Revista GGN

Assine

A ditadura ataca agora a UFMG, por Luis Nassif

A notícia, agora de manhã, de que a Polícia Federal invadiu a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) levando em condução coercitiva o reitor e a vice-reitora, em uma operação sintomaticamente denominado de “Esperança Equilibrista”, comprova o avanço político do estado de exceção.

A operação visa apurar desvios no Memorial da Anistia, construído pela UFMG.

Assim como no caso da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) repete-se a combinação de PF, Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Há anos o Memorial padece de problemas burocráticos.

Problemas administrativos, que demandam análises administrativas, são transformados em casos policiais, para que se infunda o terror nas universidades, último reduto da liberdade de pensamento no país, depois que a Lava Jato se incumbiu de desmontar o PT e a reforma trabalhista investiu contra as centrais sindicais.

A história do Memorial é bonita.

Todo o país que passou por ditaduras tem movimentos emblemáticos representando a luta contra a repressão. O Brasil teve mais de 50 mil pessoas anistiadas, reconhecidas como perseguidas pela ditadura e não tinha nenhum monumento.

A Comissão de Anistia, quase dez anos atrás, lançou o projeto de Memorial da Anistia, com verbas do Ministério da Justiça e parceria com UFMG. A ideia seria reformar o Coleginho e ali fazer uma exposição permanente. E, ao lado, um prédio para ser o acervo da Comissão de Anistia.

Os problemas ocorreram quando se analisaram as condições do Coleginho, cuja estrutura, antiga, não suportaria as reformas. Foi planejado, então, a construção de um prédio ao lado, que abrigaria o acervo e a própria Comissão de Anistia.

Os valores, de R$ 19 milhões, eram perfeitamente compatíveis com a nova estrutura proposta. Foram abertas três sindicâncias, no Ministério da Justiça, do Ministério Público Federal e na própria UFMG apenas para apurar se houve imperícia no projeto para o Coleginho, que não levou em conta suas condições.

Com o impeachment, não houve sequer nomeação do novo presidente da Comissão de Anistia, e as obras foram paralisadas.

Este ano, foi realizada uma audiência pública em Belo Horizonte, na qual se solicitou à UFMG que terminasse o projeto. E foi recusado pela óbvia falta de verbas que assola as universidades federais.

A invasão da UFMG e a condução coercitiva de oito pessoas mostram três coisas.

A primeira, é que não há um fato apurado e um suspeito preso. Monta-se o velho circo de prender várias pessoas, infundir terror na comunidade, e obter confissões sabe-se lá por quais métodos. A segunda é que a morte do reitor da UFSC não mudou em nada os procedimento.

Têm-se uma PF incapaz de solucionar o caso do helicóptero transportando 500 quilos de cocaína, soltando o piloto e liberando o veículo em prazo recorde e, agora, a investida política contra a segunda universidade. A terceira, é que o nome dado à operação – “Esperança Equilibrista” – é claramente uma provocação aos setores de direitos humanos.

Esse monstro está sendo diretamente alimentado pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que se transformou no principal inspirador da segunda onda repressiva dos filhotes da Lava Jato.

Vamos ver quem são as vozes que se levantarão para denunciar mais esse ataque.

A força policial invadiu a sala da vice-reitora. Quando outros professores chegaram lá, aboletada na cadeira da vice-reitora estava uma corregedora da CGU, como se fosse a nova dona do pedaço.

Faltou uma foto para documentar a extensão do arbítrio.

 

Média: 4.6 (41 votos)
85 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

3 MEDIDAS PROFILÁTICAS.  NÃO

3 MEDIDAS PROFILÁTICAS.  NÃO AO FASCISMO, MALOCADOS ONDE ESTIVEREM.

São 3 as primeiras providências a serem adotadas no pós redemocratização (sem que isso represente excluir inúmeras outras medidas necessárias) logo seja empossado o presidente eleito em 2018.

1) Indicação de um Diretor Geral para a PF limpo de inclinação fascista. E, como tarefa primeva deverá cumprir rigorosa limpeza (prolaxia) com o afastamento sumário dos fascistas tucanos, enquistados nos quadros superiores  da coorporação PF. O que a tem tornando uma verdadeira milícia SS, no pós golpe de 2016. Se já não suplantou o golpe de 64.

2) Remoção, após rigorosa e profunda investigação. Cumprido o devido processo legal. Identificados, procede-se a imediata expulção dos militantes políticos, e dos agentes infiltrados, à soldo da CIA. Urge realizar a mais completa extinção de acordos e quaisquer laços com agências de espionagem dos USA, Israel, Inglaterra, ou seja qualquer outro país estrangeiro. Não podemos continuar subalternos a fdp nenhum, seja da porra que for.

3) Outra providência importante e urgente, embora, aparente enganoso aspecto prosaico. Zerar. abolindo imediatamente o uniforme nazi-fascista negro SS, tão ao gosto do juizeco moro. A nova Polícia Federal será dotada de uniformes na cor magenta, na tonalidade conhecida popularmente como Rosa-choque. Quem não gostar, esteja à vontade para se dedicar a outra atividade. Ao menos, nos livramos dos machões (inrustidos) ganhando uma Polícia Federal mais inteligente e civilizada.

Orlando

Seu voto: Nenhum

o judiciário,...

... o poder mais corrupto da República, propiciando aos golpistas de 2016, o gostinho de 1964, ...  mas,  amanhã vai ser outro dia e, apesar deles, ...  é inevitável a volta do cipó de aroeira no lombo  de quem mandou dá ! ....

e o preço que o país e essa cambada de imbecis, vão pagar .... é muito caro !

Seu voto: Nenhum (1 voto)

pacoandrade

imagem de Marcos K
Marcos K

Não sei se alguém já

Não sei se alguém já escreveu, mas pra mim o objetivo é claro: criminalizar a universidade pública com objetivo de privatizá-la.

Mas fica a pergunta: a classe de merda, ops, média, não queria "educação padrão FIFA"? Ver o filhinho frequentar uma federal é o sonho da classe de merda, ops, média, mas depois da "deforma" do Ensino Médio e da destruição das federais o que poderá comprar quem não tem grana? Talvez uns trocados para comprar o pacote para o próximo Campeonato Brasileiro de Futebol, que é outro dos sonhos da classe de merda, ops, média.

Vão levar mais uma gostosa enrabada.

Como disse Jessé de Souza: são feitos de imbecis e ainda aplaudem...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Chocada. Estado de exceção.

Chocada. Estado de exceção. Ditadura da Polícia Federal + Judiciário

Seu voto: Nenhum

Kaelly

A movimentação, o gestual de

A movimentação, o gestual de pfs exibindo armas de guerra e os uniformes de marines americanos na invasão ao Iraque é uma amostra triste da situação a que chegou este pais sob a ditadura da quadrilha Temer

Seu voto: Nenhum (2 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Nelson Achcar
Nelson Achcar

A ditadura ataca a UFMG

Faltou explicar porque " o ministro Barroso é diretamente responsável por esse monstro" .

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A ditadura ataca agora a UFMG

ou entendemos de uma vez por todas que estamos numa guerra. e que estamos perdendo. ou continuamos a esperar o salvador que surgirá nas eleições de 2018. e de arbitrariedade em arbitrariedade, chegará aquela manhã em que o bonde da PF invadirá os blogs e a web, para nos conduzir coercitivamente a todos, com transmissão on-line pelo YouTube.

-> A operação visa apurar desvios no Memorial da Anistia, construído pela UFMG.

justamente aquela maldita Anistia que inocentou os torturadores. em 13 anos o Lulismo jamais cogitou um referendo revogatório para corrigir esta excrescência. e foi justo em cima do pretexto do Memorial que os fascistas atacaram mais uma vez, numa vingança para que nunca seus crimes sejam sequer lembrados.

estamos lidando com fascistas torturadores. psicopatas que a simples menção de possibilidade de praticarem tortura já lhes basta para terem ejaculações. e não vai ser com tapinhas nas costas e cochichos ao pé de ouvido que serão derrotados.

->  A segunda é que a morte do reitor da UFSC não mudou em nada os procedimento.

e nem poderia mudar. houve greve nas universidades federais? o conjunto dos reitores teve reação compatível com a gravidade do fato?

e aqui podem indagar: mas o que se esperaria que fizessem? resposta: o impossível e mais um pouco. caso não queiram ter o mesmo destino do reitor de SC, como agora está esclarecido.

a origem da propagação das "coercitivas" deve ser buscada em 04/03/2016, quando Lulinha Paz e Amor prometera correr o Brasil após seu seqüestro. se o tivesse feito, e seus apoiadores o tivessem cobrado, jamais teria acontecido o golpe do impeachment.

não esqueceremos. não teremos misericórdia.

se aquele que é tido como a maior liderança não luta, e ainda convence os demais a também não lutarem, nossa sentença de morte acaba sendo assinada por nós mesmos.

-> Têm-se uma PF incapaz de solucionar o caso do helicóptero transportando 500 quilos de cocaína, soltando o piloto e liberando o veículo em prazo recorde

o governador de Minas, Fernando Pimentécio do PT, prometera fazer uma devassa nas administrações anteriores de Anastasia e Aécio, do PSDB. o que fez até agora? nada! o mesmo que a PF fez com o helicoca: liberou geral.

o pior inimigo é aquele ao nosso lado.

não vai ser nenhum São Lula quem irá nos proteger. ou somos capazes de proteger a nós mesmos e uns protegerem os outros, ou os fascistas vão nos caçar a pauladas em nossas casas e na web.

podem estar certos disto.

.

Seu voto: Nenhum
imagem de Serralheiro 70
Serralheiro 70

Obscurantismo da ma( ca )rena!

Putz,isto pega. Também a PF não está se pautando pelo bem comum. Assim qualquer oportunista passa ser líder da instituição . Prefiro o ritmo caribenho.

Seu voto: Nenhum
imagem de j.marcelo
j.marcelo

A época nazista muitas

A época nazista muitas pessoas foram presas com acusações estapafúrdias e cito o advogado alemão Hans Liten,uma comissão Londrina foi pedir sua libertação e o regime de exceção nazista não cedeu dizendo q ele era um comunista perigoso(não era)fora q os Nazistas queimaram todos os livros e Goebells disse estaparfurdiamente"A era do exagerado intelectualismo judeu chegou ao fim"(pasmem e tá gravado,assistam Hitler on trial no Netflix!)estamos a um passo da loucura aqui no Brasil !

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de João Melão
João Melão

Gastar 4 milhões pra

Gastar 4 milhões pra pesquisar o que já se sabe e mesmo já sabendo não conseguem entregar o combinado, e depois dizer que as univerisdades estão sucateadas... Sim, acho que tão sucateadas mesmo. 4 milhões pra descobrirem de novo que pessoas foram perseguidas e torturadas na ditadura. Se não houver desvio, por si só já acho isso uma aberração. Enfim, acho que dava pra gastar melhor esse dinheiro.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Ditadura judicial

Essa operação ridícula foi desencadeada uma semana antes do lançamento do relatório final da Comissão da Verdade, provavelmente, como forma de ameaça e contra-ataque dos setores fascistas e retrógrados do Poder Judiciário, incluindo o STF, a PF e a corregedora golpistas.

O relatório contém milhares de informações sobre os crimes hediondos cometidos por militares fascistas que acenderam ao poder na ditadura militar e que nunca responderam pelas consequências de seus atos perante a sociedade brasileira.

Os militares de ontem e os atuais promotores do ódio, que mataram o reitor UFSC e invadiram a UFMG, hoje são a vergonha da pátria. Todos têm um traço em comum: temem o saber, o conhecimento e a verdade. Por isso, por horror à luz, violentam os espaços, as mulheres e os homens que pensam e fazem a educação brasileira.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

imagem de observador1
observador1

"Esperança Equilibrista" em Queda Coercitiva

Nassif, além de Luiz Roberto Barroso, temos no STF um ex-ministro da Justiça temerista que, como você lembra no comentário das 13h39, praticamente extinguiu a Comissão da Anistia e paralisou a construção do Memorial. Alexandre Morais, como ex-secretário da Segurança paulista, é a personificação viva do DOI-CODI/DEOPS e Esquadrão da Morte paulistas - célula mater ou braço carrasco-torturador da ditadura de 64 ora rediviva por outro ex-secretário de Segurança paulista daquela época, Michel Temer. Com esse trio no poder, a atual ditadura não vai repetir o erro dos militares ao manter de pé ou mesmo cambaleante a Universidade no país, pois nela se refugiaram os oponentes ao regime fardado ora togado. Muito menos viabilizar a única medida de Lula/Dilma destinada a marcar o golpe de 64 como nefasto à Nação brasileira, que veio a ser a Comissão de Anistia e as tardias obras de edificação de um Memorial dedicado à lembrança dos milhares de jovens que foram reprimidos, presos, torturados ou mortos pelos inimigos da democracia brasileira, que seria construído em MG simplesmente devido ao fato de que cá em SP ainda perdurava e perdura o mesmo Governo estadual que amparava e ampara o nazifascismo ditatorial. Aqui, o desmantelamento da USP/UNICAMP/FAPESP e demais instituições universitárias já ocorreu, como comprova a absoluta inação do que resta dessas instituições diante do golpe em curso, como comprova o fato de nossa antes aguerrida juventude estudantil ser representada hoje em dia pelo mercenário MBL e o professorado, por excrescências como a professora Janaína Paschoal. Como comprova o fato de Haddad ter sido derrotado por Dória graças à denúncia, 48 horas antes da eleição, de que ele era corrupto além de comunista (um qualificativo que ainda guarda em SP o peso sinistro dos tempos da Guerra Fria, quando era impensável supor que a Rússia acabaria sendo acusada, como agora, de influir democratica ou capitalistamente até na última eleição presidencial norteamericana...). Haddad foi inocentado logo após o pleito, nem a PF e muito menos lavajatos se dignaram a explicar a injúria-infâmia-calúnia que causou sua derrota, e agora repetem tudo. Mesmo sendo responsáveis pela paralisação das obras do Memorial, acusam a Fapesp mineira e a UFMG de malversar ou roubar entre R$ 19 e 4 milhões, pouco importando se a denúncia provêm de um governante comprovadamente corrupto, que teve de comprar o Congresso Nacional com dinheiro público para não ser deposto da Presidência da República e do comando dessa mesma PF. Enquanto isso, na TV, a réplica da Junta Militar de 64 - que há 53 anos monopolizava o rádio e a mídia impressa com demonstrações de poder - que vem a ser o STF, ocupa a maior parte dessa quarta-feira com sessão de auto-empoderamento dos ditadores togados, em que sob o pretexto de discutir imunidade de parlamentares estaduais encenam a existência de Justiça e Democracia nestas plagas. Ou seja, Maria Inês Nassif está coberta de razão, não dá mais para contemporizar ou fazer de conta que está tudo bem. Desde já, é preciso desmascarar-desmentir ou reagirmos e radicalizarmos esse teatrinho farsesco que está em cartaz desde que Dilma levou um tombo e deixou a Nação se equilibrando no alto de uma escada sem escora, o que deve ter influenciado a PF a batizar a manobra em andamento de "Esperança Equilibrista", prenunciando sua queda, nossa queda coercitiva. Basta, antes radicais livres que submissos sob coerção ou coniventes por omissão!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Cristiane N. Vieira
Cristiane N. Vieira

Ser forte na fraqueza (Mateus)

Nassif, preciso, informativo, perpicaz, claro e corajoso na análise e posicionamento editorial. E a maioria dos comentários, vozes que complementam e enriquecem a discussão.

Concordo com muito do que foi dito por jornalista e comentaristas, em especial sobre a simbologia cínica do ato e a necessidade de mobilização coesa das universidades públicas sob ataque.
Discordo de quem maliciosamente associa a defesa da resistência pacífica à passividade e sugere que só com violência pode-se contrapor as ondas repressivas nessa blitzkrieg tupiniquim que é o modus operandi do golpe em curso (ver análises da presidenta Dilma Rousseff sobre as fases do golpe e da professora Marilena Chaui em http://www.nocaute.blog.br/brasil/exclusivo-marilena-chaui-fala-da-nova-classe-trabalhadora.html)

Quem o faz não aprendeu nada com o caso do Egito da primavera árabe ou com as manifestações no Brasil em 2013.

Durante este ano tivemos inúmeras provas de que, quando a sociedade se aglutina e se mobiliza de maneira permanente e consistente e age, os golpistas recuam. E é isso que continua faltando – que permitiu o golpe e não nos permite sair dele –, mobilização permanente e consistente, setorial e conjunta. Mas parece que estão todos cansados ou descrentes de que a ação coletiva não violenta, engajada e continuada é o caminho, ou de que é preciso encontrar coletivamente os melhores caminhos, em ato e discurso.

Estamos em muitas disputas simultâneas que se cruzam e reforçam – o capitalismo transnacional em crise e recrudescimento que deforma a reconfiguração do mundo do trabalho e seus sentidos (em especial o da educação, e considero excelentes os comentários que apontaram nesse caso para a subliminar pauta da sua privatização e da necessidade de as instituições repensarem seu papel como formadoras de opressores *), o cenário invisibilizado da crise ambiental divulgada e assumida como incidental quando é estrutural e vinculante, e nosso trabalho coletivo, instável e inevitável de construção de uma nação autônoma e um povo livre e responsável – e não acho que devemos assumir o discurso e as práticas e estratégias de guerra, em especial aquelas primitivas do tacape e do puxa-cabelo e suas congêneres, como, por exemplo, nos ataques terroristas e na violência sistêmica que têm invadido escolas e universidades (professores e alunos que são agredidos fisica e mutuamente ou ameaçados, alunos e funcionários que promovem ações violentas localizadas e traumatizantes, a repressão policial interna e externa que intimida e fratura o espaço e as relações em lugar de exercício da aprendizagem, da convivência e da emancipação). As tramas sórdidas da desigualdade e da opressão requerem mais de nós e nessa resposta podemos e devemos aprender a construir a resistência inteligente que desfaz muitas amarras e de fato pode apontar as saídas virtuosas dessa encrenca, ou ao menos alterar significativamente algumas relações de força e poder. Como essas disputas não se resolvem de maneira definitiva a curto ou médio prazo, se não tivermos a paciência e a persistência estratégicas na resistência antigolpista e progressista estaremos fadados ao papel de oprimidos ressentidos e impotentes, ou desempoderados, que alimentam insidiosamente aquilo que vociferam combater.


Como numa infecção oportunista, esses ataques fascistas às universidades públicas são tanto um sintoma de sua importância como lugar de resistência qualificada a ser desmobilizado como de que sua imunidade institucional e capacidade de (auto) defesa estão fragilizados e de que representam uma presa fácil e estratégica para o avanço do golpe. Nenhuma novidade, parece que o mesmo foi feito de maneira mais acintosa durante do golpe militar de 1964-1985 e na preparação social e política para a deflagração do golpe 2016-curso, do que os casos em análise são a consequência lógica e prevista mas sem a articulação prévia de seu enfrentamento, o que é, assim como em relação ao golpe, razão de sua ocorrência e meios de sua erradicação, objeto de perplexidade, dissonâncias analíticas e estratégicas, dispersão de reações e paralisia intermitente das vontades e ações coletivas.

A caixa de Pandora e suas vinganças não vão se esgotar tão cedo, e tempos difíceis requerem antes de mais nada resistência ao desespero, e solidariedade.


 


 


 

[https://www.youtube.com/watch?v=dAcsFpc38CY]


 


 

* pensei nessa incoerência ontem quando vi a notícia de uma rede privada de ensino superior que demitiu 1200 profissionais para recontratá-los sob as novas regras de precarização do trabalho, chamada de reforma: como podem os profissionais que formam pessoas geralmente para o mercado do trabalho – a função e propaganda dessas instituições – não conseguirem sequer garantir a própria autonomia e valorização no tal Mercado? Irônico, patético e simbólico do que é uma sociedade de consumidores e não de cidadãos. Como diz a música na interpretação de Elis: “Mas quem em casa de ferreiro, quem com ferro se fere é burro / Cria fama, deita na cama / Quero ver o berreiro na hora do lobo” (“Vivendo e aprendendo a jogar”). Será que essa passividade, burocratização e contradição também atingiu as universidades públicas?

"Ah! é ótimo / Ter a força de um gigante, mas é uma tirania / Usá-la como um gigante." (Shakespeare)

"A fraqueza da força é só crer na força." (Paul Valéry) (Frases extraídas do livro Dicionário universal Nova Fronteira de Citações, de Paulo Rónai, ed. Nova Fronteira, pág. 381, verbete "força") 
 

SP, 06/12/2017 – 15:59

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Cristiane N. Vieira
Cristiane N. Vieira

vídeos ausentes no comentário

O comentário ficou incompleto. Os vídeos não apareceram e estão reproduzidos abaixo, com seus links correspondentes em caso de nova falha. 

 

link - https://www.youtube.com/watch?v=2VPbat4sVnA

 

link - https://www.youtube.com/watch?v=jN1JVhG9gWs

 

link - https://www.youtube.com/watch?v=dAcsFpc38CY

 

link - https://www.youtube.com/watch?v=9Zastl7DknI

 

 

SP, 06/12/2017 - 18:01

Seu voto: Nenhum
imagem de Antonio - Bahia
Antonio - Bahia

Ataques, desmontes,

sucateamento das Universidades Públicas, onde está a UNE? Já sei. Tornou-se um entidade cartorial e corrompida moralmente que atualmente se limita a reproduzir frases de efeito.

 

Em tempo: o Brasil tem jeito? Na minha opinião, sim. Mas não pela via institucional, mas sim por uma guerra civil.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Paulo C Teixeira
Paulo C Teixeira

Guerra civil?

Pra guerra civil precisaría ter exército, e o que existe tá todo ele do lado de lá.

O que poderia ser nosso foi todo ele expurgado no tempo da ditadura militar.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Não Paulo. Se possível contar

Não Paulo. Se possível contar com alguns, é bom sim. Não é impressindível. Como a muitos parece. Tem  sido assim ao longo da historia das grandes revoltas populares, e, Revoluções. Ali, os exercitos convencionais via de regra, são postos para correr, derrotados por soldados informais e irregulares, usuários de táticas ousadas, inteligentes, e surpreendentes.

Assim, os guerrilheiros do Vitnan puseram pra correr o exercito que se diz o mais poderoso do mundo. E no entanto, apanharam e correram que nem galinhas enxotadas. Mesmo fazendo uso de aronaves sofisticadas, armas químicas, mísseis, bombas, e o diabo. Ainda assim apanharam que nem sacos de pancadas em academia de boxe..

Na verdade Paulo, é na luta adversa que se cria o soldado de fibra. Até as armas, se toma dos soldados mercenários (a soldo), em emboscadas ágeis. Também, tem o efeito deletério que acomete muito generalzinho de merda. O da sabedoria-arrogânte, que redunda na mais vasta ignorância. Os Vietcongs guerreiros irregulares do Vietnan usavam bicicletas. Aqueles eram os seus eficientes "blindados." Imagino o ar de deboche do oficial-coxinha USA quando viu isso pela primeira vez. O imbecil nem se dava conta que estava numa densa floresta, e, os poderosos blindados deles ali, não prestavam pra merda alguma.

Orlando

Seu voto: Nenhum
imagem de Regina Maria de Souza
Regina Maria de Souza

Ataque à UFMG

Não. Era só para meter medo. Soltaram o reitor ao meio dia e meia, segundo o Nocaute do Fernando Morais. Gente, sou idosa mas não quero morrer sob ditadura; prefiro a rua. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Aperfeiçoando a ABIN do general Ariel Himmler Sharon...

Alguém leu o Decreto 9209 assinado pelo golpista salafrário no finalzinho de novembro ?

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ricardo CP
Ricardo CP

Site

Eis o aludido decreto. Aguardo comentários de quem entende.

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9209-27-novembro...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de John Gaunt
John Gaunt

Caríssimos Amigos do

Caríssimos Amigos do Blog, Nada temam, nada temam. É apenas o início de virtuosa campanha do nobre "Ministério da Education", endossada pelo visionário "Governo do Brazil", para re-precificarum dos ativos de maior (ou seria menor) valor, ainda que fundamentalmente intangível, do nosso(sic) nobre país, as nossas IFES. Agora, à valiosa e genial campanha de "Marketing-Reverso" seguirá o esforço de "Modernização-Privatizante" de mais um dos ínclitos setores institucionais Brazileiros, celeiro de Livres-Pensadores,agora tornado mais atraente aos investimentos de nossos parceiros internacionais de toda e primeira hora, que poderão realizar as mais "Hostile Takeovers" de todo esse continente. Tudo, é claro, mediante simbólica contribuição a ser depositada em "highly reputed financial institutions" ora localizadas no estratégico arquipélago das Bahamas, apenas como objeto de "rito-de-passagem". Como é habitual, o "Governo do Brazil" deixa também a disponibilidade para quaisquer eventuais dúvidas acerca da fidelidade canina para com os interesses da coroa (britânica). Nada temam, nada temam, nada como um golpe depois do outro. Forte abraço, Grim Jack.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Alexandre Dimas Machado
Alexandre Dimas Machado

FACISMO ATACA A UFMG

A barbaie dos tempos da ditadura militar volta fortalecida com mil tentáculos como um hida do século XXI travestida de golpe contra a democracia e coloca novamente a elite e seus aceclas tomando o poder a força, acorda brasi desperte gigante, antes que seja tarde demais para despertar vamos nos unir todos os amantes da liberdade, ontem foi a proibição do show de Caetano Veloso no assentamento de sao Bernardo, agora sequestram oito reitores da UFMG coorcitivamente para depoimento sobre suposto fraude na construção do memorial da anistia!
Acorde brasi acordem brasileiros

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de gaúcho
gaúcho

Além de tudo que foi dito não

Além de tudo que foi dito não podemos esquecer que MG é governada pelo PT, alvo preferencial do braço armado do golpe que hoje é encarnado pela PF.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

resposta

Quando em Brasília DF 2015 em férias, em casa um agente da PF amigo de meu irmão, o tal agente nos disse " A Dilma vai passar muito apurada e vai cair, pois, a turma esta´ indo atrás dela com tudo", por turma entendi tudo, a PF, E TODOS OS DEMAIS GOLPISTAS, a PF é notorio que é um dos braços fortes desse golpe.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

resposta

Quando em Brasília DF 2015 em férias, em casa um agente da PF amigo de meu irmão, o tal agente nos disse " A Dilma vai passar muito apurada e vai cair, pois, a turma esta´ indo atrás dela com tudo", por turma entendi tudo, a PF, E TODOS OS DEMAIS GOLPISTAS, a PF é notorio que é um dos braços fortes desse golpe.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Quem eh JECA o bastante pra

Quem eh JECA o bastante pra acreditar nessa "noticia"???????

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Se ve que o amigo anda muito

Se ve que o amigo anda muito distante destes pagos... 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Flics

Bom, se alguém tinha alguma

Bom, se alguém tinha alguma esperança que com a mudança recente no comando da PF houvesse um controle mais efetivo sobre ela de forma a impedir ações como a que aconteceu na UFSC, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Continua tudo na mesma na PF e arrisco a dizer o mesmo da PGR.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Devemos dar um voto de confiança para a nova direção da PF...

Vamos ver ao que ela veio... Afinal de contas, a esperança é a última que morre.

https://jornalggn.com.br/noticia/as-esperancas-com-o-novo-delegado-geral...

PQP! SERÁ QUE AGORA CAI A FICHA? QUEM ACEITA CARGO EM GOVERNO GOLPISTA, GOLPISTA É! NÃO TEM QUE DAR VOTO DE CONFIANÇA PARA ESSES CALHORDAS. O GOLPE NÃO VEIO PARA BRINCAR, VEIO PARA FODER COM O PAÍS DE ALTO A BAIXO. A CANALHA FASCISTA É A CEREJA DO BOLO DO GOLPISMO.

ENQUANTO ISSO, VÃO PASSANDO COM A BOIADA RIO ACIMA.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

De acordo com a noticia do

De acordo com a noticia do EM/Uai, A CUPULA da universidade foi presa.  Aonde a UFMG tem 19 milhoes pra serem "desviados" assim, gente?!

So um idiota acharia que A CUPULA de uma universidade no Brasil desvia 19 milhoes.

A cupula ladra ta em Brasilia.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Cai o rei de EspadasCai o

"Cai o rei de Espadas
Cai o rei de Ouros
Cai o rei de Paus
Cai, não fica nada."

E A DITADURA AVANÇA SOB A COMPLACÊNCIA DE QUEM AINDA TEM VOZ.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Abaixo a ditadura!

Até esse golpe indecente achava que essa expressão estava banida do meu vocabulário. Só que não.

UFMG, presente!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de joao comentarista
joao comentarista

e os "grandes" portais, o que

e os "grandes" portais, o que publicaram até agora? Por quê se calam?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de C.Poivre
C.Poivre

DITADURA MIDIÁTICO-JUDICIAL

Parabéns Nassif por, finalmente, usar o termo correto: DITADURA, é o regime que ora oprime a nação. Não existe meio-termo, saiu do Estado Democrático de Direito é DITADURA:

https://youtu.be/8eWs7h0f4fY

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de celso silva
celso silva

Acordem educadores !!! Esta

Acordem educadores !!!

Esta suposta operação é operação abafa, nada mais. Como lentamente  a sociedade está acordando pro absurdo que fizeram com o Cancelier  e antes que se forma um brado nacional cobrando puniçao pros envolvidos, eles fazem outra pallhaçada pra tentarem justificar o a primeira, que na verdade foi uma grande burrada, pois não contavam com a atitude extema do reitor. Os educadores tem que acordar porque senão daqui a pouco qualquer diretor de colégio de bairro corre o risco de ir pelo mesmo caminho deste coitados humilhados hoje pelo estado de excessão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Serjão
Serjão

Educadores? Vai faltar latinha e papelão

A Estácio de Sá confirmou a demissão de 1,2 mil professores do seu quadro de 10 mil docentes neste mês!

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/12/06/internas_economia,645905/estacio-confirma-demissao-de-1-2-mil-professores-em-todo-o-pais.shtml

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

No caminho de Maiakovski

Tentei enviar antes, mas parece que não consegui. Espero que o site do Nassif não esteja sob ataque.

Repito, com algumas modificações o que não foi possível fazer antes:

O João Saboia Jr. tem razão em lembrar do Maiakovski, embora o poema não seja dela, mas sim de Eduardo Alves da Costa:

Ver em:

http://zonacurva.com.br/maiakovski-quase-rouba-poema-de-escritor-brasileiro/

Na realidade, faz tempo que o mais frágil entre eles roubou um rosa de nosso jardim. Já faz tempo que ultrapassaram todas as cercas e agora dedicam-se a sadicamente pisotear o canteiro de flores.

Hoje, na Folha, mais uma demonstração do clima de rejeição à cultura, à educação, ao saber:

Governo Temer esvazia gênero na base curricular e mistura tema com religião

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/12/1940989-governo-temer-esvazia-genero-na-base-curricular-e-mistura-tema-com-religiao.shtml

Quem tem o saco de acompanhar alguns sites de direita já deve ter tido o desprazer de ler os ataques à suposta infiltração esquerdista nas escolas e nas universidades.

Para essa turma sádica, o ensino, a pesquisa, a educação são "coisa de comunista", ou, na melhor das hipóteses "coisa de esquerdista" ou "coisa de petralha".

Que queiram apagar o sol e viver nas trevas é um problema deles, mas não nos impeçam de abrir as janelas e de acender todas as luzes.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Rei
Rei

Desvio de 4 milhões: 84 policiais, 17 auditores, 19 mandados

A operação da Polícia Federal deve sair mais cara que o valor investigado no desvio... isso se provarem que foi realmente desviado.

Logo em Minas Gerais... terra da Cidade Administrativa que custou bilhões... terra do Helicóptero com 500Kg de Cocaína... terra dos aeroportos em terras de políticos... terra das malas de dinheiro para o ex-governador... 

"a PF informou que 84 policiais, 15 auditores da Controladoria-Geral da União e dois do Tribunal de Contas da União estão cumprindo oito mandados judiciais de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão."

"quase R$ 4 milhões teriam sido desviados por meio de fraudes em pagamentos feitos pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa"

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de CBarros
CBarros

Investimento na Educação

Quem falou que o governo Temer na "Investe" na educação. Olha ai o exemplo. Mais um "investimento".

Seu voto: Nenhum (2 votos)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Juliano Santos

imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

No caminho de Maiakovski

Tentei enviar antes, mas parece que não consegui.

Repito, com algumas modeificações o que não foi possível fazer antes:

O João Saboia Jr. tem razão em lembrar do Maiakovski, embora o poema não seja dela, mas sim de Eduardo Alves da Costa:

Ver em:

http://zonacurva.com.br/maiakovski-quase-rouba-poema-de-escritor-brasileiro/

Na realidade, faz tempo que o mais frágil entre eles roubou um rosa de nosso jardim. Já faz tempo que ultrapassaram todas as cercas e agora dedicam-se a sadicamente pisotear o canteiro de flores.

Hoje, na Folha, mais uma demonstração do clima de rejeição à cultura, à educação, ao saber:

Governo Temer esvazia gênero na base curricular e mistura tema com religião

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/12/1940989-governo-temer-esvazia-genero-na-base-curricular-e-mistura-tema-com-religiao.shtml

Quem tem o saco de acompanhar alguns sites de direita já deve ter tido o desprazer de ler os ataques à suposta infiltração esquerdista nas escolas e nas universidades.

Para essa turma sádica, o ensino, a pesquisa, a educação são "coisa de comunista", ou, na melhor das hipóteses "coisa de esquerdista" ou "coisa de petralha".

Que queiram apagar o sol e viver nas trevas é um problema deles, mas não nos impeçam de abrir as janelas e de acender todas as luzes.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de ADILENE GONÇALVES QUARESMA
ADILENE GONÇALVES QUARESMA

Que justiça é essa!!

E o Aécio, o Renan e mais um monte continuam soltos e com condições de se elegerem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

No caminho de Maiakovski

João Sabóia Jr. tem razão ao lembrar Maiakovski, embora o poema citado seja de Eduardo Alves da Costa, pois faz tempo que o mais frágil entre eles roubou uma flor de nosso jardim.

Agora encontram-se na fase de sadicamente pisotearem o jardim.

Governo Temer esvazia gênero na base curricular e mistura tema com religião

O estudo, a pesquisa, o ensino, a educação é considerada por essa gente como "coisa de comunista" ou na melhor hipótese "coisa de esquerdista".

Quem tem o saco de acompanhar os comentários em sites da direita já teve a oportunidade de ler os ataques à suposta infiltração esquerdista das escolas e universidades.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mara Freitas
Mara Freitas

Sobre o seu artigo

Prezado Dr. Nassif,

Sou uma admiradora do seu trabalho e o considero um dos mais brilhantes economistas do país. Li sua matéria sobre a ação da PF na UFMG. Acerca dele, faço alguns apontamentos:

1 – A composição da chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer foi aprovada durante convenção do Partido dos Trabalhadores. Esse último, por ser tão hábil na articulação política, deveria ter considerado o cenário que vivemos, com um ataque deliberado do PMDB, para tomar o poder. Quem escolheu o PMDB foi o PT. Eles sempre tiveram a opção de não se associar, mas preferiram vender a alma para o diabo, na melhor reprodução real de Fausto, de Goethe.

2 – Vivemos o atual cenário, que alguns preferem denominar de golpe e outros de cumprimento da constituição, porque Dilma Rousseff foi fraca e não agiu como Presidente da República de um país como o nosso. Ela não foi mulher o suficiente para comandar o Brasil. Ficou lá no Palácio do Planalto agindo de pelega do Lula, brincando de presidente. Se ela tivesse feito o que deveria ser feito, ou seja, liquidar Eduardo Cunha no primeiro round, os brasileiros, independente da bandeira política, não estariam vivendo o que se vive atualmente. Com a fraqueza dela, Dilma Rousseff assassinou quaisquer possibilidades de novas brasileiras chegarem ao topo da política no Brasil. Além de ser fraca, ela prejudicou a ascensão das mulheres, que há muito lutam por igualdade de direitos.

3 – Os inquéritos conduzidos pela Polícia Federal, tanto no caso do Helicoca, quanto no caso do desastre do Rio Doce, foram finalizados. Quem está no topo da cadeia alimentar da justiça federal, são os juízes federais. São esses que definem que a PF prende ou quem é conduzido coercitivamente. O problema do Brasil não são os policiais federais, são os juízes, inclusive os que estão no STF. 

4 – Acredito que os órgãos de controle externo deveriam fazer uma devassa nas Universidades Federais. Não com o intuito de destruí-las, mas de demonstrar para a sociedade que professores, pessoas que trabalham com educação, simplesmente por cuidarem da formação da nova geração da sociedade brasileira, não podem sequer pensar em se associar com qualquer atividade criminosa. Infelizmente, basta abrir os jornais e verificar que essa ação na UFMG, em razão do Memorial dos Anistiados, não é um caso isolado. Fraudes em licitações, desvios de dinheiro público, corrupção, furto de propriedade intelectual, plágio, são ações que ocorrem e devem ser expurgadas do ambiente que forma cidadãos.

5 – Eu não concordo com o uso do termo ditadura. Ele é inadequado. Vivemos numa democracia, onde o poder do povo é transferido através do voto, na forma de uma outorga, para os representantes políticos que o povo, a partir de suas convicções elege. No meu entendimento, vivemos um problema de agência (Teoria do Agência) e não de ditatura.

Com minha estima e admiração, despeço-me.

Atenciosamente,

Mara Freitas

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Serjão
Serjão

prezada

Essa pílula é direto do Morfeus, sem internmediário e sem aviãozinho.

Tem sobrando aí pra galera?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Mara Freitas
Mara Freitas

Em atenção ao seu apontamento

Pessoal do PT sendo pessoal do PT. Se vocês tivessem mantido a aderência ao cerne do partido, não haveriam nem Mensalão, nem Lava Jato, nem Impeachment, nem o tal golpe. A democracia teria triunfado. Pena que as ambições sociais do partido só ficaram no papel, comprometendo com os atos espúrios de um projeto de poder, toda a história da esquerda brasileira ao longo do século XX.

Acerca da sua pergunta, não contribuo para o negócio do narcotráfico, inclusive acredito que todo usuário deveria ser preso por patrocinar com sua luxúria o assassinato de milhares de pessoas, a lavagem de dinheiro, os níveis elevados de dispêndios com segurança pública e o roubo de infâncias. Logo, não há nada relacionado ao deus do sonho por aqui.

Seu voto: Nenhum

A velhinha ressuscitou?

... e eu pensava que a Velhinha de Taubaté já tinha falecido...

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Flics

imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Flics, vosmecê tá certo cara.

Flics, vosmecê tá certo cara. Isso aí deve ser algum "ponto de encosto" de algum espírito de má índole já descarnado. No entanto, anda em desassocego, vaga a procura de uma carcaça abandonada pra voltar a encarnar.

A Velhinha deTaubaté, pelo que sei, não cheirava essas coisas do Aécio & Perrela não.

Liga não cara. Cruza os dedos, e, cospe pra trás, basta duas vezes que a assobração desaparece.

Orlando

Seu voto: Nenhum

Psicografando a Defunta

E faleceu.

Essa é a psicógrafa oficial da falecida, que só escreve o que a defunta velhinha acredita, no além. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Mara Freitas
Mara Freitas

Em atenção ao seu apontamento

Não sou espírita. Psicografia não é algo que possui aderência com a minha religião. Mas eu te entendo. Ler a verdade dói. Daí, como todo bom petista, a estratégia é desmerecer quem pensa diferente. O mantra de vocês é "golpe", "estado fascista", "estado de exceção", "ditadura".

Como vivo numa democracia e a CF-1988 me garante a liberdade de expressão, imprimo aqui que respeito sua opinião mas não a acato, por dela discordar.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.