Boeing fica com 51% da Embraer, e a isso chamam soberania

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Imagem DefesaNet
 
Jornal GGN – Na edição deste domingo do jornal O Globo mais uma cena ligada aos tempos de golpe, em coluna de Lauro Jardim a informação de que a norte-americana Boeing fechou a compra do controle da Embraer. E vende ao público de que a compra de 51%, e total controle, é mais uma prova de soberania nacional. Segundo Jardim, Temer ‘exigiu que a Boeing só tivesse 51%’.
 
Mais uma empresa vai para mãos estrangeiras e travestem a entrega como vantajosa para o país.
 
Segundo a Reuters, a Boeing concordou com a exigência do governo brasileiro, diz a coluna. O autor não diz suas fontes. E nem respondeu aos pedidos da reportagem, a Embraer respondeu que não comenta nada.
A Boeing, segundo reportagem da Reuters há algumas semanas, procurou o governo brasileiro para que se fizesse uma parceria em nova empresa de aviação comercial, sem entrar com a unidade de defesa da Embraer. 

 
Posteriormente o jornal Valor Econômico divulgou que a Boeing propôs uma participação de 80 a 90% em novo negócio de jatos comerciais com a Embraer. A empresa brasileira é a terceira maior fabricante de aviões e líder no mercado de jatos regionais com 70 a 130 lugares. A proposta tornaria a Boeing a líder do mercado de aviões menores de passageiros, fazendo frente para a Bombardier do Canadá. A empresa norte-americana queria toda a empresa, mas que foi rejeitado pelo governo pois este não queria a unidade de defesa em mãos estrangeiras por questões de segurança estratégica.
 
O governo tem uma ‘golden share’ na Embraer, anteriormente estatal, que lhe faculta poder de veto sobre decisões estratégicas, incluindo a aproximação da Boeing. Raul Jungmann, ministro da Defesa, informou que a Boeing entendeu a recusa do Brasil em desistir do controle da Embraer. Esta declaração fica estranha depois da entrega de 51% da empresa. E afirmou que as negociações sobre a criação de terceira empresa avançam.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto nossa soberania é exercida pela Boeing…

    O Presidente do T$T, Ives Gandra Filho, quer substituir os penduricalhos dos juízes, como o auxílio-moradia, por exemplo, por adicional por tempo de serviço.

    Ele quer trocar seis por meia dúzia.

    Há pessoas que acham que se mudam as coisas trocando-lhes os nomes.

    1. Estão empalados nos cabos de suas panelas

      os paneleiros estão empalados nos cabos de suas panelas

      E viva Michel Temer, e Viva o Aécio Neves!

      E prisão ou morte para o Lula!

  2. Invadiram a casa, levaram

    Invadiram a casa, levaram tudo e agora estão entregando a receptadores estrangeiros. E se a gente quiser de volta, eles dirão que temos armas de destruição e invadirão o país. Não tenho outra observação a fazer, a não ser “Que bosta!”

  3. De Celso Amorim
    “”Parece

    De Celso Amorim

    “”Parece piada. ‘Exigir’ que só tenha 51%! Além disso, a separação da parte militar ou é ilusória (mais provável) ou nociva, uma vez que, na segunda hipótese, impedira a sinergia entre os dois campos. É sabido, por exemplo, que o desenvolvimento do AMX foi fundamental para os jatos regionais da Embraer. Este é apenas um exemplo. As mesmas aeronaves utilizadas na aviação regional são utilizadas como ‘plataforma’ para os radares aerotransportados. E por aí vai”, disse o ex-chanceler Celso Amorim, ao comentar a venda da Embraer pela administração Michel Temer, que usurpou a presidência da República, no golpe de 2016.

    https://www.brasil247.com/pt/247/economia/343985/Parece-piada-diz-Amorim-sobre-'exig%C3%AAncia'-de-Temer-na-venda-da-Embraer.htm

     

     

  4. Vou resumir todo meu
    Vou resumir todo meu protesto: as grandes potências econômicas, principalmente os EUA, não admitem o Brasil avançar, crescer de uma maneira global. O papel do Brasil, no jogo geopolítico, é permanecer como uma imensa fazenda. Nós permitimos o agronegócio e nada mais. O resto é conversa fiada.

  5. zé finí

    A obrada do fhc foi a entrega do controle do espaço aéreo e não apenas isto ao tio sam via sivam.

    A obrada dos golpista está neste 51%.

    O espaço reservados às ffaa será de comandante geral em chefe dos” puliças”.

  6. Pseudo-Liberalismo suicida e burro!!!

    Sinceramente… de todas as iniciativas privatistas da direita… essa aí conseguiu ser a mais imbecil….

    EU NÃO CONSIGO VER UM ÚNICO PONTO POSITIVO NISSO…

    1-ISSO AÍ NÃO É LIBERALISMO… nunca foi e nunca será… que Liberal minimamente sério apoiaria uma imbecilidade dessas? Liberalismo não é “destruição total do Estado”… Inglaterra e USA não fariam isso nunca!!!

    2-ISSO AÍ NÃO É ESTRATÉGICO… o oposto… é um completo tiro no pé do ponto de vista estratégico…

    3-ESSA CAGADA NÃO PODE SER DESFEITA! As outras cagadas ainda podem e serão minimizadas em outros governos… essa aí jamais! 

  7. Lauro Jardim

    O autor da matéria tem se mostrado digno de ingressar no MBL tamanha crdibilidade de suas matéiras.

    Em qualquer caso de participaçao da Boeing ,em quqlquer percentual romperia o contrato com a SAAB que nao tem interesse em rpasssar tecnologia aos americanos. parece ser esse o nó da questao .

  8. O prblema não é essa

    O prblema não é essa quadrilha vender o brasil,

     

     

    pois se trata de uma quadrilham o problema é os brasileiros deixarem passivamente, é um povo bovino, tacanho, que não sabe construir a propria História, não se respeita, e não será os de fora que nos respeitarão…..  

  9. Sempre tem um “porém” e só vai piorando!!! As “feras liberais”

    1-VAI PRIVATIZAR A EMBRAER… PORÉM VAI CONTIUAR UMA EMPRESA NACIONAL

    2-PRIVATIZOU E AGORA QUEREM VENDER PARA UMA MULTINACIONAL… PORÉM A TECNOLOGIA VAI CONTINUAR NACIONAL

    3-A TECNOLOGIA NACIONAL JÁ ERA TAMBÉM… PORÉM ELES VÃO FICAR COM APENAS 51% DA EMPRESA

    PRÓXIMOS PORÉM´S :

    1-ASSUIRAM MAIS DE 80% DO CONTROLE DA EMPRESA… PORÉM CONTINUA COM ATIVIDADES NO BRASIL

    2-A EMPRESA BRASILEIRA VAI PARAR DE PRODUZIR TECNOLOGIA E TODA PARTE CRIATIVA FICARÁ NO EXTERIOR… PORÉM AINDA PRODUZEM E GERAM EMPREGO E PAGAM IMPOSTOS NO BRASIL

    3-A EMBRAER PASSA A DEVER 20 BILHÕES EM IMPOSTOS E CONSEGUE SER PERDOADA APÓS JOGADAS JURÍDICAS OBSCURAS QUE A IMPRENSA NÃO DIVULGA… PORÉM A EMPRESA AINDA GERA EMPREGOS NO PAÍS.

    4-PARTE DA PRODUÇÃO SERÁ TRANSFERIDA PARA UM PAÍS MAIS PRÓXIMO DO EIXO USA/UE… PORÉM AINDA VAMOS EXPORTAR MATÉRIA-PRIMA PARA ELES

    5-EMPRESA DECIDE ENCERRAR ATIVIDADES NO BRASIL… PORÉM… ACHO QUE AÍ ENCERRAM OS PORÉM´S

     

    Uau!!! As “Feras Liberais” realmente entendem de Livre Mercado… até agora só levamos a pior… quando começa a parte boa??? Quando a mão do Livre Mercado vai parar de nos estuprar??? 

    1. bom post.

      Essa historia me lembra uma outra historia envolvendo uma empresa chamada Portugal Telecom.

      A mesma tinha 50 % da Vivo Celular. Foi forcada a vender a sua participacao para a Telefonica.

      Como a Embraer tambem tinha acionista estrangeiros mais interessados de embolsado o dinheiro do que se preocupar com interesses nacionais.

      E  a historia continuou… ([e so pesquisar nos jornais portugueses)

      Hoje nao existe a Portugal Telecom  que foi vendida para a Altice. Perdeu-se o mercado, a tecnologia o poder de decisao.

      Portugal perdeu uma empresa importante para o pais.

      O mesmo vai acontecer a Embraer.

  10. Agradeçam a Lava Jato…

    Atualizado – 11:31h

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU

    A vingança do Tio Sam foi maligna: e agreçam à Lava Jato…

    Soberania comprometida…

    Brasileiro é tão bonzinho sic bobinho…em 2008 os EUA já estava bastante informado sobre os nossos projetos na área da defesa e mexia os pauzinhos para detoná-los, como esse tipo de coisa de guerra teria que ser gradual, com o pais tendo que ser destruido pela Lava Jato, tudo seguiu a um calendário:: primavera colorida em 2013….Lava Jato em 2014 com total submissão de capitães do mato incrustado no sistema midiatico-penal…prisão do Almirante Othon, cuja ordem para trancafiá-lo foi trazida dos EUA por Rodrigo Janot…….

    no rasto da  Lava Jato e das Jornadas de Junho, o pais elegeu o Congresso mais conservador e corrupto da nossa história: tudo o que queria o Tio Sam…se a nossa economia e nosso pais já vinha sendo detonado a partir das jornadas de junho de 2013, na sequencia veio Eduardo Cunha com suas pautas bombas para detonar economia e levar o Brasil a lona e por isso, logo em seguida veio o golpe de Estado com o STF e tudo junto para que a quadrilha que nos governa tomasse de assalto o poder…com Moro grampeando a presidente, com a ajuda do FBI…: como parte da trama, falta prender Lula e tornar proscrito o PT…

    Ledo engano de quem pensa que o crime organizado está sob intervenção….quem está sob intervenção senão o Brasil…uma intervenção levada a cabo pelos EUA…sem misseis…para que misses se temos o crime organizado governando este pais após tomar de assalto o poder, graças a Lava Jato…..graças a Lava Jato as empresas nacionais sofreram intervenção dos EUA, colocaram o Tio Sam para controlar a Embraer e deu nisso: a perda da nossa soberania….e os militares pensam que ficaram com alguma coisa, me engana que eu gosto: o resto vai depois: a intervenção é gradual.

    Em 2008 os EUA já estavam bastante incomodados com a soberania brasileira, e agiam para torpedear os planos de Lula frente a projetos na área da defesa, da geopolítica e interesses estratégicos…

    Os projetos do almirante Othon não eram aquilo que fora desenhado pelo Tio Sam, pelo contrário,  o cientista brasileiro incomodou e  muito os americanos, o que resultou na sua prisão pela Lava Jato:

     

    “(…) Segundo Wadih Damous, o almirante Othon estava trabalhando em um projeto revolucionário quando foi preso. “Ele estava trabalhando em um projeto científico, de tubos geradores, capaz de produzir eletricidade com queda d’água de apenas um metro de altura. Isso seria capaz de levar energia para milhares de brasileiros”, explica o deputado. Justamente por tratar-se de um cientista e uma mente brilhante, Damous defende uma pena alternativa ou indulto.

     

    (…) Quem é o almirante Othon?

    O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva é considerado o pai do Programa Nuclear brasileiro. Justamente por isso, sua prisão causou preocupação dentro da Marinha e de setores do Estado brasileiro ligados à pesquisa e desenvolvimento científico.

    Saiba mais 

     

    https://www.brasildefato.com.br/2017/04/05/prisao-do-mais-importante-cientista-nuclear-brasileiro-e-questionada-por-politicos/

     

    Os EUA levarão tudo para o solo americano: cientistas, projetos, máquinas, segredos….a área de Defesa ficará a ver navios: literalmente…

     

    (…) Um grupo de empresários do segmento aeronáutico, que envolve inclusive empresas do setor espacial, tem procurado a câmara de comércio dos Estados Unidos para saber das possibilidades de se transferirem para solo norte americano. Praticamente todas são ligadas a cadeia de fornecimento de peças e subsistemas da Embraer e pertencem ao polo aeroespacial de São José dos Campos. Isso havia sido estimulado alguns anos atrás, pelo então secretário de Estado John Kerr 

     

    http://www.defesanet.com.br/demb/noticia/28435/EUA-quer-levar-cadeia-produtiva-inteira-da-EMBRAER-para-solo-americano/

     

    Era uma vez um pais que avançava em vários campos do progresso e do desenvolvimento

     

    Herança “maldida” do Lula: Embraer inaugura nova linha de montagem nos EUA

     

    A Embraer mais que dobrou o tamanho de sua fábrica nos EUA (Embraer)

     

    https://airway.uol.com.br/embraer-inaugura-nova-linha-de-montagem-nos-eua/

     

    Resultado de pesquisa no meu blog, por EUA de olho na defesa e Lula

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/search?q=EUA+de+olho+na+defesa+e+lula

    Postei especificamente sobre a malandragem americana para abocanhar um grande pais chamado Brasil

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/05/em-2008-os-eua-ja-estavam-de-olho-na.html

    Defesa de Lula vê intromissão dos EUA na Lava Jato

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/266772/Defesa-de-Lula-v%C3%AA-conex%C3%A3o-suspeita-da-Lava-Jato-com-EUA.htm

    EUA criticam submarino e estratégia de brasileiros

    FERNANDO RODRIGUES

    DE BRASÍLIA

    Wikileaks Dois telegramas produzidos pela Embaixada dos EUA em Brasília no início de 2009 fazem duras críticas à Estratégia Nacional de Defesa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008.

    Em um desses dois despachos aos quais a Folha teve acesso, ambos assinados pelo então embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, há uma contestação sobre como as Forças Armadas brasileiras serão empregadas no futuro, sobretudo na proteção do mar territorial do país por causa da descoberta das reservas de petróleo da camada do pré-sal.

    ……………………….

     

     

    EUA avaliam que submarino nuclear é “elefante branco”

     

    Isso

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2010/12/838827-eua-avaliam-que-submarino-nuclear-e-elefante-branco.shtml

    ………

     

    Deu na insuspeita Globo, em 1-12-2010

    ”   Novos documentos revelados pelo site WikiLeaks nesta quarta-feira (1º), mostram críticas por parte do ex-embaixador americano no Brasil ao Plano Nacional de Defesa anunciado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em em dezembro de 2008.

     

    http://​http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/em-documentos-vazados-eua-criticam-plano-de-defesa-brasileiro.html

     

     …………………..Em  2016 a BBC denunciou, segue link:

    “O FBI (a polícia federal americana) mantém um analista cibernético em Brasília e oferece apoio a autoridades brasileiras nas áreas de criptografia, telefonia móvel e dados em nuvem.

     Por que os EUA estão investigando empresas brasileiras envolvidas na Lava Jato?

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38172725

    Temer, o vice, era X-9 a serviço dos EUA….

    O ministro da Defesa era  X-9….

    https://www.cartacapital.com.br/politica/o-ministro-x-9-2

    A Lava Jato pensada como operação de guerra (contra o Brasil): moro defendeu em 2004,, para Havard, a aliança com a midia para ferrar inimigos do neoliberalismo….defendeu também a total “desnacionalização” (na verdade entreguismo) da nossa economia

    https://www.cartacapital.com.br/politica/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra-5219.html

     

    ”  Em documentos vazados, EUA criticam plano de defesa brasileiro Crítica detalhada foi enviada em janeiro de 2009 por ex-embaixador. Telegramas estão entre mais de 250 mil documentos vazados por site.

      Novos documentos revelados pelo site WikiLeaks nesta quarta-feira (1º), mostram críticas por parte do ex-embaixador americano no Brasil ao Plano Nacional de Defesa anunciado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em em dezembro de 2008.

     

    Segundo o telegrama enviado em janeiro de 2009 por Cliford Sobel (leia o original na íntegra, em inglês) a Washington, o plano dá mais ênfase à “independência” no controle de armamentos do que ao “uso eficiente de recursos”, e que o governo brasileiro dará prioridade à alianças com nações que estejam dispostas à transferir tecnologia.

    “A formação socialista do PT do presidente Lula é evidente nos esforços de engenharia social através de serviço militar obrigatório, em prejuízo de uma defesa mais eficaz”.

    O diplomata também critica o que considera uma ‘paranoia’ a atividade de organizações na Amazônia e a proteção das reservas petrolíferas. “Não há nenhuma ameaça às reservas de petróleo brasileiras, mas os líderes brasileiros e a mídia têm citado as descobertas de petróleo no mar como razão urgente para melhorar a segurança marítima. Essa preocupação se fundiu à busca de duas décadas do Brasil por desenvolver um submarino nuclear, dando um novo ímpeto à pesquisa sobre um pequeno reator para propulsão naval”. Sobel chama de “elefante branco” o submarino nuclear de construção anunciada em 2008, em parceria com a França.

      Em outro telegrama, Sobel avalia que o novo plano pode ser uma boa oportunidade para os EUA. “Depois de mais de vinte anos fora do espectro político e vinte anos com poucos recursos, os militares brasileiros estão agora pressionando pela sua modernização. À medida que fazem isso, oportunidades vão surgir para melhorar a nossa parceria em segurança. […] Uma força militar mais capaz e com maior empregabilidade pode apoiar os interesses dos EUA ao exportar estabilidade à América Latina e estar disponível para operações de manutenção de paz em outros lugares.”

    O WikiLeaks divulga nesta semana mais de 250 mil notas confidenciais diplomáticas dos EUA em embaixadas de diversos países.

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/em-documentos-vazados-eua-criticam-plano-de-defesa-brasileiro.htmlEste video tem sido constantemente inacessivel, quem puder salvá-lo no Vimeo… https://www.vice.com/pt_br/article/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2

    Que lições podemos  tirar da Primavera Árabe? https://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/12/o-egito-e-aqui-ou-o-que-deu-errado-com.html

    Isso também   Sintomático sobre o slogan Não é pelos 20 centavos…e não era mesmo: classe média volta a viajar de ônibus..,.é no que deu a falta de esclarecimento que, acionado,  teria evitado  que permitiria a estes bonecos de ventríloquo cavassem suas próprias sepulturas, o que fizeram ao sairem de casa para engrossar os atos convocados pela Globo, MBl e cia para a interrupção do jogo democrático. Como dizia minha avó, quando o corpo não pensa a cabeça pena…

    A classe média volta a viajar de ônibus https://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/12/classe-media-volta-viajar-de-onibus.html E vem mais por ai….[video:https://www.youtube.com/watch?v=KxgewpGcgCg%5D

     

     

     

  11. Merecemos isso e muito mais.

    Merecemos isso e muito mais. Um povo covarde e ignorante que só sabe ver futebol e novela dá nisso. E não me venham com essa de “ai, mas são pobres ignorantes, não sabem o que fazem…”. Bobagem. Não querem assumir responsabilidade, querem somente saber da vida boa, depois reclamam que o país está nesse inferno.

    Nunca vou me esquecer, na faculdade (ensino supostamente superior!), quando discutia com um colega analfabeto político sobre a situação do Brasil. Comentei a ele que o Brasil só mudaria quando a população desligasse a TV e começasse a ler livros sérios. A resposta dele: “eu não tenho tempo para ler”. Mas pra jogar futebol 3 vezes na semana ele tinha tempo…

    Repito: merecemos isso e muito mais.

    1. É isso. São ignorantes, não

      É isso. São ignorantes, não sabem o que fazem e, por isso mesmo e pelas suas preguiças mentais, têm que tomar cacete. E é o que tem acontecido. Vários conhecidos, parentes e amigos alienados mentais estão devendo até as cuecas e calcinhas em bancos, sofrendo ações de despejo, perdendo empregos e pedindo socorro. Eu já ofereci ajuda, posso ensinar a pescar, mas os miseráveis antibolsas só querem dinheiro.

  12. Nosso presidente só está

    Nosso presidente só está cumprindo uma

    das suas promessas de campanha, no interesse da população, trazer empregos para a América de volta.

  13. Melhor retificar

    Não sei quem é o autor desse post, mas a abordagem está errada. Não leu corretamente a notícia, ou apenas ouviu dizer e saiu detonando equivocadamente. A mesma se refere à participação acionária da Boeing na nova empresa que será criada, a qual terá como ativo a divisão de jatos comerciais da atual Embraer. Essa participará da nova empresa com 49%. A divisão de jatos e equipamentos militares e estratégicos permanerá na atual Embraer, cuja composição acionária não será alterada, nem o Governo perderá sua “golden share” na mesma.  

  14. MATEM-NO!

    Acho que essa notícia já devia ser recebida com guerra civil, total e irrestrita, contra os maçons e seus representantes na política.
    Temos que MATAR TODOS! Não podemos mais deixar um maçom vivo, seja juiz, general, advogado, DeMolay, deputado, senador, governador ou o próprio Temer.
    CHEGOU!! ACABOU A BRINCADEIRA!

  15. Até onde sei a maior parte
    Até onde sei a maior parte das ações da Embraer já eram estrangeiras, não sei pq desse chilique com a compra pela Boeing, coisa de quem não entende porra nenhuma do mercado de avião e quer dar apenas o palpite político sem noção.

  16. Eita que tudo que é traíra

    Eita que tudo que é traíra juntáram-se em comandita, digo, em bando, no em torno do vampiresco taidor e ladrão miShell Treme. O quadrilheiro miShell, vai conseguir deixar as falcatruas e bandalheiras do entreguista e corrupto FHC, com o próprio e familiares, no ostracismo.

    Que qualificado canalha esse vampiro né?

    Orlando

     

     

  17. Depois desta notícia será que

    Depois desta notícia será que o Brasil ainda poderá fabricar o grippen em associação com os suecos?

    Teoricamente a tecnologia desta aeronave seria dos eua de graça se os suecos mantiverem o acordo.

    Será que manterão?

  18. Quanta desinformação
    Não sei se fico mais pasmo com a falta de informação correta do colunista ou da ignorância dos comentários… A Embraer continua a mesma, na mão da iniciativa privada (investidores), brasileiros ou não. O que se está discutindo é a formação de uma nova empresa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador