Atuação desastrosa de Guedes deixou economia em frangalhos, afirma Eduardo Moreira

As declarações foi dada ao jornalista Luis Nassif, nesta tarde de terça-feira (9), durante a Maratona GGN: o impacto político e jurídico da volta de Lula, live especial exibida na TV GGN

Reprodução

Jornal GGN – A cobertura econômica da grande mídia nacional diante de episódios políticos “chega a ser vergonhosa”, na visão do economista  Eduardo Moreira, ressaltando como parte dessa mídia “cobre as oscilações do mercado financeiro, em que narra um páreo corrido da maneira que mais interessa” sobre o que cenário que querem fixar no imaginário do brasileiro. 

As declarações de Moreira foram dadas ao jornalista Luis Nassif na tarde desta terça-feira (9), durante a Maratona GGN: o impacto político e jurídico da volta de Lula, live especial exibida na TV GGN, que aborda o julgamento da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula questiona a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro na sentença no caso do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato.

Ontem, as manchetes dos chamados ‘jornalões’ afirmavam que a queda do Ibovespa e a valorização do dólar eram consequências da anulação das condenações de Lula, pelo ministro do STF, Edson Fachin.  Na visão de Moreira, “a grande verdade é que se a gente tivesse vivendo uma exuberância econômica a notícia de ontem não teria absolutamente nenhum impacto e ficaria claro pra todo mundo. Ela [realmente] não tem nenhum impacto, mas não ficou claro para todo mundo porque [os jornalões] se aproveitaram de um dia assim para estampar as notícias”.

“O importante é nós compreendermos que na bolsa brasileira, quando se olha em dólares – para sair dessa confusão -, as empresas são precificadas de uma maneira local, mas também muito de uma maneira global, principalmente em um país como o Brasil, em que as commodities têm um impacto muito grande na precificação da bolsa”, afirmou.

“O Brasil vem sofrendo ao longo dessa crise e não conseguiu sair dessa armadilha de ser um país desindustrializado e que está correlato à questão das commodities. Considerando a bolsa em dólares, a pior performance de todos os mercados em relação a bolsa é do Brasil’, apontou Eduardo Moreira.

“As pessoas tem que entender que a fragilidade da bolsa não vem do final da tarde de ontem, tanto que a bolsa hoje tá subindo novamente. A fraqueza da bolsa vem de uma economia que está em frangalhos por causa da atuação absolutamente desastrosa do [ministro da Economia] Paulo Guedes (…) que sempre foi incompetente nessa área econômica em termos de prever o mercado e bolar soluções estruturais e que agora está destruindo a economia brasileira”, completou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora