Brasil, 2020: Roubar carga de carne já é mais atrativo que roubar carro-forte

Segundo especialistas, empresas estão contratando escolta privada para assegurar o transporte da carne. Custo poderá ser repassado ao consumidor

Jornal GGN – Quadrilhas especializadas em assalto a carro-forte encontraram um novo ramo de atuação durante o governo Bolsonaro: roubar caminhões que transportam carne bovina.

O Estadão fez um levantamento em 11 estados e Distrito Federal e descobriu que já foram registrados 23 assaltos desse tipo em janeiro de 2020, mais do que o dobro do que ocorreu em dezembro de 2019.

A ação é reflexo do aumento no preço da carne bovina no passado passado. Com o aumento das exportações brasileiras para a China, a oferta doméstica caiu e os preços aumentaram. A alta acumulada foi de mais de 32%. Um caminhão lotado de carne agora pode valer entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão, o que atrai os bandidos.

A Contrasp (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Segurança Privada) estima, de acordo com o Estadão, que os roubos a caminhões de carne já superam o número de assaltos a carro-forte no País, embora ainda não possua dados sobre que respaldem a informação.

Ainda segundo especialistas ouvidos pelo jornal, a situação é crítica e pode prejudicar ainda mais o cliente final.

Isto porque as empresas passaram a contratar escolta privada para assegurar o transporte da carne para longas distâncias. O custo do serviço especializado tende a ser repassado para o consumidor.

Além disso, abastecer determinadas regiões pode passar a ser encarado como um desafio para os fornecedores.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só para deixar anotado, não só morto como estão roubando muito mais gado vivo, por ser muito mais fácil.
    A situação está fora de controle.

  2. Nós Somos ridículos. E ridículas são nossas discussões. Mas resultado de 9 décadas de doutrinação para este rebaixamento intelectual. Aceitamos qualquer porcaria. “Vocês vão ter que engolir”. Onde você esconde um caminhão de carne? No bolso? No fundo de casa? Enterra no quintal? O próprio Ministro da Justiça afirmou : ‘O Crime Organizado é o Estado Brasileiro’. O Brasil ouviu? Continua em coma ou é apenas conversa entre surdos? O Helicóptero do Senador transporta 550 Kg de cocaína. E a Polícia do seu Partido Político, sob seu comando, dando tiro no morro ou na favela, matando Crianças enquanto caça traficantes. ‘Estamos conseguindo, temos que seguir em frente, exalta o mesmo Candidato às vésperas da eleição’. A Pátria da Farsa é o que construímos em 40 anos de Redemocracia. Sobre este “assunto novo”, há uns 15 anos atrás, Chico Pinheiro apresentando Jornal paulistano na RGT, entrevistando Delegado Geral /SP e Presidente do Sindicato das Transportadoras que afirma: “Na (rodovia) Castelo Branco são roubados semanalmente cerca de 5 caminhões de carne. É preciso um frigorífico com excelente capacidade e cerca de 10 homens experientes trabalhando por umas 3 horas. Como é possível? O Delegado esbravejando de raiva : “Cuide do seu, está tudo segurado. Não se meta em assuntos policiais”. Crime Organizado? Onde? Mais óbvio ou precisa desenhar? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador