A prisão do pai do programa nuclear brasileiro

Na operação Eletrobrás, a Lava Jato prendeu o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Seu nome apareceu na delação premiada de Danton Avancini, diretor da Camargo Correia, que lhe teria feito três pagamentos.

Ainda há que se esperar o processo final. Hoje em dia tem-se um grupo de procuradores e delegados avalizados por um juiz e, por um conjunto de circunstâncias históricas, donos do poder absoluto de levantar provas, julgar e condenar sem a possibilidade do contraditório, valendo-se de forma indiscriminada da parceria com grupos jornalísticos.

Em outros momentos, o uso indiscriminado de denúncias por jornais produziu grandes enganos e manipulações.

É possível que Othon seja culpado, é possível que não seja, pouco importa: desde hoje está na cadeia o pai do programa nuclear brasileiro.

O Brasil deve a Othon o maior feito de inovação da sua história moderna: o processo de enriquecimento de urânio através de ultra centrífugas. Foi um trabalho portentoso, que sobreviveu às crises do governo Sarney, ao desmonte da era Collor, aos problemas históricos de escassez de recursos, enfrentando boicotes externos, valendo-se de gambiarras eletrônicas para contornar a falta de acesso a componentes básicos, cuja exportação era vetada por países que já dominavam a tecnologia.

Aqui, um perfil de Othon trazido pelo nosso blogueiro Athos:

Quem é Othon Luiz Pinheiro da Silva? 
 

No dia 14 de Setembro desse ano(artigo de 2011), o Dr. Othon Luiz Pinheiro da Silva recebeu o título de Pesquisador Emérito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) durante a comemoração dos 55 anos do instituto (veja o evento nesse link). Chamado até de “lenda viva” na cerimônia, há quem diga que conhecer a carreira de Othon é conhecer a História da energia nuclear no País. 

E você leitor, sabe quem é “esse cara”?

CURRICULUM VITAE

Nascido em 1939 em Sumidouro (RJ), Othon formou-se pela Escola Naval em 1960, iniciando sua carreira na Marinha no quadro de Oficiais do Corpo da Armada. Formou-se em Engenharia Naval pela Escola Politécnica de São Paulo em 1966, atuando como engenheiro naval do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) entre 1967 e 1974. Em 1978, Othon obteve sua especialização em engenharia nuclear no Massachussetts Institute of Technology (MIT). 

Foi Diretor de Pesquisas de Reatores do IPEN entre 1982 e 1984 e foi fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para Submarinos entre 1979 e 1994. Exerceu o cargo de Diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais da Marinha (COPESP), atual Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), de 1986 a 1994. 

É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. 

Atingiu, na Marinha do Brasil, o mais alto posto para os Engenheiros Navais: o de Vice-Almirante. 

Desde outubro de 2005, exerce a presidência da Eletronuclear – Eletrobrás Termonuclear, empresa sediada no Rio de Janeiro, responsável pela construção e pelo gerenciamento das usinas nucleares brasileiras. 

Já recebeu diversos prêmios, entre os quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico por serviços prestados à ciência e à tecnologia, prêmio este oferecido em 1994 pelo então presidente da República Itamar Franco.

OTHON E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA

“Othon começou o projeto de separação isotópica do Urânio com muita criatividade, liderança e engenharia reversa”, disse o Dr. Spero Penha Morato, ex-superintendente do Ipen, em seu discurso em homenagem ao Dr. Othon, na cerimônia de entrega do título de pesquisador emérito. 

O projeto, que começou em 1979, produziu os primeiros resultados em laboratório já em 1982: a conversão do yellowcake (U3O8) em hexafluoreto de urânio (UF6), etapa que antecede o enriquecimento isotópico. O passo seguinte foi a produção de 24 toneladas de hexafluoreto de Urânio através do financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o enriquecimento isotópico, Othon desenvolvia, paralelamente à conversão e de forma secreta, centrífugas de última geração, com mancais magnéticos que minimizam o atrito. A única forma de entender rapidamente o funcionamento destes mancais naquela época era serrando uma bomba de vácuo com o mesmo tipo de mancais que havia no IPEN. E Othon fez isso, irritando, claro, muitas pessoas no projeto. Mas, foi com lances ousados como este – acrescentou o Dr. Spero Morato – que Othon pôs o seu projeto para frente.

O jornalista Lourival Sant’anna publicou, em 2004, uma reportagem no jornal O Estado de São Paulo revelando alguns fatos interessantes que marcaram o projeto. Reproduzo, abaixo, boa parte dessa matéria.

Em 1974, Othon Luiz Pinheiro da Silva, então um capitão-de-corveta de 35 anos, foi escalado para acompanhar a construção de submarinos brasileiros da classe Tonelero num estaleiro da Inglaterra. O jovem oficial estava indo a contragosto. Um mês antes de sua sombria partida, no entanto, um almirante sugeriu ao então ministro da Marinha, Geraldo Azevedo Henning, que o enviasse para o Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, para uma pós-graduação em engenharia nuclear.

O ministro Henning, que havia feito uma viagem da Bahia para o Rio em um submarino nuclear americano e ficara entusiasmado, acatou a sugestão. Até então, o contato mais estreito de Othon com energia nuclear tinha sido uma visita ao reator do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em 1967, quando terminava o curso de engenharia naval na Politécnica da USP.

O Brasil já havia comprado em 1972 o reator de Angra 1, da americana Westinghouse, com a promessa de fornecimento de combustível – processado nos EUA – por 30 anos. Mas, em 1974, começou-se a levantar dúvidas sobre as garantias desse fornecimento. No ano seguinte, o general Ernesto Geisel firmava o acordo nuclear com a Alemanha, que incluía não só as centrais, mas também o ciclo de enriquecimento de urânio.

Até a década de 70, o minério era enriquecido por “difusão gasosa”. Um novo método, mais eficiente e econômico, o da ultracentrífuga, vinha sendo desenvolvido, e o primeiro a dominá-lo em escala comercial foi o consórcio Urenco, formado por Inglaterra, Holanda e Alemanha. O Brasil queria essa tecnologia.

Na última hora, no entanto, os alemães informaram que não poderiam incluí-la no pacote, porque a Holanda, por pressão americana, tinha vetado sua venda ao Brasil. Em seu lugar, os alemães ofereceram aos brasileiros o jet nozzle, um método “muito promissor”, segundo eles, de separação do urânio 238 do 235. Enriquecer urânio é aumentar o teor de 235. Na natureza, o urânio 235 representa apenas 0,7% do minério e o 238, os outros 99,3%. “Quem tivesse feito um curso razoável de física no ensino médio já não compraria esse método”, ironiza Othon. O professor Manson Benedict, um papa do MIT em energia nuclear, deu na época uma aula sobre o jet nozzle, concluindo: “Os brasileiros acreditaram e compraram isso”.

Em 1979, quando Othon voltou ao Brasil, a Marinha não sabia o que fazer com ele. Depois de quatro ou cinco dias de hesitações, levaram o recém-promovido capitão-de-fragata até o diretor-geral de Material da Marinha, o almirante Maximiano da Fonseca. “Você, que cursou esse negócio, quais as nossas chances de ter uma produção nuclear aqui no Brasil?”, perguntou-lhe, de chofre, o almirante. Othon pediu três meses para redigir um relatório. O oficial ficou subordinado à Diretoria de Engenharia. Ao se apresentar, ouviu de seu novo chefe: “Evidentemente não pode ficar um oficial por conta só dessas coisas nucleares”. Othon passou a dividir sua carga horária com o cargo de gerente de um projeto de navio de apoio fluvial. Assim começava o programa de pesquisa nuclear brasileiro: com um oficial em meio expediente.

Othon propôs que o Brasil desenvolvesse sua própria tecnologia. Em outubro de 1978, o então contra-almirante Mário César Flores, do Estado-Maior da Marinha, convocou Othon para dar explicações, depois de ouvir especialistas. A caminho de Brasília, Othon se encontrou no aeroporto com o comandante João Maria Didier Barbosa Viana, que também tinha feito engenharia nuclear no MIT. “Segui o seu caminho”, contou-lhe Othon. “Então você deve estar indo a Brasília pelo mesmo motivo que eu”, especulou Didier. “Tem um louco dizendo que é possível desenvolver o ciclo do combustível nuclear no Brasil.”

Othon passou o dia inteiro respondendo às perguntas que um capitão-de-mar-e-guerra pós-graduado em Monterey (Califórnia) formulava, enquanto Flores fingia ler um jornal. O oficial saiu com a sensação de que tinha ido a Brasília à toa. Pouco mais de um mês depois, foi chamado de novo. “Vai ser outra chatice”, pensou. “Este oficial foi escalado para uma das missões mais importantes que um oficial da Marinha já teve no Brasil”, anunciou solenemente o vice-chefe do Estado-Maior da Marinha, Arthur Ricart da Costa, apresentando Othon ao seu chefe, o almirante Carlos Auto de Andrade. “Deus o ilumine.”

Othon veio para São Paulo e começou a “costurar alianças” com instituições como o Ipen, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Centro Técnico Aerospacial (CTA), em São José dos Campos, que estava desenvolvendo um método de enriquecimento de urânio com raio laser. Depois de consultar especialistas, Othon constatou que a opção do laser não seria viável nos próximos 20 anos, e se fixou na ultracentrífuga.

O objetivo último da Marinha era desenvolver reatores e todos os demais equipamentos da propulsão para submarinos movidos a energia nuclear. Se um submarino movido a diesel – como os que o Brasil usa – partir da Baía de Guanabara, em sua velocidade máxima, antes de chegar a Cabo Frio terá de se aproximar da superfície para o snorkel tomar ar, para pôr em funcionamento seu motor e assim recarregar as baterias. Navegando próximo à superfície, pode ser captado com facilidade por sensores infravermelhos. Para ficar no máximo dez dias no fundo, um submarino a diesel tem de se manter praticamente parado. O submarino nuclear projetado pela Marinha trocaria de combustível em dez anos. O limite de permanência no fundo seria de 45 dias.

Entretanto, a Marinha concluiu que em primeiro lugar era preciso viabilizar o ciclo do combustível e adquirir capacidade de enriquecer urânio. “Autonomia é muito importante”, diz Othon, que aos 65 anos tem hoje uma empresa de consultoria na área de energia. “Inspirei-me na solução que eu imaginei que os americanos estavam desenvolvendo na época em que eu era aluno do MIT, mas com a qual nunca tive contato”, conta o almirante. “É óbvio que a centrífuga americana é muito mais espetacular que a nossa.” Mas, segundo ele, a brasileira sai muito mais barato e os materiais importados necessários para sua fabricação não entram no rol dos itens nucleares sensíveis, sujeitos a embargos internacionais.

O programa capacitou indústrias brasileiras a fabricar as válvulas, sensores e medidores das centrífugas. Othon recrutou cientistas e técnicos do Brasil todo. “Onde tivesse alguém que pudesse ajudar, a gente ia conversar.” O sigilo era resguardado por um termo de compromisso. “Foram 14 anos da minha vida, cada dia um desafio”, lembra o hoje almirante da reserva, que dirigiu o programa entre 1979 e 94. Inicialmente, o projeto era secreto e ficou abrigado num departamento fictício, criado para isso, chamado de Coordenação para Projetos Especiais (Copesp), dentro da Comissão Naval de São Paulo.

A primeira dificuldade de Othon foi formar equipe. Quando assumiu, em 1979, o general João Baptista Figueiredo baixou portaria proibindo contratações no setor público. Othon recorreu ao Estado de São Paulo – e a uma artimanha. Fez um memorando à Secretaria de Ciência e Tecnologia, solicitando a contratação de 20 engenheiros e 40 técnicos para trabalhar no Ipen, num “projeto de interesse das Forças Armadas”. Se assinasse sozinho, no entanto, ficaria fácil para a secretaria pedir a análise do Estado-Maior da Marinha, onde o memorando provavelmente pararia. Então Othon pediu a um tenente-coronel da FAB que também assinasse. “Assim, não vão saber para que Força perguntar.” Deu certo.

De posse dessa contratação, Othon, na época capitão-de-fragata, atreveu-se a saltar a hierarquia e procurar o então ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca: “Almirante, estou numa situação complicada. O Estado de São Paulo colocou 20 cientistas no projeto, liderado pela Marinha, e ela não colocou nenhum”. No fim, conseguiu convencer o ministro a contratar o dobro de cientistas e técnicos. “Fiquei com um exército de 60 engenheiros e 120 técnicos”, exulta Othon. No seu auge, no início dos anos 90, o programa chegaria a ter 680 engenheiros trabalhando internamente e outros 300 do Departamento de Pesquisa de Reatores do Ipen, do qual Othon era chefe.

Mas nem tudo era ciência: habilidade e jeitinho também contaram. Othon lembra que uma centrífuga antiga, importada na década de 50, utilizada para treinar equipes e dissimular o esforço principal do projeto, havia parado porque tinha um eixo flexível que quebrava com freqüência e tinha de ser trazido da Alemanha. “Eu tinha um técnico, Zequinha, muito habilidoso, que fazia um eixinho novo em três dias. Levei para ele o projeto e fizemos o primeiro juntos”, conta Othon. “No Arsenal de Marinha, não precisava importar. Era só ligar para o Zequinha.” 

Em 1987, num gesto de distensão, o então presidente José Sarney decidiu trazer seu colega argentino, Raúl Alfonsín, para a entrada em operação de um conjunto de 48 centrífugas em Aramar. A inauguração estava marcada para 15 de março. Algumas semanas antes, o indiano naturalizado brasileiro Kesavan Nair, doutor em física de reatores mas também astrólogo, procurou Othon, com uma expressão preocupada: “Quinze de março ‘não bom’”, disse, mostrando uma listagem de computador, na qual uma nuvem negra cobria a data.

Othon ligou para o então ministro da Marinha, almirante Henrique Saboia. “Você acredita nisso?”, perguntou o ministro. “Não”, respondeu Othon. “Eu também não, mas, por via das dúvidas, pergunte quando está bom para inaugurar.” A partir de 28 de março, informou o indiano. Saboia foi falar com Sarney. Mais tarde, ligou para Othon: “Não se preocupe. O presidente é mais supersticioso que nós dois juntos.” A cerimônia ficou para 8 de abril.

Othon guarda até hoje uma planilha de todos os custos do projeto, ano a ano. No total, foram gastos US$ 663 milhões. Aí estão incluídos: o desenvolvimento do ciclo de combustível (projeto Ciclone), da propulsão do submarino (projeto Remo), do submarino propriamente dito, e a infra-estrutura.

“Desafio a me mostrarem no mundo todo um desenvolvimento do ciclo do combustível e da propulsão nuclear com esse custo”, diz ele. Quando deixou o programa, havia quase 700 centrífugas na “colônia”, em Aramar, pelas quais o urânio vai passando e enriquecendo-se gradualmente. A centrífuga americana enriquece bem mais do que a brasileira. A diferença está no custo, que Othon ilustra assim: digamos que sejam necessárias 20 centrífugas brasileiras para produzir o que uma americana produz. Acontece que o custo de 20 brasileiras é menor que o de uma americana.
Em 1994, o Vice-Almirante Dr. Othon Pinheiro da Silva, com 55 anos, teve de deixar o projeto ao completar seu tempo de serviço militar ativo. Os detalhes desse projeto ainda são mantidos a sete chaves, sob pena de prisão pelo vazamento de segredos científicos.

O fato é que o desenvolvimento da tecnologia de ultracentrifugação de urânio é um marco de sucesso na história tecnológica do Brasil e o Dr. Othon teve um papel fundamental nisso guiado pelo lema do CTMSP: “Tecnologia Própria é Independência”.

Uma salva de palmas!

 

http://conhecerparadebater.blogspot.com.br/2011/10/quem-e-othon-luiz-pin…

 

Luis Nassif

368 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa vaza a jato virou um

    Essa vaza a jato virou um inquerito do fim do mundo, não tem limites de jurisdição, de competencia, prisões sem condenação; qual o motivo da prisão da almirante? E de muitos outros?

    1. O que parece não ter limites

      O que parece não ter limites é a festa que se estabeleceu nas estatais…Todo mundo roubando…Que beleza! 

      1. Entrevista dos Advogados da Odebecht

        Assistam e verão como são reveladores os interesses por detrás desse juiz, há um pano de fundo para quebrar o país, agora por quê? Há um pano de fundo, simplismente, para entregar esse país de mãos beijadas aos interesses internacionais, quem está ganhando com isso? Por que atingir essas empresas e pontos estratégicos? Lula é apenas um fato no caminho  a ser tragado, uma força a ser desconstruidas, mas para tal, precisam acabar com o próprio país para não sair do estado colonial em que viviamos. Eles querem dependências dos Impérios, assim como os judeus que sairam do Egito e reclamavam a Moisés que era melhor comer as migalhas do Faraó, do que buscar algo novo que não vimos.  Esses são os coxinhas daquela época, que são o retrato dos que vivem hoje. Assistam e vejam como age o Faraó do Parará.     

      2. Entrevista dos Advogados da Odebecht

        Assistam e verão como são reveladores os interesses por detrás desse juiz, há um pano de fundo para quebrar o país, agora por quê? Há um pano de fundo, simplismente, para entregar esse país de mãos beijadas aos interesses internacionais, quem está ganhando com isso? Por que atingir essas empresas e pontos estratégicos? Lula é apenas um fato no caminho  a ser tragado, uma força a ser desconstruidas, mas para tal, precisam acabar com o próprio país para não sair do estado colonial em que viviamos. Eles querem dependências dos Impérios, assim como os judeus que sairam do Egito e reclamavam a Moisés que era melhor comer as migalhas do Faraó, do que buscar algo novo que não vimos.  Esses são os coxinhas daquela época, que são o retrato dos que vivem hoje. Assistam e vejam como age o Faraó do Parará.     

      3. Que eu saiba prisão é

        Que eu saiba prisão é exceção, pra isso tem o devido processo legale a presunção de inocencia, sair prendendo pessoas por depoimentos e antes mesmo de apresentarem defesa é abusivo sim, e ademais, por que muitos politicos que foram citados não estão presos?

      4. Todo mundo quem, cara pálida?

        Todo mundo quem, cara pálida? Você também rouba? Se você é adepto da teoria de que quem é investigado, é culpado, então explica como um policial federal que foi exonerado por corrupção e responde a processos criminais, foi reincorporado e agora participa do reality show global?

  2. Há pouco tempo fiquei cismado

    Há pouco tempo fiquei cismado com uma reportagem do fantástico fazendo estardalhaço com material blindado que deveria ser fiscalizado e autorizado pelo exército. Pensei com meus botões: estão querendo emparedar as Forças Armadas, assim com fazem com políticos e empresas? Pois agora, com essa do Almirante, bingo! Será que até os milicos vão se borrar com a globo e o Moro, como o PT e os empresários?

  3. Até onde vai isso? Além de

    Até onde vai isso? Além de atacarem a Odebrecht -que tem um setor ligado à segurança nacional- agora vão atrás do setor nuclear. Vai terminar mal.

  4. Olá a todos.
    Há uma sensação

    Olá a todos.

    Há uma sensação no ar de terror que me lembra os famosos alertas “laranja” e “vermelho” nos EUA nos anos que se seguiram ao ataque de 11/setembro. O clima de terror faz que com todos se sintam acuados, praticamente sem ação ou reação. Pode ser apenas coincidencia ou paranoia minha…. aliás, uma consequencia de tempos de terror é a paranoia.

    1. Diga isso para a cunhada do

      Diga isso para a cunhada do Vaccari, ou para o Adarico Negromonte ou para todos os que haviam sido presos pelo Moro e soltos pelo STF. Como foi que o ministro Zavascki se referiu às prisões preventivas eternas do Moro, mesmo? Ah! Lembrei: “medievalescas”

    2. Você devia ser preso pra

      Você devia ser preso pra gente saber se é mesmo honesto, até porque os coxinhas costumam ser hipócritas, corruptos e falsos moralistas. Mas não teria problema prendê-lo para depois sabermos se és mesmo bandido ou não, porque quem não deve não teme, não é mesmo?

      Em sã consciência, deixando um pouco de ser teleguiado pela rede globo e  “veja”, você acredita mesmo que isto é justo ou honesto, ou que alguém tenha mesmo autoridade pra isso – de prender alguém por puro abuso, puro arbítrio, por questões de usar a justiça para perseguição política – porque “quem não deve não teme”?

  5. Fado Tropical

    Até parece que chegamos ao fim do poço com esse país do desMoronamento, que fica lá pelas bandas do sul do nosso Brasis. Ou alguém toma uma atitute com ess louco ou seremos tragado num império colonial ou num imenso Portugal, como dizia a letra Rui Guerra nos versos do Fado Tropical de Chico Buarque.  “Ai essa terra vai cumprir seu ideal ainda vai tornar-se um império colonial”.   

  6. Prezados Senhores:
    Um

    Prezados Senhores:

    Um curriculum muito bonito e atraente, mais tem que ser apurado, será que o mesmo não levou nenhuma vantagem, não importa quem, não importa titulo, se o povo de baix arenda é cobrado, porque não os de colarios brancos não deve ser cobrados, se realmente errou tem que ser punido.

  7. “Muthooo Bem”!! Engenheiro,


    “Muthooo Bem”!! Engenheiro, técnico, pesquisador de grande mérito, pensador do desenvolmento nuclear, trabalhador no ramo de alta tecnologia, estudioso do que, de fato, importa ao desenvovimento do páis????, Nonada, o que importa é o holofote midiátido dos “dotor procurador”, dos “homi da lei”, dos salvadores da patria, eles tem “deploma de dôtor”, eles “fala bem e certo na TV” , quem é engenheiro nuclear perto dos “dôtor da lei”, “homis adevogados”, muito sabidos, o progresso do Brasil na área tecnológica “num é importamte, o que interessa é que os rico tão indo pra cadeia”, os bacharéis em direito vão nos levar ao mais alto patamar das nações, nos colocará no cume da civilização, foi assim que os EUA, a Rússia, a India, a China se tornaram lançadores de satélites, desenvolveram alta tecnologia do átomo, os “adevogados” fizeram desses países as potências tecnológicas que são hoje em dia, sim, vamos investir cada vez mais no blá-blá-bla dos concursos decorebas para contratar mais e mais “dôtor delegado”, “dôtor procurador”, assim o Brasil será um farol de desenvolvimento no mundo.

    1. Meu caro, sejamos sensatos. O

      Meu caro, sejamos sensatos. O riquíssimo curriculum do almirante e a vasta contribução que ele deu ao Brasil no campo tecnólogico nuclear, não lhe concedem o direito de cometer ilicitudes. Vamos aguardar o resultado do inquérito e se for comprovado culpado pague pelos seus atos ilicitos e se for inocente use todos os seus direitos de reparação.

      1. Também ao Judiciário, ao MP e

        Também ao Judiciário, ao MP e à PF não cabem cometer ilicitudes. Quem precisa prender primeiro para investigar depois assina atestado de incompetência. Como é que que nem terminam uma investigação e começam outra?

  8. Doa a Quem Doer

    O trabalho do Juiz Moro e dos Procuradores da República é sério e as prisões decretadas são em cima de provas (documetos  e testemunhos/delações). São prisões preventivas, que se encontram no Código de Processo Penal, portanto, são legais. Não é pelo rico currículo, que o pai da pátria deixará de se submeter ao judiciário e pagar por seus crimes.

    1. O seu discurso é lindo mas a

      O seu discurso é lindo mas a sanha persucutória da república do paraná nunca alcança nenhum tucano mesmo com delações, fartos depoimentos e documentos.

      Por isso essa operação é uma fraude.

    2. Testemunho e delação

      Prezado, testemunho e delação não são provas. Carecem de prova para que possam constituir processo. O Moro fere o direito e a Constituição ao presumir culpado quem ainda não foi julgado. Aliás, com sua atitude ele já transformou os investigados em réus e já os condenou previamente.

  9. Golpistas tentam dividir Forças Armadas e cooptar uma parte

    Golpistas tentam dividir Forças Armadas e cooptar uma parte

    Com a prisão do Almirante Othon Luiz Pereira da Silva. pai do programa nuclear brasileiro, às vésperas de agosto, os golpistas dão sua cartada decisiva, cujo objetivo claro é alvoroçar e dividir as Forças Armadas e, a partir da confusão e divisão, cooptar uma parte delas para dar o golpe na democracia.

  10. Isso é ridículo e
    Isso é ridículo e absurdo!

    Apesar de eu ter opinião que militares nos atrasaram 30 anos no setor nuclear, este é o cara que colocou a mão na massa.

    O Brasil está vendo a realização do trabalho de uma vida no setor nuclear.
    E, por seu trabalho eu sinceramente espero que a Odebrecht pague um por fora para ele. Pague porque ele merece, não porque é corrupto, isso é ridículo.
    Depois de trabalhar por mais dê 30 anos em um projeto, ao se realizar, vc merece um prêmio. Deveria ser pago as claras MAS no Brasil não temos está TRADIÇÃO!

    1. Comentário lamentável, Athos

      Comentário lamentável, Athos

      Com ele, você mostra, em primeiro lugar, que é mais rápido que Sergio Moro para condenar as pessoas antes que elas se defendam e sejam julgadas.

      E, em segundo lugar, ao afirmar que espera um pagamento fora da lei nestes casos, a única coisa que você nos mostra é que você é, pelo menos, um corrupto em potencial.

      1. E vc não percebeu que seja
        E vc não percebeu que seja qual for a acusação, Dr. Othon é o brasileiro que mais entende sobre um assunto importantíssimo para o Brasil.
        Ele é o que é porque o Brasil investiu nele.

        Não pode ser preso! Não é um corrupto! Seu único interesse é o desenvolvimento de seu país. E se vc não sabe isso, é porque não sabe SUA história.

        1. Assino embaixo de todos os seus elogios…

          Assino embaixo de todos os seus elogios…

          … ao Doutor Othon. E conheço razoavelmente a história dele, bem como a do Marechal Casimiro Montenegro, a do Marechal Rondon, a do “tenente” Luiz Carlos Prestes e muitos outros militares nacionalistas, que tanto contribuíram para o Brasil.

          Isto posto, repito: você foi infeliz na forma do seu primeiro comentário. Releia-o.

          1. Se refere ao meu

            Se refere ao meu comentário?

            realmente ficou meio estranha e solta a idéia de pgto.

            Mas quanto vale a OPINIÃO deste Dr. sobre o projeto da Odebrecht? Entendeu meu ponto? Seja quanto for o que ele ganhe, ao realizar uma obra de blhões, merece aumentar seus ganhos financeiros PELA realização.

            Ele vale o dinheiro que ganha, sendo caixa 1 , 2 ou ainda 3. Porque a própria Odebrecht NÃO TEM pessoa com esta qualificação e tem mais, NÃO HÁ no mercado pessoa que a Odebrecht POSSA CONTRATAR! Porque este tipo de informação é CONTROLADA.

            Se recebeu um por fora, para mim é irrelevante. Irrelevante mesmo! Porque não foi ele quem escolheu a empresa, o Brasil escolheu.

            Nós escolhemos a Odebrecht democraticamente! Dilma teve nosso voto, foi lá, planejou e escolheu. Tudo baseado em nosso VOTO.

             

            Lava jato saíu dos partido e bateu no Brasil. É oportunidade para o PT VESTIR A CAMISA do Brasil e ir para a ofensiva!!!

        2. Athos,

          essa rapaziada não faz a mais rasa idéia de quem é o Almirante Othone e da sua importância. Já estou começando a desconfiar que qualquer hora dessas arrumarão um pretexto qualquer pra prender também o Brigadeiro Sergio Ferolla, figura do mesmo quilate do Almirante Othon.

    2. Sou contra a corrupção, mas

      Sou contra a corrupção, mas também acho que alguém que gerou riqueza para o país deveria ser recompensado, às claras, óbvio.

       

  11. Prisão do pai do programa

    Prisão do pai do programa nuclear brasileiro?

    Vixe!!!

    Pelo visto, os chamados conspiracionistas não são assim tão malucos.

    O “bote”, ao que tudo indica, vai além da Petrobrás, do pré sal e do desmonte do setor de construção civil.

    Nossa tecnologia na área nuclear parece que tb está no “pacote”.

     

  12. Pai do projeto do submarino

    Pai do projeto do submarino nuclear que vai proteger o pré sal. Essa prisão atende a que? A ação é para jogar as Forças Armadas contra a presidente e apressar o golpe?

    Que país de frouxos é esse que fica de joelhos perante a República das Bananas do Paraná?

     A República (instituição não a república dos bandidos do Paraná) tem 3 poderes. Se a ocupante do poder executivo é fraca, onde estão os outros 2 poderes? Será que recebendo dinheiro em paraísos fiscais dos que querem aniquilar com o país? Será que o ze da justiça também esta levando “unzinho” pra deixar tudo isso acontecer?

     

     

  13. Vejo muitos aqui descendo a

    Vejo muitos aqui descendo a madeira no Juiz Moro e nos procuradores.Ora ,se estiverem extrapolando de suas funções que sejam punidos.Mas agora ,achar que ha uma perseguição ,isto é papo furado.

    Aconrtece que sempre que algum “Tubarão” é preso sempre tem tb uma cambada de  “Puxa Saco” que fica arrumando confusão.

    Vai me dizer que o Collor não é corrupto,Podem até não provar mas que é isto tenho certeza.Assim como muitos outros.

    O Ze Dirceu não é corrupto..O Jenuino, O Aecio ..Ora falta so provar .Ma sque são ,são.

     

    1. Prezao AJC,
      Tu és um

      Prezao AJC,

      Tu és um fundamentalista no sentido mais pejorativo que esse termo possa assumir. O mundo está simplesmente se lixando para o que pensas ou deixa de pensar. Nem sei porque estou perdendo meu tempo em responder a um arrogante da tua espécie. 

      Se não tens como balizar um mínimo sequer as tuas opiniões elas são dispensáveis.

      Parodiando o teu “precioso” raciocínio: “o AJC não é corrupto….o Zé Silva, o Chico Banana…..Ora, falta só provar. Mas que são, são”.

       

    2. AJC:
      Sua digressão sobre

      AJC:

      Sua digressão sobre corruptos é muito mais que lamentável.

      Seguindo seu raciocínio, se é que isso pode-se chamar de raciocínio,

      você também é um grande corrupto, só falta provar,como voce mesmo pontua.

    3. Realmente não há perseguição

      Realmente não há perseguição e o Brasil é dividido entre os bons e os maus. No PT e na base aliada do governo só tem bandidos e no Psdb só tem santo. Tem até tarja preta pra encobrir os santos do Psdb. E cadeira com fundo para o Moro sentar em cima do processo (que vai caducar) do líder Cassio Cunha Lima do Psdb.

      Se a Lava jato não é um processo político porque foi usada para alterar o resultado da última eleição?

      A Dilma e seu governo precisa acordar. E você também.

       

  14. A prisão do pai do programa nuclear brasileiro

    Agora quero ver: prenderam um homem que ostenta gemadas! Até ontem os “meninos do Moro” só cuidavam de prender “reles empresários” ou “insignificantes engenheiros” ou “notórios doleiros” ou ainda “ilustres ex-excelencias”….agora que “o buraco é mais embaixo” como se dizia nos meus tempos de  de aborrescencia, quero ver como irão reagir os coxinhas da vida, tipo aqueles ensandecidos que pediram a volta dos milicos…..e olhe a atitude dos “meninos do Moro”  CNEN ligaram para a importancia deste almirante no desenvolvimento da tecnologia nuclear no Brasil….como antecipava Sérgio Porto, FEBEAPÁ volta a assolar nossa terrinha….

  15. Virou circo!

    Pessoas como Aécio NEves e Eduardo Cunha, contra os quais existe abundância de provas, estão soltos. Mas prende-se outras pessoas com base em uma única denúncia feita em condições sob as quais pululam suspeitas de intimidação e até adulteração das transcrições.

    A diferença entre um e outro é o interesse pessoal de um juiz e os conchavos que ele faz com a mídia corporativa.

    Os advogados da Odebrecht estão certos ao dizer que essa investigação se tornou um reality show…

    Como eu sou mais caboclo vou no popular: uma palhaçada.

    1. Reclamações

      Essas reclamações me lembram ” Olha só que maravilha, todo o batalhão está marchando errado, só meu filho está marchando certo…”

      Abundância de provas: Quais?

      Adulterações de transcrições: Onde?

      Conchavo com a mídia corporativa: Explica isso à luz da democracia

      Advogados da Odebrecht estão certos: Explique melhor, mas com seus argumentos, sem acusar a “mídia corporativa”

      No aguardo do “caboclo sabetudo”

       

       

      1. Contra Aécio e Cunha

        Provas? Tu tá brincando Iara? Os gasto em dois aeroportos em propriedades da família Aécio? Os gastos nas empresas de comunicação da família Aécio pelo governo de MG? Os 13 bilhões que sumiram da saúde de MG? Os 450 kg de cocaína do popóptero com amiguíssimo do Aécio? Precisa de que para investigar isto? E o Cunha? Tá de gozação?

        1. Resposta

          Não, não estou brincando. Deu pra perceber que vc é contra o Aecio. Td bem, aceito. Mas, kd as explicações? Não vale esse tipo “mídia”.

      2. Iara França. Quanto ao ítem

        Iara França. Quanto ao ítem que você pergunta: “Conchavo com a mídia corporativa: Explica isso à luz da democracia”, eu posso lhe explicar porque fui um dos que incentivou (mediante carta ao Fernando Henrique Cardoso, quando este era presidente do Brasil) a presidencia e o seu governo a fazer uma aliança com a mídia para atrvés da propaganda paga viabilizar junto a sociedade as modificaçãoes necessárias para reformular o Estado brasileiro. Que exigia o fim dos gastos sem controle, viabilizado por inúmeros bancos dos estados da federação e do tesouro estadual. Eras preciso acabar om os bancos estaduais e criar a lei de responsabilidade fiscal ou coisa parecida. Arrependo-me de ter contribuído para a construção da aliança entre a União e a mídia propagandista de políticas de governo, porque eu tinha a intenção de trazer para o governo o apoio popular para realizar o bem em favor do povo e do Estado brasileiro, mas o que vejo é um monstro midiático a destruir o Brasil por meio da propaganda contra os interesses do povo brasileiro e do Estado e em defesa do poder econômico e poilítico do exterior. É através da democracia que se burla a boa fé das pessoas, tanto para o bem quanto para o mail. Se não tiver satisfeita diga o que não entendeu porque posso esmiuçar esta bandalheira até que vocêr entenda e deixe de ser mais uma inocente a serviço do mal.

      3. Provas contra Aécio

        Provas contra Aécio Neves:

        Delação premiada, a mesma “prova” que foi usada para prender o Almirante Othon, mas não foi usada para prender o Aécio:

        MOMENTO DA DELAÇÃO DO YOUSSEF QUE ENTREGA PROPINA PARA AÉCIO NEVES

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=Zq9HpVM8Bs%5D

        A lista, já comprovada autêntica por um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, traz o nome de 156 políticos, entre tucanos e aliados, que teriam recebido dinheiro publico através de um esquema de caixa dois nas eleições de 2002. Sozinho, Aécio Neves teria sido beneficiário de R$ 5,5 milhões, quantia repassada em uma única parcela. No total, o esquema teria desviado R$ 39, 9 milhões

        A lista, o laudo da PF e outras provas documentais foram entregues por deputados mineiros para o PGR Janot, pois o ministério público havia se “esquecido” de incluí-los nos autos:

        Deputados federais Adelmo Carneiro, Pedro Uczai, Fernando Morroni e Padre João e o estadual Rogério Correia se reuniram com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para incluir mais documentos que, segundo eles, provam o envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no escândalo de Furnas; depois do pedido protocolado no dia 19, os parlamentares reforçaram hoje a solicitação de reabertura de inquérito sobre a ligação do tucano no esquema de corrupção descoberto em 2006

        http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/03/31/escandalo-de-furnas-petistas-entregam-a-janot-provas-de-envolvimento-de-aecio/

        A matéria abaixo fala sobre a denúncia dos advogados da Odebrecht que descobriram que as transcrições dos depoimentos da operação “Vaza a Jato” estão diferentes do que foi dito (comprovados pelos vídeos), o que comprova a adulteração das transcrições.

        http://www.ocafezinho.com/2015/07/10/advogados-da-oas-desmascaram-jogo-sujo-da-lava-jato/

        Explicando para burros e pessoas de má-fé: Por “Cnchavos com a mídia” eu denomino os constantes e seletivos vazamentos das informações dos processos que deveriam ser sigilosas e a sincronização entre prisões espetaculosas das quais a imprensa foi avisada com antecedência para montar um circo meidiático escandalizando a operação.

        Continuando a explicar para pessoas burras e as de má-fé: por “Advogados da Odebrecht estão certos” eu estou concordando com a afirmação desses advogados de que a operação “Vaza a Jato” virou um reality show.

        http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/190585/Defesa-de-Odebrecht-Lava-Jato-virou-%27reality-show%27.htm

        Eu não sou um “sabe-tudo” você que é burra demais para fazer uma simples interpretação de texto. Ou então fez essas perguntas idiotas sobre coisas que estão óbvias no texto por má-fé. Não descarto a possibilidade das duas coisas ocorrerem ao mesmo tempo.

        Da próxima vez faça uma contraargumentação em vez de tentar fazer esse truquezinho de retórica barato fingindo que não entendeu o que foi escrito. Ou, se foi apenas burrice mesmo, peça para alguém minim amente inteligente explicar o texto para você.

  16. Para quem pensava que não

    Para quem pensava que não havia orientação e plano externo, para implementar o golpe, essa notícia tira qualquer dúvida.

  17. Quem irá realmente investigar os corruptos? Tucanos inimputáveis

    Esse presidente é de outros carnavais, vem com o esquema viciado desde os governos militares.

    A partir do momento que direcionaram as investigações para Curitiba, começou a armação da máfia tucana. Após isso, o juiz tucano Moro, que tem estreitas ligações com Álvaro Dias e outros demotucanos, terminou de ser cooptado pela turma de malfeitores, com a premiação da Globo. O que vemos agora é uma perseguição política aos partidos aliados ao atual governo federal e, como sempre aconteceu, a conivência e cumplicidade de órgãos públicos e imprensa com seus aliados, os demotucanos. 

    As empreiteiras envolvidas na Lava-Jato sempre apoiaram e mantiveram relações promíscuas com tucanos e seus aliados, são comparsas. Se enriqueceram por décadas a base de licitações ilícitas e contribuiram para que políticos demotucanos(PDS, PFL, PSDB, PP, PR) fizessem grandes fortunas. Agora, numa jogada de oportunismo barato e de má fé, querem jogar toda a responsabilidade em cima dos adversários. Cansamos de ser enganados! Essa operação é uma grande armação. Os que estão atuando nela trabalham por outros interesses que não os de combater a corrupção. Onde estão os picaretas demotucanos???

     

    P.S.: A advogada dos acusados faz parte também da armação e só serviu para empurrá-los para a delação, fugindo para Miami em seguida.

     

  18. Zé da Justiça: Calma gente,

    Zé da Justiça: Calma gente, tem o Dirceu ainda, e depois o Lula, não se preocupem. A incompetência política de Dilma é uma coisa assustadora – esse ministro da Justiça bancado por ela é um zero a direita.

    1. É mais fácil a Polícia

      É mais fácil a Polícia Federal invadir o Palácio do Planalto e prender a Dilma. Certo que vão ter levar a presidente sentada na cadeira.

      O Brasil está derretendo e ninguém faz nada. Mas e o Judiciário? Pra que servem Suas Excelências fantasiados de juizes? Para se submeter a República das Bananas do Paraná e deixar a República Federativa do Brasil, sua Constituição e suas Leis serem jogadas no lixo por um bando de infames? Quem paga o salário deles, a república das bananas ou a República Federativa? Ou ….

      1. Quem não faz nada é a

        Quem não faz nada é a Dilma.

        Ela que foi eleita para comandar o País. Votamos todos nela pensando nisso.

        Ninguem votou no Lewandowisk ou no Janot.

        Cabe a ELA articular com o judiciário o fim da lava jato, coisa que a ja deveria ter sido feita há muito tempo. É uma questão de Estado, não é uma coisa menor que um juizinho ou mesmo um Ministro sozinho vai decidir.

  19. Um dos temas que movem de

    Um dos temas que movem de forma avassaladora todo o aparato de inteligencia dos Estados Unidos é a questão nuclear.

    Onde quer que apareça quem possa mesmo remotamente estabelecer um programa de mesmo de leve possa desafiar a capacidade da industria nuclear americana, esse desafiante se torna um ALVO. A audacia do Brasil em querer construir um SUBMARINO NUCLAR, com desenvolvimento de tecnologia domestica torna esse programa um perigo para os EUA.

     Quem o desenvolve?  O Nucleo de Pesquisas da Marinha e quem mais? A Odebrecht Defesa., contratante da Marinha para fazer o casco do submarino nuclear.

    O que fazer?

    Prende-se os chefes dos dois braçaos do Programa, o oficial (Almirante Othon) e o privado (Marcelo Odebrcht).

    Com a prisão dos chefes das duas organizações, desmoraliza-se e desmonta-se todo o projeto.

    Em fevereiro de 2015 o Procurador Geral Janot e os procuradores da Força Tarefa foram a Washington.

    BINGO.

    1. Tentando encaixar as

      Tentando encaixar as peças:

      De repente, o governo americano investe contra a corruptíssima FIFA. E porque, se a lavanderia sempre foi nos Estados Unidos, com os paraísos fiscais servindo de meros postos de carimbagem?

      Não há como pegar a FIFA e deixar de mexer com seus sócios na corrupção mundial. Para evitar possíveis chiliques patrióticos de certos donos de TV na maciça campanha que vai bem além de derrubar um governo “hostil”, enquadre-se-lhe! Óbvio, se os filhos de Roberto Marinho continuarem a fazer o dever como manda o manual, nada sofrerão; mas, a cada sinal de titubeio… OLHA O FBI AÍ, GENTE!!!

      No free lunch!

    2. Meu Santo Inácio,
      André M.

      Meu Santo Inácio,

      André M. Araújo, um costumeiro crítico das recorrentes Conspiratas propaladas pelos santelmos da esquerdolândia de repente, depois da Lava Jato, vira um perspicaz elaborador de Teorias de Conspiração…hehehe

    3. Na mosca. O pior é que muitos

      Na mosca. O pior é que muitos dos leitores deste blog ainda procuram justificar a atuação dos que perseguem e prendem tanto os cientistas como os empresários envolvidos nesse projeto estratégico. Não há sòmente o dedo, mas a CIA, a NSA e o departamento de defesa dos EUA por trás disso tudo. O que o PGR foi fazer nois EUA, há poucos meses? De que lado ele está? Quem lhe paga mais? Para fazer o quê?

    4. E ………………………..

      AA voce está coberto de razão e os que tentam contradizê-lo não passam também de agentes a soldo do Império, nada mais!!!

      Estas idas e vindas de toda a fôrca tarefa da Vaza Jato aos Estados Unidos, tem o claro proposito, e só não exergam os que anseiam detonar nosso País!! Bando de traidores e idiotas !!!

      Idiotas porque pensam que ajudando nossos adversários, poderão receberem algumas migalhas!!!

      Pobres traidores !!!!!!!!!!!!!!!!! 

  20. NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI

    Ora, o que adianta currículo, título, cargo e contribuição se recebeu propina? Pelo contrário, quanto mais cultura e instrução, as penas deveriam ser dobradas, pois sabia que estava cometendo crime, é preciso deixar de lado esse negócio de enaltecer currículo, ninguém está acima da lei, parece até que a matéria está defendendo a famosa “carteirada”, o “Sabe com quem está falando?”, É Almirante, e daí? Para ser preso na Lava-jato é por que existem provas suficientes, os procuradores não estão brincando, estão passando o país a limpo, a corrupção está a arraigada no povo brasileiro, precisamos apoiar o juiz e os procuradores, pois estão limpando o Brasil!

    1.  
      Menos, meu caro Amaral.

       

      Menos, meu caro Amaral. Claro que currículo, títulos, diplomas, cargos e compadrios não podem ser usados para livrar FdP nenhum do xilindró.

      Entretanto, basta usar um pouquinho de massa cinzenta para perceber que o juiz Moro e seus celerados procuradores não estão nem ai pra corrupção. Não é esta, a primeira vez que a casa-grande ordena a seus capachos retirarem a mascara da legalidade democrática. Tudo isso faz parte de farsesca montagem criminosa, para reenquadrar o País, trazendo-o de volta ao leito subalterno da “ordem e do progresso democrático,” naturalmente, sem povo, pra não atrapalhar os negócios. 

      Não fosse por isso, os bandidos tucanos que roubam há mais tempo estariam lascados. Quando vaza um nome tucano por algum descuido, logo é protegido por providencial tarja preta. Ainda assim, essa pouca vergonha, é vista por videotas abestados, como se a tal operação vaza a jato, desses merdas, estivessem limpando o Brasil.

      Orlando 

  21. “A prisão do pai do programa

    A prisão do pai do programa nuclear brasileiro

    ué!

    pai também é humano, demasiado humano…

    ou para aqueles fieis crentes e tementes a cristo…

    pai também é filho de deus, na terra dos homens bons.

    pai do programa esteve ali, por anos a fio, na lida radioativa

    quando entusiasmado com sucesso do enriquecimento de urânio

    é, então, nas vis tentações diabólicas no deserto dos tártaros,

    aliciado e corrompido para o enriquecimento othoniano!

  22. Pai do programa nuclear brasileiro

    Que o PSDB é tão corrupto como o PT, isso ninguem com Ki acina de 10 duvida, mas Nassif, achar que o currículo desse cidadão é motivo pra ele não responder por possiveis crimes ( investigado, provado e condenado ) faz sua matéria parecer uma piada !

     

  23. Uma das bandeiras de quem

    Uma das bandeiras de quem votava no pt era que o partido iria diminuir  a corrupção na máquina pública. Porém, fez o contrário quando chegou ao poder: turbinou a corrupção.  A defesa básica que se faz do PT é dizer que só estão descobrindo os roubos do partido, e deixam de fora, encobrem, os do tucano. Isso é verdade. Mas não justifica a razão do pt ir pelo mesmo caminho – e ainda mais sabendo que a mídia nunca seria camarada como até hoje o é pros tucanos. 

    1. Complementando

      *Ao digitar no post acima, não saiu o R de Sérgio.

      É importante ressaltar que a prisão do Almirante Othon é absurda não pelo posto que ele ocupou, nem mesmo pela ENORME contribuição que ele deu para o domínio da tecnologia nuclear pelo Brasil.

      Sua prisão é um absurdo porque se trata de um senhor de mais de 75 anos, com residência fixa conhecida e família no Brasil. Ele ainda não foi julgado, condenado, ou sequer teve a chance de apresentar sua defesa. Tudo que existe contra ele é a palavra de um delator, que para se beneficiar poderia denunciar até a própria mãe.

      Para o Juiz Sérgio Moro, é o que basta.

  24. Justiça, agentes secretos em

    Justiça, agentes secretos em missões especiais, políticos, empresas criando comitês pela libertação desse ou daquele país,assessores financeiros e técnicos em petróleo, são ingredientes e tanto, ainda mais quando retratam fatos que realmente aconteceram. Nunca consegui assistir o filme Syriana completo,com direção do americano Stephen Galghan. É bem complexo o filme, mas deixa a realidade do lava jato a descoberto, se ousarmos comparar algumas falas de personagens da ficção com as falas da republiqueta do Paraná. Ambição, traição, delação ou deduragem, como queiram, é um show de deliquência política, reunião de péssimos carateres, onde tudo se resume a uma só palavra: negócios. Umas poucas frases selecionadas do filme são suficientes para comparar com a situação de caos vividas nesse momento por  nós. Quando o agente da CIA que caiu em desgraça, procura um poderoso num restaurante, ouve o seguinte: “Nessa cidade você é inocente até ser investigado”. Quando um promotor vai atrás de um empresário que está sendo acusado de corrupção, o fulaninho se defende dizendo: ” A corrupção é boa para o mercado, é boa para nós, americanos. É a corrupção que nos faz vencedores.”.Em relação às delações,o promotor exige de um outro empresário mais nomes para investigar, o delator diz: Se você cavar um buraco, você encontra um corpo. Se cavar mais fundo, pode encontrar quatro ou mais corpos.” Quem é dedurado, é descartado, notem só a semelhança. Quase no final, depois de várias tragédias e mortes, no discurso de premiação de um grudo empresário texano sujo até a alma, ligado aos negócios do petróleo, diz triunfal sobre o consumo do petróleo: “O cliente verdadeiro somos nós, o povo americano.”

    Perdi ainda o inicio do filme, vou rever. No filme, a preocupação também é  com o Irã, né mesmo? Energia nuclear é a novidade da lava jato. Tá certo…E a nova capital do Brasil foi transferida para Curitiba, é fato? Positivo operante…

  25. Ditadura da Polícia é pior que Ditadura Militar!

    Acho estranho que um almirante possa ser preso antes do julgamento por uma autoridade policial ou judiciária civil!!!!

    Ou não entendo mais nada de hierarquia militar (tenho carta patente da Marinha de Guerra) ou estamos vivendo dias fora da lei, mais tenebrosos que durante a Ditadura Militar…

    1. Prisão

      Não ache estranho. Ele não está mais na Marinha, que aliás não quis se pronunciar uma vez que ele não faz mais parte de seus quadros.

      E, convenhamos, o fato de ele ser vice almirante não o faz acima das leis civis que ele transgrediu. Nem qqr outra pessoa. Privilégios e foro provilegiado é herança da coroa portuguesa.

       

      1. Então ta explicado!

        Então ta explicado! aecinho,Fhc,assalto dos metros e trens de São Paulo, arrombo no detran de São paulo.com participação do Secretário dos transportes,mafia do icms,agora o Monotrilho de 10 anos para 3 kilometros de 6 bilhões ,e o “Cemitério” publico de São Paulo sentado encima …..São tudo descendentes da coroa Portuguesa!

        Vai te catar! vem despejar essa besteira hipocritás,achando que aqui só tem alienado….

        2 trouxas de maconha é o suficiente para qualquer pobre ou petista ser preso por trafico…enquanto um helicoptero sobrevoa os ceus com 500 kg de cocaina! devolve-se o helicoptero solta-se os pilotos..enterra tudo no mesmo buraco que enfiaram os nomes tucanos,citados no realit show da globo.

      2. Os Ministros da Dilma são uns paspalhos!

        Não existe isso de não ser mais da Marinha! Ele não perde mais a patente. Se trabalhou em projeto militar secreto não pode ser igual aos demais civis. Se existe algum deslize por parte dele, existe a Justiça Militar que cuida destes casos.

        Acho sim estranho, que os Ministros da área Militar não tenham enviado uma Escolta Militar para resgatar das masmorras de Curitiba o Almirante para uma unidade militar.

  26. Lastimável e deprimente essa

    Lastimável e deprimente essa quadra da vida nacional. O que mais me assusta nesse processo que mistura verdades, meias-verdades e inverdades ; o correto, com o semi correto e o incorreto; o admissível com o semi admissível e o inadmissível; a justiça com a semi injustiça e a injustiça; é que ao final por conta dessas ambiguidades e das desconfianças dado os interesses envolvidos, esse processo tenha como resultante não um zero, mas uma aferição negativa. Que as perdas sejam bem maiores que os ganhos. 

    Qual a situação que temos hoje? A criminalização de parte da elite empresarial do país numa das raras áreas que o país reconhecidamente tem expertise respeitada internacionalmente, de um quinhão de técnicos preciosos na área do petróleo, de um naco da elite política e o desgaste na imagem, com prejuízos nas atividades, da maior empresa brasileira. Tudo isso e mais a verberação diária por uma imprensa que menos esclarece e mais agrava o sentimento de desalento e desconfiança da nação. Por fim, agora a prisão desse militar-cientista que certamente abala o establishment científico do país numa área tão fundamental.

    Já se especula para o corrente ano em 1% o declínio do PIB em consequência dessa tragédia. As perdas em termos de competitividade na área externa, em desinvestimentos, de projetos interrompidos(só aqui no Ceará o prejuízo do estado pela suspensão da refinaria programada orça na faixa do meio bilhão de reais), na desestruturação de uma das cadeias produtivas mais importantes e dinâmicas da economia, fora outras, são ou poderão ser irrecuperáveis.  Mas a desgraceira maior é talvez a que menos se realce: o desemprego de milhares de cidadãos e cidadãs. 

    Uma pena, uma lástima, uma tragédia isso. Será que precisaríamos pagar um preço tão alto para valer a Lei e a aplicação da Justiça? Teríamos alternativas menos dolorosas, menos extremas? Por que teria que ser “assim”?

    O que está em jogo é muito maior que a demagógica e ideologicamente suspeita exortação de que pela primeira vez “poderosos estão indo para a cadeia”, “a justiça alcança a plutocracia”, e outros lugares-comuns do gênero, mas a própria estabilidade política, econômica e social de um país ainda em processo de maturação.

    Se os “vencedores” forem aqueles que apostam no vale tudo; que todos os fins justificam os meios; mas, e principalmente, os que se valeram de vitórias pírricas para concretizar projetos políticos ou pessoais, então moralmente alcançaremos,enfim, o fundo poço. Que se puna com rigor os culpados, mas não às custas de 200 milhões de pessoas. 

     

     

     

    1. Infelizemente JB, me parece

      Infelizemente JB, me parece que isso tudo é fruto de um Governo sem um mínimo de comando.

      Em qual País, um juiz de primeira instância consegue colocar setores inteiros de joelhos ? Isso não existe e não pode existir.

      Qualquer articulação mínima com o poder judiciário, com o STF (que ela indicou vários ) e o CNJ, serviria para afastar esse juiz do caso e fatiá-lo dentre vários outros magistrados. O problama é que o Governo não se articula minimamente.

      Da forma como as coisas andam talvez o melhor mesmo seja a Dilma cair. Está dificil aventar outras possibilidades.

       

      1. Não por sonho aventes isso,

        Não por sonho aventes isso, prezado Daniel Quireza. A presidente Dilma certamente pecou por omissão, e portanto é partícipe nesse desiderato. Faltou-lhe, a meu ver, a capacidade de prever e apreender quais seriam os graves desdobramentos de um evento- Operação lava Jato – envolvendo tão grandes interesses políticos e econômicos(não sei qual.o maior). 
         

        O alheamento, fruto talvez da sua inaptência política e inflexibilidade pessoal(atributo negativo num político), foi também lastimável. 

        Merce de tudo isso, ela foi eleita democraticamente, está fazendo o possível para remediar a situação, não merecendo de forma alguma “cair”. 

        Se não for por estritas cominações legais, qualquer outras razões, mesmo problemas de governança, é, sim, golpe. Uma saída que certamente afrontaria o Estado Democrático de Direito e que acarretaria graves sequelas para a nosso conceito na área internacional.

        Sem falar no inferno que viraria nosso país. 

         

        1. Mas a legalidade é sempre

          Mas a legalidade é sempre relativa. Quando é conveniente inventa-se um pretexto e pronto. Não defendo isso, mas é o fato. No caso do Collor foi dessa maneira, o País estava pior economicamente, mas não estava esta balbúrdia de prisões inconstitucionais que está hoje.

          O problema é que o País está virando uma balbúrdia, prende-se sem provas, afeta-se a economia nacional de maneira mortal. E nesse periodo de recessão o que é pior ainda.

          Se a coisa piorar a situação pode ficar insustentável.

          Eu não estou defendendo golpe nenhum, só que tudo tem limite.

          Uma saída seria ela renunciar, o Temer assumir com o compromisso de articular no judiciário a eliminação da lava jato e seguir em frente com o País.

          Dificilmente haverá isso, mas e ai, o que ocorrerá ? Ninguem sabe, essa é a questão, este é o problema.

          1. Legalidade não admite

            Legalidade não admite relativização: ou é ou não é, não existe meio termo. Não somos mais uma republiqueta, mas a sétima nação do mundo. O Estado brasileiro se assenta numa Constituição considerada das mais avançadas e abrangentes do mundo e, importante, preconiza para a gestão do mesmo o regime presidencialista não parlamentarista. Neste se admite a “queda” do Chefe de Governo(Primeiro-Ministro) por questões políticas e administrativas. Já naquele, Não! 

            O caso Collor tem pouquíssima similaridade com o atual. O contexto era muito mais periclitante tanto no aspecto político como econômico. O presidente tinha um fraco e claudicante apoio político no Congresso, enfrentava uma hiper inflação com desemprego alto, respondia por denúncia de corrupção(depois derrubada pelo STF)., tomara medidas de uma antipatia assombrosa, a exemplo do bloqueio dos recursos do público depositados no sistema financeiro. Misture tudo isso que o resultado só poderia ser um crescente desgaste até o nível do insuportável. 

            De quebra uma oposição renhida e organicamente articulada representada por uma esquerda totalmente unida, à frente o PT. Diariamente havia manifestações de rua. Greves era dia sim, dia não. 

            O contexto atual não é bom, mas longe, muito longe está de ser desesperador que justifique(mesmo sem a hipótese da ilegalidade) renúncia ou “golpe” paraguaio. 
             

      2. A sua adesão ao golpe contra

        A sua adesão ao golpe contra a Dilma/Governo está tão intensa, que está me dando a impressão de ser uma célula adormecida colocada aqui no blog, e que agora está despertando.

      3. O problema é depois

        Se ela cair, o que vem depois?

        É uma pergunta difícil de responder, mas, com certeza, haverá um radicalismo maior.

        Por enquanto, há duas possibilidades mais claras: Ou Temer assume, ou Aécio.

        O que a história mostra é que há sempre o golpe no golpe. Sempre houve quem se beneficiou de uma situação dessas para tirar proveito. Vide Carlos Lacerda.

         

         

        1. A situação óbvia seria o

          A situação óbvia seria o Temer assumir, é claro.

          E a primeira coisa a se fazer seria acabar com a lava jato e seguir com o País para frente.

          O Aécio nunca, ele perdeu a eleição e não teria legitimidade para isso.

           

          1. Esperança

            Você está muito esperançoso achando que o Aécio não entraria agora, ele tem a mídia para dar respaldo.

    2. Roteiro do golpe em andamento JB

      Só não vê isso quem não quer mesmo; claro que uma das vertentes de qualquer crise institucional passa necessariamente por uma crise profunda na economia (empresas quebradas, desempregados, desabastecimentos…); o dia da tal lava-jato não deixa dúvidas, desde o início tenta-se emparedar o Governo Federal, emparedar e desrespeitar acima de tudo, tipo dizer “Dilma que se exploda, quem vai dar as cartas somos nós”; quem sobrevoa a área onde a Petrobrás iniciou a construção do CONPERJ, não sendo um zumbi da Veja ou da Globo (faço isso todo mês quando vou chegando ao Rio), sabe muito bem do que você e eu estamos falando, uma imensa área transformada em cemitério de equipamentos valiosos por onde correriam as riquezas do Polo Petroquímico:

      – O MPF, Sérgio Moro e Eduardo Cunha são a trinca que as direitas estão usando para tomarem de assalto o Palácio do Planalto.

  27. Nassif, o País virou uma

    Nassif, o País virou uma balburdia por causa da falta de comando da Dilma sobre corporações que agem de maneira irresponsável e que são braços do executivo.

    Qual a lógica de se prender esse Almirante que era Presidente de uma grande empresa ?

    Ora, se há a delação com a apresentação de provas que se faça uma investigação sigilosa e, ao final, caso seja apurada a sua culpa que ele cumpra a pena da maneira que for, mas só após o devido processo legal transitado em julgado.

    Qual o objetivo dessa prisões espetaculosas ? Serve a quem ?

    1. Servem a quem? Ao Brasil e a

      Servem a quem? Ao Brasil e a esmagadora maioria do País é que não servem, mas de imediato servem a quem? Servem para turbinar as manifestações do dia 16 e sempre contando com o siliencio obsequioso de Dilma.

    2. Braços do Executivo?
      A PF,

      Braços do Executivo?

      A PF, que só prende sob ordem judicial (ou não?), vá lá (em tese).

      Mas a justiça e o MP também estão sob as rédeas da  Dilma???

      Alguma PEC que o Cunha emplacou às escondidas?

      1. A PF e o MP estão

        A PF e o MP estão subordinados ao executivo e são braços deste sim. Quem indica o diretor da PF ? Quem indica o PGR ? Quem pode remover um delegado de cidade a hora que quiser ? É assim que se dá a transmissão de pode ora. Nâo é só pelos manuais.

        O judiciário não e nem eu disse isso. Mas é óbvio que pode haver articulação do Governo com os altos cargos do judiciário afim de se obter o que se deseja.

        1. Errado

          MP assim como TCU são órgãos independentes. Dê uma consultada na Constituição.
          Os representantes do MInistério Público são indicados , em lista tríplice pela Classe dos membros CNMP- Conselho Nacional (de Membros) do MInistério Público, e , dentre os três nomes, o Chefe do executivo pode ecolher um.
          Após isso o escolhido se submeterá a uma sabatina e a votação dos membros do Senad Federal.
          Ao longo dos governos do PT, gostesse ou não do Partido, os nomes encaminhads ao senado sempre foram o dos mais votados pela classe (saõ os 1ºs da lista), e que sempte foram aprovados sem ressalvas.

          Veja o caso do Gurgel. Se fosse escolhido pelo Governo, e comprometido com o governo, como seu comentário sugere, teria denunciado Dirceu, Genoíno e outros??
          Confira sua afirmação e corrija.
           

          1. Errado é o seu comentário e

            Errado é o seu comentário e quem deve consultar a constituição é voce.

            Essas listas não têm nada de oficial, são para constranger a Presidente a escolher um nome corporativo, e eles tem caido nisso.

            Não são obrigados a assim proceder. Pela constituição qualquer procurador menbro do MP pode ser escolhido PGR.

    3. A prisão do Heroi Nacional serve a quem?

      Servem a quem? Ao Brasil e a esmagadora maioria do País é que não servem, mas de imediato servem a quem? Servem para turbinar as manifestações do dia 16 e sempre contando com o siliencio obsequioso de Dilma.

  28. A Dilma poderia requisitar tropas da Marinha e retirar …

    A Dilma poderia requisitar tropas da Marinha e retirar o Almirante de lá. A Lava a Jato foi longe demais no sentido de nação.

    1. Ela nunca vai fazer isso

      Ela nunca vai fazer isso Maestri. Até porque seria o pretexto para o golpe.

      O que ela deveria ter feito, lá atrás, era se articulado minimamente com o judiciário – STF e CNJ – no sentido de retirar o processo de voce sabe quem, fatiar o processo e pronto.

      Era o que ela deveria ter feito. Por ex, será que um aumento de salário não valia isso ? Veja que não é tão díficil assim fazer essa articulação, é preciso apenas ter um mínimo de senso, de noção e de espirito de Estadista coisa que parece que, nem de longe ela tem.

      No fundo, o pensamento da Dilma parece ser o seguinte. Como ela não pegou nada mesmo, o máximo que conseguirão chegar é na campanha dela, Mas campanha a de todo mundo é suja, então não dá nada. Então que se exploda o País.

      Esse parece ser o que pauta a Dilma. É uma posição egoista, de salvar sua própria biografia em detrimento do esfacelamento do Estado.

      1. Mas se fizesse…

        Mas se fizesse ganharia de forma definitiva a parcela NACIONALISTA da nação. É uma oportunidade.

         

        Além disto, dividiria as Forças Armadas de tal maneira que determinada corrente de pensamento seria posta no isolamento e, melhor, firmaria fronteiras definitivas no pensamento nacional.

         

        Mas o PT é muito pobre de pensamento…e amarelão!

    2. Que é isso?

      Isso sim seria um golpe! Seria a quebra das instituições e do respeito às leis pela própria presidente! Sei que muitos esquerdistas não têm muito amor à legalidade, mas felizmente as instuições estão mais fortes do que eventuais governos, os quais passam, as instituições ficam. Sem o respeito ao Estado de Direito jamais deixaremos de ser um paisinho de segunda categoria!

      Que absurdo!

  29. Nenhuma novidade.A direita

    Nenhuma novidade.

    A direita entreguista vira-lata sempre teve duas ambições:

    1- entregar nosso petróleo aos gringos;

    2- impedir o desenvolvimento da indústria nuclear-militar brasileira.

    Abaixo comprovo minha afirmação:

    “Em 21 de fevereiro <de 1952>,  por proposta de João Neves, Vargas criou a Comissão de Exportação de Materiais Estratégicos (CEME), que, no mesmo dia e sem que os seus membros tivessem sido sequer nomeados, autorizou a remessa de 5.000 toneladas, por ano, de monazita in natura e refinada, para os Estados Unidos. ‘Esta constitui, pela primeira vez no governo de Vossa Excelência, a quebra da política defendida pelo Conselho Nacional de Pesquisa e pelo Conselho de Segurança Nacional, no tocante à exportação de minerais atômicos’ – escreveu a Vargas algum tempo depois o general Aguinaldo Caiado de Castro, secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional.” (Presença dos Estados Unidos no Brasil, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2007, p. 460).

    Moniz Bandeira sugere que Vargas capitulou por causa da exigência do envio de tropas brasileiras à Coréia feita pelos EUA. Um pouco adiante:

    “A corrida do urânio coincidiu com o avanço sobre o petróleo”. (Presença dos Estados Unidos no Brasil, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2007, p. 461).

    No momento em que a Marinha finalmente começou a desenvolver a tecnologia nuclear ambicionada pelos almirantes desde os anos 1950 (indispensável à proteção do litoral, das plataformas da Petrobras e à garantia da soberania brasileira sobre o Pré-Sal), os entreguistas enfraquecem o governo Dilma Rousseff para mudar o regime de exploração do Pré-Sal (projeto de José Serra). Ato contínuo conseguem mandar para a prisão o Almirante Othon Luiz Pereira da Silva, pai do programa nuclear brasileiro. O objetivo da direita vira-lata continua sendo o mesmo. Manter o Brasil desarmado, frágil e impotente, sempre dependente dos EUA e sob as garras da águia imperial norte-americana. 

    Curiosamente ninguém fala em dar um basta final nesta putaria. A Guerra Fria acabou, mas como nos anos 1950 continuamos amedrontados. 

     

  30. Etica

    Senhores, etica não pode ter partido , interesses pessoais , religiosos nem familiares.

    Foi uma surpresa negativa este fato. Mas tem que ser averiguado.

  31. ISSO NÃO É MAIS SIMPLESMENTE COMBATE A CORRUPÇÃO.

    Isso se chama forçar a barra para um golpe militar de verdade, o Moro está atiçando a onça com vara curta. O que fazer numa hora dessas senão rezar. Estão prendendo cabeças que correspondem a verdadeira inteligência  empresárial e tecnólogica do Brasil, tem algo errado nisso tudo, tem algo muito errado. Isso está vindo de fora e quem está sabotando o Brasil quem.

  32. Se alguem ainda tinha dúvida

    Se alguem ainda tinha dúvida que a lava jato é uma operação de ataque ao Brasil, com justificativa/desculpa de combate à corrupção, aí está o recibo passado.

    É possível (e até provável) que tenha ocorrido corrupção. Só que a jurisdição do caso nem de perto deveria estar com a vara de “primeria instância”q ue não tem, qualquer jurisdicionalidade sobre nenhum dos envolvidos, sejam empresas ou indivíduos.

    Por que então atiram-se sobre setores estratégicos país afora? Simples, por que esta é uma conspiração comandada desde fora do país, cuja finalidade principal é quebrar o país e sua principais empresas nacionais e impedi-lo de seguir buscando um desenvolvimento econômico autônomo, assim como de seguir com sua política externa independente – especialmente impedir a consolidação dos BRICS. É um ataque do imperialismo contra o Brasil, que hoje tem na força-tarefa da CIA no Paraná sua ponta-de-lança principal.

    Não se pode esquecer que durante o governo de bush filho e sua camarilha fascista, os EUA tentaram impor sanções ao Brasil por que lhes foi negado acesso à inspecionar a tecnologia nuclear brasileira – não era o uso da energia nuclear que queriam monitorar, queriam acesso à tecnologia, que foi desenvolvida de forma autóctone no Brasil.

     

  33. Nunca ví tanta barbaridade junta nos comentários

    Senhores, muitos comentários estão extrapolando os limites da ficção. A científica já ficou para trás, estamos agora na fantasia, e mais um pouco, iremos para a fantástica. Golpe da mídia? Complô americano contra o programa nuclear brasileiro? Cooptação das FAs para derrubar a presidente?

    Não cabe a mim julgar o Dr. Othon. Não tenho acesso aos autos, nem às delaçòes, e muito menos às provas. E acredito que vocês também não. Sendo assim, não vou inocenta-lo, assim como não o condenarei. Cabe à investigação da PF verificar os indícios e os fatos conforme relatados em delações, e se verificados, levar ao juiz pedidos de indiciamento, ou em caso de mais investigações serem necessárias e o indivíduo investigado ter acesso ou meios para obstruir a obtenção de provas, pedir a prisão preventiva para que essas provas sejam investigadas o mais rapidamente possível.(a prisão preventiva, neste caso de corrupção, só se aplica para proteger a investigação, quando necessária). Sendo assim, se o juiz Moro e a PF decidiram prender o Dr. Othon, é porque ou querem aparecer, ou porque tem coisas relevantes sendo investigadas. Se for o primeiro caso, o processo não resistirá ao contraditório em instância superior.

     

    Quem apresenta currículo para provar inocência age de forma desonesta. Currículo mostra oque uma pessoa faz de melhor, e não a total realidade de quem é, foi, e como agiu aquela pessoa. Há inúmeros casos na história de pessoas com um currículo excepcional, verdadeiros herois científicos, literários ou políticos, mas que não se mostraram igualmente heróicos em outros aspectos da vida. Assim como há aqueles que foram injustamente acusados. Oque conta é oque as provas, legítimas e obtidas legalmente, podem comprovar. Como engenheiro e admirador das FAs e dos esforços de militares e civís para avançar as tecnologias no Brasil, torço para que o Dr. Othon não seja culpado doque lhe acusam. Mas torcida e realidade não a mesma coisa. Não vou julgar e acusar o juiz Moro, ou a PF, ou os procuradores, de realizarem atos funestos, ou de participarem de um complô ou golpe, ou de se venderem à interesses estrangeiros, ou ainda de estarem buscando proteger o governo das investigações.(como aliás já acusam setores da direita em relação ao Eduardo Cunha sendo possívelmente denunciado a mando do Janot) Não tenho prova nenhuma que algo ilegítimo e obscuro tenha sido realizado.

    As delações premiadas são uma forma legítima de se escancarar grupos criminosos, e só ocorrem se houver chance real do delator ir para a prisão.(Senão não haveria prêmio…Não se poderia pagar por uma delação, o prêmio tem de ser um acordo de leniência parcial em troca de informações verdadeiras sobre outros crimes de outros indivíduos) Somente os advogados de defesa atacam o institudo da delação premiada em sí, pois esse é o trabalho deles. Oque deve ser verificado não são as delações, mas sim os fatos e documentos que possam ser verificados, que corroborem ou neguem as delações. A mera acusação de um delator, sem provas que possam corroborar a mesma, não levam à condenação, e vocês sabem disso.  A trilha do dinheiro é que vai nos dizer quem ganhou quanto, e como… O resto é torcida política, paixão ideológica, defesa de um sonho que pode estar virando um pesadelo…

    1. Caro Senhor.

      Se o senhor não tem capacidade de antecipar fatos por uma simples progressão dos fatos passados, muitas pessoas aqui o tem. Programas como o programa nuclear brasileiro, como o programa do Submarino Nuclear Brasileiro, e mais outros de modernização das forças armadas brasileiras e outros programas tecnológicos nacionais, são exatamente o objetivo final da Lava a Jato, isto ficou claro para muitos e se procurares em posts de quase seis meses estas previsões já estavam escancaradas, porém na época poder-se-ia falar que era tudo isto uma teoria da conspiração, porém quando as hipóteses começam a se confirmar o que era uma teoria da conspiração deixa de lado a TEORIA e começam a se mostrar claramente como uma CONSPIRAÇÃO.

      Devemos ter respeito com pessoas que já demonstraram sua brasilidade e lutaram pelo Brasil e não ficarmos guiados por delações de criminosos confessos ou elocubrações de uma polícia federal que a partir de uma anotação “Vaca 2,5 milhões”, pensa que é “Vaccari, suborno de 2,5 milhões”, quando é demonstrado por publicações na mídia há alguns tempo que quem anotou isto “comprou uma vaca por 2,5milhões e achou um abvsurdo o preço que um dos seus gerentes pagou”.

      VACA na imensa maioria de vezes é uma VACA, réus confessos são réus confessos, e alguém brasileiro e nacionalista pensa no Brasil e no ESTADO NACIONAL.

      1. Que tal um pouco mais de bom senso!

        Esta teoria, sim teoria fantasiosa dos ditos interesses imperialistas sempre existiu. Atualmente subsiste em alguns esquerdistas ideológicos que nela se agarram para dar mais credibilidade ao fracasso da ideologia que defendem.

        Vamos novamente deixar claro aqui: A DELAÇÃO PREMIADA E MERAS FRASES EM UM CELULAR NÃO VÃO LEVAR NINGUÉM À CONDENAÇÃO! SÃO SOMENTE MERAS POSSIBILIDADES QUE SERÃO INVESTIGADAS E NECESSITARÃO DE PROVAS CONTUNDENTES PARA TEREM UTILIDADE!

        Não vamos deturpar as coisas em prol da defesa de uma ideologia própria que acha que tudo vale para se alcançar determinado objetivo que entendem certo ou que seja do interesse pessoal ou do grupo do qual participam. Deixo de lado as paixões dos inocentes úteis que sabe-se lá porque acreditam em contos da carochina.

    2. Se todas as pessoas são

      Se todas as pessoas são iguais perante a Lei, para o Brasil, há aqueles especiais, aqueles que tocam SEUS projetos prioritários. Isso não está escrito na LEI mas é como se faz para tocar um país com INTELIGÊNCIA E bom senso.

      Estas pessoas só podem ser presas após a publicidade das acusações e PROVAS mas perceba que NINGUÉM, nem os repórteres, sabe proque Dr. Othon foi preso.

       

       

      Vc é quem está BOIANDO! Ele foi preso porque um delator disse que havia combinado  pagar. Foi preso porque havia previsão de pgto, não porque foi pago.

      Acorda! É armação!

       

       

      1. Ele não foi condenado sem provas, aliás, não foi condenado

        O Dr. Othon foi preso preventivamente, com limite de prazo para que tal prisão seja revogada. O advogado dele também pode entrar com um habeas corpus para pedir sua liberdade. A prisão à que está sendo submetido é de um tipo previsto na legislação brasileira, e que não demanda transito em julgado, ou mesmo que já haja processo aberto. Ela existe durante o processo investigativo, quando necessária e justificada. Quem tem de justificar é a polícia ou o MP, e quem decide se prende ou não é o juiz do caso. Não é necessária a publicação das provas ou indícios que justificam o pedido de prisão, ou o seu indeferimento, mas certamente o advogado do preso tem de ter acesso aos mesmos para articular uma resposta adequada.

        Essa idéia de que as prisões da lava-a-jato são tortura para extrair confissões falsas é absurda. A maioria desses indivíduos certamente sobrevive à pressões, e suas prisões não se sustentam sem que haja julgamento. Se estão delatando, é porque seus advogados assim os estão aconselhando, e certamente, não por serem entreguistas. Sabem, em cada caso de delação, que as provas apresentadas são fortes demais, e que o risco de condenação que não possa ser revertida nas instâncias superiores é alto. Há também aqueles que não delatam, pois ou não sabem de nada de valor, ou acreditam que as provas contra eles são fracas. 

        Não há conspiração na Lava a Jato. Ela simplismente revela oque todo o brasileiro já sabia: A política brasileira está enterrada na lama da corrupção. A novidade, para os inocentes, é que o PT também está nesse lamaçal, cavando. Se há parcialidade na operação, talvez seja fruto de 12 anos de governo do PT. É complicado encontrar membros da oposição responsáveis por contratos nos últimos 12 anos do governo federal… E ainda assim, um inimigo do governo também está na alça de mira da mesma operação, o Eduardo Cunha. Me parece que depoimentos e denúncias ainda vão longe, e vão cortar fundo na carne dos partidos. Se expandirem a operação para casos ocorridos nos estados nos últimos 2 mandatos, certamente vão achar gente da oposição ao governo federal enroscada….

         

    3. Meu Caro .Eis as SUSPEITAS

      Meu Caro .Eis as SUSPEITAS :

      Desde que A Dilma resolveu adiar o FX2 e tirar a Boeing do projeto (um projeto favorecendo eminentemente  o parque industrial de São Paulo) , a FAB vem dando voos rasantes no Governo Dilma .E os Coronéis e especialmente os Ex Coronéise alguns Brigadeiros da aviação de caça da FAB  (com o possível apoio subliminar da USAF-Navy etc..) vem subliminarmente direcionando as investigações da PF ,no caso Lava Jato (BINFA Operações Especiais) para um efetivo Golpe de Estado Subliminar , através do seu impeachment .Infelizmente esqueçeram que o Governo FHC retirou a soberania dos papéis da dívida externa do Brasil e das Empresas Brasileiras , no Mercado Internacional .O resultado : O impeachment da Dilminha certamente confirmara que o Prejuízo dos acionistas da Petrobrás foi devido a corrupção do Principal Acionista da Empresa , neste caso o Tesouro Nacional ,e não a queda de braço Arábia Saudita versus EUA  que causou a queda do valor do Petróleo de 100 Dólares para 45 !! (Brendt no Mercado Internacional) .E o risco de uma Tungada de 90 bilhões de Dólares , ou congelamento dos ativos brasileiros nos USA!! (Onde aplicamos 70% das nossas  reservas externas )é real e eminente .

    4. Até que enfim um comentário sensato!

                  Nem preciso dizer mais nada. Até que enfim um comentário sensato.

             Só queria acrescentar que essas criações fantasiosas citadas acima com certeza procedem de pessoas cuja necessidade de ter paixão por algo (outros por interesse, uma vez que existem muitas pessoas pagas só para ficarem atuando em favor do PT na rede), simplesmente obstrui todo e qualquer recurso à racionalidade e a à isenção.

               Com tantos delatores, com tantos presos, dizer que a corrupção é criação da impresa e de um juiz tresloucado só pode ser brincadeira! Que possam haver equívocos ou até mesmo eventuais excessos é uma coisa, dizer que não existe nada de podre na administração das entidades governamentais é uma piada, ou de pessoas pouco inteligentes, com a razão obstruída por uma paixão doentia e cega ou por interesses pessoais mesmo. Vamos deixar as instituições agirem conforme a lei, o resto é conversa fiada.

      1. Então você, especialista,

        Então você, especialista, explique porque o juiz ignorou a delação contra Aécio e sua irmã, alegando que Furnas não era Petrobras? O que foi que mudou na cabeçca do juiz? Eletronuclear é Petrobras? Por que, além do juiz, o Procurador não denunciou Aécio?

        Ninguém está dizendo que o juiz inventou a corrupção, o juiz é quem diz que a corrupção foi inventada em 2003, porque ele não se interessou em investigar nada antes disso, mesmo com delações proferidas pelas mesmas bocas. Você pode até achar que o juiz está investigando, mas afirmar que ele é imparcial, nem Jesus vai poder fazer mais isso.

        1. Prescrição

          Você já fez as contas sobre quando prescrevem os crimes de corrupção cometidos em 2002 ou antes? Não adianta delações sobre o governo federal tucano, se elas levarem a um processo que, necessariamente, será encerrado pela prescrição dos crimes. Seria bom saber sobre elas para informação política e para a história, mas penalmente, é inútil…

          Claro que isso não protege os tucanos de eventuais crimes cometidos em governos estaduais e municipais em anos mais recentes. Resta aponta-los.

           

    5. Comentario inquestionavel.

      Itamaraty em Chamas, talvez seja o seu, o unico comentário inteligente que foi postado neste forum, até a materia do Nassif é condenavel pela insinuaçao que faz, e pela relativizacao que faz a respeito da culpa que caberia ao Sr. Othon, em virtude do brilhante curriculum que este possui.

      Assim como voce, concordo que nao se deve condenar o Sr. Othon, até o seu julgamento ser concluido. Contudo, o Sr. Nassif se esquece que todos somos iguais perante a lei, e o curriculo do Sr Othon nao o inocenta de nada, alias, isso nao tem nada a ver com o caso.

      Vale lembrar que ate aqui, todas as prisoes decretadas pelo Sr. Moro, seguiram um procedimento baseado em cruzamento de informaçoes, que partiram das delacoes e posteriormente verificados atraves de cruzamento de informaçoes financeiras, colhidas no Brasil e no exterior.

      O resto, é como voce diz, tudo uma grande baboseira e teorias de conspiracoes absurdas. Acho que a ideia é desviar o foco.

       

    6. Uranio

      Somente para lembrar, um Juiz não manda prender sem provas. A delação é somente um caminho para conseguir as provas e as provas já estão comprovadas. 

  34. Conte nossa história corretamente!

    No máximo PADRASTO!

    Só uma coisa Nassif, me incomoda vc chamar o Dr. Othon de pai do programa nuclear brasileiro.

    Incomoda porque os militares acabaram com nosso programa nuclear SÓ PORQUE queriam a bomba. Além  disto, não poderiam deixar o setor na mão de subversivos nas universidades.  Todas as pessoas do setor foram NÃO utilizadas. Foram para o exterior a fim de não serem presas. Estou falando de nossos físicos.

    Ao acabar com nosso programa nuclear, eles não tinham UMA pessoa qualificada para assumir. E aí entrou Othon que na época não tinha qualquer qualificação ou interesse. 

    Por isso nosso acordo nuclear, com os EUA, foi uma bosta. Tão ruim que há aqueles que dizem termos sido ENGANADOS. Talvez mas o fato é que  foi feito por gente não qualificada E inexperiente, Othon JUNTO!

    Então, a interrupção de nosso programa nuclear fez um gap em nosso conhecimento. Por isso apenas no SÉCULO 21 conseguimos(ainda não mas está quase) realizar ALGUMA COISA no setor.

    Se vc analisar a cronologia de nosso campo nuclear, perceberá com facilidade que os militares nos atrasaram 30 anos. Basta olhar!

    Dito isso, se o programa nuclear brasileiro tem um pai, ele é Lattes e NINGUÉM mais.

    Após Lattes, ainda teria o Almirante àlvaro Alberto. Depois….Othon! então Othon não é nem a segunda pessoa mais importante na história nacional do setor.

    Por isso vejo um texto o chamando de Pai como uma ofença a nossa história!

    E não é nenhum demérito ao almirante Othon não ser o Pai. Continua sendo HOJE a pessoa mais importante viva de nosso programa.

    1. Importante informação.

      Muito relevante e esclarecedora toda a informacao referente aos verdadeiros fatos do programa nuclear brasileiro. Isto deve calar a boca de um monte de idiotas que comentaram aqui, com base a teorias conspiratorias, para lá de inverossimeis.

  35. O Americano Edward Snowden

    O Americano Edward Snowden avisou que o serviço secreto Americano NSA espiona o governo Brasileiro e toda industria nacional de importância, o resultado ai esta. É um golpe com a mesma finaldade do de 1964, com a imprensa golpista e traidores alinhados e a uma mudança significativa é a não partiçipação aparente dos militares devido a força maiór da mídia que controla melhor as maças e no contesto atual a força é imprópria e desnecessária.

  36. Do defesanet

    Prezados Leitores,
     

    Nesta madrugada (28 Jul 15) foi deflagrada a 16ª fase da Operação Lava Jato pela Polícia Federal (PF), em Brasília, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Barueri (SP). São cumpridos dois mandados de prisão temporária, além de 23 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A operação foi batizada de “Radioatividade”.

    Um dos presos é o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, Vice-Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva, que foi detido no Rio de Janeiro. Ele foi afastado em abril deste ano.

    A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF em Curitiba.

    O foco das investigações desta fase, segundo a PF, são contratos firmados por empresas já mencionadas na Operação Lava Jato com a Eletronuclear, cujo controle acionário é da União. A empresa foi criada em 1997 para operar e construir usinas termonucleares e responde hoje pela geração de cerca de 3% da energia elétrica consumida no país.

    DefesaNet dá o seu apoio ao Vice-Almirante R1 Dr. Othon Pinheiro da Silva, apresentando o sue currículo Vitae, que fala por sí.

    O Editor

    (segue currículo do Vice-Almirante)

    http://www.defesanet.com.br/nuclear/noticia/19882/CV-Vice-Almirante-R1-Dr-Othon-Luiz-Pinheiro-da-Silva/

     

  37. Agora a coisa ficou clara: a

    Agora a coisa ficou clara: a Lava Jato está dominada pelos interesses dos Estados Unidos que não querem ver o Brasil crescer e, junto com a Venezuela, Argentina e os demais BRICs, ser um contraponto à força bruta imperialista. Essa história de corrupção é fajuta.

  38. O que é isso, se não ativismo

    O que é isso, se não ativismo político? Não é só a expressão de onipotência, narcisismo ou mesmo concedendo a maior das dúvidas, evocação cívica. Essa parte do Ministério Público brasileiro, esta instituição tão importante para o país, se auto concedeu o papel de restaurador da República. Será sensato fazer uma convocação desse tipo e em termos tão emocionais, se não mesmo demagógicos, numa conjuntura tão instável como a atual? 

    O Procurador Geral da República  pode apresentar Projetos de Lei junto ao Congresso(art. 61, da CF. Por que, então, esse pedido de 1,5 milhões de assinaturas, necessárias para a apresentação de projetos de iniciativa popular(art. 61, § 2º) através dessa convocação midiática?

    É há realmente algo de podre no reino da Dinamarca. 

    [video:https://youtu.be/4K6–jduP6c align:left]
     

  39. A quem ache que os grampos

    A quem ache que os grampos americanos na Petrobrás foi só para ouvir umas fofoquinhas.

    Viagem sinistra a do MP brasileiro para Whashington,até hoje não ficou explicado.receberam instruções e um cronograma.de quando foi essa delação do Avancini?

  40. Blog do Nascif

    Quanto aos comentários com relação ao desdobramento da operação “LAVA-JATO”, lamentável verificar o ataque ao Juiz Moro, ao MPF e à Polícia Federal. O que querem?: que a roubalheira continuasse e que os elementos envolvidos fossem parabenizados pela destruição dos patrimônios brasileiros? Tivemos o Mensalão amenizado pelo STF; em seguida a queda da Petrobrás; agora e Eletronuclear. Falta ainda fazer uma investida em outros setores: que tal a construção dos estádios para a Copa do Mundo?. Onde digo estádio quero dizer estádio mesmo e, não, esta aberração consentida de transformá-los em arenas.

  41. Não sei se é possível, mas…

    Não sei se é possível, mas talvez a Presidente Dilma poderia reenquadrar o Almirante como membro da ativa e mandar as forças da Marinha recuperá-lo por estar em atividade.

    1. Nem precisa! Só mandar

      Nem precisa! Só mandar soltar!

      E pronto!

       

      Arranje um dcto quanquer e depois coloque uns fuzileiros na porta de sua casa. se aparecer um PF, já que O Governo não manda em mais nada, que mande este agente conversar lá no Comando Militar do Leste. Ele que vá lá explicar o que quer fazer!

  42. Opinião

    Não sou Militar, nem filho de , não tenho interesse ou procuração para defender o  Almirante Othon,  nem condições de dizer se ele realmente está envolvido nessa história.
    Acho que caso não esteja Moro em  breve conhecerá a fúria militar sobre seus ombros.
    Porque penso dessa Forma?
    Lembro que nos anos 80, ainda vigia a Ditadura,  perguntei ao Sogro de um Amigo, que era Militar e sócio da Avibrás:
    Porque os Militares não se filiam legalmenge a um Partido e disputam o poder através do Voto, defendendo seus pontos de vista?
    Resposta direta do Coronel:
    Militar não pode ter cargo Político; militar, por conta de sua formação , não reconhece adversários. Os outros, para um militar, são aliados ou inimigos.

    Aguardo os próximos passos mas acho que o Gato do Bial do Paraná, como na velha piada, subiu no telhado.

     

        1. Você sabe dos projetos

          Você sabe dos projetos secretos militares norte-americanos e como eles são encobertos aos olhos da burocracia oficial? Não duvido nada que este dinheiro tenha sido usado para contrabandear componentes sensíveis, tipo detetores por ex, que os gringos nos impedem de comprar legalmente lá fora. O moro vai ajudar os americanos a saber os caminhos da entrada desses ítens… Essa é sua verdadeira missão nesse caso. Porque deixou de lado Furnas e sua ligação com a-é-sim? Está cada vez mais claro que o real objetivo dessa lava jato o c_ da mãe é a sabotagem da nação! 

          1. neste caso, o cabra não tá errado não…

            Devido ao artifício do foro privilegiado, quem deveria apresentar a denúncia contra o Aécio no caso Furnas  é o Janot  e  não o  Moro..

            Que esse cabra  é parcial e  midiástico, isto qualquer um sabe….Mas, que o procurador tá tendo um ataque de brindeirite aguda, isto  ele está !!!

  43. Uma dúvida:

    Quando apareceu Furnas na Lava Jato, o Sr. Juiz descartou porque disse que a operação era sobre a Petrobrás.

    Agora a Eletronuclear pode?

  44. Bem o Almirante é gente

    Bem o Almirante é gente competente no que fez porem a acusação se da no ambito de sua condição de gestor na empresa né?

    Não tem relação com sua gloriosa contribui~ção aos esforços tecnologicos nacionais.

    Como ja bem colocou um colega, postar o curriculo de alguem para através disso relativisar eventual esclarecimentos que sejam necessarios não é nada razoavel.

    Se a prisão se provar arbitraria que as autoridades sejam acionadas pela defesa de cada uma das partes.

  45. Será que vão começar a
    Será que vão começar a prender os facínoras do PSDB, DEM, PSB. ..etc.?
    O que a gente nota é um vetor direcionado à destruição de nosso parque industrial: primeiro petróleo. ..agora, tecnologia nuclear. Esse juiz ou é muito bom no que faz…ou está cumprindo algum script pré determinado. Alguém está entregando a “rapadura” pra os gringos.

  46. Contra o Brasil, a serviço dos EUA

    Moro enajulou um militar de alta patente para depois torturá-lo, como vem fazendo com outros que prendeu.

    Sabe quando as Forças Armadas apoiarão golpe de Estado de direita no Brasil? Sabe quando obedecerão o comando de um golpista no poder?

    1. Um ponto de atenção neste caso!

      Assombração sabe para quem aparece.

      Estes que tramam na escuridão têm informação que não temos, mas esculachar uma figura como este senhor é passar dos limites e eles vão pagar. Muito caro!

  47. Fica cada vez mais claro…

    O que atrapalha o Brasil é esse Estado caro e ineficiente.

    Vejam, o cara tem um currículo impecável, conhecimentos técnicos absurdos – e recebendo ordens de generais que mal devem saber soletrar a palavra “exceção”. Bom, nada diferente da república sindical de hoje, cujo mandante anterior só lia relatórios se viessem em quadrinhos ou a mandante atual cujos discursos falam por eles mesmos.

    Essa é a turma que diz fazer a Pátria Educadora – na verdade, mais um estelionato que está rifando o futuro de mais uma geração de brasileiros. Dinheiro falta para a escola, mas não falta para as sessões da Dilma no Celso Kamura…

    1. Você esqueceu de um mandante

      O que governou o país entre 1995 e 2002.

      Uma verdadeira marionete que agia de acordo com os cordões que o movimentavam.

      Então se Lula lia relatórios em quadrinhos e Dilma faz discursos é muito melhor do que ser conduzido por pauzinhos e cordões.

      Enfim.

      Cada um com seus ídolos.

      O que atrapalha o Brasil é a falta de sentimento de pátria de alguns brasileiros.

  48. Caros,
     
    Logo abaixo, às

    Caros,

     

    Logo abaixo, às 13:22 h, o comentador GalileuGalilei transcreveu um comunicado do blog “Defesanet”, onde aparece:

     

    GalileoGalilei

     

    Do defesanet

    ter, 28/07/2015 – 13:22

    Prezados Leitores,…

    Um dos presos é o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, Vice-Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva, que foi detido no Rio de Janeiro. Ele foi afastado em abril deste ano.

    “Ele foi afastado em abril deste ano.”

    Por que razão foi afastado, alguém pode dizer?

    Grato.

    1. Talvez Engevix, Andrade

      Talvez Engevix, Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa, UTC, Queiroz Galvão, EBE e Techint possam explicar este ponto

      1. Bom , querido. Se não forem

        Bom , querido. Se não forem estas empresas, quem faria? A Halliburton?

        Vc citou simplesmente TODAS!

        Entendeu?

        O Brasil escolheu!!! Não foi preço, não foi concorrência, foi escolha. Portanto, não HÁ a menor possibilidade de corrupção porque as empresas participantes foram escolhidas 30 anos atrás!

         

        1. eu citei a denûncia
          do

          eu citei a denûncia

          do UOL

          Quatro empresas de fachada, de acordo com a PF, funcionavam como operadoras do esquema, repassando valores à empresa Aratec, de propriedade do ex-presidente da estatal. São elas: CG Consultoria, JNobre Engenharia e Consultoria, Link Projetos e Participações e Deustchebras Comercial e Engenharia, todas são sediadas no Brasil.

          “No caso mais claro, foi constatado que a empresa CG Consultoria recebeu entre 2009 e 2012 R$ 2.930.000,00 da Construtura Andrade Gutierrez e transferiu, entre 2009 a 2014, R$ 2.699.730,00 para a Aratec. A CG Consultoria não tem qualquer empregado e na prática, descontados os custos tributários, repassou o recebido pela Andrade Gutierrez à Aratec, empresa controlada por Othon Luiz”, escreveu o juiz Sergio Moro no despacho que autorizou a prisão do presidente afastado da Eletronuclear.

          PS: Aratec = Consultoria de Araque ? será ?

          1. Nossa e propina paga

            Nossa e propina paga imposto?

            Faça um esforço, CEMIG, furnas, trensalao…citadas por delatores e abafadas .

            O delator foi preso no âmbito das investigações da Petrobras, derrepente ele entrega a eletronuclear?

            Quem o “lnduziu” a citação da do setor nuclear?

            Pois se o esquema vinha desde 1997 na Petrobrás gente para delatar na Petrobras, não o falltaria, o. Por que a eletronuclear?

          2. O problema é que não pára por

            O problema é que não pára por aí…na delação feita também foram citadas as obras das Hidroelétricas Belo Monte,…

            Coisa do BIG WOLF

  49. Crime é crime.

    “Quando não se tem ideias, as palavras são inúteis e até nocivas; melhor calar-se do que falar só para confundir”. A. Ganivet  – Entendam uma coisa: “Ninguém é culpado ou inocente até que as provas sejam definitivamente apresentadas e julgadas”. O que não se pode é usar o passado corrido como prova de inocência. Assim o fosse então teríamos a maioridade penal aumentada para 100 anos. Crime é crime, não tem idade, não tem passado, não tem presente e não poderá influir no futuro do acusado. 

  50. Quem  esta governando o País

    Quem  esta governando o País é a Globo, pq se não  houvesse o espetáculo midiático, mesmo pq a Globo sabe a hora e o momento da prisão    e o que diz  nos autos..È uma  dobradinha Moro-Globo.Quem  quer mesmo faxina  no País, começa do passado, ex  Furnas, telefonia, Banestado etc   nunca ganharam propinas esses do passado?  só estão dando risadas   do espetáculo da mídia e  fazendo  coro, orquestram a derrubada da Dilma!A  PF que  é intima da Globo, já disseram que vão chegar na  Belo Monte!!!!Entenderam ou não?????

  51. A PRISÃO DO PAI …
    Assim como outros brasileiros ilustres, o seu prêmio final é esse.
    Agora aqueles brasileiros que só envergonham a nação, roubando, esses ficam ricos e impunes!

    1. Eu não confiaria muito nisso, não..

      Eu duvido que 100%  dos  brasileiros patriotas, que dão duro prá sobreviver diante das agruras de nossa economia terceiro-mundista,  ficarão eternamente felizes ao observar figuras como Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef  desfilando por  aí rindo de  nossas  caras   e  o país   entregue  às  moscas !!

      Se  eu fosse eles, embarcava na próxima viagem prá marte  e  me escondia por lá !!!

      Quem avisa, mui amigo é !!!

  52. Lava jato
    Veja VC Nassif, com um curriculum desse porte na idade dele, com uma denuncia de outro comparsa, só posso acreditar que essa figura acredita na soberba , e o que é pior, na ” eternidade”.

  53. Defesa da soberania brasileira

    Como Brasleiro e ex funcionário deste período ,sempre tive muito respeito e admiraçâo por este pesquisador , que  com sua liderança  juntamente com  os coaboradores civis  colocou  o Brasil no grupo dos paizes que dominaram o processo do enriquecimento e domínio  do  Ciclo Nucliar , isso não é pouca coisa . 

    Este Pesquisador  Emérito que tem o reconhecimento de todos os brasileiros , esta sendo execrado de forma inrresponsável pela mídia que vive de factoides , e esta fazendo o jogo dos paízes dominantes , que investem contra esta naçâo que ja  demonstrou que tem capacidade de avançar no campo da ciência , pesquisa e tecnologia em todas as áreas que apresente desafios rumo a independencia e soberania de seu povo .

    Primeiro se prova depois acusa , todos tem direitos a  defesa ( porque não usar o dispositivo de segredo de justiça) a quem intereça jogar a imagem do Brasil no lixo??

    Não sou contra, se fazer justiça contra os corruptos , que tiram dinheiro da educaçâo , saúde publica , entre outras necessidades que devem ser destinadas a solucionar a desiguades siciais .

    Agora , temos que pereservar os nossos patrimonios científico e Oton nâo é so  isso , pra mim é um” Icone da nossa capacidade de se tonar -mos independente e autonomos” , neste mundo  onde  os desafios e  desenvolvimento de um país como o Brasil , icomoda paízes dominante , que querem que sejamos eternamente  dependente dos exploradores internecionais .

    AvanteBrasil.!!!

  54. CORRUPÇÃO

    Não podemos permitir que sejamos usados como massa de manobra para atender aos interesses dos políticos e seus partidos.

    É preciso que se tenha muito cuidado com tudo que aparece na imprensa.

    A quem interessa e quem está por trás de tudo isso?.

    Se o PSDB é um partido tão limpo como querem se fazer crer, por que não fazem a CPI das privatizações.

    A onde foi parar  o bilhões da privatização da EMBRATEL e outras TELES do SISTEMA TELEBRÁS feita pelo Governo Fernando Henrique Cardoso?

    1. PSDB

            Após anos lendo milhares de artigos na internet e revistas, uma coisa eu aprendi, a turma do psdb nunca vai preso(pelo menos os figurões!), eles nunca dão a mão a palmatória, vide o mensalão, porque a investigação só foi até onde o PT começou?

      1. Mensalão

        Eu acho que foi porque o Procurador Geral da República,  o Ministro Relator do Processo e os dez outros Ministros da bancada do STF, atuantes no caso do Mensalão, foram todos indicados/nomeados por políticos do PSDB. Eu acho, eu acho, …

  55. Será que aproveitou para se enriquecer além do urânio?

    Palmas para seus feitos, e se forem confirmadas as denúncias, cadeia para seus malfeitos, simples assim!!!

    1. Será que aproveitou para se enriquecer além do urânio?

      E se não forem comprovadas as denúncias, quem irá restituir a honra ofendida. Ouvi piada com o nome deste senhor na band, no programa do Zé Simão. Ninguém vai preso e depois averigua se é culpado. Estes delatores atualmente são as pessoas mais poderosas do Brasil. Podem colocar qualquer cidadão na cadeia.

  56. Othon

    Realmente é muiiito estranho esta prisão. O que o autor do artigo quis dizer com a apresentação do curriculum do Othon é que ele não tem histórico de corrupto e sim de alguém realmente comprometido com seu trabalho e em prol do progresso técnico/Científico do pais. Esta prisão portanto é muito estranha, nos faz pensar se não há interesses estrangeiros pressionando estes promotores em assassinar reputações aqui para terminar de destruir qualquer possíbilidade de progresso nesta área. Aliás ele é um dos poucos quadros que sobrou com competência suficiente para atuar na área. E os militares sabem que os EUA sempre sabotaram nosso progresso nesta área. Procurem no google uma exposição de um oficial da aeronáutica sobre a modernização dos caças f5, que foi sabotada com peças alteradas propositadamente para apresentar desempenho insuficiente e/ou falhar nos momentos mais critícos!

    1. Se não há interesses

      Se não há interesses externos? Só tem! A quem interessa que uns cucarachas dominem o ciclo atômico? Provavelmente não interessa pra quem já tem essa tecnologia e para os moleques de recados aqui residentes.

      E aí, Marinha? Vai deixar barato?

  57. Editorial do DefesaNet
    28 de Julho, 2015 – 15:40 ( Brasília )

    Editorial

    Editorial DefesaNet – A Geopolítca na Lava Jato

      A A A 

    A prisão do Vice-Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva, na 16ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Radioatividade”, tem uma repercussão internacional.

    Sendo o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, foi acusado de ter recebido valores das empreiteiras responsáveis pelo Projeto Angra 3.

    A prisão do VA Othon, como falamos, tem repercussão internacional, não pelo efeito policial, mas pela importância estratégica e dos feitos na área nuclear, que obteve, sendo hoje o espírito redivivo do Almirante Álvaro Alberto.

    DefesaNet recebeu comentários de leitores estranhando, que estaríamos apoiando o VA Othon, mesmo com a possibilidade de contravenções, que o mesmo possa ter cometido.

    Sim, apoiamos ! Sim, apoiamos e endossamos, o espírito empreendedor, nacionalista e a sua coragem.

    Empreendedor, de burlar a burocracia militar e governamental em levar à frente o projeto de enriquecimento de Urânio.

    Nacionalista, de enviar seus técnicos, nos anos 80 e 90 para Alemanha Oriental e União Soviética em busca do conhecimento bloqueados no Ocidente.

    Coragem, em não ter medo de ter sua visita restringida em vários países ocidentais.

    Ações que levaram à própria Inteligência da Marinha do Brasil a investigá-lo na década de 90. E nada descobrindo.

    Muitos, talvez dentro da própria Marinha do Brasil, alguns comemorem o seu atual momento.

    Porém, muitos tim-tim de taças borbulhantes de champanhe são  sorvidas em algumas embaixadas, em Brasília.

    DefesaNet espera que o VA Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva, que não conhecemos pessoalmente, supere e prove cabalmente a sua inocência.

    E que não sirva este fato para incentivar o ataque ao único projeto Estratégico Brasileiro, que realmente eleva a Nação a um patamar vários níveis acima.

     

    1. Mensagem cifrada?

      Levantaram a atenção os seguintes parágrafos:

      “Muitos, talvez dentro da própria Marinha do Brasil, alguns comemorem o seu atual momento.

      Porém, muitos tim-tim de taças borbulhantes de champanhe são  sorvidas em algumas embaixadas, em Brasília.”

      Quem seriam os “muitos” na Marinha, os “muitos” brindando em algumas embaixadas e quais seriam as “algumas embaixadas”?

       

  58. Nem Santo é santo…

    Realmente um CV impressionante.

    Mas ele está acima da lei?
    Está acima da condição de ser humano, com todos seus defeitos e vícios?

    Acima da ganância e avareza que habitam a alma do ser humano?

    Será que esse CV seria suficiente para livrar o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva do Inferno Cristão?

    Concordo que uma pessoa formidável, com um histórico impecável.

    Mas ninguém está a salvo de cometer um erro. Não estou afirmando que o cometeu.

    Mas lei serve pro ingênuo,  serve (ou deveria servir) para o ignorante, e também para o culto.

      1. Fora da lei

        Tu queres dizer então,  que o ministro do STF; ‘nomeado’ pela presidentA Dilma, que está dando seu aval para esta ‘operação’  Lava/vaza Jato; está agindo fora de uma lei que esta mesma presidentA sansionou? Puxa!  Este é o maior Golpe de Estado que este país está presenciando desde a Proclamação da República. Esse tal de juizeco de primeira instância, apoiado pelo PIG, é mesmo muito poderoso.    

    1. Só não serve mesmo é pra

      Só não serve mesmo é pra meliantes tucanos e pra gangsters da mídia, e pra magistrados q recebem propina gorda..

  59. Independente do que ele foi

    Independente do que ele foi ou representa, se tiver culpa tem que pagar sim. Não se pode passar a mão na cabeça de uma pessoa que usa um cargo público para ficar rico, ganhar dinheiro fácil, se lambuzar na corrupção. A corrupção no Brasil precisa ser passada a limpo.

  60. Agora eu também quero que chamem os militares , basta Dr Moro

    Publicado em 28/07/2015

    Moro tem mira 
    certa: Petrobras 
    e programa nuclear!

    O Moro vai chamar o embaixador americano para assistir à “delação” do Almirante Othon?

    COMPARTILHEVOTE Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+2)Imprimir IMPRIMIR 

    É isso o que a penca de traidores quer entregar: a base de submarinos em Itaguaí

     

    Um juizeco de primeira instância, meia dúzia de policiais valentões de uma PF sediciosa e uns procuradores exibicionistas que ainda não fizeram a primeira comunhão decidiram entrar no âmago do Estado brasileiro e de seus mecanismos estratégicos centrais – e destrui-lo, em nome de uma suposta MORAL.

    Pra isso, resolveram destruir a Petrobras.

    E agora o programa nuclear brasileiro.

    O Almirante Othon Silva não um brasileirinho qualquer. 

    Não é o ladrazinho baiano de meia tigela, mancumunado com o Cunha.

    O Almirante Othon não pode ser grampeado no mictório!

    Não pode ser vitima de um tri-delator ou de ladrões confessos.

    Não pode ser moralmente torturado até confessar !

    Confessar como funciona o sistema brasileiro de enriquecimento de urânio!

    Othon Silva não é como, diz o Globo – traidor supremo – responsável pelo programa nuclear “paralelo”.

    Othon Silva é responsável por um dos mais importantes – e abertos, transparentes – programas de beneficiamento de urânio do mundo!

    Submetido à AIEA, agência da ONU para energia nuclear !

    Em Israel, o Almirante Othon seria um herói !

    Nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra, no Paquistão, no Irã.

    Aqui, é tratado como um punguista !

    É porque o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem urânio e sabe enriquecê-lo.

    E isso não interessa a essa penca de traidores que está aí com a bandeira da ÉTICA na mão !

    Othon Silva foi quem desenvolveu o programa nacional de beneficiamento de urânio, DEPOIS de, aluno bolsista no MIT, fazer a critica do programa nuclear alemão, o do Geisel.

    Portanto, ao contrario do que dizem os trairas do Globo, ele não fez o programa “paralelo”.

    Othon desmontou o que pudesse existir de paralelo.

    Othon é um herói da Independência do Brasil !

    Para prende-lo ou coloca-lo sob suspeita nesse tribunal de Nuremberg que se instalou no PiG, é preciso tomar muito cuidado.

    Tem que ficar muito bem provado.

    Com provas.

    E delação não é prova !

    Não se pode submete-lo a uma delação qualquer, sob o chicote desses esbirros da Vara de Guantanamo.

    Muito cuidado com o Almirante Othon, Moro !

    Essa Vara está muito perto da fogueira.

    Só no Brasil, Moro, você faria essa violência com um programa nuclear !

    E deve ser por isso que o Moro vaza para o PiG os segredos empresariais da Odebrecht.

    Porque a Odebcrecht é a empresa privada BRASILEIRA mais ligada ao programa nuclear BRASILEIRO.

    A Odebrecht tem cinco mil homens em Itaguai, para construir o submarino a propulsão nuclear, o que só é possível porque o Almirante Othon soube desenvolver um sistema made in Brazil.

    O Juiz Moro e esses coroinhas de Guatanamo vão fazer o que mais queria a Quarta Esquadra americana, estacionada em cima do pré-sal.

    Quebrar a Petrobras, entrega-la à Chevron do Cerra  – e, de troco, fechar Itaguaí !

    O PiG e essa Vara de Curitiba não sossegam enquanto nao desmontarem o Estado.

    E o Estado brasileiro, no momento, está entregue a agentes inanimados, desvertebrados, impotentes por decisão própria, que contemplam essa desmontagem como fosse uma etapa indispensável à purificação dos costumes !

    O Estado brasileiro está sendo desconstruído nas barbas dos brasileiros.

    Por meia dúzia de irresponsáveis.

    Os que estão fora do Estado – e dentro !

    O Moro não sabia quem é o Almirante Othon ?

    Vai querer obriga-lo a uma confissão ?

    Vai chamar o embaixador americano, como se fazia no DOPS, em São Paulo, nos bons tempos do Dr Boilensen ?

    Quando o cônsul americano assistia às atividades da “pianola” ?

    Vai abrir os e-mails do Almirante Othon com o Estado Maior da Armada ?

    This is an esculhambation !

    Paulo Henrique Amorim

     

    1. Que Suposta Moral

      Wsobrinho, não podemos acusar um processo legal, que segue todos os ritos exigidos (daí o fato dos advogados de defesa terem a esmagadora maioria de seus pedidos de relaxamento de prisão e habeas corpus negados pelas instâncias superiores), de estar trabalhando por uma “suposta moral”. Nem podemos admitir que nossos tributos sejam expoliados por QUEM QUER QUE SEJA! E usar para defender a esses larápios, o argumento de que se está atacando a nação, trabalhando-se contra o Brasil. O conceito do país é feito de uma substância imaterial, e do conjunto de seus cidadãos cumpridores da LEI. Não são os políticos eleitos ou não, os construtores de nossa nação. Antes sim, seu povo, que trabalha produzindo a riqueza que paga os salários dos governantes e políticos. Se quem está no poder saí, por qualquer razão que seja, alguém o substituirá, e o país continuará a existir e crescer, APESAR de nossos políticos.

      Não podemos compactuar com a corrupção em qualquer nível, seja ela exercida por PTistas, Tucanos, PMDBistas ou outros quaisquer da fauna política. Defender mau uso de nossos recursos, é inadimissível, HOJE e SEMPRE!!! 

      1. Artur…

        no dos outros é verdade, não é mesmo?

        Você pensa que aqui somos um bando de lobotomizados globais ou vejais e que não prestamos atenção num fato notório:

        – Nenhum, repito… nenhum!!!, tucano está sendo sequer citado por Moro e muito menos pela mídia bandida; você deve ser parte dos tais 68% (segundo a folha) que têm certeza que só existem malfeitores no PT.

        Não me enganas, és da turminha paga pelo Aécio e cia pra, sob o manto da “indignação” (seletiva… claro), espinafrar o governo federal.

    2. POR FALAR EM BAIANO, A ODEBRECHT É BAIANA

      Eu sinto no ar uma vingança contra o Nordeste da parte do sulino Moro,  NE que avançou muito na sua economia graças à Odebrecht/Brasken,  à Petrobrás e aos governos Lula/Dilma.

      Sinto que o OBJETIVO FINAL do plano diabólico de  destruição do Brasil,  é a Região Nordeste que avançou muito em sua economia,  que no PIB está em empate técnico com a Região Sul ou a ultrapassou, porém o IBGE não divulga o PIB de 2013 por causa disso- porque o Nordeste avançou muito,  apesar das maquiagens das contas de SC.

      Eles, do Sul,  nao admitem de jeito nenhum serem ultrapassados no PIB pelo Nordeste.

       

       

      POR QUE O IBGE NÃO DIVULGA O PIB DE  2013?
                                   

       INCOMPETÊNCIA OU MÁ FÉ PARA COM O NORDESTE?

      Será porque o nordeste teve um bom desempenho no PIB/2013  e se aproximou ainda mais da Região SUL, ou quem sabe, a tenha ultrapassado ?

       

       
      CONSUMO DO NORDESTINO DEVE SUPERAR R$ 700 BILHÕES EM 2015 Como no Brasil como um todo, também no Nordeste o consumo das famílias cresce mais no interior do que nas capitais, devendo agregar o equivalente a US$ 60 bilhões em novas compras até 2020, segundo estudo da BCG, uma consultoria multinacional. Essa tendência foi verificada igualmente em pesquisa da IPC Marketing, segunda a qual a região nordestina já é o segundo maior polo de consumo do país, após o Sudeste, com participação 19% do total.   PARTICIPAÇÃO DAS REGIÕES (%) NO POTENCIAL DE CONSUMO EM 2015REGIÃOPARTICIP. (%) EM 2015PARTICIP. (%) EM 2014Norte5,96,0Nordeste19,019,5Sudeste49,049,2Sul17,716,8Centro-Oeste8,48,5 http://www.agenciaprodetec.com.br/estudos-e-pesquisas/764-consumo-do-nordestino-deve-superar-r-700-bilhoes-em-2015.html

       

    3. alto lá !!!

      …………Não é o ladrazinho baiano de meia tigela, mancumunado com o Cunha…….

      Este FDP  a  que vc se refere  não é baiano da terra de Caymmi, não… O “fio-duma-égua” na verdade é alagoano da terra dos  também safados Renan e Collor !!!

  61. Essa prisão e este processo
    Essa prisão e este processo ferem o Estado de Direito.
    Prisão abusiva, ao arrepio da CF, nem para traficante.
    Na República, os meios NÃO justificam os fins.
    Moro e seus capangas são um câncer que precisa ser extirpado do organismo político brasileiro de forma agressiva e rápida.

    1. Qual a culpa de Sérgio Moro

      Uma pergunta paira a contrariar sua afirmação. O STF, hoje QUASE todo montado durante o período de governo PT, é a instância MÁXIMA da justiça no país. Em havendo quebra dos protocolos e ritos processuais, o juíz Morojá teria sido admoestado por seus pares das instâncias superiores, e a maioria de seus pedidos teriam sido negados, ou anulados, e ele, afastado do caso e colocado na geladeira. Se não respeitasse os ritos processuais, estaria prestando um serviço aos acusados, e um desserviço à nação, uma vez que daria munição aos competentes causídicos defensores dos réus na Lava Jato, para pedirem anulação do processo contra seus clientes. Isso AINDA não aconteceu. Assim, persegui-lo, acusá-lo, insultá-lo faz-se inútil e descabido. Há que fazer mão de argumentos mais sólidos, do que somente vituperar contra esse senhor. Nosso papel como cidadãos é nos postarmos do lado da lei e da justiça. Enquanto nada for concluído, devemos nos ater a observar. Os processos e trâmites estão aí, sendo observados, e o jus espernandi sendo executado à vontade. O desfecho ocorrerá na letra da lei, e se algo estiver fora do que determinam os ritos, seguirá para instâncias maiores. 

       

      1. A lei e a Justiça não são

        A lei e a Justiça não são sinônimos de polícia e Judiciário. O Judiciário tem interesses dele próprio, que nem sempre convergem para o interesse da lei ou da nação. Essa operação toda deixa isso muito claro; o Judiciário quer se cacifar como autoridade política do país e os políticos não sabem lidar com isso. A ilegalidade das prisões é tão gritante que até o CNJ criou um programa chamado audiência de custódia, para evitar o alto índice de prisão sem julgamento que existe no Brasil (coisa de 47%). O juiz está na contramão da política do próprio CNJ.

        Se está tudo na legalidade, explique como a delação sobre Aécio não interessou ao juiz honesto porque era sobre Furnas? Agora que é outra empresa interessa? Que interesses tem o juiz que ganha prêmio de imprensa sonegadora de impostos?

        Pense nisso: nós aqui não defendemos a ilegalidade. Antes do menino Moro receber o salário que recebe, muita gente honesta trabalhou por esse país. Não é um juiz midiático que vai me ensinar sobre justiça e legalidade; ele vai precisar comer muito feijão pra isso.

      2. Se precisar, eu desenho

        1. STF independente foi Lula quem fez e Dilma quem garantiu. O contrário disso é aparelhamento.

        2. Operação Lava Jato é um atentado ao Estado de Direito. Sergio Moro é um câncer da República. Prende para torturar; vaza para atacar o PT; obstrui para proteger tucanos. Destrói a indústria de inovação pesada brasileira alinhado a interesses não brasileiros. Um câncer.

         

         

  62. Prezado Nassif
    Certamente o

    Prezado Nassif

    Certamente o Ex superpoderoso Delegado Paulo Lacerda (Ex Diretor da ABIN, PF,etc…)e o eterno amigo da FAB e da Marinha ,Prof (UFF)  Moreira Franco deveriam ser investigados  em relação aos desvios de verbas do  Programa do Submarino Nuclear ….

  63. E o caso da Rayteon do tempo de FHC?

    Não vejo ninguém falar do caso da Rayteon da vigilância da amazônia no tempo de FHC, da compra do 2º mandato de FHC, da assinatura do tratado de mísseis que tirou do Brasil a soberania no tempo de FHC, da cessão da base de Alcãntara para os norte-americanos  no tempo de FHC, e do projeto de José Serra do PSDB/SP que tira o controle do Brasil do nosso petróleo.

    TUDO ISSO É CRIME DE LESA- PÁTRIA  e ninguém fala nada.

      1. Tucanos

        Vem sim, Sérgio! Entretanto, havendo provas, ou suspeitas, alguém deve apresentá-las e fazer as denúncias cabíveis ao MP ou MPF, para que a PF investique. Gostaria de saber o porque dos partidos da base aliada não o fazerem! Tem TODO o aparato legal e estrutural para tal. Ajguém pode me responder essa questão?

    1. E o caso da Rayteon do tempo de FHC?

      Verdade! Não consigo entender porque durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, quando ele tinha o congresso em suas mãos, não aproveitou para investigar todos os podres do governo FHC. Porque será? Talvez o Nassif possa responder

       

  64. PRISÃO DO PAI DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO.

    Sempre se quis passar o país a limpo. Temos agora a tão sonhada oportunidade, não a desperdicemos. O Brasil passa nesse momento por um divisor de águas. O antes da impunidade e o hoje com a busca de diminuir a corrupção e punir os corruptos e corruptores. A sociedade brasileira está agindo com mãos limpas para extirpar de vez, senão tentar diminuir, a corrupção que assola nossa tão sofrida pátria mãe. Todos nós somos iguais perante a lei e como tais estamos a ela sujeitos, custe o que custar. Ninguém estar acima dela. Todos devem ser responsáveis por seus atos ilícitos. 

    Pagamos os mais altos impostos e não vemos o retorno que têm os países da Europa de um modo geral. Por que isso acontece estamos vendo agora com a operação lava jato. Sendo assim não percamos a grande chance que estamos tendo agora, de passar a nação brasileira a limpo.

    1. Quem paga altos impostos?

      Um número significativos de empresários médios e grandes juntaram os seus mijados e como “os gusanos” cubanos se mudaram para Miami, a maior parte deles está voltando com o rabo no meio das pernas porque descobriram que o Imposto de renda Federal (ainda há o estadual e alguns locais os municipais) são quando unificados bem acima de 50%, logo dizer que pagamos altos impostos é uma lenda, quem paga são os pobres pelos altos impostos indiretos.

      Depois disto vem a famosa mentira que pagamos altos impostos e não temos serviços como outros países. Segundo dados da  CIA World Factbook, a França e a Alemanha gastam por habitante em saúde US$4848,00 e US$4917,00 por habitante, se fossemos oferecer estes padrões de serviços só para a saúde iria respectivamente  31,9% e 32,4% do PIB brasileiro, ou seja, aproximadamente toda a carga tributária brasileira.

      O Brasil não oferece maiores serviços porque o nosso PIB per capita (corrigido pelo poder de compra é quase 1/4 dos PIB (PPP)  desses dois países (PIB per capita Alemanha e França US$44.700,00 e US$40.400,00 e do Brasil US$15.200,00).

  65. O Snowden antecipou tudo

    O Snowden antecipou tudo isso, quando advertiu que os Estados Unidos estavam espionando a Petrobras. O problema é que tem gente que não acredita nem em baleias.

  66. Nassif , só tem uma
    Nassif , só tem uma responsável. Por essa barbaridade e é. A dilma que deixa o cardozo como ministro da injustiça, to achando. Q dilma quer. Ver td destruído., so pode ser , a marinha vai aceitar essa loucura ? As forças. Armadas vao aceitar a dilma deixar destruir td? Santo deus a dilma é. Fraca e irresponsável.

  67. LN, a colocação dessa matéria

    LN, a colocação dessa matéria no blog foi instrutiva. Menos os midiotas, sabemos todos que essa operação vaza jato está sendo dirigida de forma irresponsável e perigosa para o país.

    De modos que é triste constatar vários comentários de pessoas que parecem estar no mundo de Alice. Esqueceram todos os princípios legais, como a presunção de inocência, aceitam prisões arbitrárias como a coisa mais normal do mundo e, pior, se metem a comentar sem respaldo de um mínimo de consistência.

    Há que ter paciência, pois uma hora dessas vão aprender, por amor ou pela dor.

  68. só voto no PT!!!

    é o único partido que tem componentes acusados, julgados e condenados os outros hummm. assim em breve teremos um País limpo de roubos(corrupção) porque os dos outros partidos nada acontece nem com 450 kgs de pasta de coca no flagra “DÁ NADA”!

  69. No fundo o que estes

    No fundo o que estes traidores da lava jato querem é destruir a semente que havia sido plantada para o desenvolvimento do país.

    Atacaram a Petrobrás,  a indústria de defesa com o submarino nucelar e a industria naval, grande geradora de empregos.

    Penso que estes eram os pilares de onde o governo petista planejava colocar o brasil em outro patamar de desenvolvimento. para isto, utlizaria as receitas advindas do pré-sal brasileiro.

    Estes segmentos são geradores de desenvolvimento cientifico e tecnológico e alavancam vários outros setores da economa.

    Os senhores da lava jato, a mando não sei de quem  -mas suspeito que daqueles que espionaram a petrobrás durante anos e por isto sabiam como puxar o fio –  não passam de paus mandados daqueles que querem abortar o nosso desenvolvimento.

    Atacaram justamente a semente que estava sendo cultivada. Se o plano de desenvolvimento do PT desse certo, e provavelmente daria, a direita teria sérias dificuldades de voltar ao poder no médio prazo tendo em vista que o país se desenvolveria e melhoraria a infra estrutura, e, com os royalties, a saúde e a educação.

    Eles sabiam disso e tinham, de arranjar uma maneira de sabotar.

    Antes reuniram em um local, a vara de guantanamo do paraná, as pessoas que se sujeitariam ao papel sujo – tucanos enrustidos, preconceituosos e que nutrem ódio ao PT  justamente porque o governo petista nega a isonomia e os aumentos salariais que eles tanto querem- no judiciário e ministério público e na polícia federal.

    Quando todos estavam lá, puxaram o primeiro fio: YOUSSEF e Paulo Roberto Costa, este último já devidamente demitido pela Dilma.

    É possível que estas prisões iniciais estivessem combinadas entre os dois e a força tarefa.  Os dois sabem que quando tudo acabar sairão com dinheiro e liberdade. Isto já aonteceu antes.

    Para mim, este juiz, procuradores e delegados podem querer tudo, menos acabar com a corrupção, até porque a corrupção jamais vai acabar, pode refluir, mas volta lá na frente. Se quisessem acabar mesmo coma corrupção não agiriam de forma seletiva e midiática.

    No fundo agem para desestabilizar o governo do PT e aplainar o caminho para a volta dos tucanos ao poder.

    A midia os apóia porque quer isto urgentemente. Precisa do dinheiro e os tucanos serão generosos para pagar o favor.

    Os irmãos do norte apóiam porque querem colocar as mãos no pré-sal. de prefernência, sem pagar. Notem que o seu lacaio José Serra se apressou em apresentar projeto no senado que retira a obrigatoriedade da petrobrás participar do pré-sal.

    Os tucanos gostam, porque sabem que não voltariam ao poder pelo voto.

    O pessoal do judiciário e mp gostam, porque provavelmente receberão seus aumentos salariais.

    E o povo… ora, que se foda!!!!!!

     

  70. Não são os Estados Unidos, são daqui mesmo

      Os “esquerdas” anos ’60/70, enquanto continuarem com esta neurose mumificada, de ficar procurando interesses externos oficiais, nas movimentações dos rabulinhas de Curitiba, não estão auxiliando em nada, muito pelo contrario, pois o que esta ocorrendo é o derretimento do governo, que deixou correr solta esta Republica de Procuradores, o problema esta aí.

       Claro que existem interesses externos atuando, pois espaço cedido, será espaço a ser ocupado, por americanos, chineses, europeus, coreanos, israelenses, botocudos, qualquer um que estiver olhando, a destruição da cadeia de oleo & gás + industria naval, já parcialmente contemplada e tb. parcialmente cedida a chineses, japoneses, singapurianos e coreanos, já esta´acontecendo.

        Em janeiro de 2015, coloquei um post no dia 31, com o assunto da ” cadeia oleo & gás “, onde contemplei a relação dela com a industria de defesa, na qual a Odebrecht é uma das lideres, principalmente na naval, e a situação da Synergy Naval militar, que estava quebrando, tanto que quebrou e esta unidade dela será transferida para a espanhola Navantia.

        E meus caros, podem se preparar, vem mais por aí, pode começar até mesmo pelo Maranhão ( Acordo ACS-Ucrania foi rompido depois de US$ 500 Milhões ).

        P.S.: Sobre o VAlm (EN) Othon, nem comento, pois se ele quisesse ter roubado ou se corrompido, em outras épocas passadas teria sido muito mais facil e lucrativo, mas podem ter certeza de uma coisa, uma frase antiga: “Não vale a pena, nem é saudavel, açular o bivaque dos granadeiros, pois eles podem reagir “.

    1. Interesses externos

      Não creio em bruxas nem em conspirações, mas o barril do petróleo muito barato junto com repressão ao enriquecimento do urânio não é delírio de esquerda. É fato. Países têm interesses que, às vezes, prejudicam o desenvolvimento de seus rivais.

    2. Amigo, você está enganado.

      Amigo, você está enganado. Ninguém no Brasil, e muito menos um punhado de procuradores e juízes do interior, teria coragem de mandar prender a cúpula da maior empresa de infrestrutura do país e a cúpula do programa nuclear da Marinha do Brasil, sem ter o respaldo de, no mínimo, um porta-aviões nuclear.

  71. Nasiif , sei que nao vai
    Nasiif , sei que nao vai aceitar esse comentário. Mas td ok , a dilmapassou dos limites em deixar acontecer isso , alguém tem q fazer alguma coisa por as forças armadas nao vao deixar isso assim , sei q vc tem amigos importantes,, entao pabe um papo.com eles pq outra ditatura nao vai dar , da vontade de chorar em ver dilma deixar destruir a petrobras e os submarinos nuclear , da raiva pq votei nela , grato por ler.

  72. Não posso me conformar com a

    Não posso me conformar com a ideia de que que alguém pense ainda que a motivação dessa Lava Jato é o combate à corrupção. Acordem, amigos. Estamos sofrendo um ataque maior do que aquele que a Ucrânia sofreu! Se não reagirmos, perderemos nossa soberania e talvez nosso país para sempre!

  73. Pode ser o que for

    Notável o currículo do Pai da nergia nuclear do Brasil. Entretanto, se falcatruou, o seu brilhante currículo não adianta de nada. Não podemos “acochambrar”. Infelizmente, caso tenha cometido erro de crrupção, terá de pagar, igual a todos os cidadãos. Isso é respeito à sociedade; é a normalidade do estado democrático de direito.

    1. Disse bem, se tiver praticado

      Disse bem, se tiver praticado o crime que acusam. Como não existe sentença condenatória transitada em julgado, o Almirante  pela CF é inocente até prova em contrário. Por enquanto o que vige em prol dele é a presunção de inocência. E seu curriculo belissimo pesa em seu favor, SIM.  Por que é tão dificil coxinha entender o obvio.

      Outra, os donos da Globo somegaram bilhões e o senhor não defende a prisão dos mininus marinhos que ficaram bilionarios praticando dcrimes. POR QUE, HEIM?

      Mas a prisão  de um senhor de idade – 76 anos – que serviu ao Brasil o senhor defende a prisão sem que a ele tenha sido dada oportunidade de defesa. POR QUE, HEIM?

    2. Normalidade do Estado Democrático de Direito? Onde? No PR?

      Juro que tenho procurado “normalidade do estado democrático de direito” desde que este arrogante juiz global se lançou nesta tal de Lava Jato, que hoje talvez bata em audiencia o lixo do tal de BBB, e depois de tantos atropelamentos da coisas do direito, como os vazamentos seletivos, as prisões inexplicadas, a confusão infantil da cunhada do Vaccari, a não prisão de tesoureiros partidários de PMDB, PP, PSB e PSDB, a desconsideração pelo MPF/PGR dos termos das delações da dupla Costa & Youssef que citaram especificamente doações para Aécio (Furnas), Sergio Guerra (Petrobrás) e Eduardo Campos (Ref. Abreu e Lima), tudo isto a demonstrar que só o PT, mais Dilma e Lula, se envolveu em corrupção, me faz descrer no tal Estado de Direito…aliás, porque só Angra3?….alguém em sâ consciencia acha que Angra 1 e 2 foi diferente????

  74. Segurança de Estado

    Acho que tá na hora da Intekligência do Governo atuar e proteger os interesses do Brasil! Moro pode está sendo usado!

    1. A Deutchsbras foi citada pelo

      A Deutchsbras foi citada pelo estadao/pf como uma das empresas que passaram valores para o Almirante.. 

      O histórico:

      http://www.deutschebras.com.br/historico.htm

      (trecho:

      A Deutschebras, uma das pioneiras na área de segurança eletrônica, foi responsável pela implantação do Sistema de Segurança Eletrônica da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no final da dédaca de 90. Sendo uma instalação de grande porte, contou com Sistema de CFTV contendo 40 “speed dome”, 107 câmeras fixas, matriz e 8 gravadores digitais, Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio composto de 7 centrais de incêndio e 1.430 dispositivos endereçáveis, Sistema de Detecção e Alarme de Intrusão composto de 7 centrais de intrusão e 1.044 dispositivos endereçados, Sistema de Controle de Acesso composto de 33 catracas, 7 cancelas, 15 portas, Software de supervisão de todos os sistemas e mais de 20Km de cabo de fibra óptica.

       

       

       

  75. Acabei de ler um comentário

    Acabei de ler um comentário no site “observador atento” interessante.

    A Dilma atuou na aérea de Minas e energia, um dos tentáculos do polvo do PR tentará chegar até ela, através dessa nova operação radioatividade.

    O que me revolta nessas operações não é porque estão prendendo a,b ou c.

    A revolta maior é o fato de não ter ninguém da oposição indo em cana.

    E esses caras e seus representantes, ascendentes e descendentes, estiveram governando o país por 500 anos.

     

  76. É lamentável tratar uma

    É lamentável tratar uma inteligência de um cientista brasileiro que desenvolveu uma tecnologia nacional ser tratado desta forma, ser preso porque foi citado e sem ouvir a parte do almirante, talvez achando que ele poderia fugir do país. Como pode ocorrer no Brasil o que estamos assistindo? Não se respeita mais nem os cérebros previligeados da ciência nacional. Hoje basta delatar, falar que pagou. Hoje basta ter um bilhete que pagou isto e aquilo, em termos de propina que é o suficiente para prender. A presunção da inocência não é mais acolhida, foi cassada e hoje vale a presunção de culpa.Basta dizer que sim, está preso. Um país que encarcera cérebros da ciencia nacional desta forma, seu futuro está comprometido. Este homem e seus comandados, juntamente com a Marinha,  é responsável por milhares de empregos, desenvolvendo um projeto científico e de engenharia fina, tecnologia nuclear genuinamente nacional, enfrentando todas as dificuldades possíveis, tendo agora total respaldo governamental, ter que passar por esta situação e na forma derivativa de uma delação.

  77. O sr. artur ou naceu em 2000,


    O sr. artur ou naceu em 2000, ou é um analfa político. 500 anos de corrupção e ele ta falando em limpeza só de um partido. Isso é golpe sr. artur. Vá se informar, mas não no seu partido, psbd. 500 kg sde cocaina em aeroporto do aecio, ninguem quer investigar. Por que será? A privatização mais corrupta desse país no tempo do cachorinho do clintos, fhc, o sr sabe alguma coisa sobre esse periodo negro no país, ou o sr. sempre votou nos paladinos da revistinha veja, demostenes, aruda, os indicados pelo cachoeira e tais? Vá se informar ou se desfilei do partido mais corrupto, junto com o pmdb(que governou na era fhc e surrupiou tudo desse país) que desustriturou todo esse imenso país. Sp, o estado mais corrutpo desse país, querendo nos roubar novamente. Não pemitiremos. Fiquem com seus cr´´apulas, psdb, por ai e não atrapalhem nosso país.

    1. Tem que se ter cuidado…

      Não se pode ir apreendendo documentos e dados a torto e direito assim, principalmente se a SEGURANÇA NACIONAL está em jogo. Com os INÚMEROS VAZAMENTOS da Vaza-Jato, quem pode saber em que mãos irão parar dados da ODEBRETCH (Programa PROSUB, submarino nuclear brasileiro), do Almirante Othon, principal cabeça do nosso programa nuclear? Com certeza nos EUA, o Pentágono imediatamente assumiria as investigações, para garantir o sigilo das informações, mas aqui os vira-latas se acham no direito de esculhambar com nossa segurança e dados sigilosos (sabia que o Brail tem o mais eficiente processo de enriquecimento de urânio do mundo, mais eficaz e mais barato???? quanto vale isto hoje???). Seu pensamento é mesquinho e medíocre, alimentado apenas pelo espírito de vingança ou o que?. Os interesses nacionais devem sempre ser preservados.

    2. Deu-me vontade de discutir as

      Deu-me vontade de discutir as considerações do Sr. Renato Cubas; mas… ou ele continuaria sem entender nada, ou já assim o faz porque é assim que lhe interessa… deixa pra lá!

  78. O PAÍS É O FOCO!!!

    O quê se quer com essa atitude???

    Holofotes???

    Não. Justiça??? Também não.

    O que se quer é detonar com  o pré-sal e com o nosso sistema de defesa nuclear à partir dos submarinos e por conseguinte o BRASIL.

    Tudo leva a crer que a lava jato está a serviço de outras forças mais poderosas, que como sempre, com o apoio do PIG agem como ESPIÕES.

    Senão de que forma  a não ser essa, eles poderiam ter acesso a todos os sigilos???

    E porquê passando por cima da lei, só vazam aquilo que propicia a ilusão de que se está fazendo justiça,???

    Porque é isso que a sociedade quer!!!

    A punição da corrupção. Por isso eles punem antes de apurar ou julgar.

    Será que alguém em sã consciência acredita que eles não saibam distinguir uma cópia de um quadro, ou uma irmã da outra num vídeo.???

    Se formos avaliar toda a condução da operação, veremos que o alvo é a destruição das potências estruturais do país.

    As EMPREITEIRAS, a PETROBRAS, a USINA NUCLEAR, e BELOMONTE. E as reservas morais como CONFIANÇA, CREDIBILIDADE. DIGNIDADE E ORGULHO.

    E porquê não FURNAS???

    Ela não é o foco.

    Nem PT, nem LULA nem DILMA são os focos. Eles só estão no caminho. e dão ibope pra causa.

    O PAÍS É O FOCO.

    O combate a corrupção é só um DISFARCE.

    Haja vista a atitude de DELLAGNOL, procurador da república com doutorado em HARWARD que trabalhou por anos lá, postando na rede um vídeo onde solicita assinaturas para alterar uma lei que os favoreça.

    E se dispõe a participar de uma reunião evangélica num bairro de subúrbio do Rio, utilizando até o nome de DEUS, com esse mesmo objetivo.

    Como diz PAULO MOREIRA LEITE, MUITO ESTRANHO TUDO ISSO!!!

    HÁ QUE SE INVESTIGAR TODOS OS MEMBROS QUE INVESTIGAM A LAVA-JATO.

  79. Pergunta aos defensores da

    Pergunta aos defensores da república do paraná (é com minúsculas mesmo): a lei dos 70 anos sreviu pra livrar um mensaleiro mineiro psdbista do processo, mas não vale para evitar a prisão de um septagenário não psdbista? Pensei que todos eram iguais perante a lei ou que a lei seria a mesma para todos.

    1. Minha cara ele praticou o

      Minha cara ele praticou o maior dos cirmes para um trairá, o ALMIRANTE é um patriota da mais alta estirpe.

       

      Um traidor, como os tucanos e seus serviçais,  pune esse crime ( patriotismo) com a pena de morte. O Almirante está tendo é sorte.

  80. Suspeitos de um crime perfeito…

    Esse crime que esta sendo cometido que é deixar soltos: Aécio, Eduardo Cunha, e outros que viriam na esteira, se não fosse a descarada corrupção de rede globo e outros restos da mídia, STF e outros restos, terá a sua recompensa. 

    Crimes perfeitos, se existem, não deixam suspeitos!…

    Quanto a vocês responsáveis pelo circo da tal lava jato, são muitas as testemunhas de seus crimes. Sem contar as grotescas digitais que abundam ao longo do circo todo.

  81. Posso estar enganado, mas

    Posso estar enganado, mas esta data é de luto para todos nós brasileiros nacionalistas, pela figura que representa  o Vice AlmiranteOthon para o programa nuclear do Brasil. E, ademais, os EUA jamais ficariam de braços cruzados sem intervirm em quaqlquer pais sul americano , inclusive oBrasil ,que queira fugir de sua tutela. Na visão deles nós só servimos para fornecer matéria prima e comprar as quinquilharias imprestáveis deles, que é com o que a nossa elite se deslumbra.

    1. Quinquillharias

      Tu tens toda razão. Para-raio, lâmpada elétrica, telégrafo, telefone, teletipo(telex), computador institucional e pessoal, Internet, telefone celular, iPhone, iPed, Smartfone etc., são tudo quinquilharias ‘americanas’, antigas e novas, das quais poderíamos e podemos prescindir. Para nossa subsistência dígna e soberana basta explorarmos as propriedades e produtos da MANDIOCA.  

    1. Petrobrás e o projeto

      Petrobrás e o projeto atômico.

       

      Tem cheiro de traição ao país. O Almirante preso sem direito de defesa e ao contraditorio teve seu nome enxovalhado, lançado na LAMA. Pelo belo curriculo, pelos serviços prestados a nação não poderia ter sido tratado como foi, contra si decretada prisão preventiva fundamentada na delação de um Judas.

    2. Exatamente. Lembra-se do juiz

      Exatamente. Lembra-se do juiz Fausto de Sanctis? Por ordenar a prisão do banqueiro Daniel Dantas, De Sanctis foi impiedosamente perseguido por alguns de seus superiores. Não bastasse, o ministro do STF Gilmar Mendes cansou de atacá-lo perante a mídia. Dantas saiu voando feito um passarinho solto, liberto pelas mãos de Gilmar Mendes, as mesmas mãos que redigiram a concessão de dois HCs em tempo recorde, tudo para mostrar ao país que um banqueiro é inatacável, mesmo com provas cabais de ter cometido diversos crimes, dentre os quais, o de evasão de divisas e de crimes contra a ordem tributária. Um criminoso de marca maior, garantido por benesses do próprio STF. 

      E hoje, com essa absurda operação Lava-Jato, que trancafia cidadãos sem nenhuma prova de cometimento de crimes, a não ser a palavra do criminoso Youssef, e de outros desesperados para escaparem da terrível prisão, não se vê, por parte do STF, voz alguma a apontar para a Constituição Federal e mostrar o quanto está sendo transgredida em seus mandamentos, mormente os mais básicos. Fica a pergunta: Diante do passarinho Daniel Dantas, cujas penas douradas e penacho precioso singram os ventos agradáveis do céu brasileiro, como se irá admitir a prisão do Almirante Othon Pinheiro da Silva?

      Este, cuja grandeza foi conquistada no duro trabalho de colaborar com o futuro do nosso país! O abismo que separa Dantas do Almirante Othon é o mesmo que separa a maldade da consciência, a mentira da verdade, a injustiça da justiça, a barbárie do Direito.

  82. Ameaça ao Brasil

    Publicado em 28/07/2015

    Almirante Othon 
    peitou os EUA!

    O Putin deixava prender o Almirante Othon, Dilma ?

    ​O incansável Stanley Burburinho:​

    O Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, que foi preso hoje pela Lava Jato é antigo desafeto dos EUA. Veja o que ele disse em 2004:

    “Almirante [presidente da Eletronuclear e preso hoje pela Lava Jato] denuncia: EUA enchem Brasil de espiões” 

    Rio – O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, considerado o pai do programa nuclear paralelo do Brasil, alertou esta semana que o Brasil precisa tomar muito cuidado com a pressão dos Estados Unidos sobre as suas pesquisas nucleares. Primeiro, alerta, O Brasil é um país infestado de espiões americanos, atentos a todos os movimentos que o País faz para ser mais independente. Segundo, os EUA não têm o menor interesse em que o Brasil seja autônomo em termos de defesa.

    Para o almirante Othon Pinheiro, a razão dos americanos para barrar o domínio brasileiro e de outros países do ciclo do urânio está ligada a interesses estratégicos. Para um país agressivo, como os EUA, explicou o almirante, é muito mais difícil invadir um país capaz de desenvolver um artefato nuclear de pequeno porte. Por esta razão, um país que não tenha esta tecnologia -uma tecnologia que os americanos dominam amplamente -se torna muito mais fácil de subjugar.

    Hoje na reserva, o almirante Othon Pinheiro afirma que é contra a assinatura de um protocolo adicional que aumente o controle sobre o programa nuclear brasileiro. Ele diz que, em tempos de democracia e transparência, é impossível esconder dos inspetores uma instalação nuclear. Segundo ele, as instalações nucleares brasileiras são inspecionadas regularmente, até com visitas-surpresa.

    “O protocolo surgiu porque um dos países do Tratado de Não-Proliferação, Coréia ou Irã, tinha uma instalação nuclear não-declarada. Ele permite que se inspecione tudo a qualquer momento, até o banheiro das nossas casas. É desnecessário num país como o Brasil, democrático, com imprensa livre e com uma plantação de arapongas americanos. É impossível fazer uma instalação nuclear disfarçada aqui. Por isso, o protocolo é inaceitável”, diz ele.

    O programa paralelo só ficou conhecido publicamente em 1987, quando o governo brasileiro anunciou o domínio do processo de enriquecimento de urânio. O programa custou cerca de US$ 1 bilhão. Para a Marinha conclui-lo, conseguir fazer o reator nuclear para seu submarino, seriam necessários mais US$ 200 milhões. No ritmo atual dos recursos, o programa só seria concluído em cem anos.

    Durante 15 anos, Othon dirigiu a Coordenadoria para Projetos Especiais da Marinha (Copesp), responsável por um dos lugares mais secretos do País: o Centro Experimental de Aramar, em Iperó, onde foi desenvolvida a tecnologia nacional de enriquecimento de urânio por ultracentrifugação, que agora a Marinha fornece às Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

    http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/79261/

    Leia também:

     

    DILMA, MANDAA S&P À M…! O PUTIN DEIXAVA PRENDER O OTHON?

     

    1. Gente, culpar Dilma da prisão

      Gente, culpar Dilma da prisão do Almirante é o fim da picada.  O Judiciário é um poder independente. Aliás se ela intervir  aí sim estará dando  motivos para o impeachment.

      Coitada da Dilma, do jeito que as coisas andam capaz de Dilma ir fazer companhia ao Almirante na prisão.

      Acusação: excesso de patriotismo dos dois.

  83. Uma pergunta técnica para

    Uma pergunta técnica para quem é da área jurídica:

    Um juíz cível pode prender um militar?

    Os militares não tem uma corte própria que tem exclusividade nos julgamentos de seus atos?

    1. os velhos esquemas de corrupção do regime militar em especial

      olha parece abrir o cofre da corrupção do regime militar as usinas de angra 1 23 foram todas cartas marcadas e todos os equipamentos comprados superfaturados e conseguencia de emprestimos no exterior ,pagamentos ao alto e baixo escalao dos Militares da aeronautica marinha e exercito basta ler contratos em alemao e ingles ?

    2. Pode

       Por crime comum, desde que comunicado ao Chefe da Força, no caso a MB, e ao Supremo Tribunal Militar, crimes militares são dispostos no CPPM em seu artigo 9.

    3.  
      Acredito que esse texto

       

      Acredito que esse texto responda a sua dúvida

       

      STM: se condenado, Othon Pinheiro pode perder patente, salário e cumprir pena em penitenciária

      Preso na Lava Jato, presidente licenciado da Eletronuclear pode enfrentar dois tribunais

      Jornal do BrasilCláudia Freitas+A-AImprimirPUBLICIDADE

      O Superior Tribunal Militar (STM) se pronunciou na tarde desta terça-feira (28/7) sobre a prisão do vice-Almirante reformado da Marinha e presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, durante a 16a. fase da Operação Lava Jato, denominada Radioatividade. Segundo o órgão, Othon responderá a ação na Justiça Federal, se condenado, pode ser julgado novamente no STM, correndo o risco de perder a patente, os benefícios salariais e ainda ter que cumprir a pena em penitenciária. 

      Othon, detido pela Polícia Federal na manhã desta terça (28), é presidente licenciado da Eletronuclear e acusado pelo procurador federal Athayde Ribeiro Costa de recebeu R$ 4,5 milhões em propina provindas de contratos de obras da Usina Angra 3, no Rio de Janeiro. No parecer do STM, o crime em que Othon é suspeito não está na esfera militar e, por isso, ele vai responder a ação na justiça criminal comum. O órgão se baseia no artigo nono do Código Penal Militar, que tipifica os desvios de condutas cometidos por militares, para estabelecer se as penalidades terão a intervenção do Tribunal. 

      O Almirante, no entanto, terá direito a prisão especial, de acordo com o STM. “O juiz deve oficiar ao comando da Marinha sobre a prisão do militar. Depois o comandante da Marinha deverá indicar onde o Almirante deverá ficar preso, à disposição da Justiça Comum”, esclarece o STM, citando como fonte o artigo 242 do CPPM. O Código Penal Militar especifica ainda que se a pena for por mais de dois anos, é cumprida em penitenciária militar, mas se a condenação não chegar a este período, o detido deve ficar em um quartel da Força, no caso de Othon, uma unidade da Marinha. 

      O presidente licenciado da Eletronuclear pode ainda enfrentar um novo julgamento no STM se for condenado na Justiça Federal, no âmbito da Lava Jato. Deste vez, o que pode estar em jogo será a sua patente. Segundo o órgão, Othon deve responder pelo procedimento administrativo conhecido como “Representação para declaração de indignidade ou incompatibilidade para o oficialato”, e corre o risco de perder o seu posto de Almirante, consequentemente, o seu salário como militar. Se condenado pela segunda vez, Othon, já sem a blindagem de oficial, deve ser transferido para uma penitenciária designada pela Justiça Federal.

      Othon Pinheiro foi afastado do cargo na Eletrobras em abril deste ano, quando surgiram denúncias de pagamento de propina a dirigentes da empresa.

      Leia sobre a prisão de Othon Pinheiro e a nova fase da Lava Jato:

      >> PF afirma que presidente da Eletronuclear recebeu R$ 4,5 milhões em propina

      >> Lava Jato: presidente da Eletronuclear e executivo da Andrade Gutierrez são presos

      Caminhos ‘políticos’ que levaram Othon Pinheiro a Eletronuclear

      O Almirante Othon Pinheiro, de 76 anos, formado em Engenharia Naval pela Politécnica de São Paulo, com especialização no Massachussetts Institute of Technologie (MIT), conseguiu alcançar um dos postos mais desejados na área de Engenharia Naval. A sua escalada teve como primeiro degrau o posto de engenheiro nuclear na Marinha, como fundador do Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos, entre 1979 e 1994. 

      O programa abriu portas para o país conhecer a tecnologia do enriquecimento do urânio, mais precisamente no início dos anos 80. Em entrevista para a IstoÉ, o próprio Othon admite que, a frente da Coordenadoria de Projetos Especiais (Copesp) da Marinha – atual Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) – visitou instituições científicas em outros países que detinham a tecnologia nuclear, numa ação de garimpar informações estratégicas, ou seja, de espionagem. Um dos resultados está no desenvolvimento das centrífugas de enriquecimento de urânio que produzem o combustível das usinas nucleares de Angra dos Reis. 

      Na mesma entrevista, Othon confirma a existência de um relatório confidencial da Marinha, que detalha a saída do Almirante do país no dia 26 de julho de 1994, para os Estados Unidos, supostamente para “eliminar provas”. Neste período, o oficial se aposentou da Marinha e abriu uma empresa de consultoria para projetos na área de energia. 

      A chegada de Othon Pinheiro na Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 2005, tem seus detalhes relatados em um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), assinado pelo pesquisador Carlo Patti – “O programa nuclear brasileiro: uma história oral”. Em entrevista com especialistas do setor energético nuclear, Patti ouviu o próprio Othon Pinheiro, que afirmou que foi convidado para a presidência da Eletronuclear pelo então ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, destacando que a estatal atravessava “um momento meio confuso” e a sua chegada fazia parte de um plano para “recuperar a empresa”.

      Othon disse ainda que, no início do governo Lula estava previsto ele assumir a diretoria de transporte da Transpetro – “como havia outro candidato mais forte, foi cogitada a Eletronuclear”, conta. Ele cita que no ano de 2011, José Goldemberg – ex-secretário do Meio Ambiente no governo de Fernando Collor de Mello e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo – estava a frente do Conselho de Política Energética (CPE) e propôs uma auditoria independente para avaliar o empreendimento de Angra 3, que resultou em um novo projeto.

      No mesmo estudo da FGV, um diretor técnico da Eletronuclear e presidente do Centro de Avaliação Não Destrutiva (Cand), com passagem também por Furnas, Luiz Soares, conta para o entrevistador que quando vagou o cargo da presidência da Eletronuclear, ele participou de uma reunião para avaliar os possíveis nomes para a função e Othon Pinheiro  foi cogitado pela sua “personalidade forte” e “postura muito nacionalista”. Respondendo a outra pergunta, Soares afirma que a “blindagem de Othon” vem “pela via política” e ele é uma pessoa “bem-relacionada no Ministério e no governo”. O técnico da Eletronuclear revela também que Othon “vem pelo PMDB de São Paulo”.

      O professor Odair Dias Gonçalves, ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (Cnem) e especialista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), relata para o estudo de Patti uma viagem à China que ele participou no ano de 2004, ao lado da Presidência e do então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Segundo o professor, o passaporte de Othon para a Eletronuclear foi carimbado neste momento. 

      “Havia uma grande comitiva presidencial, e os ministros estavam animados com as possibilidades de comércio exterior. Aí um dos ministros disse: ‘Essa viagem foi excelente, vamos exportar calçados, tecidos, petróleo, biocombustível’. Quando ele falou ‘vamos exportar urânio’, esse passou a ser o grande assunto da imprensa”, destaca Gonçalves no estudo. Segundo o professor, depois deste episódio, o presidente exigiu de Campos a estruturação de um programa nuclear em um prazo de um mês. A missão foi passada por Campos para Gonçalves. “Reuni todos os presidentes da Eletronuclear e da INB. Saímos da reunião com um modelo muito interessante (…) Da matriz resultante, com 72 possibilidades para o programa nuclear, chegamos a seis ou sete opções. Teve início aí uma discussão muito intensa, e outras áreas influentes no país descobriram o nuclear. Entra então o Othon Pinheiro na presidência da Eletronuclear”, esclarece o professor no estudo da FGV.

      http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/07/28/stm-se-condenado-othon-pinheiro-pode-perder-patente-salario-e-cumprir-pena-em-penitenciaria/

  84. A prisão do pai do Programa Nuclear Brasileiro

    Com uma mídia golpista, uma sociedade corrupta, um ministro da justiça “traira”, uma Justiça corrupta e arrogante, um partido governista medroso e com rabo preso, uns partidos aliados mercenários, uma oposição “lesa pátria”, uma opinião pública formada pela Globo, uma complete ausência de uma lei de médios e um governo refém e omisso só podemos esperar o pior. 

    Falta só o Serra vender a Petrobras, O FHC acabar com as Forças Armadas, o Moro fechar todas as empreiteiras e parar todas as obras de infra-estrutura que estavam em andamento, deixando o Brasil igual a Grécia, a Globo junto com o PSDB/DEM e o Eduardo Cunha deporem a Dilma e tudo VOLTAR A SER COMO DANTES…QUE LÁSTIMA!

    1. Lindo de mais!!!!!!!!!!

      Parabéns senhor Cafezá!!

      Justa homenagem ao doutor Pinheiro da Silva, há quase 20 anos consultor e ultra especialista e dominador de um processo vultuoso, que se compararmos a um chairmam de um fundo de ações que depois de gerar “papel e miséria” pelo mundo em cinco anos acumula muitos milhões de US$ em seus bolsos então o que dizer de um homem que produziu concretamente e algo valiosíssimo?

       Como desprezo o capital e só me preocupo com a Cultura e Civilização da Humanidade não sei avaliar, mas em termos de capital não tem comparação e o mesmo critério incluo os técnicos da Petrobras no processo do Pré Sal, quanto isso vale no mercado?

      Pode-se até criticar o mecanismo moral do prêmio, mas é pouquíssimo ao que ele merece de fato (apesar do meu desprezo pelo capital).

      Quanto a mestre Villa, sou surdo do lado esquerdo e tenho dois ruídos intensos na cabeça, adoro música clássica mas não tenho formação e vou ousar e me corrija , por favor, essa peça me parece particular na busca poética de mestre Villa e diferente do conteúdo folclórico da maior parte de sua obra encontrei Gerswin e Grofé em muitos momentos sem é lógico desmerecer a sua indiscutível criatividade.

      Escrevi besteira?

      Atenciosamente.

      CGBrambilla28072015sbc.

  85. DE ONDE SAÍRAM OS 20 MILHÕES?

    Passei a vida toda ouvindo que no Brasil só preto e pobre vão pra cadeia. Que há uma camada de brancos, da classe média para cima que é e sempre foi intocável. Que jamais um rico paga por nada do que faz, seja qual for o crime, porque sempre haveria um tribunal para solta-lo. Como vemos tão claramente expresso no caso de Sua Excelência, o Senador Fernando Collor de Mello. Orestes Quercia morreu impune e deixou mais de 1 bilhão de reais, roubados, pelos quais a família se estraçalha hoje – detalhe, ele começou a vida como simples radialista em Campinas.

    E agora que donos de empreiteiras estão presos há semanas e até meses – coisa inimaginável até bem pouco tempo atrás -, é o juiz que é um bandido!

    E até a Esquerda, que sempre clamou por justiça igual para todos, vai pra cima do juiz. Dá pra entender?? Só rindo deste pobre país latino…”… desta América Católica…”, como diz a música do Caetano Veloso.

    Que importa que o cara é almirante e entende de átomo? A lei que vale para prostitutas e pretos, vale para ele também. Que vá pra prisão e explique por que ele tem 20 milhões de reais em bens, tendo sido apenas um simples almirante e um bravo batalhador da energia nuclear por toda a vida. Que homem singelo, este almirante!

    De onde saíram os 20 milhões de reais que ele tem? De seus humildes vencimentos de almirante??? 

     

    1. Renato você não vai entender

      Renato você não vai entender a lógica da esquerda , porque você usa a “moral burguesa”.

      Somente um marxista para entender a moral progressista.

      Basicamente tudo é permitido desde que seja positivo para a revolução, não importa o principio amanhã pode não valer nada.

      Tudo que interessa é o projeto de poder nada mais.

       

      1. Então prefiro a da esquerda
        Se ser entreguista e antipatriota for moral da direita eu prefiro a da esquerda. Porque so idiota scha que todo esse circo e pra acabar a corrupção do pais. A direita nem moral tem! Que o diga o PCC.

    2. Tá lá no texto, xará:
      “Othon,

      Tá lá no texto, xará:

      “Othon, que aos 65 anos tem hoje uma empresa de consultoria na área de energia.”

       

    3. Almirante Othon

       Deixa de ser ignorante homem, o Almirante poderia ganhar muito mais vendendo segredos militres a uma república ou Ditadura Islâmica, avida por receber programas nucleares imbecíl. A empresa mais espionada pela NSA no mundo foi a Petrobras, os Gringos querem ucranizar o Brasil. Este juizeco não quer acabar com a corrupção, senão começaria pela Dívida Pública, os banqueiro que levam 42% de todo o PIB anual com os obcenos Juros.

    4. Sabe para quem você pergunta

      Sabe para quem você pergunta isso? Para o policial federal Newton Ishii, aquele que foi preso pelos colegas por formar quadrilha de contrabandistas em Foz do Iguaçu. Mas quando foi pego e condenado administrativamente, junto com os colegas exonerados recorreram à justiça alegando quebra do preceito do juízo natural.  Sabe qual foi o ministro que os exonerou? Tarso Genro, ministro do governo Lula. Ishii não foi exonerado porque, espertamente, pediu aposentadoria, mas o Ministro cassou sua aposentadoria. Mas com o recurso do juízo natural, conseguiram decisào favorável no STJ e todos retornaram alegremente à PF para, quem sabe um dia, se vingarem do governo que os puniu.

      Tá vendo, quando o Judiciário quer os princípios são respeitados. Quando o Judiciário quer, ser criminoso ou inocente pouco importa, pois o que importa mesmo é a interpretação do juiz ao caso. 

      Nem pense que aqui tem leitores da Editora Abril/Fechou. Quem não anda cumprindo leis não somos nós. Se desconfiam do homem, que investiguem primeiro, intimem para prestar depoimento; assim diz a lei, ou não? Nunca soube que no Brasil era crime ter vinte milhões. Ele sonegou essa informação à Receita? Se sonegou, aí tem ilícito. Invejar o dinheiro alheio não é motivo para prisão. 

      Mas a pergunta que não quer calar mesmo é: E Furnas, não interessa ao paladino da justiça? 

    5. Não ria porque essa falsa

      Não ria porque essa falsa percepção de que rico está indo para cadeia perpassa o senso comum que se forma em torno da lava jato. Os ricos que estão na cadeia são os que financiaram as campanhas eleitorais desse e do governo anterior, o de Lula, quando o braço da plutocracia nacional, a velha mídia, que sempre foi sabuja de uma plutocracia ainda maior e mais sofisticada, a plutocracia internacional, que sempre ditou as regras do jogo econômico no Brasil, nos impondo um modelo excludente e concentrador de renda, o pai da perversa desigualdade social com a qual sempre convivemos harmoniosamente, tinha determinado que Dilma não poderia ser reeleita. 

      Contra todos os prognósticos a presidenta reelegeu-se financiada pelo dinheiro dos empreiteiros que não tem ideologia nem cores partidárias.O mesmo dinheiro que jorrou fartamente nos cofres da campanha de Aécio Neves e dos governadores tucanos que foram eleitos e reeleitos, registre-se.

      Não consta porém que tais empreiteiros presos estejam encarcerados por algum malfeito cometido em obras contratadas pelos governos tucanos. As prisões se deram em cima de um suposto esquema de corrupção em estatais controladas pelo governo federal.

      Ora, o mesmo modus operandi das empreiteiras utilizado no governo federal é modelo em qualquer outra esfera de governo e até no judiciário. Por que só as obras do governo federal são investigadas e as dos estados e municípios que têm obras dessas empreiteiras não?

      João Vaccari Neto encontra-se preso por fatos criminosos supostamente ocorridos na campanha da primeira eleição de Dilma. Nesse ano de 2010, a revista Istoé denunciou Paulo Vieira de Sousa por ter dado sumiço de quatro milhões de reais da campanha de Serra depois de ouvir fontes tucanas ligadas ao comitê eleitoral do então candidato do PSDB a presidente.

      A velha mídia só correu atrás da notícia depois que a candidata Dilma questionou Serra no debate da Bandeirantes sobre Paulo Preto ter sumido com o dinheiro do candidato.

      Apartir daí é que ficamos sabendo que Paulo Preto era arrecadador autorizado pela campanha de Serra a presidente junto as empreiteiras;

      Que Paulo Preto era o engenheiro responsável que autorizava o pagamento das obras do rodoanel, avaliadas em 5 bi, tocadas por um consórcio formado entre a OAS, Camargo Correia, Engevix, e outras empreiteiras que estão na Lava Jato.

      Que Paulo Preto levava um modo de vida incompatível com sua função de homem público possuindo patrimônio que não tinha como justificar.

      Que Paulo Preto pagava adiantado as empreiteiras antes dos serviços realizados conforme reprimenda do TCU.

      Que há provas de que Paulo Preto recebia um mensalão de quase 500 mil da Camargo Correa, segundo a castelo de areia.

      Que Paulo Preto emprestara 300 mil a Aloísio Nunes Ferreira para compra de uma partamento etc…

      Todos os ingredientes para uma investigação de modo a alcançar os tucanos estão presentes e poderia ser feita pela Lava Jato, se Moro agisse com isenção.

      Moro, porém pegou Vaccari por fatos da campanha de 2010 e livrou Paulo Preto que arrecadava para os tucanos.

      Logo esta estória de que rico está indo pra cadeia é uma falácia do ponto de vista de que o juiz Moro age com isenção.

      O que há é um certo de contas entre aqueles que financiaram a campanha de Dilma a reeleição e a velha mídia que faz um harakiri numa parcela da plutocracia nacional como vingança, movida pela doença do antipetismo que é maior do que  qualquer interesse nacional, desde que as investigações não cheguem aos tucanos. Se chegar morre na praia. Vide o caso Anastasia, é emblemático da falácia de que essa operação coloca ricos na cadeia. Ricos que de alguma forma se ligaram ao petismo, isto sim. Estes estão sendo expurgados.

      Todas relações desses empreiteirose personagens da Lava Jato com os tucanos que são umbilicais e mais íntimas do que com petistas estão sendo ignoradas pelo juiz Moro, este é o pacto.

       

       

       

       

    6. Almirante Othon

      Dilma está à serviço do Império também e não me furto também até de afirmar que o Lula já é deles, chegaram aos empresários, empreiteiros, mas no Cunha, Aécio, Lula não, até no Almirante chegaram, é piada um absurdo! Enfim, está sendo larticulado um plano do Império com a complascência da Mídia e das elites políticas, amparado pela Policia Federal, ou alguém duvida que o Cardozo é deles também, para não tirar o PT do Poder, isto é cortina de fumaça. QUEREM QUEBRAR O BRASIL MESMO! Se quisessem acabar com a corrupção já teriam chegado aos banqueiros, pois estes levam mais de 42% de toda a Receita da União por conta dos Juros da Dívida Pública. Aconselho a procurar opiniões no Russian Today (RT), na TLV1 de Buenos Aires com Adrian Salbuchi, no blog do Doutor em Direito Internacional Alfredo Jalife do México, ou até nas ilações do espalhafatoso Daniel Estulim de Moscou(A elite governante brasileira é governada a partir do Banco Alpha de Londres). Não esquecem do Syriza na Grécia, é esquerda só de fachada, fizeram o tal referendum e horas depois o jogaram no lixo, parece até a Dilma no Discuso de Posse: Não mexerei nos direitos dos trabalhadores, nem que a vaca tussa, e o que o fez o Levy depois? Não confio também neste tal “Podemos” do novo Antonio Banderas com rabo de cavalo nos cabelos o tal Pablo Iglesias na Espanha, a própia Cristina Kitchner da Argentina está hoje de loves com os Fundos Abutres. O que precisa ser dito até mesmo para Dona Dilma: Muito bem Senhora, esta já não é uma luta da senhora, nem do PT, já é de nós brasileiros, se vocês entregaram o País, já não me representam mais. Fora Aécio, Fora PSDB, Fora PT, Fora PMDB, leve todos os Partidos do Congresso juntos. A luta é nossa, é do Brasil, não do BrZil, é dos militares que nao querem Golpe, mas que não desejam que nossos interesses estratégicos sejam cobrados via delação, numa masmorra em Curitiba. Que a embaixadora dos EUA atualmente em Brasilia a tal Lady Liliana, não esqueça que sabemos que ela foi embaixadora no Paraguai por ocasião do Golpe contra o Lugo; que os Gringos não esqueçam que nós sabemos que a Petrobrás foi a empresa mais espionada em toda a história da NSA dos Estados Unidos, até parece que não sabemos do projeto Ucrânia-Golpe-Caos que o Império do Caos quer exportar para o Brasil, a mesma divisão, ora gringos sejam mais criativos do que esta panacéia do ISIS que vocês, sabe lá Deus inventaram para derrubar Bashar Al-Assad na Síria, ou nos tomam por tolos, pois os inimigos do Estado Islâmico são os mesmos dos EUA e Israel, de lambuja o Boko Haram, depois que acharam petróleo na Nigéria. Sabemos que o que está em jogo é quebrar a Espinha Dorsal dos BRICS. Alguém duvida das palavras do Papa Francisco: Já estamos na 3aGuerra Mundial! A 4a,Frota perto está, a OTAN cercou a Rússia, os porta-aviões estão no Mar da China, e este acordo com o Irã foi para desarticulá-lo no Oriente Médio.
      Meus queridos: Abram os olhos! Dilma, Aécio, Moro ad etecetera são todos iguais!
      Lembram do velho sambinha: O PATRÃO MANDOU ENROLAR A LÍNGUA, EVR’Y BOD ?…?…?…

  86. Pelo menos golpe militar está fora de cogitação

    Mais fácil agora os militares ajudarem a “fuzilar” a República do Paraná junto com todos esses traidores…

  87. República

    A república federativa brasileira nasceu sob a formação militar em 15 de novembro de 1889, hoje somos uma democracia, democracia essa sob a proteção e garantia militar que honra o nome do Brasil e seus cidadãos. Hoje, vejo uma guerra internacional e comercial contra o Brasil com interesses de traidores entreguistas de nossa grande nação, de entrega de nossas riquezas estratégicas, da destruição de conquistas sociais e tecnológicas. O aparelhamento internacional de traidores do Brasil estão fazendo seu vil trabalho, tentando destruir as grandes empresas nacionais e atacando até os grandes e honrados nomes da área militar que trabalham para o engradecimento e soberania do país. Tudo arquitetado entre mídia anti-pátria e a banda podre do judiciário, contando com a ajuda de alienados. O Brasileiro precisa reagir contra esse mal, que quer a destruição de nossa soberania. Chega de indolência e alienação.

    A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.

    https://www.youtube.com/watch?v=Bi15bR4GXo0

    https://www.youtube.com/watch?v=1phd2VxUnW4

    https://www.youtube.com/watch?v=L3VTSxWTvjI

  88. guerra é guerra?

    Há é assim chamem os militares, fechem as mídias e a informação, coloca o congresso em recessão e derrubam a constituição. Restabelece uma nova eleição urgente!

    Coloque o almirante na justiça militar para apurar a verdade.

    Cutucaram os militares ou estão empurrando o Brasil para o estado de exceção?

    Pode ser e vale tudo?

  89. o Sergio Moro e seus Procuradores tucanos querem acabar

    com o que for possível no Brasil.

    Não há santo nessa força-tarefa. No governo, eu iria pra cima deles. Existem recursos institucionais pra isso.

    Fora do republicanismo babaca, falso, fingido, só citado pra explicar medo e inoperância.

    romério

    1. o ciro gomes tem razão

      e olha que é difícil eu concordar com ele: falta, nas proximidades da Dilma, capacidade pra agir e reagir a tudo isso.

      romério

       

  90. Atenção, estudantes de física nuclear

    Comecem a pensar rapidamente em alguma invenção que seja útil à “segurança nacional” brasileira.

    Assim, vocês ficam automaticamente acima da lei e podem roubar à vontade. Podem pedir propinas para assinar contratos com empreiteiras, podem fazer o que quiserem. 

    Não importa o que vocês façam de ilegal, nem quanto consigam roubar, porque estarão sempre a salvo da Justiça.

    Não precisarão se preocupar com nada, porque afinal estarão ligados à “segurança nacional”.

    E contem com a nossa brava e valente esquerda nacionalista para ajudar a defende-los.

    Roubem o máximo que puderem, não tenham medo.

    1. Claro que não.
      Se alguém

      Claro que não.

      Se alguém quiser roubar e praticar qualquer ilegalidade e não ser sequer incomodado pela justiça (minúscula mesmo) basta se filiar ao PSDB.

      1. Lesa-majestadade é mais chic..

        …do que lesa-pátria.

        Pátria é uma palavra já bem fora de moda.

        E se a mulher do Marcelo Odebrecht está horrorizada porque seus guardanapos de linho estavam sendo tocados por outras pessoas, que estavam na mesma cela do marido, eu também quero ser chic.

        Em tempo: Marcelo Odebrecht é amigão do Lula, de emprestar avião e viajar juntinhos mundo afora.

    2. A convocação está errada

      A convocação está errada  convocação certa é: se filiem ao PSDB!

      Pois se vocês forem um Fisico,que dedicou a sua vida para um projeto que tem como objetivo a soberania e autonomia do Pais em assuntos estratégicos.

      Qualquer juiz de 1 instancia,pode decretar a sua prisão eu seu direito de defesa automaticamente suspenso,por jornais e redes socias.

  91. José Policarpo Jr.

    Custa-me muito dizer isso, por inúmeras razões, dentre elas ter sido um eleitor e lutador para que Lula e Dilma fossem presidentes, em um processo que se iniciou desde as Diretas, passando por 1989; mas é preciso dizer em algo e bom som:

    Dilma e o PT desistiram de governar; desistiram do projeto de conduzir o Brasil a um patamar de soberania e desenvolvimento menos desigual de sua população. Considerando a inenarrável inércia de Dilma e do PT, não há outra conclusão possível senão de que eles desistiram. Salve-se quem puder.

    Não dá para argumentar muito mais, não. Está visível completamente para quem sabe ver.

  92. Dilma vai ter que decretar estado de sítio

    Esses juízes ameaçam a soberania nacional.

    Vão querer ter acesso aos computadores do almirante e os segredos das centrífugas???

    Vai ter que colocar militares armados nos centros de pesquisa nuclear.

  93. Que Inteligência Brasileira?

    “Acho que tá na hora da Intekligência do Governo atuar e proteger os interesses do Brasil! Moro pode está sendo usado!”

    Djalmao23, que Inteligência do Governo???

  94. Títere
    O ataque do juiz Moro aos pontos nevrálgicos da indústria pesada de inovação no Brasil é preciso demais para ser só o fruto de uma investigação policial ou de delações de uns punguistas.
    Há uma sincronicidade suspeita em seus atos: sempre a favor dos interesses americanos, sempre contra o Brasil.
    Estaria ele sendo turbinado com informações da espionagem da NSA, conforme denúncia do Wikileaks?
    Se sim, pode isso Arnaldo?

  95.  
     
    Gravíssimo . Fere de

     

     

    Gravíssimo . Fere de morte a soberania nacional . Segredos militares. urânio,

    Dilma, tem que  se reunir urgentemente com o comando militar, esculhambar  e demitir o Zé . 

    Conversar urgente  com  o presidente do STF .

    Julgo que o  golpe  está sendo  urdido por ministros próximos a presidenta com apoio internacional .

    não enxerga quem não quer .

    Por essa  e outras não creio em eleições .

  96. Com certeza há fortes
    Com certeza há fortes indícios de crime, isso é fato. Se é culpado ou não, somente o julgamento dirá. Ele pode ter sido um profissional de destaque, mas não entendi a ênfase nesse assunto já que isso não vem ao caso pois não o isenta de investigação.
    Parabéns ao juíz Sérgio Moro, à PF, à PGR e ao MP. Finalmente instituições públicas sérias, focadas e eficientes. Parabéns à presidente Dilma por ter sancionado a delação premiada, pena que quando é usada contra o governo ela critique.

  97. ainda bem que não temos mais…

    os tais agentes ocultos americanos

    se não me engano, o último dessa área a sair batido do país foi em 2004

    hoje, só procuradores e , quem sabe, delatores ocultos

    caminho mais fácil para se livrar de buscas e apreensões em suas empresas

    detalhe: todos do mesmo cartel

    1. desenhando…

      força tarefa quer acabar com o cartel, prestigiando e protegendo uma parte desse mesmo cartel

      é ou não é…perseguir corruptos deles para proteger os nossos deles?

      1. visão sugere que o juizeco, por ser de soluções simples…

        pode mandar parar tudo, fechar e lacrar tudo a começar pela área administrativa

        e tudo permanecerá oculto, mas só para nós, brasileiros

         

        querem apostar quanto?

  98. Os pequenos homens do stf

    Todos nós sabemos quais são os objetivos que estão por trás dessa operação.

    Mas, deixando de lado a hipocrisia e canalhice da Lava Jato, agora é questão de Segurança Nacional.

    O que esperar de um stf (letras minúsculas mesmo) acovardado?

    É triste e altamente preocupante ver que homens, falo de homens e não de ministros, como Zavascki, Barroso, Lewanndowski (os outros nem se fala) se põem de cócoras.

    Será que vão poder olhar os seus filhos de frente ou também eles não estão mais preocupados com esses valorezinhos?

  99. PQP

    Isso mesmo, Parem Que Pulo e deixo essa casa da mãe Joana. Nem precisa de golpe militar, o golpe já aconteceu e veio do judiciário.

  100. A lei é pra todos

    Grande personalidade esse Almirante, contudo se existe indicios de autoria em corrupção, que seja preso preventivamente, e que haja o devido processo legal, e se provado o crime sob o crivo do contraditório e da ampla defesa que seja condenado e que pague a pena imposta.

    Estamos cansados de ver a impunidade reinando na orbita do grande escalão, não podemos aceitar que permaneça a distribuição de regalias, ilicitas por sinal, para determinada camada social em detrimento da maioria do povo carente do nosso Brasil.

    Cadeia nesses corruptos 

    1. Almirante Othon

      aulo Henrique Amorim, compartilho de sua ” revolta”, acrescento mais:
      Dilma está à serviço do Império também e não me furto também até de afirmar que o Lula já é deles, chegaram aos empresários, empreiteiros, mas no Cunha, Aécio, Lula não, até no Almirante chegaram, é piada um absurdo! Enfim, está sendo larticulado um plano do Império com a complascência da Mídia e das elites políticas, amparado pela Policia Federal, ou alguém duvida que o Cardozo é deles também, para não tirar o PT do Poder, isto é cortina de fumaça. QUEREM QUEBRAR O BRASIL MESMO! Se quisessem acabar com a corrupção já teriam chegado aos banqueiros, pois estes levam mais de 42% de toda a Receita da União por conta dos Juros da Dívida Pública. Aconselho a procurar opiniões no Russian Today (RT), na TLV1 de Buenos Aires com Adrian Salbuchi, no blog do Doutor em Direito Internacional Alfredo Jalife do México, ou até nas ilações do espalhafatoso Daniel Estulim de Moscou(A elite governante brasileira é governada a partir do Banco Alpha de Londres). Não esquecem do Syriza na Grécia, é esquerda só de fachada, fizeram o tal referendum e horas depois o jogaram no lixo, parece até a Dilma no Discuso de Posse: Não mexerei nos direitos dos trabalhadores, nem que a vaca tussa, e o que o fez o Levy depois? Não confio também neste tal “Podemos” do novo Antonio Banderas com rabo de cavalo nos cabelos o tal Pablo Iglesias na Espanha, a própia Cristina Kitchner da Argentina está hoje de loves com os Fundos Abutres. O que precisa ser dito até mesmo para Dona Dilma: Muito bem Senhora, esta já não é uma luta da senhora, nem do PT, já é de nós brasileiros, se vocês entregaram o País, já não me representam mais. Fora Aécio, Fora PSDB, Fora PT, Fora PMDB, leve todos os Partidos do Congresso juntos. A luta é nossa, é do Brasil, não do BrZil, é dos militares que nao querem Golpe, mas que não desejam que nossos interesses estratégicos sejam cobrados via delação, numa masmorra em Curitiba. Que a embaixadora dos EUA atualmente em Brasilia a tal Lady Liliana, não esqueça que sabemos que ela foi embaixadora no Paraguai por ocasião do Golpe contra o Lugo; que os Gringos não esqueçam que nós sabemos que a Petrobrás foi a empresa mais espionada em toda a história da NSA dos Estados Unidos, até parece que não sabemos do projeto Ucrânia-Golpe-Caos que o Império do Caos quer exportar para o Brasil, a mesma divisão, ora gringos sejam mais criativos do que esta panacéia do ISIS que vocês, sabe lá Deus inventaram para derrubar Bashar Al-Assad na Síria, ou nos tomam por tolos, pois os inimigos do Estado Islâmico são os mesmos dos EUA e Israel, de lambuja o Boko Haram, depois que acharam petróleo na Nigéria. Sabemos que o que está em jogo é quebrar a Espinha Dorsal dos BRICS. Alguém duvida das palavras do Papa Francisco: Já estamos na 3aGuerra Mundial! A 4a,Frota perto está, a OTAN cercou a Rússia, os porta-aviões estão no Mar da China, e este acordo com o Irã foi para desarticulá-lo no Oriente Médio.
      Meus queridos: Abram os olhos! Dilma, Aécio, Moro ad etecetera são todos iguais!
      Lembram do velho sambinha: O PATRÃO MANDOU ENROLAR A LÍNGUA, EVR’Y BOD

  101. Se há tanta certeza que a
    Se há tanta certeza que a mídia é golpista e manipuladora, pq o governo não mostra isso para a população? Só dizem isso em convenções petistas, me parece apenas um meio de afagar o ego e teorias dos esquerdistas.
    Se a mídia é manipuladora, pq Dilma não mostrou isso na entrevista do Jô, ou na propaganda política do PT?
    A esquerda simplesmente diz: não assista a Globo, não escute a Jovem Pan, não leia a Veja, Isto é, Época, Folha, Estadão. Percebam que no jornal da record, na Band, no Sbt, na tv Cultura, todos noticiam a Lava Jato.
    Eu digo, vamos ver e ler o que então?

  102. É O PRÉ-SAL

    Cada dia fica mais claro: é o pré-sal! Mas só daqui a uns 30 anos saberemos do envolvimento dos EUA em tudo isso, “jornadas de junho de 2013 incluída. Que vergonha!

  103. Uma coisa é certa, o Dr. tem

    Uma coisa é certa, o Dr. tem um curriculo e tanto.

    Acredito que não esteja envolvido em corrupção, mas …   se estiver eu só lamento.

     

    Caso esteja, a PENA deveria, passar o seu tempo ensinando pessoas de baixa renda interessadas em fisica.

     

    AJUDARIA O BRASIL

     

     

  104. Caso ex. Presidente da Eletronuclear

    Caso se confirme o que motivou a prisão de Othon Luiz Pinheiro da Silva. Fica provado que a corrupção não tem como motivo, a pobreza e a educação! Tem, isto sim com a cultura de um povo, que só não é ladrão, se não houver oportunidade – a oportunidade faz o ladrão – Coloca em evidência,  que não dá para fazer diferença pelo voto. Nossa sociedade sofre de bacteremia da corrupão e do levar vantagem! O pior é que não há antibiótico que cure esta doença!

     

  105. Como é que o Moro manda

    Como é que o Moro manda prender um homem de 76 anos, sem culpa formada, sem julgamento, sem sequer ouvi-lo previamente, enquanto outros, já réus, em processo a ser julgado, estão soltos e se livram de qualquer condenação ao atingirem a idade de 70 anos?

    E não me venham dizer que a esquerda defende bandidos. Quem defende bandidos é esse juiz do Paraná, que se arvora em todo poderoso e manda prender a torto e a direito todos que lhe é conveniente prender. Porque não prendeu os tesoureiros de outros partidos além do PT?  Por que não prende outras pessoas – como Aécio, p.ex. – acusadas de receber propina?

    O que nos indigna nisso tudo é que fica claro, para quem quiser ver, que não há qualquer intenção de combater a corrupção. Na verdade a corrupção corre solta na PF, no MP, no Judiciário, na mídia, no Congresso e fica tudo por isso mesmo.

    Só existe uma culpa a ser purgada no país: a terrível nódoa de ter o PT na presidência da república, no quarto mandato. Mas essa culpa só será purgada no dia que conseguirem extinguir o último petista neste país.

    1. O grande problema é que a

      O grande problema é que a Dilma foi deixando a coisa correr solta e não reagiu.

      Talvez agora seja tarde demais.

      Desde o começo do ano passado ela deveria ter articulado nos bastidores, com o judiciário, a retirada do processo do Moro. É claro que não seria nada difícil de se fazer isso.

      Ela preferiu pagar para ver. Talvez porque ela não seja petista, talvez porque não seja Estadista.

       

      1. A coisa corre solta desde que

        A coisa corre solta desde que o Paulo Lacerda foi exonarado, na época do Lula. Os canalhas do STF exigiram a exoneração dele. Diziam que ele estava criando um “estado policial”. Olha só qunta ironia …

      2. Daniel,
        Então você acha

        Daniel,

        Então você acha certo, dentro de um regime democrático, na vigência de um estado de direito, com a separação dos 3 poderes, que a líder do poder executivo exerça influência para interferir em processos do judiciário? Isso lhe parece democrático e correto? Quer dizer que se um juiz for de direita, ele tem de ser chutado dos casos em que o PT seja reu? Deve ser substituido por um juiz de esquerda, preferencialmente simpatizante do PT? Isso é justiça?

         

        Uma coisa é achar que o juiz é tendencioso contra o PT, outra totalmente diferente é dizer que o governo deveria ter feito algo que fere princípios básicos da nossa democracia para contrabalancear essa tendenciosidade. O juiz tendencioso, tipo alías que existe aos montes, inclusive na justiça trabalhista e para todas as linhas ideológicas, é algo que é combatido através do processo legal, da análise dos casos, e dos inúmeros recursos e opções que tem os advogados para buscar supervisão de esferas superiores. 

         

  106. isso é coisa de procuradores de muita fé…

    não é por acaso que o conhecimento imediato da verdade pouco importa

    isto sim é arma de destruição em massa

  107. Uai, não se usa mais intimar

    Uai, não se usa mais intimar para depor? Caiu da moda? Moda né, pois já não temos mais leis, temos moda. Então agora se prende direto e depois é que se vai ver se as pessoas são culpadas ou não. Também, com uma Lava Jato messiânica que paira acima do bem e do mal que botou o STF de joelhos, né mesmo?

  108. aos entendidos…

    visão sugere que ainda teremos muitas sumidades de diversas áreas, todas importantíssimas e estratégicas, sendo acusadas por espionagem do “saber” americano

    novamente…querem apostar quanto?

  109. Tanto a onça vai ao ninho que um dia perde o focinho

    Acho que os “sapateiros” da Lava Jato conseguiram “passar das sandálias”. A tigrada nadou de braçada, mas agora botou as mangas de fora e mexeu onde ninguém mexe.

    Agora a bronca é com a “comunidade de inteligência”, e esse povo não dá ponto sem nó. 

  110. Tema polêmico

    Sem dúvida prender sem provas é um absurdo! E isso está ocorrendo o tempo todo com este juizinho e sua patota e mídia golpista unidos pela missão de destruir o país. Contudo, sendo eu tb um cientista com trabalhos publicados em vários países, considero que o fato de um cientista dar uma enorme contribuição para o seu país não o isenta de ser tratado como qualquer outro cidadão do mesmo país. Assim, caso este nosso compatriota estiver envolvido em alguma falcatrua (e espero que não esteja pois o tenho em elevada estima) ele deverá ser responsabilizado. Mas, a prisão neste momento foi arbitrária e injusta. Que abram-se as portas para o contraditório!

  111. Muita gente faz curso de

    Muita gente faz curso de final de semana e sai dando consultoria por dez contos. Uma pessoa com este currículo todo, vale quanto para qualquer empresa num projeto desta envergadura?

    1. Não é verdade!
      E o método
      Não é verdade!
      E o método brasileiro ainda não é economicamente viável.

      Ninguém sabe como iranianos enriquecem! E eles tem capacidade superior a nossa pois estavam enriquecendo a 20%.

      Cara, isso é desinformação!

      1. Também vc não…

        Também vc não…A mesmo que vc seja um Militar Brasileiro e Iraniano ao mesmo tempo para comparar os dois processo, o que duvido.

        Mas acho que alguém que lida com Bilhoes vai receber apenas …

      2. Não se faça de anjo Athos,

        Não se faça de anjo Athos, você não me parece tolinho! O problema aqui é ESTRATÉGICO não importa o lado econômico. Os gringos JAMAIS nos venderão urânio enriquecido a 20% para servir de combustível para um submarino nuclear. Você viu agora no acordo com o Irã que o U enriquecido a 20% deles será todo confiscado (à exceção de uma pequena parte para a produção de fármacos).

        1. De onde vc tirou que o

          De onde vc tirou que o submarino precisa de U20%?

          Não precisa!

           

          Mas vc tocou num ponto interessante. Existe um outro tópico postado pelo AA onde coloquei um PDF que explica nossa visão nuclear analisando nossos programas militares.

          Chama-se Brazil’s Nuclear Kaleidoscope. encomenda da CIA!

          Muito interessante.

           

          Ali está explicado COMO o Brasil PODE virar IRÂ. MAs vc tem que ler com atenção…

  112. Prisão do pai do programa nuclear?????

    Li com atenção o post, está muito difícil interpretar tudo o que está acontecendo, mas o Pesquisador, com p maiúsculo tem muito mérito, pelos resultados obtidos nas suas pesquisas.

    A minha modesta opinião é que a Operação Lava a Jato foi articulada e minuciosamente planejada há um tempo atrás, até que chegasse o momento de deflagrá-la.

    Li, há mais ou menos  uns três anos, sobre a morte misteriosa de três químicos iranianos, envolvidos nas pesquisas do Programa Nuclear do Iran. Os três pesquisadores simplesmente apareceram mortos e, se não me enganam a fase de estudo dizia respeito ao funcionamento das centrífugas propulsoras. 

    Será????????????????

  113. http://politica.estadao.com.b

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,judiciario-e-mpf-pagam-moradia-ate-de-quem-tem-casa-propria,1621323

    Alegam que o Almirante receber R$ 4,4 milhões em um periodo de 5 anos, merreca.  Quando juizes e promotores fizeram concurso não havia auxilio-moradia, ganharam depois mesmo para quem tem casa propria, se for um casal do judiciario ou MP ganham em dobro, é legal mas será legitimo? A moral só vale para quem não é concursado?

    Para o Tesouro custa muito e sai do bolso do empresariado por meio de impostos.

      1. Você deve ser um idiota jovem

        Você deve ser um idiota jovem para corrigir o vocabulário de gírias de uma pessoa madura com petabytes no cérebro…

    1. E Almirante é provido no

      E Almirante é provido no cargo como? Manda currículo e faz entrevista de emprego na Marinha? Não. Concurso público e promoção na carreira, igual juiz.

      São 83 mil por mês, com o teto do funcionalismo público na faixa dos 30 mil. Está mais do que justificada uma prisão cautelar.

  114. Correção ao meu

    Correção ao meu comentário

    Prof Marcus Franco das discussões do blog  e não Moreira Franco (Político Fluminense)

  115. O Pior da Globo e outros!

    Deram manchetes: “Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear foi preso”. Como se espalhando a caça as bruxas por outras empresas federais!

    Alegria era geral do PIG ate que descobriram que era um vice-almirante da marinha, mudaram o tom, retiraram devagarzinho as manchetes e reportagem ate silenciarem.

    Qua!qua!qua!

    O JB cedo consultou o STM e postou o material com o procedimento na prisão de um militar e seu desenvolvimento! Há veremos quanto tempo ficará Othon preso!

    A noite somente tinha nas redes associadas ao PIG matérias nos longínquo Brasil, do PIG mesmo o tiro no pé dos covardes.

     Um procurador associou a prisao de hoje o cerco aos politicos do PMDB em Brasilia. Serah?

    Manchete internacional diversas. 

  116. Quando o doleiro Youssef

    Quando o doleiro Youssef delatou na operação lava jato desvios de dinheiro em Furnas envolvendo diversos políticos do PSDB, foi interpelado pelo juiz dizendo que a ação se referia a desvios na Petrobras, portanto, Furnas estava fora da questão.

    Surge agora a questão da Eletronuclear com a prisão do  Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, mais uma grande obra de desenvolvimento tecnológico brasileiro a cargo da Odebrecht sendo paralisada. Comenta-se que as próximas etapas da lava jato serão as hidroelétricas onde Belo Monte será a bola da vez. Pergunta-se: Por que o juiz não adotou o mesmo critério para a Eletronuclear que adotou em Furnas???

    Qual o país que resiste a tantos ataques desvairados em sua economia como o que vem ocorrendo com o Brasil nas ações da lava jato? O país está sendo destruído e levado para o buraco negro da recessão, comprometendo o futuro das novas gerações, tudo isto com a complascência dos tribunais superiores.

    1. Talvez, seja o

      Talvez, seja o contrário

      Talvez, essa seja reformular as bases em que se dá a relação entre as empreiteiras e o Estado brasileiro. Em que obras como a Abreu e Lima e Belo Monte, com um custo se nenhuma base lógica racional, sejam realizadas.

      Esse é uma das razões do nosso atraso econômico. VIvemos numa plutocracia, em que tudo em envolve o setor público tem que pagar um ônus adicional para políticos, funcionários e empresas corruptos

      Como dependemos do Estado para nos desenolvimentos, rever as bases dessa relação é condição indespensável. Só lamento que seja alcançada através de excessos de voluntarimos

       

  117. Parabéns pela prisão do

    Parabéns pela prisão do Almirante. O Brasil precisa  acabar com essa coisa de ¨não me toque¨ porque tem um cargo importante. Todos não passam de funcionários públicos e não fazem mais que sua obrigação. Na Suécia os políticos vão trabalhar de transporte público e sem mordomias. Vamos acabar com essa corrupção incrustada em nossa sociedade com exemplos como esse. Se Deus quiser. 

    1. Estado policial

      Como anda a nossa sociedade! Você se regozija com a prisão do almirante porque ele é um almirante! Ora, meu caro, preste bem atenção: o almirante está sendo preso sem que tenha sido formalmente condenado. Provavelmente, nem réu é, como aconteceu com o Odebrecht, que foi preso antes de se tornar réu!

      Se o almirante, com uma história de realizações importantes para o país, teve seus direitos desrespeitados flagrantemente, à luz do dia, o que se pode esperar que aconteça com você? Se algum desafeto seu implicar com sua cara, ou se você tiver alguma diferença pessoal com um juiz, policial, ou alguém do judiciário/polícia, o que acontecerá com você? Ou comigo?

      Estamos em pleno Estado policial, algo semelhante ao que ocorria na Alemanha nazista. Se há bônus em prender almirante, como você parece achar (eu não acho), há ônus mais do que proporcional em, desrespeitando direitos fundamentais dos cidadãos para realizar prisões espetaculares, se fazer o país ingressar em Estado policial “a la” Alemanha nazista, Paraguai e Honduras.

    2. Eu aplaudiria em pé se todos

      Eu aplaudiria em pé se todos fossem presos, inclusive delatados envolvidos do PSDB, que são vários,inclusive dois peixões grandes, Aécio e o serra tarja preta, todos soltos com seus coleguinhas… Justiça seletiva não é justiça. 

      1. Pensei o mesmo agora. Se os

        Pensei o mesmo agora. Se os tucanos são mantidos alvos e límpidos quando todos sabem que são pior que pano de chão imundo, então isso não é justiça, é simplesmente entreguismo do país ao tio sam.

    3. Viva o grande nacionalista Almirante Othon Bastos!

      Carlos, você é tanço de doer!! O problema não é o nacionalista e grande brasileiro Almirante Othon Bastos, mas o traíra do Moro, esse sim deveria ser investigado. Daí se chegaria a quem ele está servindo nas terras do tio sam. Isso é questão de Segurança Nacional,o almirante desenvolveu uma pesquisa que deve continuar fechada a sete chaves. Esses delegados anti-nacionalistas querem entregar o ouro para os EUA. Não é a simples prisão de alguém que cometeu um delito, já que se trata de uma delação forçada no Guantânamo do Juizeco Moro e seus delegados aecistas. Quem garante que sejam verdadeiras??! O submarino nuclear brasileiro que está em construção é o 5º do mundo. Os EUA desejam que continuemos seu quintal eternamente e além disso escravos deles.

  118. com mais essa confirmação…

    passei a desconfiar que qualquer entrevista para a Gpig pode ser usado contra o país

    coisas de traidores da pior espécie

    triste é saber que sempre foram e com a ajuda da nossa justiça

  119. Democracia é o império da

    Democracia é o império da lei.

    O petista fica apreensivo não com a corrupção em si , mas pelas perdas politicas que cada prisão provoca.

    Não é o interesse nacional que o preocupa, mas as perdas na fatura politica.

    A cada prisão, o partido perde apoio popular, o estigma de partido corrupto já o assombra.

     

     

     

    1. É não, meu caro. O que

      É não, meu caro. O que diferencia os petistas(pelo menos aqueles a quem me identifico) é:

      1) Coragem de arrostar uma súcia de vestais hipócritas que invertem narrativas e personagens; imputam a seus adversários políticos o que na verdade caberia bem para eles. 

      2) Democracia não é o império da Lei coisa nenhuma. Nenhuma ditadura, seja de esquerda, seja de direita, governou sem leis. Ao contrário, abundam, abundaram leis, para defender os regimes, os ditadores e as benesses dos que os apoiam, apoiaram. Democracia é o império do Estado de Direito no qual e pelo qual cidadãos e cidadãs sabem que não serão molestados, indiciados, denunciados, condenados ou presos sem quem tenha as prerrogativa do devido processo legal, preservados a integridade física/ moral e a inocência presumida. 

      3) Acho que aqui(até onde sei) não tem nenhum preposto do PT. Ou tem? Da minha parte adianto: nunca fui filiado ao PT nem a partido nenhum. A maioria talvez esteja na mesma situação. 

      4) Vocês é que são assombrados diuturnamente pela possibilidade da volta do Lula. 

      1. Falando em SÚCIA e Vestais HIPÓCRITAS…

        “Os últimos gestos públicos do Lula são deletérios. Eu espero que ele caia em si. Se ele imaginar que fazendo sabotagens clandestinas ou exercitando a sua influência em membros do STF ou do TCU para coagir a Dilma, para ser mais dócil à sua tutela, ele comete um erro mortal, pois se ela não escapar ele vai junto para a lata do lixo da história…”

               Ciro Gomes, em entrevista ao ex-jornalista em atividade PHA (Arghhhhhhhhhhhhh…)

        …rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr…. A cara do PHA é I-M-P-A-G-Á-V-E-L…rsrsrsr…Quem não viu vá lá no curral, digo, blog, do ex-jornalista…

        1. Ciro é candidato para 2018.

          É provavel que Lula também  seja. Se o Ciro pensa que com essas declarações vai arrebanhar o eleitorado do Lula, tá sonhando. E vc também coxinha I-M-P-A-G-A-V-E-L ….

    2. Realmente Oneide, a

      Realmente Oneide, a democracia é o império da lei.

      Mas,

      Num país onde há respeito às leis, ninguém é preso sem provas.

      O interesse nacional não é entregar nossa riqueza e nossos recursos a grupos estrangeiros como defende o   partido que se declarou o maior partido de oposição AO Brasil.( Agora estão tentando remendar esta declaração);

      Num país em que a justiça age com justiça e não como partido político, todos deveriam ser  investigados, não só os pretos os pobre e os petistas.

      Estigma de corrupto?  É possível que emplaque após a repetição ininterrupta do conceito pela mídia mais cretina do planeta.

      É possível que a tucanalha consiga emplacar seu golpe e impichar um governo eleito legítimamente.

      Se você apoia o golpe e acha que ” não tem culpa porque votou no Aécio”, tenho pena de você, pois terá que arcar com a gigantesca culpa de ter ajudado a destruir nossa pátria simplesmente por ter entregue na mão dos carrascos o porrete que sempre te espancou.

      Sugiro que se mude para Miami. Antes, consiga um Green Card para não se tornar um imigrante ilegal e acabar lavando latrinas dos bacanas.

       

      1. Fora Collor, o PT em peso

        Fora Collor, o PT em peso gritava. E não era golpe.
        Fora FHC, o PT em peso gritava. E não era golpe.
        Fora Dilma, o Brasil em peso hoje grita. E o PT diz que é golpe.
        Deu para entender ?
        Eu também não entendi nada.

        Em tempo: Não sou PSDB

  120. Ele É, mas quem NÃO É…

    Vergonhosa “TRADUÇÃO” de alguns comentários desavergonhados:

     

    – Ele é LADRÃO mas ROUBOU SÓ UMA MERRECA (André Araujo, QUE DESGRAÇA)

    – Ele é LADRÃO mas É HOMEM DE BEM (kkkkk…..kkkkk….cof….cof…cof….kkkkk….)

    – Ele é LADÃO mas TEM CURRICULO

    – Ele é LADRÃO mas É MEU AMIGO

    – Ele é LADRÃO mas É MILITAR

    – Ele é LADRÃO mas SABE DEMAIS

    – Ele é LADRÃO mas a CULPA É DOS YANKKES

    – Ele é LADRÃO mas É NOSSO

    – Ele é LADRÃO mas QUEM NÃO É

    – Ele é LADRÃO mas TEM GENTE QUE ROUBOU MAIS

    – Ele é LADRÃO mas é TUDO UM COMPLÔ DA DIREITA

    – Ele é LADRÃO mas NÃO IMPORTA

    – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO CUNHA

    – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DA PF QUE VAI INVESTIGAR

    – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO AÉCIO

    – Ele é LADRÃO mas A CULPA É DO MP QUE INVESTIGA

     

    Depois a “ESQUERDA” fica choramingando por estar na LATA DO LIXO…Continuem assim, POR FAVOR…

    1. Estupidez, má-fé e baderna

      Ao se ler seu comentário, percebe-se, mais uma vez, que estupidez e má-fé são características das quais deriva todo o pensamento da direita, da qual você é lídimo, como se diz, representante. Percebe-se-se, também, no seu comentário, o viés baderneiro que caracteriza a direita. Aliás, a direita é facção perpetradora de TODOS os golpes de Estado no Brasil.

      A questão é a seguinte, meu caro: o almirante foi preso, e nem réu é ainda! Os fundamentos da prisão cautelar do almirante inexistem! O almirante afastou-se da presidência da Eletronuclear. Foi preso em flagrante desrespeito às leis, mas, para a extrema-direita (segmento da direita que aplaude o Estado policial nazista que tenta implantar no país) tudo bem. Para estes beócios, pois serão presos no futuro sob este mesmo desrespeito às leis, o negócio é prender.  A prisão, provavelmente, será ratificada por corporativos tribunais superiores cujos membros andaram afirmando por aí que este é o século do protagonismo judiciário! É, como se vê, na realidade, o século da infirmação da cidadania. A estupidez e o viés baderneiro de vocês da extrema-direita são óbvios

      No Brasil, nessa Lava Jato, como aconteceu na AP 470, agem como se age em Estados policiais e em republiquetas. Estamos ao lado da Alemanha nazista, Paraguai e Honduras. Essa é a companhia que radicais de direita como você adoram.

      Ao tergiversar como faz em seu comentário, você escamoteia a verdadeira questão, e que é o desrespeito absoluto aos direitos fundamentais de uma pessoa relevantíssima da área de tecnologia nacional, tecnologia de área sensível, fundamental para a segurança nacional. O Brasil precisa muito mais do almirante do que de Moro, um sujeito que tem feito mal ao Brasil.

      O segmento da direita que você representa e no qual se inclui é estúpido, age com má-fé e é baderneiro.

  121. Sobre valores que recebeu

    Sobre valores que recebeu nestes ultimos 5 anos e que o MPF acusa serem propina, baseado em acusação sem provas, feitas pelo Avancini da CC:

    Podem ser valores LICITOS que recebeu a título de –

    A Aratec Engenharia é responsável pela concepção e patenteamento dos Hidro-Turbo-Geradores Integrados da Tecnologia TSA e TLP sendo estas patentes registradas internacionalmente, com registros confirmados nos Estados Unidos e Japão.

    Desenvolveu e registrou patente dos Hidro-turbo-geradores integrados da Tecnologia TLP. Esta tecnologia de hidro-turbo-geradores teve o direito de fabricação e comercialização transferidas pra a Hydrel Hidro-eletricidade Ltda, onde a Aratec possui participação societária.

    Hidro-Turbo-Geradores Integrados da Tecnologia TSA

    Turbo-geradores desenvolvidos sob o conceito de simples montagem e padronização de componentes visando fabricação em curto prazo, possuindo como diferencial o aproveitamento de baixas quedas, permitindo também a montagem em série para atender centrais de média e alta queda.

  122. Começo a pensar a quem está

    Começo a pensar a quem está servindo esta lava jato. Leiam esta matéria do dia 22/07 – seis dias antes da prisão do engenheiro naval:

    http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1698914-escritorio-entra-com-processo-contra-eletrobras-e-dois-executivos-na-corte-de-ny

    Um escritório de advocacia de Nova York, The Rosen Law Firm, entrou nesta quarta-feira, 22, com uma ação coletiva contra a Eletrobras, acusando a empresa brasileira de divulgar comunicados “falsos e enganosos” e não revelar um esquema de corrupção. Dois executivos da companhia aparecem como réus, o presidente, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor Financeiro, Armando Casado de Araujo, de acordo com o processo.
    A ação coletiva preparada pelo escritório menciona que o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, teria aceitado propinas de construtoras contratadas para a construção da usina Angra 3. As denúncias foram feitas em uma delação premiada pelo então presidente da Camargo Correa, Dalton Avancini.
    Além disso, o texto destaca que a Eletrobras adiou a entrega na Securities and Exchange Commission (SEC), que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos, do formulário conhecido como “20-F”, que reúne as informações financeiras da companhia de 2014. A justificativa foram as denúncias de Avancini sobre a Eletronuclear, de acordo com o documento. Os American Depositary Receipts (ADRs), que são recibos de ações da companhia negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) caíram 8% com o adiamento. O objetivo da ação, afirma o texto, é recuperar estas perdas para os investidores.
    O processo aberto pelo escritório ainda não tem a adesão de investidores. Na semana passada, o Rosen Law chegou a publicar um anúncio convocando acionistas da Eletrobras para aderir à ação coletiva que então planejava abrir. Ainda na Operação Lava Jato, o escritório chegou a entrar em dezembro com uma ação coletiva contra a Petrobras, porém, ficou de fora da ação consolidada, que acabou nas mãos do escritório Pomerantz, que representa o investidor líder, o fundo de pensão do Reino Unido.
    Podem aderir à ação coletiva investidores que compraram ADRs da Eletrobras entre fevereiro de 2014 e abril de 2015. Os interessados em ser investidor líder da causa, aquele que representa todos os demais, têm até o dia 21 de setembro para se manifestar.
    Ainda sobre a Eletrobras, o processo aberto hoje ressalta que a empresa teria violado, ao não divulgar o esquema de corrupção para o mercado, além das regras do mercado de capitais dos EUA, práticas internacionais de governança corporativa e de contabilidade.

  123. leréia

    exagero  essa autêntica leréia de por o cara como o pai do programa nuclear brasileiro, coisa q ele nunca foi. De fato ele é o autor do projeto das centrífugas mas o programa nuclear começa lá nos anos 30. Nos anos 60 ele tinha 20, 25 anos. Quando Geisel se hospedou naquele castelo alemão para assinar os acordos com a Alemanha o vice-almirante era aind aum oficial ralé. Esse papo da imprensa de q alguém recém saído da Escola Naval influenciou brigadeiros, almirantes e principalmente generais a empreender um programa nuclear é bastante difícil de acreditar

  124. É o Terror …

    Como a maioria dos presos nessa “operação”, o homem foi preso com base em uma delação. Somente uma delação. Sem provas materiais, sem nada que justifique uma prisão. Se isso não é um retorno a Idade Media e aos metodos do Santo Oficio da Inquisição, então o que é? É coisa pior. É arbitrio, estupidez, é o Terror instalado no Estado brasileiro, com a conivencia da midia e dos Tribunais Superiores. Por muito menos que tudo isso, os canalhas do STF pediram a cabeça do Paulo Lacerda. E olha só onde chegamos…

    1. A Idade do Terror: * 01.01.2003, +2…?

      De acordo, Maria. Nos últimos 12 anos e meio o Brasil vive a Idade do Terror. A Imprensa (PIG) são os jaobinos, o Tartufo é FHC, o Doutor Guillotin, o Moro que não morou que onde mora, nem mato cresce.

  125. Será que ninguém ainda

    Será que ninguém ainda percebeu que esse moro está agindo em nome de potências estrangeiras?? Alô ABIN??? Onde estão vocês???? Não é possível que não descobriram nada ainda?

    1. descobrir … somente nós não sabemos

      olha … parece-me evidente que altas patentes tanto militares quanto civis esteja 100% a par do que vc está apontando. 

      Por algum motivo não abrem o verbo para o povo. Quais razões? Ameaças terríveis? Invasão? Será se existe um ser de outro planeta que domina o mundo no background e nenhum ser humano é capaz de detê-lo? …

      Mas veja, se o presidente do seu país é espionado na cara dura, se qq aparelho eletronico com acesso à internet permite acesso a todo tipo de espionagem, …. não percebe que somos uma colônia? 

      Ao mesmo tempo temos uma elite escravocrata, PROVINCIANA, xenofoba, …

      Bom somente estes … já são inimigos fortemente capazes de nos manter subjulgados … imagina se adicionar aí uma pontinha de força externa?

  126. O Brasil é um país

    O Brasil é um país gigantesco, de 200 milhões de habitantes, onde todos os negócios internos em todas as áreas de produção e serviços  estão fortemente interconectados. Existe uma espécie de globalização interna que faz uma padaria no interior do Pará ter negócios fortemente conexos com uma fábrica de caminhões no interior de Minas. E as instituições públicas perpassam toda esta teia gigentesca, mas com agentes responsáveis em cada divisão territorial que lhes cabe responder. Se o Sumo Sacerdote da Justiça do Paraná for puxar para sua alçada todos os negócios imbricados com os negócios de suas dezenas de prisioneiros, deveremos fechar todos os estabelecimentos e repartições de justiça de todos os estados e enviar todos os seus servidores ao Paraná, para servirem à já famosa e bem sucedida seita anticorrupção do juiz Moro. De lá até a polícia certa virá, para rebocar à sagrada presença do Moro, desde os mais distantes rincões do país, os novos prisioneiros que lhe interessarem. Não há mais dúvida de que existe uma estranha espécie de justiça, cheia de idiossincrasias novidadeiras como sejam as rigorosas prisões baseadas apenas em delação de um ou outro bandido, que está se impondo ao país inteiro, a partir do Paraná. O seu sucesso advém de sua associação declarada (não é escondida por nenhuma das partes) com a mídia corporativa nacional.

    1. Para mim, análise totalmente

      Para mim, análise totalmente correta e verdadeira. A última sentença diz tudo sobre o porquê do sucesso de mais essa ópera bufa. 

  127. Depois dessa, nada nem

    Depois dessa, nada nem ninguém me tira da cabeça que o Moro é um grandissíssimo f…. , quinta coluna, traidor, Joaquim Silvério dos Reis, legítimo pau-mandado do PSDB, que como todos sabem é um partido serviçal de interesses estrangeiros.

    1. COMO FICARÁ SÃO PAULO.. ASSIM COMO ESTÁ!?!?

      Fica aqui nossa IGNORÂNCIA em não perceber… QUANDO MOURO e seus arautos passarão á limpo o seu próprio estado PARANÁ!?!?!? O  RICHINHA rinchador, acaso livrou-se do último escândalo dos TOMA-LA-DA-CA para encher seus cofres em promover sua eleição!!!!???? Achei que tinha JUIZ por lá o suficiente pra acabar com aquela vergonha!!!!!!!!!!!!!!

      E SÃO PAULO? FICA ASSIM????????? INTOCÁVEL!?!?!?!? O METRÔ DE LÁ, EXIBI MILHÕES DE INDÍCIOS, E SE QUER CONSEGUEM ARTICULAR UMA – MODESTA CPI!!!

      Enganei-me até hoje… em achar que nesse país a justiça é igual para todos!?!?!?!?

       

      ENQUANTO ISSSO   “OS GOLPISTAS PIG E ESSE JURÁSICO E PATÍTICO JUIZ” ficam aguardando o nascimento do tataraneto do LULA, para ver com que nome o batizarão; para arrumar uma DELAÇÃOZINHA e condená-lo!!!

      O COISA PÚTRIFA E NOJENTA!!!!

    2. Não adiantar falar mal do

      Não adiantar falar mal do juiz, o STF está confirmando tudo o que ele pede. Tem é que acabar com a roubalheira que o país não aguentar. Tenha paciência, não defenda corruptos.

  128. Absurdo Acontecimento

    Uma pessoa assim estaria completamente assistida por todo o aprelho de Estado para jamais chegar a este ponto devido a um simples Juiz…

  129. A PRISÃO É LEGAL

    Para os leios que desconhecem o sistema processual penal brasileiro, curriculo não é salvo-conduto para cometer crimes. Pior. Ter um curriculo desse torna o ato mais grave ainda porque esse custodiado demonstra cultura e conhecimento, não podendo dizer a seu favor que desconhece a lei, ou, quem sabe, princípios éticos. Além disso, os requisitos da prisão temporária (que não é preventiva!) estão na lei 7.960/89, onde o seu art. 1º, I, autoria tal prisão quando for imprescindível para as investigações criminais. Por fim, pergunta-se os críticos tiveram ao menos o interesse de ler os fundamentos da decisão do juízo que determina a prisão? Não, para muitos! É preferível ir pelo achimos. Para criticar, dizer que arbitrário e outros brados, tem-se que ler o processo por inteiro… fora disso, como já dito, é puro achismo!

  130. menos eh mais

    Disciplinar, no amago dos tres poderes, locais e federais, os interesses financeiros, mas não restrito a isto, de pessoas fisicas e juridicas, locais e multinacionais, ong´s e nações, sem regulamentar|aprovar os instrumentos|ferramentas para isso….

    100 chance…e mais 500 anos batendo cabeça.

    Porque ai o Leão continua monitorando o engordamento ilicito das lebres e bota a PF para parar o pais by LJ, de novo, na ausencia da lei que regulamenta o fluxo dos cafés.

    Enquanto isso, a Lei do lobby tomando agua de coco em berço esplendido no Legislativo desde 2007, de velho, e não a toa, capa dos tres poderes em ação na Carta Capital, que para piorar, sugere F³H³C³ x L³U³L³A³, de velhos, embora divertidos, mas nada divertido insistir em uma velha e superada, pra não dizer triste e depressiva, polarização de aposentados, assim como já se aposentou o matra que os criou.

    https://www.cut.org.br/noticias/mino-carta-as-condicoes-sao-favoraveis-as-diretas-ja-8420/

    https://www.linkedin.com/post/edit/industria-50-economia-dos-sentimentos-jos%C3%A9-s-sobrinho

  131. entusiasmo

    “zé, nao apareceu nenhuma empresa para o sistema de refrigeração”. vamos participar….

    “claro”, respondi sem saber do que se tratava, um menor e estagario aos finais de semana ou nas ferias do senai de refrigeração em um nova empresa de engenharia liderada por um engenheiro naval motivado e entusiasmado, seja no ipen|cenen|copesp ou no amx|embraer ou ainda no pré-pré-sal – pargo, vermelho e carapebas.

    entusiamos, motivação. que gostoso.

    era só um reator de 100 watts. uma lampada.

    dificil, mas não impossivel manter o entusiasmo, motivação e resultados num cenario de The Walking Dead Brazil, hoje ou em 1989.

     

  132. Vergonha Nacional !

    Esse cientista brilhante que consegui elevar o Brasil a um patamar de destaque deveria era ser homenageado e não massacrado na sua velhice!

    É uma vergonha se engole um boi e se engasgam com um mosquito! Nem tudo tem preço na hegemonia mundial! Esse cidadão conseguiu tirar água de pedra e esse é o preço que o Brasil ta lhe pagando! Enquanto juizes almofadinhas que querem passar imagem de salvador da pátria fazem seu showzinho midialistico! Eles podem tudo, senhores acima do bem e do mal, podem matar podem se corromperem vender sentenças que o máximo que poderá ocorrer é uma aposentadoria precoce para curtir seus polpudos salários na flor da idade!

  133. Brasil dos juizeco sem pátria
    Ele deveria tomar um posição, ao sair da prisão ir embora do Brasil e vender os seus conhecimento a outro país, como o Iran lá lhe dariam mais valor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador