Amigo não trai, amigo é crítico sem machucar, amigo é solidário, diz Aragão a Janot

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

aragão versus janot

De Eugênio Aragão a Rodrigo Janot: “Amigo não trai, amigo é crítico sem machucar, amigo é solidário”

por Marcelo Auler

Crítico dos métodos que são utilizados pela Operação Lava Jato e da maneira como o procurador-geral da República Rodrigo Janot lida com o assunto, o subprocurador da República Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff e outrora amigo pessoal de Janot, “vestiu a carapuça” (usando sua própria expressão) diante do discurso que o chefe da PGR fez no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a posse da ministra Carmem Lúcia na presidência daquela corte.

A resposta ao ex-amigo, veio em forma de Carta Aberta que Aragão repassou com exclusividade ao nosso Blog. Para muitos, pode ser entendido como uma lavagem de roupa suja. Mas, quem perceber direito, verificará que se trata de um documento Histórico, com H maiúsculo.

Uma carta corajosa, na qual Aragão, sem medo das incompreensões que deverá sofrer, relata fatos que vivenciou ou protagonizou na nossa jovem democracia. Ele faz revelações importantes, como os almoços e jantares que Janot ofereceu,em sua casa, a José Genoino, com quem mantinha afinidade nas conversas e no trato.

Revela as críticas que seu colega, antes de chegar ao cargo de procurador-geral da República, fazia aos seus antecessores, principalmente pelo comportamento durante o chamado processo do Mensalão.  Conta as articulações que fez para conseguir a nomeação do amigo, entendendo que ele seria

um chefe do ministério público enérgico e conhecedor de todas as mazelas da instituição. Sim, tinha-o como o colega no MPF que melhor conhecia a política interna, não só pelos cargos que ocupara, mas sobretudo pelo seu jeitão mineiro e bonachão de conversar com todos, sem deixar de ter lado e ser direto, sincero, às vezes até demais”.

Mas também relata, sem entrar em juízo de valores e explicar causas, a transformação que teria ocorrido com o colega e chefe, a ponto dele aconselhar a vice-procuradora Ella Wiecko Volkmer de Castilho – que depois Janot demitiu – a não comparecer na posse de Aragão como ministro da Justiça. Ou omitir-se diante do processo de impeachment de Dilma Rousseff sem que o Ministério Público Federal exercesse seu papel de defensor maior do regime democrático (art. 127 da CF) .

A carta, que o blog se orgulha de publicar com Exclusividade, fala por si. A ela.

Sobre a honestidade de quem critica a Lava Jato

Eugênio Aragão

“Praecepta iuris sunt haec: honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique  tribuere” (Ulpiano)
“Os preceitos do direitos são estes: viver honestamente, não lesar a outrem, dar a cada um o que é seu.” (Ulpiano)

“Disse o Senhor Procurador-Geral da República por ocasião da posse da nova presidente do STF, Ministra Carmen Lúcia, que se tem “observado diuturnamente um trabalho desonesto de desconstrução da imagem de investigadores e de juízes. Atos midiáticos buscam ainda conspurcar o trabalho sério e isento desenvolvido nas investigações da Lava Jato”.

Aragão sobre Barbosa: "forma estra

Aragão sobre Barbosa: “Batuta Freisleriana”, de Roland Freisler, presidente estridente do Volksgerichtshof de Hitler, que condenou centenas à morte. Ele gritava e xingava nas sessões. Humilhava os réus.

Visto a carapuça, Doutor Rodrigo Janot. E lhe respondo publicamente, por ser esse o único meio que me resta para defender a honestidade de meu trabalho, posta em dúvida, também publicamente, pelo Senhor, numa ocasião solene, na qual jamais alcançaria o direito de resposta.

O Senhor sabe o quanto tenho sido ostensivamente crítico da forma de agir estrambólica dos agentes do Estado, perceptível, em maior grau, desde a Ação Penal 470, sob a batuta freisleriana do Ministro Joaquim Barbosa.

Aliás, antes de ser procurador-geral, o Senhor compartilhava comigo, em várias conversas pessoais, minha crítica, dirigida, até mesmo, ao Procurador-Geral da República de então, Doutor Gurgel. Lembro-me bem de suas opiniões sobre a falta de noção de oportunidade de Sua Excelência, quando denunciou o Senador Renan Calheiros em plena campanha à presidência do Senado.

Roberto Gurgel

No relato de Aragão, Janot criticava a falta de noção de oportunidade de Gurgel ao denunciar Renan Calheiros em plena campanha para eleição da presidência do Senado.

Lembro-me, também, de nossa inconformação solidária contra as injustiças perpetradas na Ação Penal 470 contra NOSSO (grifo do original) amigo José Genoíno.

“Não foi uma só vez que o Senhor contou que seus antecessores sabiam da inocência de Genoíno, mas não o retiraram da ação penal porque colocaria em risco o castelo teórico do “Mensalão”, como empreitada de uma quadrilha, da qual esse nosso amigo tinha que fazer parte, para completar o número”.

Por sinal, conheci José Genoíno em seu apartamento, na Asa Sul, quando o Senhor e eu dirigíamos em parceria a Escola Superior do Ministério Público da União. Àquela ocasião, já era investigado, senão denunciado, por Doutor Antônio Fernando.

jose Genoino

Janot, conforme explica Aragão na carta, tinha consciência da inocência de José Genoino com quem conversava e até oferecia almoços e jantares que o próprio Janot cozinhava em sua casa.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simplesmente digna de ser

    Simplesmente digna de ser aplaudida de pé.

    Não é uma mera carta, mas sim, um valiosíssimo registro de um momento histórico.

    Me pergunto como pessoas como Janot conseguem deitar a cabeça no travesseiro.

  2. Fiquei em estado de choque

    Fiquei em estado de choque com os acontecimentos relatados pelo Aragão que cada dia cresce mais enquanto ser humano e Janot a cada dia que passa mostra mais a sua desfaçatez.

  3. “Há homens que lutam um dia e

    “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.” Bertolt Brecht- Parabéns ,Eugênio Aragão.

     

  4. Parabéns pela carta Dr.

    Parabéns pela carta Dr. Aragão.

    Se tem uma coisa acontecendo com intensidade nesse período histórico é a traição com a revelação dos canalhas!

     

     

  5. Excelente !

    A Carta do Dr Aragão é uma amostra lapidar da variedade dos inúmeros aproveitadores da boa fé dos governos Lula e Dilma e da matilha de canalhas em todas as instâncias de Governo a que estamos, hoje, submetidos. Pobre Brasil – está sendo vendido, rapidamente, na bacia das almas e nós, aqui, aparentemente de mãos amarradas, sem saber o que fazer!

  6. Admiração crescente

    Admiração crescente ….

     

    Quanto mais vejo a ações deste grande Homem, quanto mais conheço suas posições, mais o admiro.

    Pena que como contra-ponto temos pessoas menores, traidores, covardes, fracos tal como este golpista do rodrigo janot.

    Parabéns Dr Eugênio Aragão, muito obrigado por não se acovardar. 

  7. Sujeito homem!

    Não me canso de ler, ouvir e prestar muita atenção no que Eugênio Aragão tem a dizer.

    Não só a mim, mas aos meus filhos também.

    Nesses tempos tenebrosos, tento juntar-me aos meus filhos para pensarmos e refletirmos juntos sobre tudo isso que estamos vivendo.

    Aragão tem sido uma referência. De caráter inclusive. Há outras ilhas, inclusive no jornalismo.

    A maré boa está com Janot, mas não sei se recomendo aos meus filhos. Discursos solenes que não se coadunam com as boas práticas não educam nem servem de exemplo. Mesmo que estejam recheadas de boa fé.

  8. Esta carta é um vetor que

    Esta carta é um vetor que indica para onde temos que ir, é desta forma que poderemos enfrentar o estado de exceção. Boa Aragão, muito boa e muito obrigado!

  9. CANALHA!

    É inacreditável! Ninguém pode ter sangue frio suficientemente para ser canalha dissimulado por tanto tempo. Alguma coisa houve que mudou Janot, alguém o comprou, não necessariamente por dinheiro, mas alguém o comprou!

  10. Aragão é um procurador de

    Aragão é um procurador de excelência. Janot é um procurador mediano, sem personalidade e que vem servindo ao sistema. Janot é um fraco. Mas quanto à Cunha, verdade seja dita: Janot pediu a prisão dele. Quem deixou o estrago acontecer foi outra péssima escolha para o STF: Teori. Teori deixou Cunha solto quando podia prender. Depois prendeu fora de hora, rasgando o direito. No caso Cunha quem errou foi Teori. Janot fez o que lhe cabia.

  11. Obrigado Dr. Aragão.

    Nunca trilhei a vida forense, nem por qualquer circunstância. Minha formação escolar se prende a área técnica e minha vida profissional foi (sou aposentado) quase toda na Petrobras. Nunca tive nenhuma filiação partidária, Mas sou curioso pelo acontecimentos políticos desde meus 13 anos, acompanhando o suicídio de Vargas. Deploro mais o corporativismo no judiciário do que também já deplorava entre meus colegas de empresa. Vozes discordantes sempre me motivaram . Acompanhei a AP 470 e  a atual lava jato discordando do linchamento dos  réus para atendimento de interesses midiáticos. Fico surpreso e sensibilizado pelo conteúdo de sua carta tornada pública , que merece ser tomado como parte de nossa história, tanto pelo seu envolvimento neste episódios como sua qualificação pessoal de autoridade destes assuntos. Lamento ter vivido estes dias triste e revoltantes de nossa história.

  12. Grande cara!

    O Eugênio Aragão é uma pessoa rara. Gostaria de ser sua amiga. 

    Tenho a mesma impressão do Wadih Damous.

    E de uns poucos outros.

    Homens públicos de (e do) bem estão em falta. E como fazem falta!

  13. Eita cabra macho, esse

    Eita cabra macho, esse Eugênio Aragão. Faz tempo que nos ressentíamos de figuras públicas tão diretas e corajosas. Não só coloca os “pingos nos iiis”: expõem-os em negrito. 
    Essa agora comprovada injustiça perpetrada contra José Genoíno clama por reparação antes que o mesmo não nos deixe. 

    Janot(ou JanÓ) passa recibo de fanfarrão. Nunca perde a oportunidade de elevar o Ministério Público ao patamar da intocabilidade;  ao altar da santidade. Quando ele mesmo sabe que não é assim. 

    Numa eventual reforma(quase no nível da utopia) nas estruturas deste país, certamente que as primeiras azinhas a serem cortadas deverão(ou deveriam) ser a de um Parquet que se assumiu como Onipotente e Onipresente. 

  14. O que provoca a transmutação

    O que provoca a transmutação do homem? Certamente não é a mecânica quântica!!! O poder realmente revela o real das pessoas, porque este se esconde dentro da capa da covardia.

  15. A caixa preta e a branca do judiciário

    Aos poucos a caixa preta do judiciário vai sendo aberta.

    Ainda são poucas as frestas pelas quais é possivel ver o seu interior.

    Mas há também a caixa branca do judiciário. Aquela que todos nós sentimos em nosso dia-a-dia. Aquela que todos nós sentimos o fétido odor quando rotineiramente falha.

    Essa é muito clara. Transparente, até.

    É a que nos faz reconhecer a injustiça que impera no Brasil, desde a chegada dos navegadores.

    É aquela que faz o mundo inteiro apontar o Brasil como um dos países mais injustos do planeta.

    E um país injusto é, por definição, um país sem justiça. Desculpem-me pela necessidade de ter que destacar o óbvio.

    E quando isso perdura por gerações e gerações suas causas também são óbvias; só podem estar relacionadas à falência generalizada do nosso poder judiciário e das suas instituições.

    O ex-Ministro Aragão mostra a sua coragem e com ela nos ajuda a abrir mais um pouquinho a caixa preta.

    Aragão mostra-nos o quanto ainda está distante o dia em que nossas instituições do poder judiciário façam aquilo que lhes é atribuído pela distribuição de poderes da república, qual seja o dever de promover a justiça.

    Obrigado, Ministro, pela transparência dessa carta.

    Aguardemos a resposta de seu destinatário. A sociedade exige.

  16. Traidor é pouco…

    Defendi José Genoíno sempre, porque, para mim, não tem essa de  abrir seu coração (e no seu caso, a sua casa) a um amigo e depois tratá-lo como um fora da lei, sabendo-o inocente.

    Em sendo verdade, esta atitude do Janot é digna dos seres mais abjetos que possa existir. Deixar um “amigo” que se sabe inocente ser condenado, seja por covardia, ou interesse carreirístico é infame.

    1. “Em sendo verdade…”

      Então, vamos pensar que não sejam verdadeiras as aberrações presentes na parcialidade escandalosa, no ativismo político na sua forma mais abjeta e o desprezo pelas leis, no parecer emitido pelo PGR Rodrigo Janot, referido por Eugênio Aragão, pedindo a condenação de José Genoíno por crimes que ele não teria cometido. Daí, então, meu caro Luis Fraga, teríamos introduzido no Direito Penal um caso novo e surpreendente, consistente na figura do CORRUPTO POBRE!!!

      Porque os bens e o patrimônio que possui o José Genoíno são, de longe, inferiores à maioria das pessoas trabalhadoras, assalariadas e honestas, com nível de formação e histórico extraordinário de lutas e realizações semelhantes a ele. Onde está a prova material, portanto, o chamado “batom na cueca”, o enriquecimento ilícito, a acumulação de riquezas e patrimônio, comprovados de José Genoíno, José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo e tantos outros condenados sem provas de seus supostos crimes de corupção? Nem apartamento em Miami, como possui Joaquim Barbosa, adquirido de forma fraudulenta, o José Genoino tem! Mesmo com toda a encenação, as performances espetaculares de suas excelências e seus discursos elaborados e grotescos, mesmo sendo pintados com cores de verossimilhaça pela mídia venal, embora tenham convencido milhões de espectatores incautos, essa mentira não se sustenta. Não sem motivo, a atenta jornalista Hildegard Angel rotulou o farsesco julgamento (?) da AP 470, apelidado pela mídia de MENSALÃO, com um título mais apropriado: O MENTIRÃO!!

      http://www.hildegardangel.com.br/minha-fala-no-ato-de-hoje-na-abi-pela-anulacao-do-julgamento-do-mensalao/

  17. Dr. Aragão

    Gostaria de parabenizá-lo por sua conduta, a nos mostrar que pode sim, haver uma luz no fim da escuridão.

    Tb gostaria de poder parabenizar seus pais, pela bela educação que lhe deram. A meu ver, a mais importante herança que os pais podem dar a seus filhos  a educação de berço.

     

  18. Janot, cospe no chão e sai nadando

    Aqui na Bahia, quando alguém é esculachado de forma inapelável, costuma se dizer:

    “É melhor cuspir no chão e sair nadando.”

    Janot fica tão diminuto (seu tamanho real, aliás) depois dessa trombetada de jeová, que mesmo que cuspa no chão e saia nadando no cuspe, é capaz de chegar lá na casa do…

    Bom, deixa prá lá.

    É na mão de gente assim que está o país.

    Não vou pedir ao janot que se olhe no espelho.

    É capaz de enfiar a cara na privada (depois de usada e sem descarga dada).

    Vai se achar o máximo.

  19. Gratidao

    Carissimo Dr. Eugenio Aragao,

    Num momento de tanto cinismo, hipocrisia, mau-caratismo, e bandidagem descarada e desenfreiada que assistimos, estarrecidos, em nosso pais, é muito importante verificar, de vez em quando, que ainda existem pessoas honradas que nao tem medo de se posicionar em nome da justiça, da verdade, do interesse publico, e da honra, como voce.

    Vivemos este momento muito dificil, e nao temos nenhuma ideia do que virá pela frente. Mas sua coragem, de “esticar o pescoço acima do parapeito” e dar o seu testemunho em favor daqueles valores mais altos, faz uma diferença no coraçao e nas mentes de alguns brasileiros que se sentem profundamente desconsolados neste momento. A quantidade nao é importante. O valor de um testemunho como o seu neste momento tem um peso extraordinário, fica luminosamente registrado na ordem moral universal, cósmica. Mais uma vela na escuridao.

    Muito, muito grato. Que Deus te abençoe e à toda a sua familia.

  20. Simplesmente não consigo

    Simplesmente não consigo acreditar que dentre aqueles que são regiamente pagos pelo Estado para fiscalizar a lei, fazer o acompanhamento da aplicação da justiça, durmam tranquilamente sabendo que um inocente será condenado. Não há coisa mais horrível do que esta. Quem age assim é um desalmado, um celerado, pior do que o mais empedernido bandido e asassino. Estes caras de toga preta me dão nojo. Eu tenho ojeriza a estes canalhas que são capazes de agir de tal maneira. Eu estou horrorizado. Depois do que Eugênio disse de alguns destes canalhas que nem mereciam estar respirando, são piores do que qualquer bandido de alta periculosidade que tenha cometido os mais horrendos crimes.

  21. Bravo, doutor Aragão.

    Deu uma resposta e quê resposta! Fiquei impressionada, mas não tão surpresa, com as revelações sobre o quão hipocrita e leviano é Rodrigo Janot. A Lava Jato de fato subiu à cabeça desse pessoal todo e esta bem claro que vão às ultimas consequências para leva-la à sua apoteose final.

    “Quando ouvimos boatos de que a mensagem ao Senado, com a indicação da Doutora Ela, estava já na Casa Civil para ser assinada, imediatamente agi, procurando o Ministro Ricardo Lewandowski, que, após recebê-lo, contatou a Presidenta para recomendar seu nome.

    No dia em que o Senhor foi chamado para conversar com a Presidenta, fui consultado pelo Ministro da Justiça e pelo Advogado-Geral da União, pedindo que confirmasse, ou não, que seu nome era o melhor. Confirmei, em ambos os contatos telefônicos.”

    Quando li esse trecho, me deu vontade de chorar… Tanta gente jogando pedra na presidenta Dilma… Eu também critiquei a condução e depois a recondução desse senhor à PGR. Ella Wiecko estava prestes a ser a PGR e creio que jamais teria havido um processo golpista travestido de legal, tendo um procurador correto à frente da PGR. Mas a vida é assim, os que têm duas caras quase sempre conseguem ganhar. Mas ganhou perdendo porque enquanto chefe da força-tarefa que comanda uma operação, que sempre funcionou no limite da legalidade (para não dizer outra coisa), não vai passar para a Historia como ele pretende.

  22. Carta a Janot

    Parabéns Dr, Aragão pela corajosa e  elucidativa carta enviada ao Dr. Janot. Tenho uma enorme admiração pelos que lutam por um ideal. O senhor não imagina o enorme bem que está fazendo ao Brasil.Nos passa coragem para prosseguirmos na nossa luta.Assisti sus palestra através dos blogs que utilizo para obter minhas informações. Foi magnifica!

  23. Mais do que a Alma Lavada,
    Mais do que a Alma Lavada, porque sim, esses dias que ao mesmo tempo minam princípios nos faz ter atitudes como essa de Aragão…Chegaaaa! Não há mais espaços para polimentos e rapapés em nome do conviver quando este está sendo deteriorado pelo pior que a espécie humana tem: vaidade, ânsia pelo poder, na regra do vale tudo e custe o que custar. Histórica essa carta e ouso dizer que teremos bons frutos dela.

  24. Bandido não tem

    Bandido não tem amigo.

    Bandido só tem ódio das vítimas e desprezo pelos comparsas. 

    Isto explica porque Michel Temer (bandido) traiu a honesta Dilma Rousseff.

    Também explica porque Michel Temer (bandido) ajudou a degolar Eduardo Cunha (outro bandido).

    A sina do bandido é seguir produzindo vítimas e cometendo traições até ser alcançado pela Justiça.

    Mas no Brasil a Justiça nunca é justa, pois se esforça para punir a honestidade e para premiar o banditismo.

    Isto explica como o MP inocenta preventivamente tucanos e porque o Judiciário encarcera petistas com base em suspeitas.

  25. Uaú …pois o Aragão

    deixou o cara peladinho .. pode desmentir!  Mas agora que  ficou peladinho.. não tem mais jeito! Vai dizer o quê? que “nunca viu o Genoíno” na vida?

  26. Bonito…, mas não tira a

    Bonito…, mas não tira a culpa do Sr. Aragão de ter conspirado para colocar o Janot na cadeira de procurador geral quando a Ela Weich já estava praticamente no cargo.

    Essa barbaridade toda que estamos vendo pode ser creditada (um boa parte) ao Sr. Aragão… 

  27. para a historia

    Esta carta será analisada pelos historiadores quando pesquisarem este momento.

    Não vai ficar nada bem para o dr janot.

    E de outros também.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador