Acordo entre PT, PSB e PCdoB garante apoio de todos os governadores do Nordeste

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Orlando Brito

Jornal GGN – A jornalista Helena Chagas publicou artigo na noite desta sexta (3) afirmando que o PCdoB participou do acordo entre PSB e PT e que Manuela D’Ávila deve ser anunciada a vice de Lula ou de seu substituto na disputa pela Presidência. Fernando Haddad é o nome mais próximo de ser o escolhido. Se o acordo der certo, na prática, o presidenciável do PT terá o apoio de todos os governadores do Nordeste nesta eleição, “o que não é pouco”, sobretudo se Haddad for a cabeça da chapa.

Por Helena Chagas

Em Os Divergentes

PCdoB participa do acordo PT-PSB e Manuela será vice de Lula

O PT está apanhando mais do que cão danado pelo acordo com o PSB que sacrificou a candidatura da promissora Marília Arraes em Pernambuco. Mas o resultado dessa aliança é bem mais amplo e vantajoso para os petistas do que parece. A começar pelo fato de que ela tem mais do que dois lados, e é, na verdade tripartite: incluiu desde o primeiro momento o PCdoB, que deve dar amanhã a vice da chapa petista, Manuela D’Ávila, e participou de todo o entendimento.
 
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está em Curitiba fechando com Lula os últimos detalhes do anúncio, que inclui outros movimentos.

Além de Manuela como vice de Lula – e de quem o substituir quando ele for excluído da cédula -, o PCdoB foi convidado a indicar sua presidente, Luciana Santos, para a vice do governador Paulo Câmara, pivô da negociação pelo lado do PSB pernambucano e beneficiário da retirada de Arraes.

O PCdoB, que sempre foi um parceiro de primeira hora do PT, fechou aliança também com o PSB em outros locais, como o Amazonas: junto com o PT, vai apoiar o PSB mas garantir na chapa a reeleição da senadora Vanessa Grazziotin. O trio também fechou acordo na Paraíba, onde PT e PCdoB apóiam Ricardo Coutinho, do PSB, e o petista Padre Couto, deputado, sai para o Senado.

Com esse pacote, apesar dos ovos inevitavelmente quebrados, o PT e seus aliados terão, nessa omelete, o apoio de todos os governadores do Nordeste na eleição presidencial, o que não é pouco – sobretudo se o cabeça de chapa for um paulista como Fernando Haddad.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador