A incrível semelhança entre a estupidez de Trump e de Bolsonaro

É interessante observar a semelhança na perplexidade dos ouvintes da CNN com os brasileiros que conseguiram preservar a sanidade mental.

Há algo a mais entre Donald Trump e Jair Bolsonaro, do que a paixão desenfreada do brasileiro, que explodiu naquela “I love you” com que saudou o colega americano na fila de autógrafos: ambos são inacreditavelmente estúpidos e incapazes de entender a extensão dos problemas. Quando entendem, à custa de informação médica enfiada a martelada nos seus cérebros, não tem a menor ideia sobre como se comportar, como mudar o estilo e comandar a guerra contra a coronavirus.

Os Estados Unidos são a maior economia do planeta, o mais rico, o de economia mais diversificada.

No entanto, os médicos estão apanhando com a falta de luvas e suprimentos hospitalares, conforme matéria da CNN.

– O Dr. Irwin Redlener, analista recém-contratado da NBC News, no relatório especial da NBC na quinta-feira: “Precisamos de vestidos, de máscaras faciais, de óculos e de luvas”.

– O médico ER Anderson Anderson, em Auburn, Washington, na quinta-feira “World News Tonight” da ABC: “Precisamos de ventiladores. Tenho ventiladores hoje de manhã, mas o hospital na minha rua está sem ventiladores no momento”.

Internacionalmente, o único país com reservas para acudir outros países é a China, graças ao esforço de reciclagem de sua indústria a partir de novembro passado. No Brasil, Eduardo Bananinha (estamos usando esse nome porque o uso do sobrenome acaba dando uma carga política deletéria a tudo o que ele diz) afronta os chineses e recebe o apoio do Ministro das Relações Exteriores.

É interessante observar a semelhança na perplexidade dos ouvintes da CNN com os brasileiros que conseguiram preservar a sanidade mental.

Segundo a reportagem, repórteres, especialistas e autoridades locais pediram quatro palavras: “Onde estão os testes?” Aqui estão quatro novas palavras: “Onde estão os militares?”

Obviamente não se trata de intervenção política militar, mas do uso da estrutura militar para uma operação de guerra contra o vírus.

Em Nova York, atual epicentro do surto norte-americano, prefeito Bill de Blasio disse quinta-feira que os suprimentos hospitalares da cidade se esgotarão em duas a três semanas. “Temos que ser honestos sobre a enorme extensão desse problema”, disse ele a Erin Burnett, da CNN. “E onde está o governo federal? Onde estão as forças armadas? Por que o presidente não dará ordem para mobilizar nossas forças armadas para garantir que esses produtos sejam produzidos através da Lei de Produção de Defesa e levá-los à frente americana nesta guerra? O que é Nova York. ”

É a mesma ignorância bovina de ambos.

Diz um ouvinte:

“Mas o presidente ainda parece estar por trás da bola oito. Os hospitais estão precisando desesperadamente, mas ele parece não saber ou querer admitir isso. Ele perdeu tempo no briefing de quinta-feira … reclamando sobre a mídia … Então aqui está o que eu disse na CNN após o briefing: sabemos que Trump está obcecado com a cobertura das notícias. Bem, para obter uma boa imprensa agora, ele precisa se concentrar nos cuidados de saúde e nos esforços para salvar vidas. Testes, máscaras, ventiladores – não suas queixas sobre a mídia. Líderes republicanos e membros de seu círculo íntimo precisam intervir imediatamente para recuperá-lo à mensagem”.

Quando os estados passaram a pedir ajuda, a reação foi tipicamente de Paulo Guedes ou um Abraham Weintraub:

“- A reação de Jake Tapper a Trump dizendo, sobre o governo federal, “não somos balconistas” para os estados: “Foi o que ele disse sobre a necessidade de fornecer suprimentos para médicos e enfermeiros? Inacreditável”.

A analista da CNN Asha Rangappa twittou após o briefing: “Acho que está na hora da mídia abordar o elefante na sala: Trump pode ser incapaz de entender o problema. Isso envolve dados, gráficos, projeções, pontos de conexão, pensamento conceitual. Eu acho que ele fundamentalmente não pode entender isso mentalmente “.

E a mesma reclamação generalizada da passividades dos repórteres ante as grosserias trumpibolsnarianas:

– Jennifer Rubin argumentou que o corpo de imprensa da WH está sendo muito “passivo” durante as prensas “shambolic” de Trump …

 

 

Luis Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Nassif:

    Por isso Bozo admira Trump: vê nele um igual.
    Por isso Trump despreza Bozo: vê nele um sujeito bem mais burro e ignorante do que ele, Trump
    Por isso nós estamos lascados, com 2 limítrofes em posição de comando (Napoleão dizia que o pior idiota é o idiota com iniciativa, e estes dois idiotas têm a iniciativa de fazer idiotices)

  2. Vamos supor que o presidente do Brasil, nesse momento, fosse de esquerda e tão idiota quanto Bolsonaro. Evidente que a mídia já o teria massacrado. Portanto, o comportamento da grande mídia é fácil de entender, tanto para o gringo quanto para o mentecapto daqui.

  3. “Trump pode ser incapaz de entender o problema”.

    Tenho absoluta certeza de Bolsonaro é TOTALMENTE incapaz de entender o problema. Ademais, a sua equipe – notadamente os primeiro e segundo escalões – é de baixíssimo nível. Nenhum povo pode impunemente eleger.

  4. Vejo que nos EUA tanto quanto no Brasil há uma subestimação, por parte da imprensa e da academia, das faculdades mentais dos mandatários.
    Vejo aí um autoengano!
    Trump queria monopolizar a produção da medicação contra o Coronvírus.Bolsonaro não estava nem aí para a pandemia, porque pode afetar a economia.
    Isto é, Bolsonaro e Trump só pensam em lucro, são economicistas, o que significa que pessoas e vidas são meras peças na engrenagem do capital, que deve sobreviver mesmo às custas da morte da humanidade.
    Tanto Trump quanto Bolsonaro são terraplanistas e obscurantistas religiosos, mas isso é, claramente, jogo de cena, porque ambos são terrivelmente mal-caráter e capazes de tudo pelo poder.
    A religiosidade terraplanista se fundamenta no antihumanismo, na negação do valor humano e afirmação de uma suposta divindade, o que casa com o economicismo de ambos.
    Ademais, o terraplanismo é o nicho ideológico que exploraram e sobre o qual se fundamenta o seu poder. Ambos estão envoltos em acusações diversas de crimes.
    Logo, precisam manter o jogo de descaso à ciência e a descrença na humanidade, para manter forte o poder ideológico e político que os blinda, alimenta sua prosperidade econômica e seus egos adoecidos.
    Por fim, Bolsonaro e Trump são neomathusianos, não acreditam em política social como instrumento de desenvolvimento e enfrentamento da questão social.
    Para eles, enfrentar a pobreza significa matar pobre, até porque pela teoria da prosperidade que acompanha o terraplanismo religioso, Deus não gosta de pobre, é ambicioso e adora o luxo.
    Ou seja, se pobre não tem valor nem pra Deus, por que a sociedade ou o Estado deveriam dar algum valor ou dignidade a ele?
    Para Trump a Bolsonaro, portanto, o Coronvírus é bom, porque vai fazer uma faxina na pobreza.
    O problema é que o vírus não mata só pobre e, aliás, começou a ser disseminado por membros das cosmopolitas classe média e alta, grande parte dos quais, cinicamente, compõem a linha de frente de seu exército ideológico. Daí o desespero destas classes com a tragédia da pandemia.
    Com a pan não há cruzeiros, Disney, Miami… Aliás, na Europa do século XIX o cólera e a tuberculose também só começaram a ser combatidos pelos governos quando começaram a exterminar membros das classes privilegiadas: “nada do que não era antes quando não somos mutantes”.
    Portanto, não subestimem Trump e Bolsonaro. O comportamento de ambos não é algo irracional, é totalmente racional, inscrito nesta lógica ideológica perversa e doentia do lucro e da manutenção do poder a qualquer custo, subsidiado por um terraplanismo que lastrea o descaso contra a pobreza, a humanidade e a lógica do “Tudo é permitido”, desde que continuem afirmando que agem em nome de Deus.
    Não é a idiotice que os orienta, não são loucos. Ambos estão em pleno gozo de suas faculdades mentais, sabem o que fazem, são capazes de entender o discurso oposto, mas são monstros que encontraram o nicho e o ambiente perfeito para se reproduzir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador