Acidente de Fukushima e níveis inimagináveis de radiação?

Uma notícia é alarmista e, a meu ver, prejudicial.

Analisei os relatórios da agência internacional do período a que se refere a notícia. O sítio que mantém atualização constante sobre as operações de recuperação do sítio do acidente é essa:

https://www.iaea.org/newsce…/focus/fukushima/status-update

A radiação em 530 Sv por hora foi mensurada via ruído na imagem obtida do interior do reator acidentado obtida via robôs. Esse é um método indireto de estimativa de radiação e estava bastante acima de medidas de fato:

https://www.iaea.org/…/17/02/mfa_information_170215.pdf

Ademais, a radiação está confinada, essa medida não indica a ocorrência de qualquer fenômeno novo no interior do reator e os níveis de radiação no ambiente externo continuam os mesmos. 

Quanto às quantidades de água. 300 toneladas de água entrando no oceano pacífico todo dia. Quando criança tinhamos uma piscina de 1.000 L (1 ton de água) no quintal. Enfim, são 300 piscinas dessas ou então uma piscina de 1,5m x 10m x 20m (o tamanho de uma piscina usada para ensinar natação em uma academia qualquer da cidade de São Paulo e não chega a ser semi-olímpica). Enfim, essa é a quantidade de água que entra no oceano Pacífico com uma concentração de material radioativo que de acordo com as medidas publicadas nos relatórios da TEPCO ficam abaixo dos demandados pelas autoridades:

(https://www.iaea.org/…/files/mfa-information-170301.pdf).

Por exemplo, as radiações beta detectadas foram de 14 Bq/L no dia 6 de fevereiro. Isso se dilui no oceano. E nem vou estimar o caminho livre desses elétrons no mar que é repleto de íons. Pouco provável que esses elétrons cheguem até mesmo a interagir com algum peixe.

Enfim, uma notícia obscurantista que não apresenta contribuição positiva à humanidade.

The radiation levels at Japan’s crippled Fukushima nuclear power plant are now at “unimaginable” levels.
INSIDER.FOXNEWS.COM
 
 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador