“A família Bolsonaro se elege com a ajuda das milícias”, diz Fernando Gabeira

A família "celebrava a milícia, condecora miliciano, emprega miliciano" e talvez não tenha interesse em ajudar o Rio de Janeiro a se livrar disso, cogita o jornalista

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Jornal GGN – O jornalista, ambientalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira disse em entrevista ao jornal Valor Econômico que a “família Bolsonaro se elege com a ajuda das milícias” no Rio de Janeiro e, por isso, não demonstra interesse em permitir que o governo federal de fato ajude a combater essas organizações no Estado.

Para ele, o Rio é um Estado onde, de um lado, “corrupção acontece em vários níveis” e, de outro, há a incapacidade do próprio poder público em “estar presente em regiões que são dominadas e lideradas por setores que não são oficiais”, como as milícias e o tráfico.

“Isso implica numa dificuldade muito grande no curso da democracia. Durante o período eleitoral só entram naquelas regiões e só se elegem os deputados, vereadores ou senadores que tiverem contato com esses grupos e autorização deles para entrar. Estabeleceu-se no Rio o que o Raul Jungmann chamava de ‘coração das trevas’, a associação de crime e política”, comentou.

“Então um dos problemas centrais é recuperar a liberdade da cidade, recuperar o território da cidade para o Estado. E isso é que vai poder fazer com que a política mude”, avaliou.

Porém, a “única coisa que tenho visto no horizonte é um movimento da própria sociedade no sentido de discutir os seus problemas e começar a analisar uma lista de candidatos que possam efetivamente dialogar com ela.”

Nesse contexto, como acreditar que os políticos que já ocupam cargos farão alguma coisa, se eles podem se beneficiar das milícias? “Eu me pergunto: será que o governo tal como ele existe hoje em Brasília está interessado que o Rio saia disso ou ele é um beneficiário da situação? A família Bolsonaro se elege com a ajuda das milícias. (…) E a família celebrava a milícia, condecora miliciano, emprega miliciano.”

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Globeira descobriu, eureka, que a “família Bolsonaro se elege com a ajuda das milícias” no Rio de Janeiro…….estou em estado choque……e olha que o cidadão “verde liberal” mora na cidade maravilhosa……..“Então um dos problemas centrais é recuperar a liberdade da cidade, recuperar o território da cidade para o Estado. E isso é que vai poder fazer com que a política mude”, avaliou……………………
    Estou abestalhado com a sabedoria do ex dep. federal…
    PS Tudo o que/quem “entra” na globo, vira uma coisa disforme….acho que é tanta concessão, é tanto ceder para não melindrar a “casa”, que finalmente, a criatura vira massa de modelar, se liquefaz…..derrete……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador