Bolsonaro solta um “vachina” em entrevista e diz que Doria “distorceu” acordo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

"Não sei se o que está envolvido nisso tudo é o preço vultoso que vai se pagar para essa 'vachina'". Segundo Bolsonaro, 10 dólares por dose seria "uma conta absurda"

Jornal GGN – Jair Bolsonaro afirmou no início da tarde desta quarta (21) que foi o governador João Doria quem “distorceu” os termos do acordo que foi assinado no dia anterior pelo Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, quando a Pasta admitiu a intenção de adquirir 46 milhões de doses da vacina chinesa ao custo de 10,30 dólares por unidades. Hoje, depois do estouro de Bolsonaro, o Ministério recuou e disse que “não há intenção de comprar vacinas chinesas”.

Em agenda externa, Bolsonaro atacou uma jornalista que o perguntou: “O que aconteceu ontem que o ministro disse que teria a compra e hoje o senhor diz que não terá? Não teve comunicação entre vocês?”

“Não me trata dessa maneira se não eu acabo a entrevista”, ameaçou. “Eu tenho responsabilidade, coisa que você não está tendo aqui. Não é dessa maneira que se trata uma autoridade numa questão séria que mexe com vidas. Houve distorção por parte de João Doria no tocante ao que ele falou. Ele tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar se ele assinou. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade. Até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado por ela, a não ser nós. Não sei se o que está envolvido nisso tudo é o preço vultoso que vai se pagar para essa ‘vachina’, essa vacina, né, para a China”, disparou. Segundo Bolsonaro, 10 dólares por vacina seria “uma conta absurda”. A vacina de Oxford será produzida em outros países da América Latina por 4 dólares a dose.

Ainda de acordo com ele, “nada será despendido agora para comprar uma vacina chinesa que nenhum país do mundo parece interessado nela”. “Toda e qualquer vacina está descartada. Ela tem que ter validade no Ministério da Saúde e certificação da Anvisa. Fora isso não existe qualquer dispêndio de recursos”, disse, ignorando que, em agosto, o Ministério da Saúde já comprometeu a investir um total de R$ 1,8 bilhão na produção de 100 milhões de doses da vacina de Oxford – que, assim como a Coronavac, ainda não conclui os testes clínicos para obter o selo da Anvisa.

Segundo Bolsonaro, Doria usou o acordo do Butantan com o Ministério como “última cartada em busca de resgatar a popularidade que perdeu na pandemia.” Ele ainda deixou claro que o problema com Doria é pessoal. “Se o secretário de saúde [de SP] quiser conversar com Pazuello, sem problema nenhum. Eu não converso com uma pessoa que usou meu nome para a ocasião das eleições e poucos meses depois começou me atacar visando me desgastar, pensando numa futura eleição. Não dá para conversar com esse tipo de gente”, disse.

https://jornalggn.com.br/politica/bolsonaro-ignorou-selo-anvisa-quando-ministerio-comprou-antecipadamente-a-vacina-de-oxford/

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O miliciano faz de desfaz como fala e desmente, sem qq. tipo de preocupação, pois tem a total segurança que assuntos deste tipo não perturbam aos que comandam de fato este circo chamado brasilsil. Agora, o miliciano que tente taxar a renda do andar de cima, pra ver o que acontece, ou, quem sabe, impedir a privatização desenfreada de todas as empresas estatais no modelo a lá Petrobras, que está sendo inteiramente destruída e ninguém fala nada. Se há dez anos este país era uma maravilha, hoje se transformou num barraco de quinta.

  2. UMA PANDEMIA SUGERE UM MESMO VÍRUS EM TODOS OS PAÍSES,DEVEMOS DISCUTIR O PQ DO DITO VÍRUS DA COVID SEREM DIFERENTES(CEPAS)EM VÁRIOS PAÍSES(NÃO SÂO IGUAIS)
    OBS:QUEM DIZ Q A COVID É UMA PANDEMIA(mesmo tipo de vírus,cepas),MENTE E NINGUÉM REALMENTE ENTEDIDO DESMENTE !!
    OBS2:A LETALIDADE(MORTESXINFECTADOS) DESDE VÍRUS FOI SIM SUPERDIMENSIONADA,E FOI PROVOCADA PELO PÂNICO DISSEMINADO PELAS MÍDIAS DO MUNDO TODO,DESTRUINDO MILHÕES DE EMPREGOS/EMPRESAS E ONERANDO EM TRILHÕES DE DÓLARES OS ESTADOS !!!!
    OBS3: N Ã O É U M A P A N D E M I A E S I M E P I D E M I A S R E G I O N A L I Z A D A S !

    1. Obs: Quem defeca fezes pela boca, GRITANDO, acha equivocadamente que o ouvido alheio é pinico.
      Obs2: A boçalidade (fanáticos x berrantes) está sim subconsiderada. É provocada pela desinformação em todo mundo, desconsiderando milhares de anos de civilização e conhecimento.
      Obs3: Há uma pandemia de negacionismo, terraplanismo e obscurantismo para a qual a vacina da boa INFORMAÇÂO e do CONHECIMENTO não adianta!
      Mas não é por que ela não funciona…
      É porque não querem tomá-la.

      1. H.Khlorico lhe dou um belo Muuuuu !!!
        Obs:Quem aposta na pauta Covid vai perder e…muito feio,tem sido assim desde q surgiram as epidemias regionalizadas(dita epidemia mundial)nós brasileiros comemos o corona com frango e farofa,com muito prazer !!!
        OBS2:TENHO CERTEZA DA IMPARCIALIDADE DAS MÍDIAS BURGUESAS ALIMENTADAS POR FINANCISTAS E GRANDES CORPORAÇÕES,PROVAVELMENTE EU TÔ ERRADO,MUUUUU,MUUUUU,NÃO HOUVE GOLPE,MUUU,NÃO HÁ MANIPULAÇÕES,MUUUUU !!!
        OBS3:NÃO PERCAM TEMPO COMIGO,EU QUERO É ATENÇÃO MESMO !!

  3. Maldito golpe de estado de 2016, com STF, com tudo. Entre outros dedastres sociais, econômicos e ambientais, ainda somos governados por um miliciano nazi-fascista genocida e ignorante.

  4. A realidade é que só saberá o que funciona ou não na prática, mas a vacina de Oxford será usada primeiro em … Oxford. E em vários outros países, quem a desenvolve tem um histórico invejável e para conseguir doses dela foi uma briga.

    Enquanto isso a “vachina” não será aplicada no povo chinês e só é considerada como terceira e distante terceira opção na Indonésia e na Turquia. Trata-se, no fundo, de usar os paulistas como cobaias em outro negócio da China.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador