Bolsonaro viajou para o Rio no dia seguinte ao da morte de Marielle, por Luis Nassif

Recebo a seguinte mensagem de Murilo Grossi:

Bom dia Nassif, me chamo Murilo Grossi, sou ator. Tenho uma informação importante;

VIAJEI COM BOLSONARO NO DIA 15/03/2018 DE BSB PARA O RIO NUM VÔO DA GOL ÁS 8:50hs. 

Dia seguinte ao assassinato de Marielle. Eu estava fazendo a novela Apocalipse da Record e fui para o Rio gravar. Tive inclusive vontade de dizer a ele que ele tinha envolvimento com aquele crime mas me contive porque outros passageiros o abordaram na fila pra tirar fotos. Creio que esta informação esclarece as dúvidas sobre o dia que ele foi para o Rio. 

Jamais esqueceria desta ocasião porque eu estava chocado com as notícias do assassinato e me lembro de ter comentado com minha esposa que aquilo era ação de milícia e que os Bolsonaros estavam envolvidos. No outro dia cedo o vejo chegando para o vôo e liguei imediatamente pra minha esposa.

 

É mais um fato para compor a narrativa em torno do envolvimento de Bolsonaro no episódio. 

Na nossa “teoria do fato” sobre o dia de Bolsonaro na morte de Marielle – que é apenas uma hipótese de investigação – colocamos mais uma peça: 

  1. Bolsonaro articulou uma reunião com Ronnie Lessa (do Escritório de Crime) e Elcio Queiroz para o dia 14, no Condomínio Vivendas da Barra.
  2. Preparou um álibi para faltar à sessão daquele dia na Câmara Federal. A jornalista Thais Belinski foi informada de que ele iria voltar para o Rio de Janeiro por um problema de intoxicação alimentar. Era um álibi curioso: viajar intoxicado, podendo descansar e ser tratado em Brasilia.
  3. Naquele dia, trocando ideias com assessores, Bolsonaro se deu conta de que a ida para o Rio de Janeiro poderia expô-lo. Assim, decidiu ficar na sessão da Câmara, onde apareceu sem nenhum sinal de quem estava intoxicado. A reunião no Condomínio foi mantida com os demais participantes.
  4. Ao chegar ao condomínio, Élcio deu o número da casa de Bolsonaro. O porteiro ligou para o celular anexado ao número, Bolsonaro atendeu em Brasília e autorizou a entrada. E Élcio rumou para a casa de Ronnie Lessa, que fica na mesma rua da casa de Bolsonaro, cerca de duas ou três casas depois.
  5. No dia seguinte, Bolsonaro teria rumado para o Rio para um balanço com seus parceiros.
  6. Quando a reunião foi identificada, após perícia no celular de Ronnie Lessa, os Bolsonaro foram informados por aliados infiltrados nas investigações, que atrasaram a perícia a fim de permitir que as provas fossem alteradas.

Repito: é uma hipótese, uma narrativa para permitir organizar os fatos relacionados.

Se aparecerem elementos que derrubam algumas das peças, a narrativa é refeita à luz dos novos fato. Até agora, não apareceram.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Só resta a gravação e confirmação do que o porteiro falou, nada mais pode ser relevante, apenas especulativo. Se Bolsonaro atendeu o interfone de Brasília ou não, conforme o porteiro disse. Se atendeu, essa narrativa faz sentido. Se não atendeu, então a narrativa é daqueles que tietaram fotos com Bolsonaro no embarque para o Rio dia 15; ponto final. Bolsonaro, mesmo sendo vizinho, mesmo um de seus filhos ter namorado a filha dos milicianos, ainda assim nada tem a ver.

    • "...ainda assim nada tem a ver."
      Mesmo que tenha boca de jacaré, rabo de jacaré, couro de jacaré, ande e nade como jacaré...
      V.Sa. já pensou na "possibilidade" do seu Jair ser "apenas" o MANDANTE?
      Ou seu neurônio torcedor está sem energia?
      Talvez o registro tenho sido apenas marcado com a letra de uma caneta azul, não?
      O candidato a senador Flávio, filho zero"n" (zero à esquerda), aquele da "rachadona" (será que aprendeu com o papai?), poderia ser um motivo (fútil, mas gravíssimo) para o assassinato?
      Nada a ver, né?

  • Talvez o bolsonada tenha ido ao rio, participado da reunião e retornado (por conta) à bsb a tempo de participar da sessão da câmara após as 20 horas. Teriam de encontrar alguém que o tenha visto embarcando no rj.
    E, repito, em março de 2018, não havia esse bolsonazi-fake-com-artilharia-virtual para vencer as eleições, até então, todos apostavam na polarização entre Lula e o candidato do PSDB.
    Em março de 2018, a Marielle, apenas, ameaçava a reeleição do bolsonário à deputado federal ou do flavito à deputado estadual.

  • Nassif, cá entre nós mas, prumode, pruque, há um desespero quanto a petição, determinação, de Dias Toffóli, em face da investigação das fake news? Hoje, o ou a, UOL, quase comete um harakiri jornalístico, quanto a isto. Até então não entendi. O 'capa-preta' dá um norte - Ih - parece que vai ser um tsunami no Brail. Situe-me, por favor!

  • Tá faltando perícia de verdade, mas ninguém fez? Ninguém faz? Que polícia e MP são esses? E essa agora, as postagens do Bolsonaro do dia 14 desapareceram? Sério? Cadê as perícias de verdade?!

  • A narrativa da hipótese faz sentido, exceto por uma coisa: "Bolsonaro atendeu [...] E Élcio rumou para a casa de Ronnie Lessa" . Por que, se o objetivo era uma casa, ligar para outra?

    • Elementar meu caro Watson: A resposta não era sim pode entrar e sim pode dar inicio a reunião que seria na outra casa ou iam dar essa pinta toda, esse mole.

    • Por hipótese, pode ter havido mudança de planos - a reunião seria na casa 58, mas mudou - e Bozo retornou a ligação imediatamente diretamente para Élcio, avisando na nova localização. Bosso pode ter roído a corda de última hora e desistindo de participar desta reunião.
      É improvável que aquela perseguição, a do dia 14, tenha sido a única. Talvez eles tenham feito outras, anteriormente, e as condições ideias não se apresentaram para a execução. Então é provável que eles tenham se encontrado outras vezes, em outros locais, e naquele dia foi no condomínio de Bozo porque a agenda de Marielle era na zona Sul.

    • Por hipótese, pode ter havido mudança de planos - a reunião seria na casa 58, mas mudou - e Bozo retornou a ligação imediatamente diretamente para Élcio, avisando na nova localização. Bosso pode ter roído a corda de última hora e desistindo de participar desta reunião.
      É improvável que aquela perseguição, a do dia 14, tenha sido a única. Talvez eles tenham feito outras, anteriormente, e as condições ideias não se apresentaram para a execução. Então é provável que eles tenham se encontrado outras vezes, em outros locais, e naquele dia foi no condomínio de Bozo porque a agenda de Marielle era na zona Sul.

  • Ninguém investigou a conta telefônica? E a operadora? A ligação para o celular foi interurbana ou local? Onde estão as faturas telefônicas do condomínio?????

  • Não necessariamente o porteiro precisou ligar para o celular do bozó "anotado ao lado". Talvez o sistema telefônico do condomínio (ou mesmo algum equipamento telefônico ou serviço da operadora telefônica da residência do bozó) tenha um processo automático (em geral denominado de "siga-me") em que, depois de alguns toques sem ninguém atender na residência, automaticamente a ligação passa para o celular dele, que estava em Brasília. Uma consulta a um bom técnico de telefonia confiável seria interessante. E obviamente que uma investigação de verdade já teria buscado isso há muito tempo: uma quebra de sigilo telefônico da conta do condomínio (talvez---talvez) seria suficiente, não sendo preciso (talvez---talvez: é uma questão técnica) quebrar o sigilo telefônico da residência e/ou do celular do então deputado.

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

1 hora ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago