Bye bye, Bolsonaro? O que mais diz a pesquisa Vox Populi que dá Lula no 1º turno

Para 55%, Lula e o PT foram perseguidos nos últimos anos; outros 43% acham que o STF acertou ao declarar Moro suspeito. E 65% se decepcionaram com Bolsonaro

Jornal GGN – O instituto Vox Populi divulgou nesta sexta (21) uma pesquisa que confirma o favoritismo crescente de Lula na corrida presidencial de 2022, enquanto o extremista de direita Jair Bolsonaro colhe os frutos amargos de uma crise sem precedentes, catalisada pela pandemia do novo coronavírus e decisões desastrosas no governo federal.

Segundo o levantamento realizado entre 12 e 16 de maio, na modalidade presencial, Lula teria condições de vencer Bolsonaro no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. Na pesquisa estimulada, o petista aparece com 43% das intenções de voto, ante 24% de Bolsonaro. Luciano Huck chegou a 8% e Ciro Gomes (PDT), 5%. Os votos em Lula ultrapassam a soma de todos os adversários que juntos têm 41%. Outros 9% disseram que votariam em branco ou anulariam.

Se o segundo turno da eleição fosse hoje, Lula derrotaria Bolsonaro por 55% contra 28%. Lula também venceria por 52% a 19% de Ciro, que reclamou que o Datafolha não tem pesquisado este cenário. Contra Doria, o placar seria 56% para Lula e 14% para o tucano. O cenário em que há menos votos brancos e nulos é o embate entre Lula e Bolsonaro.

A pesquisa ainda mostra que Lula vai melhor que Bolsonaro em todas as regiões, exceto no Sul do país, onde 33% preferem Bolsonaro e 32%, o petista.

Na pesquisa espontânea, Lula marcou 33% das intenções de voto e Bolsonaro, 19%. Ciro apareceu com 2%, em terceiro lugar.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 119 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO. O Vox Populo também confirma que a rejeição a Jair Bolsonaro parece crescer a cada pesquisa. Hoje 48% dos entrevistados avaliam negativamente o governo do extremista de direita, ante 22% que apoiam sua gestão e 30% que a consideram regular.

A maioria da população avalia Bolsonaro negativamente em todas as áreas do governo: geração de emprego (onde 56% acham que ele vai mal), educação (56%), combate à corrupção (56%), saúde (60%), meio ambiente (53%), segurança (54%), salário mínimo (64%), imagem no exterior (62%) e combate à desigualdade (65%).

Ainda: para 65%, Bolsonaro não é quem ele dizia ser na eleição. A minoria, 30%, insiste que o ex-capitão ainda é o homem que vai “mudar a política e fazer um governo próximo das pessoas comuns”.

PANDEMIA. Quando a avaliação de governo diz respeito especificamente ao enfrentamento à pandemia, a rejeição a Bolsonaro mostra uma trajetória ascendente.

Em abril de 2020, 42% avaliavam mal o combate à crise sanitária. Hoje são 62% que rejeitam as medidas do governo, frente a 15% que acham que está tudo indo bem, e 22% que acham regular.

Mais: 62% consideram que Bolsonaro errou ao apostar alto contra o isolamento social, dizendo que a medida causaria problemas na economia. Outros 34% ainda acham que ele estava certo nisso.

MORTES. Quando à responsabilidade pelas mortes na pandemia, apenas 23% dizem que Bolsonaro não tem nenhuma responsabilidade. Para 20%, ele é totalmente responsável pelo Brasil ultrapassar a marca de 440 mil óbitos; 34% avaliam que ele tem a “maior parte da responsabilidade” e 20%, que ele tem a “menor parte” na culpa. Mas somando todos que consideram que Bolsonaro tem alguma culpa pelas mortes, o índice chega a 74%.

Para 79%, Bolsonaro também errou ao diminuir o valor do auxílio emergencial.

LULA X MORO: O Vox Populi também sondou a percepção do eleitorado sobre o julgamento da suspeição de Sergio Moro e questionou se o PT e Lula foram “perseguidos” nos últimos anos. Confira outras perguntas feitas pelo Vox Populi:

  • – Pelo que você viu ou ficou sabendo, você acha que Lula e o PT foram perseguidos nos últimos anos, com impeachment de Dilma e a prisão de Lula, ou não houve perseguição contra eles, foram tratados da mesma maneira que outros políticos e partidos?
    Para 55%, houve perseguição; 39% não acreditam que Lula e o PT foram perseguidos. Apenas 6% ainda não sabem dizer
  • – O Supremo tormou a decisão certa ao considerar que Moro foi parcial?
  • 43% acreditam que sim e 38% disseram que não; 18% não sabem responder

    – Ainda em relação ao Supremo, algumas pessoas dizem que essas decisões mostram que as acusações contra Lula não foram comprovadas e que houve perseguição contra ele. Você concorda ou discorda dessa opinião?
    52% concordam com a sentença, 38% discordam e 11% não sabem avaliar
  • – Desde que Bolsonaro assumiu a presidência, sua vida melhorou, piorou ou não mudou?
    Melhorou para 18%; 35% disseram que não mudou e 46% acham que piorou

  • – Quem vai ganhar a eleição?
    47% dizem que será Lula e 25%, Bolsonaro

  • – Como você se sente hoje em relação ao Brasil?
    72% insatisfeito, 27% satisfeito, 1% não sabe

  • – Qual é o melhor presidente que o Brasil já teve (espontânea)?
    Lula para 46%; Bolsonaro para 17%

  • – Qual é o pior presidente que o Brasil já teve?
    Bolsonaro para 46%, Lula para 17%, Dilma Rousseff para 10%, Collor para 9% e FHC para 2%

  • – Conhecimento sobre os candidatos
    91% conhecem Lula, 71% conhecem Bolsonaro, 52% conhecem Sergio Moro, 44% conhecem Ciro Gomes, 43% conhecem João Doria, 27% conhecem Luis Henrique Mandetta e 20% conhecem Guilherme Boulos

  • – Avaliação de Lula e Bolsonaro
    Lula é bem avaliado por 47%, regular para 22% e negativo para 31%; Bolsonaro tem avaliação positiva para 23%, regular para 26% e negativa para 51%

  • – Chance de voto
    39% votariam com certeza em Lula, ante 19% em Bolsonaro; 39% não votariam de jeito nenhum em Lula, e 64% rejeitam totalmente Bolsonaro

  • – Sentimentos sobre Lula
    50% dizem que gostam dele, e 25% não gostam. 24% em cima do muro

  • – Sentimentos sobre Bolsonaro
    50% não gostam, 27% gostam e 22 não gosta nem desgosta

AJUDE O GGN A ENFRENTAR ATAQUES E CERCO DIGITAL
CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hei psit,olha eu aqui de novo batendo o ponto.
    Eu,apenas eu e mais ninguém,ousa afirmar peremptoriamente que Lullla vai liquidar a próxima eleição presidencial no primeiro turno.
    Churumelas de que é cedo,a tal nuvem,muito H2O vai passar por debaixo da ponte Salvador/Itaparica,já sei de cócoras e salteado.
    Uma observação para os senhores daqui: Prestem atenção no comportamento de Bolsonaro depois de pesquisa Datafolha.Irriqueto,não para hora nenhuma,xingando a Deus e o Diabo na Terra do Sol e outras questiúnculas mais.Na minha terra dizemos que o homem tá doido varrido.A vampirada do Centrão já percebeu e vão suga-lhe até sua última gota de sangue.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador