapando tudo e todos para se manter por lá

    Triste ver como a maldiçao do populismo é o karma latino americano, esses esquerdoides adora um militar fardado para chamar de comandante…rs

    Poderiam fazer tudo o que fizeram de bom na Venezuela ( missoes sociais ) e ainda manter o pais com instituiçoes fortes, e confiança juridica

    Mas como todo totalitario nao admitem contraditorio, ou esta com eles ou contra eles entao fizeram o pais rachar no meio diante das suas demencias

    A esquerdalha do Brasil que sempre adorou uma ditadura mas nao tem a decencia de admitir isso, vive sonhando com essa maldiçao sendo adotada aqui…

    rs

        1. Pois é, e melhorou – e muito

          Pois é, e melhorou – e muito – o IDH. Explica isso pra gente, comoa  melhora do IDH foi ruim para a Venezuela.

          Vamos aguardar.

  5. Ditadura

     como se o fato de ter avanço social no país justificasse uma Ditadura… e também, como se eleição fosse sinônimo de Democracia… em tempo: hitler também chegou ao governo por eleição.

    Você sabia que já foi inventado o Twitter? Então? Consulte as timelines:

    https://twitter.com/AnonymousVene10

    https://twitter.com/Laxipox

    https://twitter.com/Anonopvzla

    https://twitter.com/AnonymousVENEZL

    https://twitter.com/AnonsVenezuela

    Será que todos os Anonymous agora são agentes da grande mídia golpista?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador