A Lava Jato chinesa

Em 2012 o presidente Xi Jinping deu início a uma campanha anticorrupção com efeitos similares à Lava Jato. A campanha despertou receios e atribui-se a ela o engessamento das decisões no país. As autoridades temem tomar qualquer decisão e enfrentar acusações criminais.

Os críticos acusam a campanha de ser uma estratégia de poder. Os defensores sustentam que a intenção é reformar o Estado chinês aproximando-o mais da economia e da sociedade.

O que está ocorrendo por lá é uma Lava Jato de tamanho chinês, com claros objetivos políticos.

A campanha já levou para a prisão Guo Boxiong, o ex-todo-poderoso general do Exército Popular de Libertação da China, membro do Estado Maior. Guo foi expulso do Partido Comunista e entregue aos promotores militares que o processam por corrupção, inclusive acusando-o de receber propinas de colegas em troca de promoções. Antes dele, fora preso o general  Xu Caihou, outro integrante do Estado Maior.

Com as acusações, matam-se dois coelhos, o subornado e os generais subornadores.

Desde fins de 2012, já foram presos 39 generais. E houve um enquadramento severo do EPL ao Partido Comunista Chinês e à autoridade de Xi.

Segundo especialistas do Project Symdicate, faltaria a Xi uma base de poder institucional. Daí a relevância de enquadrar o PLA.

Após a repressão de Tiananmen, em 1989, o ex-presidente Jiang Zemin tornou-se Secretário-geral do Partido Comunista e contou com funcionários leais, em Xangai, para garantir a governabilidade. Depois, cooptou outras facções.

O sucessor de Jiang, Hu Jintao, veio da Liga da Juventude Comunista, cujos alunos distribuem-se  por todos os escalões do partido.

O poder de Xi está em construção, daí a importância do apoio do PLA.

A maneira encontrada foi substituir os principais generais, valendo-se do álibi da anticorrupção.

De certa forma – lembra Richard Hass, ex-diretor de Planejamento de Políticas do Departamnento de Estado dos EUA – seguiu o exemplo de Nikita Krushchev em 1964. Kruschev foi deposto por um golpe palaciano patrocinado pela KGB, mas o Exército Vermelho reverteu a manobra.

Xi também é um crítico da maneira como a ex-URSS se abriu ao mercado. Para evitar a repetição do erro, Xi tem imposto um forte controle ideológico e reduzido os graus de liberdade do país, inclusive impondo controle sobre a Internet.

A última peça da estratégia de Xi é uma política externa mais agressiva. Esse é o álibi para a campanha de “purificação” do Exército.

 

Luis Nassif

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Aqui no Brasil isso não

      Aqui no Brasil isso não existe !

      Mesmo porque a execução das penas de morte daqueles que deveriam ser beneficiados por um efetivo e honesto combate à corrupção ( se existisse), são terceirizadas.

       

       

  1. Moral e bons costumes é pau

    Moral e bons costumes é pau pra toda obra, da politica a religião, faltou argumento, mete um corrupto/ homens de bem e os caminhos se abrem pra qualquer barbaridade. 

     

     

     

    1. Essa canalhice é grande: eu

      Essa canalhice é grande: eu me refiro a lava jato brasil-paranaense ( ou república do PR) e seus descalabros e descarados objetivos político- corruptos junto a seu seu viés Arns pastoral.

      ( Honestidade e honradez e ó pro ceis!)

      Saudades de Dona Zilda, porque o resto…! 

      1. Fora do tema do artigo mas

        Fora do tema do artigo mas aproveitando seu gancho.

        Realmente, especimes tipo o Moro qto o Dallagnol se julgam os justiceiros e metidos a especialistas numero 1 em combate a corrupcao viraram um problema para o pais. A arrogancia e prepotencia eh um traço cultural tipico presente em individuos, especialmente do sexo masculino, “bem sucedidos” no estado (= salario de algumas dezenas de milhares de reais basta, independe de carater ou quaisquer padroes morais valendo inclusive se relacionar intimamente com menores de idade, dirigir bebado, ser a favor do nepotismo, dos militares ou frequentar lugares nao tao familiares). O PR tem uma grande parte da populacao esquizofrenica e de facil cooptacao para a direita. Eles nao querem trabalhar, querem mamar e se sentirem especiais devido a alguma aproximacao pessoal com alguem.

        Nesse contexto os justiceiros da direita, sao para os eleitores do governo PSDB do PR os herois do estado e da nacao; traduzem muito bem a cultura incoerente, religiosa, conservadora, ignorante, privilegista, racista, injusta, golpista, rasa e retrograda da maioria que habita este estado. Impressionante como um coletivo de animais consegue transformar tanta potencialidade em um circo do absurdo num passe de magica (atraves do “direito” e ainda têm a cara de pau de atribuir algo de cientifico ao instrumento de servico do poder).

        Li nao sei aonde que SP apresenta alta taxa de “doentes mentais”, as causas sao incertas e variadas, mas aparentemente o problema afeta 1 de cada 4 cidadaos. A pouco me peguei imaginando a incidencia do problema no PR. Eu achava que para o paranaense “normal” o governador ja tinha passado dos limites a partir da concessao de privilegios para todos os bracos dos 3 poderes que compactuam com ele ja logo no comeco do ano. Ele vem cometendo barbaridade atras de barbaridade com a clara conivencia dos poderes no Parana, explicitando ainda mais a falta de independencia, seriedade, imparcialidade e autonomia de muitas das instituicoes ditas “sociais” paranaenses. Essas nao tem credito nenhum para os mais atentos, sao meras extensoes indiretas do alcance dessa patologia social que etnologicamente chamariamos de cultura do parana.

        Eh fraude atras de fraude, corrupcao sem fim e trocas amorais de favores de epocas antigas, epocas recentes, epocas atuais e o governador com apoio popular esta levando a cabo como um bom “politico de familia” vem assim como o Aecio desde seus 17 anos mamando num salario de algumas dezenas de milhares (o que o faz bem sucedido e respeitado desde entao). Minha leitura é que havera uma unica “obra” do governo no segundo mandato: a renovacao a concessao dos pedagios. Isso nao interessa muito a midia “grande”, em especial no pr das quais alguns politicos da direita sao donos, muito menos se 125 funcionarios da receita estadual foram “pegos” por ajudar empresas a sonegar e ao mesmo tempo canalizar parte da propina para a campanha do governador. Isso logicamente nem merece atencao dos previamente mecionados justiceiros golpistas ou os anti-esquerda ou os guerreiros de Deus.

        Os culpados de qqer coisa para populacao paranaense é a esquerda, o “social” e o sindicalismo, que nao passam de um bando de vagabundo e preguicoso. Como diz o ditador do Pr: o PT e a APP (sindicato de professores) perseguem ele. Enquanto esses, literamente, pobres profs da rede estadual e assim como outros servidores publicos que nao fazem parte da engrenagem do poder ainda estao esperando para receber a correcao da inflacao do salario que vem so em outubro.

  2. Erro!

    …..”seguiu o exemplo de Nikita Krushchev em 1964. Kruschev foi deposto por um golpe palaciano patrocinado pela KGB, mas o Exército Vermelho reverteu a manobra.”…??????????…Sic….????….Ele foi defenestrado mesmo!….

  3. Ontem no JN passou uma

    Ontem no JN passou uma reportagem sobre as obras da petrobras com as empresas envolvidas na lava jato: todas paradas e todo mundo desempregado. 

    É triste, mas essa operação parou metade das obras importantes do Brasil. Quem ganha com isso. 

    Com salário de 77.000,00  por mes, sergio moro não tá nem aí para os desempregados que essa operação provocou…

    Esse governo é muito fraco e tosco.

      1. Na época da ditadura, os

        Na época da ditadura, os assassinos da mesma, iam aos domingos assistir missa para ouvir o que padres honestos da época estavam transmitindo ao povo. 

        São bem bobos aqueles que nos dias de hoje não observam o que é falado para o povão, para prejuízo dos mesmos.

        E depois se consideram bem informados, até serem esmagados pela tsunami.

        Deus nos livre!

  4. Lá como cá, não é Nassif!? A

    Lá como cá, não é Nassif!? A diferença é que lá a operação é encabeçada por qum chefia o governo; aqui é a direita sem voto que se apropria dos braços burocráticos e não-democráticos do Estadob (PF, MP, PJ, TCU, TSE, etc.) e se associa às forças e capital internacionais que desejam derrubar os governos populares da América Latina e que contam com o apoio da elite econômica local para tentar pôr em prática esse nefasto intento.

  5. “O que está ocorrendo por lá

    “O que está ocorrendo por lá é uma Lava Jato de tamanho chinês, com claros objetivos políticos.”

    Tal afirmativa, no meu entender,  intrinsecamente desmerece, diminui , desacredita a justiça brasileira.A Lava a Jato brasileira, a despeito do que vem revelando no “submundo” do crime dos poderosos, supostamente objetiva desestabilizar o poder político vigente.Pelo que leio aqui , a condução deste processo investigatório é “seletivo”, midiático, açodado, restritivo ao direito de defesa.

    Vejamos o que diz  DELTAN DALLAGNOL, 35, procurador da República, é coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato:

    “No Brasil, os sistemas recursal e prescricional conjugados são uma máquina de impunidade. No caso do propinoduto, os crimes de corrupção, sonegação e evasão de divisas foram declarados prescritos pelo STJ no fim de 2014. Em 2013, noticiou-se que, em razão da demora da Justiça brasileira em julgar definitivamente o caso, a Suíça considerava devolver aos réus as dezenas de milhões de dólares bloqueados.”

    O que acontecerá com a Lava a Jato?

  6. Comparação sem nexo

      A “purificação” do PLA ( People Liberation Army ), é uma atitude do Politburo do PCC, e apoiada por dois militares “modernos” : Xu Qiliang e Fan Changlong e Li Keqiang ( juventude comunista e Premier chinês ).

       Para os novos “tecnocratas” da 5a geração do PCC, que neste politburo consta com poucos militares efetivos, e mesmo ex-militares, assumir o controle do todo do PLA , é fundamental para seu projeto de poder, pela continuidade dele, pois o PLA sempre foi uma das bases, um pilar , politicamente conservador, estrutural do PCChinês.

       Aliás, para ocidentais não acostumados com a China, faz-se necessário explicar o que significa o PLA, pois alem de suas funções militares e ação politica, incluindo doutrinação de jovens, tambem é uma das forças economicas mais atuantes na China, sob seu “guarda – chuva ” estão todas as empresas de tecnologia chinesas, alem de estaleiros, engenharia pesada, todoo complexo aeroespacial, toda a base de industria eletronica, até mesmo a industria de transportes pesados e ferroviarios, tanto que o PLA “exporta” estes serviços, não como PLA, mas através de suas empresas subsidiarias.

        Recentemente foi publicado pelo PCChinês, pelo orgão maximo do Politburo, a “Comissão Militar ” ( Presidente desta comissão: Xi Jinping – que nunca foi militar ), o orçamento de defesa chinês, o qual, tanto para os analistas ocidentais, como para os russos, foi encarado como uma “peça de ficção”, pois os ganhos referentes as operações economicas colaterais do PLA , não são computados – a corrupção encontrada pelo Politburo, está nestas operações.

         A “5a Geração”, resolveu assumir , tornar claro ao PLA , que quem doravante irá mandar totalmente, é o governo central, o Politburo, e não se admitirão mais tergiversações. ( o “conselho ” de Deng Xiao Ping, anos 80/90, de “reservar sempre um dia da semana, para conversar com os militares ” – já era, passou ).

         Nada disto, desta ação de governo, estratégica,  pode ser comparada ao circo “lava-jato” ( Dilma / Mercadante, nem são meros táticos politicos, estratégia para eles é grego )

         P.S.: Nem vou comentar sobre a necessidade do PLA , visando sua “revolução interna” para a modernidade, que começou em 2010, em “remover” , por que jeito fosse, muitos militares da “velha guarda” , que não aceitavam a troca da “massa” por “tecnologia”.

  7. A lava Jato do Moro esta ajudando o plano Levy

    Alava Jato do Moro esta ajudando o plano Levy. Com o desaquecimento da construção civil e da cadeia produtiva auxiliar da petrobras o PIB fou derrubado em quase 2% de um salto só! com isso a inflaçâo a partir de Outubro devera cair  num mergulho profundo. Por outro lado o governo incentiva na surdina as empresas a  firmarem um acordo de  leniencia. O que vai acontecer  no final do primeiro trimestre de 2016 é um boom de obras de infraestrutura elevando subitamente o empregro de mao de obra na construçâo civil e novamente um aquecimento da cadeia produtiva da Petrobras, tudo o que o governo Dilma precisa. Entraremos em contagem regressiva para as olimpiadas, quero ver a oposição ter peito para o golpe. isso explica a afliçâo de FHC para o golpe agora a todo custo, o desespero do Gilmar Mendes e a agonia do Aecio Neves. sabem que se nao for agora não sera jamais em ano de Olimpiadas. A Dilma deu checkmate no FHC e seu bando. Falta só dispensar a dupla tucana Mercadante e Cardoso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador