21 de maio de 2026

Analista de inteligência, responsável pelos vazamentos da Wikileaks, tenta o suicídio

Manning está presa desde maio de 2019 por se recusar a testemunhar diante de um grande júri que investiga o WikiLeaks.

Do Telegraph World News

A equipe jurídica de Chelsea Manning disse que a ex-analista de inteligência tentou tirar a própria vida na quarta-feira, mas foi transportada para um hospital onde está se recuperando.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Manning está presa desde maio de 2019 por se recusar a testemunhar diante de um grande júri que investiga o WikiLeaks. Ela estava programada para comparecer na corte federal de Alexandria, na Virgínia, na sexta-feira, para uma audiência sobre uma moção para encerrar as sanções por desrespeito civil decorrentes dessa recusa.

Na moção apresentada no mês passado, os advogados de Manning argumentaram que Manning demonstrou durante seu encarceramento que não pode ser coagida a testemunhar perante um grande júri.

Manning cumpriu sete anos em uma prisão militar por vazar uma grande quantidade de documentos para o WikiLeaks antes de o presidente Barack Obama comutar o restante de sua sentença de 35 anos em 2017.

A xerife de Alexandria Dana Lawhorne disse na quarta-feira: “Houve um incidente hoje às 12h11 no centro de detenção de adultos de Alexandria envolvendo o detento Chelsea Manning. Foi tratado adequadamente por nossa equipe profissional e a senhora Manning está em segurança”.

Andy Stepanian, porta-voz da equipe jurídica de Manning, disse em comunicado nesta quarta-feira que Manning “permanece inabalável em sua recusa em participar de um processo secreto do júri, que ela considera altamente suscetível a abusos”.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.
luis.nassif@gmail.com

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados