As razões de Serra ter jogado a toalha

Anunciar publicamente a desistência de disputar a candidatura do PSDB à presidência não foi ato de solidariedade partidária de José Serra, mas apenas o reconhecimento de que perdeu a batalha.

Nos últimos meses não lograva mais criar fatos, nem factoides. Convidou-se para um evento na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que não repercutiu. Experimentou alguns laivos de discurso progressista, e não colou. Balbuciou alguns lances de discurso de paz, e ninguém acreditou. Na morte de Mandela, imaginou-se de novo líder intelectual de centro-esquerda que deixou de ser há muitas décadas, mas não pegou. Só manteve aplausos da ultradireita que passou a representar e que só o aceita enquanto mantiver o discurso de ódio.

É o que lhe resta. Indague de seus eleitores qual a característica que prezam em Serra e eles dirão: o ódio, na forma mais obscurantista.

Recentemente, Serra queixou-se a aliados que estava completamente abandonado em São Paulo. Apesar dos elogios protocolares que de vez em quando lhe endereça, o governador Geraldo Alckmin tirou-lhe todo o oxigênio, não lhe entregando nenhuma área do Estado para abrigar seus aliados. 

Restou-lhe o Sebrae São Paulo. De tempos em tempos, uma entidade empresarial assume a gestão do Sebrae. Na vez da Associação Comercial, Guilherme Afif entregou a superintendência a Bruno Caetano, ex-Secretário de Comunicação de Serra, que aparelhou-a com dezenas de cabos eleitorais.

A fábrica de dossiês

Protocolarmente, lideranças do PSDB saudaram a grandeza de Serra, em favor da unidade, ao recomendar que Aécio Neves assumisse logo a candidatura pelo partido. Em particular, nenhum deles acredita minimamente em qualquer gesto de grandeza de Serra.

Sabem que ele não é movido a solidariedade, mas a ódio.

Os alvos do ódio variam com o tempo. Mas há alguns ódios permanentes. E Aécio Neves é um deles.

Em Aécio, há algumas características comuns a outros alvos de ódio – como Fernando Haddad, Ciro Gomes, Gabriel Chalita: jovens políticos representando uma nova geração que enterrará a de Serra para sempre. Eduardo Campos só não entrou na lista, ainda, para poder ser usado como contraponto a Aécio. Ou então políticos da sua geração que ousaram disputar espaço com ele – como José Aníbal e Paulo Renato.

Mas há razões pessoais. Uma delas é a suposta falta de apoio em Minas Gerais, nas eleições de 2010. A outra – mais concreta – é o levantamento do dossiê que resultou no livro “A Privataria Tucana”, reação dos aecistas ao artigo “Pó Para”, no Estadão, que julgaram ter sido escrito sob inspiração de Serra.

Poucos dias antes do anúncio da desistência, Serra publicou na “Folha” artigo pretendendo manter acesa a questão da cocaína. O mesmo fizeram jornalistas ligados a ele. Sua sutileza paquidérmica deixou claro que o alvo era Aécio Neves, devido ao episódio do helicóptero envolvendo seus aliados políticos.

Serra submergirá. Mas a fábrica de dossiês continuará ativa. E, por enquanto, o alvo maior não será Dilma.

Luis Nassif

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho ótimo!

    Não que ele tenha desistido.

    Mas: “Serra submergirá. Mas a fábrica de dossiês continuará ativa. E, por enquanto, o alvo maior não será Dilma.”

    Assim o pó vai virar o centro do debate na oposição.

    Melhor que Jesus Cristo e seus evangélicos.

    Por que afinal quero saber de quem era o pó, e o que o helipóptero foi fazer em Avaré-SP!

  2. Aff! Jovem de 55 anos? Nova

    Aff! Jovem de 55 anos? Nova geração? Aócio tá na política desde que nasci. O que de novo representa esse senhor? 

    Politiqueiro como seu avô, que nunca fez nada de útil, por isso os militares o escolheram para aquela ridícula “transição” democrática, coisas que só acontecem no Brasil.

    Aócio é político velho, na idade e no modus operandis, a única coisa de nova nele são as mocinhas que podiam ser suas filhas  que andam com ele.

    1. Concordo com  você MarFig.

      Concordo com  você MarFig. Gostaria de entender qual é a base do Nassif para ter tanto apreço pelo Aécio como político. Que ideias tem Aécio? O que ele propôs de relevante no Senado? Qual foi o verdadeiro legado dele para Minas, além de ter eleito Anastasia e controlar a mídia mineira com mãos de ferro? Sinceramente, gostaria de que o Nassif escrevesse um post, expondo dados sobre a trajetória de Aécio, o tal choque de gestão que o Nassif tanto elogia. Não é ironia, é curiosidade mesmo para conhecer esse Aécio que o Nassif enxerga. 

  3. Mas que pena!

    É uma pena  que não tenhamos o  Serra mais uma vez! Seria tão fácil acabar com êle. Mas a grande vantagem é que o número de inimigos que ele tem no PSDB e o modo como ele destroi estes inimigos. É maravilhoso! Ter um cara como ele no time adversário é uma benção, por isto queridos amigos não falem tanto mal dele ! Ele ajuda a acabar com a oposição! 

    Obs á parte, tá dificil a digitação no blog. será que só no meu computador? 

  4. Mas que pena!

    É uma pena  que não tenhamos o  Serra mais uma vez! Seria tão fácil acabar com êle. Mas a grande vantagem é que o número de inimigos que ele tem no PSDB e o modo como ele destroi estes inimigos. É maravilhoso! Ter um cara como ele no time adversário é uma benção, por isto queridos amigos não falem tanto mal dele ! Ele ajuda a acabar com a oposição! 

    Obs á parte, tá dificil a digitação no blog. será que só no meu computador? 

  5. Eu concordo com o Lionel;

    Eu concordo com o Lionel; Serra pilhando candidatura de Aécio? Vai ser pesado e Aécio nem é quem  vai ficar pior na foto qdo os dossiês aparecerem. É bom lembrar que TODAS as instituições trabalharam com afinco no sentido de “abater” o helipóptero e Serra sabe o nome, endereço e telefone de cada um deles…  É tráfico internacional de drogas pesado e, por óbvio, como é sabido pelo planeta inteiro, opera com a nata da nata da sociedade e com a cumplicidade das instituições como acabamos de constatar. Vai ser pra acabar…. 

  6. Cartório

    Em São Paulo já assinou em Cartório que não sairia da prefeitura para tornar-se candidato. Também jurou que a bolinha de papel era um rolo de fita de 2 kg.

  7. Serra, a essencia paulista.

    o ser do vale tudo, sem escrúpulo, sem pudor, um grande maquiavel mas amado pela maioria dos paulistanos, que horror; pior se esse se juntar ao JB, aí, ninguem merece. O Aecim, assim como seu avô, só apareceu atrás de alguem, tá difícil pra ele.

    1. Sem escrúpulo e sem pudor…

      …parece inerente aos Zés da política… além do vampiro tem o sarney, o dirceu, o arruda, o genoíno, o agripino… são tantos Josés e tão pouca vergonha…

  8. Aécio foge dacandidatura à

    Aécio foge da
    candidatura à presidência

    Se a esta altura ele não é candidato, está esperando o quê ?

    Compartilhe

     

    Fonte: Conversa Afiada

    ‘Estou pronto para o debate’, diz Aécio após desistência de Serra

    Ex-governador de SP anunciou que não disputará candidatura a presidente.
    Embora ‘pronto’, senador Aécio Neves não quis se declarar candidato.

    Após o ex-governador José Serra (SP) anunciar que não disputará a indicação do PSDB para ser candidato a presidente da República na eleição de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, propostas para a disputa presidencial e defendeu uma “mudança definitiva” no Brasil.

    Presidente nacional do PSDB, Aécio disse que está “ansioso” para debater com os brasileiros um projeto de governo. “Estou ansioso para encontrar com os brasileiros em cada canto do país e dizer: ‘Estou pronto para o debate’.”

    Apesar de se dizer “pronto” e de ter apresentado os temas que o PSDB defenderá na campanha, o senador não quis se declarar candidato do partido à Presidência. Em entrevista à imprensa, após o discurso, ele afirmou que a decisão de José Serra de não disputar a eleição presidencial foi um “gesto de desprendimento”.

    E eu, Aroeira, continuo  perguntado: quem vai ser o candidato do PSDB? O Serra realmente desistiu?

     

     

  9. Aguardem por mais

    Aguardem por mais helicópteros.

    E outra, sempre funcionou assim: quando o Serra diz uma coisa, é o contrário.

    Pra mim ele fez isso só pra tentar tirar o nome dele de principal suspeito quando a bala de prata, que provavelmente virá, tiver atingido o Aécio.

    Assim, poderá argumentar com o cinismo que lhe é típico: “Claro que não fui eu, eu já tinha desistido. Mas já que a situação está assim, o que vou fazer? Resta-me agora o pesado fardo da candidatura à presidência.”

  10. Serra, o último baluarte da

    Serra, o último baluarte da extrema-direita não afundará. As razões estão na Física e na Química.

    Sua composição orgânica, análoga ao que resta do alimento após sofrer os ataques de enzimas no aparelho intestinal, de acordo com o Princípio de Arquimedes(Hidrostática) o fará boiar eternamente. Vejam a fórmula:

    Fe=Wfluido=p fluido.Vdeslocado

    Um corpo sólido imerso num fluido sofre sofre a ação de uma força dirigida para cima igual ao fluido deslocado.

    Ou na linguagem popular: merda não afunda.  

    1. “igual à força exercida pela

      “igual à força exercida pela massa de fluido deslocado (que depende do volume”….vulgo EMPUXO.

      Concordo com você…merda não afunda. Gostaria muito que o Princípio de Arquimedes estivesse errado e este canalha já tivesse afundado há anos. Não precisamos de opositores como este (se a oposição deste país fosse minimamente devcente também perceberia que não) e nem o blog precisaria destacar parte de seu precioso tempo e esforço para chegarmos a esta conclusão. 

  11. Colheita

    cerra só está colhendo os frutos amargos que plantou.

    Um fato da vida; plantamos e um dia colheremos.

    É assim comigo, com vocês, com cerra, jb, Lula, Dilma, enfim, todos.

    Ainda bem!

  12. Casa Grande, Serra e JB, tem em comum, o ódio

    Caro Nassif e demais

    Serra e JB tem uma coisa em comum, o ódio; Serra já está desgastado, JB era a nova tentativa de balão de ensaio da casa grande, mas já está vazando água de todos os lados.

    Saudações

  13. Luis,como sou neófito no

    Luis,como sou neófito no blog,não sei o que pode e o que não pode.Fiz um  comentário e classifiquei Seera como escroque.Foi censurado,não pode?

  14. É só pra vê as próximas pesquisas Serra gosta de manobrar !
    Essa é uma não notícia.
    Até pra quem interessa por ela(Aécio) .
    Serve só pra elocubrações mil.
    Ele tem um recall de 20 por cento , isso ninguém nega.
    A desgraça dele é a matemática (50 por cento mais um).

  15. Serra desafia dirigentes do PSDB

    O discurso de José Serra não expressa e nem sinaliza vontade ou desejo de abandonar sua pretensão de concorrer à presidência da República.

    Sua fala é dirigida à parcela de dirigentes do PSDB (a maioria) que acha conveniente antecipar e formalizar a candidatura de Aécio Neves. 

    “Antecipem!”, propõe Serra.

    Como se sabe, a formalização de candidatura a presidente da República, fora do marco legal do calendário eleitoral implicaria ilegalidade – fato punível com a cassação do precipitado?

    O que Serra diz, com toda clareza, para esses dirigentes e para os amigos em geral, poderia ser traduzido assim: “essa maioria de dirigentes pró Aécio é insignificante diante da maioria de filiados e eleitores que preferem o nome de Serra”.

    É o que Serra tem ouvido por onde anda.  É o que as pesquisas de opinião pública sinalizam.

    É assim que eu entendo o esclarecimento que ele deu aos amigos.

    “Para esclarecer a amigos que têm me perguntado : Como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora. Agradeço a todos aqueles que têm manifestado o desejo, pessoalmente ou por intermédio de pesquisas, de que eu concorra novamente”.

  16. Luis,como sou neófito no

    Luis,como sou neófito no blog,não sei o que pode e o que não pode.Fiz um  comentário e classifiquei Seera como escroque.Foi censurado,não pode?

  17. Nassif, me acorrija me a mim

    Nassif, me acorrija me a mim se eu estiver errado, mas ta com cara que voce recebeu um vazamento a respeito de Aecio e nao o pode dizer…

  18. Luis,a coisa aqui não são

    Luis,a coisa aqui não são claras o suficiente.Ha comentários com termos bem mais fortes que os meu, e sao publicados.Parece o clube do bolinha.Uma dúzia de comentaristas dominam o blog.Eu como Lulista de quatro costados,tenho que procurar minha turma.De qualquer sorte,a você minha admiração e respeito.

  19. Ódio que alimenta

    Está certo o Nassif quando diz que o Serra é movido a ódio, também, que dedica um ódio especial ao Aécio. Ele já não gostava do Aécio por várias razões, mas antes da eleição passada quando o Aécio, que não tinha intenção de ser candidato, mas dizia que talvez fosse e não decidia nada, o Serra cismou que o Aécio deveria ser seu vice. O Aécio resolveu cozinhar o galo em fogo lento, dizia que ainda não estava decidido se seria ou não vice, dando sempre uma ponta de esperança ao Serra, que ia à loucura. Aquela indefinição toda ia desgastando o Serra que ia engolindo o sapo a seco. Dava até para perceber o prazer do Aécio com o Serra no seu calcanhar a implorar que fosse seu vice. Até que na última hora o Aécio disse com todas as letras que não seria seu vice. Aquele tempo todo de bajulação ao Aécio, aquelas idas e vindas, esperança e desesperança foram acirrando o ódio do Serra. Arrisco até a dizer que seu ódio ao Aécio é um dos maiores que ele sente. Ele não vai sossegar enquanto não fizer o Aécio virar pó.

  20. Por um lapso,no post anterior

    Por um lapso,no post anterior que não sei se a tesoura vai comer no centro,além de Lulista de quatro costados,sou também caçador de nazistas,fazendo jus ao meu nome.Uma pena a minha exclusão do blog,mas entendo perfeitamente como são essas coisas.Forte abraço .Tenente Aldo Raine.

  21. O trensalão pode ser um dos

    O trensalão pode ser um dos motivos de uma real desistência do Serra. Quando (e se) o bicho pegar, certamente ele terá o nome envolvido, o que atrapalha muito sua candidatura à presidência.

  22. Serra não joga a toalha,para pra tomar um caldo de cana.

    josé Serra mostrou sua covardia eleitoralmente,quando correu das eleições de 2006,colocando o Alckimin para disputá-la,pois sabia que naquele momento LULA seria imbatível.José Serra,é o político mais canalhas que possa ter no PSDB.Se candidatou em 2010,achando que DILMA,era um cachorro morto e se ferrou!Um político dessa natureza,covarde e sem escrúpulos,não pode chegar ao palácio do planalto de jeito nenhum,pois o povo não é bobo.Se existe um pateta na política é José Serra,pois nem seus dicípulos nele creem mais…um perfeito e covarde idiota,deveria ser banido da política nacional!

    1. Na verdade Serra lutou até o fim para ser candidato em 2006

      Em 2006 Serra queria sim ser o candidato do PSDB à Presidência da República, abandonando a Prefeitura de SP recém conquistada. Mas Alckmin depois de uma década como vice e governador já tinha aprontado seu esquema e projeto político e não concedeu espaço para a candidatura de Serra. Somente após entender que não conseguiria tirar a candidatura de Alckmin é que Serra aceitou seu plano B de ser candidato a governador de SP. Durante todo esse período Serra atuou dentro do PSDB e na mídia serrista, principalmente na Folha de SPaulo, para tomar o lugar de Alckmin contra Lula. A raiva de Serra contra Alckmin por esse caso foi tanta que eleito governador tirou TODOS os alckmistas dos cargos estaduais e fortaleceu seu fiel escudeiro Kassab nas eleições para prefeito em 2008, traindo Alckmin que nem foi ao segundo turno.

      Veja, por exemplo a reportagem da Folha em 26 de março de 2006, denunciando o esquema de corrupção da Nossa Caixa de financiamento de mídia pró Alckmin, inclusive da revista e blog “Primeira Leitura” Reinaldo Azevedo, onde a Folha insiste que Serra era mais competitivo do que Alckmin para a eleição presidencial:

      http://nosvotamosnadilma.blogspot.com.br/2011/06/py.html

  23. Serra.

    Tucanos abandonam companheiro na estrada! De qualquer forma. Tudo indica que vai ser bom para a política no  Brasil. Serra. A muito representava a campanha do ódio, da  difamação de adversários ,da intriga contra governos de países vizinhos, enfim  o caminho para uma existência conflituosa.

  24. Tem gente aqui chamando o

    Tem gente aqui chamando o Serra de “o último baluarte da extrema-direita”. Dizendo isto, demonstra não saber nem quem é José Serra, nem o que é extrema-direita. O tucano é criticável, ponto pacífico. Entretanto, gostaria de compreender o ódio entranhado que o blog e os comentaristas tem da figura do Serra (dúvida sincera). Todas as vezes em que ele é citado, os sentimentos que se desprendem aproximam-se do asco.

    1. Simples, José Renato.   Serra

      Simples, José Renato.   Serra é uma figura realmente asquerosa, principalmente depois do episódio bolinha de papel.Todo politico tem seus truques, mas esse, envolvendo inclusive peritos ora desacretidos, foi ridícula.  Meus sentimentos por ele, como vc disse, são de asco mesmo, e olha que eu não sou nem um pouco petista…

    2. Você falou a palavra certa:

      Você falou a palavra certa: ASCO é o q eu sinto por esse cara. Não há uma palavra, um único gesto vindo dele que eu tenha visto como fruto de sinceridade, espontaneidade. Tudo nele é meticulosamente preparado, os discursos são decorados, com aquela vozinha mansa, de quem quer ser amigo, uma falsidade do início ao fim, e a maior de todas foi esse cara ter sido considerado um dia de esquerda. Basta prestar atenção no olhar dele e sentir que tudo o que vem dali é uma farsa. Não tenho ódio dele, não. Tenho ASCO!

  25. Presidente da UNE, deputado e

    Presidente da UNE, deputado e senador da República em votações consagradoras, prefeito da capital e governador em São Paulo, tendo administrado o segundo e o terceiro maiores orçamentos do país, ministro do Planejamento e ministro da Saúde responsável por um programa de combate a Aids reconhecido como modelo para o mundo inteiro, Serra teve um vida política que pouquíssimos igualaram. O menosprezo por sua figura e o ódio que desperta em algumas pessoas mereceriam um estudo psicológico.

    1. Você esqueceu de citar o

      Você esqueceu de citar o papel do Serra na Privataria, na Máfia dos Sanguessugas, na Máfia dos Fiscais do INSS e no Trensalão.

      Realmente, um CV impressionante, faz o Maluf parecer um batedor de carteiras.

  26. Retirada Estratégica

    Serra apenas finge desinteresse na eleição federal.

    O que ele pretende é apenas não ter seu nome associado à autoria do que está por vir. Ou seja, a descontrução da candidatura de Aécio.

    Com certeza vão explodir vários podres do mineiro fanfarrão a ponto de inviabilizar sua postulação trazendo à tona o nome salvador do propineiro paulista.`

    É o seu momento Jânio Quadros. A diferença é que Çerra é a própria “força oculta” que instabiliza o ninho tucano.

    Aécio morre de medo do tinhoso. Não consegue sequer verbalizar sua candidatura como definitiva e finge uma atitude republicana entre seus iguais sem imposições nem cobranças.

    Vai ser duramente atingido e não será por uma bolinha de papel.

    2014 promete…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador