Agência Xeque: o fake News sobre o vazamento de óleo pelas operadoras do pré-sal

De um notável geólogo da Petrobras sobre a transmissão

Zero! O cara elaborou um conglomerado irracional de suposições absolutamente desprovidas de qualquer base científica e factual.

O “DNA”  do petróleo já foi definida (UFBA) = petróleo venezuelano.

A origem foi igualmente mapeada (COPPE – UFRJ) = 3 ou 4 locais da região equatorial central do oceano Atlântico.

A causa do derramamento é que é especulativa, ainda.

A menos improvável é um acidente em  transbordo de petróleo navio-navio , operação muito arriscada e por isso só realizada  – em circunstâncias regulares  – em águas calmas, abrigadas. E não em pleno oceano aberto, ainda mais na faixa equatorial, muito sujeita à  agitação de grande porte.

Causa desta operação: embargo americano ao petróleo venezuelano, promovendo o mercado paralelo, em petroleiros-mulas,  “clandestinos”. Que não descarregam nos terminais dos países compradores; para isso,  fazem a transferência para navios “regulares ”  em pleno oceano.

A tubulação rompeu, um enorme volume de petróleo vazou no mar, justo em cima de uma das mais fortes correntes oceânicas superficiais do planeta, a Corrente Equatorial, que encontra o território brasileiro na altura do RN.

Deu no que deu.

Luis Nassif

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Quarta frota dos EUA afundou petroleiro com petroleo venezuelano que tentava romper o embargo. Por isso o avançadissímo sistema de satélites dos EUA “não conseguiram” localizar nada nesta região do Atlântico…

  1. Caro Nassif,
    Concordo que é preciso cuidado com as informações a respeito desse vazamento.
    Daí, também, acho que deve haver cuidado em afirmar que o petróleo é venezuelano. As análises da UFBA foram confirmadas por outros centros independentes? Aparentemente essa análise da UFBA afirma que o petróleo é uma mistura de três poços venezuelanos. Isso é comum?
    Eu acredito que a análise pode afirmar que o petróleo não vem do nosso pré-sal mas não afirmar a origem venezuelana – sua primeira certeza.
    Quanto à região de origem do derramento, também tenho dúvidas. O derramamento é gigantesco. Por que não existe uma única imagem de satélite do derramento nos locais e datas sugeridos pelas análises da COPPE-UFRJ? Sua segunda certeza.
    Abraços

    1. Carlos, cada região produtora difere de outra. Há diversas classificações para o óleo, a API normatiza.
      Sim, há várias análises, o óleo é venezuelano.
      Motivo?
      A economia, o embargo, a pirataria.
      Em minha opinião, obra de um supply boat, pirata.
      Deve ter pago 05 dólares por barril (a Venezuela precisa de qualquer dinheiro) e estaria carregando, pra queima, no RS ou alhures. E afundou.
      Culpado?
      Trump!

      1. Caro João,

        Por favor, leia o seguinte artigo na EOS:
        https://eos.org/articles/brazils-oil-spill-is-a-mystery-so-scientists-try-oil-forensics

        Me passe as referências das “várias análises”. Afirmar que o óleo é venezuelado é “fake news”.

        O segundo ponto, reafirmo que essas quantidades de derramamento de petróleo seriam facilmente observadas em imagens de satélite. A informação do INPE é a de que não são observadas porque o óleo está abaixo da superfície (1-1,5m abaixo). Por que? Quem observou isso?

        Abraços

  2. Quando o sujeito diz que o petróleo tipo brent, o venezuelano e o brasileiro do pré-sal (que também é diferente do “pós-sal”) são “muito próximos”, bostejou.
    Quanto ao sujeito dar as caras, há uma possibilidade (remota mas há) de ser uma modalidade de fake de fake, ou seja criar uma “fake de esquerda”.
    Na mentira, tudo pode ser mentira…

  3. A TÁ, E A QUANTIDADE QUE SÓ FAZ AUMENTAR CADA DIA?
    PÔ SR. NASSIF, ACHO QUE O TEU GEÓLOGO, JOGA NA PONTA DIREITA E AVANÇADO (SEGUNDO OS HOMENS AQUI DA MINHA FAMÍLIA).
    INFELIZMENTE, SÓ SABEREMOS COM O TEMPO E SE SURGIREM INFORMAÇÕES CORRETAS E NÃO EDITADAS PELA MÍDIA DE ESGOTO TUPINIQUIM. O MAL DISSO TUDO É QUE ESSE “TEMPO”, PODERÁ SER MUITO TEMPO E TARDE DEMAIS, PARA QUALQUER RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA RENDA DAS PESSOAS AFETADAS DIRETA E INDIRETAMENTE. MUTOS PODERÃO VOLTAR, SE JÁ NÃO ESTIVEREM, À POBREZA E INANIÇÃO TOTAIS.

  4. Também apostaria na hipótese de petroleiro “fantasma” que, torpedeado pela Marinha do bufão Trump, afundou e segue vazando óleo. O lacaio Tabajara já deve estar sabendo e atua para abafar o caso, usando fake news para avisar a Venezuela.

  5. Também apostaria na hipótese de petroleiro “fantasma” que, torpedeado pela Marinha do bufão Trump, afundou e segue vazando óleo. O lacaio Tabajara já deve estar sabendo e atua para abafar o caso, usando fake news para avisar a Venezuela.

  6. O Brasil desta década está sofrendo de muitos males, a saber: rompimento de barragens, vasamento de óleo no litoral brasileiro, destruição com queimadas de nossas florestas, o supremo acovardado, a economia estagnada, um entreguismo sem precedentes das nossas riquezas e um governo sem rumo e sem direção.

  7. A hipótese de transbordo não pode ser descartada. A questão do “alto mar”, a experiência dos navegadores chama essa zona de “Doldruns”, que em português de Cabral quer dizer “Calmarias”, que o fizeram perder o rumo e aportar por aqui, lá pelos 1500. E a análise de imagens de satélites é muito precisa. Estava demorando a aparecer os resultados. A Petrobrás também tem todos os meios para avaliar, mas parece haver uma má vontade das entidades governamentais nessa questão. Então vai ter que ser boa investigações paralelas mesmo, com jornalistas levantando coisas que estão escondidas. É claro que o melhor era uma equipe de profissionais de várias áreas, tanto para descobrir “o que foi” quanto para “minorar as consequências”. Mas são essas equipes que estão sendo desmontadas, desde o início.

  8. Caro Nassif,
    Para mim estão invertendo o problema do óleo. Com esta história da orgiem quase 2 meses depois …. é só para encobrir o problema principal: a falta de iniciativa do governo federal em atacar o problema e minimizar as perdas. Na realidade não conseguem sequer quantificar a magnitude do problema.
    Com uma equipe técnica lotada de, políticos sem votos, apaniguados, filhos e sobrinhos capitaneados por um chipanzé com deficiência mental o máximo que fazem é desviar o assunto da sua própria incompetência, preguiça e mediocridade. A 500 anos a marca da direita latina.

  9. E se não for de algum poço perfurado do pré-sal doado numa destas privatarias golpista para uma destas empresas que não não tem know how de perfuração em águas profundas? Lembre-se que a Chevron causou um acidente ao fazer esta M escondida e que só foi descoberta quando a mancha surgiu no mar?
    https://www.letrasambientais.com.br/posts/5-fatos-que-nao-te-contaram-sobre-a-poluicao-por-oleo-no-litoral-do-nordeste
    https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/chevron-e-impedida-de-perfurar-no-brasil/n1597380857345.html
    Em novembro de 2011, um vazamento de petróleo foi detectado nas proximidades do Campo de Frade, na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. O vazamento de óleo foi causado por falhas técnicas, durante a perfuração de um poço de petróleo, operado pela gigante petrolífera americana Chevron.

    A mancha de óleo no poço de petróleo da Chevron atingiu uma extensão de 68 km, e uma área de 160 km2. O acidente resultou no vazamento de 3.700 barris de petróleo no leito do mar. Em março de 2012, novos derramamentos de óleo voltaram a ocorrer no local.

    O plano de emergência da empresa para controlar o vazamento foi executado somente dois dias depois. Na apuração do caso, a então Agência Nacional de Petróleo (ANP) constatou que a empresa americana mentiu e omitiu informações para esconder a sua responsabilidade pela ocorrência do acidente.

  10. Estou apostando que esse desastre será tão “analisado e explicado” ao Brasil, como a EXPLOSÃO DA BASE DE ALCÂNTARA… ONDE MORRERAM MAIS DE 40 CIENTISTAS. O PROJETO FOI REVISADO PELO PARCEIRO, E CONCLUIU-SE QUE NADA JUSTIFICAVA A EXPLOSÃO. Foi obra e graça, do Espiríto Santo…de orelha. A BASE É HOJE…AMERICANA. Sabotagem é nome que não se diz…

  11. 1- Por que o geólogo não se identificou?
    2- O geólogo – assim como o senhor do vídeo – só levanta uma possibilidade de “vazamento por transferência do petróleo de um navio para outro” – mas há provas?- caso contrário – não passa de mera suspeita.

  12. Queria saber a opinião sobre o que tem dito um outro colunista aqui mesmo, o Gustavo Gollo, de que o volume não seria compatível com vazamento de navio. Ou ele está falando besteira nesta questão ou estão todos os que seguem outra linha perdendo tempo!

  13. Queria saber a opinião sobre o que tem dito um outro colunista aqui mesmo, o Gustavo Gollo, de que o volume não seria compatível com vazamento de navio. Ou ele está falando besteira nesta questão ou estão todos os que seguem outra linha perdendo tempo!

  14. “Também apostaria na hipótese de petroleiro “fantasma” que, torpedeado pela Marinha do bufão Trump, afundou e segue vazando óleo. O lacaio Tabajara já deve estar sabendo e atua para abafar o caso, usando fake news para avisar a Venezuela.” (Edmilson)
    CONCORDO COMISSO E ATÉ JÁ DISSE ISSO EM OUTROS COMENTÁRIOS.

  15. “Também apostaria na hipótese de petroleiro “fantasma” que, torpedeado pela Marinha do bufão Trump, afundou e segue vazando óleo. O lacaio Tabajara já deve estar sabendo e atua para abafar o caso, usando fake news para avisar a Venezuela.” (Edmilson)
    CONCORDO COM ISSO E ATÉ JÁ DISSE ISSO EM OUTROS COMENTÁRIOS.
    ATÉ O GGN VAI QUEIMAR O BICO QUANDO A VERDADE NOS LIBERTAR DE MAIS ESSA MENTIRA DO IDIOTA BOZO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador