Bolsonaro faz última live, admite tentativa frustrada de golpe e deixa o Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Na última live na condição de presidente, Bolsonaro chancela manifestações em frente aos quartéis e pede "inteligência" aos seguidores

Após dois meses em silêncio, Jair Bolsonaro (PL) realizou na manhã desta sexta-feira (30) a última live nas redes sociais na condição de presidente da República.

Na despedida, ele demonstrou que ainda não digeriu a derrota eleitoral para Lula (PT). Ao contrário disso, Bolsonaro admitiu que buscou “alternativas” para evitar a posse do petista, mas revelou que as tentativas foram frustradas pela falta de “apoio” de outras “instituições”.

“Está prevista a posse em 1º de janeiro. Eu busquei, dentro das quatro linhas, dentro da Constituição, saída para isso aí. Se a gente podia questionar alguma coisa. Ninguém quer uma aventura. Muitas vezes, dentro das quatro linhas, você tem que ter apoios”, disse Bolsonaro.

Tentando aplacar as críticas de seus apoiadores, que ainda vivem a expectativa de um golpe contra a posse de Lua, Bolsonaro ainda acrescentou:

Alguns acham que eu pego a [caneta] Bic e assino: ‘faça isso ou faça aquilo’, e está tudo resolvido. Repito: em nenhum momento fui procurado para fazer nada de errado. Entendo que fiz a minha parte, estou fazendo a minha parte dentro das quatro linhas. Agora, certas medidas têm que ter apoio do Parlamento, de alguns [ministros] do Supremo [Tribunal Federal], de outros órgãos e instituições.”

Na transmissão ao vivo, Bolsonaro reclamou que não pode questionar as urnas eletrônicas sob risco de incorrer em crime eleitoral e ser preso, mas atacou o Tribunal Superior Eleitoral ao dizer que houve ativismo por parte da Corte durante o pleito. “Obviamente que não foi uma campanha imparcial”, declarou.

Bolsonaro ainda atribuiu à postura do TSE as mobilizações bolsonaristas que passaram a bloquear estradas e a forjar acampamentos em frente aos quartéis, em protesto contra o resultado das urnas.

“Não se pode dar soco na mesa e não discutir o assunto. Isso tudo trouxe a massa às ruas. Essas massas foram para os quarteis. Eu não participei desse movimento, me recolhi. Eu decidi não falar para não tumultuar mais. A imprensa sempre tira minha fala de contexto. O que houve pelo Brasil foi manifestação do povo, não tinha liderança. Protestos pacíficos e ordeiros, que têm que ser respeitados”, defendeu.

Bolsonaro inflama as massas para posse de Lula

Ao longo de mais de 40 minutos de live, Bolsonaro chancelou as manifestações em frente aos quartéis, disse que as aglomerações são “bem-vindas” e que é “direito e dever” de apoiadores protestar contra o cerceamento de liberdades. Ele também inflamou os apoiadores contra governos de esquerda e, usando a tática “apito de cachorro”, convocou a horda bolsonarista a protestar em Brasília no dia da posse.

“Vocês estão vendo quem deve comparecer aqui domingo, por causa da posse. Maduro vai se fazer presente, Boric, Ortega. São um mau sinal. Onde esse pessoal com essa ideologia assumiu, seu País ficou pior, e nós não queremos o Brasil piorando. Temos que respeitar nossas leis, mas podemos reagir. Podemos não, é um direito nosso. Mais que direito, é um dever nosso reagir. Qualquer manifestação é bem-vinda”.

Bolsonaro criticou, no entanto, o uso de violência e de “atos terroristas”, dizendo que os episódios já registrados até o momento são “lamentáveis” e injustificáveis. Contra isso, ele pediu “inteligência” dos seguidores.

“Não queremos o confronto”, ressaltou. “Ninguém estimula partir para o confronto. Creio no patriotismo de vocês, na inteligência de vocês, na garra. Sei o que vocês passaram ao longo de 2 meses de protesto. Sol, chuva. Isso não é nada que vai ficar perdido. Imagens foram para fora do Brasil. Aqui dentro, despertou na cabeça de milhões de pessoas a estudar por que tivemos manifestações espontâneas.”

Ao final, Bolsonaro reforçou que “o Brasil não vai se acabar dia 1º de janeiro” e ressaltou que o Parlamento que assume em 2023 será mais conservador e independente de Lula.

“O que vejo desse governo que está assumindo domingo, é um governo que começa capenga, já com muitas reações”, avaliou, fazendo comparações precoces entre o seu ministério e o primeiro escalão anunciado por Lula, entre outros paralelos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DURANTE QUASE 2 MESES, O COISO FICOU CALADO, PODERIA CONTINUAR CALADO E TER-SE EVADIDO DO PAÍS. O SILENCIO DELE MOSTROU QUE ELE CALADO, É UM SÁBIO, MAS FALANDO, DESNUDA A FARSA HUMANA QUE ELE É. A PROPÓSITO SE CONFIRMADA A NOTÍCIA DE SUA FUGA PARA OS EUA, ACREDITO QUE PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, O ESTADO BRASILEIRO, PATROCINA A FUGA DE UM MELIANTE.

  2. Pouco antes de partir para o exílio com medo de ser enjaulado, Bolsonaro fez sua última ‘live’. O discurso dele foi tão patético que pode ser resumido em dois estrofes de uma música que fez muito sucesso no passado:

    “Não sei se me explico bem
    Eu nada pedi
    Nem a você, nem a ninguém
    Não fui eu que caí

    Sei que você me entendeu
    Sei também que não vai se importar
    Se meu mundo caiu
    Eu que aprenda a levantar”

    Sendo assim, atendo aqui ao pedido dos bolsonaristas desamparados que choram o fim do golpe que não foi porque o líder deles preferiu fugir. O mundo deles caiu, mas Bolsonaro vai aprender a levantar nos EUA. Ele não gosta de correr riscos. Nunca gostou. Ele entrou na política para enriquecer e não para representar os idiotas que resolveram acreditar nele.

    https://youtu.be/bE-HQFrBrwE

  3. APROVEITANDO A DICA MUSICAL DO COMENTÁRIO DO FÁBIO, SEGUE UMA SUGESTÃO DO BOZO PARA O TERRORISTA GEORGE DA BOMBA:

    ” SE VOCÊ ME ENCONTRAR PELAS RUAS, NÃO PRECISA MUDAR DE CALÇADA, PENSE LOGO QUE SOMOS ESTRANHOS E QUE NUNCA ENTRE NÓS HOUVE NADA, NÃO PRECISA BAIXAR A CABEÇA E NÃO VER OS TEUS OLHOS NOS MEUS…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador